sistema respiratório -...

35
Professor: Bruno Aleixo Venturi Sistema Respiratório Hermann Blumenau – Complexo Educacional Curso: Técnico em Saúde Bucal Anatomia e Fisiologia Geral

Upload: vonhu

Post on 16-Dec-2018

228 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Professor: Bruno Aleixo Venturi

Sistema Respiratório

Hermann Blumenau – Complexo Educacional Curso: Técnico em Saúde Bucal

Anatomia e Fisiologia Geral

Qual tempo podemos ficar sem respirar ?

1- Conhecer as estruturas que constituem o sistema respiratório. 2 - Conhecer os fluxos de oxigênio e gás carbônico durante o ciclo respiratório.

3 - Identificar as relações entre as circulação sistêmica e pulmonar e a função dos pulmões.

OBJETIVOS

Sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas do organismo dos animais com o meio ambiente possibilitando a respiração celular. .

Respiração: consiste na absorção do oxigênio (O2) do meio ambiente e na eliminação do gás carbônico (CO2) pelo organismo.

Porção respiratória = troca gasosa

Musculatura acessória

Porção de condução = função de condutância

TratoRespiratórioSuperior:Foradacavidadetorácica-Nariz-Faringe-Laringe-Partesuperiordatraquéia

TratoRespiratórioInferior:Dentrodacavidadetorácica-Parteinferiordatraquéia-Brônquios-Bronquíolos-Alvéolos-Pulmões-Pleura-Músculosqueformamacavidade

Comunica-se com o meio externo através das narinas. A cavidade nasal é dividida em direita e esquerda pelo septo nasal . O septo nasal está constituído p o r p a r t e s c a r t i l a g i n o s a (cartilagem do septo nasal) e óssea (lâmina perpendicular do etmóide e vômer).

Nariz

Filtrar

Aquecer

Umidificar

* Olfativo

Os ossos frontal, maxila, esfenóide e etmóide apresentam cavidades denominadas seiosparanasais. Estes seios paranasais são forrados pela mesma mucosa da cavidade nasal, em toda sua continuidade. Os seios paranasais são respectivamente: seio frontal,seio etmoidal e seio maxilar.

Seio saudável

Seio frontal

Seio etimoidal

Seio esfeinoidal

Seio maxilar

Septo

Seio inflamado

Excesso muco Infecção seio

Sinusite

Sintomas: - Dor de cabeça - Febre - Muco - Pressão dos seios

Porção do trato digestivo que serve tanto como via para o sistema digestivo quanto para o respiratório.

Consiste em uma série de cartilagens, como a tiroide, a cricoide e a epiglote e três pares de cartilagens membrana mucosa que são movidas pelos músculos da laringe.

* Anel de cartilagem

Brônquios Tubo cartilaginoso que permite a passagem do ar.

Bronquíolos Tubo cartilaginoso que conduz o

ar; Onde ocorre hematose.

Bronquíolos Tubo cartilaginoso que conduz o

ar; Onde ocorre hematose.

Órgão da respiração situados na cavidade torácica, logo acima do diafragma; Dividido: Direito:3 lobos; Esquerdo:2 lobos

Basicamente formado por estruturas chamadas de alvéolos. * Revestidos pela pleura

Pleura: membrana que reveste o pulmão e a parede do tórax; Cavidade pleural: líquido pleural lubrificação.

Alvéolos: local aonde ocorre a troca gasosas

Alvéolos rodeados por capilares, onde entram o sangue venoso (rico em gás carbônico e se tornará um sangue a r t e r i a l ( r i c o e m oxigênio)

Respirador bucal: suas consequências:

- Rendimento físico e escolar diminuídos por dormirem mal; - Sono agitado e pesadelos; - Ronco noturno e excesso de baba no travesseiro - Olheiras crônicas - Deficiência no sistema imunológico - Aumento dos batimentos cardíacos

A adenóide é a hipertrofia de um tecido que fica um pouco atrás da cavidade nasal e que é conhecido como tonsilas faríngeas.

Ocorre principalmente na i n f â n c i a p o r c o n t a d a s f requentes compl icações causadas por vírus, bactérias e exposição a ambientes não saudáveis para o aparelho respiratório.

SINTOMAS Os sintomas da adenóide geralmente estão associados a um mau funcionamento do ato de respirar em si, dentre eles: Dificuldade de respiração pelas narinas, Ronco; Respiração sibilante (assobiando); Dificuldade de respirar ao se deitar); Voz nasal, etc.

Desvio septo O septo é uma estrutura que divide o nariz em duas partes. Sua alteração impede em que ar passe de forma adequada, dificultando a respiração.

Criança com 6 e 9 anos, respiradora bucal e presença de adenóide. General Dentistry, 2010.

O cérebro é extremamente sensível à privação de oxigênio. Na verdade, o cérebro pode sobreviver apenas quatro minutos sem oxigênio, e então muitas vezes com danos irreparáveis em consequência a morte.

Ahiperven6laçãoéumacondiçãoemqueapessoacomeçaarespirarmuitorapidamente.Na hipervenHlação este equilíbrio é perturbado porque a pessoaexalamaisdoque inala, levandoauma rápida reduçãonodióxidodecarbononocorpo.

ExistemdiversosfatoresquepodemcausarahipervenHlação.Normalmenteocorredevidoa:-Ansiedade-Ataquedepânico-Nervosismo-Estresse

Dentre os sintomas da hiperventilação, os mais comuns são: Dor no peito Confusão Tontura Boca seca Espasmos musculares nas mãos e nos pés Dormência e formigamento nos braços Palpitações Falta de ar Fraqueza.

Quanto tempo podemos sobreviver sem tomar água? Sem nada de água, dificilmente o ser humano sobrevive mais do que três dias. Tudo depende muito da temperatura e da umidade do ambiente em que o indivíduo está. Quanto mais seco e mais calor, mais rápido desidratamos.

Qual é o percentual máximo de sangue que uma pessoa pode perder? Nosso volume de sangue circulante é, em média, de 5,5 l, considerando uma pessoa de 70 kg. Até metade desse total é possível administrar sem muita dificuldade. À medida que o indivíduo vai perdendo mais sangue, a taquicardia aumenta e pode haver hipotensão e perda de consciência.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO