somos todos trabalhadores . unidos somos fortes! para ... · no trabalho, atualizou o arti-go 164...

4
Site - www.sindipolo.org.br | E-mail - [email protected] | Telefone - (51) 3226.0444 Nº 1775 24 a 30/07/2016 SOMOS TODOS TRABALHADORES. Unidos somos FORTES! Para defender nossas conquistas! PETROQUÍMICOS CELEBRAM OS 35 ANOS DO SINDIPOLO Durante a semana passa- da, além do Torneio de Fut- sal, que iniciou dia 7 de julho e se estende até final agosto, outras duas avidades mar - caram as celebrações dos 35 ANOS DO SINDIPOLO. Na quinta (21), data do registro conforme Carta Sin- dical, houve uma avidade comemorava na sede da endade, com a parcipação da categoria e convidados. VÍDEO MOSTROU IMPORTANTES MOMENTOS Num primeiro momento, foi apresentado um vídeo ins- tucional com registro de al- gumas das principais ações da categoria ao longo dos anos, como as grandes greves e ma- nifestações. O vídeo, elabora- do pelo grupo de produção Correria, contou com depoi- mentos de ex-presidentes e de pessoas que acompanha- ram esta caminhada. Durante as falas também foram desta- cadas a atuação do Sindicato e a importância da luta de- senvolvida pela endade. A representante da CUT na mesa, Angélica Nascimen- to, destacou a importante atuação do SINDIPOLO na luta dos trabalhadores e lem- brou que a endade tem sido e sempre será parceira e soli- dária em todos os momentos. O ex-deputado estadual, Raul Pont, lembrou as gran- des manifestações em defe- sa do Polo e a arculação da endade nos espaços polí- cos, como na Assembleia Legislava, para garanr os direitos dos petroquímicos. Ele avaliou o atual momento para a classe trabalhadora, reiterou que será somente com muita unidade e re- sistência que será possível barrar os ataques a direitos históricos dos trabalhadores e frisou a confiança que tem de que os petroquímicos fa- rão a sua parte. PRESENÇA CONSTANTE JUNTO A CATEGORIA Miguel Rosseto, presi - dente do SINDIPOLO no perí- odo 87/93, destacou a pre- sença constante da direção da endade junto aos tra- balhadores no Polo e lem- brou das manifestações da categoria para conquistar todos os direitos que tem hoje. Também referiu a con- solidação políca e estrutural da endade, especialmente a parr da gestão do MAS (Mo- vimento de Ação Sindical), que iniciou em 1987. A compra da sede, o com- promisso semanal em levar informação para a categoria através do Bolem Informa- vo EM DIA e a parcipação dos trabalhadores, também foram lembrados pelo dirigente. No final da avidade, foi servido um coquetel aos par - cipantes, que lotaram o au- ditório do Sindicato.

Upload: others

Post on 06-Nov-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SOMOS TODOS TRABALHADORES . Unidos somos FORTES! Para ... · no Trabalho, atualizou o arti-go 164 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que discorre sobre as condições

Site - www.sindipolo.org.br | E-mail - [email protected] | Telefone - (51) 3226.0444

Nº 17

7524

a 3

0/07

/201

6

SOMOS TODOS TRABALHADORES. Unidos somos FORTES! Para defender nossas conquistas!

PETROQUÍMICOS CELEBRAM OS 35 ANOS DO SINDIPOLO

Durante a semana passa-da, além do Torneio de Fut-sal, que iniciou dia 7 de julho e se estende até final agosto, outras duas atividades mar-caram as celebrações dos 35 ANOS DO SINDIPOLO.

Na quinta (21), data do registro conforme Carta Sin-dical, houve uma atividade comemorativa na sede da entidade, com a participação da categoria e convidados.

VÍDEO MOSTROU IMPORTANTES

MOMENTOS Num primeiro momento,

foi apresentado um vídeo ins-titucional com registro de al-gumas das principais ações da categoria ao longo dos anos, como as grandes greves e ma-nifestações. O vídeo, elabora-

do pelo grupo de produção Correria, contou com depoi-mentos de ex-presidentes e de pessoas que acompanha-ram esta caminhada. Durante as falas também foram desta-cadas a atuação do Sindicato e a importância da luta de-senvolvida pela entidade.

A representante da CUT na mesa, Angélica Nascimen-to, destacou a importante atuação do SINDIPOLO na luta dos trabalhadores e lem-brou que a entidade tem sido e sempre será parceira e soli-dária em todos os momentos.

O ex-deputado estadual, Raul Pont, lembrou as gran-des manifestações em defe-sa do Polo e a articulação da entidade nos espaços polí-ticos, como na Assembleia Legislativa, para garantir os direitos dos petroquímicos.

Ele avaliou o atual momento para a classe trabalhadora, reiterou que será somente com muita unidade e re-sistência que será possível barrar os ataques a direitos históricos dos trabalhadores e frisou a confiança que tem de que os petroquímicos fa-rão a sua parte.

PRESENÇA CONSTANTE JUNTO

A CATEGORIAMiguel Rosseto, presi-

dente do SINDIPOLO no perí-odo 87/93, destacou a pre-sença constante da direção da entidade junto aos tra-balhadores no Polo e lem-brou das manifestações da categoria para conquistar todos os direitos que tem hoje. Também referiu a con-

solidação política e estrutural da entidade, especialmente a partir da gestão do MAS (Mo-vimento de Ação Sindical), que iniciou em 1987.

A compra da sede, o com-promisso semanal em levar informação para a categoria através do Boletim Informati-vo EM DIA e a participação dos trabalhadores, também foram lembrados pelo dirigente.

No final da atividade, foi servido um coquetel aos par-ticipantes, que lotaram o au-ditório do Sindicato.

Page 2: SOMOS TODOS TRABALHADORES . Unidos somos FORTES! Para ... · no Trabalho, atualizou o arti-go 164 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que discorre sobre as condições

02 SOMOS TODOS TRABALHADORES. Unidos somos FORTES! Para defender nossas conquistas!

No dia 27 de julho é celebrado o DIA NACIO-NAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABA-LHO. A data é símbolo da luta dos trabalhado-res por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho.

No início da década de 70, o quadro de acidentes de trabalho no Brasil já era preocupante. O número dos acidentes de trabalho era tão grande, que começaram a surgir pressões exigindo polí-ticas de prevenção. Era preci-so fazer algo imediatamente e foram então publicadas as portarias nº 3236 e 3237, de 27 de julho de 1972. Segun-do estimativas da época, 1,7 milhão de acidentes ocor-riam anualmente e 40% dos profissionais sofriam lesões.

As portarias, que regula-mentavam a formação técni-

ca em Segurança e Medicina no Trabalho, atualizou o arti-go 164 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que discorre sobre as condições internas de uma empresa, em relação à saúde e a se-gurança, mais precisamente sobre a atuação e formação da Comissão Interna de Pre-venção de Acidentes (CIPA).

PIONEIRISMO BRASILEIRO

O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório

27 DE JULHO - DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO

de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado com a edição das referidas portarias em 27 de julho de 1972. Por isto, a data foi escolhida para ser o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Hoje não se pode aceitar uma empresa que não priori-ze a segurança. E os sindica-tos têm tido um importante papel nesta questão, espe-cialmente quanto a preven-ção, exigindo e cobrando medidas de segurança para todos os trabalhadores.

O QUE É UM ACIDENTE DE

TRABALHODe acordo com a Pre-

vidência Social, acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da em-presa ou pelo exercício dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, permanente ou temporá-ria, que causa a morte, a perda ou a redução da ca-pacidade para o trabalho.

Conforme a Organiza-ção Internacional do Tra-balho (OIT), os acidentes do trabalho são a causa da morte de dois milhões de pessoas por ano, em todo o mundo e representam mais mortes do que, por exemplo, as ocasionadas pelo uso de drogas e álcool juntos.

Os frequentes e graves acidentes ocorri-dos nos setores de petróleo, petroquímico e químico, têm levado os sindicatos a buscarem cada vez mais medidas e ações para tratar do tema. Neste sentido, e para atender a esta demanda, as secretarias de Saúde da FUP e CNQ estão organizando seminários para de-bater o tema da segurança dos trabalhadores, envolvendo especialmente a NR 13 (Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações) e SPIE (Servi-ço Próprio de Inspeção de Equipamentos).

Estes seminários, dirigidos a sindicatos fi-liados a FUP e CNQ, ocorrerão em cinco esta-dos e têm como objetivo instrumentalizar os dirigentes sindicais para entenderem e atua-rem de maneira eficaz na prevenção, elimina-ção de riscos nos meios ambientes de traba-lho. Também servirão como preparação para atuação nos momentos de auditorias de SPIE.

A duração da atividade é de dois dias, onde serão abordados e discutidos: "A NR 13 - Interpretação, Revisão e Atuação Sindical" e

"SPIE - Interpretação e Formas de Atuação do Movimento Sindical".

DATAS - A programação está organizada para os dias: 4 e 5 de agosto, no Sindipetro PE/PB; 30 e 31 de agosto, no Sindipetro Bahia; 26 e 27 de setembro, no Sindipetro Espírito Santo; 19 e 20 de outubro, Sindipetro Unifica-do de São Paulo; e 23 e 24 de novembro, no Sindipetro PR/SC.

SPIE NA BRASKEMLembramos que as unidades de políme-

ros PP1, PE4, PP2 e PE6 estão buscando cer-tificar suas unidades visando se credencria-rem para um Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos (SPIE). A visita dos auditores do IBP (Instituto Brasileiro do Petróleo, Ga-ses e Biocombustível), ocorrerão no período de 16 a 19 de agosto de 2016 (PP1 e PE4), e as demais no mês de setembro.

SEMINÁRIOS TRATARÃO DA NR-13 E DO SPIE

Page 3: SOMOS TODOS TRABALHADORES . Unidos somos FORTES! Para ... · no Trabalho, atualizou o arti-go 164 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que discorre sobre as condições

Começa a se encaminhar para as finais o TORNEIO DE FUTEBOL DE SALÃO “SINDI-POLO 35 ANOS DE LUTA, VOCÊ FAZ PARTE DESTA HISTÓRIA ”, que iniciou dia 7 de julho.

Já foram reali-zados seis jogos e o próximo será no sábado, dia 30/7. As partidas estão sendo realizadas no ginásio de esportes

03SOMOS TODOS TRABALHADORES. Unidos somos FORTES! Para defender nossas conquistas!

SINDIPOLO 35 ANOS: TORNEIO DE FUTSAL SE ENCAMINHA PARA FINAIS

No sábado, dia 23, aconteceu o JANTAR--BAILE DOS PETROQUÍMICOS. A atividade, realizada no CEPE/REFAP, em Canoas, reuniu petroquímicos e seus familiares numa noite de shows, alegria e descontração. O jantar iniciou às 20 horas, seguido do baile, que se estendeu até a madrugada, com apresenta-ção e animação da Banda Cia. Show 4, brin-cadeiras e sorteio de prêmios, num ambien-te de integração e muita alegria.

OUTRAS ATIVIDADESA programação dos 35 anos não encer-

ra com estas atividades. Em setembro a data será celebrada também no Piquete Trancaço e já está programado para novembro o lan-çamento do livro com os últimos dez anos da história de lutas da categoria e a inauguração da biblioteca no Sindicato.

JANTAR-BAILE DOS PETROQUÍMICOS

REDUÇÃO DE CUSTO A QUALQUER PREÇOEm Junho a Videolar-Innova partiu a unidade de Poliestire-

no Espandido - EPS (isopor), uma unidade de R$100 milhões. A empresa não poupou custos para comemorar a partida da planta. Convidou a imprensa, as autoridades do Estado e o Corporativo de todas as plantas da empresa no país.

Os trabalhadores não entenderam este tipo de “gastança” já que a Videolar-Innova continua demitindo e reduzindo cus-tos, mesmo depois das reuniões com o Sindipolo. Continuam boatos na área que esta Gestão tem como meta limitar um número de trabalhadores para o sistema Videolar-Innova.

Nossa preocupação é que a empresa, para atingir a meta de redução de custo, continue demitindo. Por isso, os trabalhado-res não entendem porque o Governo do Estado aprovou Incen-tivo Fiscal (Fundopem) para um "Empresário Gaudério que volta à Pátria Amada", conforme divulgado na imprensa, para demitir seus irmãos gaúchos. Não podemos admitir que a empresa que foi beneficiada com recursos públicos, realize demissões.

MAIS UM INCÊNDIO NA UNIDADE DE EPSA planta de EPS vem apresentando inúmeros problemas

operacionais. O principal deles, é a frequente ocorrência de incêndios e isto está causando pânico nos trabalhadores.

Ao invés de solucionarem este gravíssimo problema, al-guns gestores preferem ameaçar os trabalhadores com retalia-ções, caso o Sindicato seja informado do que vem ocorrendo.

O Sindipolo, em reunião com a Videolar-Innova cobrou vários problemas desta planta e inclusive este gravíssimo problema de várias ocorrências de Incêndio. A Gestão de saúde e segurança e meio ambiente (SESMA) tem que tomar atitudes deste descaso da Gerência de Produção antes que morra um trabalhador.

Nossa expectativa com as reuniões realizadas com a Video-lar-Innova é de que os problemas na empresa que preocupam os trabalhadores sejam resolvidos. No caso dos incêndios ocor-ridos na planta de EPS, se não houver uma solução definitiva, seremos obrigados a tomar outras providências para garantir a segurança e a integridade física dos seus trabalhadores.

INSEGURANÇA OPERACIONAL NA UNIDADE DO EPS E MAIS DEMISSÕES NA VIDEOLAR-INNOVA

do Sindicato dos Metalúrgi-cos de Canoas (rua Caramuru, 330, centro). Cinco equipes participam do Torneio e a fi-nal será em agosto, em data a ser informada.

Confira a situação dos jogos:

Page 4: SOMOS TODOS TRABALHADORES . Unidos somos FORTES! Para ... · no Trabalho, atualizou o arti-go 164 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que discorre sobre as condições

04 SOMOS TODOS TRABALHADORES. Unidos somos FORTES! Para defender nossas conquistas!

Boletim Informativo do Sindicato dosTrabalhadores nas Indústrias Petroquímicas de Porto Alegre e Triunfo/RS - SINDIPOLOAv. Júlio de Castilhos, 596, 8º andar, Centro, Porto Alegre/RS, CEP 90.030-130 - Fone (51) 3226.0444 - Fax (51) 3228.7547

e-mail: [email protected] -www.sindipolo.org.br - Jornalista Responsável: Nara Soter (MTE 4436) - Impressão: [email protected]

Neste domingo, dia 31 de julho, acontecerá um novo ato contra os ataques aos di-reitos dos trabalhadores que vem sendo anunciados pelo governo golpista de Michel Temer. A atividade está sen-do organizada pela Frente Brasil Popular e Frente Povo sem Medo, com apoio das centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais. A con-centração será às 14 horas, no Parque da Redenção, em Porto Alegre.

Entre os direitos que es-tão sendo ameaçados e que já foram anunciados ainda para este semestre estão: a reforma da previdência, com mudança na idade da aposen-tadoria para 70 anos; flexibi-lização da CLT, com a perda de inúmeros e importantes direitos; o negociado sobre o legislado, prevendo a nego-ciação direto entre patrão e

31 DE JULHO: TODOS NA LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES

empregado. No total, trami-tam no Congresso hoje mais de 55 projetos que atacam direitos trabalhistas e sociais que retrocedem as relações de trabalho e os direitos hu-manos ao século 19.

JORNADA DE 80 HORAS

Como se já não bastasse isso, membros da CNI (institui-ção que representa os empre-sários, como a FIESP e FIERGS), vem anunciando proposta de

ampliar a jornada de trabalho para 80 horas semanais e de reduzir o intervalo de almoço para 30 minutos.

TODAS AS CATEGORIAS SERÃO

ATINGIDASEstes são ataques que

atingem à todos os traba-lhadores, independente da categoria a que pertencem. Assim, é fundamental que os trabalhadores se organizem e participem das manifesta-

SALÁRIOS MENORES E JORNADAS MAIORESO governo ilegítimo do Temer vai propor um projeto de

lei para permitir que empresas possam reduzir salários e até mesmo aumentar a jornada diária de trabalho dos seus em-pregados. Além disso, já afirmou que seu governo “vai en-frentar todas as resistências” para aprovar as reformas da Previdência e Trabalhista. A decisão foi pouco mais de uma semana depois de o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, ter citado a intenção de uma jornada semanal de trabalho de até 80 horas.

A reforma trabalhista que o presidente em exercício Michel Temer pretende enviar ao Congresso Nacional até o fim deste ano vai permitir que as convenções coletivas prevaleçam sobre as normas legais. Na prática, como não será mais preciso observar a CLT em relação à jornada e a salário, as empresas poderão condi-cionar aumentos salariais, por exemplo, ao maior fracionamento de férias, redução de intervalo de almoço ou aumento de jornada diária. Um dos objetivos do setor empresarial é mexer “banco de horas”, para torná-lo ilimitado. Com isso, as empresas poderão aprovar jornadas diárias superiores a 10 horas e chegar até a 16 horas em épocas de alta produção, sem pagar horas extras, e a despeito do que estas jornadas excessivas representam para a se-gurança e a saúde do trabalhador.

ções. Os projetos tramitam rapidamente no Congresso e aguardam apenas o desfecho do processo de impeachment e, caso este se consolide, os projetos terão sua tramitação acelerada. O compromisso do governo golpista do Temer é de aprovar boa parte deles, até o final do ano. PARTICIPE DA ATIVIDA-

DE DO DIA 31/7. A HORA DE LUTAR É

AGORA!

EMPRESÁRIOS DEVEM BILHÕES MAS QUEREM QUE OS TRABALHADORES PAGUEM A CONTALaodsé de Abreu

Duarte, o diretor da Fiesp desde 1983, deve mais de R$ 6 bi-lhões ao Fisco. Como ele, centenas de em-presários são clientes de duas dezenas de escritórios de advo-cacia especializados em driblar as obriga-ções fiscais. No todo, a sonegação tira dos cofres públicos tri-lhões de reais. Apenas o valor cobrado do empresário citado supera as dívidas de 18 Estados brasileiros, entre eles a Bahia e Pernambuco.

Se conseguisse recuperar 20% do total devido pelos gran-des sonegadores, quase todos envolvido na lista do Panamá Papers que nehum Moro da vida tem interesse em investigar, o Tesouro poderia cobrir o déficit público e poderia financiar todos os programas sociais que estão sendo ameaçados de corte pelo governo interino.