tambor de secar feixe tubular - ingetecsa...tambor de feixe tubular o projeto do tambor de feixe...

2
TAMBOR DE FEIXE TUBULAR O projeto do tambor de feixe tubular de Ingetecsa oferece grandes superfícies interiores de secado e um excelente fator de transferência entre fluído térmico e produto. A principal vantagem em relação aos tambores rotativos convencionais se deve ao secado indireto e a não utilização de gases quentes. Os vapores que saem do secador são, em sua quase totalidade, água evaporada do produto. Isto reduz enormemente o caudal de vapores e, por conseguinte, a capacidade dos equipamentos de depuração de gases. Este aspecto é extremamente importante quando se processam produtos que desprendem cheiros ou componentes nocivos os quais requerem um custoso tratamento de gases. Secar

Upload: others

Post on 29-Dec-2019

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

TAMBOR DEFEIXE TUBULAR

O projeto do tambor de feixe tubular de Ingetecsa oferece grandes superfícies interiores de secado e um excelente fator de transferência entre fluído térmico e produto. A principal vantagem em relação aos tambores rotativos convencionais se deve ao secado indireto e a não utilização de gases quentes. Os vapores que saem do secador são, em sua quase totalidade, água evaporada do produto. Isto reduz enormemente o caudal de vapores e, por conseguinte, a capacidade dos equipamentos de depuração de gases. Este aspecto é extremamente importante quando se processam produtos que desprendem cheiros ou componentes nocivos os quais requerem um custoso tratamento de gases.

Secar

INGETECSA · Ingeniería y Técnica del Secado s.a. · Roger de Flor, 49-51 · 08013 Barcelona · Spain · Tel. +34 932 466 544 · Fax +34 932 462 107 [email protected] · www.ingetecsa.com

Redução de custos operativos• Ajustado consumo térmico: Permite recuperar facilmente

grande parte da energia de evaporação e do solvente.• Redução no tratamento de vapores: O projeto reduz o custo de

tratamento de vapores.• Robustez e longa vida útil: O sistema está pensado para

reduzir as tensões mecânicas no equipamento.• Adaptabilidade: O projeto de cada secador de feixe tubular se

adapta ao produto e processo do cliente..• Facilidade de manutenção: Total acesso à câmara de vapor

de grande volume o que facilita as tarefas de manutenção ou reparação.

DISTRIBUIÇÃO INTERIOR BÁSICA DE UM TAMBOR DE FEIXE TUBULAR:

SECADOR DE FEIXE TUBULAR:

COMBINAÇÕES FREQUENTES:

Resfriador Flash, Resfriador de Leito Fluidizado,

Resfriador Multicâmara, etc.

1. Alimentação

2. Secador

3. Tubos

4. Saída de produto

5. Saída de vapores

1. Feixe de tubos 2. Interior do secador

6. Condensador

7. Ventilador exaustor

8. Solvente recuperado

9. Entrada e saída do meio calefator

11

77

88

99

55

44

Elevado fator de transferência entre fluído térmico e produto. Minimiza o tratamento de vapores. Projetado para evitar condensações, aderências, grumos e cisalhamento do produto.

Funcionamento:O secador de feixe tubular é um tambor rotativo equipado internamente com um feixe de tubos aquecidos com vapor ou fluído térmico de modo que não é necessária a circulação de gases quentes. Devido a isto, se consegue a uma elevada eficiência térmica e um caudal mínimo de vapores para depurar. Especialmente adequado para grandes volumes de produto que requerem um tempo de residência de médio a longo. Alta flexibilidade para adaptar-se facilmente a variações operacionais e construção robusta. Excelente tratamento do produto, secagem uniforme, sem grumos.

Tratamento do produto:• Homogeneidade do produto: Graças ao avance por

transbordamento (plug-flow), a boa mistura e distribuição do produto no interior do secador e a ausência de zonas mortas, o tempo de permanência é o mesmo para todas as partículas.

• Boa qualidade do produto: Devido ao cuidadoso tratamento do interior do resfriador não se produzem grumos. Os tubos e virolas se movem sincronicamente e o produto é girado pela gravidade; isto evita as forças de cisalhamento entre as pás e o estator como ocorre em outros sistemas de feixe tubular e que afeta a qualidade do produto final.

• Projeto otimizado: Equipamentos projetados e pensados para evitar condensação e aderências do produto nas paredes.

Derivados de milho, trigo, arroz, soja e cereais

Aplicações típicas:

Produtos a granel desde poeirentos até fibrosos, lodos, minerais especiais, tortas de filtro, etc.

IndústriaAgro Alimentícia

22

22

33

11

66