slides colesterol

24
O Colesterol é um tipo de gordura (Lipídio) encontrado naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. 70% do colesterol é COLESTEROL: INTRODUÇÃO

Upload: alecarvalho1

Post on 13-Jun-2015

2.193 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Slides básicos sobre o colesterol

TRANSCRIPT

Page 1: Slides Colesterol

O Colesterol é um tipo de gordura (Lipídio) encontrado naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta.

COLESTEROL:INTRODUÇÃO

Page 2: Slides Colesterol

A maior parte do colesterol é produzido no fígado a partir de gorduras saturadas.Entre os alimentos naturalmente ricos em colesterol encontram-se a gema do ovo, os miúdos e os frutos-do-mar.Contudo, as principais fontes de colesterol são alimentos ricos em gordura saturadas, como o creme de leite, gorduras, queijos amarelos, carnes gordurosas, toucinho e bacon.Esses alimentos são transformados em colesterol no fígado.

COLESTEROL:INTRODUÇÃO

Page 3: Slides Colesterol

COLESTEROL:ESTRUTURA

Formado por: Carbono, Oxigênio e Hidrogênio.

Page 4: Slides Colesterol

O colesterol é um esteróide lipídico encontrado nas membranas celulares e transportado no plasma sanguíneo de todos os animais.O Colesterol ajuda na fabricação da bílis, que é armazenada na vesícula biliar e ajuda a digerir gorduras, e é também importante para o metabolismo das vitaminas lipossolúveis ( A, D, E e K ), ele é o principal precursor para a síntese de hormônios esteróides como : o Cortisol e a Aldosterona nas glândulas supra-renais, e os hormônios sexuais progesterona, os diversos estrógenos, testosterona e derivados.

COLESTEROL:INTRODUÇÃO

Page 5: Slides Colesterol

São partículas esféricas que têm uma superfície exterior composta principalmente por proteínas hidrossolúveis. Auxilia no transporte do colesterol, através da corrente sanguínea. Existem vários tipos de lipoproteínas, e são classificadas de acordo com sua densidade: as duas principais utilizadas para diagnósticos dos níveis de colesterol são o LDL e HDL.

LIPOPROTEÍNAS

Page 6: Slides Colesterol

TIPOS DE COLESTEROL

Page 7: Slides Colesterol

• LDL – ( Low Density Lipoproteins ) São lipoprotéinas de baixa densidade, é considerada a classe maléfica ao ser humano, pois são capazes de transportar o colesterol do fígado até as células de vários outros tecidos.•Esse tipo de colesterol também é chamado de ‘’mau colesterol’’ ou ‘’colesterol ruim’’, isso por ter a capacidade de formar placas arteroscleróticas nos vasos sanguíneos.

TIPOS DE COLESTEROL

Page 8: Slides Colesterol

• HDL – ( High Density Lipoproteins ) São lipoprotéinas capazes de absorver os cristais de colesterol, que começam a ser depositados nas paredes arteriais, retardando o processo arterosclerótico, o HDL também é chamado de ‘’bom colesterol’’.

TIPOS DE COLESTEROL

Page 9: Slides Colesterol

•* Colesterol total: menos de 200 mg/dl.• * Colesterol LDL: mais baixo que 100 mg/dl.• * Colesterol HDL: acima de 50 mg/dl para mulheres e acima de 40 mg/dl para homens.

NÍVEIS SAUDÁVEISDE COLESTEROL

Page 10: Slides Colesterol

•Todos os adultos acima de 20 anos•Qualquer pessoa com antecedentes familiares ou que já apresentou alguma manifestação de arteriosclerose.(É a doença inflamatória crônica na qual ocorre a formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos. Os ateromas são placas, compostas especialmente por lipídios e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos. Levam progressivamente à diminuição do diâmetro do vaso podendo chegar a obstrução total do mesmo).

QUEM DEVE DOSARO COLESTEROL ?

Page 11: Slides Colesterol

ATEROMA

Page 12: Slides Colesterol

É o aumento do índice de colesterol na corrente sanguínea, ou seja, condições elevadas de concentrações de partículas LDL oxidadas, que estão associadas à formação de ateromas nas paredes das artérias, uma das principais causas de doenças coronariana cardíacas e outras formas de doenças cardíacas e aterosclerose.

IMPORTÂNCIA CLÍNICA:HIPERCOLESTEROLEMIA

Page 13: Slides Colesterol

Normalmente a elevação dos níveis do colesterol não provoca sintomas.O primeiro sinal pode ser um ataque do coração. A única forma de saber o seu colesterol é através de exame de sangue.

SINTOMAS

Page 14: Slides Colesterol

Má alimentação; Estilo de vida sedentária; Hereditariedade.

O QUE PODE CAUSAR:HIPERCOLESTEROLEMIA

Page 15: Slides Colesterol

É o baixo nível de colesterol no sangue.Alguns estudos sugerem uma relação com a depressão, câncer e hemorragia cerebral. Ainda não se sabe ao certo se os níveis baixos de colesterol são prejudiciais ao organismo.

IMPORTÂNCIA CLÍNICA:HIPOCOLESTEROLEMIA

Page 16: Slides Colesterol

•De forma semelhante a de outros problemas crônicos, como Diabetes e Hipertensão, o tratamento das alterações do colesterol deve ser mantido por toda vida. Tanto os cuidados com a alimentação e exercícios, como o uso de medicamentos, deveram ser utilizados por tempo indeterminado.

TRATAMENTO

Page 17: Slides Colesterol

DIETA

Page 18: Slides Colesterol

CURIOSIDADES SOBRE COLESTEROL

Page 19: Slides Colesterol

1- AVEIA: Ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. Quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60 gramas da farinha.

2- ALHO: Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL. Quantidade recomendada: 1 dente por dia.

Page 20: Slides Colesterol

3- SOJA: Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Quantidade recomendada: 150 gramas de grão soja por dia.

4- VINHO TINTO: A uva vermelha ,presente no vinho ou no suco, ajuda a aumentar o colesterol bom, e evita o acúmulo de gordura nas artérias.Quantidade indicada: Dois copos de suco de uva, ou uma taça de vinho por dia.

Page 21: Slides Colesterol

É uma gordura “irmã” do colesterol que também circula no sangue e que, quando está elevado, pode colaborar para o desenvolvimento de doenças cardíacas e podem causar aumento do tamanho do fígado e baço (hepatoesplenomegalia), e depósito de gordura na pele ( xantomas).

É ingerido através de alimentos ricos em carboidratos, como o pão ,massa, biscoitos,arroz, batatas, ou é metabolizado (fabricado) no fígado ou no tecido gorduroso.

TRIGLICERÍDEOS

Page 22: Slides Colesterol

Saturadas: Tipo de gordura encontrada principalmente em produtos de origem animal e que em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido. Cada átomo de carbono mantém uma ligação simples com outro carbono e está ligado a dois átomos de hidrogênio.

Insaturadas: Existente principalmente em vegetais, líquida em temperatura ambiente. Há a monoinsaturada (com apenas uma ligação dupla de carbono) e a poliinsaturada (com mais de uma ligação dupla de carbono) .

Gorduras Saturadas, Insaturadas e Transgênicas

Page 23: Slides Colesterol

Transgênicas:Tipo de gordura formada por um processo químico (hidrogenação), no qual óleos vegetais líquidos são transformados em ácidos graxos trans, uma gordura sólida.

Onde são encontradas: batatas fritas, biscoitos, salgadinhos de pacote e sorvetes.

Efeitos no corpo: se consumida acima de 2 gramas por dia, aumenta o colesterol ruim e ao mesmo tempo, reduz o bom.

Gorduras Saturadas, Insaturadas e Transgênicas

Page 24: Slides Colesterol

Disponível em:

http//: www.saudeemmovimento.com.brhttp://mundoestranho.abril.com.br/alimentacaohttp://pt.wikipedia.org/wiki/Colesterolhttp://saudealternativa.org/category/triglicerideoshttp://www.abcdasaude.com.br

Referências Bibliográficas