slides do texto teoria e pratica ciêntifica 14 09 2011

23
Universidade Federal de S. Carlos Ufscar INTRODUCAO A PESQUISA CIENTIFICA Professora Luciana Gracioso Aluno: Marco Antonio Hrastel Carnaz RA 404993 1º Ano de Biblioteconomia e Ciência da Infomação

Upload: marcocarnaz

Post on 05-Jul-2015

1.491 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Slides do texto teoria e pratica ciêntifica 14 09 2011

Universidade Federal de S. Carlos Ufscar

INTRODUCAO A PESQUISA CIENTIFICAProfessora Luciana Gracioso

Aluno: Marco Antonio Hrastel Carnaz RA 4049931º Ano de Biblioteconomia e Ciência da Infomação

Page 2: Slides do texto teoria e pratica ciêntifica 14 09 2011

Teoria e Prática Científica

• Através do texto verificamos que a ciência é algo recente, surgido na modernidade e que quebrou laços com o modo metafísico de pensar, oriundo da Antiguidade e Idade Média

• A ciência se alicerça em pressupostos filosóficos baseados em práticas e técnicas metodológicas que se sustentam em fundamentos epistemológicos.

Page 3: Slides do texto teoria e pratica ciêntifica 14 09 2011
Page 4: Slides do texto teoria e pratica ciêntifica 14 09 2011

• No inicio a ciência surge com a pretensão de ser um saber único, a ser construído sob um único paradigma e conduzida por um único método, isto garantiu a unidade das Ciências Naturais. Quando se passou a estudar cientificamente o homem, com suas peculiaridades, através das Ciências Humanas, quebrou-se este sistema, devido a múltiplos paradigmas epistemológicos para se dar conta da integralidade de sua condição.

Page 5: Slides do texto teoria e pratica ciêntifica 14 09 2011

pt-br.wordpress.com/tag/ciencias-humanas/

Page 6: Slides do texto teoria e pratica ciêntifica 14 09 2011

• Para que se inicie uma pesquisa, a ciência utiliza-se de um método que lhe é peculiar, ou seja o “método cientifico” este segue procedimentos que são: observação, visualizar o que diferencia um fato cotidiano de um a ser estudado, qual a causa do fenômeno, então formula-se uma hipótese, a verificação experimental e através desta, se confirmada ,tem-se a lei. Pode acontecer que um conjunto maior de fatos aparentemente diferentes se resumirem numa única lei/teoria, o que gera o sistema.

Page 8: Slides do texto teoria e pratica ciêntifica 14 09 2011

• Como observamos no quadro, um método cientifico é apresentado da seguinte forma: preposições são o modo experimental (Indutivo), união de crenças e verdades o momento matemático (Dedutivo), o conhecimento é o resultado da união das duas práticas. Através deste método deu-se a origem a técnica, que é a aplicação do conhecimento principalmente na industria ,o que ampliou sobremaneira, o poder do homem em manipular a natureza.

Page 9: Slides do texto teoria e pratica ciêntifica 14 09 2011

http://www.qualifund.org/imagens/foto005.jpg

Page 10: Slides do texto teoria e pratica ciêntifica 14 09 2011

• As ciências naturais esta baseada na modalidade que só existiria um único método universal e verdadeiro e único para se tratar a ciência e que isto deveria ser aplicado também nas ciências humanas. Para ela o homem se constitui em um organismo vivo regido pela natureza, tanto individualmente como socialmente e isto determina seu modo de ser e agir e ele passou a ser estudado como um fenômeno natural, como, astronomia, física ou biologia.

Page 11: Slides do texto teoria e pratica ciêntifica 14 09 2011

• http://www.google.com.br/search?q=imagens+de+homem+como+ser+natural&hl=pt-BR&biw=1252&bih=572&prmd=imvns&source=lnms&tbm=isch&ei=-0x5T

Page 12: Slides do texto teoria e pratica ciêntifica 14 09 2011

• Na visão dos inauguradores da ciências que encaravam o homem como objeto, ele seria um ser natural como todos os outros (naturalismo) submisso assim as leis de regularidades(determinismo), acessível portanto aos procedimentos de observação e de experimentação (experimentalismo) disto surgiu a idéia de criar a uma “física social” encarando o homem como objeto, individuo ou sociedade.

Page 13: Slides do texto teoria e pratica ciêntifica 14 09 2011

• No século XIX, em função de um pluralismo epistemológico, ou seja, varias possibilidades de se entender a relação sujeito/objeto, surgiu a referência teórico-metodológica do funcionalismo, que é a que toda atividade social e cultural é funcional, ou seja, desempenha uma função determinada .

Page 14: Slides do texto teoria e pratica ciêntifica 14 09 2011

• Neste trabalho, trata-se apenas de paradigmas epistemológicos, cujo pressuposto epistemológico refere-se à forma pela qual é concebida a relação sujeito/objeto no processo do conhecimento e os métodos a serem aplicados, pertinentes e compatíveis com paradigma, dai se falar em referencial teórico-metodológico.

Page 15: Slides do texto teoria e pratica ciêntifica 14 09 2011

• No caso de Ciências Naturais há praticamente um único paradigma teórico-metodológico, sendo que nas ciências humanas, além deste, existem os paradigmas de epistemológicos alternativos, e isto se chama pluralismo paradigmático, e é a pluralidade de tentar explicar a relação sujeito/homem.

Page 16: Slides do texto teoria e pratica ciêntifica 14 09 2011

• A ciência contemporânea, tem uma característica subjetivista, que propõe a relação de reciprocidade entre sujeito e objeto que é o caso da Fenomenologia,da Hermenêutica e da Arqueogenealogia.

• Fenomenologia é o método investigativo que sob sua inspiração aplique algumas regras negativas e outras positivas.

• Hermenêutica toda interpretação que o sujeito faz a partir das expressões simbólicas, das produções humanas e dos signos culturais.

• Arqueogenealogia presente nos dias atuais e com sua tradição ligada a tradição subjetivista é derivada da arqueologia e genealogia .

Page 17: Slides do texto teoria e pratica ciêntifica 14 09 2011

• Alguns pensadores atuais assumindo uma posição extremamente crítica com relação ao iluminista da modernidade, estão defendendo uma outra dimensão para nossa subjetividade, buscando desidentificá-la da racionalidade. Desejam substituir a economia da razão sobre a economia da desejo, priorizando a ordem do conhecimento. Outras dimensões que não seja a lógica racional. Com isto resgatando o sentimento, a paixão, a vitalidade e as energias instintivas.

Page 18: Slides do texto teoria e pratica ciêntifica 14 09 2011

• Dialética tendência de reciprocidade entre sujeito /objeto, interação social que se forma ao longo do tempo. Segundo os pensadores, não é uma questão apenas de saber, mas também de poder

Como vimos a ciência é constituída de técnicas, métodos e apóia-se em fundamentos epistemológicos.

Page 19: Slides do texto teoria e pratica ciêntifica 14 09 2011

www.fotosearch.com.br/health...e-pesquisa-cientifica/UNM158

Page 20: Slides do texto teoria e pratica ciêntifica 14 09 2011

• Totalidade a inteligência não se entende separadamente das partes pressupõe sua articulação como um todo; no caso o individuo não se explica isoladamente da sociedade.

• Historicidade instante não se entende separadamente da totalidade temporal do movimento, ou seja, cada momento é articulação de um processo histórico mais abrangente.

• Complexidade o real é simultaneamente uno e múltiplo, articula-se tanto estrutural quanto historicamente, um fluxo permanente de transformações

• Dialeticidade o desenvolvimento histórico não é uma evolução linear, a história se constitui de uma luta de contrários, movia por um permanente conflito imanente à realidade.

Page 21: Slides do texto teoria e pratica ciêntifica 14 09 2011

• Uma diferenciação que podemos fazer é da pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa.

• A ciência quantitativa é aquela que é fundada na pretensão do acesso racional à essência dos objetos, é a relação de causa e efeito que só podia ser comprovada como uma função matemática mas isto não foi eficaz nas ciências humanas.

• Ciência qualitativa é que estuda o conteúdo

Page 22: Slides do texto teoria e pratica ciêntifica 14 09 2011

• Pesquisa etnográfica visa compreender a cotidianidade, os processos do dia-a-dia em suas diversas modalidades. Aplica métodos e técnicas compatíveis com a abordagem qualitativa.

Page 23: Slides do texto teoria e pratica ciêntifica 14 09 2011

• Conclusão – Como podemos verificar os princípios aplicados nas ciências naturais na Antiguidade e Idade Média, usando o homem como objeto, através da utilização de método único, nas ciências humanas foi substituído pelos fundamentos epistemológicos, pois verificou-se que estudar o ser humano como objeto pertencente à natureza não condizia com a realidade, pois é um ser modificador, dotado de sentimentos, angustias e esperanças, dentre tantos outros abstratismo que fazem parte de nosso intelecto, que somente através das diversidades epistemológica é que se pode separar as ciências naturais das ciências humanas e diferenciar seus métodos e técnicas de estudos.