sociedade de abastecimento de Água de saneamento s/a · social, endereço eletrônico, telefone e...

37
Sociedade de Abastecimento de Água de Saneamento S/A ISO 9001:2000 1 E D I T A L TOMADA DE PREÇOS N. 2014/03 ROTOCOLO N. 2014/33869 OBJETO: EXECUÇÃO DAS OBRAS DA TRAVESSIA EM MÉTODO NÃO DESTRUTIVO MND, PARTE INTEGRANTE DA LINHA DE ALIMENTAÇÃO PARA O LOTEAMENTO RESIDENCIAL PEDRA ALTA, NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS/SP, COM FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTOS, MATERIAIS E MÃO-DE-OBRA. RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS: Até o dia 23.07.2014, às 9h, com tolerância de 10 minutos. LOCAL: Sala Atibaia da SANASA na Avenida da Saudade n. 500, Ponte Preta Campinas/SP. CONTATO: Meire Telefone (19) 3735-5096 e-mail: [email protected] ÁREA RESPONSÁVEL: Diretoria Técnica. ÁREA REQUISITANTE: Gerência de Obras. As empresas interessadas em participar desta licitação DEVERÃO COMUNICAR SUA INTENÇÃO À GERÊNCIA DE COMPRAS E LICITAÇÕES ATRAVÉS DO ENDEREÇO [email protected], informando sua razão social, endereço eletrônico, telefone e fax, solicitando que todas as eventuais alterações do edital lhes sejam enviadas. A SANASA não aceitará em hipótese alguma reclamações posteriores de não envio de alterações por parte de empresas que não tenham se identificado como interessadas em participar da licitação. Ainda, nenhuma responsabilidade caberá à SANASA pelo não recebimento dessas alterações devido a endereço eletrônico e número de fax incorreto ou defeitos em qualquer desses equipamentos. ESTE EDITAL É CÓPIA FIEL DO ORIGINAL CONSTANTE DO PROCESSO DESTA TOMADA DE PREÇOS N. 2014/03. 1 - PREÂMBULO 1.1 - A SOCIEDADE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO S/A - SANASA CAMPINAS, empresa de economia mista municipal com sede nesta cidade de Campinas/SP, torna público e faz saber que, por determinação da diretoria da SANASA, acha-se aberta a TOMADA DE PREÇOS N. 2014/03, tipo de licitação a de "MENOR PREÇO", regime de execução indireta, empreitada por preço global, a qual será processada em conformidade com a Lei Federal n. 8.666/93 com suas alterações e com a Lei Complementar n. 123, de 14 de dezembro de 2.006.

Upload: truongnhi

Post on 16-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sociedade de Abastecimento de Água de Saneamento S/A ISO 9001:2000

1

E D I T A L TOMADA DE PREÇOS N. 2014/03 ROTOCOLO N. 2014/33869 OBJETO: EXECUÇÃO DAS OBRAS DA TRAVESSIA EM MÉTODO NÃO DESTRUTIVO – MND, PARTE INTEGRANTE DA LINHA DE ALIMENTAÇÃO PARA O LOTEAMENTO RESIDENCIAL PEDRA ALTA, NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS/SP, COM FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTOS, MATERIAIS E MÃO-DE-OBRA.

RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS: Até o dia 23.07.2014, às 9h, com tolerância de 10 minutos. LOCAL: Sala Atibaia da SANASA na Avenida da Saudade n. 500, Ponte Preta Campinas/SP. CONTATO: Meire Telefone (19) 3735-5096 e-mail: [email protected] ÁREA RESPONSÁVEL: Diretoria Técnica. ÁREA REQUISITANTE: Gerência de Obras.

As empresas interessadas em participar desta licitação DEVERÃO

COMUNICAR SUA INTENÇÃO À GERÊNCIA DE COMPRAS E LICITAÇÕES

ATRAVÉS DO ENDEREÇO [email protected], informando sua razão social, endereço eletrônico, telefone e fax, solicitando que todas as eventuais alterações do edital lhes sejam enviadas. A SANASA não aceitará em hipótese alguma reclamações posteriores de não envio de alterações por parte de empresas que não tenham se identificado como interessadas em participar da licitação. Ainda, nenhuma responsabilidade caberá à SANASA pelo não recebimento dessas alterações devido a endereço eletrônico e número de fax incorreto ou defeitos em qualquer desses equipamentos.

ESTE EDITAL É CÓPIA FIEL DO ORIGINAL CONSTANTE DO PROCESSO DESTA TOMADA DE PREÇOS N. 2014/03.

1 - PREÂMBULO

1.1 - A SOCIEDADE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO S/A - SANASA CAMPINAS, empresa de economia mista municipal com sede nesta cidade de Campinas/SP, torna público e faz saber que, por determinação da diretoria da SANASA, acha-se aberta a TOMADA DE PREÇOS N. 2014/03, tipo de licitação a de "MENOR PREÇO", regime de execução indireta, empreitada por preço global, a qual será processada em conformidade com a Lei Federal n. 8.666/93 com suas alterações e com a Lei Complementar n. 123, de 14 de dezembro de 2.006.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

2

1.2 - O INÍCIO DA SESSÃO PÚBLICA PARA O RECEBIMENTO DO

ENVELOPE contendo a PROPOSTA DE PREÇOS será às 9h do dia

23.07.2014, com tolerância de 10 (dez) minutos para entrega das propostas, no Piso 2, Asa 4, na Sala Atibaia na sede da SANASA, localizada na Avenida da Saudade n. 500, Ponte Preta, Campinas/SP. 1.3 - Se decidir entregar o envelope no próprio dia da sua abertura, as Proponentes deverão comparecer na SANASA com a necessária antecedência em relação ao prazo indicado no subitem 1.2, não se aceitando justificativas de atraso na entrega das propostas devido a problemas de trânsito ou de qualquer outra natureza. 1.4 - AS PROPONENTES DEVERÃO EXAMINAR CUIDADOSAMENTE AS CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO DAS OBRAS, OBJETO DESTE EDITAL, DANDO ESPECIAL ATENÇÃO PARA AS PENALIDADES ESTABELECIDAS PARA OS CASOS DE DESCUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS, FICANDO CIENTES DE QUE A SANASA APLICARÁ AS SANÇÕES PREVISTAS, OBEDECIDO O DISPOSTO NO ART. 87, § 2º, DA LEI 8.666/93 COM SUAS ALTERAÇÕES.

2 - OBJETO 2.1 - Este edital refere-se à contratação de empresa para execução das obras da travessia em método não destrutivo – MND, parte integrante da linha de alimentação para o loteamento residencial Pedra Alta, no município de Campinas/SP, com fornecimento de equipamentos, materiais e mão-de-obra. 2.1.1 - A execução das obras deverá respeitar com rigor todas as disposições de especificação técnica, memoriais, projeto, sondagem, planilhas e cronograma, constantes dos Anexos 1 a 5 do presente instrumento convocatório, bem como as disposições da minuta de contrato, Anexo 7. 2.1.2 - O CD-ROM com os Anexos 1 a 5 deverão ser retirados no Setor de Licitações da SANASA gratuitamente. 2.2 - A minuta de contrato (Anexo 7) é parte integrante deste edital e deverá ser obedecida na íntegra, tanto na fase de elaboração da proposta como na fase contratual. 2.2.1 - Na minuta de contrato estão fixadas as condições de vigência, preço, valor do contrato, medição, faturamento, pagamento, reajuste, prazo de execução, condições de execução e fiscalização das obras, subempreitadas, encargos, garantia de execução contratual, obrigações e responsabilidades da contratada, obrigações da SANASA, sinistros, penalidades, rescisão, disposições finais e foro.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

3

2.3 - Constituem anexos deste edital: Anexo 1 - Especificação técnica e memoriais (arquivo em CD); Anexo 2 - Projeto e sondagem (arquivo em CD); Anexo 3 - Planilha para orçamento de obras com valores (arquivo em CD); Anexo 4 - Planilha para orçamento de obras sem valores a ser preenchida pela Proponente (arquivo em CD); Anexo 5 - Cronograma Físico-Financeiro (arquivo em CD); Anexo 6 - Proposta de preços; Anexo 7 - Minuta de contrato; Anexo 8 - Modelo de Credenciamento; (apresentar fora do envelope) Anexo 9 - Folha de Dados para Elaboração do Contrato; (apresentar fora do envelope) Anexo 10 - Modelo de Declaração de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte. (apresentar fora do envelope) 2.4 - As despesas decorrentes da contratação do objeto desta licitação serão cobertas com recursos próprios da SANASA. 2.5 - A Planilha de referência com valores possui caráter meramente orientativo às Proponentes, tendo servido para a elaboração do orçamento das obras pela SANASA. Caberá às Proponentes determinar em sua proposta os preços a serem pagos pela SANASA, sem direito, em hipótese alguma, a reclamações sobre eventuais diferenças nas quantidades constantes dessa Planilha de referência com valores. 2.6 - Além do fornecimento dos materiais, equipamentos e mão-de-obra, caberá à Proponente vencedora fornecer toda a infra-estrutura logística de apoio, as placas de obra e demais dispositivos de sinalização e segurança do trânsito, ficando sob sua inteira responsabilidade quaisquer danos pessoais e/ou materiais provenientes da inobservância dessas obrigações.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

4

2.7 - Será de responsabilidade da Proponente vencedora a verificação da compatibilidade dos materiais e equipamentos com o local de sua instalação, obrigando-se a informar a SANASA de qualquer discrepância porventura encontrada, a fim de permitir em tempo hábil eventual ações corretivas, evitando atrasos ou quebra no ritmo dos serviços.

3 - VIGÊNCIA DO CONTRATO

3.1 - A vigência do contrato a ser firmado com a Proponente vencedora será de

07 (sete) meses a contar da data de sua assinatura, respeitadas as determinações do art. 57 da Lei n. 8.666/93 com suas alterações.

4 - CONDIÇÕES E RESTRIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO 4.1 - CONDIÇÕES: 4.1.1 - Esta licitação está aberta a todas as empresas que se enquadrem no ramo de atividades pertinentes a execução das obras, objeto da presente licitação e atendam as condições exigidas no presente edital, desde que detenham o certificado de Registro Cadastral (CRC) SANASA, com os itens que o compõe atualizados ou desde que venham a atender as condições para cadastramento na SANASA até o 3° (terceiro) dia anterior da data fixada para o recebimento das propostas, na seguinte classe cadastral: Grupo 01 - Obras; Subgrupo 07 – Método não destrutivo; e Família 001 – Travessia subterrânea. Observação: As empresas interessadas deverão observar a norma de cadastramento da SANASA disponível na Internet, inclusive o horário para atendimento pelo seu Setor de Cadastramento de Fornecedores, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h. 4.1.2 - As microempresas e empresas de pequeno porte cadastradas na SANASA no Grupo 01 – Obras; Subgrupo 07 – Método não destrutivo; e Família 001 – Travessia Subterrânea, poderão participar, desde que detenham o Certificado de Registro Cadastral (CRC) com os itens que o compõe atualizados, exceto quanto aos itens referentes à documentação de regularidade fiscal, que poderão ser sanados posteriormente, conforme o disposto nos itens 4.1.2.1 e 4.1.2.2.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

5

4.1.2.1. - Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal das microempresas e empresas de pequeno porte, será assegurado o prazo de (dois) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que a proponente for declarada a vencedora do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da SANASA, para a regularização da documentação. 4.1.2.2 - A não comprovação da regularidade fiscal consoante o disposto na letra 4.1.2.1, implicará decadência no direito à contratação, sem prejuízos das sanções previstas no art. 81 da Lei n. 8.666, de 21/06/1993, sendo facultado à SANASA convocar as licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a assinatura do contrato, ou revogar a licitação. 4.2 - Caso exista fato impeditivo da habilitação, obriga-se a Proponente a declará-lo sob as penalidades legais, de acordo com a Lei n. 8.666/93, art. 32, parágrafo 2º, com suas alterações. 4.3 - RESTRIÇÕES: 4.3.1 - Estarão impedidas de participar deste certame as empresas: 4.3.1.1 - que estiverem sob a aplicação da penalidade referente ao art. 87, incisos III e IV da Lei n.º 8.666/93; 4.3.2 - Concordatária, com falência decretada e em recuperação judicial ou extrajudicial. 4.3.3 - Consorciada.

5 - FORMA DE APRESENTAÇÃO DO ENVELOPE 5.1 - As Proponentes deverão apresentar o envelope de "PROPOSTA DE PREÇOS", fechado, contendo as seguintes informações: 5.1.1 - Razão social da SANASA; 5.1.2 - Número da tomada de preços; 5.1.3 - Número do envelope; 5.1.4 - Dia da abertura da tomada de preços; 5.1.5 - Indicação da razão social e endereço completo da empresa Proponente.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

6

6 - CREDENCIAMENTO

6.1 - Se a Proponente enviar representante que não seja sócio gerente ou diretor, faz-se necessário o credenciamento através de formulário anexo ao presente edital ou através de procuração pública ou particular, em original ou cópia autenticada. 6.1.1 – Para a comprovação da legitimidade de quem outorga os poderes ao Credenciado, deverá ser apresentado junto ao Anexo 8, ou junto à procuração, cópia autenticada do ato constitutivo e/ou de documento no qual estejam expressos os poderes do representante sócio ou dirigente da Proponente. 6.1.1.1 – Entende-se como ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, ou seja, o contrato de constituição com todas as alterações ou a sua consolidação, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentação de eleição de seus administradores. 6.2 - A não apresentação do credenciamento não implica a inabilitação da Proponente, mas a impede de discordar das decisões tomadas pela Comissão de Julgamento na sessão de abertura dos envelopes. 6.3 - O documento referido no item 6.1 será apresentado preferencialmente fora do envelope “Proposta de Preços”. 6.4 - Cada credenciado poderá representar apenas uma empresa. 6.5 - Os documentos de credenciamento serão retidos e juntados ao respectivo processo.

7 – ENVELOPE - "PROPOSTA DE PREÇOS" 7.1 - O envelope deverá conter: 7.1.1 - A proposta de preços elaborada de acordo com o modelo (Anexo 6) constante deste edital (podendo inclusive ser utilizado esse modelo, devidamente preenchido, como proposta), datada e assinada pelo representante legal da Proponente, contendo os preços propostos, com duas casas decimais, sem quaisquer emendas ou entrelinhas, e com as seguintes informações: 7.1.1.1 - Razão social da empresa Proponente, endereço completo, número do telefone e do fax e CNPJ/MF; 7.1.1.2 - Nome do banco, número da conta corrente da Proponente, agência e cidade;

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

7

7.1.1.3 - Prazo da validade da proposta, que deverá ser de, no mínimo, 60 (sessenta) dias da data estipulada para sua apresentação; 7.1.1.4 - Nome do representante legal, RG e CPF. 7.1.2 - Planilha para Orçamento de Obras (Anexo 4) devidamente preenchida e impressa. As quantidades e itens apresentados na planilha não poderão ser alterados, devendo a Proponente transportar para a proposta de preços (Anexo 6) o preço total. 7.1.3 - As microempresas e empresas de pequeno porte deverão apresentar FORA do envelope “Proposta de Preços”, declaração conforme modelo do Anexo 10, sob pena de incorrer na preclusão do direito ao exercício de preferência previsto na Lei Complementar n. 123/06. 7.2 - Nos preços propostos pela Proponente deverão estar inclusos todos os custos e despesas, compreendendo impostos, taxas e encargos diretos e indiretos, não importando a natureza, inclusive ISSQN se houver incidência, BDI, margens de lucro, que recaiam sobre a execução das obras, objeto da presente licitação. 7.3 - Também estão contemplados nos preços propostos os custos derivados da aplicação, se for o caso, do disposto na Lei Complementar Federal e do Município de Campinas referente ao ISSQN, na legislação do imposto de renda e na legislação previdenciária.

8 - PROCESSAMENTO DA LICITAÇÃO

8.1 - A presente Tomada de Preços será processada e julgada de acordo com o estabelecido no art. 43 da Lei Federal n. 8.666/93 com suas alterações. 8.2 - Após a entrega dos envelopes pelas Proponentes não serão aceitos quaisquer adendos, acréscimos, supressões ou esclarecimentos sobre o conteúdo dos mesmos. 8.3 - Os esclarecimentos, quando necessários e desde que solicitados pela Comissão de Julgamento, constarão obrigatoriamente da respectiva ata. 8.4 - É facultado à Comissão de Julgamento ou autoridade superior, em qualquer fase da licitação, promover diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo, vedada a inclusão de documento ou informação que deveriam constar originariamente da proposta.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

8

9 - ABERTURA DO ENVELOPE DE "PROPOSTA DE PREÇOS"

9.1 - Os envelopes de "PROPOSTA DE PREÇOS" das Proponentes serão recebidos pela Comissão de Julgamento, no dia, local e hora designados no preâmbulo deste edital, e iniciará os trabalhos examinando e rubricando os envelopes que contém as Propostas de Preços, que poderão ser também rubricados pelos representantes devidamente credenciados. 9.2 - Uma vez abertos os envelopes, as propostas serão tidas como imutáveis e acabadas, não sendo admitidas quaisquer providências posteriores tendentes a sanar falhas ou omissões, não podendo as mesmas serem devolvidas. 9.3 - As propostas contidas nos envelopes de "PROPOSTA DE PREÇOS" serão examinadas e rubricadas pelos membros da Comissão de Julgamento, bem como pelas Proponentes através de seus representantes presentes, conforme determina o art. 43, parágrafo 2º da Lei n. 8.666/93. 9.4 - Toda e qualquer manifestação das Proponentes durante a abertura constará da ata circunstanciada a ser lavrada. 9.5 - O resultado do julgamento das propostas de preços será objeto de publicação no Diário Oficial do Município de Campinas, ficando também à disposição dos interessados na página www.sanasa.com.br da Internet.

10 - CRITÉRIOS PARA JULGAMENTO 10.1 - DA DESCLASSIFICAÇÃO: 10.1.1 - Serão desclassificadas as propostas que: a - Não obedecerem às condições estabelecidas no edital; b - Contiverem preços ilegíveis, ou seja, quando o preço unitário e o preço total não forem passíveis de leitura e entendimento. c - Forem consideradas inexeqüíveis, de acordo com o art. 48, inc. II, parágrafo 1º, da Lei 8.666/93 com suas alterações; d - Que não apresentarem ou apresentarem de forma incompleta a Planilha para Orçamento de Obras (Anexo 4) exigida no item 7.1.2; e e - Apresentarem preço total superior ao preço máximo estabelecido pela SANASA de R$ 778.219,97 (setecentos e setenta e oito mil duzentos e dezenove reais e noventa e sete centavos).

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

9

10.1.2 - Poderão também ser desclassificadas as propostas elaboradas em desacordo com o modelo (Anexo 6) constante deste edital, se tal circunstância impedir o seu julgamento com observância do princípio da isonomia, por alterar qualquer das condições constantes do edital. 10.1.3 - Havendo propostas com valores considerados incompatíveis, a Comissão de Julgamento poderá solicitar justificativa de tais valores para avaliação da capacidade de execução das obras, através de documentação que comprove que os custos são coerentes com o mercado. 10.2 - DA CLASSIFICAÇÃO : 10.2.1 - As propostas que atenderem as exigências do edital serão classificadas pela Comissão de Julgamento. 10.2.2 - Havendo discrepância injustificada entre o valor unitário e o total, prevalecerá o unitário, procedendo-se à correção do total pela Comissão de Julgamento, exceto quando, dividindo-se o total pela quantidade, encontrar-se o preço unitário estipulado pela Proponente. 10.2.3 - Havendo propostas com preços contendo mais de duas casas decimais, serão consideradas apenas duas, desprezando-se as demais. 10.2.4 - As propostas serão julgadas e classificadas pelo critério de MENOR PREÇO TOTAL. 10.2.5 - No caso de empate, será realizado sorteio mediante convocação através de fax ou e-mail, com antecedência de 48 (quarenta e oito) horas, na presença das Proponentes, ou na ausência dessas quando não atendida a mencionada convocação. 10.2.6 – No caso da participação de microempresas ou empresas de pequeno porte, em não sendo a proposta por elas apresentadas, a melhor classificada nos termos do item 10.2.4 será assegurado o exercício do direito de preferência, nos seguintes termos: 10.2.6.1 - Quando houver empate, empate esse entendido como aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até 10% (dez por cento) superiores à proposta melhor classificada. 10.2.6.2 - A microempresa ou empresa de pequeno porte cuja proposta for mais bem classificada poderá apresentar proposta de preço inferior àquela considerada vencedora, situação em que sua proposta será declarada a melhor oferta.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

10

10.2.6.3 - A apresentação de proposta inferior àquela considerada vencedora pela microempresa ou empresa de pequeno porte, deverá ocorrer no prazo máximo de até 2 (dois) dias úteis contados da convocação, que será feita através de comunicação via fax ou e-mail pela Comissão, sob pena de preclusão. 10.2.6.4 - Se houver equivalência dos valores das propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte que se encontrem no intervalo estabelecido no subitem 10.2.6.1, será realizado sorteio entre elas, consoante o disposto no item 10.2.5, para que se identifique aquela que primeiro poderá exercer a preferência e apresentar nova proposta. 10.2.6.5 - Entende-se por equivalência dos valores das propostas as que apresentaram igual valor, respeitada a ordem de classificação. 10.2.6.6 - O exercício do direito de preferência somente será aplicado quando a melhor proposta classificada nos termos do item 10.2.4 não tiver sido apresentada pela própria microempresa ou empresa de pequeno porte. 10.2.7 - Na hipótese da desistência ao exercício do direito de preferência ou da não contratação da microempresa e empresa de pequeno porte, será declarada a melhor oferta aquela proposta originalmente vencedora nos termos do item 10.2.4. 10.2.8 - Após o julgamento das propostas de preços a Comissão classificará as empresas participantes. 10.2.9 - O resultado do julgamento será publicado no Diário Oficial do Município de Campinas, para os efeitos recursais de que trata o art. 109, inciso I, letra "b", da Lei Federal n. 8.666/93, ficando também à disposição dos interessados na página www.sanasa.com.br da Internet. 10.2.10 - Decorrido o prazo de interposição de recursos ou julgados os recursos interpostos, a Gerência de Compras e Licitações encaminhará o procedimento licitatório para a HOMOLOGAÇÃO e ADJUDICACÃO do Sr. Diretor Presidente da SANASA, que será publicado no Diário Oficial do Município de Campinas e na Internet, no endereço www.sanasa.com.br. 10.2.11 - Consoante o disposto no art. 43 da Lei Complementar n. 123, de 14 de dezembro de 2.006, no caso de serem declaradas vencedoras na ordem de classificação microempresa e empresas de pequeno porte, havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, fica assegurado o prazo de (dois) dias úteis contados da publicação do resultado conforme o disposto no item 10.2.9, prorrogáveis por igual período, a critério da SANASA, para a regularização da referida documentação.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

11

10.2.12 - A não comprovação da regularidade fiscal consoante o disposto no item 10.2.11, implicará decadência no direito à contratação, sem prejuízos das sanções previstas no art. 81 da Lei n. 8.666, de 21/06/1993, sendo facultado à SANASA convocar as licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a assinatura do contrato, ou revogar a licitação.

11 - ASSINATURA DO CONTRATO 11.1 - Todas as condições e obrigações objeto deste procedimento licitatório estão contidas nos anexos 1 a 5 e na minuta do contrato (Anexo 7), a qual fica fazendo parte integrante deste edital. 11.2 - Após homologada e adjudicada a presente licitação, a Proponente vencedora deverá comparecer à SANASA para firmar contrato no prazo de 2 (dois) dias úteis a contar da data em que for convocada para tal. 11.3 - A convocação será feita através de comunicação via fax ou correspondência postal (AR). 11.4 - A Proponente vencedora que, convocada para assinar o contrato, não o fizer no prazo estipulado no item 11.2 deste edital sem qualquer justificativa aceita pela SANASA, decairá do direito à contratação e ficará sujeita à multa de 10% (dez por cento) sobre o valor total do contrato, de acordo com o previsto no art. 81 da Lei n. 8.666/93, assim como a indenização por perdas e danos à Administração e demais cominações legais pertinentes.

11.5 - Caso os serviços objeto deste edital se enquadre nas disposições da lei do Município de Campinas referente ao ISSQN, a Proponente vencedora deverá, quando solicitado pela SANASA, comprovar, através de cópia a ser incluída no processo, sua inscrição no Cadastro de Contribuintes Mobiliários do Município de Campinas/SP.

12 - RECURSOS

12.1 - Todos os recursos previstos no art. 109 da Lei n. 8.666/93, inciso I, letras a e b, deverão ser feitos por escrito, em papel timbrado, assinado pelos representantes legais, dirigidos ao Presidente da Comissão de Julgamento da SANASA e entregues na Gerência de Compras e Licitações, cabendo aos demais incisos e parágrafos as autoridades competentes, nos dias úteis, das 8h às 12h e das 13h30min até o término do expediente normal de funcionamento da SANASA.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

12

13 - ESCLARECIMENTOS 13.1 As empresas interessadas poderão requerer esclarecimentos sobre a presente licitação à Gerência de Compras e Licitações através do e-mail [email protected] até 3 (três) dias úteis antes da data marcada para a abertura dos envelopes. 13.2 - A Gerência de Compras e Licitações colocará os esclarecimentos à disposição dos interessados na página da Internet www.sanasa.com.br. 13.3 - Em caso de não solicitação de esclarecimentos e informações pelas Proponentes, pressupõe-se que os elementos fornecidos são suficientemente claros e precisos, não cabendo posteriormente o direito a qualquer reclamação.

14 - DISPOSIÇÕES FINAIS 14.1 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Julgamento da SANASA em conjunto com a Gerente de Compras e Licitações. 14.2 - Fica eleito o foro de Campinas/SP, com exclusão de qualquer outro, para a propositura de qualquer ação referente à presente licitação e/ou contrato dela decorrente. 14.3 - A SANASA se reserva o direito de, a qualquer tempo, revogar ou anular, total ou parcialmente, a presente licitação e desclassificar qualquer proposta ou todas elas, obedecendo o disposto nos arts. 48 e 49 da Lei n. 8.666/93 com suas alterações.

Campinas, 01 de julho de 2014.

MARIANE PACINI

Gerente de Compras e Licitações

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

13

TOMADA DE PREÇOS N. 2014/03

ANEXOS 1 A 5

ARQUIVOS EM CD A SEREM RETIRADOS NO SETOR DE LICITAÇÕES DA

SANASA.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

14

TOMADA DE PREÇOS N. 2014/03 ANEXO 6

PROPOSTA DE PREÇOS (Pode ser preenchido pela Proponente como sua proposta)

Nome da Proponente: Endereço: Telefone/Fax: CNPJ/MF N. Banco: Conta corrente: Agência: Cidade: Conforme estipulado nos itens 7.1 a 7.3 do edital, executaremos as obras da travessia em método não destrutivo – MND, parte integrante da linha de alimentação para o loteamento residencial Pedra Alta, no município de Campinas/SP, com fornecimento de equipamentos, materiais e mão-de-obra. as, de acordo com as disposições de especificação técnica, memoriais, projeto, sondagem, planilhas, cronograma, e demais condições do edital, pelo preço total de R$________________(_____________________________________________). Do preço apontado .....% (.......) referem-se à mão-de-obra e encargos sociais e .....% (.......) referem-se a materiais e equipamentos, de acordo com o disposto na legislação previdenciária vigente. Nos preços propostos estão inclusos todos os custos e despesas, compreendendo impostos, taxas e encargos diretos e indiretos, não importando a natureza, inclusive ISSQN se houver incidência, BDI, margens de lucro, que recaiam sobre a execução das obras objeto da presente licitação e que porventura não estejam explicitados na Planilha para Orçamento de Obras (Anexo 3). Também estão contemplados nos preços propostos os custos derivados da aplicação, se for o caso, do disposto na Lei Complementar Federal e do Município de Campinas referente ao ISSQN, na legislação do imposto de renda e na legislação previdenciária. Segue anexa a Planilha para Orçamento de Obras (Anexo 4) devidamente preenchida, conforme determinado no item 7.1.2 do edital. Prazo de validade da proposta:__ (_____________) dias contados da data estipulada no edital para sua apresentação (mínimo de 60 dias).

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

15

Para as Microempresas ou Empresa de Pequeno Porte deverá também constar na proposta a declaração que segue: Declaramos sobre as penas da lei, e em consonância com as disposições do Art. 44, §2º da Lei Complementar nº 123/2006, que somos microempresa ou empresa de pequeno porte, nos termos do enquadramento previsto na Lei Complementar n. 123, de 14 de dezembro de 2006, cujos termos declaro conhecer na íntegra, estando apta, portanto, a exercer o direito de preferência como critério de desempate.

Declaramos que esta proposta, nos termos do edital, é firme e concreta, não nos cabendo desistência após a fase de habilitação, na forma do art. 43, § 6º, da Lei n. 8.666/93 com suas alterações. Data: ___/___/___ Assinatura: Nome: RG: CPF:

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

16

TOMADA DE PREÇOS N. 2014/03 ANEXO 7 MINUTA DE CONTRATO

CONTRATO DE EXECUÇÃO DAS DAS OBRAS DA TRAVESSIA EM MÉTODO NÃO DESTRUTIVO – MND, PARTE INTEGRANTE DA LINHA DE ALIMENTAÇÃO PARA O LOTEAMENTO RESIDENCIAL PEDRA ALTA, NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS/SP, COM FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTOS, MATERIAIS E MÃO-DE-OBRA, QUE CELEBRAM A SOCIEDADE DE ABASTE-CIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO S/A - SANASA CAMPINAS E ...(PROPONENTE VENCEDORA), REFERENTE À TOMADA DE PREÇOS N. 2014/03. NO VALOR TOTAL DE R$_________.

Pelo presente instrumento, de um lado a SOCIEDADE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO S/A - SANASA CAMPINAS, empresa de economia mista municipal, com sede nesta cidade, na Avenida da Saudade n. 500, Ponte Preta, inscrita no CNPJ/MF sob o n. 46.119.855/0001-37, neste ato representada por seus Diretores Presidente (xxx) e Técnico (xxx), cujo o conteúdo foi aprovado na Procuradoria Jurídica da SANASA, a seguir designada simplesmente SANASA, e de outro lado a PROPONENTE VENCEDORA com sede na cidade de (xxx), na Rua (xx) n. (xxx), inscrita no CNPJ/MF sob o n. (xxx), representada neste ato por seu (xxx), Sr. (xxx), portador do RG n. (xxx), CPF n. (xxx), doravante designada simplesmente CONTRATADA, estão justas e acertadas para celebrarem o presente contrato, com base nos elementos constantes da TOMADA DE PREÇOS N. 2014/03, devidamente homologada e adjudicada pelo Sr. Diretor Presidente da SANASA CAMPINAS em (xxx), dentro das cláusulas e condições seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA - OBJETO 1.1 - Constitui objeto do presente instrumento a execução das obras da travessia em método não destrutivo – MND, parte integrante da linha de alimentação para o loteamento residencial Pedra Alta, no município de Campinas/SP, com fornecimento de equipamentos, materiais e mão-de-obra. 1.2 - A execução das obras deverá respeitar com rigor todas as disposições da especificação técnica, memoriais, projeto, sondagem, planilhas e cronograma, constantes nos Anexos 1 a 5 do edital, bem como as disposições deste instrumento de contrato.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

17

1.3 - Além do fornecimento dos materiais, equipamentos e mão-de-obra, caberá à CONTRATADA fornecer toda a infra-estrutura logística de apoio, as placas de obra e demais dispositivos de sinalização e segurança do trânsito, ficando sob sua inteira responsabilidade quaisquer danos pessoais e/ou materiais provenientes da inobservância dessas obrigações.

CLÁUSULA SEGUNDA – VIGÊNCIA

2.1 - A vigência do presente instrumento será de 07 (sete) meses, a contar da data de sua assinatura, respeitadas as determinações do art. 57 da Lei n. 8.666/93 com suas alterações.

CLÁUSULA TERCEIRA - PREÇO 3.1 - O preço para execução das obras da travessia em método não destrutivo – MND, parte integrante da linha de alimentação para o loteamento residencial Pedra Alta, no município de Campinas/SP, com fornecimento de equipamentos, materiais e mão-de-obra é de R$ __________________ (__________________________________________). 3.2 - Nos preços propostos pela CONTRATADA deverão estar inclusos todos os custos e despesas, compreendendo impostos, taxas e encargos diretos e indiretos, não importando a natureza, inclusive ISSQN se houver incidência, BDI, margens de lucro, que recaiam sobre a execução das obras, objeto do presente contrato e disposições de especificação técnica, memoriais, projeto, sondagem, planilhas e cronograma e que porventura não estejam explicitados na Planilha para Orçamento de Obras (Anexo 3). 3.3 - Do preço apontado .....% (.......) referem-se à mão-de-obra e encargos sociais e .....% (.......) referem-se a materiais e equipamentos, de acordo com o disposto na legislação previdenciária vigente. 3.4 - Também estão contemplados nos preços propostos os custos derivados da aplicação, se for o caso, do disposto na Lei Complementar Federal e do Município de Campinas referente ao ISSQN, na legislação do imposto de renda e na legislação previdenciária.

CLÁUSULA QUARTA - VALOR DO CONTRATO

4.1 - O valor total do presente contrato é representado pela importância de R$ _____(______ ), constante da proposta de preços e discriminados na planilha para Orçamento de Obras apresentada pela CONTRATADA.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

18

4.2 - Os recursos disponíveis para a execução do objeto do presente instrumento provêem do orçamento devidamente aprovado, identificados pela conta n. 620200010 constantes da planilha orçamentária que integra o processo licitatório.

CLÁUSULA QUINTA - MEDIÇÕES

5.1 - As medições para efeito de faturamento serão elaboradas pela CONTRATADA no último dia de cada mês da execução das obras, de acordo as condições e critérios determinados no Anexo 1 – item 4.2 Critérios de Medição e planilha constante do Anexo 4 apresentada pela CONTRATADA, sob a supervisão do engenheiro responsável pela fiscalização dos serviços. 5.2 - O fechamento de cada medição na forma do item 5.1 deverá ser aprovado e assinado pelo engenheiro da SANASA responsável pela fiscalização do contrato até o 3º dia útil do mês subsequente ao da apresentação da medição.

5.3 - A devolução da medição não aprovada pela fiscalização em hipótese alguma servirá de pretexto para que a CONTRATADA suspenda a execução das obras.

5.3.1 - A devolução da medição ou de parte dela e sua reapresentação além do prazo de 03 (três) dias úteis indicado no item 5.2 anterior implicará automaticamente a sua transferência para o período de medição mensal imediatamente subseqüente.

5.4 - Na hipótese de não pronunciamento pela fiscalização da SANASA no prazo definido no item 5.2, a medição será considerada aprovada.

5.4.1 - Em qualquer medição, o valor no mês correspondente do Cronograma Físico-Financeiro da SANASA não poderá ser ultrapassado, ficando para a medição seguinte eventual saldo, que, somado ao valor da medição seguinte, não poderá ultrapassar o valor fixado para esse mês e assim sucessivamente, até o acerto final na última parcela. 5.5 - Caso o valor da medição, em qualquer mês, exceto o último, ultrapasse o respectivo valor indicado no cronograma de desembolso máximo mensal estabelecido pela SANASA (Anexo 10) será faturado pela CONTRATADA o desembolso máximo, ficando a parcela excedente a ser considerada no próximo pagamento, sempre obedecido o desembolso máximo estabelecido. 5.5.1 - Caso o valor da medição, em qualquer mês, seja menor que aquele do cronograma de desembolso máximo mensal, será faturado pela CONTRATADA somente o valor da medição.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

19

5.6 - Na hipótese de não pronunciamento pela fiscalização do contrato no prazo definido no item 5.2 a medição será considerada aprovada.

CLÁUSULA SEXTA – FATURAMENTO 6.1 - O faturamento será processado após o fechamento de cada período de medição, efetuada na forma dos itens 5.1 e 5.2 da cláusula quinta, através das quantidades de serviços executados, devendo a nota fiscal/fatura discriminarem os valores da mão-de-obra, materiais e equipamentos separadamente, em face do disposto na legislação previdenciária vigente.

6.2 - As notas fiscais/faturas acompanhadas das respectivas medições deverão ser entregues à SANASA, na Gerência de Obras, dentro do prazo de 3 (três) dias úteis contados da data de aprovação da medição pela SANASA. 6.3 - Caso o serviço objeto deste instrumento se enquadre nas legislações do ISSQN, do imposto de renda, previdenciária, PIS/PASEP, COFINS e CSL, a CONTRATADA ficará sujeita ao seu cumprimento.

6.4 - Se a CONTRATADA estiver estabelecida na cidade de Campinas/SP, a SANASA irá reter e recolher na fonte o valor correspondente ao ISSQN, por substituição tributária, de acordo com a legislação municipal em vigor. 6.5 - Sendo a SANASA uma sociedade de economia mista da administração pública indireta do Município de Campinas, fica a CONTRATADA obrigada a respeitar a cláusula segunda do Protocolo ICMS 42/2009, no que se refere a emissão de Nota Fiscal Eletrônica – Nfe - modelo 55, em substituição ao modelo 1 e 1-A. 6.5.1 - As notas fiscais emitidas eletronicamente deverão ser encaminhadas para o email [email protected] e email do gestor do contrato. 6.6 - Verificada qualquer irregularidade na emissão da nota fiscal/fatura, a mesma não será recebida pela SANASA uma vez que, o Decreto Estadual n. 52.118/2007 veda a utilização de carta de correção em itens que possam incidir no valor do imposto. 6.7 - Juntamente com a nota fiscal/fatura a CONTRATADA deverá encaminhar cópia dos comprovantes de recolhimento dos encargos sociais e previdenciários, atentando-se para o atendimento à legislação previdenciária vigente. 6.8 - A falta da apresentação de qualquer documento obrigatório pelas leis em vigor acarretará o não pagamento da respectiva fatura e das seguintes, até que a pendência seja eliminada, sem que se aplique, neste caso, o disposto no item 7.4 deste instrumento.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

20

6.9 - Caso não haja decorrido o prazo legal para recolhimento dos encargos sociais e previdenciários até a data de apresentação da nota fiscal/fatura, cumpre à CONTRATADA apresentar a documentação devida quando do vencimento do prazo legal, sob pena de não ser efetuado o pagamento respectivo e/ou os seguintes.

CLÁUSULA SÉTIMA - PAGAMENTOS

7.1 - A SANASA efetuará os pagamentos à CONTRATADA na primeira quarta-feira subsequente ao prazo de 24 (vinte e quatro) dias contados da data de aprovação da nota fiscal/fatura na forma do item 6.1, sendo registrado o referido apontamento no seu verso.

7.1.1 - Se o vencimento se der na quarta-feira, o pagamento será no próprio dia. Caso esse dia seja feriado, o pagamento dar-se-á no primeiro dia útil subsequente.

7.2 - Os pagamentos serão efetuados exclusivamente através de depósito bancário em conta corrente da CONTRATADA, de acordo com os dados constantes da proposta de preços. 7.3 - A SANASA deduzirá quaisquer valores faturados indevidamente.

7.4 - Caso ocorra atraso em qualquer pagamento à CONTRATADA, o valor poderá ser atualizado "pro rata die" de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

CLÁUSULA OITAVA - REAJUSTE

8.1 - Os preços constantes da proposta da CONTRATADA não sofrerão qualquer reajuste, de acordo com a legislação vigente.

CLÁUSULA NONA - PRAZO DE EXECUÇÃO 9.1 - Caso a CONTRATADA tencione efetuar a execução da obra, objeto do presente instrumento através de filial, esta deverá apresentar, quando da entrega, a sua inscrição no CNPJ, a correspondente alteração do contrato social que a criou, a prova de sua inscrição no cadastro de contribuintes estadual e/ou municipal e a prova de sua regularidade perante a fazenda municipal. 9.1.1 - O não atendimento do disposto no item 9.1 acima implicará o não pagamento da nota fiscal/fatura, até que seja apresentada essa documentação.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

21

9.2 - O prazo para execução das obras objeto do presente instrumento, contado a partir do recebimento da Ordem de Serviço (OS) expedida pela Gerência de

Obras da SANASA, será de até 120 (cento e vinte) dias.

9.2.1 - A CONTRATADA será convocada formalmente para retirar a Ordem de

Serviço (OS), tendo, para fazê-lo, o prazo de 5 (cinco) dias úteis. Os serviços

deverão ser iniciados no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis contados do recebimento da Ordem de Serviço (OS). 9.3 - Os prazos contratuais poderão ser prorrogados, desde que devidamente justificados os motivos, a critério da SANASA, mantidas as demais cláusulas deste contrato, e desde que ocorram as seguintes circunstâncias: A - Alteração do projeto ou especificações pela SANASA ou tomada de ações corretivas durante a execução da obra/serviços por eventuais imperfeições verificadas na forma do item 10.2 deste instrumento; B - Superveniência de fato excepcional ou imprevisível, estranho à vontade das partes, que altere fundamentalmente as condições de execução deste contrato; C - Interrupção da execução do contrato ou diminuição do ritmo de trabalho por ordem e no interesse da SANASA; D - Impedimento de execução do contrato por fato ou ato de terceiro reconhecido pela SANASA, em documento contemporâneo à sua ocorrência; E - Dias de chuvas intensas. 9.4 - Para efeito do disposto na letra E do item 9.3, “dias de chuvas intensas” serão aqueles em que seja comprovadamente impraticável executar os serviços em condições satisfatórias do ponto de vista de perfeição técnica e de segurança, e deverão estar obrigatoriamente anotados no Diário da Obra.

CLÁUSULA DÉCIMA - CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO E FISCALIZAÇÃO DAS OBRAS

10.1 - A CONTRATADA apresentará à SANASA, na Gerência de Obras, no

prazo máximo de 10 (dez) dias corridos contados da assinatura deste contrato, o que segue: 10.1.1 - Comprovação de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da obra objeto do presente contrato, com a definição dos seus responsáveis, conforme determina a Lei Federal n. 6494, de 07.12.77;

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

22

10.1.2 - Indicação do local definitivo para instalação de seu canteiro de obras; 10.1.3 - Diário da obra, devidamente instruído, com o nome do engenheiro indicado na qualificação técnica como responsável técnico pela obra e demais anotações pertinentes; 10.1.4 - Relação dos nomes que integrarão as equipes técnica e operacional para execução das obras/serviços. 10.1.4.1 - A CONTRATADA envidará todos os esforços para proceder à contratação de integrantes da equipe técnica e operacional dentro do próprio Município de Campinas/SP, obedecidas as condições de qualificação da mão-de-obra disponível no município na ocasião. 10.1.5 - Relação das máquinas e equipamentos que serão utilizados na execução das obras; 10.1.6 - Visto do CREA/SP para a execução da obra, caso sua inscrição junto ao órgão seja de outro estado; e 10.1.7 - Indicação de um Engenheiro Responsável (não residente) perante a SANASA para tomar quaisquer decisões que forem necessárias ao perfeito andamento das obras. 10.2 - Será de responsabilidade da CONTRATADA a verificação da compatibilidade dos materiais com o local de sua instalação na obra, obrigando-se a informar a SANASA de qualquer discrepância porventura encontrada, a fim de permitir em tempo hábil eventual ações corretivas na especificação do material ou no projeto, evitando atrasos ou quebra no ritmo das obras. 10.3 - Além das especificações no projeto constante do Anexo 2 a CONTRATADA obedecerá, em tudo quanto for aplicável, as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e outras normas pertinentes ao assunto. 10.3.1 - Os materiais, equipamentos e acessórios a serem empregados na execução das obras apresentadas pela CONTRATADA deverão obedecer estritamente o projeto e especificações deste instrumento. 10.3.1.1 - Fica a CONTRATADA ciente que tais materiais, equipamentos e acessórios serão inspecionados rigorosamente pelos técnicos da SANASA, de acordo com sua natureza e característica técnica ou ser ensaiados em conformidade com as normas técnicas vigentes, por empresas com notória especialização e atuantes na área de inspeção de qualidade, ou ainda, no próprio laboratório de cada fabricante, de acordo com sua natureza e característica técnica. Deverão vir acompanhados dos relatórios de conformidade.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

23

10.3.2 - Os materiais e acessórios a serem empregados na execução das obras e serviços pela CONTRATADA que não atenderem as especificações serão rejeitados pelos técnicos da SANASA, tendo a CONTRATADA um prazo de até 03 (três) dias úteis para sua substituição, livres das causas de sua rejeição. 10.3.2.1 - Caso os materiais, equipamentos e acessórios apresentados pela CONTRATADA em substituição aos rejeitados sejam também objeto de rejeição, deverá a CONTRATADA, se necessário for, buscar no mercado outro fornecedor que atenda as suas especificações. 10.4 - A obra somente será considerada como aceita após inspecionada e aprovada pela FISCALIZAÇÃO da SANASA. 10.5 - A CONTRATADA deverá ainda executar eventuais serviços imprevisíveis, não especificados neste instrumento e em seus anexos, mas necessários à sua conclusão, sendo em tal caso remunerada com base em orçamento previamente por ela elaborado e desde que aprovado pela Diretoria Técnica da SANASA. 10.5.1 - O orçamento a que se refere o item 10.5 terá como parâmetro, no que couber, a composição de preços elaborada pela “PINI - Sistemas” no mês base da proposta, e como limites as disposições legais. 10.6 - Os profissionais relacionados pela CONTRATADA no item 10.1.4 deverão participar da obra objeto deste instrumento, devendo ser mantido, no mínimo, um engenheiro residente no local das obras, admitindo-se sua substituição por profissional de experiência compatível, a critério da Diretoria Técnica da SANASA. 10.6.1 - O engenheiro residente só poderá se ausentar do local da obra após informar a FISCALIZAÇÃO da SANASA e indicar expressamente no Diário de Obra um substituto responsável com quem a FISCALIZAÇÃO possa se entender para a resolução de qualquer problema que ocorra nesse período. 10.7 - A FISCALIZAÇÃO da obra será exercida por técnicos e/ou engenheiros da SANASA especialmente designados para este ou por seu preposto. 10.8 - A CONTRATADA deverá facilitar o trabalho da FISCALIZAÇÃO da SANASA, obrigando-se a manter permanentemente no local da obra o engenheiro residente com quem essa FISCALIZAÇÃO possa se entender, bem como um diário da obra com folhas em 03 (três) vias, onde será feito o registro diário do andamento da obra, ocorrências etc. 10.9 - O exercício da FISCALIZAÇÃO pela SANASA não exime a CONTRATADA da responsabilidade pela perfeição da obra, serviços e fornecimentos correlatos, nem por sua responsabilidade legal.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

24

10.10 - O início e a conclusão de cada etapa da obra deverão ser comunicados à FISCALIZAÇÃO da SANASA através do diário de obra e previamente aprovados por esta.

10.11 - Concluídas as obras a CONTRATADA deverá solicitar à SANASA, no

prazo de 10 (dez) dias corridos vistoria, após a qual, estando tudo a contento, será emitido pela SANASA Termo de Recebimento Provisório.

10.12 - Após a emissão do Termo de Recebimento Provisório inicia-se o

período de notificação de defeitos, período este que será de 60 (sessenta)

dias, prazo este durante o qual a CONTRATADA deverá sanar todos os defeitos comunicados pela FISCALIZAÇÃO da SANASA. 10.13 - Decorrido o prazo referido no item anterior e não existindo pendências, será emitido o Termo de Recebimento Definitivo da obra. 10.14 - Após a emissão do Termo de Recebimento Definitivo da obra, as responsabilidades legais da CONTRATADA serão as previstas no Código Civil Brasileiro. 10.15 - Quaisquer defeitos ou falhas apontadas pela FISCALIZAÇÃO a qualquer tempo ou constatadas até a emissão do Termo de Recebimento Definitivo deverão ser reparadas pela CONTRATADA sem qualquer ônus para a SANASA. 10.16 - A CONTRATADA deverá zelar pela proteção dos recursos naturais e ecossistemas. 10.17 - A CONTRATADA deverá cumprir a legislação em vigor em relação às normas relativas à segurança e medicina do trabalho, ficando sob sua inteira e exclusiva responsabilidade quaisquer danos pessoais conseqüentes da inobservância dessas obrigações.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - SUBEMPREITADAS 11.1 - Admitir-se-ão subempreitadas em serviços específicos, desde que previamente autorizadas pela Gerência de Obras com anuência da Diretoria Técnica da SANASA, permanecendo, entretanto a CONTRATADA como única responsável perante a SANASA e/ou terceiros. 11.2 - A anuência da SANASA a subempreitadas de serviços específicos poderá, a seu critério, requerer a apresentação, pela subempreiteira entre outros documentos, de atestados de desempenho anterior ou atestados de responsabilidade técnica (acervo técnico).

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

25

11.3 - Não será permitida a entrada na obra de qualquer funcionário de empresa subempreiteira sem que esta tenha sido analisada e aprovada pela SANASA na forma do item 11.1. 11.4 - Ressalvada a possibilidade de execução da obra por filial sua, deverá a CONTRATADA cumprir rigorosamente com todas as condições e cláusulas contratuais, sendo ainda admitidas a sua fusão, cisão ou incorporação, devendo ser previamente submetidos à prévia anuência da SANASA, desde que a execução do contrato não seja prejudicada. 11.5 - Ocorrendo anuência da subempreitada, a CONTRATADA se obriga a encaminhar toda a documentação pertencente a subempreitada, mencionada no item 6.7 para fins de faturamento, bem como toda a documentação trabalhista relacionada na cláusula décima quarta.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - ENCARGOS 12.1 - Correrão por conta exclusiva da CONTRATADA todos os encargos da legislação trabalhista, seguros de acidentes do trabalho, bem como todas as obrigações para com a previdência social, tributos federais, estaduais e municipais decorrentes do cumprimento deste instrumento.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - GARANTIA DE EXECUÇÃO CONTRATUAL 13.1 - Para garantir o cumprimento das obrigações contratuais a CONTRATADA deverá prestar garantia de execução contratual na Coordenadoria do Setor de Cadastro de Compras, localizada na Av. da Saudade n. 500, Ponte Preta, Campinas/SP, Piso 1, Asa 2, até o 10º (décimo) dia útil após a data de assinatura deste instrumento, a importância equivalente a 5% (cinco por cento) do valor do contrato (de acordo com o resultado da licitação). 13.1.1 - O prazo de vigência da garantia é de 9 (nove) meses, sendo que nesse prazo está compreendido os prazos de vigência contratual que é de 7 (sete) meses, de execução das obras que é de 4 (quatro) meses e de comprovação do cumprimento dos termos contratuais, que é de 2 (dois) meses, ocasião em que a mesma será restituída à CONTRATADA. 13.1.2 - A não apresentação da garantia no prazo estipulado no item 13.1 sem justificativa aceita pela SANASA será considerada inadimplemento contratual. 13.2 - A garantia de execução do instrumento contratual indicada no item 13.1 poderá ser prestada nas modalidades constantes no artigo 56, § 1º, da Lei n. 8.666/93, observado ainda, se for o caso, o art. 48, inc. II, § 2º, da mesma lei.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

26

13.3 - No caso de a CONTRATADA optar pela modalidade seguro-garantia, deverá apresentar à SANASA o que segue: 13.3.1 - Estatuto e ata da assembléia geral ordinária ou extraordinária que elegeu a diretoria da Seguradora; 13.3.2 - Apólice original com firma reconhecida; 13.3.3 - GERIF do Instituto de Resseguros do Brasil; 13.3.4 - Original ou cópia autenticada do comprovante de pagamento do prêmio integral ou das parcelas até sua plena quitação; e 13.3.5 - Certidão de Regularidade perante a SUSEP. 13.4 - Se houver prorrogação do contrato, a CONTRATADA ficará obrigada a providenciar a renovação da garantia, nos termos e condições originalmente aprovados pela SANASA. 13.5 - A garantia de execução do contrato somente será devolvida à CONTRATADA após o cumprimento integral das obrigações contratuais por ela assumidas. CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES DA

CONTRATADA

14.1 - Em cumprimento às suas obrigações contratuais, cabe à CONTRATADA: a) Responsabilizar-se integralmente pelas obras/serviços contratados, nos termos da legislação vigente; b) Designar engenheiro responsável, mantendo-o à disposição da SANASA para representar a CONTRATADA na execução do contrato; c) Comparecer, sempre que convocada, ao local designado pela SANASA, por meio do seu engenheiro responsável, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, para exame e esclarecimentos de quaisquer problemas relacionados com os serviços contratados; d) Responsabilizar-se de forma única e exclusiva por prejuízos decorrentes de acidentes do trabalho eventualmente ocorridos durante a execução dos serviços e por danos de qualquer natureza causados a terceiros;

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

27

e) Segurar, na qualidade de única empregadora e responsável, os seus empregados alocados aos serviços contra riscos de acidentes do trabalho, colocando em prática as normas legais exigíveis e compatíveis com o número de trabalhadores e o local da execução das obras/serviços; f) Reforçar ou substituir seus equipamentos ou pessoal se for constatada a sua inadequação para realização das obras/serviços; g) Cumprir as posturas do município e as disposições legais estaduais e federais pertinentes à execução das obras/serviços; h) Proceder, no final de cada obra/serviços, à recomposição do terreno, limpeza e remoção do material indesejável; i) Manter a área onde estão sendo realizadas as obras/serviços devidamente cercada e sinalizada e as contíguas em perfeito estado de limpeza; j) Enviar à SANASA, dentro de 24 (vinte e quatro) horas de sua lavratura, quaisquer autos de infração em que a SANASA conste como infratora, juntamente com um relato dos motivos que determinaram a autuação; l) Comunicar à SANASA todo afastamento, substituição ou inclusão de qualquer elemento da equipe que esteja executando as obras/serviços; no caso de substituição ou inclusão, a CONTRATADA anexará os respectivos currículos, ficando a critério da SANASA aceitá-los ou não. Em especial para o engenheiro residente, somente poderá ocorrer a substituição por profissional de currículo equivalente ou superior ao substituído; m) Reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, a suas expensas, no total ou em parte, as obras/serviços em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da forma de execução ou dos materiais empregados; n) Responsabilizar-se pelos danos causados diretamente à SANASA ou a coisa, propriedade ou pessoa de terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo na execução do contrato, correndo a suas expensas o ressarcimento e indenização que tais danos possam causar; o) Manter sempre atualizadas as anotações na Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS de seus empregados que estejam prestando serviços para a SANASA no âmbito deste contrato. 14.2 - Fornecer à SANASA relação nominal dos empregados designados para a execução dos serviços onde conste o número de registro de empregado, número e série da CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social, atualizando as informações quando da substituição, admissão e demissão do empregado e responsabilizar-se, pelos encargos trabalhista, previdenciários, fiscais e comerciais, resultantes da execução do contrato.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

28

14.2.1 - A partir da relação nominal apresentada pela CONTRATADA, a SANASA fiscalizará a execução dos trabalhos e o cumprimento das obrigações legais relativas à encargos e outras obrigações acessórias estabelecidas pela legislação vigente. 14.3 - A CONTRATADA se obriga a apresentar, independentemente da solicitação da SANASA, nas periodicidades indicadas a seguir, desde que já exigíveis por lei, os seguintes documentos em cópia simples, cuja autenticidade das informações é de responsabilidade da CONTRATADA; ficando reservado a SANASA a qualquer tempo, solicitar os originais para cotejo.

Documentos

Inicio da prestação dos serviços

Sempre que houver alteração no quadro de funcionários

Solicitação anual

Solicitação mensal

Contratos de Trabalho X X

Contratos Prestação de Serviços Autonomos

X X

Convenção/Acordos/Sentenças Normativas

X X

Registro de Empregados (Livro ou Fichas c/número do registro e número e série da CTPS)

X X

RAIS (Relação Anual de Informações Sociais)

X X

Folha Pagamento (Férias, 13º salário, recolhimento previdenciário, vale refeição, contribuição sindical)

X X

14.4 - Em havendo a rescisão de contrato de trabalho de um profissional sob este contrato, e substituição por outro, a CONTRATADA se obriga a apresentar, em relação ao empregado cujo contrato se extinguir, os seguintes documentos:

a - Termo de rescisão de contrato de trabalho devidamente homologado quando o trabalhador tiver mais de um ano prestando serviço na CONTRATADA;

b - Documento de concessão de Aviso Prévio trabalhado ou indenizado;

c - Recibo de entrega da Comunicação de Dispensa e do Requerimento de Seguro Desemprego;

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

29

d - Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS e da Contribuição Social em que conste o recolhimento do FGTS nos casos em que o trabalhador foi dispensado sem justa causa ou em caso de extinção do contrato por prazo indeterminado;

e - Cópia do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) comprovando a realização de exame médico demissional;

f - Em se tratando de Contrato de Prestação de Serviços Autônomos, os documentos anteriores ficam substituídos por um Termo de Rescisão Contratual ou documento equivalente, bem como, uma declaração de quitação do profissional relativamente aos encargos e honorários sob este contrato. 14.4.1 - É de responsabilidade exclusiva da CONTRATADA a guarda dos documentos durante os prazos legais. 14.4.2 - A não apresentação dos documentos elencados nos itens 14.3 e 14.4, condicionará a emissão da Autorização de Serviços, a critério exclusivo da SANASA, ficando certo que o pagamento subsequente ao evento de obrigação não será realizado enquanto não forem apresentados os documentos exigidos. 14.5 - A CONTRATADA deverá obedecer na execução e desenvolvimento do seu trabalho, as determinações da Lei nº 6.514, de 22/12/77, regulamentada pela Portaria nº 3.214 de 08/06/78, do Ministério do Trabalho e suas alterações, além de outra legislação técnica vigente as normas e procedimentos internos da SANASA, de engenharia de segurança e medicina do trabalho, que sejam aplicáveis à execução específica de atividade. 14.6 - A CONTRATADA deverá atender os itens de segurança previstos pelo Ministério do Trabalho através da CLT, Portaria 3214/78 e as respectivas normas regulamentadoras (NR’s), devendo ainda a CONTRATADA apresentar ao setor de Segurança do Trabalho da SANASA, cópia da seguinte documentação: a) Relação com os nomes que irão trabalhar na SANASA; b) Ficha de empregado (com carimbo ou logotipo da empresa contendo CNPJ): c) Contrato de trabalho e registro em carteira; d) RG e CPF; e) Aso (Atestado de saúde ocupacional), artigo 168 da CLT e NR 07 item 7.4.4 (nos casos previstos de trabalhos em altura ou espaço confinado este ASO deverá ser especifico); f) Ficha assinada de recebimento de EPI`s, NR 06 item 6.3;

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

30

g) Treinamento para o uso correto/higienização de EPI´s, NR 06 item 6.6.1 alínea “d”; h) Certificado de treinamento em NR10 (trabalhos em eletricidade), caso seja previsto a atividade (só serão aceitos certificados emitidos por entidade reconhecida pelo sistema oficial de ensino e credenciada no conselho estadual de ensino ou MEC); i) Profissional legalmente habilitado (CREA) responsável para os trabalhos em eletricidade; j) Certificado de treinamento em NR33 (trabalhos em espaço confinado), caso seja prevista a atividade (só serão aceitos certificados emitidos por entidade reconhecida pelo sistema oficial de ensino e credenciada no conselho estadual de ensino ou MEC); k) Apresentar o responsável técnico em NR33; l) Certificado para trabalho em altura, caso seja prevista a atividade, NR 18 e atendimento ao item 18.28 PPRA, NR 09 item 9.1.1 (só serão aceitos certificados emitidos por entidade reconhecida pelo sistema oficial de ensino e credenciada no conselho estadual de ensino ou MEC); m) CIPA ou designado em segurança do trabalho, artigo 163 da CLT, NR 05; n) Técnico em segurança do trabalho responsável, artigo 162 da CLT, NR 04; e o) Ordens de serviço entregue aos trabalhadores, NR 01, item 1.7 alínea b. Observação: No caso de serviços de longa duração onde seja prevista a troca de funcionários, toda mudança no quadro deverá ser comunicada a SANASA e enviada a devida documentação deste novo funcionário. 14.7 - A CONTRATADA deverá solicitar junto a SANASA treinamento de integração e vistoria nos equipamentos, após o recebimento da Ordem de Serviço e antes do inicio dos trabalhos, caso a documentação requerida esteja em ordem, bem como: a) Enviar CAT (comunicação de acidente de trabalho) quando ocorrer; b) Enviar RELAT (relatório de acidente do trabalho) devidamente preenchido com a devida analise do acidente; e c) Encaminhar as PET´s (Permissão de Entrada e Trabalho) devidamente preenchidas e histograma do equipamento utilizado para liberação e trabalho em espaço confinado.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

31

14.8 - Cumprir as posturas do município e as disposições legais estaduais e federais pertinentes à execução das obras/serviços. 14.9 - Conforme Instrução Normativa DRM/GP n° 001, de 02 de Julho de 2012, publicado no Diário Oficial do Município de Campinas em 03 de Julho de 2012, os prestadores de serviços (pessoa jurídica) não estabelecidos no Município de Campinas que prestarem serviços a tomadores estabelecidos neste município terão que efetuar o cadastro no CENE – Cadastro de Empresas não Estabelecidas no Município de Campinas, junto à Prefeitura Municipal de Campinas. 14.10 - Caso o prestador de outro município não esteja cadastrado no momento da emissão da Nota Fiscal, independentemente de sua atividade, a empresa tomadora de serviço de Campinas, no caso a SANASA, irá realizar a retenção de

forma automática, lembrando que o cadastro no CENE deve ser realizado antes da emissão da Nota Fiscal.

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - OBRIGAÇÕES DA SANASA

15.1 - Para a execução das obras/serviços objeto do presente instrumento, a SANASA obriga-se a: a) fornecer, em tempo hábil, elementos suficientes e necessários à execução das obras/serviços contratados; b) efetuar os pagamentos devidos, de acordo com o estabelecido neste contrato; c) exercer a fiscalização dos serviços por técnicos especialmente designados ou por empresa por ela designada; d) suprir a CONTRATADA de documentos, informações e demais elementos que possuir, ligados ao objeto do presente contrato, inclusive emitindo autorizações específicas para atuação junto a terceiros. 15.2 - A SANASA manifestar-se-á por escrito sobre os relatórios e demais elementos fornecidos pela CONTRATADA, bem como solicitará da mesma forma as providências necessárias à correção e revisão de falhas ou defeitos verificados nas obras/serviços.

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA – SINISTROS

16.1 - Na ocorrência de danos a terceiros, a CONTRATADA deverá comunicar a unidade da SANASA que fiscaliza a execução das obras/serviços e, em conjunto, efetuarão uma inspeção no bem sinistrado.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

32

16.2 - Realizada a inspeção do sinistro, a SANASA elaborará um relatório com subsídios técnicos, apresentando-o à CONTRATADA que, através de seu engenheiro residente, aporá o seu “de acordo”. 16.3 - A CONTRATADA deverá apresentar à SANASA, num prazo de 10 (dez) dias a contar da data do "de acordo" no relatório, um orçamento para o reparo dos danos verificados. 16.3.1 - A não apresentação desse orçamento no prazo indicado implicará a total concordância da CONTRATADA quanto aos valores indenizados pela SANASA aos ocupantes dos bens sinistrados. 16.4 -A SANASA suspenderá o pagamento das medições caso a CONTRATADA deixe de cumprir satisfatoriamente as determinações constantes deste contrato ou deixe de executar satisfatoriamente os reparos em bens sinistrados, quando escolhida para efetuar esses serviços.

CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA – PENALIDADES

17.1 - O não cumprimento dos prazos especificados neste instrumento e ainda a prática de qualquer transgressão contratual pela CONTRATADA a sujeitará às seguintes sanções: A - Advertência por escrito; B - Multa de 0,2% (dois décimos por cento) aplicada ao valor total deste contrato, por dia de atraso em relação ao prazo constante do item 9.2, até o limite de 6% (seis por cento) desse mesmo valor; C - Multa de 0,1% (um décimo por cento) aplicada ao valor total deste contrato, por dia de atraso em relação aos prazos constantes dos seus itens 9.2.1 e 10.1, até o limite de 1% (um por cento) desse mesmo valor; D - Multa de 0,5% (cinco décimos por cento) aplicada ao valor total deste contrato, por qualquer outra transgressão contratual cometida; E - Rescisão unilateral deste contrato pela SANASA, suspensão temporária da CONTRATADA de participação em licitações e impedimento de contratar com a SANASA por prazo não superior a 2 (dois) anos no caso de ser excedido qualquer dos limites estabelecidos nas letras B e C. 17.2 - As sanções previstas neste item poderão ser aplicadas desde que facultadas à defesa prévia da CONTRATADA no respectivo processo no prazo de 05 (cinco) dias úteis, conforme determina o art. 87, parágrafo 2º, da Lei 8.666/93.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

33

17.3 - As multas previstas no item 17.1, letras B, C e D poderão ser descontadas das faturas a serem pagas à CONTRATADA. 17.4 - O não cumprimento das obrigações contratuais sujeitará também a CONTRATADA às demais sanções previstas nos arts. 86 e 87 da Lei n. 8.666/93 com suas alterações.

CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA - RESCISÃO

18.1 - A SANASA poderá rescindir o presente contrato nas hipóteses previstas nos artigos 78 e 79 da Lei 8.666/93, no que couber, além da hipótese prevista na letra E do item 17.1 da cláusula décima sétima deste instrumento.

CLÁUSULA DÉCIMA NONA - DISPOSIÇÕES FINAIS

19.1 - A CONTRATADA tem pleno conhecimento de todos os itens e anexos expressos na Tomada de Preços n. 2014/03, a eles se obrigando como se neste estivessem transcritos, inclusive quanto à obrigatoriedade de manter, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações por ela assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação, de acordo com o art. 55, inciso XIII, da Lei 8.666/93 com suas alterações. 19.2 - Fica fazendo parte integrante deste contrato a proposta de preços apresentada pela CONTRATADA. 19.3 - A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada pelo empregado Sidney Ramos Junior, Gerente de Obras, podendo este indicar assistente com função técnica profissional, mantida, porém sua integral responsabilidade inerente à sua função, conforme preceitua o art. 67 da Lei n. 8.666/93. 19.3.1 - O responsável pela fiscalização do presente contrato deverá assegurar o seu fiel cumprimento, especialmente quanto à aplicação das penalidades, sob pena de incorrer nas disposições estabelecidas na Lei 8.666/93 e na legislação aplicável, com conseqüente responsabilização.

CLÁUSULA VIGÉSIMA - FORO 20.1 - Fica eleito o foro desta Comarca de Campinas/ SP, com expressa renúncia de outro qualquer por mais privilegiado que seja, para dirimir quaisquer dúvidas oriundas do presente instrumento, ficando a parte vencida sujeita ao pagamento de custas judiciais e honorários advocatícios que forem arbitrados.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

34

E, por estarem justas e contratadas, firmam o presente instrumento, aplicando-se a este contrato os dispositivos da legislação vigente.

Campinas,

RUBRICA

(xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx) Diretor Presidente - SANASA \_______ (xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx) Diretor Técnico - SANASA \_______ (xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx) CONTRATADA \_______

Aprovado por Gestor do contrato (xxxxx) (xxxxxxxx) Proc.J-SANASA J. Gerente de

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

35

TOMADA DE PREÇOS N. 2014/03 ANEXO 8

CREDENCIAMENTO (APRESENTAR FORA DO ENVELOPE DE PROPOSTA DE PREÇOS)

A Empresa

Proponente:_______________________________________________________

CNPJ:___________________________________________________________

Endereço:________________________________________________________

Bairro:____________________ Cidade/UF:_____________________________

Nome do representante legal:________________________________________

autoriza e credencia a pessoa de:

Nome: __________________________________________________________

Residência:_______________________________________________________

Bairro:_______________________Cidade/UF:___________________________

Cargo/Função:_____________________________________________________

para agir como seu legítimo representante na Tomada de Preços n. 2014/03 realizada pela SANASA para (objeto)___________________________________________, podendo assinar toda e qualquer documentação na sessão de abertura e notadamente desistir ou não da interposição de recurso contra sua desclassificação ou classificação das demais empresas Proponentes. E por ser a expressão da verdade, firma a presente. (Local) _________________, _____/____/____ _____________________________________ Carimbo da empresa Nome do representante legal: Cargo: Nota 1: Este credenciamento somente será preenchido e entregue na sessão de abertura a critério da empresa Proponente e se houver preposto credenciado presente. A não apresentação deste credenciamento acarretará unicamente a impossibilidade do preposto presente de desistir ou não da interposição de recurso. Nota 2: A presença de sócio da empresa Proponente dispensa a apresentação deste credenciamento.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

36

TOMADA DE PREÇOS N. 2014/03 ANEXO 9 FOLHA DE DADOS PARA ELABORAÇÃO DE CONTRATO (apresentar fora do envelope) RAZÃO SOCIAL:_________________________________________________________ ENDEREÇO:_____________________________________________________ CIDADE:___________________________________________ ESTADO:___________________________ CEP:________________ FONE: ________________ FAX:_____________________________ NOME DA PESSOA PARA CONTATOS:_______________________________ TELEFONE:________________E-MAIL:_______________________________ NOME COMPLETO DA PESSOA QUE ASSINARÁ O CONTRATO: ________________________________________________________________ CARGO QUE A PESSOA OCUPA NA EMPRESA:________________________ RG n.:_____________________________ CPF n.:____________________________ Obs.: Em caso de representação por procurador, juntar o instrumento de mandato específico para assinatura do contrato. Campinas, ____________________________________ (Carimbo e assinatura do responsável pelas informações)

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

37

TOMADA DE PREÇOS N. 2014/03 ANEXO 10

MODELO DE DECLARAÇÃO DE MICROEMPRESA OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE

(APRESENTAR FORA DOS ENVELOPES N. 1 E 2)

A empresa

_________________________________________________________, com

sede a _________________________________________________, CNPJ n.

________________, por seu representante Sr. ______________________, RG

n. ________________ e CPF n. ____________________, declara sobre as

penas da lei, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da Lei n. 8.666, de

21/06/1993, que é microempresa ou empresa de pequeno porte, nos termos do

enquadramento previsto na Lei Complementar n. 123, de 14 de dezembro de

2006, cujos termos declaro conhecer na íntegra, estando apta, portanto, a

exercer o direito de preferência como critério de desempate na tomada de

preços n. 2014/03.

________________________, _______ de ____________ de 2014.

________________________________

Empresa:

Representante legal: