sit grupo 5

12
Público Alvo: 9º Ano Tempo Previsto: 5 aulas

Upload: gis22

Post on 21-Jun-2015

331 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sit grupo 5

Público Alvo: 9º Ano

Tempo Previsto: 5 aulas

Page 2: Sit grupo 5

    Antonio Barreto (Antonio de Pádua Barreto Carvalho) nasceu em Passos (MG) em 13 de junho de 1954. Reside

em Belo Horizonte desde 1973. Morou também em algumas cidades do Oriente Médio, onde trabalhou como projetista de Engenharia Civil, na construção de estradas, pontes e ferrovias. Tem vários prêmios nacionais e internacionais de literatura, para obras inéditas e publicadas, nos gêneros: poesia, conto, romance e literatura infanto-juvenil. Entre eles: Prêmio Jabuti (Câmara Brasileira do Livro - três  vezes, oito vezes indicado), Bolsa Vitae de Literatura, Prêmio Remington, Bienal Nestlé de Literatura, Prêmio Minas de Cultura, Prêmio Nacional de Contos do Paraná, Prêmio “Guimarães Rosa” de romance, Prêmio “Emílio Moura” de poesia, Prêmio “Cidade de Belo Horizonte” - poesia e contos, Prêmio “João-de-Barro” de literatura infantil e juvenil , Prêmio “Carlos Drummond de Andrade” e “Manuel Bandeira” de poesia, UBE (SP), UBE (PE), UBE(RJ); Prêmio “Henriqueta Lisboa”, Prêmio “Petrobrás” de Literatura, Prêmio Nacional de Literatura/UFMG, Prêmio Bienal do Livro de BH, Prêmio Bienal Internacional do Livro de SP, Prêmios de “Leitura Altamente Recomendável” para crianças e jovens/FNLIJ-RJ, Prêmio “Tereza Martin” de Literatura, Prêmio Internacional da Paz/Poesia (ONU), Prêmio “Ezra Jack Keats” da Unesco/Unicef (EUA), Prêmios/ Obras/Catálogo do IBBY (Unesco) e Prêmios/Obras/Catálogos Bienais Internacionais do Livro de Bratislava, Barcelona, Bolonha, Frankfurt e Cidade do México. Participa também de várias antologias nacionais e estrangeiras de poesia e contos. Foi redator do Suplemento Literário do Minas Gerais, articulista e cronista do jornal Estado de Minas e da revista “Morada” (BH). Colabora com textos críticos, poemas e artigos de opinião para “El Clarín” (Buenos Aires), “Ror” (Barcelona); “Zidcht” (Frankfurt), “Somam” (Bruxelas); ” : e outros periódicos. Atualmente coordena a Coleção “Para Ler o Mundo”, da Formato Editori.

Principais obras publicadas: Poesia: O sono provisório (Francisco Alves, 78); Vastafala (Scipione, 88). Contos: Os ambulacros das holotúrias/Reflexões de um caramujo (UFMG, 90/93). Romance: A barca dos amantes (Lê, 90); A guerra dos parafusos (José Olympio, 93). Infantis e Juvenis: Lua no varal e Isca de pássaro é peixe na gaiola (Miguilim, 87, 89);  A noite é um circo sem lona (Record, 87); Livro das simpatias (RHJ, 90); Bombeiros do sol, com Graça Sette (José

Olympio, 97); Brincadeiras de anjo, Tem um avião lá fora, O velho pássaro da lua e Balada do primeiro amor (FTD, 87, 87, 96, 97).

Crônicas: Transversais do Mundo (Lê, 99) A sair: Zoonário (Mercuryo, 01), O menino que não sonhava só (Mercuryo, 01).

Page 3: Sit grupo 5

Conteúdo e Temas: Estudo do gênero textual crônica: elementos da narrativa; leitura de crônicas diferenciadas; letras de músicas sobre o tema; produção de narrativas coletivas (crônica); estudo dos aspectos linguísticos; preenchimento de ficha organizativa.

Page 4: Sit grupo 5

Beija Eu (Marisa Monte)

Seja eu, Seja eu, Deixa que eu seja eu.E aceitaO que seja seu.Então deita e aceita eu.

Molha eu, Seca eu, Deixa que eu seja o céuE recebaO que seja seu.Anoiteça e amanheça eu.

Beija eu,Beija eu,Beija eu, me beija.DeixaO que seja ser

Então beba e recebaMeu corpo no seu corpo, Eu no meu corpo,Deixa, Eu me deixoAnoiteça e amanheça

Page 5: Sit grupo 5

Beijo, beijo, beijo, beijo,beijinho, beijão. BEIJO, BEIJINHO, BEIJÃO ( Larissa Manoela)Todo dia tem um beijo na televisão.O galã beija a mocinha; a netinha, o vovô,A mamãe beija o bebê bem lá no popô.

Beijo, um beijo,Também desejo beijar

Tem o beijo estalado, um beijo tão bom;tem o beijo bitoquinha, o beijo, beijão!Tem o beijo de cinema, beijo de amor,Tem o beijo do amigo, o beijo de dor!Será que tem beijo ruim?Não seiMas também tem beijo bem bom!

Beijo, beijo, beijoqueiro,Beijo, beijo, beijo, beijo,Beijo, beijar é tão bom!

Beijo, beijo, beijo, beijoBeijinho, beijão

Beijo, beijo, beijo, beijoBeijinho, beijão

Quando o vento bate forte, vem beijo apertado,Quando a chuva tá caindo, vem beijo molhado,Quando a gente tá no mar, tem beijo salgado,O primeiro beijo é sempre o beijo lembrado

Beijo, um beijo,Também desejo beijar

Será que tem beijo ruim?Mas também tem beijo bem bom

Beijo, beijo, beijoqueiroBeijo, beijo, beijo, beijoBeijo, beijar é tão bom

Page 6: Sit grupo 5

Competência e habilidade: Inferir o sentido principal do texto, no sentido global. Reconhecer o gênero do texto em estudo; interpretar o sentido do texto; localizar itens de informações específicas e implícitas; identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.

Page 7: Sit grupo 5

Estratégias: Leitura individual e coletiva de crônicas, discussão oral sobre o texto as letras das músicas, interpretação do texto; e organização de ficha organizativa/ ficha leitura.

Page 8: Sit grupo 5

• Levantar informações do texto e comparando-as com outros, de seu conhecimento de mundo, de maneira a construir os sentidos do texto;

 • Qual trecho chamou mais atenção, pois

sabemos que nem todo texto fica na memória dos nossos alunos;

 • Palavras que os alunos podem perceber

como os elementos narrativos perguntados anteriormente: Onde se passou? Quando? Com quem? Como se deu? Qual o foco narrativo? Como terminou a história?

Page 9: Sit grupo 5

Recursos: Texto “Meu primeiro beijo” de Antonio Barreto; outras crônicas selecionadas pelo professor, músicas, internet, etc.

Avaliação: Produção de crônica direcionada pelo professor; preenchimento de ficha organizativa com elementos dos textos produzidos pelos alunos.

Page 10: Sit grupo 5

QUADRO SÍNTESE

Informações sobre o texto Texto 1

Título

Nome do autor

A que gênero pertence

Onde o texto foi publicado

Tema

Informações obtidas sobre o tema com a leitura do texto

Page 11: Sit grupo 5

Informações gerais sobre o texto

Outras informações que julgaram relevantes (que disciplinas podem ser envolvidas)

Quem é o eu lírico?

Que sentimentos o beijo pode causar ou transmitir?

Qual a simbologia de um beijo?

Page 12: Sit grupo 5

Participantes do grupo:

Glauciane Catanho Maria de Souza Dias Maria Elisa Amorim Marinês B. Pavão Nair Gonçalves de S. Domingues Valter Luis de Brito