som e fúria - análise antropológica

2
Questões que devem ser respondidas a partir dos textos e filmes vistos em aula. 1- Quais situações ou contextos (dos filmes) seriam ilustrativos das noções de: a)etnocentrismo; b) choque cultural; c) relativismo; d) alteridade; e) determinismos, discutidas em aula? Explique o porquê. 2- Discorra sobre o par: antropologia e o(s) filme(s) escolhido(s). 3- De acordo com autores trabalhados e das discussões em aula fale sobre o conceito de cultura. Exemplifique a partir de uma experiência vivida, situações em que as diferenças culturais tornaram-se explícitas. Durante o filme, Som e Fúria, além de acompanharmos a história da família Artinian e da família de seus dois filhos, Chris e Peter (surdo), observa-se também a presença de vários conceitos antropológicos, tais como o etnocentrismo e o relativismo cultural Conceitos esses, que no estudo antropológico, promovem uma série de conclusões acerca das situações presentes no documentário, servindo de exemplo, também, para os mesmos conceitos. Olha-se para o conceito etnocêntrico, por exemplo, temos a reação dos pais (Peter e Nita, ambos surdos) em relação ao desejo inicial de sua filha Heather (sua filha surda, junto com seus outros dois irmãos) ao levantar a hipótese da vontade de possuir um implante coclear. O etnocentrismo faz-se presente na visão a qual os pais têm em relação ao que seria melhor a filha na visão de pais, sem ao menos priorizar a situação da filha. O mesmo acontece, analogicamente, no caso da Família de Chris e seu filho surdo de 11 meses, como também na família da Shelby, quando seus pais decidem na escolha do implante sem ao menos ter o mínimo conhecimento da cultura “surda”.

Upload: vinnicius-alves-crespo

Post on 11-Dec-2014

108 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Som e Fúria - Análise Antropológica

Questões que devem ser respondidas a partir dos textos e filmes vistos em aula.1- Quais situações ou contextos (dos filmes) seriam ilustrativos das noções de: a)etnocentrismo;b) choque cultural; c) relativismo; d) alteridade; e) determinismos, discutidas em aula? Explique o porquê.

2- Discorra sobre o par: antropologia e o(s) filme(s) escolhido(s).

3- De acordo com autores trabalhados e das discussões em aula fale sobre o conceito de cultura. Exemplifique a partir de uma experiência vivida, situações em que as diferenças culturais tornaram-se explícitas.

Durante o filme, Som e Fúria, além de acompanharmos a história da família Artinian e da família de seus dois filhos, Chris e Peter (surdo), observa-se também a presença de vários conceitos antropológicos, tais como o etnocentrismo e o relativismo cultural Conceitos esses, que no estudo antropológico, promovem uma série de conclusões acerca das situações presentes no documentário, servindo de exemplo, também, para os mesmos conceitos.

Olha-se para o conceito etnocêntrico, por exemplo, temos a reação dos pais (Peter e Nita, ambos surdos) em relação ao desejo inicial de sua filha Heather (sua filha surda, junto com seus outros dois irmãos) ao levantar a hipótese da vontade de possuir um implante coclear. O etnocentrismo faz-se presente na visão a qual os pais têm em relação ao que seria melhor a filha na visão de pais, sem ao menos priorizar a situação da filha. O mesmo acontece, analogicamente, no caso da Família de Chris e seu filho surdo de 11 meses, como também na família da Shelby, quando seus pais decidem na escolha do implante sem ao menos ter o mínimo conhecimento da cultura “surda”.

Tem-se também o choque cultural. Este presente nos embates entre a cultura “surda” e a “ouvinte/falada” durante todo o documentário. Seu maior exemplo está presente nas discussões da avó da família Artinian com relação ao implante em seus dois netos e a aversão ao mesmo por parte de Peter, pai surdo de Heather. O mesmo acontece durante o filme com os pais surdos de Mari, mulher de Chris, em relação à escolha do casal em optar pelo implante, e os pais, com suas visões etnocêntricas, não concordando com tal situação.

Quanto ao relativismo e alteridade, estes são presentes durante o desenvolvimento do documentário, ficando mais fortes em sua conclusão. A partir do momento em que as personagens do filme passam a entender ambos os lados da cultura “surda e falada”. Um dos exemplos presencia-se com os avôs da história das duas famílias, ao colocarem-se no lugar dos filhos, ambos passam a entender os motivos que levam aos filhos pela escolha do implante, como na família do Chris, ou não, como na família de Peter. Contudo, há o respeito das opiniões nos dois casos.

O determinismo, contudo faz-se presente,