t 2002 teste de avaliação

1
FILOSOFIA 11º ano “ O universo não é conhecido pelo Homem senão através da lógica e das matemáticas, produto do seu próprio espírito, mas o Homem não pode compreender como construiu as matemáticas e a lógica senão estudando-se a si mesmo psicológica e biológicamente. (...) Ora é mesmo esse o verdadeiro sentido do « círculo das ciências »” J.Piaget 1. Explicite os factores que distinguem ciências empirico-naturais das ciências humanas. “ O edifício científico encontra-se necessariamente em desequilíbrio e constante progresso. O erro não desempenha aí apenas o papel de acidente psicológico, mas faz, por assim dizer, parte integrante do movimento do espírito que cria a ciência; a tal ponto que se poderia pensar paradoxalmente o conhecimento científico como conhecimento erróneo ”. G.G.Granger 2. Comente o texto, tendo como pano de fundo a filosofia popperiana. “ O paradigma determina a interpretação de um fenómeno. ” T. Kuhn 3. Esclareça esta afirmação, situando-a no contexto da epistemologia de T. Kuhn. Chama-se Dolly, tem sete meses e nasceu na Escócia. Dolly tem uma particularidade inédita : não tem pai e é geneticamente idêntica à sua mãe genética, uma vez que foi criada unicamente a partir de uma das células do corpo de uma outra ovelha, sem a intervenção de um qualquer macho. ” Dos jornais, 1997 4. Discuta a questão do poder e dos riscos da tecnociência, partindo do exemplo do texto ou de outros que considere convenientes. ( máximo 15 linhas )

Upload: mluisavalente

Post on 28-Jul-2015

4.431 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: T 2002 teste de avaliação

FILOSOFIA 11º ano

“ O universo não é conhecido pelo Homem senão através da lógica e das matemáticas, produto do seu próprio espírito, mas o Homem não pode compreender como construiu as matemáticas e a lógica senão estudando-se a si mesmo psicológica e biológicamente. (...) Ora é mesmo esse o verdadeiro sentido do « círculo das ciências »”

J.Piaget

1.                   Explicite os factores que distinguem ciências empirico-naturais das ciências humanas.  “ O edifício científico encontra-se necessariamente em desequilíbrio e constante progresso. O erro não desempenha aí apenas o papel de acidente psicológico, mas faz, por assim dizer, parte integrante do movimento do espírito que cria a ciência; a tal ponto que se poderia pensar paradoxalmente o conhecimento científico como conhecimento erróneo ”.

G.G.Granger 

2.                   Comente o texto, tendo como pano de fundo a filosofia popperiana.  “ O paradigma determina a interpretação de um fenómeno. ” T. Kuhn 

3.                   Esclareça esta afirmação, situando-a no contexto da epistemologia de T. Kuhn.   “ Chama-se Dolly, tem sete meses e nasceu na Escócia. Dolly tem uma particularidade inédita : não tem pai e é geneticamente idêntica à sua mãe genética, uma vez que foi criada unicamente a partir de uma das células do corpo de uma outra ovelha, sem a intervenção de um qualquer macho. ”

Dos jornais, 1997 

4.                   Discuta a questão do poder e dos riscos da tecnociência, partindo do exemplo do texto ou de outros que considere convenientes. ( máximo 15 linhas )