situacao de aprendizagem modelo de orelha

19
Modelo de Orelha

Upload: zelia-aparecida-galvao

Post on 09-Jul-2015

644 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Situacao de aprendizagem  modelo de orelha

Modelo de Orelha

Page 2: Situacao de aprendizagem  modelo de orelha

Tema: Vida e AmbienteSubtema: Relações com o ambienteSérie: 8ªsérie/9ºanoVolume III

Page 3: Situacao de aprendizagem  modelo de orelha

Tempo previsto5 Aulas

Page 4: Situacao de aprendizagem  modelo de orelha

Conteúdos e Temas:Fisiologia da audição; Estrutura da orelha

externa, interna e média.

Page 5: Situacao de aprendizagem  modelo de orelha

Habilidades:Realizar procedimento experimental a partir de

um protocolo; coletar e registrar observações experimentais; interpretar resultados de experimento.

Page 6: Situacao de aprendizagem  modelo de orelha

Recursos:Materiais para a realização do experimento;Datashow;Computador;Cópias do texto

Page 7: Situacao de aprendizagem  modelo de orelha

Estratégias:Realização de Experimento;Apresentação de vídeo;Leitura e interpretação de texto.

Page 8: Situacao de aprendizagem  modelo de orelha

1ª Etapa - Sondagem:Retomando o texto da situação de aprendizagem

I, volume II do 9º Ano - Sistema Nervoso: Estímulo e receptores.

Levantar questionamentos sobre a relação entre estímulo sonoro e a recepção dos sons.

O que despertou você hoje?Como sabemos que a aula acabou?Como ouvimos?

Page 9: Situacao de aprendizagem  modelo de orelha

2ª Etapa - Problematização:Imagine que você está atravessando uma rua

muito movimentada e, de repente ouvi a buzina de um ônibus. Imediatamente para e evita o acidente.

Por quais estruturas da sua orelha o som passou até ser interpretado pelo cérebro e assim não ser atropelado?

Page 10: Situacao de aprendizagem  modelo de orelha

3ª Etapa - Roteiro de Experimentação:Nesta montagem, vocês construirão um modelo de orelha:Materiais:Forma de torta com fundo removívelFilme plásticoPapelCanudo dobrávelBolinha de isoporTigela de Vidro com água

Procedimentos:a)Adaptar o filme na forma, formando uma película;b)Fazer um cone de papel e colar no filme;c)Colar o canudo nos cone de papel e adaptar a bolinha no canudo.d)Colocar a tigela com água embaixo da bolinha de isopore)Testando: bater palmas e verificar a movimentação da água.

Page 11: Situacao de aprendizagem  modelo de orelha

Durante o experimento, faça anotações sobre:Intensidade da palma Movimentação da água

Fraca

Média

Forte

Page 12: Situacao de aprendizagem  modelo de orelha

Questões:

Quais estruturas do ouvido poderiam ser representadas no modelo de orelha?Baseando-se nas observações realizadas durante o experimento, como você explicaria o funcionamento do modelo de orelha?

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-sensorial/audicao.php

Page 13: Situacao de aprendizagem  modelo de orelha

http://youtu.be/rmUN1aQKmsM

Vídeo: Fisiologia da audição

Page 14: Situacao de aprendizagem  modelo de orelha

4ª Etapa – Leitura compartilhada do TextoO ouvido humano

O ouvido consiste em 3 partes básicas - o ouvido externo, o ouvido médio, e o ouvido interno. Cada parte serve para uma função específica para interpretar o som. O ouvido externo serve para coletar o som e o levar por um canal ao ouvido médio. O ouvido médio serve para transformar a energia de uma onda sonora em vibrações internas da estrutura óssea da ouvido médio e finalmente transformar estas vibrações em uma onda de compressão ao ouvido interno. O ouvido interno serve para transformar a energia da onda de compressão dentro de um fluido em impulsos nervosos que podem ser transmitidos ao cérebro. As três partes do ouvido podem ser vistas abaixo.

Audição

O ouvido externo consiste da orelha e um canal de aproximadamente 2 cm. A orelha serve para proteger o ouvido médio e prevenir danos ao tímpano. A orelha também canaliza as ondas que alcançam o ouvido para o canal e o tímpano no meio do ouvido. Devido ao comprimento do canal , ele é capaz de amplificar os sons com frequências de aproximadamente 3000 Hz. À medida que o som propaga através do ouvido externo, o som ainda está na forma de uma onda de pressão, que é um sequência alternada de regiões de pressões mais baixas e mais altas. Somente quando o som alcança o tímpano, na separação do ouvido externo e médio, a energia da onda é convertida em vibrações na estrutura óssea do ouvido.

Page 15: Situacao de aprendizagem  modelo de orelha

O ouvido médio é uma cavidade cheia de ar, consistindo na bigorna e 3 pequenos ossos interconectados - o martelo, a bigorna e o estribo. O tímpano é uma membrana muito durável e bem esticada que vibra quando a onda a alcança. Como mostrado acima, uma compressão força o tímpano para dentro e a rarefação o força para fora. Logo, o tímpano vibra com a mesma frequência da onda. Como ela está conectada ao martelo, os movimento do tímpano coloca o martelo, a bigorna, eo estribo em movimento com a mesma frequência da onda. O estribo é conectado ao ouvido interno. Assim, as vibrações do estribo são transmitidas ao fluido do ouvido médio e criam uma onda de compressão dentro do fluido. Os 3 pequenos ossos do ouvido médio agem como amplificadores das vibrações da onda sonora. Devido à vantagem mecânica, os deslocamentos da bigorna são maiores do que a do martelo. Além disso, como a onda de pressão que atinge uma grande área do tímpano é concentrada em uma área menor na bigorna, a força da bigorna vibrante é aproximadamente 15 vezes maior do que aquela do tímpano. Esta característica aumenta nossa possibilidade de ouvir o mais fraco dos sons. O ouvido médio é uma cavidade cheia de ar que é conectada ao tubo de Eustáquio e à boca. Esta conexão permite a equalização da pressão das cavidades cheias de ar do ouvido. Quando esta passagem fica congestionada devido a um resfriado, a cavidade do ouvido é impossibilitada de equalizar sua pressão; isto frequentemente leva a dores de ouvido e outras dores.

Page 16: Situacao de aprendizagem  modelo de orelha

O ouvido interno consiste de uma coclea, canais semicirculares, e do nervo auditivo. A coclea e os canais semicirculares são cheios de um líquido. O líquido e as células nervosas dos canais semicirculares não têm função na audição; eles simplesmente servem como acelerômetros para detetar movimentos acelerados e na manutemção do equilíbrio do corpo. A coclea é um orgão em forma de um caramujo que pode esticar até 3 cm.Além de estar cheio de um fluido, a superfície interna da coclea está alinhada com cerca de 20.000 células nervosas que performam a funções mais críticas na nossa capacidade de ouvir. Estas células nervosas possuem comprimentos diferentes, por diferenças minúsculas; eles também possuem diferentes graus de elasticidade no fluido que passa sobre eles. À medida que uma onda de compressão se move da interface entre o martelo do ouvido médio para a janela oval do ouvido interno através da coclea, as células nervosas na forma de cabelos entram em movimento. Cada célula capilar possui uma sensibilidade natural a uma frequência de vibração particular.Quando a frequência da onda de compressão casa com a frequência natural da célula nervosa, a célula irá ressoar com uma grande amplitude de vibração. Esta vibração ressonante induz a célula a liberar um impulso elétrico que passa ao longo do nervo auditivo para o cérebro. Em um proceso que ainda não é compreendido inteiramente, o cérebro é capaz de interpretar as qualidades do som pela reação dos impulsos nervosos.

Fonte: www.if.ufrj.br

Page 17: Situacao de aprendizagem  modelo de orelha

5ª Etapa - AvaliaçãoOs grupos farão um relatório do Experimento,

respondendo as questões propostas. Após a montagem desse relatório, os grupos produzirão um texto (informativo) relacionando o modelo de orelha com o funcionamento de uma orelha real.

Page 18: Situacao de aprendizagem  modelo de orelha

RecuperaçãoCom base nos textos produzidos, o professor

montaria agrupamentos produtivos onde alunos poderiam aprender com seus colegas . Cada grupo levantaria suas principais dúvidas e pesquisariam na sala de informática, as respostas. A socialização dos trabalhos serviria para intervenção do professor e reconstrução das conclusões com todos.

Page 19: Situacao de aprendizagem  modelo de orelha

Diretorias de EnsinoAdamantinaAmericanaAndradina