sistemas

14
SISTEMAS SISTEMAS PLANEJADOS PARA PLANEJADOS PARA FACILITAR A FACILITAR A COMUNICAÇÃO NA COMUNICAÇÃO NA CRIANÇA COM TEA CRIANÇA COM TEA

Upload: craeditgd

Post on 04-Jul-2015

1.235 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sistemas

SISTEMAS SISTEMAS PLANEJADOS PARA PLANEJADOS PARA

FACILITAR A FACILITAR A COMUNICAÇÃO NA COMUNICAÇÃO NA CRIANÇA COM TEACRIANÇA COM TEA

Page 2: Sistemas

A intervenção precoce e continuada nos Distúrbios do A intervenção precoce e continuada nos Distúrbios do Desenvolvimento, é fundamental para que o quadro Desenvolvimento, é fundamental para que o quadro clínico apresentado pelos indivíduos portadores do clínico apresentado pelos indivíduos portadores do Transtorno Autista evolua satisfatoriamente, no que Transtorno Autista evolua satisfatoriamente, no que tange à sua comunicação geral, e em especial, para o tange à sua comunicação geral, e em especial, para o desenvolvimento de sua linguagem receptiva e desenvolvimento de sua linguagem receptiva e expressiva, oral, gestual e escrita, capacitando–o para expressiva, oral, gestual e escrita, capacitando–o para compreender, realizar demandas e agir sobre o compreender, realizar demandas e agir sobre o ambiente que cerca.ambiente que cerca.

O mérito é conseguir que a criança utilize a O mérito é conseguir que a criança utilize a comunicação funcional, ou seja, que a criança se faça comunicação funcional, ou seja, que a criança se faça entendida. Para uns a comunicação verbal é possível e entendida. Para uns a comunicação verbal é possível e alcançável. Para outros, a comunicação por gestos ou alcançável. Para outros, a comunicação por gestos ou por utilização de símbolos ou figuras já é de grande por utilização de símbolos ou figuras já é de grande valia.valia.

Page 3: Sistemas

O PECS é dividido em 6 fases. Na 1ª fase, o objetivo é o de permutar a figura. Mais tarde a criança aprende a generalizar essa habilidade de forma que possa se comunicar com um grande nº de pessoas diferentes, em diferentes lugares e por diferentes motivos. Eventualmente, a criança poderá produzir sentenças com as figuras em uma “tira” de sentenças e poderá expandir o vocabulário.

O PECS dá à criança a possibilidade de expressar suas necessidades e desejos de uma maneira muito fácil de entender. Muitas crianças que começaram a utilizar o PECS também desenvolvem a fala como um efeito colateral, claro que é um efeito colateral muito agradável!

MÉTODO PECS MÉTODO PECS

Page 4: Sistemas
Page 5: Sistemas

A criança é um participante ativo ao invés de um A criança é um participante ativo ao invés de um recipiente passivo de informação.recipiente passivo de informação.

O Programa Son-Rise propõe a implementação de um O Programa Son-Rise propõe a implementação de um programa dirigido pelos pais na residência da criança ou programa dirigido pelos pais na residência da criança ou adulto com autismo. As sessões individuais (um-para-adulto com autismo. As sessões individuais (um-para-um) são realizadas em um quarto especialmente um) são realizadas em um quarto especialmente preparado com poucas distrações visuais e auditivas, preparado com poucas distrações visuais e auditivas, contendo brinquedos e materiais motivadores que contendo brinquedos e materiais motivadores que sirvam como instrumento de facilitação para a interação sirvam como instrumento de facilitação para a interação e subseqüente aprendizagem. e subseqüente aprendizagem.

MÉTODO SON-RISEMÉTODO SON-RISE

Page 6: Sistemas

MÉTODO SON-RISEMÉTODO SON-RISE

O Programa Son-Rise é lúdico. A ênfase está na diversão. Isto O Programa Son-Rise é lúdico. A ênfase está na diversão. Isto significa que os pais, facilitadores e voluntários seguem os significa que os pais, facilitadores e voluntários seguem os interesses da criança e oferecem atividades divertidas e interesses da criança e oferecem atividades divertidas e motivadoras nas quais a criança esteja empolgada para participar. motivadoras nas quais a criança esteja empolgada para participar.

Uma vez que a pessoa com autismo esteja motivada para interagir Uma vez que a pessoa com autismo esteja motivada para interagir com um adulto, este adulto facilitador poderá então criar interações com um adulto, este adulto facilitador poderá então criar interações que a ajudarão a aprender todas as habilidades do que a ajudarão a aprender todas as habilidades do desenvolvimento que são aprendidas através de interações desenvolvimento que são aprendidas através de interações dinâmicas com outras pessoas (por exemplo, o contato visual “olho dinâmicas com outras pessoas (por exemplo, o contato visual “olho no olho”, as habilidades de linguagem e de conversação, o brincar, no olho”, as habilidades de linguagem e de conversação, o brincar, a imaginação, a criatividade, as sutilezas do relacionamento a imaginação, a criatividade, as sutilezas do relacionamento humano). humano).

Page 7: Sistemas

MÉTODO SON-RISEMÉTODO SON-RISE

Page 8: Sistemas

MÉTODO TEACCHMÉTODO TEACCH

O programa Teacch (Treatment and Education of O programa Teacch (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Autistic and Related Communication Handicapped Children), que em português significa Tratamento e Children), que em português significa Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados com a Comunicação, é um programa Relacionados com a Comunicação, é um programa educacional e clínico com uma prática educacional e clínico com uma prática predominantemente psicopedagógica criado a partir de predominantemente psicopedagógica criado a partir de um projeto de pesquisa que buscou observar um projeto de pesquisa que buscou observar profundamente os comportamentos das crianças profundamente os comportamentos das crianças autistas em diferentes situações e frente a diferentes autistas em diferentes situações e frente a diferentes estímulos.estímulos.

Page 9: Sistemas

MÉTODO TEACCHMÉTODO TEACCH

Na terapêutica psicopedagógica do método Teacchtrabalha-se concomitantemente a linguagem receptiva e aexpressiva. São utilizados estímulos visuais (fotos, figuras, cartões), estímulos corporais (apontar, gestos, movimentoscorporais) e estímulos audiocinestesicovisuais (som,palavra, movimentos associados às fotos) para buscar a

linguagem oral ou uma comunicação alternativa. Por meio de cartões com fotos, desenhos, símbolos,palavra escrita ou objetos concretos em seqüência (p . ex .,potes, legos etc.), indicam-se visualmente as atividades queserão desenvolvidas naquele dia na escola.

Page 10: Sistemas

MÉTODO TEACCHMÉTODO TEACCH

Page 11: Sistemas

MÉTODO FLOORTIMEMÉTODO FLOORTIME

Desenvolvido pelo psiquiatra infantil Stanley Greenspan, Floortime (ao pé da letra tempo no chão) é um método de tratamento que leva em conta a filosofia de interagir com uma criança autista.

Os pais e outros profissionais entram numa brincadeira que a criança goste ou se interesse e segue aos comandos que a própria criança lidera. A partir dessa ligação mútua, os pais ou o adulto envolvido na terapia, são instruídos em como mover a criança para atividades de interação mais complexa, um processo conhecido como ” abrindo e fechando círculos de comunicação”.

Page 12: Sistemas

MÉTODO FLOORTIMEMÉTODO FLOORTIME

Floortime não separa ou foca nas Floortime não separa ou foca nas diferentes habilidades da fala, habilidades diferentes habilidades da fala, habilidades

motoras ou cognitivas, mas guia essas motoras ou cognitivas, mas guia essas habilidades propriamente, enfatizando o habilidades propriamente, enfatizando o desenvolvimento emocional. A intervenção é desenvolvimento emocional. A intervenção é chamada Floortime porque os adultos vão para chamada Floortime porque os adultos vão para o chão, para poder interagir com a criança no o chão, para poder interagir com a criança no seu nível e olho no olho. seu nível e olho no olho.

Page 13: Sistemas

MÉTODO FLOORTIMEMÉTODO FLOORTIME

Page 14: Sistemas

Para mais informações...Para mais informações...

http://www.inspiradospeloautismo.com.brhttp://www.inspiradospeloautismo.com.br http://topediatrica.blogspot.com/http://topediatrica.blogspot.com/