sobre consultórios odontológicos

14
Sobre consultórios odontológicos Publicado em 2 de julho de 2012 5 Pedimos já desculpas pelo tamanho desse post, mas achamos melhor falar tudo de uma vez só a respeito desse tema, digamos, complexo. Observamos que muitas pessoas que entram em contato conosco estão em busca de projeto de consultório odontológico. A maioria encontra a AMSDarquitetura através do nosso site, no qual publicamos o primeiro projeto desse tipo que fizemos há um tempo (veja aqui ). Atualmente, estamos com mais 2 projetos nessa área, ainda em andamento. É importante ressaltar que o consultório odontológico funciona de forma diferente dos outros consultórios médicos e um dos motivos chama-se CADEIRA ODONTOLÓGICA. Você pode nunca ter prestado atenção, mas a famosa “cadeira do dentista” exige um espaço considerável para funcionar adequadamente – são encostos e braços articulados ou duplamente articulados que, em determinadas situações de atendimento, precisam estar abertos. E, obviamente, temos que levar em consideração todas as posições possíveis. Ela não é uma simples cadeira e ocupa muito, muito mais espaço do que uma maca que você vê em consultórios médicos e estéticos.

Upload: francisco-serra-assis

Post on 21-Dec-2015

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sobre Consultórios Odontológicos

Sobre consultórios odontológicosPublicado em 2 de julho de 2012 5

Pedimos já desculpas pelo tamanho desse post, mas achamos melhor falar tudo de uma vez só a respeito desse tema, digamos, complexo.

Observamos que muitas pessoas que entram em contato conosco estão em busca de projeto de consultório odontológico. A maioria encontra a AMSDarquitetura através do nosso site, no qual publicamos o primeiro projeto desse tipo que fizemos há um tempo (veja aqui). Atualmente, estamos com mais 2 projetos nessa área, ainda em andamento.

É importante ressaltar que o consultório odontológico funciona de forma diferente dos outros consultórios médicos e um dos motivos chama-se CADEIRA ODONTOLÓGICA. Você pode nunca ter prestado atenção, mas a famosa “cadeira do dentista” exige um espaço considerável para funcionar adequadamente – são encostos e braços articulados ou duplamente articulados que, em determinadas situações de atendimento, precisam estar abertos. E, obviamente, temos que levar em consideração todas as posições possíveis. Ela não é uma simples cadeira e ocupa muito, muito mais espaço do que uma maca que você vê em consultórios médicos e estéticos.

Page 3: Sobre Consultórios Odontológicos

A famosa "cadeira do dentista" - a cadeira odontológica é cheia de especificidades. Favor não confundir com uma maca!

E qual é o problema então? É que nos parece que os próprios dentistas se esquecem desse GRANDE fato tamanho o susto que levam quando apresentamos o primeiro estudo! “Nossa, coube só isso?” Como assim “só isso”? Coube uma CADEIRA ODONTOLÓGICA!

O primeiro objeto que posicionamos no ambiente quando iniciamos um projeto de consultório odontológico é a tal da cadeira – e todas as suas possibilidades de expansão. Mesmo porque, a instalação dela é cheia de exigências técnicas relativas à hidráulica e elétrica: ponto de água, ponto de esgoto, ponto elétrico, ponto de ar-comprimido (sim, vários tubos que devem estar embutidos no piso). A cadeira odontológica tem que ser instalada conforme o manual do fabricante e por um profissional especializado, seguindo o posicionamento do projeto, para que não ocorram problemas futuros, já que não há possibilidade alguma de arredá-la um pouquinho para lá depois.

Page 4: Sobre Consultórios Odontológicos

Gabarito de cadeira odontológica de uma empresa fabricante - esse desenho em escala 1:1 (tamanho real) é fornecido na compra do equipamento para o instalador colocá-lo sobre o piso e marcar corretamente a posição da base da cadeira odontológica (em rosa), incluindo parafusos e demais tubulações. Além disso, é um manual de instalação completo. Não tem como errar!

Page 5: Sobre Consultórios Odontológicos

E depois disso partimos então para o restante do consultório, que também é cheio de exigências porque deve seguir as disposições contidas na RDC/Anvisa no 50/2002 (ou a que vier a substituí-la). Entre tantas determinações, essa resolução define, por exemplo, que o consultório odontológico individual deve possuir área mínima de 9m2; deve haver uma distância mínima livre de 0,8m na cabeceira e de 1m nas laterais de cada cadeira odontológica; os materiais para o revestimento de paredes, pisos e tetos de ambientes de áreas críticas e semicríticas devem ser resistentes à lavagem e ao uso de desinfetante e por aí vai…

Page 6: Sobre Consultórios Odontológicos

Parte do gabarito de cadeira odontológica de uma empresa fabricante - veja as várias posições que a cadeira oferece por causa de suas articulações. Algumas posições podem ocupar um espaço de 2x2m!

Deu para perceber que definir a posição da cadeira odontológica, seguir todas as normas, encontrar espaço para todos os outros equipamentos de forma que o ambiente fique funcional e agradável não é tão simples assim, né? E não adianta alugar/comprar uma sala de 20m2 e querer uma recepção para 10 pessoas além da secretária. É legal e fisicamente impossível! E o que fazer então?

Page 8: Sobre Consultórios Odontológicos

Dois projetos de consultórios odontológicos - Na planta superior, uma sala de 18m2: recepção sem secretária (mais 3 cadeiras), consultório com bancada única (atendimento e esterilização), escritório com bancada única, escrivaninha com cadeira para 1 paciente, banheiro para clientes. Na planta inferior, sala de 23m2: recepção com secretária (mais 3 cadeiras), área de esterilização separada, bancada para atendimento, escovódromo, escrivaninha com cadeira para 2 clientes e copa (armário vertical), banheiro para funcionários.

Mais uma vez retornamos ao tema: contrate a Consultoria de um arquiteto para que ele possa avaliar seu espaço e suas exigências antes de assinar o contrato de aluguel/compra da sala. Observe como é o seu dia-a-dia de trabalho e estabeleça prioridades para que possa abrir mão de alguma coisa durante o projeto (se necessário) sem prejudicá-lo. E, mais importante, confie no profissional que contratou, já que fez isso por um motivo óbvio!

Imagens 1, 2 e 3 – aqui (clique sobre as imagens 2 e 3 para ver maior)

Imagem 4 – AMSDarquitetura (clique sobre a imagem para ver maior)

consultório odontológico - vista do consultório e sala esper

Page 10: Sobre Consultórios Odontológicos
Page 11: Sobre Consultórios Odontológicos
Page 12: Sobre Consultórios Odontológicos
Page 13: Sobre Consultórios Odontológicos