speed up 05

24

Upload: nufarm-industria

Post on 09-Mar-2016

259 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Revista da Nufarm

TRANSCRIPT

Page 1: Speed Up 05
Page 2: Speed Up 05

2

EDITORIAL

Quando notamos o amor com que a criança da foto beija a barriga de sua mãe, fatalmente nos perguntamos quantas vezes na vida tivemos tanta esperança e fé no que virá. Falar de futuro é ummomento sempre especial, pois ele só existe quando agimos conscientes no presente, fazendo cada escolha etomando decisões que devem nos levar aonde desejamos estar. A vida é feita de movimento e de mudanças, justamente para nos impulsionar na direção daquilo que queremos. Aprenda com asoportunidades que lhe cabem, inspire-se com as histórias daqueles que lhe cercam.

O garoto Tobias beija seu irmão Levi na barriga da mãe Neila Vasconcelos (LCQ)

Page 3: Speed Up 05

3

EDITORIAL

Page 4: Speed Up 05

A EMPRESA

O QUEBRA-CABEÇADA CONTROLADORIANa última edição da revista, iniciamos a apresentação dos setores que compõem a Controladoria, apresentando uma visão geral da área e também do setor de Custos e Orçamento. Portanto, conforme prometido, agora chegou a hora de você conhecer o setor Fiscal e aContabilidade Geral, que também fazem parte daControladoria.

O primeiro setor, coordenado porNonato Leite, é responsável por manter em dia todas as obrigações fiscais da empresa. Isto significa realizar oplanejamento tributário da companhia, bem como zelar pela compensação de impostos conforme legislação vigente, além de dar suporte interno às operações fiscais relacionadas às nossas atividades.

Na prática, tudo isso quer dizer que o time hoje composto por noveprofissionais, juntando recebimento e contabilidade fiscal, trabalha diariamente visando proteger a empresa de futuros problemas com o fisco, apurando os impostos mensalmente, elaborando as declarações obrigatórias bem comoverificando se os nossos fornecedores também cumprem o que estádeterminado por lei.

4Da esquerda para a direita: Janaina D´Ávila, Nonato Leite e Liusânia Oliveira. Ao lado Paulo Pereira (SP)

Page 5: Speed Up 05

5

A EMPRESA

“Para atuar nesta área, os profissionaisdevem ter um perfil de pesquisador e estar sempre dispostos a buscaroportunidades visando minimizar os custos dos impostos sobre o preço final dos produtos, mantendo assim a empresa competitiva no mercado”, explica Nonato.

Quem convive com este time sesurpreende pela leveza e alegria com que atuam. Afinal, os impostos no Brasil são vistos como o principal vilão do custo de produção, o que promove muita evasão e sonegação fiscal, gerando uma impressão de coisa distorcida e pesada.

“Mantemos toda a nossa documentação em dia, pois caso recebamos umafiscalização dos órgãos competentes, estaremos prontos”, explica a analista Liusânia Oliveira. “Temos tranqüilidade em trabalhar aqui, por que a Nufarm atua com ética no mercado”, complementa Emerson Sampaio.

Da esquerda para a direita: Emerson Sampaio, Evaldo Júnior e Ítalo Martins

Page 6: Speed Up 05

A EMPRESA

Novidade

Com uma larga experiência na área

financeira, adquirida em grandes

multinacionais como Del Monte, Olam

e Nabisco, no mês de agosto/10, Fábio

Pinheiro assumiu a Gerência de

Controladoria e recebeu da Nufarm

um grande time para liderar.

Outra peça desse quebra-cabeça que é a Controladoria chama-se setor deContabilidade Geral. Nada é maisadequado à rotina desta área do que compará-la ao exercício de juntarpedaços de imagens até formar umacena completa. Afinal é o setor contábil que tem a função de demonstrarmonetariamente o desempenhooperacional da companhia, organizando a imagem da saúde econômico-financeira da empresa, além de fornecerinformações que são fundamentaispara a tomada de decisão.

Segundo o coordenador Wander Façanha, o setor também é responsável pelocontrole do arquivo geral e doimobilizado da empresa, bem comoapuração do resultado mensal, que significa confrontar as receitas das vendas com os custos e despesas necessárias para efetuar essas vendas.

Com uma equipe de seis profissionais, é a Contabilidade Geral quem elabora obalanço patrimonial da empresa, onde são registrados todos os bens, osdireitos e as obrigações da companhia. “Na verdade, hoje elaboramos dois

6

Da esquerda para a direita: Ellane Silva, Fábio Pinheiro e Edice Lima

Page 7: Speed Up 05

A EMPRESA

balanços devido à diferença entre aslegislações contábeis e fiscais do Brasil e da Austrália. Isso é importante por que desta forma atendemos às normascontábeis internacionais, agindo com transparência e maior assertividade nas informações que são repassadas aos acionistas, governos, bancosdentre outros stakeholders”,explica Wander.

O time trabalha ativamente dandosuporte a todas as áreas de modo agarantir que os fatos ocorridos nacompanhia sejam traduzidos emnúmeros, de forma correta. Por issotodos os documentos que comprovem movimentações como, por exemplo, notas fiscais e extratos bancários, são arquivados pela Contabilidade Geral.

“Podemos definir o perfil de nossosprofissionais como sendo o deinvestigadores. Temos que estar sempre atentos para que nenhum detalhe passe despercebido”, diz Zilmar Lima, analista contábil. De fato montar diariamente um quebra-cabeça de uma empresa não deve ser uma missão muito simples, afinal cada um tem seus desafios e descobertas!

7

Da esquerda para a direita: Régis Conrado e Wander Façanha

Page 8: Speed Up 05

8

A EMPRESA

Curiosidades

Por falar em quebra-cabeças, você sabia que o maior quebra-cabeças do mundo

foi montado junto à praça central da cidade de Ravensburg, no sul da Alemanha?

Ele ocupou uma área de 600 m2, espaço suficiente para acomodar 25 ônibus lado a

lado. A façanha contou com a participação de 15 mil pessoas e levou apenas cinco

horas para ser concluída. Ao final ele tinha 1.141.800 pecinhas.

Há relatos de que as primeiras manifestações contábeis datam de cerca de 2.000 a.c.,

com os sumérios. Em um mercado baseado na troca de mercadorias, a contabilidade

servia para definir quanto alguém possuía de uma determinada mercadoria e qual o

valor de troca dessa mercadoria em relação a outra.

Da esquerda para a direita: Daniel Silva, Zilmar Lima e Jason Leão

Page 9: Speed Up 05

Tenho participado de seus treinamentos na nossa Academia e acho

que você merece saber o que tem acontecido.

Sei que o Projeto de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) imaginou

que esta metodologia de repasse do conhecimento utilizando

profissionais da própria empresa, seria o melhor caminho para todos

evoluirmos. Porém, creio que não previu aonde esta experiência

poderia nos levar.

Todos sabem que aprender é a melhor forma de crescer, seja na vida,

seja no trabalho. Afinal o que aprendemos nos pertence e fica

guardado dentro de nós. Serve para hoje, amanhã e sempre e o

resultado vem na forma de segurança e oportunidades.

Mas, o que nem sempre lembramos é da importância de quem

ensina. Sua responsabilidade vai além de elaborar material de

qualidade ou estudar e se preparar para dar um bom treinamento.

Suas palavras serão lembradas, você será avaliado e o que fizer em

sala terá repercussão no seu trabalho. E tudo isto é muito pouco

perto do seu desafio de ser exemplo. De ter coerência entre o que

diz e o que faz, de ser verdadeiro e honesto para com

você e conosco.

Por isso quero te agradecer. Aceitar este desafio não deve ter sido

fácil, mas o melhor retorno está em crescermos juntos, nos

tornarmos melhores a cada dia: você, por que ensina.

Eu, por que aprendo!

Obrigado.

9

A Academia Nufarm foi criada em 2009, com o objetivo de

possibilitar o repasse do conhecimento na Nufarm. Possui

35 profissionais qualificados como facilitadores de

aprendizagem ou Mestres.

Entre Novembro/09 e Setembro/10 foram realizados

121 Cursos, num total de 821 horas e1513 participações.

A você, Mestre da Academia Nufarm

Page 10: Speed Up 05

10

FOTOS

01

04

07

10

02

05

08

11

03

06

09

12

01-Jason Uchoa (Contabilidade) no Evento Sana 201002-Figueiredo Maia Neto (RTV-MT) e seu filho Luiz 03-Filipe Paiva (ESC SP), Bianca e as filhas Melissa e Manuela 04-Ivonete Sousa (Medicina do trabalho)05-Evaldo Júnior (Fiscal) e sua esposa Raniere Goes06-Joelma Magalhães (Adm. de Vendas) com oscolegas Alessandro e Falcão

07-Flávio Gonzales (CD-PR) e sua esposa Leticia08-Juliana Viana (DH) com seu esposo Marcos09-Gracilene Oliveira (DH) com amigos e família10-Alessandro Oriá (Adm Vendas) e Ana Karine11-Arlindo Neto (Logística) entre amigos12-Erik Wadner (Crédito e Cobrança) e Roberta comos filhos Júnior, Mateus e Rafael

Felicidade é estar com amigos, com a família, com saúde e paz!É poder celebrar todos os dias, a vida!

Page 11: Speed Up 05

11

FOTOS

01

04

07

10

02

05

08

11

03

06

09

12

01-Júlio Neto (Manutenção) com seussobrinhos Helen e Helder02-Luciana Vieira (Serviços Gerais)03-Neila Vasconcelos (LCQ) com a família04-De cima para baixo, Karla Cabral (Jurídico) e equipe do DH Camila Moura, Adriana Chagas,Érika Medeiro Vivian Leite05-Luiz Eduardo Eckert (CD-RS) e suaesposa Jussara Vianna

06-Márcia Matias (CD-PR)07-Lílian Mesquita (Cobrança)08-Luiza, filha de Flávia Milério (Adm de Vendas)09-Márcia Partotski (CD-MT), Benedito e Gabriel10-Andréa Nemésia (Crédito e Cobrança) e sua filha Laura11-Eliane Santos (Contas a Pagar) entre os filhos Arthur e Sara12-Alexandre Pinheiro (Manufatura), Arthur e Priscila

Page 12: Speed Up 05

12

FOTOS

01-Wellington Freitas (Logística), Ticiana e filha Maria Clara02-Paulo Tibúrcio (Marketing), Lígia e os filhos Paula e Guilherme03-Rodrigo (Filho de Érika Medeiros) em muito boa companhia04-Nonata Maia e o time da Qualidade e LCQ emmomento de descontração05-Paulo Verdasca (CD MT) e família06-Socorro Almeida (Financeiro) e seu filho Arthur

07-Paulo Lara (RTV-Sul) e Luciana com os filhosIsadora e Lucas08-Marcelo Pacheco (Crédito e Cobrança) Simone e Gabriel09-Valdenísia Rodrigues (Logística) e seu filho Jorge10-Egston Bezerra (Manutenção) com sua esposaKátia e a filha Letícia11-Castro Neto (Engenharia de Envase) e sua esposa Gleyciany12-Edmundo Neto (Logística) e Karine

01

04

07

10

02

05

08

11

03

06

09

12

Felicidade é ...

Page 13: Speed Up 05

13

FOTOS

01-Italo Martins (Fiscal)02-Igor e Yago. filhos de Elton Almeida (Almoxarifado)03-Juliana Aragão (Registro) e seu esposo Régis04-Liusânia Oliveira (Fiscal) com amigos e família05-Marcelo Melo (Supply Chain) e seu filho Luan 06-Milena Alencar (Qualidade)07-Paulo Moreno (Des de Produtos)

08-Roberta Brígido (Presidência) e família09-Vivian Leite (DH) com suas irmãs Liliane e Quézia, sua mãe Lila e avó Derez10-Cristian Scherb (Des de Produtos) com os filhos Igor e Nicolas 11-Daniely Sales (Controladoria), Maria Eduarda e Henry12-Diana Alves (Supply Chain) e sua filha Gabriela

01

04

07

10

02

05

08

11

03

06

09

12

Page 14: Speed Up 05

NUFARM

14

Lições de

liderança de Nelson Mandela

Quando pensamos em históriasinspiradoras fica difícil não lembrarNelson Mandela. Grande representante da luta contra o regime de segregação racial da África do Sul, o Apartheid, ele passou 27 anos preso, tornou-se um verdadeiro herói e é hoje um símbolo da igualdade e da justiça social. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993 e, em 1994, tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul.

Ao pensarmos nele, imediatamente ficamos nos perguntando o que torna alguémcomum um líder extraordinário, capaz de inspirar tantas pessoas ao mesmo tempo. Muitos podem achar que isto é um dom. Mas se você conhecer um pouco mais a história de Mandela bem como de outros grandes homens, perceberá que ser líder é uma questão de conquista, de muito trabalho. Nelson não tem nada de especial.

Page 15: Speed Up 05

15

PERFIL

Pelo menos nada que qualquer ser humanotambém não possa ter. Mas antes dedarmos a receita de Mandela.Reflita sobre as seguintes perguntas: Que características alguém deveria ter para liderar você? Quem você reconhece como um exemplo de vida a ser seguido e por quê?

Não continue a leitura. Tente refletir umpouco sobre as questões colocadas. Pelo menos alguns minutos.

Se já pensou, então responda: O que falta à você para se tornar um bom líder? Quem seriam os seus seguidores? (Atenção: não estamos falando aqui de redes sociais, mas de vida real). Que tipo de postura você tem que inspira as pessoas? Sim, por que não existe líder sem liderados. Ou liderados sem líderes.

Tentar responder perguntas como estas é um excelente exercício para refletirmossobre o papel de liderança. Hoje, asempresas têm sérias dificuldades emmontar uma matriz de sucessão,justamente por que se tornou muito difícil

formar bons líderes. E não pense que seja por falta de oportunidade. Com Mandela, você pode perceber que ser líder é uma questão de escolha e que a primeira grande virtude de um bom líder é ter vontade, saber o que quer e direcionar todo o seu poder no sentido de suas idéias.

“Eu estimo o ideal de uma sociedade livre e democrática, na qual todas as pessoasconvivam em harmonia e comoportunidades iguais. Esse é um ideal ao qual pretendo dedicar minha vida e quepretendo alcançar. No entanto, se forpreciso, esse é um ideal pelo qual estoudisposto a morrer,” disse Mandela quando foi condenado à prisão perpétua em 1964.

Mandela jamais teve sossego na vida.Quando governou, teve críticos ferozes.Enquanto esteve preso, soube da morte de um filho e depois que saiu da prisão, sedivorciou. Muitas foram as suas batalhas. Mas muitos foram também osaprendizados. Não é fácil ser um líder, é uma conquista diária que necessita de muita vontade e dedicação.

APRENDA COM QUEM SABEO que faz de Mandela um grande líder éprincipalmente:

• Ter objetivos claros pelos quais é capaz de viver e se necessário, até morrer;

• Autoridade moral, coerência entre o que ele faz e quem ele é;

• Trabalho incansável sem duvidar de que tudo é possível;

• Autocontrole e autodirecionamento;

• Generosidade e capacidade de fazer com que outras pessoas cresçam.

Agora que você está animado com apossibilidade de se tornar um líder melhor ou incentivar seu líder a se desenvolver, que tal continuar essa conversa numalocadora ou livraria?

Para ver: Invictus, filme dirigido prClint Eastwood com Morgan Freeman eMatt Damon.

Para ler: Teste seu potencial de liderança, um livro cheio de testes e perguntas para reflexão além de avaliação de desempenho.

Page 16: Speed Up 05

16

MATÉRIA DA CAPA

Page 17: Speed Up 05

MATÉRIA DA CAPA

Derli Basso mora no Rio Grande do Sul. Marcelo Evangelistano Piauí e Valdemir Rosseto está agora no Maranhão. Todos eles possuem uma história de vida particular e talvez jamais se conhecessem se não fosse algo que eles têm em comum: a Nufarm.

Durante o mês de setembro Derli, Marcelo e Valdemir estiveram no Ceará para participar de um evento promovido para 70 clientes, representados por 82 pessoas. Durante três dias, eles puderam compartilhar experiências, conhecermelhor a empresa e principalmente, sentir o quanto sãoimportantes para a Nufarm. “O encontro abriu novoshorizontes. É muito bom poder conhecer o presidente, os diretores e principalmente, participar de um programa como o Portas Abertas”, externou Derli Basso.

Para Marcelo Evangelista, quando o foco de uma empresa está no relacionamento, facilita a venda. “A Nufarm é muito boa no que faz e tem uma boa equipe técnica, não atrasa produtos e trabalha com simplicidade, sabe ouvir os clientes. Para mim isto é muito importante”, comentou Marcelo, que também fez sugestões de melhorias para o negócio: “Acho que a Nufarm poderia investir muito mais em suapropaganda nos pontos de vendas”.

17

Page 18: Speed Up 05

18

MATÉRIA DA CAPA

Marcelo Evangelista Valdemir Rosseto

Esta liberdade de expressão dosclientes e a capacidade de ouvir e reagir da Nufarm para atender tantasexpectativas, garante a força dacompanhia no mercado, segundoValdemir Rosseto.

Com estes depoimentos dá paraentender por que a Nufarm está entre as 10 maiores empresas de agronegócio do mundo e registrou em 2009,US$ 2 bilhões de vendas globais, lembrando que 15% deste total conta com a participação da América do Sul. Ou melhor, com aparticipação de clientes como Derli,Marcelo e Valdemir no Brasil.

“A Nufarm gosta de ser influenciada, reconhecida e recompensada pelos usuários finais de seus produtos”, explica o diretor global de culturas BrianBenson.

“Estar focada emdesenvolvimento, inovação ediferenciação de produtos e de marca, é imprescindível para agregar valor no mercado de genéricos”, compartilha odiretor que tem como meta lançar no mercado brasileiro, 25 novos produtos dentro dos próximos três a cinco anos, em uma plataforma de atuação que engloba principalmente um modelo de

acesso ao mercado via distribuidores, ampliação da força de vendas ecobertura geográfica, além deinvestimentos em novos mercadoscomo pastagem e cana de açúcar.

Para isso, Brian garante que a Nufarm continuará oferecendo apoio mútuo a seus clientes, suporte tecnológico,proteção de novos cultivos e novas formulações. “Somos parceiros não só durante as boas safras, mas também nos momentos de turbulência, essa é a maior evidência de que ter clientes satisfeitos é uma premissa e não uma meta para nós”.

Excelente atendimento é anossa força motriz

Não existe empresa estável que evolua e conquiste mercado sem clientessatisfeitos. E o segredo dessa satisfação está principalmente no atendimento. “Acho que a transparência, segurança e clareza na exposição da oferta bem como a honestidade perante as objeções são as melhores ferramentas para vender”, defende Valdemir Rosseto.

Perante um posicionamento assim, não resta dúvidas de que os clientes hoje buscam a sensação de conforto, conveniência, praticidade e eficiência,

Page 19: Speed Up 05

19

MATÉRIA DA CAPA

O Programa Portas Abertas tem por objetivo mostrar como a

Nufarm realiza o gerenciamento de seus processos,

contribuindo de maneira positiva para o seu relacionamento

com todos os públicos de interesse.Além de visitar as instalações da Nufarm no Ceará, os clientes

conheceram o Beach Park na Praia do Porto das Dunas.O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) foi criado para

proporcionar um atendimento ainda mais rápido e eficiente às

demandas de seus clientes e conta com dois canais principais de

comunicação: uma linha de telefone gratuita (0800 7254 011) e

website (www.nufarm.com.br).

Derli Basso

Brian Benson

quando optam por determinada marca. E isto tem haver com o profissionalismo da empresa. Quando as opções de preço e qualidade de produto parecem iguais, é a percepção do cliente quanto à forma como o atendimento acontece e sobre o comportamento dos profissionais da empresa que vão balizar a sua decisão.

Este ano, a Nufarm realizou uma grande mudança orgânica em sua força devendas (que passou de 48 para 62profissionais) com impacto direto emtodas as áreas da companhia no Brasil. Isto por que ela sabe que proporcionar um serviço diferenciado ao cliente émuito mais que zelar por suasnecessidades ou resolver as suasreclamações. Como resultado natural

dessa percepção a empresa estruturou um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e revitalizou seu website, além de rever vários processos internos epromover treinamentos para suasequipes. Afinal encantar um clienterequer preparação e visão de futuro.

Um bom atendimento passaprincipalmente pela antecipação dos problemas. “Estou bastante otimista com todas essas mudanças. Nossa força de vendas cresceu e nossa equipe, que já era reconhecida pela seriedade, ganhouainda mais motivação. Além disso, ocliente tem todos os canais abertos conosco em qualquer situação”, analisa Luciano Daher, diretor comercial.

Page 20: Speed Up 05

SAÚDE

20

Alessandra Oliveira

Page 21: Speed Up 05

21

SAÚDE

Ao lado de Superman e Batman, a Mulher Maravilha se tornou um dos maiores ícones da história em quadrinhos, desde sua criação em 1941. Conhecida por ter um poder sobrenatural com muita forçae agilidade, tornou-se um personagem que até hoje permanece vivo.

As características dos super heróis nos parecem inalcançáveis, mas seobservarmos bem todos nós temos o que eles têm: determinação, coragem,disciplina, senso de justiça eprincipalmente, vontade. Basta utilizar!

“Quem acredita em si mesmo pode chegar a qualquer lugar”, ensina aestudante Alessandra Oliveira, de apenas 16 anos, que vive a experiência de ter conquistado o seu primeiro emprego na Nufarm, por meio do projeto Jovem Aprendiz. A Nufarm possui hoje10 contratados do projeto.

“Sempre sonhei ajudar a minhafamília e hoje posso fazer isto. Desde cedo eu tentei conseguir trabalho e como era muito nova, nunca dava certo. Mas ao contrário das minhas amigas, nunca desisti. Eu gosto de estar onde estou por que aprendo coisas que são para a minha

vida, tanto de conduta como de trabalho”, compartilha a profissional que dáassistência à Diretoria de Manufatura & Supply Chain.

Alessandra chegou aonde muitosgostariam de estar por que tinha um sonho e apesar das oportunidades parecerem distantes, ela nunca se deixou abater. Para atingir seus objetivos, contou com o apoio da família e dos amigos, sem abrir mão do que acreditava ser o melhor para si.

Com Alessandra é fácil aprender o que é necessário para alcançar a felicidade:-Ter idéias claras sobre si mesmo e saber aonde quer chegar;-Sair do automatismo e fazer as coisas com consciência;-Cultivar bons relacionamentos eretribuir o apoio daqueles que nos amam;-Jamais duvidar de si mesmo.

O que você está esperando para ser feliz? Olhe ao redor e veja quanta coisa boavocê já conquistou e, principalmente, quanta coisa boa tem dentro de você e cultive-as!

Page 22: Speed Up 05

NUFARM

Após evento no Ceará nossos clientes

retornaram para casa, mas fizeram questão

de enviar sua opinião sobre a iniciativa:

“Agradeço a recepção, a viagem, o brinde e

em especial, a convivência nestes dias em que

estivemos juntos. Foi sensacional. Retransmita

minhas congratulações pelo sucesso do evento

a todos da empresa. Muito obrigado!”

Nerun Antônio Lunardi (Cooperativa Tritícola

Sarandi - RS)

“Primeiramente, gostaria de informar que

chegamos todos bem, dentro do horário

programado e sem nenhum tipo de incidente.

Em segundo lugar, gostaria de agradecer a

todos vocês da Nufarm pela acolhida e pela

organização do evento. Dizer também que para

nós, da Coagru, é uma grande satisfação ter

vocês como parceiros”.

Luiz Carlos Pantaleao (Coagru - PR)

Certamente todos vocês játiveram a sensação de que um cheiro, um sabor ou umamúsica pode nos remeter aalguma experiência boaque tivemos em nossas vidas.

É comum quando comemos algo que nos trouxe prazer no passado sermos transportados ao momento da lembrança. Isso explica, em parte, as preferências gustativas, os paladares mais recorrentes, aquela comida que sempre temos vontade de comer, a maior disposição pelo doce ou o salgado. E, também, aquelas outras que nos tocam a alma, nos proporcionando experiências divinas.

Para mim, isso acontece com o chocolate.Assumo, sou chocólatra. Mas durante um ano evitei comer chocolate e resolvi conhecer novos sabores.

Em alguns momentos é importante nospermitirmos experimentar novas sensações,explorando o desconhecido. Já imaginaramcomer um sorvete de queijo? É fantástico!

Explorem, sejam ousados nas escolhas de novos sabores. Não tenham pré-conceitos (deixei com o hífen propositalmente) com o desconhecido, pois podemos ser surpreendidos por novos saboresque nos proporcionarão novos e maravilhososmomentos de prazer, com paladares que ficarão em nossa memória por um longo tempo.

Nunca deixarei de ser chocólatra, mascertamente experimentarei muitomais do que chocolates!

Na Speed Up, quem gosta de dar

sugestões e opinião tem espaço

garantido!

22

A Revista Speed Up é uma publicação voltada aos parceiros e funcionários da

Nufarm Indústria Química e Farmacêutica S/A e seus familiares. Tiragem: 1000

exemplares. Jornalista Responsável: Ana Luiza Monte (MTB) CE 01155JP.

Redação: Ana Luiza Monte e Gizelle Neves . Fotos desta edição: Drawlio Joca.

Designer: Marcelo Rosa. Dúvidas, críticas e sugestões escreva para

[email protected] ou envie uma carta para Área de Comunicação Nufarm

Av. Parque Sul, 2138 - 1º Distrito Industrial. Maracanaú - CE. CEP: 61939-000.

:: EXPEDIENTE ::

Page 23: Speed Up 05

NUFARM

O uso do gerúndio no português brasileiro éconsiderado por muitos como vício delinguagem. O atual “gerundismo”, pode ter tido sua origem em traduções literais do inglês de expressões empregando o futuro contínuo, que muitas vezes deve sertraduzido para o infinitivo doportuguês e não para o seugerúndio. Por exemplo, a expressão “I will be sending”, quando traduzidaliteralmente “vou estar enviando”, dá ideia de um futuro em andamento, no

Gerundismo:V í c i o d e L i n g u a g e m

A assessora Roberta Brígido adora o português e aceitou

o desafio de compartilhar conosco o seu conhecimento

sobre o assunto. Fique por dentro sobre o que fazer para se

comunicar bem nos dias atuais!

23

entanto, o adequado seria “vou enviar”, ou ainda, “enviarei”, que narra algo que vai ocorrer a partir do momento da fala. O emprego correto dogerúndio ocorre quando exprime uma ação em curso ou simultânea, como em: “Eu estarei

trabalhando enquanto eles brincam”. Esta frase está perfeitamente caracterizada pelo

uso do gerúndio por que as duas ações estão em andamento e acontecem ao

mesmo tempo. A segunda frase indica que, enquanto um grupo de pessoas

brinca, o sujeito da frase trabalhará. O gerúndio também é corretamente

utilizado quando expressa ideia de progressão, exemplo: “A vida

foi passando”. Ou seja, utilizar o gerúndio não é proibido mas como tudo na

vida, evite o excesso!

Page 24: Speed Up 05

24

NUFARM