social, 2 de fevereiro de 2013

12
SABADO 02 FEVEREIRO 2013 O salão paroquial de For- taleza dos Valos sediou no último sábado, 26, a etapa microrregional do Garota Verão 2013. Na ocasião foram escolhi- das as representantes da região, sendo escolhidas Fernanda Ca- roline Santos, de Ibirubá, e Pau- la Vianna, Quinze de Novembro. Ambas têm 16 anos. Fernanda e Paula se prepa- ram para a fase regional, hoje à noite, em Cruz Alta. Uma das eliminatórias do concurso Garota Verão 2013 aconteceu dia 19, no Salão Pa- roquial de Selbach. As vence- doras foram Sheena Freitas, de Tapera, e Raquel Bohrer, de Sel- bach. A próxima seleção regio- nal da RBS Passo Fundo acon- tecerá hoje, em Marau. Municípios serão representados na Regional do Garota Verão 2013 A Garota Verão de Tapera é Sheena Freitas, ela tem 20 anos Paula Vianna de 16 anos é a Garota Verão de Quinze de Novembro Fernanda Caroline Santos (16), Garota Verão de Ibirubá Raquel Bohrer (16), Garota Verão de Selbach Sérgio Almeida Na tela do celular, 104 chamadas Página 11 Saúde O que é estresse pós traumático Página 10 Taturana Muito cuidado com elas no verão Página 8

Upload: jornal-visao-regional

Post on 31-Mar-2016

249 views

Category:

Documents


21 download

DESCRIPTION

Social, 2 de fevereiro de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Social, 2 de fevereiro de 2013

SABADO02FEVEREIRO2013

O salão paroquial de For-taleza dos Valos sediou

no último sábado, 26, a etapa microrregional do Garota Verão 2013. Na ocasião foram escolhi-das as representantes da região, sendo escolhidas Fernanda Ca-roline Santos, de Ibirubá, e Pau-la Vianna, Quinze de Novembro. Ambas têm 16 anos.

Fernanda e Paula se prepa-ram para a fase regional, hoje à noite, em Cruz Alta.

Uma das eliminatórias do concurso Garota Verão 2013 aconteceu dia 19, no Salão Pa-roquial de Selbach. As vence-doras foram Sheena Freitas, de Tapera, e Raquel Bohrer, de Sel-bach. A próxima seleção regio-nal da RBS Passo Fundo acon-tecerá hoje, em Marau.

Municípios serão representados na Regional do Garota Verão 2013

A Garota Verão de Tapera é Sheena Freitas, ela tem 20 anos

Paula Vianna de 16 anos é a Garota Verão de Quinze de Novembro

Fernanda Caroline Santos (16), Garota

Verão de Ibirubá

Raquel Bohrer (16), Garota Verão de

Selbach

Sérgio Almeida

Na tela do celular, 104 chamadas

Página 11

Saúde

O que é estresse pós traumático

Página 10

Taturana

Muito cuidado com elas no verão

Página 8

Page 2: Social, 2 de fevereiro de 2013

2SÁBADO/02 DE FEVEREIRO/2013

,

Page 3: Social, 2 de fevereiro de 2013

3SÁBADO/02 DE FEVEREIRO/2013

Apimentadas & AdocicadasAAppiimmeennttaaddaass && AAddoocciiccaaddaassAAppiimmeennttaaddaass && AAddoocciiccaaddaass

Moda por Suély MarascaTecnóloga em Produção de Vestuário

ABC

Criança

por Suély MarascaTecnóloga em Produção de Vestuário

Peplum

Peplum, o nome soa meio estranho não é? De estranha essa moda não tem nada, pelo contrário, é linda, fofa, romântica

e até sensual. Essa moda nada mais é do que um babado estrategica-mente posicionado um pouco acima dos quadris.

A moda Peplum tem seu nome originado na Grécia antiga, onde os gregos costumavam vestir túnicas dobradas na altura da cintura, criando um volume na região, vestimenta chamada Peplos.

Séculos depois, especifi camente na déca-da de 40, o foco na cintura deu as caras nova-mente, graças a Christian Dior, sinônimo de elegância e sofi sticação. Na década de 80 os modelos Peplum voltam com tudo, mais uma vez. E quem tornou o modelo uma tendência foi à princesa Diana, com toda sua simpatia e delicadeza.

Mais de 30 anos depois a moda volta, e pega! Neste inverno usou--se muito o Peplum, principalmente em casacos, mas é neste verão que ele reaparece em saias, vestidos e blusas!

Saias e vestidos Peplum são perfeitos para mulheres de cintu-

ra reta e quadris estreitos, pois o volume valoriza a região e ajuda a criar uma silhueta mais harmônica. Mas isso não signifi ca que aquelas que foram agraciadas com quadris largos não possam usufruir dessas peças. Nesse caso, basta optar por peças de cores escuras e babados com pouco volume para não evidenciar demais

os quadris.Com saias vale usar blusas sem mui-

tos detalhes e bem coladinhas, deixe o volume por conta da saia.

Já as blusas, casacos e jaquetas Pe-plum estão liberados para todos os tipos de corpo, sem restrições! São simples-mente lindos e combinam com (quase) tudo, mas o mix do momento é blusa Peplum + calça skinny!

Para as garotas plus size, também super recomendo o corte Pe-plum, pois valorizam a cinturinha!

É isso!!!Espero que estejam gostando das superdicas

de Tendência Verão 2013.

Andar de carro é o que o pequeno Nicolas Eduardo Capponi mais gosta de fazer. Filho de Darlan e Lenice ele tem apenas 1 aninho e já está dando os seus primeiros passos, o que deixa o papai e a mamãe ainda mais orgulhosos. Nicolas mora em Ibirubá, na Rua Carlos Soares e anda não frequenta a escolinha.

Neste fi nal de fi nal de semana acontece a abertura da Copa Cidades de Motocross 2013 e a Festa dos Campeões de 2012, no Camping Aurora. A organização é do Motoclube Quin-ze de Novembro, que espera grande público e número de pilotos.

Amanhã acontece a tradicional Festa dos Navegantes em Santo Antônio do Bom Retiro, interior de Ibirubá. O evento terá início às 9h, com procissão pelo Rio Jacuí.

Depois de 26 anos, a Rádio Studio FM mudou sua frequên-cia: do 101.9 para o 101.3 do dial.

Agora a Loja Beija Flor de Ibirubá está atendendo em novo endereço, na General Osório, 745. A nova loja fi cou ainda mais aconchegante e com um amplo espaço para melhor atender aos clientes. E sempre com o atendimento especial de Letícia e sua equipe.

Felicidades às ibirubenses Isabel Ciprandi, que trocou de idade na última terça-feira, e Marianinha Moraes, que fes-teja a data dia 7.

A Loja Sonh’Arte está em novo endereço, na Avenida Sete de Setembro, 981, em frente à Casa do Chimarrão, em Ibirubá (fone 3324-4773 ou 9184-4428), e convida amigos e clientes para fazer um visita e conferir as promoções.

A tragédia de Santa Maria motivou o cancelamento de di-versos eventos da região. A festa Sertanejo Universitário da Rust, que aconteceria hoje, foi cancelada em respeito às vítimas. O Clube Aliança também suspendeu todas as festas de carnaval da entidade em razão do ocorrido.

Após este lamentável acontecimento, que vitimou centenas de pessoas no coração do Rio Grande, fi ca a lição de que a segurança vem em primeiro lugar e que a prevenção é im-prescindível para o funcionamento de qualquer estabeleci-mento, inclusive os públicos.

Page 4: Social, 2 de fevereiro de 2013

4SÁBADO/02 DE FEVEREIRO/2013

Os pais Jair e Fabiana parabe-nizam a peque-na Clara Isabel Sand pelo seu aniversário de 5 anos, dia 21 de janeiro. Os manos Caio e Caiki também a parabenizam pela passagem da data. Muitas felicidades! Foto Modelo

Ricardo Forgerini e Cristiane O. da Luz uniram--se em matrimônio no último dia 22 de dezembro. O enlace foi comemorado na União Operária, em Ibirubá. Felicidades! Foto Modelo

Aline de Lu-cas e Wagner Ferraz Castro casaram-se dia 5, na Igreja Ma-triz de Tapera. Em seguida, os convidados fo-ram recepciona-dos na Afuco. O casal agradece em especial os familiares, que os auxiliaram com todos os preparativos.

An

de

rso

n d

a S

ilve

ira

Franciele de Campos Oliveira e Lucas Matheus do Nascimento uniram-se em ma-trimônio no último dia 26 de janeiro. O culto e a festa foram realizados na Ascoprel/Ibi-rubá. Felicidades mil ao simpático casal! Foto Arte

Os pais Neusa/Carlos, mana Natália e cunhado Yuri parabenizam o jovem Fabrício Vianna pela sua formatura em Engenharia Mecânica, pela UPF, dia 19 de janeiro. Sucesso!

Angélica Ma-gagnin formou--se em Peda-gogia pela UPF dia 19 de ja-neiro. Recebe os parabéns da dinda Neida e de todos os familiares.

Page 5: Social, 2 de fevereiro de 2013

5SÁBADO/02 DE FEVEREIRO/2013

Aniversariantes da semana!02/02 – Bernadete Maldaner, Eduardo Fleck Rosa, Jerônimo Pie-

rezan, José Andrade de Moura, Francisco Altamiro de Souza, Nair Lorenzini Bender, Nelson Barden, Ivania Rossatto Facco, Darlan Eickstedt, Normélia Klein, Grazieli Sassi, Lisiane Morschheiser, Matheus Conterno, Leandro Viana, Éverton Scarsi, Nanci Solange Lauxen Greff, Claudio Lang, Goswino Kuntzer, Nelson Petersen;

03/02 – Lidiane Lewes, Roberto Guareschi, Raquel Frederich Klass-mann, Maurício Silvestri, Rejane Bender, Ingrid de Siqueira, Odair Santos de Souza, Aldino Seffrin, Mara Regina Ucker Birgeier, Már-cio Grave, Rodrigo de Souza, Derci Diehl, Cilda Horbach, Gabriel Bólico Hüther, Egon Kuhn, Cristiane Henkes, Gilberto Zwicker;

04/02 – Joacir Oberher, Débora Elfrida Schroeder, Elói Lauxen, Clau-diomiro dos Santos, Corina Mello Jaeger, Aline Vogel, Jaderson Hor-bach, Marli Teresinha Severo, Sara Fredrich, Alice Janete Wermeier, Edinéia Franz, Bruna Brandão da Silva, Claudiane Lang, Terezinha Dal Molin Gomes, Clarice de Souza Meinen, Valéria Rubert;

05/02 - Bruna Eduarda Kreling, Carlos Alberto Elicker, Adelma Te-reza Bonato Both, Raquel Suertegaray, Paulo Birkhan, Jeremias Vilges, Djéssica Sulzbach Alves, Paulo Molinario, Sônia Regina Cocco, Terezinha Dilly Knack, Giovana Sassi, Edgar Heller, Júlia Bender, Jaqueline Fredrich, Rosani Schneider, Vivian Aline Mon-teiro de Oliveira, Amália Suptitz, Eduardo Rubin, Jorge Schenkel, Elibio Zwicker, Rosalia Schneider, Muriel Braatz, Marlene Silva Soares Tauchert;

06/02 - Nara Rebelato, Antonio Amilton Tecchio, Sandra Mara de Souza, Jane Raquel Brandenburger, Tiago Trombetta, Fernando Oliveira Klein, Ariberto Küntzer, Rafael Dietze, Ivo Luft, Regius Ivan Willig, Laura Pause Mendes, Giovane de Souza;

07/02 – Avelino Possamai, Khetlyn Cechetti Gomes, Antônio Carlos Teixeira Moreira; Marisa Pierezan, Cenira Duarte Silveira, Lário Wendt, Silviane Raabe, Jair Corrêa da Silva, Eledir Oliveira, Ma-rianinha Moraes, João Spohr, Silvana Rossato, Mª Lúcia da Silva, Maikel Armando Schreiner, Andressa Campos Annastácio;

08/02 – Almira S. Lavall, Letícia Jacoby, Wana Maria Fath, Flávia Klein, Yasmim Ferri, Leonardo Luiz Flach, Mercedes Trein, Bazílio Bach, Jeferson dos Santos, Neli Oberherr Reichert, Elizete Hepp, Artilho Riegel, Tatiana Zeilmann, Marcelo Vogel, Armindo Souza Birgeier, Lucélia Mª Fredrich, Cristiane Franz, Janete Reichert, Te-resinha Schneider;

09/02 – Monique Hoppe, Ayrin Guilherme Becker, Margarida Sestari, Olário Pott, Fabiana Iser, Sirlei Gomes, Diogo Revelante Fonseca, Arlindo Moreira da Costa, Isaac Valério dos Santos, Sirlei Rossato, Vitélio Scapini, Irineu Küntzer, Conceição Lima da Silva, Guilherme Horst, Waldemar Camera, Ana Cláudia Depellegrins, Aline/Álisson Rockembach, Fernanda Miron Jappe, Camila Roos, Isac Valério dos Santos; Delino Batista Iora, Cleide Rohr;

10/02 – Leomar Luís Schreiner, Enzo Joaquim Jandrey, Gilvan Predi-ger, Mª de Fátima Lenhardt, Irena Gabe, Elisângela Molinari, Célia Rubert Heller, Protásio José Jacob, Jeferson Ahlert, Reno Bohrz, Nelson Barden, Luana Magni, Laisa Mate, Rafael Saggin, Matheus Brenner, Luciano Klein, Valdir Schwantes, André Luiz Saatkamp, Valdomiro Schneider, Roberto Walbrink, Carlos Guilherme Port;

11/02 – Lourdes Beatriz Dal Castel, Celita Braatz, Airton Alencar Luft, Jaqueline Volken, Lurdes Binsfeld Stärlick, Márcio Alexandre Schaefer, Patrícia Hammärstron Lauxen, Liane Klasener da Silva, Maria Rubin, Erta Prediger, Sérgio Krammes Jr., Anacleto Cava-lheiro, Joacir Souza Horbach, Sebastião Pereira dos Santos, Vilson Bischoff, Eduardo Henrique Schlintwein, Marta Junges Algeri;

Ibirubá: [email protected]

Tapera: tapera@jornaldaintegração.com.br

Registros

de Verão:

A pequena Nicoli Emanueli Sand

comemorou seu 1º aninho junto

de amigos e familiares, dia 16 com

uma linda festinha no Clube Diver-

tido/Ibirubá. seus pais Raquel e

Ivan e mana Maria Eduarda a pa-

rabenizam pela data. Foto Modelo

Os pais Cezar e Ingá Cristina parabenizam o fi lho Marcos André Kau-ffmann pela passagem do seu aniversário dia 17/01. A comemoração foi em sua residência. Já no dia 23, foi a vez do papai Cezar festejar. Pa-rabéns! Foto Arte

Dia 23 foi especial para Hellen Antunes da Rosa.

A gatinha completou 4 anos e recebeu o abraço

forte de parabéns dos pais Lenois e Marisa e

também do mano Hugo. Foto Arte

Dia 16 o garotão Melvin Zart Pazzinatto comple-tou seu 1º aninho. Os pais Franciele e Ticiano, de-mais familiares e amiguinhos, comemoraram com o pequeno, na AABB, dia 19. Foto Magia

Diule Ariane Pinto aniversariou dia 15. A jo-vem comemorou seus 15 anos e recebe as home-nagens dos pais Everal-do e Zoldi Maria, e dos manos Juandirson, En-driel e Natieli. Parabéns! Foto Arte

Completou seu 1° aninho dia 12, Júlia Rebellato Nuncio. A garotinha recebeu abraços com muito carinho dos pais Jussara e Fábio e do mano João Pedro. A festinha foi realizada na ASEPI/Ibirubá. Foto Modelo

Esteve de aniversário no dia 24, Fernando

Gabriel Júnior. Ele completou 13 anos e recebe os parabéns

dos pais Fernando e Léia, dos irmãos Kellyn e Cristian e demais familiares.

Dia 26/02, a encantadora Camila Feldkircher Antu-nes completou 7 anos de idade. As homenagens carinhosas partem dos pais Laurindo e Gabriela e da mana Rafaela.

A pequena Jamile Ávila Feltrin completou 4 aninhos no dia 28. Ela recebe os parabéns dos avós, dindos, da mãe Cléria e mana Juliane. Felicidades!

Nona Tereza completou mais um ano de vida. Recebe os para-béns de Nayara, Junho, Vera e Jorge Scapini. “Nona Tereza! Tem coisas na vida que só a experiência é capaz de criar. Quando vejo sua forma serena de encarar o mundo, eu aprendo muito. Nada me faz mais

feliz do que conhecer a vida através dos seus exemplos. Deus com certeza vai te presentear com muitos dias iguais a este. Hoje é um dia precioso, porque simboliza a maior felicidade que um coração pode sentir.”

Dia 24 de janeiro Yasmin Anastácio

Reichert comemo-rou junto de amigos

e familiares seus 5 anos. As felici-

tações partem da mãe Elisângela e da

mana Mireli. Para-béns. Foto Arte

Page 6: Social, 2 de fevereiro de 2013

6SÁBADO/02 DE FEVEREIRO/2013

V i s ta eArra s e !

O garoto João Gabriel Backes completou 8 anos no dia 31/12. Recebe os parabéns de seus pais João/Mére e da mana Gabriela Maia-ra. “Felicidades nesta data pra lá de especial, e sabe o que mais queremos te dizer? Amamos você!”

Gabrie-la Maiara

Backes completou 17 anos no

dia 27 último e recebe os

parabéns dos pais

João/Mére e do mano

João Gabriel.

A trescantense Gabriela Maiara Ba-ckes formou-se dia 28/12 no Ensino Médio da EEEM Joaquim José da Silva Xavier e também passou no vestibular para Agrono-mia na UPF. Recebe os parabéns dos pais João/Mére e do irmão João Gabriel. “O su-cesso é daqueles que batalham e com toda certeza você é uma das merecedoras des-se sucesso. O talento, a força de vontade e a persistência a trouxeram até aqui.”

Márcia Andréia Hübner Sch-

neider você és especial, me-

reces todas as glórias! Lutaste, merecidamente

venceste! Por acreditar que

este dia chegaria, te esforçaste e

buscaste a cada dia o teu sonho.

És digna de tudo o que conse-

guiste em virtude de teus méritos. Esta conquista,

da formatura em Pedagogia na Ulbra/Carazinho, dia 11, impulsionará

outras buscas e abrirá novos horizontes, sempre apontando para um futuro muito luminoso. Os fa-

miliares, amigos, o marido Márcio e o fi lho Martino estão muito orgulhosos e felizes por esta conquista.

Parabéns e muito sucesso!

Em 14 de fevereiro de 2008 a princesa Verônica Raissa nasceu para trazer muitas

alegrias aos pais Vânia e Dirceu, a vovó Wally e familiares. “Para completar nossa felicidade Deus enviou para nós um de seus anjos mais queridos, a lindinha Vitória Carolina

Grave Fredrich. Ela nasceu dia 15 de dezembro de 2012, no Hospital HCAA, em Santa Maria.

Page 7: Social, 2 de fevereiro de 2013

7SÁBADO/02 DE FEVEREIRO/2013

Atuando há 5 anos em Ibirubá, a Loja Bei-ja Flor, de Yara Letícia Roehe, que estava

dividida em duas unidades, mudou-se na última semana. Agora em somente um endereço, na Rua General Osório, 745, em local amplo para melhor atender e satisfazer seus clientes.

Na Beija-Flor encontra-se marcas como He-ring, Malvee, Denúncia e República Mix, toda a li-nha feminino e masculino, além da Linha Gestan-te Lui Mammy e a Plus Size – tamanhos especiais (feminino até o tamanho 54).

Está a sua espera toda a equipe: Yara Letícia Roehe Dalcanal, Bianca Pezzini, Jonara Stürmer, Tiago Baldo e Joselina Meinen.

Loja Beija-Flor em novo endereço

Bianca Pezzini, Yara Letícia Roehe Dalcanal, Tiago Baldo e Joselaine Meine

Amplo espaço par amelhor atender aos clientes

Page 8: Social, 2 de fevereiro de 2013

8SÁBADO/02 DE FEVEREIRO/2013

A temível taturana não assusta pelo tamanho, mede apenas entre 5 e 7 centímetros; mas tem o corpo cober-to de cerdas em forma de “pinheirinhos”, de onde sai o veneno que matou nove pessoas no Brasil entre 1989 e 1995. Para tratar o efeito causado pelo veneno da tatu-rana é usado o soro antilonômico, que foi desenvolvido pelo nefrologista que atua no corpo clínico do HSVP, Dr. Alaour Cândida Duarte em parceria com o Instituto Butantan. “Se desconfiar que teve contato com tatu-rana deve buscar recurso imediatamente para receber o soro que é fundamental para evitar a gravidade dos sintomas”, alerta o especialista.

Dor e a sensação de queimação no local do contato, inchaço e vermelhidão são as manifestações iniciais do contato com a taturana. “Também podem ocorrer mal--estar, dor muscular, dor de cabeça e vômito até três dias após o contato, por isso a importância de buscar atendimento médico assim que o acidente acontecer. Os sinais de agravamento variam entre sangramentos pelo nariz, gengivas e pela urina até os hematomas que podem evoluir para uma hemorragia intracraniana e complicações nasais e por fim, levar à morte”, salien-tou a enfermeira do NVE, Daiane Trentin.

Ao encontrar uma colônia de taturanas é muito importante que elas não sejam destruídas, pois a pro-dução de soro depende da lagarta viva. O ideal é in-formar as secretarias competentes das prefeituras os locais onde as lagartas foram encontradas. “Para con-firmar o diagnóstico de contato com taturana deve-se trazer uma das lagartas para o hospital, no momento do atendimento. Além da identificação da Lonomia, confirmamos o diagnóstico através do exame de tempo

Verão

HSVP alerta para o cuidado com taturanas em épocas quentesNo verão é comum as pessoas descansarem na sombra das árvores, porém é preciso atenção redobrada ao sentar-se ou chegar perto das ameixeiras, araticum, abacateiro, pessegueiro, cedro, fi gueira-do-mato, goia-beira, ipê, pereira, plátano e seringueira. É onde vivem as taturanas.

Ender M.Monteiro/HSVP - Os troncos destas árvo-res são os principais hospedeiros das taturanas, co-nhecidas cientificamente como lagartas do gênero Lonomia e que se desenvolvem nas épocas quentes do ano. Conforme o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Pas-so Fundo, no mês de janeiro já foi notificado um caso de contato com a lagarta.

de coagulação, que é um exame rápido e fácil de fazer, para sabermos se o sangue está incoagulável ou não”, explica Dr. Alaour Duarte.

Prevenção

Evite o contato com qualquer tipo de lagarta. Observe aten-tamente as folhas e troncos das árvores.

Nas atividades de risco, proteja o corpo com roupas e luvas adequadas.

Pinte de branco os troncos das árvores próximas as residên-cias, pois facilita a visualização das lagartas urticantes.

Primeiros socorros

Evite esforços desnecessáriosNão faça torniquetes ou amarras no membro atingido.Lave bem o local do contato com água corrente.Procure assistência médica, mesmo sem sintomas

aparentes

Para identifi car as lagartas procu-re auxílio junto à prefeitura de sua cidade ou entre em contato com o Centro de Informação Toxi-cológica do Rio Grande do Sul que atende 24 horas através do telefone de discagem gratuita 0800.721.3000.

Page 9: Social, 2 de fevereiro de 2013

9SÁBADO/02 DE FEVEREIRO/2013

Foi lançado esta semana o novo jingle da Campanha de Carna-val, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde de Selbach.

A música, gravada no estúdio Renovasom, de Lagoa dos Três Cantos, é um samba enredo com letra de Jorge Rogelson da Silva e melodia de Etson de Oliveira.

De acordo com a Administração Municipal, em vista do histórico de acidentes na região durante a época, a campanha objetiva alertar sobre os perigos de dirigir embriagado.

O jingle deve veicular em emissoras de rádio. Confi ra a letra:

Secretaria da Saúde de Selbach lançajingle para a Campanha de Carnaval

Carnaval do guaranáBeber e dirigirIsto é coisa de ManéVolte logo de caronaOu senão volte a pé (2x)

Porque dirigirBorracho não dáQuem é motorista de verdadeFica só no guaraná

Mané quando pega a direçãoLogo enche a caraE faz bobagem de montão

Page 10: Social, 2 de fevereiro de 2013

10SÁBADO/02 DE FEVEREIRO/2013

Brasília - A Agência Na-cional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou em janeiro edital de chamamento para que instituições interessadas integrem uma força de traba-lho para a determinação de medidas que estimulem o uso racional de medicamentos.

Para a Anvisa, a venda de medicamentos tarja verme-lha, que teoricamente pre-cisam de prescrição médica, mas que na prática são vendi-dos sem apresentação de re-ceita, é um problema grave de saúde pública. Por isso o foco do grupo deve ser a exigência da receita pelas farmácias na hora da compra, o que evita-ria a automedicação.

Esses remédios corres-pondem a 65% do mercado de medicamentos e, para a maioria deles, a legislação sanitária exige apenas a apre-sentação da receita médica no ato da compra. As farmá-cias não são obrigadas a reter as receitas e, na prática, não costumam exigir a apresen-tação delas.

Instituições públicas e

privadas, de caráter nacio-nal, relacionadas à pesquisa, produção, distribuição, ven-da, dispensação e prescrição de medicamentos, e também segmentos relacionados a vi-gilância sanitária, defesa do consumidor e controle social do Sistema Único de Saúde poderão integrar o grupo. Além destes, órgãos públicos responsáveis por políticas públicas relacionadas à saúde também poderão participar.

A criação do grupo foi defi nida em audiência pú-blica feita em setembro de 2012 que discutiu a neces-sidade de apresentação de receita médica para com-pra de medicamentos de tarja vermelha. A proposta da Anvisa é implementar medidas de fi scalização e educação para alertar sobre os riscos da auto-medicação e estimular o consumo racional de me-dicamentos no país.

As inscrições vão até o dia 15 de fevereiro e devem ser feitas por formulário específi co.

Aline Leal - Agência Brasil

Anvisa quer estimular uso racional de medicamentos

O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) é um dis-túrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de

sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais em decorrência de o portador ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que, em geral, representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros. Quando se recorda do fato, ele revive o episódio, como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento que o agente estres-sor provocou. Essa recordação, conhecida como revivescência, desencadeia alterações neurofi siológicas e mentais.

Aproximadamente entre 15% e 20% das pessoas que, de alguma forma, estiveram envolvidas em casos de violência ur-bana, agressão física, abuso sexual, terrorismo, tortura, assalto, sequestro, acidentes, guerra, catástrofes naturais ou provoca-das, desenvolvem esse tipo de transtorno. No entanto, a maio-ria só procura ajuda dois anos depois das primeiras crises.

Recente pesquisa desenvolvida pela UNIFESP (Universi-dade Federal do Estado de São Paulo) e por outras universida-des brasileiras, em parceria com pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz, levantou a hipótese de a causa do transtorno es-tar no desequilíbrio dos níveis de cortisol ou na redução de 8% a 10% do córtex pré-frontal e do hipocampo, áreas localizadas no cérebro.

SintomasOs sintomas podem manifestar-se em qualquer faixa

de idade e levar meses ou anos para aparecer. Eles costu-mam ser agrupados em três categorias:

a) Reexperiência traumática: pensamentos recorren-tes e intrusivos que remetem à lembrança do trauma, fl ashbacks, pesadelos;

b) Esquiva e isolamento social: a pessoa foge de situa-ções, contatos e atividades que possam reavivar as lem-branças dolorosas do trauma;

c) Hiperexcitabilidade psíquica e psicomotora: taqui-cardia, sudorese, tonturas, dor de cabeça, distúrbios do sono, difi culdade de concentração, irritabilidade, hiper-vigilância.

É comum o paciente desenvolver comorbidades asso-ciadas ao TEPT.

Doenças e sintomas

Transtorno do estresse pós-traumáticoDiagnóstico

O DSM-IV (Manual de Diagnóstico dos Distúrbios Mentais) e o CID-10 (Classifi cação Internacional das Doenças) estabelece-ram os critérios para o diagnóstico do transtorno do estresse pós-traumático.

O primeiro requisito é identifi car o evento traumático (agente estressor), que tenha representado ameaça à vida do portador do distúrbio ou de uma pessoa querida e perante o qual se sentiu impotente para esboçar qualquer reação. Os ou-tros levam em conta os sintomas característicos do TEPT.

TratamentoSão opções de tratamento a terapia cognitivocomporta-

mental e a indicação de medicamentos ansiolíticos, quando necessários.

Recomendações* Preste atenção: o número de diagnósticos de transtorno

do estresse pós-traumático tem aumentado nas últimas déca-das. Procure assistência médica, se apresentar sintomas que possam ser atribuídos a esse distúrbio da ansiedade;

* Lembre-se de que a ocorrência de um agente estressor não signifi ca que a pessoa vai desenvolver TEPT: algumas são mais vulneráveis e predispostas;

* Não subestime os sintomas do transtorno em crianças eidosos depois de terem vivenciado situações traumáticas.

Dr. Drauzio Varella, no drauziovarella.com.br

Page 11: Social, 2 de fevereiro de 2013

11SÁBADO/02 DE FEVEREIRO/2013

HO

RÓSC

OPO

O medo de perder tira a vontade de ganharO O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O mememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememememedododododododododododododododododododododododododododododododododododododododododododo de perder tira a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a vovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovovontntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntntadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadadade e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e e dededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededededede g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g gananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananananhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaharrrrrrrrrrr

EFEMÉRIDES

REFLEXÃO Piada

Na tela do celular: “Mamãe”Santa Maria, o coração do estado, chorou. O Rio Gran-

de, o Brasil e o mundo choraram. Nós todos choramos. Em meio a maior tragédia gaúcha, alguém disse: “Para sentir a dor das pessoas, não é preciso conhecê-las. Basta ter co-ração e se colocar no lugar delas”. A escritora Martha Me-deiros expressou o sentimento de todos: “Quem não tem fi lhos, sofre. Quem tem se arrebenta”.

Choramos perplexos ao ver os sonhos de mais de 200 jovens, de várias partes do Brasil, na maioria estudantes universitários, serem interrompidos prematuramente na festa “Agromerados”, na boate Kiss.

Choramos estarrecidos ao ver um músico irresponsá-vel fazendo uso de um sinalizador altamente infl amável, tóxico e que faz fumaça e que nunca deveria ser usado em um lugar fechado.

Choramos indignados ao saber que a casa noturna tinha só uma porta para entrada e saída, extintores de incêndio que não funcionaram e estava com o pla-no de prevenção e proteção contra incêndio vencido (aqui em Caxias tem 368 bares e casas noturnas, mas só 91 têm alvará).

Choramos comovidos ao saber que, devido ao ambien-te escuro e a falta de sinalização, centenas de pessoas de-sesperadas acessaram as portas dos banheiros achando que eram saídas de emergência. Outras se esconderam dentro de freezers.

Choramos consternados ao ver os jovens quebrando as paredes da danceteria a marretadas para salvar os cole-gas e os socorristas voluntários ajudando a tirar a multi-dão de corpos de dentro dos caminhões.

Choramos desolados ao saber que, enquanto os pais dormiam na madrugada, os fi lhos tentavam escapar da “câmara de gás”. Pais que antes vibraram ao ver o nome do fi lho na lista de aprovados no vestibular, agora cho-ram ao vê-lo na lista de vítimas da megatragédia gaúcha. Emocionado, contei ao meu fi lho Sergi, de 18 anos, que o Moisezinho para recém-nascido que ele usou quando bebê era do Guilherme Pontes Gonçalves, de Cachoeira. Sua mãe, Mariângela, nos deu. Agora é como se meu fi lho tivesse fi cado com um pedacinho do Gui.

Enfi m, choramos ao ver os celulares das vítimas vi-brando sem parar, enquanto os voluntários recolhiam os corpos. Era o coração afl ito de mãe batendo no peito do fi lho, sussurrando “atende, fi lho, atende”. Um bombeiro contou emocionado que um dos aparelhos registrava 104 chamadas. Na tela do celular: “Mamãe”.

Áries (21/3 a 20/4): Comunicações, estudos, viagens, contatos, nego-ciações ganham uma nova energia. Percebe maior clareza no que pen-sa, acredita e quer. Confiança na comunicação.Touro (21/4 a 20/5): Favorecimen-to material e resolução de negó-cios são tendência. Questões que envolvem negociações, finanças, união de recursos e de potenciais estão enfatizadas.Gêmeos (21/5 a 20/6): Crescimento nas relações, nas conexões e maior confiança e entusiasmo em novos passos. Estão em evidência via-gens, estudos e ampliação mental e cultural.Câncer (21/6 a 21/7): Questões vin-culadas à saúde, trabalho, estu-dos e espiritualidade ganham nova energia. Desafio de viver a espiri-tualidade na prática, não somente em teoria.Leão (22/7 a 22/8): Melhorias em questões que envolvem grupos, amigos e projetos com empresas. Amor e amizade. Energia de cresci-mento e expansão começa a atuar mais intensamente.Virgem (23/8 a 22/9): A carreira pode ganhar novo e mais expansivo direcionamento. Será fundamental harmonizar questões pessoais e o trabalho. Necessidade de ampliar horizontes.Libra (23/9 a 22/10): Viagens, estu-dos e contatos com locais distan-tes ganham destaque. Momento para se dedicar aos conhecimen-tos. Confiança para trilhar novos caminhos.Escorpião (23/10 a 21/11): Nova energia nas questões materiais. Momento favorável. Novas concep-ções nos negócios. Perceba o valor das coisas. Una talentos, habilida-des, recursos.Sagitário (22/11 a 21/12): Relaciona-mentos favorecidos por nova ener-gia. As coisas passam a fluir me-lhor, especialmente nas relações. Múltiplas opções, mas maior certe-za do que quer.Capricórnio (22/12 a 20/1): O traba-lho e a saúde ganham nova energia. Momento de aprimorar habilidades e estudar no trabalho. A autocon-fiança indica maior chance de êxito.Aquário (21/1 a 19/2): Boas novas afetivas e envolvendo filhos e obras criativas se anunciam. Momento evoca a expansão de horizontes emocionais e uma maior autocon-fiança.Peixes (20/2 a 20/3): As questões familiares ganham um novo direcio-namento a partir de agora. Profis-sionalmente o momento favorece a assimilação dos aprendizados dos últimos meses.

Antes, a questão era

descobrir se a vida

precisava de ter algum

significado para ser vivida.

Agora, ao contrário, ficou

evidente que ela será

vivida melhor se não tiver

significado. (Albert Camus)

03/02 - Dia de São Brás; Dia de Santo Oscar; 04/02 - Dia de São João Brito; 05/02 - Dia de San-ta Águeda; Dia do Datiloscopista; 06/02 - Dia de São Paulo Miki e Companheiros; 07/02 - Dia de São Ricardo; Dia de São Venâncio Fortunato; Dia Nacional do Gráfi co; 08/02 - Dia de São Jerônimo Emiliani; 09/02 - Dia de Santa Apolônia

TrocoO sujeito entra num bar, senta-se à mesa e logo um

garçom aparece para atendê-lo.- Boa noite, o que o senhor toma?- Eu tomo vitamina C pela manhã, o ônibus para ir

ao serviço e uma aspirina quando tenho dor de cabeça.- Desculpe, mas acho que não fui claro. Eu quis di-

zer o que é que o senhor gostaria?- Ah! Tudo bem! Eu gostaria de ter uma Ferrari, na-

morar a Feiticeira e de mandar a minha sogra para o inferno.

- Não é nada disso, meu senhor! - continuou o gar-çom, ainda calmo - Eu só gostaria de saber o que o senhor deseja beber.

- Ah! é isso? Bem... e o que é que você tem?E o garçom:- Eu? Nada, não! Só tô um pouco chateado porque

meu time perdeu pro Esportivo!

ra

um

ida.

ou

á

iver

amus)

Page 12: Social, 2 de fevereiro de 2013

12SÁBADO/02 DE FEVEREIRO/2013

TAPERA: [email protected] IBIRUBÁ: [email protected] de Verão, envie o seu:

Natália Pereira da Silva passou com a mãe Gabriela Pereira da Silva alguns dias de férias em Tramandaí. Na ocasião fi zeram um belo

passeio para conhecer a cidade.

Na praia de Tramandaí, Bárbara Pereira Schneider

e Leirson Schneider passa-ram agradáveis momentos de lazer com a fi lha Maria

Eduarda Pereira Schneider.

A pequena Duda aproveitou muito bem os dias, em meio

a tanta diversão.