slide material didático

10
O ELABORAÇÃO DE MATERIAL PARA APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO ON LINE TUTOR: MARCOS POUBEL DE ARAÚJO FRANÇA ALUNA: REGINA TRINDADE ANALISANDO MATERIAIS DIDÁTICOS

Upload: gina1204

Post on 27-Jul-2015

36 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Slide material didático

O

E L A B O R A Ç Ã O D E M A T E R I A L P A R A A P R E N D I Z A G E M P A R A E D U C A Ç Ã O O N L I N ET U T O R : M A R C O S P O U B E L D E A R A Ú J O F R A N Ç AA L U N A : R E G I N A T R I N D A D E  

A N A L I S A N D O M A T E R I A I S D I D Á T I C O S  

Page 2: Slide material didático

MATERIAIS DIDÁTICOS E CURSOS EAD

Para ter um acompanhamento mais preciso de um Material Didático de um Curso em EAD é preciso, para uma pesquisa mais aprofundada, ter acesso ao curso de forma ampla.

A atual pesquisa, foi feita com base nas informações apresentadas nos sites da Escola Aberta e IPED.

Ambos os sites apresentam um conteúdo variado de temáticas para serem cursadas. O IPED oferece alguns cursos gratuitos, enquanto o Escola Aberta oferece cursos pagos.

Escola Aberta: http://www.escolaaberta.com.br/

IPED: http://www.iped.com.br/

Page 3: Slide material didático

Curso Escola Aberta

Page 4: Slide material didático

Curso IPED:

Page 5: Slide material didático

APROXIMAÇÕES

Ambos os cursos apresentam uma variedade no campo temático, que buscam oferecer aprofundamento ou especialização em determinados conteúdos.

Na área do magistério, por exemplo, seus temas são amplos e propõem discutir assuntos que fazem parte do cotidiano educativo.

Demonstram estar acompanhando os avanços tecnológicos a busca pelo conhecimento mais rápido e acessível, embora tenham um incentivo mercadológico de venda.

A seguir, trago algumas destas temáticas apresentadas por cada curso:

Page 6: Slide material didático

VARIEDADE DE CURSOS

M A G I S T É R I O – E S C O L A A B E R T A

E D U C A Ç Ã O E P E D A G O G I A - I P E D

Page 7: Slide material didático

ALGUMAS CONSIDERAÇOES

Ambos os cursos proporcionam a transferência de conhecimento. No entanto, vale ressaltar que, é percebendo como esta transferência ocorre que marcará a possibilidade de dialogar com a construção de conhecimento. Afinal, tanto as bases do ensino tradicional como de um ensino mais crítico “transferem” conhecimentos, mas é preciso perceber que para uns o aluno é considerado uma tábula rasa, e para outros, o aluno é compreendido como um ser histórico e social.

Ao que pude observar nas indicações dos cursos que, em ambos, o aluno cursista receberá uma senha de acesso, podendo usufruir dos espaços das plataformas.

Page 8: Slide material didático

Nestes espaços os conteúdos são apresentados e o aluno tem a facilidade de poder estudar e responder, caso haja, atividades propostas de forma assíncrona.Terá o acompanhamento de um tutor e com ele poderá interagir quando sentir necessidade, seja para tirar dúvidas ou para tratar de outras questões. Neste caso, a intermediação da tecnologia, proporciona ao cursista e ao tutor a possibilidade de interação e diferentes espaços e tempos, adequados as possibilidades reais de cada um.

Os conteúdos se apresentam como temas a serem estudados pelos cursistas. Podem ser comprados (na Escola Aberta) na modalidade impresso ou digital, havendo diferença de valores para cada uma delas.

Page 9: Slide material didático

A interação existe entre o tutor e o cursista, quando necessário, mas não é uma obrigatoriedade.No caso dos cursos da Escola Aberta, o cursista recebe um material, que deverá estudar. E quando sentir-se preparado, responderá a avaliação, organizada por módulos, na própria plataforma. Depois de enviado não poderá refazê-la e ficará aguardando o retorno do tutor.Como cada cursista tem um tempo para se organizar e estudar os temas que compõem o seu curso, não há muita interação entre eles.Há um fórum de apresentação, onde podem se conhecer e trocar outras informações por mensagens pessoais se assim desejarem, mas nada proposto obrigatoriamente por parte da equipe de organização do curso.Na escola aberta os cursistas terão um prazo mínimo de 20 dias para conclusão do curso e máximo de 6 meses.

Page 10: Slide material didático

Em linhas gerais, tais cursos tem atendido a uma demanda que tem crescido, em busca de maiores capacitações e especializações.Considero que, sua base epistemológica é ainda tradicional, mesmo com todo aparato tecnológico, muitas destas possibilidades, como vídeoconferência, wiki, não são tão explorados.

Em muitos deles o processo de aquisição de conhecimento é sobretudo individual. O aluno que “assimila” mais rápido conclui o curso com maior rapidez, o aluno que precisa de maior tempo, seja por dificuldades de compreensão ou falta de tempo, terá um tempo maior para estar concluindo o curso que se inscreveu.

Considero que a EAD, embora não seja algo “novo”, está crescendo e em maior evidência ultimamente, desta forma, torna-se objeto de mudanças, transformações. Estamos em processo de construção da EAD no cenário educativo brasileiro.