slides classes gramaticais

14
04/12/2012 1 Gramática Prof. Marcos Pacco CLASSES GRAMATICAIS

Upload: carmen-lucia-silva-araujo

Post on 28-Dec-2015

59 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Slides Classes Gramaticais

04/12/2012

1

Gramática Prof. Marcos Pacco

CLASSES GRAMATICAIS

Page 2: Slides Classes Gramaticais

04/12/2012

2

Exercício na infância precisa ter limites

Que o exercício beneficia as crianças, não há dúvidas. Mas onde é a linha de chegada? Hoje, especialistas se debruçam sobre a intensidade ideal da atividade física nessa fase. O excesso pode ser danoso: baixas no sistema imunológico, com infecções recorrentes; distúrbios de comportamento, como irritabilidade e insônia;

dores crônicas na musculatura e nas articulações e lesões na pele podem ser sinais de treinamento excessivo infantil.

A máxima de que “quem faz esporte cresce mais” deixa de ser consenso. Na verdade, abusar das atividades de impacto pode gerar deficiências de crescimento. A frequência de prática segura envolve fatores estruturais, endócrinos e genéticos que interferem na resistência a impactos da placa de crescimento.

Page 3: Slides Classes Gramaticais

04/12/2012

3

As lesões mais frequentes nas crianças vítimas de treinamento excessivo são as dos ossos e músculos. Vão de macrotraumas (fraturas, torções, luxações, distensões) a microtraumas (inflamações na cartilagem de crescimento e no tecido ósseo, nas extremidades de ossos longos, como fêmur e tíbia). As dores no joelho são as mais comuns.

Quando a dor chega, é hora de parar. O repouso é fundamental, mas em casos mais graves pode haver necessidade de imobilização e fisioterapia. Mesmo em um programa de exercícios adequado, os ortopedistas recomendam a utilização de aliados que diminuam o risco de uma lesão óssea, como tênis adequados, proteção para cotovelo, joelho, punho e ombro, dependendo da atividade.

O dicionário Houaiss da Língua Portuguesa registra aproximadamente 380.000 palavras no nosso idioma. O Aurélio, 435.000. Pode-se afirmar, de uma maneira simples, que o conjunto de palavras de uma língua se chama léxico. Portanto, no nosso léxico temos cerca de 400.000 palavras.

Page 4: Slides Classes Gramaticais

04/12/2012

4

Essas palavras, de acordo com suas características, são classificadas pelos gramáticos em 10 grupos: as chamadas classes gramaticais. Para definir a classe de uma palavra, são levados em conta três critérios principais:

• a ideia que a palavra expressa; • a forma, ou seja, a possibilidade de variação da palavra principal- mente em gênero (masculino/feminino) ou número (singular/plural); • a função, ou seja, a relação que uma palavra estabelece com outra(s) dentro de um período (frase).

As dez classes gramaticais são:

Page 5: Slides Classes Gramaticais

04/12/2012

5

SUBSTANTIVO

Palavra que dá nome a substâncias, seres (pessoas, coisas) e ideias (ações, sentimentos, qualidades, processos).

[...] os ortopedistas recomendam a utilização de aliados que diminuam o risco de uma lesão óssea, como tênis adequados, proteção para cotovelos, joelho, punho e ombro, dependendo da atividade.

ADJETIVO

Palavra que indica característica, qualidade ou estado do substantivo. Sua principal função é especificar o substantivo.

Page 6: Slides Classes Gramaticais

04/12/2012

6

O excesso pode ser danoso: baixas no sistema imunológico, com infecções recorrentes; distúrbios de comportamento [...] A frequência de prática segura envolve fatores estruturais, endócrinos e genéticos.

ARTIGO

Palavra que indica o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/ plural) do substantivo, além de particularizar ou generalizar a ideia por ele expressa.

[...] os ortopedistas recomendam a utilização de aliados que diminuam o risco de uma lesão óssea [...] Que o exercício beneficia as crianças, não há dúvidas.

Page 7: Slides Classes Gramaticais

04/12/2012

7

NUMERAL

Palavra que quantifica de forma exata um substantivo, como também indica a ordem em que aparece numa determinada sequência.

Adquirimos dois pares de tênis adequados à prática de esportes. Os primeiros sintomas das lesões logo aparecem.

PRONOME

Palavra que substitui ou acompanha o nome (substantivo). Pode expressar ideia de posse, localização, indefinição e interrogação.

Page 8: Slides Classes Gramaticais

04/12/2012

8

Hoje, especialistas se debruçam sobre a intensidade ideal da ativi- dade física nessa fase. A máxima de que “quem faz esporte cresce mais” deixa de ser consenso.

VERBO

Palavra que indica ação, processo ou estado; única que pode variar no presente, no passado e no futuro.

A máxima de que “quem faz esporte cresce mais” deixa de ser consenso. Que o exercício beneficia as crianças, não há dúvidas.

Page 9: Slides Classes Gramaticais

04/12/2012

9

ADVÉRBIO

Palavra invariável que modifica o sentido do verbo, acrescentando-lhe circunstância de lugar, tempo, modo, intensidade, negação etc. Pode modificar adjetivos e até mesmo outros advérbios.

Que o exercício beneficia as crianças, não há dúvidas. Mas onde é a linha de chegada? Hoje, especialistas se debruçam sobre a intensidade ideal da atividade física nessa fase.

CONJUNÇÃO Palavra invariável que liga dois termos ou duas orações, geralmente esta- belecendo uma relação semântica entre eles.

Page 10: Slides Classes Gramaticais

04/12/2012

10

Quando a dor chega, é hora de parar. O repouso é fundamental, mas em casos mais graves pode haver necessidade de imobilização e fisioterapia.

PREPOSIÇÃO Palavra que liga dois termos, promovendo relação de dependência entre eles. Serve para introduzir complementos verbais ou nominais.

A frequência de prática segura envolve fatores estruturais, endócrinos e genéticos que interferem na resistência a impactos da placa de crescimento. O excesso pode ser danoso: baixas no sistema imunológico, com infecções recorrentes [...]

Page 11: Slides Classes Gramaticais

04/12/2012

11

INTERJEIÇÃO Expressão invariável com que se exprime um estado emotivo. Normalmente possui um contorno melódico exclamativo.

São exemplos: Ah! Oh! Hum! Meu Deus!

NOTAS IMPORTANTES 1. Algumas palavras parecem “não se encaixar” em nenhuma das dez classes gramaticais. Os gramáticos deram a elas o nome genérico de PALAVRAS DENOTATIVAS.

Page 12: Slides Classes Gramaticais

04/12/2012

12

2. Uma palavra pode pertencer a classes diferentes. Isso dependerá da relação sintática (função) ou semântica (sentido) que estabelecer com outras palavras no período. Por exemplo:

No período “A frequência de prática segura envolve fatores [...] que interferem na resistência a impactos da placa de crescimento”, a primeira ocorrência da partícula “a” classifica-se como artigo, uma vez que estabelece relação com o substantivo “frequência”, indicando que esta palavra está no singular e no feminino; já a segunda ocorrência é invariável, antecede um substantivo masculino no plural e introduz um complemento nominal para o substantivo “resistência”.

No período “A frequência de prática segura envolve fatores [...] que interferem na resistência a impactos da placa de crescimento”, a primeira ocorrência da partícula “a” classifica-se como artigo, uma vez que estabelece relação com o substantivo “frequência”, indicando que esta palavra está no singular e no feminino; já a segunda ocorrência é invariável, antecede um substantivo masculino no plural e introduz um complemento nominal para o substantivo “resistência”.

Page 13: Slides Classes Gramaticais

04/12/2012

13

PALAVRAS DENOTATIVAS São aquelas que não pertencem a nenhuma das classes gramaticais. Exemplos: aliás, isto é, também, mesmo (em alguns contextos), eis, apenas, em seguida etc.

Mesmo em um programa de exercícios adequado, os ortopedistas recomendam a utilização de aliados que diminuam o risco de uma lesão óssea [...]

Mesmo em um programa de exercícios adequado, os ortopedistas recomendam a utilização de aliados que diminuam o risco de uma lesão óssea [...]

Page 14: Slides Classes Gramaticais

04/12/2012

14