slide lean-manufacturing

12
CAROLINA BRAGA CLEITON ROCHA LEILA DE MIRANDA LEAN-MANUFACTURING

Upload: leila-miranda

Post on 13-Jan-2015

382 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Slide    lean-manufacturing

CAROLINA BRAGACLEITON ROCHA

LEILA DE MIRANDA

LEAN-MANUFACTURING

Page 2: Slide    lean-manufacturing

CONCEITO

Lean-Manufacturing/manufatura enxuta é uma filosofia de gestão criada pela Toyota (conhecida também por Sistema Toyota de Produção) focada na redução de sete grandes desperdícios nas empresas: Superprodução, espera, transporte desnecessário, processamento excessivo, inventário, movimento desnecessário e defeitos).

Page 3: Slide    lean-manufacturing

SETE GRANDES DESPERDÍCIOS

Page 4: Slide    lean-manufacturing

OBJETIVO

Reside na busca do aperfeiçoamento contínuo dos processos produtivos, visando a eliminação de desperdícios e a criação de valor. Tal técnica de gestão permite a otimização dos mais diversos resultados através de uma análise profunda de diversos processos, planejamento eficaz e envolvimento de pessoas-chave.

Page 5: Slide    lean-manufacturing

VANTAGENS

As consequências da implementação do Lean- manufacturing  são benéficas do ponto de vista industrial, comercial e financeiro.

Consequências financeiras:oRedução dos ativos circulantes;oRedução dos capitais utilizados; oAumento de tesouraria;oMelhoria do retorno sobre investimento (ROI); e

Trabalho sobre a produtividade e rentabilidade da conta de ganhos e perdas através da redução dos custos de produção.

Page 6: Slide    lean-manufacturing

VANTAGENS

Consequências industriais:oRedução dos investimentos para produção igual.oAumento da produção com um investimento constante.oProdução ecológica, fábricas mais compactas.oMelhoria da qualidade.

Consequências comerciais:oProdução adaptada à procura do cliente;oRedução dos prazos de entrega; eoMaior satisfação do cliente.

Page 7: Slide    lean-manufacturing

DESVANTAGENS

•Problemas de fornecimento;•Alto custo de implementação;•Falta de aceitação por parte dos empregados; e •Problemas com a insatisfação de clientes.

Page 8: Slide    lean-manufacturing

PRÁTICAS DE QUALIDADE

• O aumento do nível de qualidade do processo de trabalho traduz-se pela diminuição da quantidade de erros, de retoques e de refugos.Como resultado, tem-se uma menor utilização dos recursos da empresa, obtendo-se assim, uma redução do custo total das operações.

Page 9: Slide    lean-manufacturing

PRÁTICAS DE CUSTOS

• Na entrada de uma unidade de produção, encontram-se os recursos humanos, as instalações e as matérias primas. Na saída, encontram-se os produtos acabados.A produtividade cresce quando recursos idênticos na entrada geram mais produtos acabados na saída, ou quando, com volume de produtos acabados idênticos, os fatores da entrada diminuem.

Page 10: Slide    lean-manufacturing

PRÁTICAS DE PRAZOS

• Reduzir o Tempo de Execução.• O tempo de execução é definido pelo

intervalo de tempo entre o recebimento das matérias primas e o recebimento, pela empresa, do pagamento dos produtos vendidos. A redução desse intervalo significa mais produtos fabricados no mesmo tempo, uma melhor rotatividade dos recursos e uma maior reatividade e flexibilidade para a satisfação das necessidades dos clientes.

Page 12: Slide    lean-manufacturing

“Dados são importantes, mas dou maior ênfase

aos fatos”

Taiichi Ohno (1912-1990)Executivo da Toyota.