sítios arqueológicos renata e fabíloa

30
ASSUNTO: FAZENDAS DE MIRACEMA: SANTA CRUZ E BOA VISTA RENATA BOCAFOLI, FABÍOLA FARIA. SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS: TESTEMUNHAS SILENCIOSAS

Upload: diego-righi

Post on 07-Jun-2015

553 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sítios arqueológicos renata e fabíloa

A S S U N TO : FA Z E N D A S D E M I R A C E M A :

S A N TA C R U Z E B O A V I S TA

R E N ATA B O C A F O L I , FA B Í O L A FA R I A .

SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS:TESTEMUNHAS SILENCIOSAS

Page 2: Sítios arqueológicos renata e fabíloa

• O que é sítio arqueológico?

• Um sítio arqueológico é um local no qual os homens que viveram antes do início de nossa civilização deixaram algum vestígio de suas atividades: uma ferramenta de pedra lascada, uma fogueira na qual assaram sua comida, uma pintura, uma sepultura, ou até mesmo a simples marca de seus passos.

Page 3: Sítios arqueológicos renata e fabíloa

FAZENDA SANTA CRUZ

Page 4: Sítios arqueológicos renata e fabíloa
Page 5: Sítios arqueológicos renata e fabíloa

SITUAÇÃO E AMBIÊNCIA

• A Fazenda Santa Cruz está localizada na Serra da Ventania. O conjunto é constituído de casa sede , antiga venda, casa de colono, senzala, tulha, terreiro de café e curral. Às margens da estrada que leva à casa sede, está localizado um grande açude, que abastece a fazenda.

Page 6: Sítios arqueológicos renata e fabíloa

DESCRIÇÃO ARQUITETÔNICA

• A casa sede da Fazenda Santa Cruz, construída na segunda metade do século XIX, de planta retangular, mantém em sua fachada principal um alpendre, através do qual chega-se à porta de entrada. O alpendre, um dos elementos que caracteriza o estilo romântico da edificação, é formado por três arcos plenos vedados acima das vergas por treliças em madeira. O beiral é forrado com madeira e embeleza muito a edificação.

Page 7: Sítios arqueológicos renata e fabíloa

• As três salas e os três quartos possuem um rodapé alto, que funciona também como elemento decorativo e funcional, protegendo as paredes dos esfregões do passado.

Page 8: Sítios arqueológicos renata e fabíloa

Histórico

• Não foi possível identificar quem foram os pioneiros da Fazenda Santa Cruz. Entretanto, sabe-se que, no segundo quartel do século XIX, foi adquirida pelos irmãos Léon, Louis e Vicente Perissé, acompanhados da irmã caçula Adelaide.

Page 9: Sítios arqueológicos renata e fabíloa

Outro registro importante que merece destaque é o fato de terem saído da Fazenda Santa Cruz para colecionadores franceses e de institutos de pesquisas da Europa exemplares de nossa flora e fauna. Na partilha dos bens, os dois quadros restantes com as coleções de borboletas de Santa Cruz foram entregues às suas filhas que os conservam até hoje e que já devem ultrapassar cento e cinquenta anos.

Page 10: Sítios arqueológicos renata e fabíloa

Depois da família Perissé, a Fazenda Santa Cruz, que possuía 210 alqueires de terras, foi vendida para os

senhores Lourenço Pinto Alves, que ficou com a casa-sede e grande parte das benfeitorias, com uma área

de 105 alqueires de terras, e ao Sr. Luiz Mury, também com 105 alqueires de terras.

Page 11: Sítios arqueológicos renata e fabíloa

DETALHAMENTO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO

• O estado de conservação da casa sede requer cuidados. Com a substituição da cobertura por telhas novas, não há sinais de goteiras. No porão, a situação é um pouco mais grave, uma vez que dois dos esteios que sustentam os baldrames foram removidos devido ao apodrecimento, em seu lugar, foram instaladas escoras provisórias de eucalipto. Foi verificada também a existência de ataque por xilófagos da espécie cupim de solo, que provocaram a deterioração de parte de alguns barrotes.

Page 12: Sítios arqueológicos renata e fabíloa

• Foto tirada durante o trabalho de campo em 2012.

Page 13: Sítios arqueológicos renata e fabíloa
Page 14: Sítios arqueológicos renata e fabíloa
Page 15: Sítios arqueológicos renata e fabíloa
Page 16: Sítios arqueológicos renata e fabíloa

Não foi encontrado os proprietários da fazenda ou o caseiro, mas o Senhor Abel(vizinho da fazenda) nos levou

até o local e nos deu algumas informações.

Page 17: Sítios arqueológicos renata e fabíloa

Consta que, no ribeirão que banha a propriedade, era retirado ouro, e joias chegaram a

ser confeccionadas, algumas das quais ainda permanecem em poder da família

Page 18: Sítios arqueológicos renata e fabíloa
Page 19: Sítios arqueológicos renata e fabíloa

FAZENDA BOA VISTA

Page 20: Sítios arqueológicos renata e fabíloa

SITUAÇÃO E AMBIÊNCIA

• O acesso à Fazenda Boa Vista é feito através de uma estrada vicinal de terra batida, que parte de um entroncamento na rodovia que liga Miracema ao município de Palma. A Fazenda Boa Vista foi repartida entre os herdeiros de Altivo Mendes Linhares, gerando novas e pequenas propriedades, que foram se formando ao longo da estrada. A casa sede está localizada num platô onde também estão instaladas uma garagem e piscina, serraria, tulha, casa de colono, terreiro atualmente

• cimentado para secagem de café, curral, galinheiro e estábulo. Também possui um pomar com muitos jambeiros, mangueiras, coqueiros, além de outras espécies frutíferas.

Page 21: Sítios arqueológicos renata e fabíloa

• Toda a área em frente à casa sede é orlada por uma cerca viva podada, que acompanha parte de uma antiga mureta de contenção do terreno, ainda existente. A capela está situada às margens da estrada que leva às fazendas Ventania de Baixo e Ventania de Cima, além do grande açude e represa que forma uma pequena cachoeira de onde vem a água que abastece a casa sede, o curral e a casa de colono.

Page 22: Sítios arqueológicos renata e fabíloa

DESCRIÇÃO ARQUITETÔNICA

• A casa sede, junto a uma das tulhas e ao depósito, dão à construção o formato de um “L” invertido. A porta de entrada principal da casa, em madeira com duas folhas engrelhadas, é ladeada por três janelas de cada lado, também engrelhadas, mas com guilhotinas de caixilhos de vidro externas. A capela, dedicada a Santo Antônio, é uma construção muito simples. Edificada em 1934, teve sua pedra fundamental lançada em 13 de junho, por ocasião do aniversário do padroeiro da cidade e santo de grande devoção do proprietário.

Page 23: Sítios arqueológicos renata e fabíloa

DETALHAMENTO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO

• O estado de conservação da casa é bom. Foram realizadas algumas obras mais recentes, como os dois banheiros que formam as duas suítes da casa, além da substituição de todo o forro das salas e quartos. O mobiliário da casa sede é uma testemunha silenciosa da época de opulência e de grande movimentação política exercida por seu proprietário, o temido e respeitado capitão Altivo Mendes Linhares, homem público, de grande projeção e prestígio no cenário político fluminense do século passado.

Page 24: Sítios arqueológicos renata e fabíloa
Page 25: Sítios arqueológicos renata e fabíloa
Page 26: Sítios arqueológicos renata e fabíloa

HISTÓRICO

• A Fazenda Boa Vista foi fundada pelo Capitão Altivo Mendes Linhares, por volta de 1914, em um lote de terras desmembrado por herança da parte que lhe cabia, na Fazenda Cachoeira Bonita, que pertenceu a Deodato e Reginaldo Mendes Linhares, respectivamente, seus pai e tio.

Page 27: Sítios arqueológicos renata e fabíloa

OBJETIVO:

• Nosso objetivo é estudar a história das fazendas catalogadas pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio cultural), instruir os moradores locais a respeito da importância dos vestígios deixados pela sociedade passada e como identificá-los para preservá-los e não serem removidos do seu local de origem para não perder o seu contexto de patrimônio arqueológico.

Page 28: Sítios arqueológicos renata e fabíloa

• AGRADECIMENTOS:

• Aos Orientadores: Dr. Júlio Gralha e Dra. Nanci Vieira • A coorientadora : Mestra Sandra Maria Gomes de Azevedo • A família Jovens Talentos e FAETEC – CVT Miracema.• Ao Sr. Abel e ao Sr. Antônio• A Sra. Mirian Perissê e ao Sr. Lourival

Page 29: Sítios arqueológicos renata e fabíloa

BIBLIOGRAFIA

• http://www.fumdham.org.br/sitiosarq.asp• Google pró 2009• Fazendas INEPAC (Instituto Estadual do

Patrimônio Cultural)

Page 30: Sítios arqueológicos renata e fabíloa

Obrigada!