supervisão de educação escolar quilombola e de educação para as relações Étnico

5
Supervisão de Educação Escolar Quilombola e de Educação para as Relações Étnico-Raciais/ SUPEQERER A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino e da Superintendência de Modalidades e Diversidades Educacionais, institui em janeiro de 2015 a Supervisão de Educação Escolar Quilombola e de Educação para as Relações Étnico- Raciais/ SUPEQERER, com vistas, especialmente, ao desenvolvimento de ações que visem à promoção da igualdade racial no ambiente escolar e à melhoria da educação ofertada às comunidades quilombolas maranhenses, garantindo, assim, a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 e, mais especificamente, o cumprimento do estabelecido para esta SEDUC no Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura. Afro-brasileira e Africana (2009) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica (2012). Missão Planejar, implementar , executar, acompanhar, monitorar e avaliar ações, programas e projetos referentes à Educação Escolar Quilombola e à Educação das Relações Étnico- Raciais nas escolas do sistema estadual de ensino, assessorando tecnicamente os municípios, para o cumprimento do estabelecido no Plano Nacional de Implementação das

Upload: henrike-suldanha

Post on 10-Apr-2016

216 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Educação Escolar Quilombola e de Educação Para as Relações Étnico

TRANSCRIPT

Page 1: Supervisão de Educação Escolar Quilombola e de Educação Para as Relações Étnico

Supervisão de Educação Escolar Quilombola e de Educação para as Relações Étnico-Raciais/ SUPEQERER

A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino e da Superintendência de Modalidades e Diversidades Educacionais, institui em janeiro de 2015 a Supervisão de Educação Escolar Quilombola e de Educação para as Relações Étnico-Raciais/ SUPEQERER, com vistas, especialmente, ao desenvolvimento de ações que visem à promoção da igualdade racial no ambiente escolar e à melhoria da educação ofertada às comunidades quilombolas maranhenses, garantindo, assim, a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 e, mais especificamente, o cumprimento do estabelecido para esta SEDUC no Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura.

Afro-brasileira e Africana (2009) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica (2012).

Missão

Planejar, implementar , executar, acompanhar, monitorar e avaliar ações, programas e projetos referentes à Educação Escolar Quilombola e à Educação das Relações Étnico- Raciais nas escolas do sistema estadual de ensino, assessorando tecnicamente os municípios, para o cumprimento do estabelecido no Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o

Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2009) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica (2012).

Público alvo

A) Todas as escolas do sistema estadual de ensino, situadas em áreas rurais e urbanas, a fim de promover a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08;

B) Em regime de colaboração, as escolas municipais que precisarem de assessoria técnico-pedagógica para a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08;

Page 2: Supervisão de Educação Escolar Quilombola e de Educação Para as Relações Étnico

C) 16 (dezesseis) escolas estaduais de Ensino Médio que estão situadas em territórios rurais quilombolas;

D) As escolas estaduais rurais e urbanas que atendem aos/às estudantes oriundos/as de comunidades quilombolas;

E) Em regime de colaboração, as escolas municipais localizadas em territórios quilombolas rurais e urbanos e as que atendem a estudantes quilombolas.

Plano de ação

1. Realização de diagnóstico situacional atualizado —PPP, proposta curricular, infraestrutura, alimentação, transporte, quadro de pessoal (gestor, supervisor, merendeira, zelador, vigilante) programas PDDE Interativo — das escolas estaduais quilombolas, por meio de quadros e questionários.

2. Elaboração, aplicação e análise de questionário on-line e/ou impresso junto às escolas do sistema estadual de ensino para avaliação da implementação das leis 10. 639/03 11.645/08.

3. Participação na elaboração do Caderno de Orientações Normativas para o Funcionamento Escolar – Ano Letivo 2015 para assegurar orientações específicas quanto à educação escolar quilombola.

4. Participação na elaboração do Edital do Concurso 2015 para professores/as da educação escolar quilombola do sistema estadual de ensino.

5. Solicitação de repasses bimestrais para a alimentação dos estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional das escolas quilombolas: CEQFAM Ana Moreira, CEQFA Raimundo de Sousa, CEQFA de Damásio, CEQFA Olegário Bispo da Silva.

6. Orientações, em parceria com as equipes do RH e da SUPGE, para a regularização das escolas quilombolas (criação por Decreto Estadual, reconhecimento e emissão de certificação para estudantes egressos junto ao CEE).

7. Acompanhamento técnico-pedagógico em todas as escolas quilombolas do sistema estadual de ensino.

8. Formação continuada sobre as Leis 10.639/03 e 11.645/08 para professores da Educação Básica do sistema estadual de ensino - 40 hrs.

Page 3: Supervisão de Educação Escolar Quilombola e de Educação Para as Relações Étnico

9. Formação continuada presencial para 60 professores que trabalham em escolas estaduais quilombolas para atendimento especializado à modalidade de ensino Educação Escolar Quilombola — 120hs.

10. Formação continuada a distância sobre a diversidade étnico-racial no ambiente escolar, em parceria com a UEMANET, para profissionais dos sistemas estadual e municipais de ensino – 120 hrs.

11. Encontro Formativo para gestores e supervisores das escolas estaduais quilombolas.

12. Formação continuada para gestores e técnicos das URES que prestam atendimento às escolas quilombolas.

13. Realização do Ciclo de Web-conferências sobre os marcos históricos da luta pelo respeito às diferenças étnico-raciais e culturais e pela igualdade de condições e oportunidades, em parceria com a UEMANET.

14. Assessoria técnico-pedagógica às Secretarias Municipais de Educação quanto à Educação Escolar Quilombola e à Educação para as Relações Étnico-Raciais — (Programa Escola Digna).

15. Requisição de materiais didáticos sobre a diversidade étnico-racial brasileira para distribuição nas escolas do sistema estadual de ensino. 16. Produção de material didático sobre a realidade étnico-racial maranhense.

17. Coordenação da elaboração das Diretrizes Curriculares Estaduais para a Educação Escolar Quilombola.

18. Participação na elaboração do Plano Estadual de Educação Ambiental para a inserção dos direitos das comunidades quilombolas quanto à sustentabilidade.

19. Participação na reelaboração do Regimento Escolar.

20. Inserção de conteúdos sobre a diversidade étnico-racial brasileira/maranhense no currículo oficial do sistema estadual de ensino.

21. Parceria com a SEDIHPOP para a realização da Caravana da Liberdade - Erradicação do Trabalho Escravo Contemporâneo.

22. Acompanhamento dos processos de reforma e construção de escolas quilombolas.