s.o.s. dialogando com deus para casais

14

Upload: editoraapartilha

Post on 22-Mar-2016

245 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Padre Eduardo Malaspina mais uma vez surpreende seus leitores com sua simplicidade, objetividade e clareza no desenvolvimento de temas muitas vezes polêmicos. Alguns casais, geralmente, recorrem aos conselhos dos sacerdotes quando a relação já está desgastada, às margens da separação. Este livro sugere exercícios de oração para o fortalecimento da vida conjugal.

TRANSCRIPT

Page 1: S.O.S. Dialogando com Deus para Casais
Page 2: S.O.S. Dialogando com Deus para Casais

Carinhosamente,

Padre Eduardo Malaspina

Deus abençõe você e sua família.

Page 3: S.O.S. Dialogando com Deus para Casais

Outras Obras:

www.comofazerumsitecatolico.com

SOS Oração - Dialogando Com Deus

SOS Oração - Aprendendo a Dialogar com Deus

Contato com o Padre Eduardo

Caixa postal 755 - Cep: 13 560 970 São Carlos - SP

Site: sosoracao.com.br

Page 4: S.O.S. Dialogando com Deus para Casais

DialogandoCom Deus

Para Casais

Editora A Partilha

Page 5: S.O.S. Dialogando com Deus para Casais

Copyright 2008 by Pe. Eduardo Malaspina

Todos os direitos reservados ao autor

Nenhuma parte desta publicação pode ser gravada, armazenada em

sistema eletrônico, fotocopiada, reproduzida por meios eletrônicos,

mecânicos ou outros quaisquer, sem prévia autorização dos autores.

Projeto Gráfi co - Capa

Aristides Luís Madureira

Imagens de Capa

Marja Flick-Buijs - Alianças / Jon Ng - Casal

Walter Fukuhara - foto Pe. Eduardo

Editoração Eletrônica

Aristides Luís Madureira

Costa Lima Serviços

Revisão

Claudia Porto Albertini Nogueira

Ludmila Giovanna Ribeiro de Mello

Realização

Editora A Partilha

Impressão

Gráfi ca Brasil - Uberlândia/MG

Malaspina, Eduardo, 2008

SOS Oração - Dialongando com

Deus - Para casais

Pe. Eduardo Malaspina — São Carlos, SP

Editora A Partilha, Uberlândia - MG - 2008.

ISBN: 978 85 89520 25 6

Palavras-chave: Oração; Método de Oração; Guia prático;

espiritualidade da Oração - Família - Casais - Espiritualidade Casais

- Noivos

Page 6: S.O.S. Dialogando com Deus para Casais

Dedico esse livro aos casais que fize-ram e fazem história comigo, em especial ao casal Giselle Dupas e Carlos Eduardo Formi-goni que buscam encontrar a mais brilhante Luz, nas mais escuras noites.

Page 7: S.O.S. Dialogando com Deus para Casais
Page 8: S.O.S. Dialogando com Deus para Casais

Apresentação

“O futuro da humanidade passa através da família” Papa João Paulo II

Dentro do universo editorial, diversos subsídios já foram publicados no intuito de facilitar o desenvolvimento da vida conjugal e enfatizar a importância da família no contexto social. Padre Eduardo Malaspina, com peculiar originalidade, propõe em sua obra “Dialogando com Deus para casais” momentos de reflexão e oração dentro da vida conjugal. Proposta essa, que visa não somente o cumprimento de um preceito, mas especialmente a restauração da vida conjugal do casal, já que entendemos a oração como a força propulsora na educação dos filhos, no controle dos impulsos e tendências, no equilíbrio dos prazeres e dores e na compreensão dos mistérios divinos.

Amar é um aprendizado diário, um movimento da vontade, uma opção pelo bem estar do outro e de si próprio. Exige constante treinamento, começo e recomeço. O lar cristão necessita ser a escola cujos professores, capacitados pela prática e vivência de uma espiritualidade conjugal encarnada, possam ensinar a amar verdadeiramente.

O Papa João Paulo II, ao concluir a Exortação Apos-tólica sobre a Família (Familiaris Consortio), escreve que o futuro da humanidade passa pela família. Durante a oração do Ângelus, na festa de Cristo Rei daquele ano de 1981, data

Page 9: S.O.S. Dialogando com Deus para Casais

em que o documento foi trazido a público, o Papa foi além afirmando que o futuro da Igreja e o da religião também passa pela família. Eis uma verdade, porque o amor autêntico, que deve perpassar as gerações, brota, floresce e frutifica no seio familiar, sob a forma dos mais preciosos valores que conhece-mos. João Paulo II não se cansava de afirmar que a família é a base da sociedade e o local onde se aprende os verdadeiros valores do Evangelho.

Segundo o Papa Bento XVI, diante dos desafios da so-ciedade atual, é necessário garantir que as famílias não estejam sós. Um pequeno núcleo familiar pode encontrar obstáculos difíceis de serem superados se estiver isolado do restante de seus parentes e amigos. Por isso, a comunidade eclesial deve oferecer acompanhamento, estímulo e alimento espiritual que fortaleça a coesão familiar, sobretudo nas provas ou momentos críticos. Assim sendo, é muito importante o trabalho das paró-quias, bem como das diversas associações eclesiais, chamadas a colaborar como rede de apoio e presença visível da Igreja para o crescimento da família na fé. Dessa forma podemos afirmar que a maior descoberta para um casal, seja o encontro do ponto de equilíbrio que a oração traz para a vida conjugal, familiar e comunitária.

Padre Eduardo Malaspina estudou no Seminário Dio-cesano de São Carlos, no estado de São Paulo – onde cursou o ensino médio e completou o Curso de Filosofia, onde foi meu aluno. Cursou Teologia na PUC de Campinas e Jornalismo em Bauru.

A sua experiência com o trabalho pastoral familiar se deve a sua dedicação às Equipes de Nossa Senhora e também no contato com as diversas pastorais na Diocese de São Carlos, onde, como Coordenador Diocesano de Pastoral, acompanhou Dom Joviano de Lima Júnior e o atual Bispo Diocesano Dom Paulo Sérgio Machado.

Parabéns por esse livro que será de muita utilidade para os casais, de sobremodo à Pastoral Familiar da Igreja no Brasil. Dom Bruno Gamberini

Arcebispo Metropolitano de Campinas

Page 10: S.O.S. Dialogando com Deus para Casais

Padre Eduardo Malaspina

10

Introdução“Eu vos consagro um carinho e amor santo, porque vos desposei com um esposo

único e vos apresentei a Cristo como virgem pura. Mas temo que, como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim se corrompam os vossos pensamentos e se

apartem da sinceridade para com Cristo”.II Cor 11,2-3

Faço minhas as palavras do apóstolo Paulo. Que esse material seja um sinal de todo carinho e amor que dispenso a vocês filhos e filhas de Deus que se uniram em matrimônio e as-sim realizam a missão anunciadora do Reino entre os homens. Preocupo-me de igual maneira para que o amor primeiro não seja desgastado pelas adversidades da vida, que são comuns a todos nós. Outrossim, que elas os fortaleçam na verdade e na união, que não haja desencontros entre os casais por fraqueza de comunhão, nem consigo, nem com Deus.

Só a oração alimenta os vazios de uma vida a dois.Para se casar basta o querer, o amar. Para manter um

casamento é preciso a graça de Deus. Essa graça se alcança através da oração que anima e oportuniza a renovação dos votos realizados diante do Criador.

Esse guia, deseja abordar os “calcanhares de aquiles” dos casais, e pela sugestão de exercícios, de orações mais as dicas, citadas na parte inferior de cada página, neutralizá-los; quiçá eliminá-los pela graça reparadora da oração.

A oração conjunta é a ideal para os casais, de preferên-cia no silêncio e na intimidade do quarto. Ali poderão refletir

Dica 1

Propicie ao seu cônjuge aquilo que anseia para si, pelo sacramento do matrimônio, Deus os constituiu UM.

Page 11: S.O.S. Dialogando com Deus para Casais

11

Dialogando com Deus - Para Casais

as leituras sugeridas, iluminar os acontecimentos, a realidade histórica de cada um e de ambos sob a luz da Palavra de Deus. É onde encontrarão respostas para o dia-a-dia da família, juntos.

Queridos casais, quando diante do altar do Senhor vocês fizeram um juramento de fidelidade, respeito e amor um pelo outro, consagraram-se a Deus. Ele também fez uma aliança com vocês. Uma alinça eterna.

Quando o casal começa a ter problemas de convivência, finaceiros e outros, é comum, um ou outro procurar o pai, a mãe para uma orientação, para um desabafo. Esquecem-se porém, de que Deus nessa aliança se tornou o mais poderoso aliado em manter essa relação e tudo o que a envolve: desde a manutenção para a sobrevivência material, até aquilo que envolve o universo espiritual do casal.

Vocês não estão sozinhos nessa empreitada. Deus está caminhando lado a lado com vocês. Basta pedir que Ele os atenderá.

O correto deste livro é auxiliá-los nessa intimidade com o Criador.

Vocês poderiam estar se perguntando o que o Pe. Edu-ardo sabe sobre matrimônio? Ele é celibatário, como poderá nos escrever algo dessa natureza? Pois bem, de uma certa forma estou também casado com o ministério. O que desejo partilhar nesta obra, trata-se do relacionamento de intimidade com Deus, que todo casal deve buscar.

Infelizmente, alguns casais procuram por aconselha-mento espiritual quando o quadro de problemas está muito avançado.

Normalmente, procuram-nos já em “pé de separação”. Para que isso não aconteça com vocês, é que sugiro a leitura e a prática desse livro que preparei com carinho e amor evangélico. Paz meus queridos! Força e coragem!

Que o Senhor da vida vos una nessa caminhada de amor, paciência e sabedoria.

Pe. Eduardo Malaspina

O amor deve se manter vivo e intenso. Pequenas e signifi cantes atitudes são essenciais

no dia-a-dia do casal.

Dica 2

Page 12: S.O.S. Dialogando com Deus para Casais

Padre Eduardo Malaspina

12

O Poder do encontro

“Quando a luz dos olhos meus e a luz dos olhos teus resolvem se encontrar. Ah! que bom que isso é meu Deus, que frio que me dá o encontro desse olhar...”

Tom Jobim

São extensos e lindos os trabalhos da filosofia moderna sobre o mistério do encontro. Quando um encontro ocorre, quem são os verdadeiros protagonistas dele? Martin Buber diz: “Torno-me eu no “tu”; tornando-me eu, digo tu.Toda verdadeira vida é encontro”. Num encontro, o tu faz com que o eu se apresente, e ao se apresentar relata seu existir para o tu, tornando-o protagonista do encontro.

A vida se origina de encontros. Muitos deles vão nos tranformando, moldando, realizando. Mas, encontrar nosso cônjuge, é como ter um encontro com o que há de mais verdadeiro do nosso existir. Esse encontro revela-nos muitas vezes, coisas que não sabíamos de nosso “eu”: sentimentos, reações, atitudes...

Às vezes ouço afirmações assim: -“Desde que o conheci não sou mais a mesma(o). Algo

em mim mudou desde então”. Mudanças resultantes daquele primeiro encontro.Mas que mudanças são essas? Na descoberta de si, outros mistérios vão sendo descorti-

nandos: missão pessoal, rumos de futuro, carreira profissional, visão de felicidade e realizações em geral.

Vivam com a mesma intensidade do passado os sentimentos presentes.

Dica 3

Page 13: S.O.S. Dialogando com Deus para Casais

13

Dialogando com Deus - Para Casais

Page 14: S.O.S. Dialogando com Deus para Casais

Padre Eduardo Malaspina

14