superior - estudegratis.com.br · o poema, em forma de oração, revela um sujeito poético...

24
CONTADOR Superior 11

Upload: ngongoc

Post on 20-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CONTADOR

Superior

11

INSTRUÇÕESPara a realização destas provas, você recebeu este Caderno de Questões e uma Folha de Respostas.1. Caderno de Questões• VerifiqueseesteCadernodeQuestõescontémasseguintesprovas: PORTUGUÊS — Questões de 01 a 20 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA — Questões de 21 a 35 INFORMÁTICA BÁSICA — Questões de 36 a 50 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS — Questões de 51 a 100

• Qualquer irregularidade constatada neste Caderno deQuestões deve ser imediatamentecomunicada ao Fiscal de sala.

• Neste Caderno, você encontra apenas um tipo de questão: objetiva de proposição simples.Identifiquearespostacorreta,marcandonacolunacorrespondentedaFolhadeRespostas:

V,seaproposiçãoéverdadeira; F,seaproposiçãoéfalsa.

ATENÇÃO: Antesdefazeramarcação,avaliecuidadosamentesuaresposta. LEMBRE-SE:

Ø Arespostacorretavale1(um),istoé,vocêganha 1 (um) ponto.

Ø A resposta errada vale – 0,75 (menos setenta e cinco centésimos), isto é, vocênão ganhaopontodaquestãoqueerroueaindaperde, em cada resposta errada, 0,75 (setentaecincocentésimos)dospontosganhosemoutrasquestõesquevocêacertou.

Ø Aausênciademarcaçãoeamarcaçãoduplaouinadequadavalem0(zero).Vocênão ganha nem perde nada.

2. Folha de Respostas• AFolhadeRespostasépré-identificada;confiraosdadosregistradosnocabeçalhoeassine-o

comcanetaesferográficadetinta PRETA.Nãoultrapasseoespaçoreservadoparaessefim.• NÃO AMASSE, NÃO DOBRE, NÃO SUJE, NÃO RASURE ESSA FOLHA DE RESPOSTAS.

• Amarcaçãodarespostadeveserfeitapreenchendo-seoespaçocorrespondentecomcanetaesferográficadetinta PRETA.Nãoultrapasseoespaçoreservadoparaessefim.

Exemplo de Marcação na folha de Respostas

01 F02 V03 V04 F05 V

• O tempo disponível para a realização das provas e o preenchimento da Folha de Respostas éde4(quatro)horas.

1

PROVA DE PORTUGUÊSQUESTÕES de 01 a 20INSTRUÇÃO: Paracadaquestão,de01 a 20,marquenacolunacorrespondentedaFolhadeRespostas:

V,seaproposiçãoéverdadeira; F,seaproposiçãoéfalsa.

Arespostacorretavale1(umponto);arespostaerradavale-0,75(menos setenta ecincocentésimos);aausênciademarcaçãoeamarcaçãoduplaouinadequadavalem 0 (zero).

UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – PORTUGUÊS / Superior

QUESTÕES de 01 a 10TEXTO: O caráter social de uma língua já parece ter sido fartamente demonstrado.

Entendida como um sistema de signos convencionais que faculta aos membrosde uma comunidade a possibilidade de comunicação, acredita-se, hoje, queseu papel seja cada vezmais importante nas relações humanas, razão pela qual

5– seuestudo jáenvolvemodernosprocessoscientíficosdepesquisa, interligadosàsmaisnovasciênciasetécnicas,como,porexemplo,aprópriacibernética.

Entresociedadee língua,defato,nãoháumarelaçãodemeracausalidade.Desdequenascemos,ummundodesignoslinguísticosnoscerca,esuasinúmeraspossibilidadescomunicativascomeçamatornar-sereaisapartirdomomentoemque,

10– pela imitação e associação, começamos a formular nossasmensagens. E toda a nossavidaemsociedadesupõeumproblemadeintercâmbioecomunicaçãoqueserealizafundamentalmentepelalíngua,omeiomaiscomumdequedispomosparatal.

Sons, gestos, imagens, diversos e imprevistos, cercam a vida do homemmoderno, compondo mensagensdetodaordem(HenriLefebvrediriapoeticamente

15– que “niágarasdemensagenscaemsobrepessoasmaisoumenos interessadasecontagiadas”),transmitidaspelosmaisdiferentescanais, como a televisão, o cinema, aimprensa,orádio,otelefone,otelégrafo,oscartazesdepropaganda,osdesenhos,amúsicaetantosoutros.Emtodos,alínguadesempenhaumpapelpreponderante,sejaemsua formaoral, sejaatravésdeseucódigosubstitutivoescrito.E,através

20– dela,ocontatocomomundoquenoscercaépermanentementeatualizado. Nas grandes civilizações, a língua é o suporte de uma dinâmica social que

compreende não só as relações diárias entre osmembros da comunidade, comotambémumaatividade intelectual que vai desde o fluxo informativo dosmeios decomunicaçãodemassaatéavidacultural,científicaouliterária.

PRETI, Dino. Sociolinguística:osníveisdeFala.SãoPaulo:Edusp,s.d.,p.11-12.

2

Questão 07Otermo“já”aparecenaslinhas1e5comdiferentessentidosnoscontextos.

Questão 08Ostermos“hoje”(l.3)e“porexemplo”(l.6)encontram-seseparadosporvírgulaporquesãoadjuntosadverbiaisdeslocadosnoperíodo.

Questão 09No período “E toda a nossa vida em sociedade supõe um problema de intercâmbio ecomunicaçãoqueserealiza fundamentalmentepela língua,omeiomaiscomumdequedispomosparatal.”(l.10-12),asformasverbaisemnegritodenotamaçõeshabituais.

Questão 10Aoração“quevaidesdeofluxoinformativodosmeiosdecomunicaçãodemassaatéavidacultural,científicaouliterária.”(l.23-24)exercefunçãoadjetivanoperíodo.

Questão 05Entre os canaisenumeradosnoterceiroparágrafodotexto,háosdecomunicaçãoverbalenão verbal.

Questão 01A relação autor-texto-leitor se estabelece pormeio de umdiscurso linguístico emque aimpessoalidadeeapessoalidadesefazempresentes.

Questão 02Oenunciador,noprimeiroparágrafo,apresentaumadefiniçãodoqueéalíngua.

Questão 03Ao dispor da língua como instrumento de interação social, segundo o autor, o homemprescinde de outros meios de comunicação.

Questão 04OpensamentodeHenriLefebvre,reproduzidonoterceiroparágrafo,evidenciaqueohomemviveafogadonumdilúviodepalavrase,porisso,expressa-semuitomal.

Questão 06Noúltimoparágrafo,afirma-sequeháumacorrelaçãoentrealinguagem,opensamentoeocomportamento do ser humano.

UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – PORTUGUÊS / Superior

3

Questão 11Opoema,emformadeoração, revelaumsujeitopoéticodesorientadoembuscadeumcaminhoparachegaraDeus.

Questão 12OdiálogodosujeitolíricoemqueelefalasobreDeusesuarelaçãocomEleconstituiotemado poema.

Questão 13O sujeito lírico do poema expressa sentimento de abandono, desamparo, e pede opreenchimento de suas carências.

Questão 14Oretornoàinfânciasolicitadopelosujeitopoéticoéjustificadocomootempodecomunhãoentreeleeomundoàsuavolta.

QUESTÕES de 11 a 18TEXTO: Meu Deus, medácincoanos. Medáumpédefedegosocomformigapreta, medáumNatalesuavéspera, 5- oressonardaspessoasnoquartinho. MedáanegrinhaFiapraeubrincar, medáumanoitepraeudormircomminhamãe. Medáminhamãe,alegriasãemedoremediável, medáamão,mecuradesergrande, 10- ómeuDeus,meupai, meu pai.PRADO,A.Orfandade.Bagagem.29.ed.RiodeJaneiro:Record,2010.p.12.

Questão 15Afigurapaternadosujeitolíricoconstitui,nopoema,umserausenteealheioaosapelosdofilho.

Questão 16Ainaceitaçãoea inadaptaçãodosujeito líricoaomundosubjacenteàescrituradotexto,estáevidentenaexpressão“mecuradesergrande”.

Questão 17Nocontextodopoema,arepetiçãodotermo“medá”constituiumexemplodousolivreedescontraídodoidioma,semsubmissãoànormapadrão.

Questão 18Os fragmentos “um pé de fedegoso com formiga preta” (v. 3) e “das pessoas” (v. 5)complementamosentidodeverbosderegênciasdistintas.

UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – PORTUGUÊS / Superior

4 UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – PORTUGUÊS / Superior

Questão 19Ofatodeonarradorsequercitaronomedo“autorcélebre”põeemdúvidaasuacelebridade.

Questão 20Operíodo“Aruacontinuavaindefinidamente,eodedoapontado,eeusemsaber,eelapedindourgência,dizendoqueo fogo lavravasempre.” (l.14-16)apresenta,predominantemente,oraçõesindependentes,coordenadas,eafiguradesintaxepolissíndeto.

QUESTÕES 19 e 20TEXTO: Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, hámuitos

anos... Este começo, evidentemente, não é meu, mas de autor célebre, o quenão impede que podia ser de toda gente. Há sempre uma pessoa que nuncapôde entender a conversação que teve com uma senhora, há muitos anos.

5– Asmulherescostumamterconversasestranhas,quesóentendemospelametade,ounada,sefornãoemdobro,oqueéoutraformadeengano.

Nomeucaso,elatelefonoupedindoquefossecorrendoapagarumincêndioemsuarua.Salteidacama,nemseisecalceioschinelos,evoeiparaolugarindicado.Apesardenoitealta,otrânsitoestavaengarrafado,deviahaverumafestaimportante,

10– homenagema reioupresidenteestrangeiro, imagino.Fiz tudoparachegaromaisdepressa possível, e, ao chegar, não localizei o incêndio.Émais adiante, disse amulher, do alto do 9º andar. Onde? Mais, mais adiante. E apontava com o braço na direçãodoinfinito.

Mas a rua não acaba nesta quadra? perguntei. Não. A rua continuava15– indefinidamente,eodedoapontado,eeusemsaber,eelapedindourgência,dizendo

queofogolavravasempre.Realmente,nuncapudeentender.

ANDRADE,C.D.de.Incêndio:Poesia e prosa.RiodeJaneiro:NovaAguilar,1988.p.1270.

5UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / Superior

PROVA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICAQUESTÕES de 21 a 35INSTRUÇÃO: Paracadaquestão,de21 a 35,marquenacolunacorrespondentedaFolhadeRespostas:

V,seaproposiçãoéverdadeira; F,seaproposiçãoéfalsa.

Arespostacorretavale1(umponto);arespostaerradavale-0,75(menos setenta ecincocentésimos);aausênciademarcaçãoeamarcaçãoduplaouinadequadavalem 0 (zero).

Questão 21As entidades da Administração Indireta têm em comum a atuação dentro do princípio da descentralização institucional, quevemaseradistribuiçãodecompetênciaseagilidadegerencial, orçamentária e financeira para organismos autônomos que prestam serviçospúblicosoudeinteressepúblico.

Questão 22AsSociedadesdeEconomiaMistatêmcapitaldiversificadoepodemserestruturadascomoSociedades Anônimas (S/A) ou Sociedades por Quotas.

QUESTÕES 21 e 22Tipos de entidades integrantes da Administração Indireta

Autarquia

Sociedade de Economia Mista

Entidades integrantesdaAdministração

Indireta

FundaçãoPública EmpresaPública

6 UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / Superior

Questão 23OsAgentesHonoríficosprestamserviçospúblicosrelevantes,exercendo,porexemplo,afunçãodejurados,mesárioseleitorais,comissáriosdemenores,dentreoutrosdamesmanatureza.

Questão 24OsAgentesPolíticossãoparticularesquerecebemaincumbênciadeexecutardeterminadosserviços,segundoasnormasdoEstadoesobpermanentefiscalização.

Questão 25

II-GRATIFICAÇÕES III-ADICIONAISI-INDENIZAÇÕES

VANTAGENS PECUNIÁRIAS

As indenizaçõesnãose incorporamaovencimentoouproventodoservidorpúblicoparaqualquerefeito.

QUESTÕES 23 e 24

CATEGORIAS DE AGENTES PÚBLICOS1.AgentesPolíticos2.AgentesAdministrativos3.AgentesHonoríficos4.AgentesDelegados

QUESTÕES 26 e 27 Um determinado servidor tem a responsabilidade da medição da entrega de obras públicas durante um processo de liquidação de um gasto feito pelo órgão a que está vinculado. Esse órgão havia contratado uma empresa de construção civil para realizar algumas obras de reforma em determinados prédios. Para efetuação do pagamento, o funcionário deveria atestar que o estabelecido no contrato havia sido cumprido. O diretor da empresa, por não ter cumprido o que estava estabelecido e estar necessitando de recursos, prometeu ao servidor que cumpriria o previsto no contrato, mas que se impunha a necessidade de ele atestar como concluída a obra, para que o pagamento pudesse ser efetuado. Para tal, ofereceu ao funcionário uma gratificação no valor de 10% do montante a ser recebido. O servidor prometeu pensar se aceitaria ou não a proposta.Combasenaanálisedessasituação,pode-seafirmar:

7UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / Superior

Questão 27Aliquidaçãoéumestágiodaexecuçãodadespesaorçamentária,noqualoagentepúblicoemite um documento denominado Nota de Empenho.

Questão 28Omarconormativo daUFBA, que fundamenta seuEstatuto eRegimento, ressignificaafunçãoConhecimento,ampliandoseuconceitoparaCiência–Arte–Cultura.

Questão 29Um pesquisador da área de saúde buscou fazer alguns experimentos que envolviam

pessoas, para a descoberta de nova medicação. Para tal, adotou os procedimentos acadêmicos e administrativos necessários, a fim de ver o seu projeto aprovado e iniciar o seu estudo.

Entre os trâmites desse projeto, está seu encaminhamento para a Comissão de ÉticadaUFBA,que tem,entresuas funções,adeacompanharasatividadesdepesquisaemhumanos e animais.

Questão 26SeofuncionárioaceitaressagratificaçãoestaráferindooCódigodeÉticadoservidorpúblicoe praticando um ato de improbidade administrativa.

Questão 31Relações de reciprocidade entre pessoas e organização

Pessoas Organização

Nessarelaçãodereciprocidade,cabeàspessoasofereceremcontribuições,comotrabalho,conhecimento,dedicaçãoeesforçoparaoalcancedosobjetivosorganizacionais.

Questão 30Constitui falta grave do servidor público a omissão do dever de comunicar seu próprioimpedimento de atuar em processo administrativo.

Questão 32O Código Tributário Nacional estabelece normas para a cobrança dos tributos, que seclassificam em impostos, taxas e contribuições de melhoria, sendo que as taxas sediferenciamdosimpostosporquesãoincidentessobreacirculaçãodebensouvalores,aexemplodaproduçãodebens.

8 UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / Superior

Questão 34 A Lei no8.666,de21/06/1993,estabeleceque,paraahabilitaçãonaslicitações,será exigido dos interessados, exclusivamente, documentação relativa: I - àhabilitação jurídica; II -àqualificação técnica; III -àqualificaçãoeconômico-financeira;IV-àregularidadefiscal;V–aocumprimentododispostonoIncisoXXXIIIdoArt.7o da Constituição Federal.A habilitação jurídica diz respeito à comprovação, pelos interessados, de aptidão paradesempenhodeatividadepertinenteecompatívelcomoobjetodalicitação,indicaçãodasinstalaçõesadequadasedepessoaltécnicocapaz,queseresponsabilizarápelostrabalhos.

Fonte da ilustração

Questão 31 CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional. 2. ed.Riode Janeiro:Campus,2005. p. 29. Adaptada.

Questão 33Amodalidadedelicitação“pregão”éaquelaquepodeserrealizadapormeiodautilizaçãoderecursosdatecnologiadainformação.

Questão 35 A funçãoadministrativadocontrole foienfatizadapelaConstituiçãodaRepúblicaFederativadoBrasil,promulgadaem1988,objetivandopreservaropatrimôniopúblico.Sãoexercidosdoistiposdecontrolesnosetorpúblico:internoeexterno.Éresponsabilidadedecadapoderaestruturaçãodecontrolesinternosqueobservarãoalegalidadedosatoseocumprimentodoprogramadetrabalho.

9UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – INFORMÁTICA BÁSICA / Superior

PROVA DE INFORMÁTICA BÁSICAQUESTÕES de 36 a 50INSTRUÇÃO: Paracadaquestão,de36 a 50,marquenacolunacorrespondentedaFolhadeRespostas:

V,seaproposiçãoéverdadeira; F,seaproposiçãoéfalsa.

Arespostacorretavale1(umponto);arespostaerradavale-0,75(menos setenta ecincocentésimos);aausênciademarcaçãoeamarcaçãoduplaouinadequadavalem 0 (zero).

Questão 36Entreasfunçõesdeumsistemaoperacionalestãoadegerenciaraexecuçãodeprogramaseocontroledeacessoaperiféricos.

Questão 37Memóriacacheserefereaumaáreadodiscorígidoreservadaparaauxiliarnoprocessodebackup de um computador.

Questão 38Um driverdedispositivoéumcomponentedesoftwarequecontrolaoacessoaodispositivoporprogramas.

Questão 39Em sistemas Windows,épossíveldigitarcomandosdosistemaoperacionalutilizando-se,para isso, o prompt de comando.Exemplosdecomandosquepodemserutilizados,comsuas respectivas funções, são: cd, paramudar de diretório;mkdir, para criar um novo diretório;edel,paraapagarumarquivo.

Questão 40Em sistemas Windows,ahierarquiadediretórioséindicadanoprompt de comando com uso dabarrainvertida(\).Porexemplo,“c:\exemplo\arquivo.txt”indicaoarquivo“arquivo.txt”nodiretório“exemplo”,armazenadonodispositivoreferenciadopelaletra“c”.

Questão 42Em sistemas Windows, Notepad (Bloco de Notas) e Wordpad são nomes de aplicativos para ediçãodetexto.

Questão 41Dá-seonomedebootaoprocedimentodeiníciodeexecuçãodecadaprogramaemumsistema operacional. Esse procedimento é, portanto, realizado cada vez que se inicia aexecuçãodeumaplicativo,comooMicrosoft Word,porexemplo.

10 UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – INFORMÁTICA BÁSICA / Superior

Questão 44 Considereque,emumaplanilhaExcel,hajanúmerosnascélulasA1,A2,B1eB2eaexpressão“=A1+A2”(semasaspas)nacélulaA3.Seumusuário,utilizandooExcelsobreumsistemaWindows, usar a combinação de teclas Ctrl+Cna célulaA3 e a combinação de teclasCtrl+V na célulaB3, essa última conterátambémasomadeA1eA2.

Questão 43 Considere quehaja númerosarmazenadosnas célulasA1,A2,A3eA4deumaplanilhaExcel,versãoemportuguês.ParaarmazenarasomadessesvaloresnacélulaA5,pode-seescrever,nessacélula,aexpressão“=SOMA(A1:A4)”(semasaspas).

Questão 47A W W W (World Wide Web)éonomequesedáaumcomputadorservidorquearmazenaegerenciapáginasemformatodehipertexto.

Questão 48HTTPSéutilizadoemnavegadoresparasefazeracessoseguroaservidoresweb.

Questão 49O Gmail oferece uma funcionalidade que permite que usuários marquem mensagensutilizandoumíconeemformadeestrela,paraqueestasmensagenssejamsempreexibidasantesdasdemaisnalistademensagensdousuário.

Questão 50Um firewalléumprogramainstaladoemumcomputadorparapermitiroacessoàInternet.

Questão 45O Gerenciador de TarefaséumprogramadisponívelemsistemasWindows,cujoobjetivoépermitiraousuáriodefiniritensdesuaagendaparaoscompartilharcomoutrosusuáriosem uma mesma rede.

Questão 46Spaméonomequesedáaumtipodevírusqueinfectaumcomputadorquandoumusuárioabreumamensagemeletrônicacontaminadacomessevírus.

11UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – CONTADOR / Superior

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOSCONTADOR

QUESTÕES de 51 a 100INSTRUÇÃO: Paracadaquestão,de51 a 100,marquenacolunacorrespondentedaFolhadeRespostas:

V,seaproposiçãoéverdadeira; F,seaproposiçãoéfalsa.

Arespostacorretavale1(umponto);arespostaerradavale-0,75(menos setenta ecincocentésimos);aausênciademarcaçãoeamarcaçãoduplaouinadequadavalem 0 (zero).

Questão 51Oreconhecimentodasvariaçõespatrimoniaisdasentidadespúblicas,noBrasil,peloregimedecaixa,écompatívelcomanecessidadedeajustamentodacontabilidadepúblicabrasileiraaos padrões internacionais de contabilidade.

Questão 52O Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) é um sistema informatizado,utilizado pela União para realizar o controle da execução orçamentária, financeira epatrimonialpormeiodeumPlanodeContasúnicoparaaAdministraçãoPúblicaFederal.

Questão 54Asalteraçõesdasituaçãolíquidapatrimonialdosentespúblicoscompreendemosresultadosdaexecuçãoorçamentária,assuperveniênciaseinsubsistênciaativasepassivas.

Questão 55OsRestosaPagardoexercíciodevemsercomputadosnareceitaextraorçamentáriaparacompensar sua inclusão nadespesaorçamentária.

Questão 56DeacordocomoquedeterminaaLeino4.320/64,asoperaçõesdasquaisresultemdébitose créditos de natureza financeira, mas que não estejam compreendidas na execuçãoorçamentária,estãodispensadasderegistroecontrolecontábilporpartedoórgãopúblico;entretanto,nocasodeentidadespúblicasfederais,essecontroleseráfeito,exclusivamente,pela Controladoria Geral da União.

Questão 53Por definição legal, só podem ser classificadas como Restos a Pagar as despesasempenhadaseprocessadasquenãotenhamsidopagasatéodia31dedezembro.

12 UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – CONTADOR / Superior

Questão 57NoquedizrespeitoaosprincípiosorçamentáriosvigentesnoBrasil,écorretoafirmarquetodasasreceitasprevistasedespesasfixadas,emcadaexercíciofinanceiro,devemintegraraLeiOrçamentáriaAnual(LOA)enãoconterdispositivoestranhoàprevisãodareceitaeàfixaçãodadespesa,aexceçãodaautorizaçãoparaaberturadecréditosuplementaredacontrataçãodeoperaçõesdecrédito.

Questão 58Naadministraçãopública,aalienaçãodeimóveisatravésdedoaçãoparaoutroórgãoouentidade da administração pública, de qualquer esfera de governo, será dispensada delicitação na modalidade de concorrência.

Questão 59Emumdeterminadoperíodoorçamentário,seoentepúblicoapurarumadiferençapositivaentreoativofinanceiroeopassivofinanceiro(superávitfinanceiro),essaoperaçãodeveráserregistradacontabilmentecomoumareceitaextraorçamentária.

Questão 60Considerandoquealeiorçamentáriadeiniciativadopoderexecutivoabrangeaprevisãodetodasasreceitaspúblicasparaumdadoperíodofinanceiro,inclusiveasdeoperaçõesdecréditoautorizadasemlei,pode-seafirmarque,legalmente,asoperaçõesdecréditoporantecipaçãodareceitaéumtipodereceitaorçamentária.

Questão 61Deacordocomacategoriaeconômica,asreceitasorçamentáriaspodemserclassificadasemCorrentes,deCapitaiseExtraorçamentárias.

Questão 62Oregistrocontábildecorrentedaalienaçãodeumativoimobilizadoporvalorigualaoseuvalorcontábilnãoimplicaalteraçãonopatrimôniodoentepúblicoerepresentaummerofatocontábilpermutativoentrecontasdosistemafinanceiroedosistemapatrimonial.

Questão 63Olançamentodareceitapúblicacorrespondeaoseuregistrocontábileindicaquejáhouveoingressodorecursofinanceironocaixadoentepúblico.

13UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – CONTADOR / Superior

QUESTÕES de 64 a 66 ConsidereosseguintessaldosextraídosdacontabilidadedaPrefeituraXabaixo.

CONTAS SALDO EM R$

ReceitasTributárias 800,00

ReceitasdeTransferênciasdoFundodeParticipaçãodosMunicípios 500,00

ReceitasdeTransferênciasdoFUNDEF 310,00

ContribuiçõesPrevidenciáriasparaofundomunicipal 200,00

Receita de Aplicações Financeiras 120,00

ReceitadeOperaçõesdeCrédito 180,00

Receita de Alienação de Bens 140,00

Receita de Convênios 50,00

Despesas de Pessoal 700,00

Despesas com Serviço de Terceiros 320,00

Despesas com Material de Consumo 300,00

TransferênciasparaoFUNDEF 170,00

EncargosdaDívida 155,00

Investimentos em Obras e Instalações 280,00

Inversões Financeiras 165,00

Amortização da Dívida 210,00

BensMóveis 1000,00

CaixaeEquivalentesdeCaixaemmoedanacional 95,00

Fornecedores a Curto Prazo 400,00

Combasenascontasapresentadas,écorretoafirmar:

Questão 64DeacordocomoscritériosdefinidosnaLeiComplementarno 101/00 – Lei de Responsabilidade Fiscal,aReceitaCorrenteLíquida(RCL)domunicípioédeR$1560,00.

Questão 65OresultadoPrimáriodomunicípioédeR$20,00.

Questão 66OtotaldasReceitasCorrentesedasDespesasCorrentesédeR$1930,00eR$2300,00,respectivamente.

14 UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – CONTADOR / Superior

QUESTÕES 68 e 69 Considerando-seoquedeterminaaLeino10.180/2001,écorretoafirmar:

Questão 67Os precatórios judiciais emitidos a partir de 5 demaio de 2000 e não pagos durante aexecuçãodoorçamentoemqueforamincluídosdevemserposteriormenterelacionadosnocálculodadívidafundada.

Questão 68OSistemadeAdministraçãoFinanceiraFederalcompreendeasatividadesdeprogramaçãofinanceira da União, de administração de direitos e haveres, garantias e obrigações deresponsabilidade do Tesouro Nacional e de orientação técnico-normativa referente àexecuçãoorçamentáriaefinanceira,competindoàsunidadesresponsáveispelasatividadesdessesistemazelarpeloequilíbriofinanceirodoreferidoTesouroeeditarnormassobreaprogramação financeira e a execução orçamentária e financeira, bem comopromover oacompanhamento,asistematizaçãoeapadronizaçãodaexecuçãodadespesapública.

Questão 69OSistema deContabilidade Federal visa evidenciar a situação orçamentária, financeirae patrimonial da União e tem como finalidade registrar os atos e fatos relacionados aessaadministração, alémdemanter sistemade informações relacionadosa indicadoreseconômicosesociais,bemcomorealizarestudosepesquisassocioeconômicas.

Questão 70A dívida fundada são despesas de exercícios orçamentários passados, decorrentes decompromissosassumidosemexercíciodiferentedaqueleemqueocorreráopagamento.

Questão 71 Osuprimentodefundoséumadespesaorçamentáriaerepresentaoadiantamentodevaloresaumservidorque,futuramente,faráadevidaprestaçãodecontasdosrecursosrecebidos.Geralmente,talsuprimentodestina-seàrealizaçãodedespesasquenãopossamse subordinar ao processo normal de aplicação.

Nesse sentido, nomomentoda sua concessão, esse fato nãoprovocauma reduçãonopatrimôniolíquidodoentepúblico,e,naocasiãodasualiquidação,far-se-áoregistrodeum passivo e a incorporação de um ativo, representando o direito de receber um bem ou serviço,ouadevoluçãodonumerárioadiantado.

15UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – CONTADOR / Superior

QUESTÕES de 75 a 79 ConsiderandooPlanodeContasAplicadoaoSetorPúblico,pode-seafirmar:

Questão 72 ConsidereosseguinteslançamentosnacontabilidadedaentidadepúblicaX,sobaóticadoPlanodeContasAplicadoaoSetorPúblico.

Natureza da Informação Lançamentos contábeis

OrçamentáriaDÉBITO–CréditodisponívelCRÉDITO–Créditoempenhadoaliquidar

ControleDÉBITO–DisponibilidadepordestinaçãoderecursosCRÉDITO – Disponibilidade por destinação de recursoscomprometida por empenho

Analisando-seosregistroscontábeis,écorretoafirmarqueelessereferemaomomentodoempenhodeumadespesaorçamentáriadecorrentedeumsuprimentodefundos.

Questão 73As despesas orçamentárias de capital são aquelas que servem para a formação ou aaquisiçãodebensdecapitaleestãocorrelacionadascomo registrode incorporaçãodeativoimobilizadooucomoregistrodedesincorporaçãodeumpassivo.

Questão 74Os créditos adicionais são autorizações de despesas não computadas ou com dotaçãoorçamentária insuficiente e são classificados como suplementares, especiais eextraordinários.

Questão 75Omomento da liquidação de uma despesa orçamentária dar-se-á através dos registroscontábeisapresentadosnoquadro.

Natureza da Informação Lançamentos contábeis

OrçamentáriaDÉBITO–CréditoempenhadoaliquidarCRÉDITO–Créditoempenhadoemliquidação

ControleDÉBITO–ExecuçãodadisponibilidadederecursosCRÉDITO – Disponibilidade por destinação de recursoscomprometida por empenho

16 UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – CONTADOR / Superior

Questão 76OreconhecimentodoCréditoTributáriodo IPVAocorrerádeacordocomos registrosnacontabilidadedoentepúblicocomomostraoquadroabaixo:

Natureza da Informação Lançamentos contábeis

PatrimonialDÉBITO–CréditoTributárioaReceberCRÉDITO–Impostosobrepatrimônioerenda-IPVA

Questão 77Natureza da Informação Lançamentos contábeis

PatrimonialDÉBITO–CaixaeequivalentesdecaixaemmoedanacionalCRÉDITO–Empréstimosacurtoprazo

OrçamentáriaDÉBITO–ReceitaarealizarCRÉDITO–Receitarealizada

ControleDÉBITO–ControledadisponibilidadederecursosCRÉDITO–DisponibilidadeporDestinaçãodeRecursos

Oregistrocontábildacontrataçãodeoperaçãodecréditodecurtoprazoocorreráatravésdoslançamentoscontábeisdemonstradosnoquadroacima.

Questão 78Opagamentodeumadespesadeserviçoimplicaránosregistroscontábeisexpostosnestequadro:

Natureza da Informação Lançamentos contábeis

PatrimonialDÉBITO–ServiçodeTerceirosCRÉDITO–Fornecedoresacurtoprazo

OrçamentárioDÉBITO–CréditoempenhadoaliquidarCRÉDITO–Créditoempenhadoemliquidação

Questão 79Natureza da Informação Lançamentos contábeis

PatrimonialDÉBITO–CaixaCRÉDITO–BensMóveisCRÉDITO–Ganhoscomalienaçãodeimobilizado

OrçamentáriaDÉBITO–ReceitaarealizarCRÉDITO–Receitarealizada

ControleDÉBITO–ControledadisponibilidadederecursosCRÉDITO–DisponibilidadeporDestinaçãodeRecursos

Os registros contábeis apresentados nesse quadro são os necessários para se fazercorretamenteoregistrodaalienaçãodeumbemmóvelcomganhonatransação.

17UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – CONTADOR / Superior

Questão 81Asvariaçõespatrimoniaisquantitativasseoriginamdetransaçõesquealteramacomposiçãodoselementospatrimoniais,masquenãoafetamopatrimôniolíquidodasentidadespúblicas.

QUESTÕES de 80 a 89 A partir da análise das Normas Brasileiras de ContabilidadeAplicadas ao SetorPúblico–NBCT16,écorretoafirmar:

Questão 82Nas entidades do setor público, os registros contábeis devem ser realizados de formaoportuna, integralmente, no momento da ocorrência das transações, e os seus efeitosdevemser evidenciadosnasdemonstrações contábeisdoperíodoaoqual se referemereconhecidos pelos respectivos fatos geradores, independentemente do momento daexecuçãoorçamentária.

Questão 83Aaplicaçãodoregimedecompetênciaparaoregistrodefatoscontábeisnosetorpúblicoocorreráapenasquandoenvolveroperaçõesdenaturezapatrimonial.

Questão 84ADemonstraçãodosFluxosdeCaixanãoseaplicaàsentidadesdosetorpúblico,poisserefereapenasàevidenciaçãodamovimentaçãodecaixadeentidadescomfinslucrativos.

Questão 85Na Demonstração do Resultado Econômico, a receita econômica é obtida por meio damultiplicação da quantidade de serviços prestados, de bens ou produtos fornecidos,traduzidos pelo seu custo de oportunidade.

Questão 86Para fins de consolidação, as demonstrações contábeis das entidades do setor públicodevem ser levantadas na mesma data, entretanto é permitida uma defasagem de atédozemeses,desdequeosefeitosdoseventosrelevantesentreasdiferentesdatassejamdivulgadosemnotasexplicativas.

Questão 87Nasentidadesdosetorpúblico,adepreciaçãodeveserreconhecidaatéqueovalorlíquidocontábildoativosejaigualaovalorresidual.

Questão 80Opatrimônioautônomodeumaentidadepública,nacondiçãodepessoajurídicaconstituiuma Unidade Contábil Originária, e a soma do patrimônio de duas ou mais unidadescontábeisoriginárias,excluídasastransaçõesentreelas,resultaráemumaUnidadeContábilConsolidada.

18 UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – CONTADOR / Superior

Questão 88Nasentidadesdosetorpúblico,ocálculodadepreciaçãodeveráserfeitoexclusivamentecombasenovalorrecuperáveldoativoaserdefinidocomoomaiorvalorentreovalorjustolíquidodedespesasdevendadeumativooudeunidadegeradoradecaixaeoseuvalorem uso.

Questão 89Nas entidades do setor público, as reavaliações devem ser feitas utilizando-se o valorjusto ou o valor demercadona data de encerramento doBalançoPatrimonial;mas, naimpossibilidadedeseestabelecerovalordemercado,ovalordoativopodeserdefinidocombaseemparâmetrosde referênciaqueconsideremcaracterísticas,circunstânciaselocalizações assemelhadas.

Questão 90SobaóticadoPlanodeContasaplicadoaoSetorPúblico,pode-seafirmarqueoregistrocontábildoFUDEBdeveserfeitocombasenasreceitasbrutasquecompõemsuabasedecálculoenomomentodofatogeradordareceitatributária,considerandoseusrespectivoscódigosdevariaçõespatrimoniaisaumentativas.

Questão 91OregistrocontábildainscriçãodecréditosemDívidaAtivarepresentaumfatopermutativo,que resulta da transferência de um valor não recebido no prazo estabelecido dentro dopróprioAtivo.

QUESTÕES de 92 a 94 A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar no101),quandofoicriada,teve,entreseusobjetivos,abuscadoequilíbrioedamaiortransparêncianascontaspúblicasdagestãofiscaleestabeleceuparatodaaFederação,diretaouindiretamente,limitesdedívidaconsolidada,garantias,operaçõesdecrédito,restosapagaredespesasdepessoal. Apartirdaanálisedessalei,écorretoafirmar:

Questão 92OAnexodeMetasFiscais,queintegraaLDO,deveevidenciar,deformapormenorizada,ospassivoscontingenteseoutrosriscoscapazesdeafetarascontaspúblicaseinformarasprovidências a serem tomadas, caso eles se concretizem.

Questão 93Para a União, os Estados e os Municípios, a despesa total com pessoal, em cada período deapuração,nãopoderáexceder50%e60%,respectivamente,dareceitacorrentelíquida,com isso,naverificaçãodoatendimentoaesses limites,nãodevemsercomputadasasdespesas relativas a incentivos à demissão voluntária e à indenizaçãopor demissãodeservidoresouempregados.

19UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – CONTADOR / Superior

Questão 94Asoperaçõesdecréditoporantecipaçãodereceitadestinadasacobrir insuficiênciasdecaixaou tesouraria, nãodevemser incluídasno cálculo do limite deendividamentodosentespúblicos.

Questão 95OPatrimôniopúblicoéconstituídopeloconjuntodedireitosebens,tangíveisouintangíveis,oneradosounão,adquiridos,formados,produzidos,recebidos,mantidosouutilizadospelasentidadesdosetorpúblico,dequesejaportadorequerepresenteumfluxodebenefícios,presenteoufuturo,inerenteàprestaçãodeserviçospúblicosouàexploraçãoeconômicaporentidadesdosetorpúblicoesuasobrigações,sendoseuselementosclassificadosemAtivo,PassivoePatrimônioLíquido,SaldoPatrimonialouSituaçãoLíquidaPatrimonial.

Questão 96Dopontodevistalegal,umadespesaempenhadarepresentaumaobrigaçãopatrimonialoupassivoexigível,tendoemvistaqueofatogeradordadespesaquedeuorigemaoempenhonecessariamentejáocorreu.

QUESTÕES de 97 a 99 Sobreasvariaçõespatrimoniaisdasentidadesdosetorpúblico,écorretoafirmar:

Questão 97Asvariaçõespatrimoniaissãotodasastransaçõesqueresultamemaumentooudiminuiçãodopatrimôniolíquidodoentepúblico,excluindo-seaquelasqueapenaspromovemalterações(mutações)noselementospatrimoniaisdasentidadesdosetorpúblico.

Questão 98Umbemrecebidoemdoaçãoporumaentidadepúblicaconfiguraumavariaçãopatrimonialindependentementedaexecuçãoorçamentáriaerepresentaumfatocontábilqueaumentaopatrimôniolíquidodela.

Questão 99De acordo com as Normas Brasileiras de ContabilidadeAplicadas ao Setor Público, asvariaçõespatrimoniaisaumentativasediminutivassódevemserregistradasnomomentodaexecuçãoorçamentáriadasreceitasedespesas.

Questão 100De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, amensuraçãoinicialdocustodeumitemdeativoimobilizadodeumaentidadepúblicapodeserfeitapeloseupreçoàvistaoudoseuvalorjustonadatadoreconhecimentoquandooativoéadquiridopormeiodeumatransaçãosemcontraprestação,entretanto,seaoperaçãoforaprazo,adiferençaentreopreçoequivalenteàvistaeototaldospagamentosdeveserreconhecidacomovariaçãopatrimonialdiminutiva,comjurosduranteoperíododocrédito.

Pró-ReitoriadeDesenvolvimentodePessoas–PRODEPPró-ReitoriadeGraduação–PROGRADServiçodeSeleção,OrientaçãoeAvaliação-SSOARuaDr.AugustoViana,33–Canela–Cep.40110-060Salvador–Bahia–Brasil–Telefax(71)3283-7820E-mail:[email protected]–Site:www.concursos.ufba.br

Direitos autorais reservados. Proibida a reprodução,aindaqueparcial,semautorizaçãopréviada

UniversidadeFederaldaBahia-UFBA