· sumário paint consolidado 2015 e o ix leilão virtual paint. ainda no segmento corte, temos o...

36

Upload: others

Post on 04-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance
Page 2:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance
Page 3:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance
Page 4:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

7

oVaLeRt: UMACRV LAGOA EM TEMPO INTEGRAL PARA VOCÊO OVALERT é o único sistema de monitoramento online que tem uma CRV Lagoa em tempo integral para você. No Agroleite, em Castro (PR), fi zemos o pré-lançamento desse sistema revolucionário, que reúne informações completas sobre o rebanho, proporciona otimização do tempo e contribui para uma produção leiteira mais sustentável.

Desta forma, continuamos investindo no conceito da gestão inteligente do rebanho, em que o uso de soluções integradas maximiza os resultados técnicos e econômicos da propriedade. Com tantos recursos e serviços, o Ovalert se constitui em um verdadeiro pacote com soluções integradas, tudo para melhorar o desempenho do rebanho e o resultado fi nanceiro da fazenda.

Também no segmento leite, confi ra o lançamento do Catálogo Leite zebu 2016, o balanço do Gestor Leite, programa de melhoramento genético para bovinos leiteiros, e um artigo técnico do especialista holandês Fokko Tolsma.

Nesta edição você também vai conferir o excelente momento vivido pelo PAINT, nosso programa de melhoramento genético para bovinos de corte, que está em pleno crescimento e recebendo grandes investimentos. Mostramos como foi a Reunião Anual dos Parceiros PAINT, o lançamento do Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT.

Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance CRV Lagoa 2015 e o aniversário de 15 anos do touro Backup.

Para completar, agradecemos aos leitores das revistas Rural e AG que nos concederam, respectivamente, o Top List Rural 2015 e o Touro de Ouro 2015, ambos na categoria Inseminação Artifi cial.

E aproveitamos o ensejo para desejar a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Estamos preparando muitas novidades para 2016, ano em que o rebanho vai continuar fazendo a diferença.

Boa leitura!

EdITORIAL

Paul VriesekoopDiretor-presidente

DIRETOR-PRESIDENTEPaul Vriesekoop

GERENTE DE MARKETING E VENDASLuis adriano teixeira

GERENTE DE COMUNICAÇÃOadriana zaia sanches

EDITORthell de Castro | mtb 41.364

IMPRESSÃOgráfica santa edwiges

ENTRE EM CONTATO16 [email protected]

Capa: Diego Guerra (Analista Técnico da CRV Lagoa) e Armando Rabbers (proprietário da Genética ARM, cliente CRV Lagoa e usuário do Ovalert)Foto: Rubens Ferreira

EXPEDIENTE

Baixe um leitor QR Code em seu celular ou tablet, fotografe o código ao lado e confi ra a edição digital

15

Page 5:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

7

9 OVALERT:TECNOLOGIA DEÚLTIMA GERAÇÃOA SERVIÇO DOPRODUTOR

7 20 2813 2230

NOVOS GERENTES:LUIS ADRIANO TEIXEIRA

E CESAR FRANZON

PROGRAMA DE MELHORAMENTO SÓ FUNCIONARÁ COMUMA BOA GESTÃO

RESULTADOS DOCENTRO DE

PERFORMANCECRV LAGOA 2015

CHEGA AO FIM AGLORIOSA CARREIRA

DE PARAMOUNT

REUNIÃO ANUALDOS PARCEIROS

PAINT 2015

DIVISOR DE ÁGUAS DO NELORE MODERNO,BACkUP COMPLETOU15 ANOS25

IFERT™: A FERRAMENTA PERFEITA PARAMEDIR O POTENCIAL REPRODUTIVO

institucional artigo técnico cp crv lagoaholandês paint

SUMÁRIO

15FARDO É O TOURO MAIS VALORIZADODA HISTÓRIA DO GIR LEITEIRO

Page 6:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

6 Revista CRV Lagoa • Dezembro 2015

GERAL

EVENTOTELEVISÃO

1º SIMPÓSIO REPRONUTRI, EM CAMPO GRANDE (MS)A CRV Lagoa participou do 1º Simpósio Repronutri (Reprodução, Produção e Nutrição de Bovinos – a pesquisa aplicada ao campo), realizado em Campo Grande (MS). A Central recepcionou os participantes em seu estande. Representaram a empresa o analista técnico de vendas externas Fábio Frigoni, o gerente de área William Xavier, o consultor de campo Ney Conti e o gerente técnico de Serviços, André Dal Maso.

NOVO HORÁRIO DA CRV LAGOA NO CANAL DO BOIA 2ª edição do programa CRV Lagoa no Canal do Boi está em novo horário: de segunda a sexta, às 17h30. Programe-se e continue a acompanhar as novidades sobre melhoramento genético, produtos e serviços que fazem a diferença em seu rebanho. A 1ª edição continua a ser exibida de segunda a sexta, às 11h45. Os vídeos também podem ser conferidos em nosso canal no YouTube. Esperamos por você!

REUNIÃO DO CONSELhO DE CONSULTORES DE CAMPO DA CRV LAGOA

ENCONTRO

Foi realizada a reunião do Conselho de Consultores de Campo da CRV Lagoa. Estiveram presentes Alessandro Esteves (MG), André Carreira (TO), Elmo Campos (BA), Felipe Dexheimer (RS), Raul Sérgio Brenner (MT), Ricardo Leonel (SP) e Vianei Woloszyn (SC). Também participaram o diretor-presidente, Paul Vriesekoop, o gerente de Vendas e Marketing, Luis Adriano Teixeira, os gerentes do departamento Corte, Ricardo Abreu, e Leite, Wiliam Tabchoury, e os gerentes de área Alexandre Lara, Alexandre Weber, Gilmar Gomes, Welington Shiroma e William Xavier.

PIONEIRISMO

CRV LAGOA EXPORTA SÊMEN PARA COSTA RICA

A CRV Lagoa expande cada vez mais suas fronteiras e, de forma pioneira, tornou-se a primeira central brasileira a exportar para a Costa Rica. Dessa forma, a empresa mantém o foco em se consolidar também no mercado latino-americano. Os criadores costa-riquenhos buscam touros em teste de progênie que, por sua genealogia e produtos, os tornam aptos a atender a demanda por genética plenamente adaptada ao clima tropical.

Page 7:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

Dezembro 2015 • Revista CRV Lagoa 7

GERAL

NOVOS GERENTES:LUIS ADRIANO TEIXEIRA ECESAR FRANZON

INSTITUCIONAL

No dia 1º de setembro, Luis Adriano Teixeira assumiu uma nova função na CRV Lagoa: gerente de Vendas e Marketing, integrando os departamentos de Vendas e Marketing e as gerências de produto Corte, Leite e Serviços. Ele é médico veterinário formado pela FMVZ-USP de São Paulo (SP), com MBA em Gestão do Agronegócio pela FGV de Ribeirão Preto (SP). Iniciou sua carreia profissional na própria CRV Lagoa, trabalhando de 1997 até 2000. Atuou durante 10 anos como gerente de Pecuária na Agro-Pecuária CFM. Possui mais de 16 anos de experiência em programas de melhoramento genético de bovinos de corte, em gerenciamento de departamento comercial e captação de potenciais clientes.

Luis Adriano assumiu o desafio de integração das equipes da CRV Lagoa, atuando cada vez mais com foco no mercado e em suas novas tendências. Terá o apoio de toda a equipe técnica e dos consultores de vendas da Central e se reportará diretamente ao CEO Paul Vriesekoop. “Com a chegada do Luis Adriano, a CRV Lagoa continuará fortalecendo sua posição no mercado brasileiro com produtos e serviços para ajudar no aprimoramento da performance das fazendas dos nossos clientes, através da gestão inteligente do rebanho”, destaca Vriesekoop.

Na mesma data, Cesar Franzon ocupou o novo cargo de gerente de Inovação e Rebanho da Central. Ele é médico veterinário formado pela UEL (Universidade de Londrina). Atua no segmento desde os anos 1990, sendo que, desde 2007, esteve na Merial, onde, a partir de 2013, assumiu o cargo de gerente de Relacionamento com os Pecuaristas. O novo gerente lidera a equipe da CRV Lagoa para o desenvolvimento de serviços de genética e gerenciamento do rebanho e criar soluções rentáveis para os clientes através da inovação tecnológica, incluindo os programas PAINT (melhoramento genético para bovinos de corte), Gestor Leite (melhoramento genético para bovinos de leite) e CP CRV Lagoa. “Dentro da nossa nova estratégia de marca, onde o rebanho faz a diferença, Franzon trabalhará em conjunto com a nossa equipe técnica e de consultores e a matriz, na Holanda, desenvolvendo inovações em gerenciamento do rebanho para o mercado brasileiro, construindo fortes parcerias com players da cadeia de corte e de leite e garantindo aos nossos clientes o uso das melhores tecnologias disponíveis”, finaliza Paul Vriesekoop.

SERVIÇOS

INTENSIFICAÇÃO DE AÇÕES VOLTADAS À IATF

Para divulgar novas tecnologias ligadas ao segmento da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), a CRV Lagoa intensifica suas ações voltadas para o tema.

Nos dias 21 e 22 de outubro, a Central esteve presente na primeira edição da BeefExpo, em Foz do Iguaçu (PR). A CRV Lagoa foi convidada para abordar o tema “Uso de Touros Provados na IATF”, em reconhecimento ao trabalho pioneiro de identificação do potencial de fertilidade dos touros utilizados em programas de IATF, através do IFert™. A palestra foi proferida pelo gerente técnico de Serviços, André Dal Maso.

Já no dia 28 de outubro, foi a vez de capacitar os colaboradores da Fazenda Bodoquena, referência nos projetos de melhoramento genético na região do Pantanal. Liderados pelo médico veterinário Rodrigo Delgado, a equipe de 18 colaboradores será responsável por um programa reprodutivo de 8.000 IATFs na estação reprodutiva de 2015/2016. O treinamento também foi conduzido por André Dal Maso, contando também com a presença do gerente de área William Xavier, da médica veterinária Maiana Cavalheiro e ação direta do consultor de campo Ney Conti.

Luis Adriano Teixeira e Cesar Franzon

Treinamento na Fazenda Bodoquena

Page 8:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

8 Revista CRV Lagoa • Dezembro 2015

GERAL

CRV LAGOA CONQUISTOU TOURO DE OURO 2015 ETOP LIST RURAL 2015

PREMIAÇÕES

A CRV Lagoa conquistou mais duas importantes premiações, frutos do reconhecimento do público: o Touro de Ouro, da revista AG, e o Top List, da revista Rural. O Touro de Ouro é uma pesquisa realizada com os leitores da revista AG, assinantes ou não, com o troféu dedicado às empresas que tiveram suas marcas mais lembradas pelos criadores em todas as fases da produção pecuária. É a sexta vez que a Central conquista a premiação. A gerente de Comunicação, Adriana Zaia Sanches, representou a empresa na solenidade de premiação, realizada em novembro em São Paulo (SP).

Já o Top List Rural foi conquistado pela Central pela 15ª vez consecutiva em 15 anos de pesquisa. A CRV Lagoa foi a mais lembrada na categoria Inseminação Artifi cial, com 34% dos votos. Foram preenchidos 1.500 questionários por e-mail e 682 questionários via Correios, sendo 32% do Sudeste, 34% do Centro-Oeste, 20% do Sul e 14% das regiões Norte e Nordeste. O gerente de área Welington Shiroma representou a empresa na cerimônia de premiação realizada em São Paulo (SP) no início de dezembro.

“A CRV Lagoa agradece a confi ança dos pecuaristas que votaram nas duas premiações. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo ao privilegiar a gestão inteligente do rebanho e atender as necessidades dos clientes, com produtos e serviços e que potencializam seus negócios”, destaca o gerente de Vendas e Marketing, Luis Adriano Teixeira.

AGENDA DE EVENTOS

ShOW RURAL COOPAVEL 201601 a 05/02Cascavel | PR

EXPOINEL MG 201614 a 21/02Uberaba | MG

EXPOGRANDE 201618 a 28/03Campo Grande | MS

EXPOLONDRINA 201607 a 17/04Londrina | PR

AGRIShOW 201625 a 29/04Ribeirão Preto | SP

EXPOZEBU 201630/04 a 07/05Uberaba | MG

PAPO COM O GERENTE

Luis aDRiano teiXeiRaGERENTE DE MARKETINGE VENDAS

PAPO COM O GERENTE

Recentemente reestruturamos os departamentos de Marketing, Vendas e Produtos, que, desde 1º de setembro passaram a estar juntos sob uma única gerencia (Marketing e Vendas). Essa alteração visa um melhor atendimento das necessidades dos clientes, buscando uma maior interação, sinergia e agilidade entre os departamentos. Passei a integrar o time da CRV Lagoa nessa nova estrutura, como gerente de Marketing e Vendas. Retorno à CRV Lagoa com muita satisfação e energia, assim como todos os integrantes do departamento também estão muito animados com a nova formatação. Sim, retorno para a CRV Lagoa, pois foi aqui que iniciei minha carreira profi ssional, de 1997 a 2000. Posteriormente, integrei o time da Agro-Pecuária CFM, onde tive a oportunidade de gerenciar o Programa Montana e, durante os últimos 10 anos, liderar a pecuária da CFM. Tenho certeza de que, juntos, CRV Lagoa e clientes, podemos muito. Não serão tempos fáceis, ainda mais com as atuais condições macroeconômicas, mas, ao fi nal, olharemos para trás e teremos orgulho do que constru-ímos. Trabalharemos duro para que os rebanhos de nossos clientes façam a diferença nas fazendas, aumentando o retorno de seus negócios. Podem contar com todo apoio da CRV Lagoa.

Page 9:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

Dezembro 2015 • Revista CRV Lagoa 9

InOvAçÃO

OVALERTCRV LAGOA LANÇA SISTEMA PARA

GERENCIAMENTO ONLINE DA FERTILIDADE E SANIDADE DE

REBANHOS LEITEIROSEm tempos de grandes desafi os e forte dinamismo, o gerenciamento efetivo e inteligente dos rebanhos se torna indispensável para o sucesso da atividade leiteira ao interferir positivamente nos resultados. Com base nesse princípio, a CRV Lagoa lança a sua mais nova ferramenta: o Ovalert, um sistema de monitoramento revolucionário, que reúne informações completas sobre o rebanho, proporciona otimização do tempo e contribui para uma produção leiteira mais sustentável.

O Ovalert é composto por um Tag eletrônico (dispositivo responsável por capturar e transmitir os sinais de cio e alertas de saúde); antena (com alcance de até 1.000 metros); leitor (receptor para a antena, obtém os dados); e central de dados (converte as informações em alertas, avisos e tarefas, enviando-os para dispositivos como smartphones e tablets). Possui sistema próprio, de fácil entendimento e operação. O software pode ser acessado na própria central de manejo da fazenda ou à distância, via internet.

Armando Rabbers (Genética ARM) e Diego Guerra (CRV Lagoa)

Page 10:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

10 Revista CRV Lagoa • Dezembro 2015

InOvAçÃOOs recursos tecnológicos de última geração do Ovalert garantem máxima efi ciência na lucratividade. “Na prática, é como ter uma CRV Lagoa em tempo integral a serviço da fazenda, com todo o seu conjunto de soluções em reprodução (detecção de cio, melhor momento de IA, ciclo reprodutivo e sugestões de acasalamento); saúde (tempo sem alimentação, frequência de alimentação e atividade); o programa de melhoramento genético Gestor Leite (que inclui informações de pedigree, controle leiteiro, controle do rebanho e classifi cação de tipo); e o SireMatch (ferramenta voltada para acasalamentos que interage com o Gestor Leite)”, explica Cesar Franzon, gerente de Inovação e Rebanho da Central.

Um dos recursos mais importantes presentes no sistema é voltado para o monitoramento reprodutivo. Com o Ovalert, o produtor consegue monitorar os comportamentos relacionados a cio e saúde de suas fêmeas em tempo real. Entre os diversos benefícios oferecidos estão o índice de até 90% de precisão na detecção de cio; o aumento da performance reprodutiva e do potencial genético; e a possibilidade de acesso aos dados à distância via computador, tablet ou smartphone.

Além do pacote reprodutivo, o sistema Ovalert registra quanto tempo um animal leva para comer a sua porção diária de volumoso e concentrado. Alterações do comportamento alimentar podem sinalizar se há algo errado com o animal, indicando que este precisa ser avaliado com maior atenção. O ponto principal é detectar o problema em um estágio inicial, o que evita graves consequências, tais como queda na produção, custos com tratamentos e descarte do animal.

A ferramenta também permite o monitoramento dos animais durante o período vulnerável do pós-parto, quando eles são mais suscetíveis a doenças devido a mudanças no seu ambiente, alimentação, balanço energético e stress.

DiferenciaisA inclusão do software SireMatch no Ovalert atende a uma importante demanda: o direcionamento preciso dos acasalamentos. O programa, desenvolvido pela CRV, na Holanda, e usado com sucesso em vários outros países, é o melhor e mais completo do mercado. Adaptado pela CRV Lagoa para atender às necessidades dos produtores brasileiros, combina dados de pedigree e pontuações lineares, indicando o acasalamento mais desejável para cada fêmea, de acordo com o objetivo de seleção. Este serviço é realizado tanto para as provas com base genética holandesa (NVI), como também para a base americana (TPI), a critério do produtor.

Os acasalamentos também são feitos considerando a endogamia, defeitos genéticos, facilidade de parto e características a serem melhoradas. O produtor, juntamente com o técnico acasalador, defi ne grupos específi cos de vacas ou novilhas que serão acasaladas, os objetivos de seleção e um pacote de touros que se encaixam em seu sistema de produção como indicação com foco na melhoria genética dos animais.

Page 11:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

Dezembro 2015 • Revista CRV Lagoa 11

InOvAçÃOPAPO COM O GERENTE

CesaR fRanzonGERENTE DE INOVAÇÃOE REBANHO

InOvAçÃOPAPO COM O GERENTE

Da mesma forma que a prova de um reprodutor demonstra seus valores genéticos para diversas características, a CRV Lagoa também gera informações de fêmeas, usando o mesmo critério técnico em um padrão internacional. É a única empresa que realiza avaliações genéticas de fêmeas, visando maior precisão na tomada de decisão em nível de gerenciamento genético do rebanho.

O Gestor Leite gera informações genéticas de mais de 27 características de importância econômica e dois índices de seleção para todas as fêmeas do rebanho, viabilizando uma série de ferramentas e ações em melhoramento genético. O uso dessas informações promove

O diretor presidente da CRV Lagoa, Paul Vriesekoop, também fala aos produtores

Diego Guerra, analista técnico da CRV Lagoa, apresenta o Ovalert aos produtores presentes na Casa CRV Lagoa no Agroleite 2015

Sou Cesar Franzon, médico veterinário formado na UEL, com experiência em reprodução, gestão e genética. Acabei de formar a equipe de Inovação e Rebanho da CRV Lagoa. Nesse time, estão os colaboradores de Inovação, PAINT, Gestor Leite e Centro de Performance, todos alinhados, com foco nos clientes. Já lançamos o Ovalert, sistema de monitoramento integrado online para rebanhos leiteiros, que ajuda o produtor na melhor identifi cação de animais em cio e alertas de saúde. Acredito que seja mais uma ferramenta que já está contribuindo para maior efi ciência nos serviços de inseminação artifi cial dos rebanhos, permitindo que os produtores tenham maior precisão no melhoramento genético. O Ovalert permite acesso direto ao SireMatch e ao Gestor Leite. Neste caso, fi ca-se sabendo, por exemplo, qual o melhor touro para inseminar a vaca que apresentou cio em determinado dia. Confi ra todas as informações na matéria ao lado. O time de Inovação tem vários desafi os pela frente, sempre pensando em agregar produtividade e rentabilidade ao seu negócio.

Page 12:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

12 Revista CRV Lagoa • Dezembro 2015

o ganho genético com maior precisão e velocidade na seleção, descarte, reposição e acasalamentos.

Pré-lançamento

O pré-lançamento ofi cial do Ovalert ocorreu durante o Agroleite 2015, em Castro (PR). Diego Guerra, analista técnico do departamento Leite da CRV Lagoa, fez uma apresentação para os produtores presentes.

“A qualquer hora do dia, em qualquer lugar do mundo que tenha internet, o produtor consegue ver os animais que estão no cio, os que estão doentes, e, principalmente, conferir a efi ciência dos seus funcionários. O Ovalert agrega todas as soluções que a CRV Lagoa possui”, explicou.

Cliente da CRV Lagoa e parceiro do Gestor Leite, o produtor Armando Rabbers, da Genética ARM, já utiliza o Ovalert em sua propriedade. “Minha experiência foi muito boa, porque foi uma maneira fácil de se detectar o cio dos animais na propriedade. É um programa de fácil acesso para ensinar os funcionários. A adaptação da equipe e dos animais foi rápida e já estamos colhendo os resultados”, declarou.

“Com tantos recursos e serviços, o Ovalert se constitui em um verdadeiro pacote com soluções integradas, tudo para melhorar o desempenho do rebanho e o resultado fi nanceiro da fazenda”, defi ne Luis Adriano Teixeira, gerente de Vendas e Marketing da CRV Lagoa.

InOvAçÃO

Page 13:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

Dezembro 2015 • Revista CRV Lagoa 13

LEITE

100.000 KG MELK

A CRV Lagoa premiou vacas recordistas no Paraná e em Minas Gerais com o troféu 100.000 Kg Melk, concedido apenas na Holanda e no Brasil para vacas que atingem a produção vitalícia de 100 mil kg de leite. No Paraná, foram premiados 25 criadores durante jantar da APCBRH, em Carambeí. Já em Minas Gerais, quatro fêmeas alcançaram a marca histórica e três criadores foram homenageados na Exphomig, em Barbacena.

COM 1,4 MILHÃO DE DOSES PRODUzIDAS, CHEGA AO FIM A GLORIOSA CARREIRA DE PaRamount

CRV LAGOA PREMIOU VaCas ReCoRDistas NO PARANÁ E EM MINAS GERAIS

DESTAQUE

Depois de quase 10 anos e produção de 1,4 milhão de doses de sêmen, chegou ao fi m a carreira do touro Delta Paramount, destaque mundial da raça Holandês Preto e Branco. O reprodutor detém o recorde absoluto de doses de sêmen sexado vendidas pela CRV – 136.575 doses. Paramount, que acaba de completar 14 anos de idade, é o mais recente touro da CRV a ultrapassar a marca de 1 milhão de doses. Ele alcançou esse status no outono de 2011 e juntou-se à nomes ilustres como Sunny Boy, Celsius, Lord Lily, Olympic e Kian.Muitos produtores de leite em todo o mundo reconhecem o valor de Paramount para transmissão da produção de leite, pernas fortes e excelentes úberes. Cinco fi lhas nascidas a partir de seus primeiros dias como reprodutor de teste de progênie produziram mais de 100 mil kg de leite, um número extraordinário. No Brasil, por exemplo, Paramount foi usado extensivamente dentro da raça Holandesa e também nos cruzamentos com Gir Leiteiro.

PAPO COM O GERENTE

WiLiam tabCHouRYGERENTE CONTAS LEITE

Equipe CRV Lagoa e Aniceto M. Aires

LEITE

PaRamount

PAPO COM O GERENTE

A pecuária leiteira passa por importantes transformações e desafi os ao redor do mundo. Até o ano de 2050, deveremos dobrar a produção de leite, com apenas 50% dos recursos disponíveis. Pensando nisso, o Grupo CRV continua inovando e desenvolveu índices genéticos exclusivos. O conceito de efi ciência vitalícia, por exemplo, incorpora os índices Vida + Efi ciente e Vida + Saudável. O primeiro deles visa o aumento da produção de leite (e sólidos), a partir de uma maior efi ciência alimentar ao longo da vida produtiva. Já o outro, busca a seleção de vacas mais férteis e saudáveis, com consequente redução dos gastos com medicamentos, mão-de-obra e insumos reprodutivos. Estes índices exclusivos inauguram uma nova era na seleção de bovinos leiteiros, pautada no aumento da efi ciência vitalícia, gerando vacas que “produzem mais com menos”, com redução do uso de insumos e melhor conservação dos recursos naturais do nosso planeta. Isto contribui para a melhoria da efi ciência, cada vez mais necessária para o crescimento sustentável da produção de leite no mundo!

Page 14:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

14 Revista CRV Lagoa • Dezembro 2015

LEITELEITEPAPO COM O GERENTE

ANIVERSÁRIO

Longevidade é a marca registrada de Búzios, destaque da bateria Gir Leiteiro da CRV Lagoa, que completou 15 anos em setembro. Com genealogia comprovada, o reprodutor é fi lho de CA Sansão e neto de Zonado Maxixe. Sua mãe, Juju, sagrou-se recordista mundial de produção em 1997. Búzios chegou aos 15 anos de idade produzindo sêmen de qualidade na CRV Lagoa e ganhou festa de aniversário na sede da Central, com direito a bolo de feno em comemoração.

tatiane tetzneRGERENTE DE PRODUTOLEITE zEBUCRV LAGOA PRESENTE NO LANÇAMENTO

DO PRoJeto De eXPansão Da fazenDa santa Luzia

bÚzios COMPLETOU15 ANOS DE VIDA

EVENTO

A CRV Lagoa marcou presença no lançamento do projeto de expansão da produção de leite a pasto da Fazenda Santa Luzia, em Passos (MG). Foi inaugurada a nova unidade de ordenha rotatória de 40 postos, que possibilita a ordenha de 200 a 240 vacas por hora. São somente cinco colaboradores na operação diária de toda a unidade, ordenha e manejo do rebanho. Durante o evento, os convidados conheceram o projeto e a área com pivot de 65 hectares para 700 cabeças. Este é o primeiro projeto do tipo no Brasil que utilizará apenas animais Girolando. Representaram a CRV Lagoa no evento Luis Adriano Teixeira, Wiliam Tabchoury, Tatiane Tetzner, Francisco Oliveira e Leonardo Maia. A empresa foi a única central de inseminação artifi cial presente e também apoiou a produção do vídeo institucional do Grupo Cabo Verde, lançado na ocasião, reunindo as unidades de negócios Fazenda Santa Luzia, São José do Can Can, Santa Lúcia e União.

Equipe CRV Lagoa prestigiou o evento da Fazenda Santa Luzia

PAPO COM O GERENTE

A pecuária de leite vivencia momentos de oscilações no preço pago ao produtor. Dessa forma, a efi ciência e otimização de recursos é crucial para a rentabilidade do negócio. A genética é uma variável muito importante no contexto da produção de leite. A competitividade das propriedades que investem em genética é obtida porque essas unidades costumam ter também boas práticas de manejo, sanidade e nutrição do rebanho. Pesquisa do CEPEA comprovou o ganho de produtividade da fazenda como um todo. As diferenças positivas das propriedades leiteiras com genética provada decorrem da combinação de maior produção por vaca, maior persistência de lactação, menor intervalo entre partos e também maior preço obtido pelo leite, entre outras. Fatores como esses têm impacto não só sobre os resultados econômicos, mas também ambientais. Utilizar genética provada e comprovada faz a diferença nos rebanhos. A CRV Lagoa oferece produtos e serviços que contribuem para que o cliente produza mais leite, com efi ciência e sustentabilidade. Conte sempre conosco.

Page 15:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

Dezembro 2015 • Revista CRV Lagoa 15

LEITE

faRDo é O TOURO MAIS VALORIzADO DA HISTÓRIA DO GIR LEITEIRO

Fardo FIV F Mutum, destaque da bateria Gir Leiteiro da CRV Lagoa, teve 50% de sua posse comercializada por preço recorde durante leilão realizado no 3º Mutum Weekend, na Fazenda Mutum, em Alexânia (GO). Trata-se do touro mais valorizado da história da raça. Foram dois dias de leilões, ofertando genética Gir Leiteiro e Girolando dos principais criatórios do Brasil. A grande estrela foi Fardo, comercializado em 50% por 30 parcelas de R$ 35 mil, totalizando R$ 1,05 milhão, sendo adquirido pela Fazenda Agrogir Genética e Manejo, de Orizona (GO).

Fardo iniciou sua carreira na CRV Lagoa em 7 de julho de 2008. A demanda por sua genética é muito elevada, tendo crescido após o resultado do teste de progênie, em maio de 2015, onde foi divulgada a sua liderança absoluta no 23º Grupo de Touros Provados PNMGL EMBRAPA/ABCGIL, com PTA de 592,9 kg para leite e 94% de confi abilidade, tendo mais de 200 fi lhas avaliadas em 90 rebanhos. O reprodutor é fi lho de Radar dos Poços e Dengosa Mutum, que fi zeram história no Gir Leiteiro. Dengosa sagrou-se Grande Campeã Nacional e Melhor Úbere na ExpoMilk 2004,

Grande Campeã Expo Brasília 2004 e Melhor Úbere. Foi doze vezes Campeã Melhor Progênie de Mãe e detentora do título de Reservada Grande Campeã do Concurso Leiteiro da ExpoZebu 2006. Fardo foi Reservado Grande Campeão na ExpoZebu e na Megaleite, além de obter vários campeonatos de progênie de pai na Feileite, ExpoZebu e Megaleite, superando progênies de touros provados.

Suas fi lhas Daís Alambari (Reservada Grande Campeã Nacional e Recordista Fêmea Jovem na Megaleite 2014),

Sacada FIV Cabo Verde (Reservada Campeã ExpoZebu/2013), Valeska FIV Cabo Verde (Campeã Fêmea Jovem no Concurso Leiteiro de Passos) e Ofélia FIV (Bi-Grande Campeã em São José do Rio Preto e Araxá em 2015, Grande Campeã do Concurso Leiteiro de São José do Rio Preto e Campeã Fêmea Jovem em Araxá) brilham nas pistas e nos criatórios do País ao lado de diversas campeãs dentro do plantel consagrado da Fazenda Mutum, como Loren Mutum (Grande Campeã e Melhor Ú bere Jovem Uberlâ ndia 2015), Luna Mutum (Campeã Vaca Jovem Morrinhos 2015), Devassa FIV WAD (3ª Melhor Fêmea Ranking Nacional 2014/2015, Campeã Vaca Jovem e Melhor Úbere Jovem Megaleite, Paracatu e Morrinhos/2015, Campeã Fêmea Jovem no Concurso Leiteiro Megaleite e Paracatu/2015, Grande Campeã e Campeã Vaca Jovem Ituiutaba/2015, Reservada Campeã Vaca Jovem Nacional na Expogil/2015) e Dengosa WAD (Campeã Vaca Jovem Torneio Uberlâ ndia 2015).

Tatiane Tetzner, gerente de produto Leite Zebu da CRV Lagoa, destaca que “Fardo é homozigoto BB para Beta lacto-globulina e genótipo A2A2 para beta-caseína, com inúmeras fi lhas de destaque em produção e conformação funcional. O touro conta com sêmen convencional e sexado”.

Fardo FIV F. Mutum

Léo Machado, Luciana, Cecília, Tatiane Tetzner e Bruno Machado (esquerda para direita)

Page 16:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

16 Revista CRV Lagoa • Dezembro 2015

LEITE

LANÇAMENTO

A CRV Lagoa lançou o Catálogo Leite Zebu 2016, com as melhores opções entre as raças de leite zebuínas, contando, neste ano, com 18 novos reprodutores, sendo nove Gir Leiteiro, sete no Girolando e dois no Guzerá Leiteiro, além dos já consagrados destaques. Os reprodutores estão divididos por objetivos de seleção (efi ciência, produção, sanidade e teste de progênie), alinhados com as crescentes demandas quantitativas e qualitativas da pecuária leiteira nacional. Tatiane Tetzner, gerente de produto Leite Zebu da CRV Lagoa, explica que “o portfólio de produtos conta com uma genética moderna, com genealogias precisas e com o foco em uma seleta bateria de touros que atendam às expectativas dos clientes”. A edição digital do catálogo está disponível no site da CRV Lagoa e também nos aplicativos para Apple e Android.

RESULTADOS DA BATERIA CRV LAGOANO agRoLeite 2015

CRV LAGOA LANÇOU CatáLogo Leite zebu 2016

EVENTO

Filhas de touros da bateria CRV Lagoa conquistaram premiações no Agroleite 2015, realizado entre 20 e 24 de outubro, em Castro (PR). A Grande Campeã Novilha do Pardo-Suíço foi Kugler Galdina Tentation, fi lha de Cozy Nook Joel Tentation ET. A expositora é Bruna Maria Marques Kugler, do Sítio Paraíso, de Piraí do Sul (PR). Já a Campeã Bezerra Mirim da raça foi Kugler Hermosa Tentation, fi lha do mesmo reprodutor. No Jersey, Baladona San do Recanto dos Passarinhos, fi lha de San Renaissance Nogueira Montanhês, sagrou-se Reservada Grande Campeã e Campeã Novilha Menor na Exposição Nacional do Jersey, realizada durante o evento. O criador é José Delmiro Solak, também de Piraí do Sul (PR). No Holandês Vermelho e Branco, Klass Estrela 1521 TE, fi lha de Poos Stadel Classic, foi Campeã Bezerra Sênior. A fêmea é propriedade de Charles Hendrik Salomons, de Castro (PR).

PAPO COM O GERENTE

fRanCisCo oLiVeiRaGERENTE DE PRODUTO RAÇAS PURAS E PRODUÇÃO CORPORATIVA

Kugler Galdina Tentation - Grande Campeã Novilha do Pardo-Suíço

Entre o fi nal de setembro e o início de outubro, representei a CRV Lagoa no CRV USA VIP Tour 2015, nos Estados Unidos, junto com Leonardo Moreira, supervisor técnico no Rio Grande do Sul. Também participaram profi ssionais do Chile, Uruguai, Canadá, Estados Unidos, Holanda, República Tcheca, Irlanda, Espanha, China, Ucrânia, África do Sul e Alemanha. Na programação, visitamos fazendas-modelo em diversos estados, além do programa de seleção de touros americanos, o escritório da CRV, em Madison, e a World Dairy Expo, maior feira de raças leiteiras e equipamentos para esta atividade no mundo. Assistimos, ainda, um ciclo de palestras sobre alguns programas da CRV. A viagem foi maravilhosa! Tivemos oportunidade de conhecer amigos que trabalham com a CRV ao redor do mundo, além de visitar grandes propriedades de leite. Ouvimos dos produtores o quanto nossa genética está contribuindo para o crescimento de seus rebanhos. Você, amigo produtor, pode ter certeza que estamos aplicando, aqui no Brasil, muito do que vimos por lá, através da gestão inteligente do rebanho.

Page 17:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

Dezembro 2015 • Revista CRV Lagoa 17

GESTOR LEITE

EM 2015, GESTOR LEITE CHEGOU A 200.000 fÊmeas aVaLiaDas

Encontro de Inovações Tecnológicas em Castro (PR)

Fêmeas avaliadas pelo Gestor Leite expostas no Agroleite 2015

O ano de 2015 foi de consolidação para o Gestor Leite, programa de melhoramento genético para bovinos leiteiros da CRV Lagoa. Os números mostram isso: são 37 parceiros, atualmente com mais de 46.000 fêmeas ativas avaliadas. Em toda a história do programa, já foram avaliadas mais de 200.000 fêmeas.

Dentro do calendário de eventos voltados aos parceiros, em agosto a CRV Lagoa recepcionou dezenas de produtores, técnicos e estudantes para o 1º Encontro de Inovações Tecnológicas para a Pecuária Leiteira, realizado no Hotel Buganville, em Castro (PR), em parceria com a APCBRH (Associação Paranaense dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa).

O evento abordou novidades, resultados e oportunidades em melhoramento genético, reprodução e gerenciamento de rebanhos leiteiros, apresentando aos produtores soluções voltadas para a rentabilidade do negócio. Entre outras palestras, o especialista holandês Fokko Tolsma falou sobre manejo de vacas leiteiras para longevidade. Jaap Veldhuisen, coordenador do Núcleo Delta da CRV, abordou o programa de seleção de touros do grupo nos Estados Unidos.

Já em outubro, foi a vez do Agroleite 2015, em Castro (PR). O evento contou com exposição de vacas geneticamente avaliadas de parceiros do Gestor Leite. Excepcionais fêmeas da Genética ARM e da Agropecuária Harm foram expostas no evento, inclusive com avaliação genética. Além disso, a Fazenda Fini, a Chácara Borg e a Fazenda Analândia, celeiros de genética superior e parceiras do programa,

também tiveram animais em exposição. “Neste ano, o foco foi trabalhar os clientes e ter o máximo de efi ciência na busca por novos parceiros. Fechamos com mais de 700 vacas em lactação de novos clientes. O ano de 2016 será de desafi os, mas, ao mesmo tempo, de oportunidades, já que tivemos aumento da equipe. O Gestor Leite vai investir na continuidade, com crescimento em volume de vacas e na inovação, disponibilizando ferramentas para a aplicação do programa na gestão genética do rebanho”, informa Leonardo Maia, analista técnico do programa.

“Todo o investimento do produtor expressa o conceito da gestão inteligente do rebanho, em que o uso de soluções integradas maximiza os resultados técnicos e econômicos da propriedade”, conclui Cesar Franzon, gerente de Inovação e Rebanho da CRV Lagoa.

Page 18:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

18 Revista CRV Lagoa • Dezembro 2015

WilsonviEW M/Z storMY - Et (JErsEY)

Top para úbere. Produção aliada a conformação. Elevada vida produtiva e baixa CCS. Não registra fi lhos como PO.

sunsEt canYon dMitrY (JErsEY)

Muita saúde em suas fi lhas. As fi lhas de Dmitry são vacas saudáveis e funcionais.

dElta colorado (hvB)

Proveniente da Etazon Renate na linha paterna. Top em longevidade e conformação com muita sanidade. Indicado para novilhas.

aBEl - pEaK aBra JErod 787 (hpB)

Top para GTPI. Destaque para saúde, fertilidade e funcionalidade. Filhas com muito leite e elevados índices de sólidos.

pEn-col ss BoBBY (hpB)

Filhas extremamente produtivas com excelentes úberes. Prova muita equilibrada e com funcionalidade. Pacote completo: leite, sólidos, longevidade e fertilidade.

LEITE

dElta chEstnut (hpB)

Top para leite. O melhor de Chevrolet com família materna Snowfever. Frame mediano, destaque para úbere, tipo e saúde. Indicado para novilhas.

NOVIDADESLeite

LONGEVIDA

DE

PRODUÇÃO

SANIDADE

EFIC

IÊNC

IA

FERTILIDADE

PRODUÇÃO

ADE

EFIC

IÊNC

IA

FERTILIDADE

RAÇA

S PURAS

CORPORATIVO

PRODUÇÃO TROPICA

L

LONGEVIDA

DE

PRODUÇÃO

SANIDADE

EFIC

IÊNC

IA

FERTILIDADE

RAÇA

S PURAS

CORPORATIVO

PRODUÇÃO TROPICA

L

LONGEVIDA

DE

PRODUÇÃO

SANIDADE

EFIC

IÊNC

IA

PRODUÇÃO

ADE

EFIC

IÊNC

IA

RAÇA

S PURAS

CORPORATIVO

PRODUÇÃO TROPICA

L

LONGEVIDA

DE

PRODUÇÃO

SANIDADE

EFIC

IÊNC

IA

FERTILIDADE

RAÇA

S PURAS

CORPORATIVO

PRODUÇÃO TROPICA

L

LONGEVIDA

DE

PRODUÇÃO

SANIDADE

EFIC

IÊNC

IA

FERTILIDADE

PRODUÇÃO

ADE

EFIC

IÊNC

IA

FERTILIDADE

CORP

ORATIVO

PRODUÇÃO TRO

PICAL

RAÇAS PURAS

LONGEVIDA

DE

PRODUÇÃO

SANIDADE

EFIC

IÊNC

IA

FERTILIDADE

PRODUÇÃO

ADE

EFIC

IÊNC

IA

FERTILIDADE

PRODUÇÃO TRO

PICAL

CORP

ORATIVO

Page 19:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

Dezembro 2015 • Revista CRV Lagoa 19

lipE Fiv F. MutuM (gir lEitEiro)

Filho de Fardo. Touro jovem aprovado na pré-seleção, é destaque em aprumos, umbigo, pigmentação, fertilidade e temperamento, com genótipo beta-caseína A2A2. Está em Teste de Progênie, com previsão de resultado em 2022.

apocalipsE goli Fiv WtF da Estiva (girolando)

Girolando 5/8 proveniente do criatório WTF da Estiva, que já fez recordistas de produção. Tem pelagem muito consistente e família comprovada. Está em Teste de Progênie, com previsão de resultado em 2022.

FEdEral Bolton Fiv da MEdalha Milagrosa (girolando)

Girolando 5/8 de excelente genealogia. Seu pai, Bolton, é provado, com muito leite e especialista em transmitir excelente sistema mamário à sua progênie. Sua mãe, Opala, reúne pedigree único. Em Teste de Progênie, com previsão de resultado em 2022.

dadaMiYo poi da Jasdan (gir lEitEiro)

Genética POI. Seu avô Jasdan é um ícone de caracterização racial. É o 1º reprodutor de origem indiana a ingressar no TP do Gir Leiteiro PNMGL, aprovado na pré-seleção para fertilidade. Em Teste de Progênie, com previsão de resultado em 2022.

coBaltEr Fiv goldWYn JacuBa santa luZia (girolando)

Girolando 5/8 de genealogia excepcional. Possui fenótipo de equilíbrio, força leiteira e pelagem extremamente fi rme para utilização em regiões tropicais. Em Teste de Progênie, com previsão de resultado em 2022.

FulMinantE Fiv cal (gir lEitEiro)

Filho de Sansão, neto de Benfeitor. Sua mãe é um dos maiores VGs da Calciolândia. Aprovado na pré-seleção para fertilidade, destaque em CE, tipo funcional, aprumos, fertilidade, libido e temperamento. Em Teste de Progênie, com previsão de resultado em 2022.

LEITE

LONGEVIDA

DE

PRODUÇÃO

SANIDADE

EFIC

IÊNC

IA

FERTILIDADE

RAÇA

S PURAS

CORPORATIVO

PRODUÇÃO TROPICA

L

LONGEVIDA

DE

PRODUÇÃO

SANIDADE

EFIC

IÊNC

IA

FERTILIDADE

RAÇA

S PURAS

CORPORATIVO

PRODUÇÃO TROPICA

L

TEST

E DE PROGÊNIE

TEST

E DE PROGÊNIE

TEST

E DE PROGÊNIE

TEST

E DE PROGÊNIE

TEST

E DE PROGÊNIE

TEST

E DE PROGÊNIE

LONGEVIDA

DE

PRODUÇÃO

SANIDADE

EFIC

IÊNC

IA

FERTILIDADE

PRODUÇÃO TRO

PICAL

CORP

ORATIVO

Page 20:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

LEITE

20 Revista CRV Lagoa • Dezembro 2015

Fokko Tolsma e o cliente Marius Bronkhorst

PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENéTICO só funCionaRá Comuma boa gestão

A partir de agora, a cada edição, a CRV Lagoa vai publicar um artigo técnico relacionado às questões de gestão e manejo de gado leiteiro.

O autor é Fokko Tolsma, holandês e consultor técnico em gestão e manejo de gado leiteiro da CRV Lagoa. Segundo ele, todos os artigos são baseados em ciência e muita experiência prática.

Durante mais de 15 anos, ele veio da Holanda para o Brasil para ministrar treinamentos e seminários.

Ele é bem conhecido aqui no país, especialmente em relação às aulas

de manejo de casqueamento que foram realizadas em diferentes regiões. Também as suas visitas de suporte técnico às fazendas são muito apreciadas. Depois de uma visita sua pela fazenda, o produtor pode assimilar facilmente seus conselhos práticos e que são muito eficazes.

Através de cada mês, Fokko irá publicar um artigo novo sobre gestão, ressaltando a importância de um melhor gerenciamento e manejo à frente do processo produtivo.

Costuma-se dizer: “quando desenvolvemos um bom programa de melhoramento genético (como o

Gestor Leite, para bovinos leiteiros), podemos passar o negócio adiante”. Mas, para vacas leiteiras, além do programa de melhoramento genético, também é necessário ter um bom programa de gerenciamento e manejo inteligente do rebanho.

Na verdade, podemos dizer que, no caso da produção leiteira, 30% de melhoria decorrem do programa de melhoramento genético e 70% a partir dos resultados da gestão da própria empresa.

Sobre o gerenciamento e gestão de propriedades leiteiras, vamos publicar muitos artigos. Programa

Page 21:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

Dezembro 2015 • Revista CRV Lagoa 21

LEITEde melhoramento genético também receberá atenção, especialmente como o produtor precisa olhar para isso de uma forma prática e objetiva.Os primeiros artigos serão baseados na criação de bezerras. Sem uma boa bezerra, a futura vaca leiteira nunca vai produzir de forma otimizada.

Haverá também uma grande quantidade de informações e conhecimentos dedicados à alimentação e à fertilidade das vacas. Também a sanidade do rebanho vai ser retratada.

A CRV Lagoa deseja a você uma leitura prazerosa destes artigos e que eles te ajudem no gerenciamento inteligente do seu rebanho e no aumento dos resultados técnicos e financeiros da sua fazenda.

Vamos ao primeiro artigo:

a primeira lactação é muito importanteO produtor de leite pensa, muitas vezes, “como eu posso aumentar a produção das minhas vacas”? “Se eu usar boa genética para produção de leite, eu consigo”, mas, em muitos casos, a produção de leite não aumenta.

Encontrei um caso como o descrito acima em uma fazenda onde já trabalhava havia dez anos e tinha uma média de produção diária de 30 kg de leite/vaca, porém o fazendeiro estava lidando com esta situação.

Em muitos casos, isso acontece não em função do uso de uma boa genética. Podemos utilizar touros com genética positiva para a produção de leite e, mesmo assim, não obter o resultado esperado na próxima geração, uma vez que um sistema inadequado de alimentação e manejo na exploração tem um impacto negativo sobre a produção de leite.

Nestes casos, pode ser mais eficiente o uso de touros priorizando outras características e com genética menor para produção de leite.

Uma das coisas que o produtor precisa saber é que a primeira lactação, na verdade, fornece a base para a produção de leite nas próximas lactações. Uma novilha que produz pouco leite na primeira lactação irá gerar uma vaca que também produzirá menos leite nas lactações seguintes.

Quando uma novilha inicia a sua primeira lactação com 7.000 kg leite, a segunda e a terceira lactações virão com uma produção de leite de cerca de 8.500 e 9.000 kg leite/lactação, respectivamente. Neste caso, seria muito difícil obter uma produção de leite de 10.000 kg/lactação ou maior ainda.

Devido a esse fato, é desejável procurar obter uma ótima produção de leite da novilha na primeira lactação. Mas cuidado: para aumentar a produção de leite vitalícia não se deve forçar muito a produção da novilha na primeira lactação.

O produtor típico da Holanda gosta de ter uma novilha que atinge pico

de produção de 35 kg de leite/dia, secando com 25 kg/leite/dia.

Neste caso, são novilhas primíparas com uma boa persistência, como resultado de não se forçar muito a produção de leite delas.

Esta novilha dará 9.000 kg de leite na primeira lactação (uma média de 29,5 kg de leite/dia) e, nas duas próximas lactações, vai ser tornar uma vaca que automaticamente atingirá 10.500 kg de leite (34,4 kg/dia) e 11.000 kg de leite (36,0 kg/dia), na segunda e terceira crias, respectivamente.

Esta situação acima acontece se o produtor começa com uma excelente criação da bezerra e, ainda, com as novilhas e vacas em lactação sendo alimentadas num bom sistema. Métodos de criação e de alimentação mais específicos serão discutidos nos próximos artigos.

Fokko TolsmaConsultor Técnico em Gestão e Manejo de Gado Leiteiro da CRV

Page 22:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

22 Revista CRV Lagoa • Dezembro 2015

pAInT

Reunião anuaL Dos PaRCeiRos Paint (RaPP) FOI UM SUCESSOAo fechar 2015, o sentimento da equipe do PAINT, programa de melhoramento genético para bovinos de corte da CRV Lagoa, é de dever cumprido.

Dentre as muitas atividades realizadas durante o ano, a principal delas foi a Reunião Anual dos Parceiros PAINT (RAPP), tradicional encontro que reuniu mais de 100 pessoas em Ribeirão Preto e Sertãozinho em agosto.

Na programação do evento, palestras técnicas, apresentações de cases de sucesso, premiações e muita integração entre a equipe da Central e os parceiros.

“A RAPP traz maior sintonia entre todos. Abordamos temas técnicos, discussões sobre novas implementações, mostrando um pouco do trabalho que cada parceiro realiza em sua região”, destaca André Silva, gerente do PAINT.

Atualmente com 69 parceiros de todas as regiões brasileiras e do Paraguai, o PAINT comemorou 22 anos em 2015 com mais de 50 mil matrizes avaliadas e 41 mil emissões do Certifi cação Especial de Identifi cação e Produção (CEIP).

Vale lembrar também que em 2014 foi obtido o recorde histórico de mais de 1 milhão de avaliações em uma única safra.

“O PAINT nos mostrou o caminho a ser seguido, e, hoje, dividimos os resultados da nossa fazenda, que são bastante expressivos, com a equipe da CRV Lagoa por esse resultado. É uma soma dos esforços, da competência e da seriedade desse programa, em função desse intercâmbio de informações e conhecimentos que trocamos ao longo desses últimos 12 anos”, destacou Frederico Marcondes César, da São Clemente Pecuária, de São José dos Campos (SP).

Durante a RAPP, foram premiados os parceiros que se destacam na safra anterior:

maior ganho genético: Central del Paraguay – Fazenda Terra Vermelha – Capitan Baldo (Paraguai)maior percentual de candidatos a CeiP: Agropecuária Jelito Ltda. – Fazenda Luzilândia – Ibirapuã (BA)maior percentual de fêmeas precoces e maior percentual de candidatos a CeiP Premium: Paulo Barion – Fazenda Cachoeira dos Índios – Getulina (SP)Qualidade de banco de dados: Casa Fernandes Comércio e Pecuária – Fazenda Arara Vermelha – Medicilândia (PA)

sumário Paint Consolidado 2015A CRV Lagoa lançou durante a ExpoGenética 2015, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), o Sumário PAINT Consolidado 2015. A publicação do

Page 23:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

Dezembro 2015 • Revista CRV Lagoa 23

PAPO COM O GERENTE

anDRÉ De souzae siLVaGERENTE DO PAINT

PAPO COM O GERENTE

pAInT

programa de melhoramento genético para bovinos de corte da Central reafi rma o compromisso em disponibilizar ferramentas cada vez mais confi áveis para que os pecuaristas desenvolvam o rebanho ideal e, assim, conduzam seus negócios adiante.

De acordo com André Silva, “os parâmetros utilizados para que os reprodutores tivessem suas informações publicadas no sumário são ter, no mínimo, 90 progênies e acurácia de

70%”. A edição impressa apresenta os dados genéticos de 528 reprodutores, avaliados em 15 características.

Entre eles está o novo líder, Lítio AJ, destaque da bateria Nelore da CRV Lagoa, com Índice PAINT de 26.91.

“Dentre os 10 primeiros colocados para IPAINT e Índice a desmama, 7 são reprodutores que integram a bateria da CRV Lagoa, reafi rmando a reponsabilidade da Central e do PAINT em dispor ao mercado animais melhoradores que farão a diferença no rebanho. Além disso, entre os líderes, 40% são reprodutores nascidos dentro do PAINT”, enumera o gerente.

A seleção de animais superiores geneticamente foi feita com base em dados genômicos e implementada nesta edição de 2015, proporcionando uma ferramenta ainda mais acurada e assertiva.

Além das DEPs internas do PAINT, no sumário também são consolidadas informações dos sumários Aliança, CFM, ABCZ, Instituto de Zootecnia de Sertãozinho (IZ) e ANCP.

A pecuária de corte brasileira vive um momento diferenciado em sua história, com a demanda externa em alta, o consumo interno se mantendo aquecido e a produção de países concorrentes, como Austrália e Estados Unidos, em queda. Tivemos uma valorização forte da arroba de boi gordo. Isto refl ete em toda a cadeia da carne. Um exemplo disso é a valorização do bezerro de qualidade, que atingiu aproximadamente 100% de 2009 até o momento. Visto que essa alta nos preços seja para atender a confi nadores ou para fazer a reposição de matrizes, o setor de cria deve efetuar uma busca incansável por reprodutores e sêmen de animais comprovadamente melhoradores. Neste sentido, a responsabilidade do pecuarista que é produtor de genética se eleva. Podemos observar que, nestes últimos meses, a comercialização de animais oriundos de programas de melhoramento genético como o PAINT é crescente, seja através de sêmen ou mesmo de reprodutores. Por isso, você pode contar com a nossa equipe e a toda nossa estrutura. Em 2016, venha fazer parte do programa de melhoramento genético pautado na informação inteligente. Isso é PAINT. Isso é CRV Lagoa!

Page 24:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

24 Revista CRV Lagoa • Dezembro 2015

pAInT

O Sumário PAINT Consolidado 2015 pode ser acessado pelos aplicativos da CRV Lagoa no iPad e Android e pelo site www.crvlagoa.com.br.

iX Leilão Virtual Paint

A programação foi finalizada com grande sucesso na noite de 26 de agosto com a realização do IX Leilão Virtual PAINT, que ofertou machos e fêmeas da safra 2013.

O remate obteve R$ 1,1 milhão de faturamento, com média de R$ 19 mil para os machos e R$ 7.500 para as fêmeas – resultados superiores ao alcançado no ano passado. “O leilão foi um grande sucesso, com casa cheia e liquidez total. O mercado valorizou a genética PAINT e os animais obtiveram boas médias”, explica André Silva.

Foram colocados em oferta três reprodutores que foram escolhidos para integrar o time dos 12 que compõem o teste de progênie do programa: Zum de CV, PAINT Formoso e Servo Peça Rara, respectivamente dos parceiros Carlos Viacava, Sudamata Agropecuária e Peça Rara Agropecuária. Estes animais também já estão contratados para comercialização de sêmen pela CRV Lagoa.

Esses jovens reprodutores são o ápice da pirâmide do melhoramento genético, já saindo com avaliação genômica com elevada acurácia de seus dados, o que reflete em retorno garantido para os investidores.

“Gostaria de parabenizar a todos os colaboradores da CRV Lagoa e aos parceiros do PAINT que fazem do programa o grande sucesso que ele é, agregando valor nos rebanhos, disseminando genética e multiplicando resultados”, ressalta o gerente. “Foi um ano de trabalho árduo, em que superamos desafios e vencemos as adversidades, sempre proporcionando aos parceiros ganhos reais em desempenho e lucratividade na atividade pecuária. Para 2016, a certeza é de que teremos ainda mais gana de vencer, com crescimento sustentável, sempre pensando na qualidade do serviço prestado, na gestão genética do rebanho e na geração de informação inteligente”, finaliza.

Paul Vriesekoop, diretor-presidente da CRV Lagoa Alcides Torres, da Scot Consultoria

André Silva, César Rios (Agropecuária Jelito), Itamar Veloso (consultor CRV Lagoa) e Gerson Sanches

Ricardo Abreu e seu filho, Roseli e Paulo Barion (Fazenda Cachoeira dos Índios) e André Silva

Page 25:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

Dezembro 2015 • Revista CRV Lagoa 25

CORTE

ifeRt™: A FERRAMENTA PERFEITA PARA MEDIR O POTENCIAL REPRODUTIVO

Mensurar com precisão o potencial de fertilidade de reprodutores de corte em programas de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) tornou-se possível com o novo recurso que a CRV Lagoa desenvolveu para seus clientes: o IFert™, um índice determinado por meio de avaliação estatística a partir de uma ampla base de dados, que inclui 95.200 IATFs, contemplando mais de 270 reprodutores.

De acordo com André Dal Maso, gerente técnico de Serviços da CRV Lagoa, o IFert™ é gerado por meio de um filtro, onde fatores ligados aos lotes são isolados, a fim de avaliar apenas o “fator touro” dentro do resultado da IATF. “Todos os reprodutores pertencentes à base de dados são comparados entre si, formando-se uma conectabilidade com critérios estatísticos robustos, capazes de ajustar o potencial de fertilidade de todos os reprodutores dentro de uma única base de dados, seguindo um princípio de contemporaneidade”, explica.

Dessa forma, o índice IFert™ mostra a fertilidade ajustada do reprodutor dentro da base de dados avaliada e, através dele, é possível predizer a diferença esperada na taxa de concepção entre reprodutores, dentro de programas de IATF (considerando fêmeas com mesmo potencial reprodutivo). “Por exemplo, se um reprodutor A possui IFert™ 59 e um reprodutor B tem IFert™ 54, espera-se uma média de concepção 5 pontos percentuais maior para o touro A, quando utilizado em matrizes com mesma capacidade reprodutiva”, salienta Dal Maso.

eficácia – Quem já utiliza o IFert™ atesta os benefícios gerados, como é o caso do médico veterinário Marcelo Prado, da Fazenda Real, de Palmas (TO). Ele considera o índice uma ferramenta estratégica e eficiente para avaliar o potencial de fertilidade dos touros. “Anteriormente, utilizávamos um sistema próprio para a avaliação. Agora, o IFert™ facilitou e deu respaldo ao processo”, elogia.

Os médicos veterinários Danilo Pincinato e Lucas Peres, diretores da Clivar Consultoria, de Paraíso do Tocantins (TO), endossam a eficácia da ferramenta ao se comparar a fertilidade dos touros. Segundo Pincinato, tornou-se mais fácil escolher o melhor touro para utilização em programas de IATF, com maior probabilidade de se obter taxas de prenhez aceitáveis. Ao mesmo tempo, ele ressalta a credibilidade gerada pelo IFert™ no trabalho de seleção. “É um serviço que nos dá confiança na atualização dos touros e no índice de prenhez obtido”, complementa.

Professor titular do Departamento de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, Pietro Baruselli avalia que o IFert™ aumenta a probabilidade de êxito dos programas de inseminação artificial. “Cada touro tem uma

Page 26:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

26 Revista CRV Lagoa • Dezembro 2015

CORTE

característica particular da fertilidade. Um dos pontos mais importantes para o sucesso de um programa de inseminação artifi cial é a seleção do sêmen de reprodutores que efetivamente são férteis e possam dar maior garantia de prenhez. Nesse contexto, o IFert™ identifi ca os indivíduos mais férteis”, aponta.

exemplos – É possível constatar os diferenciais do IFert™ por meio de parâmetros obtidos em três lotes avaliados durante a estação de monta 2014/2015. No primeiro, totalmente sincronizado com o mesmo protocolo, foram incluídas 120 matrizes Nelore multíparas com escore corporal 3,0 e touros disponíveis no mercado, avaliados neste ano pelo IFert™.

Foi possível verifi car que existem diferenças signifi cativas nos resultados de concepção dos touros dentro de um mesmo lote. Animais com maior IFert™ apresentam resultados superiores à média do lote, ao passo que touros com índice IFert™ muito baixo prejudicaram o resultado geral.

A infl uência no resultado fi nanceiro do produtor ao se trabalhar com touros de potencial de fertilidade desconhecida pode ser medida considerando-se algumas premissas: uma fazenda com 1.000 matrizes; potencial de ganho genético a desmama de + 20 kg para bezerros nascidos da IATF; valor de mercado de R$ 6,50/kg de bezerro(a) desmamado(a); e um custo de R$ 45,00 por vaca inseminada (sêmen + protocolo + mão de obra).

O impacto direto no custo da prenhez, quando se compara o resultado do touro superior à média do lote, é de uma redução de 24% no custo e um incremento de R$ 21.840,00 no faturamento, no momento da venda dos bezerros, considerando apenas o ganho adicional de peso dos animais nascidos de IATF. Quando o resultado não é favorável, por se utilizar touros com fertilidade inferior ou desconhecidos, o impacto negativo no custo direto da prenhez de IATF atinge valores próximos aos 51%, além da queda de faturamento no momento da comercialização da produção.

O mesmo vale para lotes com baixo potencial de fertilidade, como pode ser visto no segundo caso: um lote com 120 matrizes Nelore, multíparas e de escore corporal 2,0, e touros disponíveis no mercado, avaliados no IFert™ 2015.

Em um cenário onde o grande desafi o era o escore corporal das matrizes, é possível notar que touros com índice IFert™ superior podem apresentar melhores resultados de concepção. Porém, fi ca nítida a importância do lote no resultado fi nal do programa de IATF.

Quando o cenário é mais favorável, como o observado no Lote 3, com animais bem manejados e com escore corporal superior, espera-se uma melhoria nos índices de IATF. Neste caso, o lote, totalmente sincronizado com o mesmo protocolo, contou com 150 matrizes Nelore multíparas, com escore corporal 3,0 e touros disponíveis no mercado, avaliados no IFert™ 2015.

Dal Maso fi naliza indicando como a principal vantagem em se utilizar o IFert™ como ferramenta na escolha dos reprodutores a diminuição do uso de touros com baixo potencial de fertilidade em programas de IATF. “Técnicos e clientes da CRV Lagoa podem esperar um incremento nas taxas de concepção quando utilizarem touros com IFert™ alto, o que proporciona mais segurança para os programas de IATF”, conclui.

Page 27:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

Dezembro 2015 • Revista CRV Lagoa 27

CORTE

Page 28:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

28 Revista CRV Lagoa • Dezembro 2015

CORTE

CONFIRA OS RESULTADOS DOCP CRV Lagoa 2015

LANÇAMENTO

Terminou no fi nal de novembro a edição 2015 do Centro de Performance CRV Lagoa. Participaram 451 animais de 60 diferentes criadores, de 10 estados brasileiros, das raças Angus, Braford, Devon, Nelore, Senepol, Sindi e Tabapuã. Conheça abaixo os campeões de cada raça. Todos foram contratados para integrar a bateria de reprodutores da CRV Lagoa.

angus: Rana 078 Inhanduí 743 502, de Rodrigo Arnt e Nilo Arntbraford: Mãe Rainha P05 Metralha, de Agronegócios Mães RainhaDevon: Bacharel AS 609 de Santa Alice 1146, de Sucessão Armando A. Ribasnelore: Heringer Musgo, de Dalton Dias Heringersenepol: Protheus da 3G Senepol FIV, de Paulo Garciasindi: Gheru Porangaba, de Felipe Miguel Roncaratti Curitabapuã: Orto do Gregg, de Márcio Henry Gregg

Mais destaques do CP CRV Lagoa também foram contratados pela CRV

PAPO COM O GERENTE

CRistiano LeaLGERENTE DE PRODUTOCORTE EUROPEU

PAPO COM O GERENTE

Lagoa: S2 Prime Cut 1450 Priority 7283, de Agropecuária HJ SA (Angus); Orfeu da Fumaça 817, da Agropecuária Fumaça Ltda (Angus); Palmeira 1904, de Cláudio Plácido Silva Ribeiro (Devon); Motrisa 9079, de Moinhos de Trigo Indígena SA (Braford); Fênix da Koelpe, de Érik Petter (Senepol); OV Alasca FIV, de Kélvio Silva, da Ouro Verde Agropecuária (Senepol); e Acelerado das Nascentes, de Eldney José Carvalho (Tabapuã).

Leilão Virtual CP soledadeNo dia 14 de novembro foi realizado o Leilão Virtual CP CRV Lagoa Soledade, promovido pela CRV Lagoa em parceria com a Senepol Soledade, de Ricardo Carneiro. Foram negociados 37 lotes (27 machos e 10 fêmeas), com faturamento total de R$ 863.080,00. A média entre os machos foi de R$ 15.029,00, enquanto nas fêmeas foi de R$ 44.266,00. O lote mais valorizado foi Fênix da Koelpe, que teve 50% de sua propriedade comercializada por R$ 54.000,00 para Giuliano Jorge Wassal.

Animais Braford do CP CRV Lagoa

Reunião do Comitê Técnico do CP CRV LAGOA

O cruzamento entre raças tem sido utilizado na pecuária como forma de incrementar a produção. A utilização de raças taurinas no cruzamento com raças zebuínas tem como resultado a produção de heterose, com combinação de méritos genéticos de diferentes raças em um único indivíduo e possibilidade de incorporação de material genético desejável de forma rápida através da IA. A utilização de raças de ciclo curto permite ao produtor ser mais efi ciente, elevando a velocidade de terminação, aumentando a capacidade de suporte e o giro do capital. Mas apenas o cruzamento vai garantir a satisfação do consumidor? Os produtores têm a orientação sobre qual produto devem produzir para atender o consumidor fi nal? É importante entender que só o cruzamento não garante que vamos produzir carne de qualidade. Há necessidade de se buscar maior entendimento das relações existentes entre genótipo, ambiente e exigência de mercado para que se consiga otimizar a produção, não só alcançando maior produtividade, competitividade e efi ciência, mas também estabelecendo sistemas de produção que sejam sustentados a médio e longo prazos, entregado ao mercado o produto que ele deseja. Ou seja, precisamos nos profi ssionalizar para entregar ao mercado o produto que ele busca: carne.

Page 29:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

Dezembro 2015 • Revista CRV Lagoa 29

CHumbo aJ REFORÇA BATERIANELORE DA CRV LAGOA

NOVIDADE

A CRV Lagoa anunciou um importante reforço para sua bateria da raça Nelore: trata-se do touro Chumbo AJ. O reprodutor congelou 500 doses de sêmen logo em seu primeiro salto. O que mais impressionou é que, após três saltos, o touro congelou 1.149 doses. Provado no Sumário PAINT Consolidado e no Sumário Aliança, Chumbo é destaque para produzir animais de conformação mediana, com precocidade e musculosidade muito acima da média (Deca 1). Filho de Kulal AJ, Chumbo também é uma ótima opção, com mais de 1 desvio-padrão para PEi e PEip, característica que contribui para precocidade sexual das fêmeas. “A bateria de Corte Zebu da CRV Lagoa está fortalecida com a contratação de Chumbo AJ. Trata-se de um touro de destaque e que já terá sêmen para a próxima estação de monta. A CRV Lagoa agradece a parceria da Semente Paso Ita, que está começando em alto nível. A qualidade genética é inquestionável e aliada a elevada acurácia, só podendo resultar em aumento de produtividade”, destaca Rodrigo Dias, gerente de produto Corte Zebu da Central.

PAPO COM O GERENTE

RoDRigo DiasGERENTE DE PRODUTOCORTE zEBU

PAPO COM O GERENTE

Avesso TE da Bela

CatáLogo CoRte zebu 2016

LANÇAMENTO

Está disponível no site da CRV Lagoa e nos aplicativos para dispositivos Apple e Android o Catálogo Corte Zebu 2016, lançado durante a ExpoGenética 2015, em Uberaba (MG). A CRV Lagoa disponibiliza ao mercado as melhores opções entre as raças de corte zebuínas, contando com 17 novos reprodutores, além dos já consagrados destaques da sua bateria. Estão na publicação os mais importantes touros do segmento, incluindo os bicampeões do Sumário PMGZ/ABCZ e do Sumário Aliança: Neval da EAO e Lítio AJ, que também lidera o Sumário PAINT Consolidado 2015. Também constam os touros Top para IFert™ e os líderes do CP CRV Lagoa.

CORTE

A globalização e o fácil acesso à informação, ao conhecimento e aos canais de comunicação tornam as notícias obsoletas em poucos segundos. As relações pessoais e profi ssionais, o mercado consumidor, as economias e até mesmo os produtos podem ser bons e vantajosos hoje, mas amanhã deixarão de ser. Como estamos lidando com as mudanças? As mesmas respostas que dávamos há 15 anos provavelmente já não servem para suas respectivas perguntas nos tempos de hoje. Como enxergamos este cenário? Convido todos a pensarmos juntos nas consequências e exigências desta situação, entendendo o dinamismo do contexto atual e buscando uma maneira de aproveitarmos de forma efi caz as oportunidades oferecidas. Pensem nas necessidades do mercado pecuário de hoje. O que ele realmente demanda? A CRV Lagoa também está mudando constantemente. Nosso portfólio de produtos e serviços está sempre buscando atender aos seus clientes. As novidades são muitas e os lançamentos não param: Latim do IZ, Lanchudo da Di Gênio, Sertanejo 3, Barem JL da BAMA, são alguns exemplos. É importante que o leitor leve e adapte este conceito de mudanças para o setor agropecuário e compreenda a necessidade de implementar novas estratégias e ferramentas de trabalho no mercado de hoje.

Page 30:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

30 Revista CRV Lagoa • Dezembro 2015

CORTE

Prof. Dr. José Bento Sterman Ferraz

DIVISOR DE ÁGUAS DO NELORE MODERNO, TOURO COMPLETOU 15 ANOS RUMO A

1 MILHÃO DE DOSES COMERCIALIzADAS

BACKUP

No dia 17 de outubro, o touro Backup, recordista de produção de sêmen da bateria Nelore da CRV Lagoa, completou 15 anos. Com mais de 850 mil doses produzidas e comercializadas – números que o tornam recordista mundial da raça – e mais de 450 mil produtos nascidos, Backup mantém-se na liderança das avaliações genéticas nos diferentes sumários, tornando-se um ícone quando a referência são as provas.

Para quem busca excepcional produção com confiabilidade para o seu rebanho, Backup é a escolha certa. Com linhagem paterna IZ e Golias e proveniente do núcleo PO da seleção da Agro-Pecuária CFM, o reprodutor conta com mais de 25 mil filhos avaliados no Sumário PAINT Consolidado 2015. Com MGT de 19,57 na ANCP 2015, além de 9.824 filhos avaliados em 197 rebanhos, Backup é indicado, preferencialmente, para o sistema de produção semi-intensivo.

De propriedade de um condomínio formado pela CRV Lagoa em conjunto com Ricardo de Castro Merola, João Roberto Françolin, Pedro Novis e Iporanga Agropecuária, Backup foi descoberto no teste de performance CAT, em 2001, que era realizado nos mesmos moldes do atual Centro de Performance CRV Lagoa. A partir daí, virou sinônimo de eficiência e de recordes, produzindo sêmen desde 2002. Desde então, já bateu diversos recordes de produção e comercialização.

No Sumário PAINT Consolidado 2005, o touro foi o número 1, com avaliação completa de 94 filhos. Em 2008, recebeu o troféu Palheta de Ouro, quando ultrapassou as 250 mil doses de sêmen produzidas. Em 2010, atingiu a marca de 415 mil doses produzidas. Pouco mais de um ano depois, em 11 de novembro de 2011, Backup sagrou-se o novo recordista brasileiro de produção de sêmen na raça, com mais de 463 mil doses produzidas.

“Backup é o divisor de águas no Nelore moderno, sendo referência nas características econômicas de produção com eficiência. Além de todos os recordes atingidos, ele é considerado como o grande avô materno da atualidade. Suas filhas são de elevada

Page 31:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

Dezembro 2015 • Revista CRV Lagoa 31

CORTEPAPO COM O GERENTE

RiCaRDo abReuGERENTE CONTAS CORTE

Estamos nos deparando com valorização nos preços no mercado de corte na cria, no valor da arroba e também no ágio do bezerro em relação ao boi gordo. A genética, mediante o preço médio da dose de sêmen, sofreu poucas alterações. Vê-se um progresso tecnológico alcançado e utilizado como padrão pela maioria dos pecuaristas nas áreas da nutrição, sanidade, e, recentemente, na gestão. Mas não vemos esta mesma intensidade no uso da genética ideal. Considerando esses cenários, será que se alcançou o ápice de valores na pecuária de corte? Esperamos, no mínimo, uma constância na valorização, principalmente pela relação oferta/demanda. É até comum nos depararmos com bezerros desmamados com 210 ou 215 quilos (ajustados aos 205 dias), mas temos um desvio signifi cativo neste peso: a idade de desmama, com rebanhos de 150 ou 160 quilos, e rebanhos produtivos alcançando 240 quilos, considerando um sistema de produção a pasto com suplementação estratégica. Por isso, podemos e devemos intensifi car o uso da genética ideal e do melhoramento genético. Em 2016, a CRV Lagoa chega aos seus 45 anos de existência. Podem continuar contando com os nossos produtos e serviços para o seu progresso.

habilidade materna e verdadeiras mães para as suas crias” ressalta Ricardo Abreu, gerente do departamento Corte da CRV Lagoa. Na avaliação de Rodrigo Dias, gerente de produto Corte Zebu da Central, “Backup prova com números sua superioridade genética: são 17 fi lhos e 7 netos em centrais de IA. A elevada acurácia alcançada refl ete a segurança e confi ança na genética deste reprodutor. Backup é, sem sombra de dúvidas, um reprodutor que continua atual e tem espaço no rebanho brasileiro para continuar trilhando sua história de sucesso. Acredito que ele seja o touro Nelore de maior importância, contribuição genética e econômica para a pecuária brasileira até hoje”, afi rma.

sucessoAo longo desses 15 anos, Backup se notabilizou entre os pecuaristas e parceiros da CRV Lagoa como um extraordinário pai e, especialmente, um proeminente avô raçador. Em suma, um verdadeiro bilhete premiado, nas palavras de Pedro Novis, da Fazenda Guadalupe. “Achar um touro com as qualidades dele tem uma dose de sorte. Ele viabilizou um grande estouro de venda de sêmen Nelore no Brasil e no mundo, com uma qualidade de produção fantástica”, destaca.

Segundo Lourenço Campo, da Central Leilões, Backup foi o touro de maior impacto na raça Nelore em termos de precocidade e desenvolvimento de um biótipo adaptado ao campo. “Ele proporcionou uma enorme contribuição. A genética dele pode ser

encontrada por toda parte. A demanda pelas fi lhas ainda é muito elevada. Backup é, de fato, um raçador, um verdadeiro divisor de águas”, resume.

“Considero o Backup como um dos principais avôs maternos da raça Nelore. Suas fi lhas parem todo ano, emprenham facilmente e têm um escore corporal fantástico. É um touro que fez a história da raça Nelore, líder de mercado”, enaltece Gilberto Honório, da Guto Assessoria. Já Willian Koury, do criatório Nelore Jandaia, elogia a capacidade reprodutiva das fi lhas de Backup. “Temos mais de 100 delas na propriedade. A utilização do Backup traz uma rentabilidade maior do que a média dos touros em coleta no Brasil atualmente”, garante.

A avaliação é endossada por Valdenilson Cordeiro Mendes, da Peça Rara Agropecuária, parceiro do PAINT, que classifi ca o touro como um reprodutor diferenciado. “As fi lhas possuem grande habilidade materna. Recomendo a utilização do sêmen do Backup a todos os pecuaristas”, indica.

PromoçãoA CRV Lagoa realizou uma grande promoção para comemorar os 15 anos de Backup. Em apenas duas semanas, foram comercializadas mais de 80 mil doses de sêmen do reprodutor. Somente no dia 14 de outubro, durante programa ao vivo exibido pelo Canal do Boi, foram vendidas mais de 15 mil doses. Dessa forma, Backup caminha rumo ao recorde absoluto de 1 milhão de doses vendidas.

Page 32:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

32 Revista CRV Lagoa • Dezembro 2015

tradiÇÃo aZul dEnsitY 4640 (angus)

Foi destaque rústico na Expointer 2014. Com pedigree americano, é fi lho de SAV Density em vaca Traveler 6807. Participa do programa Touro Jovem Promebo, sendo Deca 1 para índice a desmama e sobreano.

Massai (BonsMara)

Top 0,1% no Sumário Qualitas – Bonsmara. 100% linhagem sul-africana. Neto de dois dos maiores raçadores sul-africanos. Touro de destaque para as características de desempenho somadas a precocidade sexual e musculatura.

CORTE

capanE 27 groWsaFE (angus)

Pedigree 100% preto. Destaque no CP CRV Lagoa 2014. Número 1 para efi ciência alimentar.

s2 oscar 2034 13080 s2 11063 (angus)

Destaque da raça no Centro de Performance CRV Lagoa 2014. Touro de elevada precocidade e musculatura. Pedigree 100% americano e homozigoto para pelagem preta.

pWM nEtuno (siMEntal)

Touro de maior volume já criado pela Casa Branca. Sua avó materna foi a vaca do ano na África do Sul. É fi lho de Pioneer. Indicado para produção de animais de elevada velocidade de ganho de peso com musculatura volumosa.

NOVIDADESCoRte euRoPeu

El JiMador da Mata Fiv (sEnEpol)

Foi o Grande Campeão da raça no Centro de Performance CRV Lagoa 2014. É o primeiro fi lho de Hércules 6801 em coleta no Brasil. Destaque para todas as características de desempenho, em especial para Peso Final, CE e AOL.

SEM

IEXTENSIVO

SEM

IEXTENSIVO

SEM

IEXTENSIVO

SEM

I-INTENSIVO

SEM

I-INTENSIVO

INTE

NSIVO

Page 33:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

Dezembro 2015 • Revista CRV Lagoa 33

BarEM Jl da BaMa (nElorE)

Excelente biótipo, destacando-se pelo seu volume e qualidade de musculatura e precocidade de terminação. Régua de DEPs positiva para 14 características no Sumário Geneplus Embrapa, destacando-se como Top 0,1% para características PS, PED e AOL. Indicado nas linhagens 1646 da MN, Ludy, Visual e Iguaçu.

lanchudo da di gênio (nElorE)

Touro jovem pré-selecionado para o PNAT 2015, com iABCZ 18,08, Top 3%. Filho de Bitelo DS. Campeão da PGP da Fazenda Di Gênio. Sua mãe é doadora na seleção Di Gênio. Indicado para linhagens 1646 da MN e Quark COL.

B1909 da Jandaia (nElorE)

Touro jovem da seleção Nelore Jandaia, tem frame equilibrado e carcaça harmônica. Foi um dos animais mais valorizados do Leilão Boi com Bula 2015. Indicado em fêmeas de frame médio das linhagens 1646 da MN, Ramo da MN e Ludy.

sErtanEJo 3 tE guadalupE (nElorE)

Expressão máxima para produção com ótima característica racial. Pode ser utilizado para produção de carne e em rebanhos PO que participam de programas de melhoramento genético. Indicado nas linhagens Visual, Iguaçu e IZ.

astro tul (nElorE)

Touro jovem da seleção da Tulipa Agropecuária. Destaque nos sumários Aliança e PAINT, sendo Deca 1 em ambos para Índice Final. Indicação direta em fêmeas linhagens kulal, PAINT Impacto e PAINT Esteio.

cElErE Jrg (nElorE)

Linhagem baiana. Conhecido pela produção em ambiente desafiador, com sistemas de baixo aporte nutricional. Sinônimo de produtividade, rusticidade e habilidade materna. Campeão da PGP, estando acima da média 139,2% para GMD.

NOVIDADESCoRte zebu

CORTE

SEM

IEXTENSIVO

SEM

IEXTENSIVO

SEMI-INT

ENSIV

O

SEM

IEXTENSIVO

SEMI-INT

ENSIV

O

SEM

I-INTENSIVO

SEM

IEXTENSIVO

SEMI-INT

ENSIV

O

INTE

NSIVO

Page 34:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

34 Revista CRV Lagoa • Dezembro 2015

AGENDA DE CURSOS

CURSO DE IA

» Diversas datas

CURSO PERFORMANCE TOTAL

» 25 a 29 de janeiro

» 28 de março a 1 de abril

CURSO DE IATF

» 17 a 19 de fevereiro

» 18 a 20 de abril

CURSO MGA PAINT

» 16 a 18 de março

CURSO DE ANDROLOGIA

» 7 a 9 de abril

CURSO PERFORMANCE EM CAPATAZIA

» 1 a 3 de junho

EnSInO AvAnçAdO

baLanÇo PositiVo DO ENSINO AVANÇADO CRV LAGOA EM 2015

Baixe um leitorQr code e fotografe o código para acessar a página dos cursos do Ensino Avançado CRV Lagoa

Balanço positivo nos cursos do Ensino Avançado CRV Lagoa em 2015. Foram 428 alunos formados no Curso de Inseminação Artificial tradicionalmente realizado na Central, além daqueles treinados nas fazendas dos clientes, através de cursos customizados. Já nos cursos presenciais, a CRV Lagoa contou com 207 alunos ao longo do ano, que procuraram a empresa para atender a demanda de informações sobre temas como andrologia bovina, IATF, gerenciamento de fazendas e melhoramento genético.

Para André Dal Maso, gerente técnico de Serviços da CRV Lagoa, investir nos colaboradores é a forma mais rápida de se atingir os objetivos da empresa. “Existem inúmeras tecnologias capazes de otimizar a atividade pecuária. No entanto, todas precisam de pessoas capacitadas em sua execução. É necessário investir, cada vez mais, na formação dessas pessoas, pois os resultados dependem diretamente disso”, destaca. “Isso vai de encontro aos objetivos da CRV Lagoa, como agregar valor aos nossos clientes”, completa.

Fernanda Gutierrez, assistente técnica de Serviços da Central, informa que em 2016 serão implantados novos cursos. “Todos eles pautados em solicitações feitas durante 2015. Com tudo isso, nossos alunos podem contar com o Ensino Avançado não apenas como fonte única de informações, mas, sim, como uma formação continuada, atualizando seus conhecimentos de acordo com a evolução da atividade pecuária”, finaliza.

Page 35:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance

Dezembro 2015 • Revista CRV Lagoa 35

vITRInE

Com mais de 51 anos de experiência no mercado, a Casale é uma das empresas mais inovadoras do setor de máquinas para pecuária.

A Casale é reconhecida pela sua qualidade superior e pela confi ança gerada através do compromisso com o produtor. Constantemente investe no desenvolvimento de novos equipamentos, em serviços e na modernização de seu parque industrial.

Hoje, a empresa dispõe de um portfólio com 92 produtos distribuídos em cinco linhas, com destaque para as misturadoras e distribuidoras de ração a pasto com tecnologia exclusiva em alcance mundial.

Um dos destaques é o Feeder SC, o primeiro distribuidor de ração a pasto com sistema GeoPec Control - balança, GPS e gestão por relatórios -, que oferece ao pecuarista a oportunidade de acompanhar toda a operação de sua fazenda. O equipamento

CasaLe, UMA EMPRESA EM CONSTANTE EVOLUÇÃO

(16) 3411.5000www.casale.com.br

distribui a ração no cocho ou piquete, evitando desperdício de alimentos e ajudando o criador a economizar.

Disponível em modelos com capacidades de 4,5, 7,5 e 20m³ (3, 5 e 13 ton, respectivamente).

Conheça a linha completa de soluções da Casale acessando o site: www.casale.com.br. Nossos contatos são: (16) 3411-5000 / (16) 99798-4268 / (16) 98122-9925.

Em dois anos de operação comercial no Brasil e desenvolvimento de produtos no campo, a De Heus conquistou a confi ança do pecuarista brasileiro. Consolidou três unidades industriais, lançou novos conceitos de nutrição, criou um novo padrão de efi ciência nutricional e esteve sempre ao lado do produtor, desenvolvendo programas nutricionais customizados.

Por isso, a De Heus tornou-se sinônimo de melhor relação “nutriente-benefício” na bovinocultura, inovando na pecuária leiteira e conquistando cada vez mais prestígio na pecuária de corte, onde já fornece, por exemplo, 6% da nutrição para confi namento.

Os benefícios e diferenciais da tecnologia De Heus impactam positivamente os principais fatores que fazem a rentabilidade do pecuarista no campo da nutrição: aporte adequado de nutrientes; melhor aproveitamento da dieta; balanceamento na medida certa,

De Heus é TECNOLOGIA DE PONTA... E PONTO

(19) 3522.5609www.deheus.com.br

sem excessos que aumentam o custo; e ganho de peso maior e mais rápido. Um conceito de dieta total, para um desempenho muito mais alto dos rebanhos.

Tudo isso assegurado por mais de 100 anos de tradição em nutrição animal, presença em mais de 50 países e uma estrutura, no Brasil, que envolve modernas instalações e equipamentos, sistema de rastreabilidade total das matérias primas, laboratório de última geração e suporte técnico com especialistas em nutrição e saúde animal.

Além disso, a De Heus mantém integração técnica com a matriz na Holanda e as 35 fábricas da empresa em todo o mundo, proporcionando desenvolvimento e atualização contínua da equipe de campo, que assim leva até você um conceito mundial de excelência em serviços nutricionais.

Page 36:  · Sumário PAINT Consolidado 2015 e o IX Leilão Virtual PAINT. Ainda no segmento corte, temos o lançamento do Catálogo Corte zebu 2016, mostramos como foi o Centro de Performance