sped e malhas fiscais - controle financeiro e software de ... · 2 sped e malhas fiscais:...

13
1 SPED E MALHAS FISCAIS Oportunidades e tendências para 2017

Upload: ngoduong

Post on 11-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SPED E MALHAS FISCAIS - Controle Financeiro e Software de ... · 2 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017 Apresentação Uma dúvida recorrente que sempre chega

1

SPED E MALHAS FISCAIS

Oportunidades e tendências para 2017

Page 2: SPED E MALHAS FISCAIS - Controle Financeiro e Software de ... · 2 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017 Apresentação Uma dúvida recorrente que sempre chega

2 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017

ApresentaçãoUma dúvida recorrente que sempre chega aos nossos ouvidos é como fun-cionam o SPED e as malhas fiscais. Mesmo para os empresários contábeis que já estão no mercado há muito tempo, o assunto é complexo e requer muita atenção. Afinal, não provar a origem lícita do dinheiro recebido por uma empresa pode acarretar em sérios problemas para a mesma perante a Receita Federal.

Pensando nisso, elaboramos o seguinte eBook a fim de ajudar você, amigo contador. Sabemos o quanto é importante se inteirar dos assuntos vigentes em sua área, não apenas para se tornar um destaque no concorrido merca-do contábil, mas também para mostrar valor aos seus clientes.

Conhecer bem como funciona o SPED e as malhas fiscais e saber quais in-formações devem ser entregues à Receita Federal podem ser essenciais na hora de fazer a contabilidade de um negócio. Por isso, ao longo deste eBook, mostraremos a você o que é e como funciona o SPED, de que maneira você pode provar a origem de seus recursos, o que são malhas fiscais e quais oportunidades podem surgir ao se adequar às determinações exigidas pelo Fisco. Além disso, aproveitaremos para falar um pouco sobre a Operação Lava Jato e como as malhas fiscais da investigação conseguiram provar os crimes cometidos para a aquisição de dinheiro ilegal.

Para nos ajudar a montar o eBook, trouxemos também algumas informa-ções valiosas disponibilizadas pelo professor Edgar Madruga sobre o tema. Ele é um grande parceiro do NIBO, além de especialista em SPED e em Em-preendedorismo Tributário e Inovação Fiscal.

Com o presente material, você poderá se preparar para seguir as confor-midades exigidas pelo Fisco e, assim, contribuir para o crescimento de sua empresa contábil.

Para começar, apresentamos uma analogia referente à importância das ino-vações digitais em nosso mundo moderno e como elas podem fazer muita diferença em sua vida.

Boa leitura!

Page 3: SPED E MALHAS FISCAIS - Controle Financeiro e Software de ... · 2 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017 Apresentação Uma dúvida recorrente que sempre chega

3 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017

Mundo Analógico x Mundo DigitalHoje o mundo é digital. Não podemos negar isso. E esse mundo digital im-pacta na vida profissional ou na existência empresarial de qualquer negócio.Podemos citar uma situação em nosso cotidiano para exemplificar esse fato.Um homem vende sorvete na praia. Você pode pensar: “Como a vida desse profissional foi marcada pelas mudanças provocadas pelo mundo digital? É possível imaginar a amplitude do impacto na vida de um vendedor de picolé?”

Imagine então esse vendedor na praia em um sábado de sol. Some a isso uma família com crianças. É uma venda certa, sem dúvidas. O vendedor não precisa fazer mais do que oferecer o picolé às crianças.

Mas existe um problema. Hoje em dia, a maioria das pessoas prefere usar um cartão em vez de sair com dinheiro no bolso. Mesmo que a família queira comprar o picolé, como ela fará isso sem dinheiro? Esse dilema acaba sendo recorrente nos dias de hoje sempre que nos deparamos com demais vende-dores ambulantes.

Mas e se esse vendedor de sorvete aceitar cartões de crédito? Com algo tão simples, ele consegue ampliar seu leque de clientes e expandir o alcance de seu produto. Através da automatização, o vendedor ambulante pode moder-nizar seu trabalho, melhorar sua produtividade e atender às demandas de seus consumidores. As inovações digitais com certeza chegaram para ajudá--lo em seu negócio. E não apenas o vendedor de picolé, mas todos os profis-sionais inseridos no mercado.

Da mesma forma, as inovações digitais também podem ajudar no trabalho realizado pelo empresário contábil. Como, por exemplo, a aplicação do SPED.

Page 4: SPED E MALHAS FISCAIS - Controle Financeiro e Software de ... · 2 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017 Apresentação Uma dúvida recorrente que sempre chega

4 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017

O que é SPED?O Sistema Público de Escrituração Digital, também conhecido como SPED, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010). Ele se constitui na informatização da relação entre o Fisco e os contribuintes.

A ideia é fazer com que a digitalização traga mais agilidade para essa relação, proporcionando mais economia de tempo e de gastos, melhor controle da fisca-lização e mais legitimidade e qualidade entre as informações trocadas. As infor-mações que devem ser informadas ao Fisco podem ser feitas através de escri-turação digital, nota fiscal eletrônica e até mesmo pelos bancos (e-Financeiras).

O SPED também pode ser considerado uma inovação disruptiva. Ou seja, ele é uma inovação capaz de derrubar uma tecnologia preestabelecida no mer-cado, provocando assim uma necessidade de adaptação.

Muitos empresários contábeis enfrentam diversas dificuldades ao lidar com o SPED. O assunto é difícil e tem deixado muitos profissionais acordados pensando em como fazer para não afundar sua empresa perante o Fisco. Afinal, não entregar as obrigações acessórias pode ser extremamente preju-dicial e levar à quebra de um negócio.

Page 5: SPED E MALHAS FISCAIS - Controle Financeiro e Software de ... · 2 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017 Apresentação Uma dúvida recorrente que sempre chega

5 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017

O Projeto SPED e a Origem de RecursosO SPED pode trazer muitas oportunidades para as empresas. Imagine rece-ber um dinheiro descoberto. Por regra, você precisa provar a origem lícita desse valor. Afinal, qualquer dinheiro obtido de forma ilícita é crime e pode gerar processo.

E de que forma você pode comprovar a origem lícita dessa quantia? Existem três maneiras para fazer isso: mercancia, labor e questão patrimonial.

Mercancia: Ao vender mercadorias ou seu próprio serviço, você pode pro-var a origem lícita da acumulação de determinado dinheiro.O Fisco é imbatível para controlar a parte de mercancia e criação de documentos fiscais eletrônicos. Se você não emitir nota fiscal eletrônica ao vender um produto ou ser-viço, o dinheiro recebido não terá origem lícita. Para que o valor adquirido por meio de mercancia seja válido, é pre-ciso que todas as informações via documentos fiscais ele-trônicos estejam nas mãos do Fisco.

Todos os documentos em papel ou off-line estão migrando para o método online. Um exemplo é a nota fiscal de consumidor eletrônica, que extingue o consumidor de cupom fiscal, deixando 100% do faturamento de uma em-presa mercantil online à disposição do Fisco.

Labor: Neste caso, o salário é uma maneira de justificar a origem do dinhei-ro encontrado com você.

Para o Fisco controlar este método, foi criado o e-Social. De uma forma bem simples, a folha de pagamento contém as principais informações que devem ser prestadas no e-Social. Se seus recursos forem originados via labor, eles estarão explicitados no documento.

Questão patrimonial: Aqui, a origem do dinheiro pode vir de outro patri-mônio que porventura exista.

Neste caso, talvez um dos maiores exemplos seja exatamente a e-Financeira. Sal-vo alguns fatores, os bancos mandam 100% dos saldos bancários para o Fisco.

O SPED pode trazer muitas oportunidades para as empresas.

Page 6: SPED E MALHAS FISCAIS - Controle Financeiro e Software de ... · 2 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017 Apresentação Uma dúvida recorrente que sempre chega

6 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017

O que são malhas fiscais?De acordo com o professor Edgar Madruga, no Brasil existem hoje 18 milhões de CNPJs ativos. Não é possível fiscalizar todos eles, pois se trata de um núme-ro de empresas muito extenso, tornando o trabalho economicamente inviável.Então o que o Fisco faz com essa grande quantidade de informações geradas pelo SPED? Ele começa a gerar malhas fiscais.

Malhas fiscais simbolizam a incoerência das informações de-claradas pelo contribuinte com o que tem na base de dados da Receita. Ou seja, elas ocorrem quando a Receita seleciona uma declaração com base em parâmetros de divergência.

É por meio das malhas fiscais que o Fisco consegue infor-mar ao contribuinte que ele precisa corrigir alguma infor-mação ou que está cometendo algum erro. Se algo ainda estiver errado, o Fisco vai gerar uma segunda malha, e as-sim sucessivamente, convidando então o contribuinte a regularizar o documento ou selecionando a empresa para uma auditoria.

Outro ponto importante a ser mencionado é a quantidade de informações que o Fisco tem hoje. É um número tão grande, que ele não se encontra capaz de usar todas as informações disponíveis. Dessa forma, ele passou a se dedicar ao seu principal objetivo, que é a arrecadação de dinheiro para o caixa do Estado. Com o amadurecimento da gestão tributária, o Fisco come-çou a identificar uma coisa muito simples: oferecimento da espontaneidade.

É por meio das malhas fiscais que o Fisco consegue informar ao contribuinte que ele precisa corrigir alguma informação ou que está cometendo algum erro.

Page 7: SPED E MALHAS FISCAIS - Controle Financeiro e Software de ... · 2 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017 Apresentação Uma dúvida recorrente que sempre chega

7 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017

Com isso, ele passou a informar o contribuinte do erro, cobrando apenas o principal. Mas o Fisco não faz essa autorregularização simplesmente porque é legal. Ele faz isso porque dá mais dinheiro. Quando o Fisco oferece a autor-regularização, a maioria dos contribuintes e das empresas retifica a informa-ção e paga o tributo.

A autorregularização significa dinheiro direto no caixa do Estado. O dinheiro arrecadado com tal procedimento é maior em regra do que aquele recebido em autuações ou autos de infração baseados na mesma informação.

Se o Fisco oferece uma autorregularização, a maioria dos contribuintes se regulariza e uma minoria continua resistindo. Com essa minoria, o Fisco en-tão exerce seu esforço, fazendo mais malhas, porque ele tem mais auditores para ficar atrás somente daqueles mais resistentes. Esse é o princípio por trás da malha fiscal.

A partir daí podem acontecer situações absurdas, como o simples cruzamen-to entre aquilo que o contribuinte declara de faturamento com aquilo que ele declara para efeito de imposto, mostrando, assim, divergências de valores.

Page 8: SPED E MALHAS FISCAIS - Controle Financeiro e Software de ... · 2 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017 Apresentação Uma dúvida recorrente que sempre chega

8 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017

Operação Lava Jato

Grandes construtoras foram pegas durante as investigações da polícia na Ope-ração Lava Jato. As provas decisivas contra esses empreiteiros foram adquiridas graças à averiguação de SPED. Toda a base de busca de informações da ope-ração foi feita em cima da famosa escrituração contábil em meio digital. Com provas tão concretas, nem mesmo os mais poderosos tiveram escapatória.

Para conseguir mascarar a entrada de dinheiro ilícito no caixa das construtoras, os empreiteiros precisaram criar empresas para emitir notas fiscais, mas sem efetivamen-te prestar o serviço descrito nesses documentos.

Podemos citar o caso do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, como exemplo. Ele foi preso em novembro durante as investigações da Operação Lava Jato por estar envolvido no esquema de propina envolvendo empreitei-ras e obras no Estado, desviando assim R$ 224 milhões.

Nesse esquema, Cabral e seus colaboradores abriram pelo menos 25 empresas para receber o dinheiro pago em propinas pelas empreiteiras, que era então transferido para uma única empresa, que regis-trava um lucro enorme. Ao final, esse valor era dividido entre todos aqueles envolvidos no esquema.

Esse processo transformou o dinheiro ilícito em lícito. Dessa forma, com o lucro produzido pela empresa fictícia, Sérgio Cabral e seus sócios podiam comprar imóveis e outros bens. De acordo com a investigação da Receita Federal, uma única empresa fictícia do ex-governador movimentou mais de 14 milhões de reais em 2007, primeiro ano de seu mandato.

Toda a base de busca de informações da Operação Lava Jato foi feita em cima do SPED.

Page 9: SPED E MALHAS FISCAIS - Controle Financeiro e Software de ... · 2 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017 Apresentação Uma dúvida recorrente que sempre chega

9 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017

Quais são as oportunidades?

1. Gestão de Risco TributárioAlgo que vem se tornando moda nas grandes e médias empresas são os re-latórios de sustentabilidade. Esses relatórios são destinados principalmente aos stakeholders e a todos aqueles que se relacionam com a empresa de algum modo. O objetivo principal é informar o que a empresa está fazendo, especialmente quais são as decisões tomadas para que ela continue a existir no futuro.

Mas será que relatórios de sustentabilidade estão mensurando adequada-mente os impactos tecnológicos na gestão de riscos tributários?

Podemos afirmar o seguinte: se você não mensurar os impactos tecnológicos na gestão dos riscos, você pode ter problemas de sustentabilidade no futuro. E é bastan-te comum observarmos que existe uma certa displicência no sentido de desconhecer os impactos tecnológicos em uma empresa.

Então não basta dizer apenas que o mundo mudou. É pre-ciso se questionar se você também mudou com ele. Afinal, qual é a sua postura em relação às questões tributárias?

É fundamental que você aprenda a se relacionar com algo que impacte no controle dos riscos da gestão tributária de sua empresa. Se sua empresa ignora a gestão tributária, ela está fadada ao insucesso. Afinal, é justamente nessa gestão que pode estar sua margem de preço e lucro, sua rentabilidade e até mesmo sua capacidade de sobrevi-vência, principalmente se você estiver olhando para o futuro.

Se você não mensurar os impactos tecnológicos na gestão dos riscos, você pode ter problemas de sustentabilidade no futuro.

Page 10: SPED E MALHAS FISCAIS - Controle Financeiro e Software de ... · 2 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017 Apresentação Uma dúvida recorrente que sempre chega

10 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017

2. Consultorias em SPEDCom a implantação do SPED, uma consultoria sobre o assunto pode ser con-siderada essencial para qualquer empresa e até mesmo para o profissional de contabilidade. O serviço de consultoria presta um treinamento completo que auxilia no melhor entendimento sobre o SPED e orienta a forma correta para se trabalhar com o sistema.

A consultoria em SPED é mais do que apenas um curso. Ela é também um investimento necessário a qualquer empresa que visa estar de acordo com as obrigações exigidas pelo Fisco. Assim, ela sabe o que é necessário para poder entregar toda a documentação corretamen-te e evitar problemas que possam prejudicá-la perante a Receita Federal. Dessa forma, a consultoria se torna essencial para todos os profissionais que precisam lidar com o SPED, mas não possuem conhecimento necessá-rio sobre ações tributárias.

A consultoria pode se dar através de várias formas, como por e-mail ou pessoalmente. É importante que todos aqueles envolvidos com o sistema participem. Assim, empresários e funcio-nários podem receber orientações adequadas sobre todos os conceitos e as principais ações que devem ser realizadas ao longo do processo de execução do SPED.

A consultoria em SPED é um investimento necessário a qualquer empresa que visa estar de acordo com as obrigações exigidas pelo Fisco.

Page 11: SPED E MALHAS FISCAIS - Controle Financeiro e Software de ... · 2 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017 Apresentação Uma dúvida recorrente que sempre chega

11 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017

3. Contabilidade focada em grandes empresasAmigo contador, você é essencial em qualquer empresa, especialmente nas de grande porte. Mais do que apenas ajudar na abertura ou no fechamento de um negócio, você pode ser fundamental na hora de tomar decisões que impactem no crescimento da empresa.

A contabilidade é responsável por registrar diariamente todas as transações realizadas por uma empresa, se tornando, dessa forma um excelente meio de gerenciamento. Ou seja, você, profissional da área contábil, pode ajudar uma empre-sa com informações valiosas, contribuindo assim nas tomadas de decisões. Dessa forma, você se tornará in-dispensável ao ajudar o administrador de uma empresa a ter acesso a informações relevantes para o negócio, tanto no presente quanto no futuro. É importante que você se lembre de que é um parceiro na condução dos negócios, e não apenas um prestador de serviços.

Outro ponto a se destacar é o papel do empresário contábil em relação às questões tributárias. Por desco-nhecer como as estruturas tributárias funcionam, muitos gestores acabam não dando a devida importância a elas, prejudicando a própria empresa no processo. Com a sua ajuda, amigo contador, é certo que os riscos poderão ser evitados. E não só nessa área tributária; você também é fundamental na gestão financeira e do fluxo de caixa, além de auxiliar nos investimentos fei-tos pela empresa.

Contador, você é fundamental na hora de tomar decisões que impactem no crescimento da empresa.

Page 12: SPED E MALHAS FISCAIS - Controle Financeiro e Software de ... · 2 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017 Apresentação Uma dúvida recorrente que sempre chega

12 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017

ConclusãoComo você leu acima, apresentar os dados corretamente no SPED é essen-cial para não ter problemas perante a Receita Federal. Buscar a automatiza-ção dos processos também é fundamental para se manter firme na acirrada corrida do mercado. Quem não busca se inovar ou atender às demandas vigentes, fica logo para trás.

Conhecer melhor o SPED e saber como ele funciona pode ser crucial para o crescimento de sua empresa e para sua consolidação no concorrido ramo da contabilidade. Investir em conhecimento e na formação de sua equipe é garantir um lugar entre os melhores do mercado.

Por meio do SPED e com o que aprendemos com a Operação Lava Jato, é possível perceber a importância que a tecnologia tem em qualquer empresa. Por conhecer melhor toda a questão tributária, o empresário contábil tem como dever deixar seus clientes cientes dos riscos e o que devem fazer para estar sempre em conformidade com a lei.

Dessa forma, você deve enxergar o SPED como uma grande oportunidade para se aproximar ainda mais de seus clientes. Afinal, por meio da escritu-ração contábil em meio digital, é possível provar aos empresários que eles precisam mudar, e mudar o quanto antes.

Esperamos que você tenha gostado do nosso material e que as informações aqui disponíveis possam ajudá-lo a estar cada vez mais de acordo com o que é exigido pelo Fisco, evitando assim problemas com a Receita Federal e a aquisição de dívidas.

Caso você tenha mais alguma dúvida, fique à vontade para entrar em conta-to conosco através do e-mail [email protected].

Compartilhe nas redes sociais!

Page 13: SPED E MALHAS FISCAIS - Controle Financeiro e Software de ... · 2 SPED e malhas fiscais: Oportunidades e tendências para 2017 Apresentação Uma dúvida recorrente que sempre chega

13

Nós aqui do Nibo temos uma missão sublime que é a de resgatar

o valor do contador no Brasil.

Para conhecer o Nibo melhor, agende uma demonstração conosco clicando aqui. Para

maiores informações entre em contato pelo [email protected]

Um grande abraço e sucesso!

Equipe Nibo

Gestão FinanceiraImportador UniversalControle de Caixa

Você ainda digita o movimento financeiro

de clientes que possuem um ERP ou programa

financeiro?

Seus clientes precisam de um software de gestão

financeira simples, econômico e fácil de usar?

Você tem clientes pequenos que não usam

e não querem usar nenhum sistema?