small producer, big wines. - quinta do javali · presença de compota de morango e de framboesa....

16
Small producer, big wines. DOURO PORTUGAL

Upload: doannga

Post on 14-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Small producer, big wines.

DOURO PORTUGAL

Quem somos

A Quinta do Javali é uma pequena propriedade de cerca de 18ha

destinados a plantação de vinha. Localiza‑se junto à margem

esquerda do rio Douro na freguesia de Nagoselo do Douro – S.

João da Pesqueira, num local com tradição vinhateira desde o início

da produção de vinho do Porto para exportação, no fim do séc. XVII

princípio do séc. XVIII.

A existência, na quinta, de uma pesqueira no rio que

simultaneamente se constituía como atracadouro para carga

dos barcos rabelo; uma pequena casa campestre (cabana) hoje

recuperada, que exibe uma inscrição encontrada numa soleira

da casa datada de 1839; os típicos muros de socalcos antigos do

Douro existentes em toda a propriedade, são testemunhos da

antiguidade vinhateira do local.

A exposição/orientação Norte – Nascente da encosta da

propriedade bem como o terreno totalmente de xisto com

diáclases verticais, que permitem a penetração das raízes da videira

a profundidades impensáveis, com a consequente complexidade

de benefícios para a videira, conferem à Quinta do Javali qualidades

excecionais para a produção dos melhores vinhos do PORTO e DOC

DOURO.

A nossa vinha encontra‑se

plantada nos característicos

socalcos durienses, de natureza

xistosa, a uma altitude entre

150 e 300 m e é constituída

pelas castas Tinta Roriz,

Touriga Franca, Tinto Cão,

Touriga Nacional, Tinta Barroca e

Sousão.

Com a missão de explorar este “tesouro escondido” do Douro

criamos a empresa familiar “Sociedade Agrícola da Quinta do Javali,

Lda” tendo como objectivo único produzir e comercializar só vinhos

DOC DOURO e PORTO de alta qualidade.

5 de Fevereiro de 2015

António Mendes (Enólogo)

Q U I N TA D O S LO B AT O S

Lobatos Cor vermelha intensa. Nariz caracterizado por notas de frutos vermelhos maduros, com uma forte presença de compota de morango e de framboesa. O curto estágio em barricas de madeira usada apenas serviu para complexar a componente aromática, sendo responsável por alguns apontamentos de especiarias. Na boca, destacam-se os aromas frutados, devidamente equilibrados por uma estrutura elegante.

Variedade de castas Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Barroca.

Vinificação e envelhecimento Vindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagares. Fermentação malolática espontânea em inox. Estágio de 6 meses em barricas usadas de carvalho Francês de 500 e 600 litros. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

Garrafa: 75 cl

Q U I N TA D O J AVA L I

ReservaCor vermelha intensa. Nariz dominado pelas notas de frutos vermelhos maduros, com algumas sugestões de compota de morango e de framboesa, associadas a nuances de especiarias. De forma bem integrada, surgem as notas tostadas da barrica de grande qualidade, conferindo um carácter guloso ao vinho, com aromas de baunilha e de brioche. Na boca, confirmam‑se os aromas frutados, em sintonia com uma estrutura presente mas elegante.

Variedade de castas Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinto Cão.

Vinificação e envelhecimento Vindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagares. Fermentação malolática espontânea 50% em barricas e 50% em inox. Estágio de 18 meses em barricas novas de carvalho Francês de 500 e 600 litros. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

Garrafa: 75 cl e 150 cl

Q U I N TA D O J AVA L I

Old Vines Cor vermelho escuro e carregado. Nariz caracterizado pelas notas de frutos pretos maduros, com sugestões de caroço de ameixas pretas, chocolate amargo e cacau preto, casca de árvore e de algum couro, ao longo da evolução. As notas de barrica de grande qualidade encontram-se totalmente integradas, sem nunca se sobreporem ao cariz frutado do vinho Na boca, a estrutura é marcante, com taninos bem presentes, elegantes e harmoniosos, a contribuírem para um corpo acetinado.

Variedade de castas Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinto Cão e Touriga Nacional.

Vinificação e envelhecimentoVindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagar. Fermentação malolática espontânea 100% em barrica. Estágio de 20 meses em barricas de carvalho Francês de 500 e 600 litros. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

Garrafa: 75 cl e 150 cl

Q U I N TA D O J AVA L I

Touriga NacionalCor vermelha intensa, com reflexos violáceos. Nariz muito expressivo, predominando as notas de frutos pretos maduros, com algumas sugestões de aromas florais (violeta). De destacar as notas tostadas da barrica que realçam a apetência gulosa do vinho, com maior ênfase das nuances de baunilha e de coco. A boca prima pela elegante estrutura, que sem ser agressiva, garante uma boa persistência, em sintonia com os atraentes apontamentos tostados da barrica.

Variedade de castas 100% Touriga Nacional

Vinificação e envelhecimentoVindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagar. Fermentação malolática espontânea em barrica. Estágio de 12 meses em barricas novas de carvalho Francês de 500 litros. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

Garrafa: 75 cl e 150 cl

Q U I N TA D O J AVA L I

SCCor vermelho escuro, com centro quase opaco. Nariz dominado pela componente frutada, essencialmente baseada nos pretos maduros. Também é possível desvendar sugestões florais de pétalas esmagadas de violetas. Destacam-se as notas de sub-bosque, com alusões aos aromas de casca de árvore, em paralelo com aromas de chocolate amargo. O prolongado estágio em barricas de elevada qualidade não veio mascarar o vinho. Na boca, a estrutura é de uma enorme dimensão, amparada por taninos bem presentes, que potenciam uma longa persistência de prova e uma considerável capacidade de envelhecimento. Torna-se recomendável a prévia abertura e decantação, com uma antecedência de 1-2 horas.

Variedade de castas Tinta Roriz; Touriga Franca; Tinta Barroca; Touriga Nacional; Tinto Cão e Sousão.

Vinificação e envelhecimento Vindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagar. Fermentação malolática espontânea 100% em barrica. Estágio de 20 meses em barricas de carvalho Francês de 500 litros. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

Garrafa: 75 cl

Q U I N TA D O J AVA L I

PGECor amarelo claro, com laivos esverdeados. Nariz apelativo e desafiante, que começa por uma componente frutada dominada pelos citrinos e continua com um expressivo aroma de funcho. A paleta de aromas vai-se desvendando, surgindo notas de anis, brioche, manteiga e finalmente a excelente e gulosa tosta da barrica. Na boca, a bâtonnage a que vinho foi sujeito, engrandece a excelente estrutura que este vinho tem para oferecer. Perspectiva-se assim uma significativa capacidade de guarda. As notas cítricas complementam de forma harmoniosa a mineralidade resultante do terroir, onde as nobres e excelsas videiras conseguem conjugar ancestralidade e qualidade suprema.

Variedade de castas Viosinho, Arainto, Codega do Larinho; Rabigato; Samarrinho e Malvasia Fina.

Vinificação e envelhecimentoVindima manual para caixas de 20 kg. Fermentação 50% em barrica carvalho francês nova, 30% em barrica carvalho francês usada e 20% em inox. Estágio de 7 meses com “bâtonnage”. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

Garrafa: 75 cl e 150 cl

Q U I N TA D O J AVA L I

Maria Luisa

Maria Luísa ... Se há vinhos que nos deixam sem palavras, este é um deles!

De uma cor ruby profundo, denotam-se nuances de carmim na auréola do vinho. O nariz é estonteante. Para quem ainda não teve o privilégio de conhecer a vinha velha que dá origem aos vinhos Maria Luísa, tem de imaginar uma riquíssima bancada de ingredientes, de onde é exalada uma infindável profusão de aromas. A “sinfonia aromática” é iniciada com uma expressiva fruta vermelha do bosque, com sugestão de ameixa, framboesa e morango. Seguem-se notas de especiarias típicas das ancestrais vinhas do Douro, como o rosmaninho e pontuações de pimenta rosa. Os complexos aromas de bosques e até mesmo de flores silvestres indiciam a generosa idade da vinha, devidamente enriquecida pela enorme diversidade das castas que se encontram no terroir “Maria Luísa”. A prova em boca consolida a verdadeira expressão do que de mais sério uma vinha velha tem para demostrar. Basta pensar na considerável profundidade a que as raízes de uma vinha velha se encontram, para sentir o deslumbramento de estar a degustar um tesouro único. A longa presença em boca deixa uma marca de elevado nível na nossa memória. Os taninos bem integrados aliam estrutura e elegância numa simbiose sem paralelo. A componente frutada volta a surgir, num turbilhão de sabores que mais uma vez vem confirmar a complexidade tão característica de uma vinha velha.

Maria Luísa…. Vinho de meditação, para degustar com paixão

Variedade de castas Mistura de castas em vinha velha.

Vinificação e envelhecimento Vindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagar. Fermentação malolática espontânea 100% em barrica. Estágio de 12 meses em barricas de carvalho Francês de 500 litros. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

Garrafa: 75 cl

R I B A S L I R A

From Friends to FriendsCor vermelha granada, auréola castanho. Quando o vinho é jovem, o aroma é intenso, com notas de frutos pretos e nuances florais que lembram a violeta. Com o longo estágio nas melhores barricas de carvalho francês e com o merecido e prolongado descanso em garrafa, surgem aromas de cereja preta, ameixa compotada, frutos silvestres, terra molhada, couro, com notas de pimenta preta, cedro, caixa de charuto e canela. O perfil oxidativo desta categoria de vinho confere uma enorme complexidade, reconhecida pelos apreciadores mais exigentes. A estrutura é grandiosa, robusta, evidenciando uma longa persistência em boca. De realçar a significativa capacidade de envelhecimento deste vinho, ultrapassando os 10- 15 anos.

Variedade de castas Mistura de vinhas velhas.

Vinificação e envelhecimento Vindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagar. Fermentação malolática espontânea em barrica. Estágio de 10 anos em barricas novas de carvalho Francês de 500 litros. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

Garrafa: 75 cl

Q U I N TA D O J AVA L I

Tawny PortCor castanha, típica do perfil oxidativo, próprio desta categoria de vinhos. Nariz marcado por notas de frutos secos e torrados (noz, avelã), madeira exótica e fruta em calda. Na boca, a estrutura é elegante e equilibrada, sendo de realçar a frescura ácida.

Variedade de castas Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinto Cão e Tinta Barroca.

Vinificação e envelhecimento Vindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagar. Estágio mínimo de 5 anos em madeira. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

Garrafa: 75 cl

Q U I N TA D O J AVA L I

10 Year Old Tawny Port Cor muito castanha, com tons de mogno. Nariz caracterizado por aromas de figos secos, de farmácia, com notas balsâmicas e já com sugestões de um ligeiro vinagrinho, resultante do envelhecimento no Vale do Douro. São também de destacar as notas de caixa de charutos e de madeiras envernizadas. Boca muito equilibrada, com textura sedosa, cativante e refrescante, ao nível da componente ácida. Confirmam‑se as notas de figos secos e de mel, associadas a uma estrutura elegante e persistente.

Variedade de castas Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinto Cão e Tinta Barroca.

Vinificação e envelhecimento Vindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagar. Estágio mínimo de 10 anos em madeira. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

Garrafa: 75 cl

Q U I N TA D O J AVA L I

20 Year Old Tawny PortCor dourada bem definida. Nariz caracterizado pela presença de frutos secos e compotas de figos, madeiras exóticas e alguma farripa de laranja. Boca marcada pelo longo estágio em pequenas pipas nas condições naturais da Região Demarcada do Douro. Sobressaem por isso as notas torradas, devidamente equilibradas pelos frutos secos e pelas sugestões de mel e de figo seco. A frescura ácida é uma presença constante, como forma de garantir a persistência da prova.

Variedade de castasTinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinto Cão e Tinta Barroca.

Vinificação e envelhecimentoVindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagar. Estágio mínimo de 20 anos em madeira. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

Garrafa: 75 cl

Q U I N TA D O J AVA L I

30 Year Old Tawny PortCor âmbar dourado, com laivos esverdeados escuros. Nariz caracterizado por aromas muito complexos de frutos secos, mel e um ligeiro “vinagrinho”, típico dos envelhecimentos prolongados. Boca muito marcante, com os sabores em sintonia com a componente aromática e devidamente equilibrados com uma correcta acidez e uma longa persistência de prova.

Variedade de castas Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinto Cão e Tinta Barroca.

Vinificação e envelhecimentoVindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagar. Estágio mínimo de 30 anos em madeira. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

Garrafa: 75 cl

Q U I N TA D O J AVA L I

Special Reserve PortCor ruby intenso. Nariz dominado pelas notas de frutos vermelhos maduros e com sugestões de aromas alicorados de ameixas e figos. Na boca, voltam a encontrar-se aromas de frutos maduros, nomeadamente ameixas. A estrutura é envolvente, com uma presença digna de um Reserva.

Variedade de castasTinta Roriz, Touriga Franca, Tinto Cão, Touriga Nacional e Tinta Barroca.

Vinificação e envelhecimentoVindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagar. Estágio mínimo de 2 anos em madeira. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

Garrafa: 75 cl

Q U I N TA D O J AVA L I

Ruby PortCor rubi com média intensidade. Nariz caracterizado por fortes aromas de frutos vermelhas. O aroma fresco é típico deste tipo de vinho. A estrutura é elegante, com as mesmas notas de frutas vermelhas, associadas com nuances de licor de frutas vermelhas.

Variedade de castas Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinto Cão e Tinta Barroca.

Vinificação e envelhecimento Vindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente provindo antes de ser pisado em lagares. Com idade de 2 anos em madeira. O vinho não é estabilizado pelo frio e só tem uma ligeira filtração..

Garrafa: 75 cl

Q U I N TA D O J AVA L I

Vintage PortCor muito carregada, com auréola escura e violácea Nariz dominado pelas notas de frutos pretos maduros, com forte componente de aromas de compota de ameixas pretas e de chocolate preto. A estrutura é caracterizada por uma grande concentração e riqueza de taninos maduros. A boca surge assim volumosa, com austeridade e complexidade.

Variedade de castasTinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinto Cão e Sousão.

Vinificação e envelhecimentoVindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são parcialmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagar. Estágio mínimo de 1 ano em madeira. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

Garrafa: 75 cl

Q U I N TA D O J AVA L I

LBV PortCor carregada, com auréola escura. Nariz dominado pelas notas de frutos pretos maduros, associadas às compotas de ameixas pretas e de figos, e com sugestões balsâmicas. Na boca, confirmam‑se as notas de frutos pretos maduros. A estrutura é marcante, com uma forte presença, muito similar aos vinhos de categoria Vintage.

Variedade de castasTinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinto Cão e Sousão.

Vinificação e envelhecimentoVindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são parcialmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagar. Estágio mínimo de 2 anos em madeira. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.

Garrafa: 75 cl

Q U I N TA D O J AVA L I

Azeite Virgem ExtraAzeite de quinta, extraído por prensagem a frio de azeitonas colhidas por varejamento, provenientes de oliveiras das variedades características do Douro existentes na Quinta do Javali. Após a apanha as azeitonas são acondicionadas em caixas próprias para o efeito, transportadas para o local de limpeza e seleção, e de seguida é feita a extração do azeite. Todo o processo desde a apanha até à extração é feito em menos de 24h permitindo assim obter um azeite de alta qualidade. Após a extração o azeite é armazenado em cubas de aço inoxidável até ser engarrafado.

Nota de provaAzeite frutado com sensações verdes, erva, folha de oliveira e casca de amêndoa verde. Na boca encontramos sabores a nozes e frutos secos, com algum picante e amargo. Persistente.

Origem: Douro

Garrafa: 50 cl

M A R I A LU I S A

Azeite Virgem ExtraAzeite de quinta, produzido em quantidade limitada, extraído por prensagem a frio de azeitonas colhidas à mão das oliveiras das variedades verdeal, madural, cobrançosa e bical existentes na Quinta do Javali. Para conseguirmos a mais alta qualidade deste azeite as nossas azeitonas são apanhadas muito cedo quando o seu teor de antioxidantes é mais alto e a extração, após criteriosa selecção das azeitonas, é feita no próprio dia da apanha das mesmas. O azeite extraido é armazenado em cubas de aço inoxidável até ser engarrafado.

Nota de provaAzeite harmonioso e complexo com aroma frutado e intenso a casca de amêndoa verde, casca de banana verde, nozes e tomate maduro. No palato, denso com atributos de nozes e frutos secos, amargo equilibrado e picante persistente..

Origem: Douro

Garrafa: 50 cl

Lugar da Ribeira • Nagoselo do Douro Apartado 71 • 5130-909 S. João da Pesqueira • PortugalGPS: 41.183982, -7.390524

Tel: +351 254 484 532 Tm: +351 938 637 204

Email: [email protected]: www.quintadojavali.com

OU

TUBR

O 2

017