steindlersteindler, em 1955, sugeriu que o corpo humano...

19

Upload: lamtuyen

Post on 09-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SteindlerSteindlerSteindlerSteindler, em 1955, sugeriu que o corpo humano , em 1955, sugeriu que o corpo humano , em 1955, sugeriu que o corpo humano , em 1955, sugeriu que o corpo humano poderia funcionar como uma cadeia, constituída por poderia funcionar como uma cadeia, constituída por poderia funcionar como uma cadeia, constituída por poderia funcionar como uma cadeia, constituída por uma séria de segmento rígidos conectados por juntas.uma séria de segmento rígidos conectados por juntas.uma séria de segmento rígidos conectados por juntas.uma séria de segmento rígidos conectados por juntas.

É a combinação de varias ações articulares que unem É a combinação de varias ações articulares que unem É a combinação de varias ações articulares que unem É a combinação de varias ações articulares que unem segmentos sucessivos.segmentos sucessivos.segmentos sucessivos.segmentos sucessivos.

2 2 2 2 –––– tipos : aberta e fechada.tipos : aberta e fechada.tipos : aberta e fechada.tipos : aberta e fechada.

CADEIA CINÉTICA ABERTA

Em Em Em Em ccaccaccacca segmento distal está livre para se mover.segmento distal está livre para se mover.segmento distal está livre para se mover.segmento distal está livre para se mover.

Movimento produzido pelo musculo agonista.Movimento produzido pelo musculo agonista.Movimento produzido pelo musculo agonista.Movimento produzido pelo musculo agonista.

CADEIA CINÉTICA FECHADA

O segmento distal está fixo e as partes proximais move O segmento distal está fixo e as partes proximais move O segmento distal está fixo e as partes proximais move O segmento distal está fixo e as partes proximais move –––– se.se.se.se.

O movimento é funcional onde a suporte de peso com contração de ambos grupos O movimento é funcional onde a suporte de peso com contração de ambos grupos O movimento é funcional onde a suporte de peso com contração de ambos grupos O movimento é funcional onde a suporte de peso com contração de ambos grupos musculares. Agonista e antagonista.musculares. Agonista e antagonista.musculares. Agonista e antagonista.musculares. Agonista e antagonista.

CADEIA CINÉTICA ABERTA

FORTALECIMENTO: EX COM RESISTÊNCIA ELÁSTICA FORTALECIMENTO: EX COM RESISTÊNCIA ELÁSTICA FORTALECIMENTO: EX COM RESISTÊNCIA ELÁSTICA FORTALECIMENTO: EX COM RESISTÊNCIA ELÁSTICA PARA FORTALECIMENTO DA MUSCULATURA FLEXORA PARA FORTALECIMENTO DA MUSCULATURA FLEXORA PARA FORTALECIMENTO DA MUSCULATURA FLEXORA PARA FORTALECIMENTO DA MUSCULATURA FLEXORA DA COXA.DA COXA.DA COXA.DA COXA.

O segmento distal está livre no espaço e o segmento proximal esta fixo.

O segmento distal movimenta – se em relação o segmento proximal. A origem é fixa e a contração muscular produz força na inserção

C.C.A - CARACTERISTICAS

AUMENTO DAS FORÇAS DE ACELERAÇÃO.AUMENTO DAS FORÇAS DE ACELERAÇÃO.AUMENTO DAS FORÇAS DE ACELERAÇÃO.AUMENTO DAS FORÇAS DE ACELERAÇÃO.

DIMINUIÇÃO DAS FORÇAS DE RESISTÊNCIAS.DIMINUIÇÃO DAS FORÇAS DE RESISTÊNCIAS.DIMINUIÇÃO DAS FORÇAS DE RESISTÊNCIAS.DIMINUIÇÃO DAS FORÇAS DE RESISTÊNCIAS.

AUMENTO DAS FORÇAS DE DISTRAÇÃO E DAS ROTACIONAIS.AUMENTO DAS FORÇAS DE DISTRAÇÃO E DAS ROTACIONAIS.AUMENTO DAS FORÇAS DE DISTRAÇÃO E DAS ROTACIONAIS.AUMENTO DAS FORÇAS DE DISTRAÇÃO E DAS ROTACIONAIS.

AUMENTO DA DEFORMAÇÃO DOS MECANORRECEPTORES ARTICULARES E AUMENTO DA DEFORMAÇÃO DOS MECANORRECEPTORES ARTICULARES E AUMENTO DA DEFORMAÇÃO DOS MECANORRECEPTORES ARTICULARES E AUMENTO DA DEFORMAÇÃO DOS MECANORRECEPTORES ARTICULARES E MUSCULARES.MUSCULARES.MUSCULARES.MUSCULARES.

FORÇAS DE ACELERAÇÃO CONCÊNTRICA E DESACELERAÇÃO EXCÊNTRICA.FORÇAS DE ACELERAÇÃO CONCÊNTRICA E DESACELERAÇÃO EXCÊNTRICA.FORÇAS DE ACELERAÇÃO CONCÊNTRICA E DESACELERAÇÃO EXCÊNTRICA.FORÇAS DE ACELERAÇÃO CONCÊNTRICA E DESACELERAÇÃO EXCÊNTRICA.

SIMULA DEMANDA FUNCIONAL EXERCÍDA SOBRE O SEGMENTO DURANTE VÁRIASATIVIDADES.

PROPRIOCEPÇÃO – PRÔVE INFORMAÇÃO RELACIONADA AO POSICIONAMENTO, MOVIMENTO,ACELERAÇÃO E VELOCIDADE, ARTICULAR E TENSÃO MUSCULOTENDÍNEA.

CCF – CARACTERISTICAS

Aumento das forças de compressão articular.Aumento das forças de compressão articular.Aumento das forças de compressão articular.Aumento das forças de compressão articular.

Aumento da congruência articular , e portanto dar, estabilidadeAumento da congruência articular , e portanto dar, estabilidadeAumento da congruência articular , e portanto dar, estabilidadeAumento da congruência articular , e portanto dar, estabilidade

Diminuição das forças de cisalhamento e de aceleração.Diminuição das forças de cisalhamento e de aceleração.Diminuição das forças de cisalhamento e de aceleração.Diminuição das forças de cisalhamento e de aceleração.

Aumento das forças de grande resistência.Aumento das forças de grande resistência.Aumento das forças de grande resistência.Aumento das forças de grande resistência.

Estimulação dos proprioceptores .Estimulação dos proprioceptores .Estimulação dos proprioceptores .Estimulação dos proprioceptores .

Aumenta da estabilidade dinâmica.Aumenta da estabilidade dinâmica.Aumenta da estabilidade dinâmica.Aumenta da estabilidade dinâmica.

cocococo---- contração dos músculos agonistas e antagonistas.contração dos músculos agonistas e antagonistas.contração dos músculos agonistas e antagonistas.contração dos músculos agonistas e antagonistas.

São essenciais para treinamento específico para esporte e reabilitação, porque a maioria São essenciais para treinamento específico para esporte e reabilitação, porque a maioria São essenciais para treinamento específico para esporte e reabilitação, porque a maioria São essenciais para treinamento específico para esporte e reabilitação, porque a maioria de atividades são realizadas na postura de suporte de peso.de atividades são realizadas na postura de suporte de peso.de atividades são realizadas na postura de suporte de peso.de atividades são realizadas na postura de suporte de peso.

MINI AGACHAMENTO OU DESLIZAMENTO NA PAREDE

Esses exercícios envolvem a extensão simultânea do quadril e do joelho e são realizados na Esses exercícios envolvem a extensão simultânea do quadril e do joelho e são realizados na Esses exercícios envolvem a extensão simultânea do quadril e do joelho e são realizados na Esses exercícios envolvem a extensão simultânea do quadril e do joelho e são realizados na aaaamplitude de 0 a 40 graus. A medida que o quadril se estende, o reto femoral contrai mplitude de 0 a 40 graus. A medida que o quadril se estende, o reto femoral contrai mplitude de 0 a 40 graus. A medida que o quadril se estende, o reto femoral contrai mplitude de 0 a 40 graus. A medida que o quadril se estende, o reto femoral contrai excentricamente, ao mesmo tempo que os excentricamente, ao mesmo tempo que os excentricamente, ao mesmo tempo que os excentricamente, ao mesmo tempo que os isquiotibiaisisquiotibiaisisquiotibiaisisquiotibiais contrai concentricamentecontrai concentricamentecontrai concentricamentecontrai concentricamente

Subir degraus Subir degraus Subir degraus Subir degraus lateralmentelateralmentelateralmentelateralmente

A quantidade de força de sustentação de peso exercida A quantidade de força de sustentação de peso exercida A quantidade de força de sustentação de peso exercida A quantidade de força de sustentação de peso exercida pelo membro inferior com lesão pode ser adaptado pelo membro inferior com lesão pode ser adaptado pelo membro inferior com lesão pode ser adaptado pelo membro inferior com lesão pode ser adaptado as limitações do paciente.as limitações do paciente.as limitações do paciente.as limitações do paciente.

CCF – TRANSFERÊNCIA DE PESO

DIREÇÃO DE RECRUTAMENTO

Em Em Em Em ccaccaccacca proximal proximal proximal proximal –––– distaldistaldistaldistal

Em Em Em Em ccfccfccfccf distal distal distal distal ---- proximal.proximal.proximal.proximal.

ALPINISTA ALPINISTA ALPINISTA ALPINISTA –––– USAR CCF NAS SOLICITAÇÕES DE MUSCULOS PROXÍMAIS FRACOS.USAR CCF NAS SOLICITAÇÕES DE MUSCULOS PROXÍMAIS FRACOS.USAR CCF NAS SOLICITAÇÕES DE MUSCULOS PROXÍMAIS FRACOS.USAR CCF NAS SOLICITAÇÕES DE MUSCULOS PROXÍMAIS FRACOS.