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KARIN CHAGAS TAVARES DE MORAES

SUPLEMENTAO DE CREATINA E OS CUIDADOS NA

ASSISTNCIA NUTRICIONAL ESPORTIVA

Artigo apresentado como requisito parcial obteno do grau em Nutrio. Curso de Nutrio.Faculdade de Cincias Biolgicas e da Sade.Universidade Tuiuti do Paran.Orientadora: Pro'F. Ana Aparecida Nogueira Meyer

CURITIBA2003

SUPLEMENTAO DE CREATINA E OS CUIDADOS NA ASSISTNCIA

NUTRICIONAL DESPORTIVA

Aluna: KARIN CHAGAS TAVARES DE MORAES

Orientadora: MSc ANA APARECIDA NOGUEIRA MEYER

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARAN

RESUMO

A suplementao nutricional vem se tornando cada vez mais comum nomeio esportivo. A alta segmentao do mercado disponibilizou uma gama enorme desuplementos nutricionais e a propaganda incentivou seu uso de forma crescente eindiscriminada. Dentre os suplementos mais consumidos encontra-se a creatina, querecentemente tem sido estudada, para avaliar seu real potencial como auxiliarergognico para o desempenho fsico esportivo. As pesquisas relacionam o uso dacreatina com aumento do desempenho em exerccios intermitentes de altaintensidade. As pesquisas realizadas at o presente momento no esclarecem osefeitos no organismo em longo prazo, porm no indicam risco significativo sadequando a creatina for administrada na dosagem correta e com acompanhamentomdico ou de nutricionista.

Palavras chaves: Suplementao, desempenho fsico, creatina, interaes,dosagem.

ABSTRACT

Nowadays, the nutritional supplementation is becoming more common inthe sports environment. Many types of supplements have appeared on the marketand advertising has increased the consumption Df supplements in an indiscriminateformo One of the most consumed supplements is Creatine, which has been studied todetermine if this supplement is in fact an ergogenic aid to increase physicalperformance. The research related that Creatine could enhance the performanceduring a high, intense, and repetitive exercise. This supplement might improve thephysical capacity to perform sprints in repetitive intervals, decreasing the fatigueunder training, and accelerating the muscle hypertrophy that might be positive insome sports activities which need high muscular power. Although, the long termeffects are not fully described, the research doesn't show significant risks to health ata short term; if the athlete takes the carrect amount of Creatine under a doctor's arnutritionist's supervisiono

Key words: Supplementation, physical performance, creatine, interactions and dose.

INTRODUO

A suplementao nutricional vem se tornando cada vez mais comum no

meio esportivo. Isto acontece porque os atletas ou simples praticantes de atividade

fsica acreditam que o consumo de suplementos dietticos especificos promove

aumento do desempenho, durante os exerccios fisicos proporcionando, assim,

melhor estado de sade geral e boa forma fisica.

A creatina considerada uma substncia natural e um dos principaissuplementos nutricionais h mais de 150 anos. Entretanto, apenas recentemente,

vem sendo estudada de forma mais intensa. Os estudos buscam avaliar seu

potencial de auxilio ergognico, para o exerccio fsico e o desempenho esportivo. O

crescente interesse dos pesquisadores devido larga utilizao da creatina, quesubstituiu, em parte, o uso de esterides anabolizantes andrognicos pelos

esportistas (WILLlAMS et ai, 2000).

O objetivo deste trabalho demonstrar o papel da suplementao de

creatina, a partir das necessidades de ingesto protica dos praticantes de

atividades fsicas, analisando os efeitos adversos sade, causados pela

administrao incorreta desta substncia, alm de sugerir cuidados na assistncia

nutricional desportiva.

SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS

As primeiras relaes entre consumo de nutrientes especficos e alteraes

de rendimento fisico datam da metade do Sculo V a.C., quando o lutador greco-

romano Milo da cidade de Creton, relatou ter consumido, em um nico dia, 9kg de

carne, 9kg de po e 8,5L de vinho, atribuindo a essa composio nutricional, o

sucesso por ele obtido nas lutas de Delphi, Corinto e Nemea. Desde ento, muitos

esportistas passaram a acreditar que fora e resistncia muscular podem ser

adquiridas a partir do consumo de grandes quantidades de alimentos e suplementos

proticos (LANCHA, 1999).

Nos ltimos cem anos, os conhecimentos de fisiologia e nutrio humana

foram bastante ampliados, o mesmo ocorrendo com as aplicaes das alteraes

dietticas e a suplementao atravs de nutrientes especficos. A modulao da

composio diettica e/ou a suplementao com nutrientes especlficos com o intuito

de melhorar o desempenho fsico humano uma definio funcional dos auxlios

ergognicos nutricionais (WOLlNSKI, 1996).

Suplementos dietticos, de acordo com a Dietary Suplement Health and

Education Act - DSHEA (EUA, 1994) "so produtos entendidos como suplementares

dieta para melhorar a sade" e incluem vitaminas, minerais, aminocidos, ervas e

outras substncias botnicas. O suplemento diettico no pode ser considerado

como um alimento convencional ou como um nico item de uma dada refeio. um

produto a ser utilizado por pessoas fisicamente ativas com o propsito de aumentar

o desempenho fsico, melhorar a sade elou reduzir as conseqncias negativas do

exercicio fsico, tais como fadiga muscular crnica, cansao fsico ou supresso da

funo imune (BERTULOCCI, 2002).

Atualmente, difcil encontrar praticantes de atividade fisica que nunca

tenham consumido algum tipo de suplemento, seja este em p, lquido, xarope,

comprimido ou cpsula. "Os parmetros utilizados pelas indstrias para induzir e

seduzir o consumidor so: alcanar um menor tempo, aumentar a fora, melhorar a

velocidade, saltar mais longe e outros" (HISCBRUCH et ai, 2000).

H hoje, em todo o mundo, vrios tipos de suplementos esportivos expostos

para venda ao consumidor. Registraram-se cerca de 624 suplementos energticos

destinados a fisiculturistas, cuja propaganda apresentava em torno de 800 tipos de

mecanismos diferentes, segundo os quais a performance pOderia ser aumentada.

Entretanto, a maioria das alegaes apresentadas no fundamentada por dados

de pesquisas cientificas. A diversidade de produtos , certamente, um fator que

dificulta o entendimento da questo da suplementao, uma vez que o consumidor

leigo, pode ficar extremamente confuso diante de diferentes tipos de produtos para

as mais diversas finalidades. Uma forma de diminuir esta confuso entender qual o

tipo de produto considerado um suplemento esportivo. Geralmente, esses produtos

so agrupados em diversas categorias tais como: repositores eletrolticos, alimentos

proticos, alimentos compensadores, dentre outros. Esse agrupamento, contudo,

no define o que se entende por suplemento esportivo, ou seja. quais so as suasparticularidades (BACURAU, 2000).

O tipo de suplemento utilizado por atletas varia constantemente. O consumode vitaminas, aminocidos, extratos e outras substncias alimentcias representam,talvez, o aspecto mais em moda na nutrio esportiva. Os atletas usurios acreditamque esses suplementos lhes traro vantagens competitivas. Entretanto, necessrio

cuidado na administrao de suplementos, uma vez que seu uso indiscriminado, porfalta de conhecimento, pOde levar a excessos e resultados prejudiciais sade e ao

desempenho, incluindo o ganho indesejado de peso (HISCBRUCH et ai, 2000).

Uma relao parcial, apresentada na Tabela 1, mostra algumas substncias

consumidas como suplementos energticos e a forma como so comercializados.

TABELA 1- ERGOGNICOS E SUAS FORMAS DE COMERCIALIZAO

ERGOGNICOS FORMA DE COMERCIALIZAO

Creatina Vendida como um aminocido para ser utilizado ematividades de alta intensidade e curta durao.

Aminocidos de CadeiaRamificada (AACR)

SO vendidos como minimizadores de fadiga muscularpara atividades prolongadas, alm de apresentar efeitosanablicos e catab61icos em atividades de fora.

Glulamina Um aminocido vendido como polivalenfe, que poderiaminimizar a imunossupresso sofrida por alguns atletas.

Camifina Um aminocido vendido como queimador de gordura.

FONTE: BACURAU, 2000.

Muitos suplementos contm protenas e vrios aminocidos combinadospara ganho de massa muscular. As vantagens para o uso dos suplementos proticosem relao aos alimentos integrais so:

a) Ingesto protica adequada se a dieta inadequada;

b) Substituir as fontes proticas ricas em gordura;

c) Fonte protica com convenientes preparaes;

d) Estocagem e armazenagem longa e estvel;

e) Fonte adicional de energia;

f) Permite a adio de outros nutrientes para aumentar o valor alimentar.

CREATINA

Em 1832, o cientista francs Michel Eugene Chevreul extraiu da carne umcomposto nitrogenado que se tornou o mais consumido por atletas at os dias de

hoje, ao qual deu o nome de creatina. A creatina pode ser classificada como uma

fonte potencial de energia sendo-lhe atribudos o aumento da potncia e massa

muscular, efeitos estes, desejados para determinados tipos de esportes, tais comofutebol, voleibol e fisiculturismo (GARCIA JR, 2000).

A creatina (cido actico metilguanidina) um composto nitrogenadoderivado do aminoacido glicina e pode ser encontrado em alimentos de origemanimal principalmente nas carnes vermelhas (Tabela 2) ou ainda, ser sintetizado noorganismo pelos rins, fgado e pncreas, a partir dos aminocidos: glicina, arginina emetionina (Figura 1).

TABELA 2 - CREATINA EM ALIMENT

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