social balanÇo - urubupunga.com.br · social 3 balanço social 2009 é uma publicação da auto...

50
BALANÇOSOCIAL 1

Upload: trinhquynh

Post on 12-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

1

Page 2: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

3

Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁElaboração e Revisão: Comitê da QualidadeJornalista Responsável: Leila Roma - MTb 34.378 Fotos: Evandro Sudré e Arquivo UrubupungáEditoração: Rodolfo de Souza Direção de Arte: Evandro Sudré Projeto Gráfico: Lightseed Brasil - www.lightseed.com.br CTP e Impressão: Corprint - www.corprint.com.br

A empreSASOBRE

dA dIretOrIAMENSAGEM

dA empreSA

VALORES, VISÃO E MISSÃO

geStãO SOCIALSISTEMA DE

PROJETOS RELATIVOS AO

meIO AmBIeNte

PROJETOS RELATIVOS AOS

COLABOrAdOreS

SOCIedAde

PROJETOS RELATIVOS À

pÁg. 6

pÁg. 4

pÁg. 8

pÁg. 10

pÁg. 13

pÁg. 24

pÁg. 32ínDI

CE

Page 3: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

41 A EMPRESASOBre

Page 4: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

5

A Auto Viação Urubupungá é uma empre-sa prestadora de serviços de transporte urbano de passageiros fundada em 1966 e dirigida pelo atual grupo acionista desde 1973, época em que já operava cinco li-nhas na região da Lapa e Osasco.

A crise do petróleo dos anos 70 proporcionou oportunidade para a empresa tornar-se a pri-meira do mundo a circular com ônibus movidos a álcool, fato que virou notícia em vários países.

Na década de 80, acompanhando o cresci-mento da região Metropolitana de São Pau-lo, a Urubupungá colocou em operação dezenas de novas linhas e centenas de no-vos ônibus, interligando com maior rapidez a casa e o trabalho de milhares de pessoas. Para sustentar adequadamente esse aumen-to de oferta de transporte, a sede da Uru-bupungá, na Avenida Presidente Médici, em Osasco, também cresceu para os atuais 66.438m2.

Outra consequência da demanda crescen-te por transporte foi o desenvolvimento de um novo negócio em 1986, voltado exclusi-vamente para o fretamento; a Urubupungá Transportes e Turismo, que hoje possui fro-ta de mais de 250 veículos e ultrapassa um milhão de quilômetros rodados mensalmente em viagens contratadas por seus clientes.

A criação do Programa Urubupungá da Qualida-de, nos anos 90, foi um passo fundamental para a transformação da Urubupungá em uma empresa que hoje é referência no setor. A par-tir da definição do lema “Gente transportando Gente”, nossos funcionários se tornaram cola-boradores e nossos passageiros passaram a ser tratados como clientes.

A década marcou também a consolidação do grupo empresarial formado pela Auto Viação

Urubupungá, Viação Santa Brígida, Viação Cidade de Caieiras e Urubupungá Transportes e Turismo, que atuam no setor noroeste da Grande São Paulo e, em conjunto, oferecem a possibilidade de seus clientes se desloca-rem, com qualidade e segurança, para qual-quer ponto desta região.

Já os avanços tecnológicos foram marcan-tes nos anos 2000. O sistema de bilhetagem eletrônica substituiu os passes de papel por cartões magnéticos, com ganhos substan-ciais para os clientes. Os veículos foram readequados, proporcionando inclusão aos portadores de necessidades especiais. Além disso, a empresa conquistou um alto grau de tecnologia e informatização, com computa-dores interligados e sistemas corporativos de controle das atividades.

Atualmente, a Urubupungá opera mais de 60 linhas divididas entre municipais, intermuni-cipais e seletivas que atendem a população dos municípios de Cajamar, Santana de Parnaíba e Osasco, e interligando-os com a capital, Barueri, Diadema, São Bernardo do Campo e Guarulhos. E juntamente com outras sete empresas da região constitui o Consórcio Anhanguera, responsável pelo transporte intermunicipal metropolitano nas regiões oeste e noroeste da Grande São Paulo.

A próxima década marcará mais uma expan-são da Urubupungá, com a construção de uma nova garagem que proporcionará maior capacidade de crescimento e a levará para ainda mais perto de seus clientes.

SOBRE A EMPRESA

A EMPRESA

Primeiro ônibus movido a álcool

Page 5: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

62 DA DIRETORIAmeNSAgem

Page 6: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

7

PPodemos começar esta mensagem com uma simples pergunta: o que pretendemos deixar para nossos descendentes?

Embora não queiramos admitir, quem nun-ca cometeu ao menos uma pequena falha com a natureza e a sociedade? Banhos de-morados, luzes acesas sem necessidade e lixo jogado nas ruas são exemplos da nossa falta de colaboração com o meio ambiente. Também não são muitos os que se preocu-pam em ajudar o próximo como voluntários, doando uma parte do seu tempo ou recursos em prol dos mais necessitados.

E é muito fácil percebermos que o mundo vem sentindo as consequências de décadas destes descasos. Aquecimento global, terremotos, en-chentes, fome, desemprego e abandono são, infelizmente, temas frequentes atualmente.

O Balanço Social da Urubupungá que você verá nas próximas páginas, além de mostrar a preocupação da empresa com o meio ambien-te, demonstra o empenho em tornar a vida da comunidade que servimos cada vez melhor.

O estágio atual de nosso desenvolvimento teve início em 1996 com o PUQ – Programa Urubupungá da Qualidade.

Na sequência, desenvolvemos o projeto de descarte apropriado de materiais já utilizados, como pneus, baterias, óleos usados, alumínio, vidros, etc. A preservação das áreas verdes em nossas garagens é outro trabalho importante realizado, bem como o uso racional de um bem cada vez mais precioso: a água.

MENSAGEM DAdIretOrIA

Internamente, para nossos colaboradores, faze-mos nossa parte promovendo campanhas edu-cativas visando a sua saúde, sua alimentação e a prevenção contra o uso de drogas, álcool e outras dependências. Além de convênios que facilitem o acesso a produtos e serviços de pri-meira necessidade.

Um exemplo de solidariedade tem sido demonstrado por nossos colaboradores no “Dia Mundial de Fazer a Diferença” em que realizamos pequenas obras e atividades re-creativas que mudam a vida daquelas pes-soas que dependem de ajuda para ter uma vida digna e saudável.

Em relação aos nossos clientes, motivo prin-cipal de nossa existência, implantamos, entre outros, o projeto “Escola na Empresa”, que traz o aluno para conhecer a realidade de uma empresa de transportes. Estamos também adequando nossa frota para clientes com ne-cessidades especiais, garantindo ampla aces-sibilidade com veículos adaptados em todas as linhas que operamos.

O objetivo deste documento é mostrar exem-plos de superação de desafios e estimular a atuação humanitária dos nossos clientes, for-necedores e parceiros. Nas páginas a seguir, o leitor encontrará informações mais deta-lhadas sobre este Balanço Social.

Com certeza, se cada um fizer a sua par-te, conduziremos nossa sociedade para um mundo melhor e deixando para nossos fi-lhos e netos uma herança da qual podere-mos nos orgulhar.

Boa leitura!A Diretoria

DA DIRETORIA

Page 7: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

8 VALORES, VISÃO E MISSÃO3

Page 8: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

9

Valores Organizacionais

Confiança

VALORES, VISÃO E MISSÃO

Oferta de serviços que privilegiem a pontualida-de e a segurança das pessoas transportadas.

AprimoramentoPesquisa contínua por processos mais efica-zes e por equipamentos tecnologicamente atualizados, que proporcionem melhores resultados organizacionais.

DeterminaçãoMobilização das competências individuais com foco no alto nível de comprometimen-to com a organização.

Ser uma empresa especial de trans-portes, que busca conquistar cada vez mais espaço no mercado, com a Qua-lidade reconhecida por seus clientes.

CidadaniaÉtica na condução dos negócios e no rela-cionamento com o meio ambiente e com as comunidades em que atua.

CapacitaçãoEmpenho na contratação e desenvolvimen-to de pessoas para melhor compreender e atender as exigências crescentes dos clien-tes, do mercado e da sociedade.

Prover transporte de pessoas com soluções inovadoras e eficácia em-presarial, buscando maximizar os re-sultados para nossos clientes, colabo-radores e a sociedade.

Visão

Missão

Page 9: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

10

GESTÃO SOCIALSIStemA de4

Page 10: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

11

CCom base em sua Visão, os serviços prestados pela Urubupungá à população devem ser sempre reconhecidos por sua qualidade.

Essa diretriz deu origem, em 1996, ao Programa Urubupungá da Qualidade - o PUQ, que coordena os esforços de todos os colaboradores para o cum-primento da Missão da Urubupungá.

As ações de caráter socioambiental são trata-das em dois níveis: internamente, dentro do PUQ e, estrategicamente, no comitê da quali-dade do Grupo – o Qualidir, conforme demons-trado pela figura abaixo.

Sistema de gestão Social

GESTÃOSOCIAL

GESTÃO SOCIAL

.

QUALIDIR

COMITÊ DA QUALIDADE

GRUPOS DA QUALIDADE COMUnICAÇÃO KAIZEn PROGRAMA 5S

LID

ERA

nÇA

COM

Un

IDA

DE

E M

EIO

AM

BIEn

TE

CLIE

nTE

S EX

TERn

OS

PLA

nEJ

AM

EnTO

CLIE

nTE

S In

TERn

OS

ORG

An

IZA

ÇÃO

CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA DO PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE

Grupo integrado por diretores, gerentese assistentes que reúnem-sesemanalmente para acompanhar oandamento dos projetos aprovadospelo Qualidir .

Grupos formados para elaborarpropostas e realizar as atividadesde implantação de melhoria daqualidade.

Grupo formado pela Diretoria paraanalisar as propostas de melhoria daqualidade para aprová -las para aimplantação.

Programa básico integrado aoPUQ, cujo objetivo é amanutenção do ambiente detrabalho em condições otimizadasde utilização, arrumação elimpeza.

Programaintegrado aoPUQ, com oobjetivo demelhorar aprodutividadedos processosda empresa,por meio dapráticacontínua demelhoriaspropostas peloscolaboradores."

Conjunto de açõese procedimentosvisando melhoraro fluxo deinformaçõesdentro daOrganização.

Pilares de sustentação do PUQ. Para cada um destes pilares são realizadasvárias ações de melhoria, tornando o Programa da Qualidade umprocesso de evolução contínua.

Base de sustentação do PUQ. São osfundamentos escolhidos como modelopara a obtenção da excelência dodesempenho da gestão da empresa.

da

modelo

de ações

melhorar

Page 11: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

12

E

P

Em sua história, a Urubupungá, bem como o Gru-po em que está inserida, tem intensificado suas ações de responsabilidade social. É uma das maneiras pelas quais pretende ser “uma empresa especial”, confor-me definido em sua Visão.

No entanto, esta atuação tão naturalmente incor-porada à cultura da empresa está sendo relacionada e formalmente documentada neste material.

O objetivo, além de dar os devidos méritos e pres-tar contas publicamente das atividades realizadas, é compartilhar iniciativas práticas de ações de cidada-nia que possam estimular o comprometimento social.

Para a escolha do conteúdo apresentado neste ma-terial foram utilizados dois critérios. O primeiro se resume em filtrar apenas projetos que ocorreram em 2009, sejam novos ou antigos.

O segundo critério estabelece se tal ação trouxe, ou traz de fato, algum resultado para o meio am-biente ou para a sociedade, incluindo os próprios colaboradores e seus familiares.

Todos os projetos aqui selecionados, de forma di-reta ou indireta, tiveram impacto em 2009 em ter-mos de fortalecimento da cidadania ou proteção ao meio ambiente.

Critérios Utilizados naElaboração do Balanço Social

GESTÃOSOCIAL

O Balanço Social da Urubupungá

Page 12: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

13

MEIO AMBIENTEprOJetOS reLAtIVOS AO5

Page 13: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

14

DDescartar e dar destinação apropriada aos ma-teriais utilizados faz parte da cultura da Uru-bupungá, tendo se constituído em requisi-to de projeto para as próximas garagens.

Materiais normalmente substituídos dos veículos durante operações de manutenção, tais como pneus, tambores, baterias, tambores de freio, molas de suspensão, rolamentos, sucata de ferro, vidros, alumínios, óleos usados e caixas de papelão são materiais que, historicamente, a Urubupungá destina adequadamente, protegendo o meio ambiente e possibilitando o reúso de materiais já removidos da natureza.

Descartes Apropriados

Cultura de redução da agressão ao

meio ambiente e de recuperação de recursos evitando

desperdícios de materiais.

Embalagens de papel, papelão e recipientes plásticos

Em 2009 foram destinadas adequadamente as seguintes quantidades:

7 Caçambasde 4m³ de vidros

720 Baterias1440 Pneus

Balanço

Molas de suspensão 72 tonTambores de freio 60 tonSucata de alumínio 7,5 tonRolamentos 1,2 ton

180 Tambores

Page 14: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

15

NNa Urubupungá, os taludes são manti-dos com manejo adequado e conservação de sua cobertura vegetal, para evitar infesta-ção de animais nocivos à saúde humana e reduzir a possibilidade de acidentes de qual-quer natureza, tais como deslizamentos ou desmoronamentos nos períodos chuvosos e incêndios no período de seca.

Em parceria com a Defesa Civil, a Urubu-pungá emite alerta quando ocorrem inva-sões em áreas conservadas, evitando degra-dação ambiental.

A Urubupungá conserva uma área em local de alto risco de deslizamento, recuperada pela Prefeitura Municipal de Osasco, e ta-ludes existentes em suas garagens, mantidos com cobertura vegetal e operações de corte nas épocas adequadas. As ações de preserva-ção se realizam em um total de aproximada-mente 8.000m2 de áreas verdes.

Nos dois últimos anos foram plantadas 140 novas árvores nas dependências da empresa.

Política de conservação da

cobertura vegetal nas unidades e limpeza

periódica de taludes.

Em 2009 foram destinadas adequadamente as seguintes quantidades:

Balanço

Preservação de áreas verdes

PROJETOS RELATIVOSAO MEIO AMBIENTE

Page 15: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

16

A

O

As atividades de manutenção veicular requerem que os componentes mecâni-cos estejam isentos de graxas, óleos e quaisquer outros lubrificantes necessá-rios para seu funcionamento. Executar substituições ou reparos exige, portanto, peças limpas.

Para lavagem dos componentes mecânicos, a Urubupungá utiliza dois processos, ambos funcionando em circuito fechado e com controle de seus efluentes.

O equipamento possui uma gaiola interna com movimento constante de rotação, onde são depositadas as peças que devem ser lavadas. A remoção de impurezas é realizada por jatos de água quente com solução desengraxante biodegradável, direcionados sobre as peças.

Todo o óleo e graxa removidos são retidos no equipamento e, através de um disposi-tivo giratório, ficam à disposição para des-tinação adequada.

Enquanto são lavadas, as peças ficam enclau-suradas, o que evita contato de operadores com os produtos. Este equipamento, compa-rado a outros processos de remoção de impu-rezas de peças, tem uma maior eficácia e um consumo racional de desengraxantes e água.

Lavagem de Peças

Máquina de lavar peças

Menor agressão ao meio ambiente pelo

uso de tecnologia atualizada.

Page 16: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

17

EEste equipamento utiliza microorganismos presen-tes no líquido de limpeza, que transformam com-postos orgânicos (óleo, graxa, etc) em moléculas de água e CO2. Não existe descarte de produtos perigosos e o líquido é automaticamente renova-do, sendo necessária apenas a sua reposição, de-vido à perda de parte dele pelo arraste durante a limpeza das peças.

Os resíduos sólidos são filtrados e recolhidos para descarte, seguindo normas e procedimentos para materiais dessa natureza.

Bio-CirclePROJETOS RELATIVOSAO MEIO AMBIENTE

Devido ao uso destas tecnologias, a redução do impacto causado pela Urubupungá ao meio ambiente, para a lavagem de aproximadamente 17 toneladas de peças durante o ano de 2009, equivale ao consumo de 450 litros de querosene.

Balanço

2

Page 17: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

18

CComponente fundamental para o negócio e de forte impacto ambiental se inadequada-mente descartados, os pneus constituem-se em oportunidade de desenvolvimento tecno-lógico visando à redução de seu consumo por meio de maior rendimento quilométrico.

O programa de monitoramento dos pneus é realizado em parceria com a Pirelli e reca-padores, de tal forma que os avanços conse-guidos possam ser também transferidos para outros frotistas, potencializando dessa forma os ganhos ambientais obtidos.

Todas as variáveis envolvidas com consumo da banda de rodagem são consideradas, tais como a geometria da suspensão, alinha-mento das rodas, conservação da pressão interna dos pneus nos níveis recomendados, execução de rodízios e outras.

O programa De Olho no Pneu Pirelli também realiza comparações entre a vida útil média dos pneus da Urubupungá com a vida útil obtida por outras empresas participantes.

O programa De Olho no Pneu Pirelli reduziu a perda de rendimento qui-lométrico dos pneus de 1,3% para 0,04% em função da correção nos fatores citados, o que equivale ao custo de 89 pneus novos ao ano.

Quando não há desgaste prematu-ro, o De Olho no Pneu Pirelli evita também o descarte antecipado do pneu por perda de suas caracte-

Gestão Consciente de Pneus

Parcerias com empresas

detentoras de conhecimento

científico avançado e detentoras de

tecnologia de ponta.

Balanço

rísticas estruturais, proporcionan-do oportunidade para um número maior de recapagens.

Segundo cálculos de entidades re-presentativas do setor, as empre-sas do grupo empresarial no qual a Urubupungá se insere acumu-lam com esta atividade uma redu-ção de consumo de mais de 280.000 litros de petróleo.

Page 18: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

19

AA Urubupungá tem uma política de reno-vação constante de sua frota, que proporciona entre outros ganhos, benefícios ambientais.

Veículos mais modernos, confortáveis e tecno-logicamente atualizados, possibilitam melhor atendimento aos clientes e contribuem signifi-cativamente para melhoria das condições am-bientais nas regiões onde a empresa atua.

Atualização tecnológica se traduz por veículos equipados com motores de projeto mais recente, capazes de comunicar-se com softwares embar-cados de gerenciamento da queima de combus-tível, emitindo quantidade menor de poluentes, principalmente particulados, quando comparados

Em 2009, foram incorporados à frota da Urubupunga 45 veículos novos tecnologicamente atualizados em subs-tituição a 31 veículos equipados com motores de tecnologias anteriores.

Segundo dados dos fabricantes dos veículos e dos órgãos ambientais, a redução das emissões destes mo-tores CONAMA Fase Cinco, quan-do comparados, por exemplo, com motores turboalimentados CONAMA Fase Três, característicos do final do século XX são as seguintes:

Aprimoramento contínuo do

equipamento utilizado.

Balanço

Renovação da Frota

PROJETOS RELATIVOSAO MEIO AMBIENTE

com veículos mais antigos, equipados com motores de concepção e controle mecânicos.

Além disso, os motores eletrônicos são mais compactos, agregando tecnologias para consumo de materiais de maneira mais ra-cional em sua produção.

Os motores eletrônicos têm reconhecida-mente desempenho e expectativa de tem-po de uso maior quando comparados com motores mecânicos.

Complementarmente, o consumo de óleo de motor para os novos equipamentos é menor, reduzindo assim o volume de óleo que precisa ser descartado ao longo do pe-ríodo de uso do equipamento.

Monóxido de carbono - 57%

Hidrocarbonetos - 46%

Óxidos de nitrogênio - 44%

Material particulado - 75%

Page 19: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

20

AA Urubupungá, desde 1996, realiza dia-riamente um rigoroso processo de inspeção nos motores dos veículos que fazem parte da sua frota para assegurar que os níveis de emissão de poluentes estejam dentro de limi-tes definidos internamente, em valores mais rigorosos do que os recomendados pelos ór-gãos responsáveis pela inspeção veicular e es-pecificados pela legislação.

O processo está baseado em intervenções preventivas, em intervalos definidos por sua equipe de manutenção, tendo como ponto de partida as especificações dos fabricantes dos veículos e seu conhecimento sobre o compor-tamento dos motores quando utilizados nas condições de carga, clima e relevo caracterís-ticos da região onde a empresa atua.

Adicionalmente, a Urubupungá monitora os gases emitidos pelo escapamento dos veícu-los, quando em utilização a plena carga, por meio de inspeção visual realizada em campo por uma equipe de colaboradores treinada para essa finalidade. Os integrantes desta equipe têm au-tonomia para decidir pela retirada de qualquer veículo de sua operação normal, para sofrer uma intervenção corretiva visando eliminar eventual anormalidade identificada na inspeção.

Tanto nas intervenções preventivas quanto nas corretivas, o nível de opacidade dos ga-ses emitidos pelos motores é verificado por equipamento informatizado dedicado a essa finalidade e o veículo é liberado somente após a certificação de que a emissão atende aos limites estabelecidos.

Controle da emissão de poluentesAções para redução

da emissão de poluentes dos

veículos da frota, contribuindo para a preservação da

qualidade do ar.

Page 20: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

21

Em 2009, a frota da Urubupungá percorreu 26,9 milhões de quilômetros, permanecendo dentro de padrões internos mais rigorosos que a legislação vigente.

O gráfico demonstra o resultado mensal das inspeções visuais realizadas em campo com o uso da Escala de Ringelmann.

Balanço PROJETOS RELATIVOSAO MEIO AMBIENTE

Emissão de Poluentes / Inspeção de Campo(% da Frota dentro da especificação)

99,35 100,0 99,7 99,55 98,8 99,7 99,7 99,01 97,9 99,1 99,0100,0 99,7

Média Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez0,00

20,00

40,00

60,00

80,00

100,00

Page 21: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

22

AAlém de conduzir seu próprio programa de re-dução da emissão de gases veiculares, a Uru-bupungá adere e participa de programas oficiais de redução da emissão de poluentes que permitem a troca de experiências visando maior domínio das tecnologias disponíveis.

Os principais programas que a Urubupungá participa são:

ConscientizAR

O ConscientizAR foi desenvolvido pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urba-nos), gestora do sistema de transportes públi-cos nas três regiões metropolitanas do Esta-do de São Paulo, em parceria com o CONPET (Conselho Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural) e a PETROBRAS.

O objetivo deste projeto é conscientizar as em-presas do setor de transportes de passageiros sobre o uso racional do óleo diesel, aferindo os níveis de opacidade da frota operacional.

PMMVD

O PMMVD (Programa de Manutenção de Moto-res de Veículos Diesel) é resultado de parce-ria entre a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e o SETPESP (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo), que está atualmen-te na fase de parametrização e definição das metodologias de trabalho.

Parceria no uso de novas tecnologias

ambientaisAdesão a programas setoriais

e nacionais de redução da emissão de poluentes.

Page 22: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

23

Programa DESPOLUIR

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) criou o DESPOLUIR, o Programa Ambiental do Transporte, que tem como objetivo promover o engajamento dos empresários do setor na redução dos impactos ambientais provocados por suas atividades.

Com o Programa DESPOLUIR, a CNT preten-de desenvolver e implantar tecnologias e modelos de gestão de uso racional de re-cursos naturais, além de conscientizar em-presários de transporte sobre a importância do meio ambiente.

Além dos benefícios diretos ao meio am-biente e à população, o DESPOLUIR vai proporcionar aos transportadores redução de custos, aumento de eficácia operacio-nal, melhoria do relacionamento com ór-gãos fiscalizadores e novas oportunidades

de negócio, com o desenvolvimento de projetos de crédito de carbono e a ado-ção de tecnologias limpas.

Em parceria com o SETPESP, a Urubu-pungá, em 2009, aferiu toda a sua frota de veículos metropolitanos, baseada nas recomendações da resolução CONAMA-251/99.

Atualizou também seu manual de opera-ções que compreende os procedimentos de recebimento, estocagem, limpeza, filtragem e conservação do combustível.

Reuniões com fabricantes de chassis e carrocerias

A Urubupungá mantém rotina de reu-niões técnicas periódicas com os principais fabricantes de chassis e carrocerias, rea-lizadas nas garagens da empresa, com o propósito de estreitar os caminhos e con-tatos entre as equipes técnicas e de enge-nharia do fabricante e da empresa.

Dessa prática se ganha agilidade para a so-lução de problemas, assim como são com-partilhadas experiências mútuas relevantes à adequação do produto a severidade de uso no intenso trânsito urbano, criando oportu-nidade para reduções do consumo específico de combustível e outras soluções que trazem ganhos ambientais significativos.

Nesse ambiente de cooperação mútua são definidas ações de melhorias no produto e no processo de manutenção da frota; discu-tidos treinamentos ou instruções que pos-sam maximizar tanto as práticas corretas de manutenção quanto a operação econômica dos veículos e elaborados experimentos con-templando a vida útil, a confiabilidade e se-gurança de componentes veiculares.

PROJETOS RELATIVOSAO MEIO AMBIENTE

Page 23: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

246 COLABORADORESprOJetOS reLAtIVOS AOS

Page 24: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

25

PROJETOS RELATIVOS AOS COLABO-RADORES

AA Urubupungá conta com uma equipe de colaboradores treinados para oferecer pri-meiros socorros e definir encaminhamento adequado às vítimas de acidentes ou qualquer outro problema agudo de saúde que ocorra nas dependências das garagens.

A participação na equipe é voluntária e os candidatos são avaliados pelo departamen-to médico da empresa antes de participar do treinamento de capacitação.

Equipe de colaboradores

capacitados em primeiros

socorros.

Brigada de primeiros socorros

A brigada é composta por 48 colaboradores, que receberam 16 horas de treinamento teórico e prático em um curso bási-co preparatório, com atualização posterior.

Balanço

COLABORADORES

Page 25: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

26

OOs princípios da Medicina Preventiva são aplicados por meio de monitoramento pe-riódico, composto de avaliações clínicas, exames laboratoriais e acompanhamento ambulatorial dos colaboradores portadores das seguintes patologias: hipertensão arte-rial, diabetes melitus e obesidade.

Partindo-se do principio de que oferecer informação adequada e conhecimento so-bre prevenção das doenças é a melhor for-ma de assegurar a saúde, são ministradas palestras orientativas aos colaboradores, agrupados conforme sua patologia crônica. Tais encontros versam sobre: a atenção e os cuidados que precisam ser adotados com a saúde, forma adequada de dieta, uso de medicamentos, atividade física, conscienti-zação e informação aos familiares.

Estudos e pesquisas sobre a evolução do diagnóstico, tratamento e técnicas de con-trole das patologias crônicas monitoradas são publicadas em informativos, quadros, murais, folders e intranet.

Medidas adotadas para orientação

e prevenção de problemas

relacionados à saúde.

Medicina preventiva

Também sob a ótica preventiva, outras ativida-des desenvolvidas pela Urubupungá são: palestras sobre qualidade de vida, orientações familiares, acompanhamentos hospitalares, campanhas de vacinação, semana da saúde e ações em conjunto com os convênios médicos.

Page 26: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

27

Grupo de Portadores de Hipertensão Arterial

Período: janeiro a dezembro 2009Participantes: 175 colaboradores com hipertensão severa e mais 383 colaboradores com pressão arterial em grau de atenção.

Grupo de Portadores de Diabetes Melitus

Período: janeiro a dezembro 2009Participantes: 53 colaboradores

Grupo de Portadoresde Obesidade

Período: janeiro a dezembro 2009Participantes: 75 colaboradores

Balanço PROJETOS RELATIVOS AOS COLABO-RADORES

Metodologia: reuniões mensais objetivando sensibilização, forne-cimento de informações, orienta-ção e acompanhamento médico.

Grupos de Portadores de Doenças Crônicas

Palestra Saúde e Qualidade de VidaForam realizadas seis palestras du-rante o ano de 2009 com a partici-pação de 243 colaboradores.

Palestra preventiva de doenças circulatórias periféricasMinistrada pelo médico do trabalho. Participaram 56 colaboradores.

Semana da Saúde 2009Realizadas 11 palestras com partici-pação total de 1.150 colaboradores.

Page 27: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

28

AA Urubupungá realiza campanhas periódi-cas em parceria com entidades externas visan-do facilitar o acesso de seus colaboradores e familiares aos serviços oferecidos, com o par-celamento de custo das despesas e desconto na folha de pagamento.

As principais objetivam:

Atendimento oftalmológicoParceria com ótica, que monta periodicamen-te um consultório dentro das dependências da empresa, proporcionando avaliação médica oftalmológica e acesso a aquisição de lentes corretivas para todos os colaboradores que desejarem.

VacinaçãoCampanha de vacinação realizada nas depen-dências da empresa. Destinada aos colabora-dores e seus familiares a preço de custo.

Material escolarParceria com papelaria da região, por ocasião do início do ano letivo. O atendimento é rea-lizado na própria empresa, facilitando a venda dos materiais solicitados pelas escolas.

CalçadosParceria com empresa comercial, especializa-da na venda de calçados.

Campanhas

Campanhas que facilitam o acesso

do colaborador a produtos de

necessidade e a serviços básicos de

saúde.

Page 28: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

29

Atendimento oftalmológico276 participantes na campanha realizada entre 13 e 24 de julho de 2009, equivalentes a 11% do total de colaboradores.

Vacina contra gripeNo período de 13 a 18 de abril de 2009, 347 colaboradores e 65 de seus dependentes receberam doses da vacina.

Material escolar385 colaboradores, que correspondem a 15% da força de trabalho, usu-fruíram da campanha, que foi disponibilizada entre 19 de janeiro e 14 de fevereiro de 2009.

CalçadosNo período da campanha, de 17 de agosto a 5 de setembro de 2009, 552 colaboradores adquiriram calçados, que correspondem a 22,5% do qua-dro da Urubupungá.

BalançoPROJETOS RELATIVOS AOS COLABO-RADORES

Page 29: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

30

PParceria com fornecedores para disponibilizar produtos e serviços de interesse ou necessidade dos colaboradores e seus familiares a preços in-feriores à média de mercado, com parcelamen-to de pagamento e desconto na folha.

Os principais são:

Convênio médicoEmpresas de prestação de serviços de plano de saúde para atendimento de todos os cola-boradores e optativo para seus familiares.

Farmácia Convênio com rede de farmácias para forneci-mento de medicamentos.

Auto-escola Convênio com auto-escola da região para pres-tação de serviços de habilitação inicial e reno-vação de carteira de motorista.

ConvêniosOferta de produtos

e serviços aos colaboradores a

preços vantajosos e com facilidade

de pagamento.

Balanço

Auto-escolaUtilização do convênio por 46 colaboradores em 2009, equivalentes a 2% da força de trabalho total.

Convênio MédicoPara melhor atender seus interesses, os colaboradores podem optar pelo fornecedor de plano de saúde. Ao final de 2009, o número de contratos firmados proporcionou atendimento médico para 2523 co-laboradores e 3759 dependentes, totalizando 6282 vidas seguradas.

FarmáciaDurante o ano de 2009, mensalmente, em média, 456 colabora-dores utilizaram o convênio farmácia, número que representa 18% da quantidade de colaboradores da Urubupungá.

Page 30: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

31

Convênios

AA Urubupungá homenageia anualmen-te os colaboradores que têm 15 anos ou mais de trabalho na empresa ou no Grupo. A homenagem ocorre por ocasião do aniver-sário da empresa, em evento comemorativo realizado, geralmente, no mês de abril.

Para efeito de reconhecimento são considera-dos anos de trabalho múltiplos de 5, ou seja, participam da homenagem aqueles que com-pletaram exatamente 15, 20, 25, 30, 35 e 40 anos ou mais no ano anterior à homenagem.

Esta celebração acontece durante um even-to especial, com presença dos colaboradores homenageados, seus familiares e diretores do Grupo. O colaborador recebe um presente como recordação da homenagem recebida.

Homenagem por tempo de serviço

aos colaboradores, por ocasião do aniversário da

empresa.

Homenagem por tempo de Serviço

PROJETOS RELATIVOS AOS COLABO-RADORES

Em 2008, a Urubupungá reco-nheceu 66 colaboradores pelo tem-po de serviço, juntamente com a festa de comemoração dos 35 anos de incorporação da empresa.

Em 2009, 77 colaboradores foram reconhecidos pelo tempo de ser-viço, em almoço que contou com a presença de 290 pessoas, entre colaboradores, seus familiares e convidados.

Atualmente, fazem parte do quadro de colaboradores 18 pessoas que ul-trapassaram a marca de 30 anos tra-balhados na empresa, sendo que dois deles já comemoraram 40 anos como colaboradores da Urubupungá.

Balanço

Page 31: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

32

SOCIEDADEprOJetOS reLAtIVOS à7

Page 32: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

33

OOs eventos com participação dos familiares dos colaboradores ajudam a tornar mais sau-dável a relação empresa-colaborador.

Família na Empresa – Evento de frequên-cia bimestral que tem como objetivo dar opor-tunidade à família do colaborador de receber informações sobre assuntos que fazem parte do seu cotidiano. Visando o melhor aproveita-mento do conteúdo, os filhos dos colaborado-res participam de atividades recreativas moni-toradas durante a realização do evento.

Desenho Infantil – No início do quarto tri-mestre é organizado um concurso aberto aos filhos dos colaboradores na faixa etária de 6 a 11 anos para confecção de desenhos infan-tis com tema natalino.

Os desenhos vencedores, posteriormente, ilus-tram o cartão de Natal da empresa, entregue aos colaboradores, clientes e parceiros.

Enquanto os filhos desenham, os pais são con-vidados a assistir uma palestra, cujo tema de 2009 foi: “Sonhos, projetos e aspirações: motivando nossos filhos para a vida”.

Evento de natal – Realizado em um fim de semana do mês de dezembro, o objetivo é estimular a integração dos colaboradores e seus familiares com a empresa e proporcionar momentos de entretenimento. Além de contar com a presença do Papai Noel, neste dia os colaboradores recebem a Cesta de Natal e par-ticipam de sorteio de vários brindes.

Organização de eventos que

integram os familiares dos

colaboradores à comunidade interna

da empresa.

Eventos para as famílias

PROJETOS RELATIVOS À SOCIEDADE

SOCIEDADE

Page 33: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

34

Família na Empresa

Desenho Infantil

Balanço

N0 paticipantes 150 533 430 587

N0 palestras 1 3 3 5

média por palestra 150 177 143 117

500

600

700

2006 2007 2008 2009

400

300

200

100

0

N0 Crianças 204 160 180 189

N0 Adultos 114 110 115 117

250

2006 2007 2008 2009

200

150

100

50

0

Page 34: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

35

Evento de NatalO Evento de Natal de 2009, realizado nos dias 12 e 13 de dezem-bro, contou com a presença de aproximadamente 3400 pessoas, entre colaboradores e seus familiares.

PROJETOS RELATIVOS À SOCIEDADE

Page 35: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

36

OO Dia de Fazer a Diferença é uma data consa-grada pela sociedade, em especial por empre-sas que incentivam a prática de atividades de voluntariado, dedicando-a para tornar diferen-te um dia na vida de pessoas que dependem de atividades assistenciais para sobreviver.

O papel fundamental das empresas é organizar e estimular seus colaboradores e familiares a participarem, voluntariamente, de uma deter-minada ação social naquele dia.

Incentivada pelo SETPESP (Sindicato das Em-presas de Transportes de Passageiros do Es-tado de São Paulo), a Urubupungá ini-ciou sua participação neste evento a partir de 2006. Todos os anos a Urubupungá cuida do planejamento do seu Dia de Fazer a Diferença, desde o contato e escolha das en-tidades beneficiadas até a escolha dos volun-tários e fornecimento de material de suporte, transporte e alimentação.

Dia de Fazer a Diferença

Participação da empresa em

atividade assistencial incentivada pela

entidade que representa as empresas do

segmento

Page 36: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

37

Em 2007, três instituições foram bene-ficiadas com a ação de 34 voluntários:• Associação Lar Vida (atende portado-res de HIV e dependentes químicos). Foram doados alimentos e fraldas.• Lar Bussocaba (atende idosos). Os voluntários fizeram almoço especial e uma festa no período da tarde. Foi feita também a doação de roupas de cama, chuveiros e produtos para pintu-ra da casa.• GOAS – Grupo de Orientação e Assis-tência à Saúde (atende portadores de HIV e dependentes químicos). Foram doados produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal e alimentos.

Em 2008, o trabalho voluntário foi realizado em dois locais por 52 co-laboradores. • CR1 – Centro de Referência da Criança e Adolescentes. Abrigo que atende me-nores de 18 anos que estão sob medi-da de proteção social de acolhimento. Foram realizadas: pintura, reforma do jardim, arrumação dos guarda-roupas e limpeza. Para maior integração com o abrigo foi realizado um café da ma-nhã especial. Para finalizar, as crianças e adolescentes receberam presentes. Complementando esta ação foram doa-dos colchões, edredons e lençóis.• Associação Liberdade com Amor e Respeito a Vida. Para a ONG que atende usuários de droga e soropositivos foram doados ventiladores e alimentos.

Balanço

Em 2009, 58 voluntários fizeram a diferença em três entidades:• Associação de Educação Popular Pixote (creche que atende crianças de 3 a 10 anos). Foram realizadas: instalação de prateleiras novas e or-ganização dos alimentos na despen-sa; doação de 10 colchonetes para a brinquedoteca e arrumação do ma-terial pedagógico das salas de aula com 14 novas prateleiras e 41 novas caixas plásticas.• CR1 – Centro de Referência da Criança e Adolescentes. As 41 crian-ças e adolescentes foram acompa-nhados por voluntários em um almo-ço no McDonald s.• Fraternidade de Aliança Toca de As-sis (casa que abriga ex-moradoras de rua). Foi realizado um café da ma-nhã especial, apresentação musical e entrega de presentes para todas moradoras. Houve também a doação de materiais de limpeza.

2009

2007

20

08

PROJETOS RELATIVOS À SOCIEDADE

Page 37: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

38

PProgramas que se destinam a dois públicos distintos – crianças frequentadoras de cre-ches e estudantes do 6o a 9o ano do Ensino Fundamental II das escolas públicas das ci-dades onde a empresa opera.

Aos alunos das escolas da região, desde 2001, o Projeto “Escola na Empresa” apre-senta a importância do papel social do transporte coletivo na vida da comunidade e noções básicas sobre os direitos e deveres do cidadão como pedestre.

Em contrapartida, a Urubupungá espe-ra com essa atividade aumentar sua interação com as comunidades, orientando seus futuros clientes para o correto uso do transporte pú-blico e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes.

Para as crianças da creche, a empresa pre-para uma manhã voltada exclusivamente para recreação, finalizando sempre com a entrega de presentes. Este evento ocorre duas vezes por ano: próximo à Páscoa e ao Dia da Criança.

Escola na Empresa eCreche Visita a Empresa

Ação educacional com o objetivo de

tornar o transporte público mais

amigável para futuros frequentadores.

Page 38: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

39

Balanço

Escola na Empresa

N0 escolas 5 5 7

N0 Alunos (estimativa) 146 143 241

N0 professores (estimativa) 10 10 14

250

300

2007 2008 2009

200

150

100

50

0

7 7 8

Creche visita a Empresa

N0 Creches 2 2 2

7 7 8

N0 participantes (estimativa) 87 131 116

N0 professores (estimativa)

100

120

140

2007 2008 2009

80

60

40

20

0

PROJETOS RELATIVOS À SOCIEDADE

Page 39: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

40

NNos anos de 2008 e 2009, a Urubu-pungá realizou reforma da estrutu-ra física em duas entidades.

O CR1 – Centro de Referência da Crian-ça e do Adolescente atende em torno de 60 crianças e adolescentes que es-tão sob medida de proteção social de acolhimento.

O projeto foi realizado para eliminar as deficiências da casa, trazendo mais conforto, bem-estar e qualidade de vida para estas crianças e adolescentes que tem este espaço como praticamente única referência familiar.

Na Associação de Educação Popular Pixote, que atende aproximadamen-te 90 crianças em sistema de creche e reforço escolar, a proposta foi ofe-recer melhores condições em todos os espaços físicos, com objetivo de trazer maior conforto.

Responsabilidade social corporativa Gestão de projetos

de infra-estrutura em entidades

sociais. Ações de solidariedade

Reforma de todos os espaços, com ênfase para substituição das instalações hidráuli-ca e elétrica, troca de pisos e azulejos da cozinha, refeitório, banheiros, lavanderia e áreas recreativas e pintura dos dormi-tórios. As obras iniciaram em agosto de 2008, encerrando-se em julho de 2009.

Doação de armários para os quartos e cozinha proporcionando maior organi-zação dos espaços.

CR1Reformas e ampliações da despensa, co-zinha e lavanderia, com troca de pisos, azulejos, janelas e forros. Construídos mais quatro banheiros para suprir insu-ficiência de atendimento da demanda. Substituição das instalações elétricas.

Reforma das salas de aulas com troca de piso, forro e pintura.

Doação dos armários embutidos para a cozinha.

Pixote

Balanço

Page 40: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

41

PROJETOS RELATIVOS À SOCIEDADE

Solidariedade

Além da parte estrutural, a Urubupungá investiu também no âmbito social das enti-dades, proporcionando um Natal mais feliz e solidário para as crianças e adolescentes destas instituições.

Em dezembro de 2008, as crianças e ado-lescentes do CR1 ganharam um almoço es-pecial, preparado com muito carinho pelos colaboradores da Urubupungá e pre-

sentes (roupas, calçados, kit de higiene pesso-al e brinquedos) doados pela empresa e seus colaboradores.

Em 2009, a Associação de Educação Popular Pixote foi beneficiada com o apadrinhamen-to de suas crianças pela Urubupungá e seus colaboradores. Elas receberam brin-quedos, roupas e calçados.

Page 41: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

42

AAlém da contribuição para o desenvolvimento das cidades onde opera, em função do aumento da mobilidade de seus cidadãos, a Urubupungá colabora com sua sustentabilidade social, sendo uma das maiores empregadoras da região.

A principal evidência disto é a adoção de po-lítica de dar preferência aos candidatos mo-radores dos bairros atendidos pela rede de transporte coletivo.

Essa iniciativa de dar preferência a contratar profissionais da região, além de reter esse capital humano em sua comunidade, permi-te melhorar a qualidade de vida dos colabo-radores e seus familiares.

Contratação preferencial de profissionais

da região

Absorção e retenção da mão

de obra local, gerando divisas

para a região.

Atualmente, 2.224 pessoas, que equivalem a 75% da força de trabalho da Urubu-pungá, é formada por moradores dos municípios de Osasco, Santana do Parnaíba e Cajamar, municípios cujo transporte público é realizado pela empresa.

Balanço

Page 42: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

43

CCidadania e consciência ambiental são fatores preponderantes para a construção de uma so-ciedade melhor no futuro.

Pensando nisto e entendendo que pode dar sua parcela de contribuição, a Urubupungá di-vulga informações pertinentes ao tema. Um dos canais de comunicação utilizados são os Boletins Informativos, na forma de cartazes afixados no interior dos veículos, contendo dicas e dando exemplos de atos de cidadania e cuidados com o meio ambiente.

Outra forma de levar informação à socieda-de é através das famílias dos colaboradores, que fazem parte da comunidade em que a Urubupungá atua. Neste sentido, são enviados para as residências dos colaborado-res panfletos informativos inseridos na cesta básica mensalmente fornecida. O conteúdo do material é composto por dados sobre o tema em pauta, bem como dicas práticas para serem aplicadas no dia-a-dia.

Estímulo à sociedade sobre

práticas de cidadania

e consciência ambiental.

Estímulo à Cidadania

No ano de 2009 foram editados seis bo-letins informativos, estimando-se que em cada boletim as informações alcan-çaram cerca de 150.000 pessoas.

Os panfletos distribuídos na cesta básica tiveram tiragem total de 10.000 exem-plares abordando os seguintes temas:

Vacinação Síndrome do pânico Gripe H1n1 Dicas para o verão

Balanço

PROJETOS RELATIVOS À SOCIEDADE

Page 43: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

44

AA Urubupungá leva muito a sério a ques-tão da inclusão social e nesse sentido anteci-pou-se às normas previstas na legislação de transporte iniciando o processo de aquisição de veículos adaptados com elevadores.

Além disso, desde 2008, todos os veículos incorporados à frota estão equipados com elevador hidráulico.

Desta forma, a empresa procura garantir aos portadores de necessidades especiais o aces-so ao transporte público em perfeitas condi-ções de igualdade com os demais cidadãos.

Veículos adaptados para clientes com necessidades especiais

Garantia de acessibilidade em

todas as linhas proporcionando o

direito de igualdade e acesso aos serviços

públicos.

Atualmente, a empresa conta com 161 veículos adaptados, distribuídos na operação de linhas municipais e in-termunicipais, correspondendo a 26% do total da frota.

Balanço

Page 44: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

45

Atualmente, a empresa opera quatro linhas, atendendo nove bairros que na gran-de maioria não possuem viário adequado ou carente de pavimentação, ligando-os aos centros de geração de empregos e serviços.

EEm razão da sua função social, o transporte público de pessoas age como um elo de desen-volvimento e expansão de bairros e regiões. Aquelas que são privadas da prestação dos ser-viços de transporte público têm limitado o seu potencial de crescimento.

Desta forma, em sua premissa de transportar pessoas, a Urubupungá cria novas ligações e passa a operá-las independente de sua renta-bilidade, proporcionando ao usuário de comu-nidades isoladas e de novos bairros e loteamen-tos, acesso ao trabalho e serviços públicos.

A função social do contrato de

transporte de pessoas, gerando

prosperidade as comunidades

isoladas, carentes e de difícil acesso.

Atuação em linhas não rentáveis

PROJETOS RELATIVOS À SOCIEDADE

Balanço

Page 45: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

46

Discussão e implantação de

propostas de melhoria para

aprimoramento dos serviços públicos

para as comunidades locais e adjacências.

No ano de 2009, recebemos a visita de 11 representantes de três Sociedades de Amigos, com abrangência em cinco bairros e representando um contingente de 30.000 pessoas para discussão de ações de melhoria na qualidade dos serviços de transporte em suas regiões.

Balanço

PPensando na integração da empresa com a co-munidade, a Urubupungá desenvolveu o Projeto Encontro com as SABs (Sociedades de Amigos de Bairro), que tem por objetivo a abor-dagem, esclarecimento e discussão de temas de relevante interesse público para a melhoria da qualidade dos serviços de transporte público de passageiros na sua área de atuação.

Tal encontro consiste em receber os represen-tantes dos bairros em reuniões na sede da em-presa, apresentando toda a estrutura existente para a realização de sua prestação de serviços de maneira correta e adequada. Além disso, ouvir o seu cliente, detectando necessidades e possibilidades de implantação de melhorias que satisfaçam suas expectativas.

Encontro com as SABs

Page 46: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

47

No ano de 2009, o site recebeu o acesso de 325.157 visitas (média diária de 891), sendo 229.138 visitantes únicos. A página para a obtenção de in-formações de horários e itine-rários de linhas foi consultada 2.606.465 vezes (média diária de 7.141). A página que con-tém ofertas de trabalho rece-beu 187.070 consultas (média diária de 512).

AA Urubupungá produziu e mantém atuali-zado um site com informações sobre os serviços de transporte de interesse da comunidade.

Dentre estas, destacam-se as informações sobre a operação das linhas, com horários e itinerários constantemente atualizados, bem como o valor das tarifas vigentes.

Também estão disponíveis links e formas de contato para obtenção de informações sobre os cartões eletrônicos utilizados pela empresa.

O site também age como uma ferramenta de cap-tação de mão-de-obra local, disponibilizando as vagas existentes na empresa para a população.

O link Achados e Perdidos é uma ferramenta da opção SAC que relaciona documentos e objetos encontrados no interior dos veículos da frota.

Informações sobre o serviço de transporte,

de interesse da comunidade, no site da empresa.

Site voltado para prestação de serviços

Balanço

PROJETOS RELATIVOS À SOCIEDADE

Page 47: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

48

Prestação de serviços para orientar

os deslocamentos das pessoas.

Em 2009, o SAC recebeu uma média mensal de mais de 18.000 contatos por iniciativa dos clientes nos canais acima citados.

A página de Achados e Perdidos do site da Urubupungá recebeu 36.306 visitas em 2009 (média diária de 99), sendo que puderam ser devolvidos a seus proprie-tários 705 documentos e 780 objetos de um total de 5.523 encontrados (26,9%).

Balanço

OO SAC da Urubupungá é o principal ca-nal de comunicação entre a empresa e seus clientes, que podem acessá-lo por meio de li-gação telefônica gratuita (0800), por e-mail, pelo site da empresa na internet, via postal ou pessoalmente na sede da empresa.

Por meio do SAC, a Urubupungá regis-tra as demandas e insatisfações das pessoas que utilizam seus veículos, para que, após a realização das análises necessárias, o serviço prestado seja melhorado.

Comumente presta informações sobre a operação das linhas e eventuais ocorrências de trânsito no sistema viário utilizado pela empresa. Além disso, o SAC também oferece informações sobre as necessidades de deslo-camentos das pessoas para locais diferentes da área de atuação da empresa.

O SAC também se encarrega de receber, ar-mazenar e deixar disponíveis aos proprietários documentos e objetos esquecidos nos ônibus.

Os documentos e objetos encontrados ficam em poder da empresa por 30 dias e caso não sejam procurados, aqueles em condições de uso são doados a instituições de caridade e os documentos são enviados aos respectivos ór-gãos emissores.

SAC

Page 48: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

49

Em 2009, o plano foi acionado 23 vezes, envolvendo um total de 138 colaboradores, viabilizando o deslocamento de cerca de 460.000 pessoas que, de outra maneira, poderiam ficar ilhadas em vias que sofreram o efeito de enchentes em razão do transbordamento de córregos e rios, ou poderiam aumentar o tempo para conclusão de suas viagens em razão de interdição de vias devido a ocorrência de acidentes.

AA Urubupungá elaborou e mantém atuali-zado um plano de contingências que é acionado quando ocorrem situações de emergência que prejudicam as necessidades de deslocamentos de seus clientes ou de terceiros.

Sempre que o plano é acionado, uma equipe de colaboradores encaminha-se para o local da contingência e, em estreita colaboração com as autoridades de trânsito, auxiliam os motoristas dos veículos da frota da empresa. Os demais motoristas e a comunidade como um todo recebem orientações e são feitos os desvios de trânsito necessários até que a situação volte a normalizar-se.

Conduta e ações padronizadas em casos de

enchentes, paralisações de

vias e outras necessidades.

Plano de contingência da operação

Balanço

PROJETOS RELATIVOS À SOCIEDADE

Page 49: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

50

A empresa desenvolve

campanhas de conscientização

das pessoas que se utilizam do transporte

coletivo sobre cuidados e respeito

com os idosos.

PROJETOS RELATIVOS

À SOCIEDADE

A campanha é divulgada em cerca de 650 veículos, leva-da a um público diário esti-mado de 150.000 pessoas, basicamente da área oeste da cidade de São Paulo e dos Municípios de Barueri, Ca-jamar, Diadema, Guarulhos, Osasco, Santana de Parnaíba e São Bernardo do Campo.

Balanço

VVelhinho não!!! Idoso.

Com esse slogan, a Urubupungá desen-volve e divulga no interior dos seus veículos campanhas de conscientização voltadas para atenção e respeito com o idoso.

As campanhas têm por objetivo conscienti-zar os operadores dos veículos da frota da Urubupungá e a população usuária do transporte público para os cuidados que se deve ter com as pessoas da terceira idade. Elas já deram muito de si e nesse momento importante da vida merecem o devido res-peito e atenção de todos ao seu redor. Nas campanhas, abordam-se aspectos de educa-ção, conscientização, respeito e cordialida-de que todos devemos ter com o idoso.

Apoio ao idoso

Page 50: SOCIAL BALANÇO - urubupunga.com.br · SOCIAL 3 Balanço Social 2009 é uma publicação da AUTO VIAÇÃO URUBUPUNGÁ ... álcool, fato que virou notícia em vários países. Na década

BALA

NÇO

SOCI

AL

52

AUtO VIAÇãO UrUBUpUNgÁ Ltda.Av. presidente médici, 1340 - Jd. mutingaOsasco - Cep: 06268-900 - São paulotel. (11) 3658-7777www.urubupunga.com.br