sociologia 28 set 2012

2

Click here to load reader

Upload: gabrielaeiras

Post on 06-Jun-2015

59 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sociologia   28 set 2012

Sociologia - 28 SET 2012

Revolução industrial (séc. XVIII)

Começando com o período de escravidão, passamos pela, fase de servo, pela fase da urbanização, onde nesta há a presença dos artesãos, detentores de toda a técnica na feitoria de um determinado produto, do seu inicio até o seu fim. 

Com a invenção das máquinas surgem as fábricas, os burgueses e o proletariado. Os proletários trabalhavam em condições precárias de trabalho, partindo de uma jornada de trabalho de 18, 20 horas por dia, sem condições de higiene, de iluminação, de alimentação, etc. 

Com a Revolução Francesa, surge a idéia do liberalismo, e com isso há a intervenção do Estado na relação do empregador e o empregado, o Estado Intervencionista. O direito começa a efervescer. São estipuladas jornadas de trabalho justas, com descanso semanal também estipulado, etc.

Sociologia: Perspectiva externa, concreta(Teoria do direito - interna, abstrata)

Ciências Naturais: biologia, física, química, etc.Ciências sociais: filosofia, direito, sociologia, economia, antropologia, etc

As ciências naturais buscam a descoberta, enquanto as ciências naturais buscam dados para formular teorias, giram em torno da compreensão. Através de uma analise, que pode ser quantitativa ou qualitativa, desenvolvemos uma metodologia. 

Precursores da sociologia: 

São eles: Marx, Durkhein, Weber

Marx criticava o capitalismo, não enxergava perspectiva de mudança de uma pessoa dentro do capitalismo. Ele criou o termo 'conflito de classes', onde uma classe trabalhava arduamente para aqueles que pouco faziam mas eram donos dos meios de produção.

Esta situação criava a situação de miséria para os trabalhadores. Se questionava o porquê de que alguns serem donos de propriedades. 

Acreditava fielmente na idéia de repartição igualitária para todos, uma vez que visualizava todos inseridos dentro de uma mesma situação sócio-econômica.

Durkhein considerava que deveríamos entender a sociedade através dos fatos sociais. Criando conceitos intermediários tenta-se explicar a sociedade, como por exemplo a ética, a moral, etc.

Page 2: Sociologia   28 set 2012

Weber pensava na organização da sociedade capitalista. Tem duas idéias básicas: a burocracia e a hierarquia, ou seja, para que haja uma operação na sociedade, esta depende de uma organização, no sentido de que todos saibam dos papéis que podem desempenhar, sabendo a quem se deve responder ou prestar contas (esclarecimentos). 

Trabalho de sociologia 1 (01/11): - Conceitos fundamentais da sociologia- Diferentes culturas e sua formação- A sociedade como a instituição da regra- A passagem da natureza para a cultura- O individualismo na cultura ocidental e o papel do consumo

Trabalho de sociologia 2 (01/11):- Marx - Durkhein- Weber