sistema reprodutor daniela

11
Sistema Reprodutor Sistema Reprodutor Daniela 2º ano Daniela 2º ano O sistema reprodutor humano, também O sistema reprodutor humano, também chamado de sistema genital, é formado por chamado de sistema genital, é formado por órgãos que constituem o aparelho genital órgãos que constituem o aparelho genital masculino e feminino. masculino e feminino.

Upload: luzacosta

Post on 02-Jul-2015

8.619 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

Trabalho realizado pelos alunos do 2º ensino médio do Colégio Estadula Azevedo Fernandes.

TRANSCRIPT

Page 1: Sistema Reprodutor Daniela

Sistema ReprodutorSistema Reprodutor

Daniela 2º anoDaniela 2º anoO sistema reprodutor humano, também O sistema reprodutor humano, também

chamado de sistema genital, é formado por chamado de sistema genital, é formado por órgãos que constituem o aparelho genital órgãos que constituem o aparelho genital

masculino e feminino.masculino e feminino.

Page 2: Sistema Reprodutor Daniela

O sistema reprodutor masculinoO sistema reprodutor masculino

O sistema reprodutor O sistema reprodutor masculino é masculino é composto pelos composto pelos testículos, epidídimo, testículos, epidídimo, ductos deferentes, ductos deferentes, vesícula seminal, vesícula seminal, próstata e pênis.próstata e pênis.

Page 3: Sistema Reprodutor Daniela

O sistema reprodutor masculinoO sistema reprodutor masculino São 2 testiculos localizados no interior São 2 testiculos localizados no interior

de um saco denominado bolsa de um saco denominado bolsa escrotal. No interior de cada testículo escrotal. No interior de cada testículo existem cerca de 900 túbulos existem cerca de 900 túbulos seminíferos, cada um com seminíferos, cada um com aproximadamente 60 cm. de aproximadamente 60 cm. de comprimento. No interior dos túbulos comprimento. No interior dos túbulos seminíferos é que, a partir de certa seminíferos é que, a partir de certa fase da puberdade, ocorre a fase da puberdade, ocorre a espermatogênese, isto é, a produção espermatogênese, isto é, a produção dos espermatozóides. Estes são dos espermatozóides. Estes são produzidos em grande quantidade produzidos em grande quantidade (milhões) a cada dia, a partir de (milhões) a cada dia, a partir de células mais primitivas, as células mais primitivas, as espermatogônias que, com o estímulo espermatogônias que, com o estímulo hormonal a partir da puberdade, hormonal a partir da puberdade, passam por uma série de divisões passam por uma série de divisões celulares e formam, através destas celulares e formam, através destas divisões, outros tipos de células que divisões, outros tipos de células que evoluem até que sejam formadas as evoluem até que sejam formadas as espermátides, que se transformam em espermátides, que se transformam em espermatozóides. espermatozóides.

Page 4: Sistema Reprodutor Daniela

O sistema reprodutor femininoO sistema reprodutor feminino

O sistema reprodutor O sistema reprodutor feminino é constituído por feminino é constituído por dois ovários, duas tubas dois ovários, duas tubas uterinas (trompas de uterinas (trompas de Falópio), um útero, uma Falópio), um útero, uma vagina, uma vulva. Ele vagina, uma vulva. Ele está localizado no interior está localizado no interior da cavidade pélvica. A da cavidade pélvica. A pelve constitui um marco pelve constitui um marco ósseo forte que realiza ósseo forte que realiza uma função protetora.uma função protetora.

Page 5: Sistema Reprodutor Daniela

Sistema reprodutor femininoSistema reprodutor feminino A A vaginavagina é um canal de 8 a 10 cm é um canal de 8 a 10 cm

de comprimento, de paredes de comprimento, de paredes elásticas, que liga o colo do útero elásticas, que liga o colo do útero aos genitais externos. Contém de aos genitais externos. Contém de cada lado de sua abertura, porém cada lado de sua abertura, porém internamente, duas glândulas internamente, duas glândulas denominadas glândulas de denominadas glândulas de Bartholin, que secretam um muco Bartholin, que secretam um muco lubrificante.lubrificante.

A entrada da vagina é protegida A entrada da vagina é protegida por uma membrana circular - o por uma membrana circular - o hímen - que fecha parcialmente o hímen - que fecha parcialmente o orifício vulvo-vaginal e é quase orifício vulvo-vaginal e é quase sempre perfurado no centro, sempre perfurado no centro, podendo ter formas diversas. podendo ter formas diversas. Geralmente, essa membrana se Geralmente, essa membrana se rompe nas primeiras relações rompe nas primeiras relações sexuais. sexuais.

Page 6: Sistema Reprodutor Daniela

A vagina é o local onde o pênis A vagina é o local onde o pênis deposita os espermatozóides na deposita os espermatozóides na relação sexual. Além de possibilitar a relação sexual. Além de possibilitar a penetração do pênis, possibilita a penetração do pênis, possibilita a expulsão da menstruação e, na hora expulsão da menstruação e, na hora do parto, a saída do bebê.do parto, a saída do bebê.

A genitália externa ou vulva é A genitália externa ou vulva é delimitada e protegida por duas delimitada e protegida por duas pregas cutâneo-mucosas pregas cutâneo-mucosas intensamente irrigadas e inervadas - intensamente irrigadas e inervadas - os grandes lábios. Na mulher os grandes lábios. Na mulher reprodutivamente madura, os grandes reprodutivamente madura, os grandes lábios são recobertos por pêlos lábios são recobertos por pêlos pubianos. Mais internamente, outra pubianos. Mais internamente, outra prega cutâneo-mucosa envolve a prega cutâneo-mucosa envolve a abertura da vagina - os pequenos abertura da vagina - os pequenos lábios - que protegem a abertura da lábios - que protegem a abertura da uretra e da vagina. Na vulva também uretra e da vagina. Na vulva também está o clitóris, formado por tecido está o clitóris, formado por tecido esponjoso erétil, homólogo ao pênis esponjoso erétil, homólogo ao pênis do homem. do homem.

Page 7: Sistema Reprodutor Daniela

Doenças venériasDoenças venérias

IntroduçãoIntrodução As doenças venéreas, também conhecidas como DST As doenças venéreas, também conhecidas como DST

( Doenças Sexualmente Transmissíveis ) são infecções ( Doenças Sexualmente Transmissíveis ) são infecções transmitidas através de relações sexuais. Vírus, fungos, transmitidas através de relações sexuais. Vírus, fungos, protozoários e bactérias são os principais agentes protozoários e bactérias são os principais agentes causadores destes tipos de moléstias. Uma das causadores destes tipos de moléstias. Uma das principais formas para se evitar tais doenças é o uso principais formas para se evitar tais doenças é o uso correto e freqüente de preservativos(camisinha). Os correto e freqüente de preservativos(camisinha). Os vírus, bactérias e fungos acabam sendo transportados vírus, bactérias e fungos acabam sendo transportados pelo sêmen e por fluídos sexuais. Desta forma, a pelo sêmen e por fluídos sexuais. Desta forma, a utilização da camisinha, tanto masculina quanto utilização da camisinha, tanto masculina quanto feminina, impede a transmissão dos agentes feminina, impede a transmissão dos agentes causadores.causadores.

Page 8: Sistema Reprodutor Daniela

SífilisSífilis O agente causador da sífilis é uma bactéria O agente causador da sífilis é uma bactéria

conhecida como Treponema pallidum. No início, conhecida como Treponema pallidum. No início, a doença ataca as vias urinárias e genitais, a doença ataca as vias urinárias e genitais, podendo, caso não tratada, espalhar-se para o podendo, caso não tratada, espalhar-se para o sistema cardiovascular e nervoso. sistema cardiovascular e nervoso.

GonorréiaGonorréia Está doença ocorre após o contato com a Está doença ocorre após o contato com a

bactéria conhecida por Neisseria gonorrheae. bactéria conhecida por Neisseria gonorrheae. Causa um grave inflamação na uretra e, quando Causa um grave inflamação na uretra e, quando não tratada, pode espalhar-se pelo sistema não tratada, pode espalhar-se pelo sistema genital, vias urinárias, reto e articulações.genital, vias urinárias, reto e articulações.

Page 9: Sistema Reprodutor Daniela

TricomonaTricomona Esta doença é causada por um protozoário do gênero Trichomonas Esta doença é causada por um protozoário do gênero Trichomonas

Donne. Este protozoário pode instalar-se nos sistemas genital e Donne. Este protozoário pode instalar-se nos sistemas genital e digestivo.digestivo.

CandidíaseCandidíase Esta doença é uma das causas mais comuns de infecção genital. Esta doença é uma das causas mais comuns de infecção genital.

Os sintomas são coceira, ardor e corrimento vaginal semelhante a Os sintomas são coceira, ardor e corrimento vaginal semelhante a nata do leite. É mais comum em mulheres, causando inchaço e nata do leite. É mais comum em mulheres, causando inchaço e vermelhidão no órgão sexual feminino. As lesões podem se vermelhidão no órgão sexual feminino. As lesões podem se espalhar pela virilha. Apesar do mais comum ser a transmissão via espalhar pela virilha. Apesar do mais comum ser a transmissão via relação sexual, existem outros fatores que colaboram para isso: uso relação sexual, existem outros fatores que colaboram para isso: uso de anticoncepcionais, antibióticos, obesidade, diabetes melitus, de anticoncepcionais, antibióticos, obesidade, diabetes melitus, gravidez e uso de roupas justas. O principal agente da doença é o gravidez e uso de roupas justas. O principal agente da doença é o fungo Candida albicans. fungo Candida albicans.

Page 10: Sistema Reprodutor Daniela

Doenças venériasDoenças venérias VERRUGAS VENÉRIAS OU CONDILOMAVERRUGAS VENÉRIAS OU CONDILOMA CAUSA: CAUSA: Esta doença é causada por um Esta doença é causada por um

vírus. vírus. TEMPO DE INCUBAÇÃO: TEMPO DE INCUBAÇÃO: 4 a 12 4 a 12

semanas.semanas. SINTOMAS: SINTOMAS: No início as verrugas só são No início as verrugas só são

visíveis ao microscópio. São pequenas visíveis ao microscópio. São pequenas saliências na pele dos órgâos sexuais ou saliências na pele dos órgâos sexuais ou ao redor deles.ao redor deles.

TRATAMENTO: TRATAMENTO: Pode-se pincelar as Pode-se pincelar as verrugas com uma substância especial verrugas com uma substância especial química para fazê-las cair. Elas também química para fazê-las cair. Elas também são removidas por congelamento ou, se são removidas por congelamento ou, se isso não ser certo, por corrente elétrica isso não ser certo, por corrente elétrica (cauterização).(cauterização).

COMPLICAÇÕES POR FALTA DE COMPLICAÇÕES POR FALTA DE TRATAMENTO: TRATAMENTO: Nas mulheres, pode Nas mulheres, pode levar a um pré-câncer ou câncer se não levar a um pré-câncer ou câncer se não for tratada. Portanto, mulheres com for tratada. Portanto, mulheres com verrugas no colo do útero devem fazer verrugas no colo do útero devem fazer exames periodicamente para prevenção exames periodicamente para prevenção do câncer de útero. O parceiro deve ser do câncer de útero. O parceiro deve ser examinado e tratado para evitar examinado e tratado para evitar reinfecçãoreinfecção

Page 11: Sistema Reprodutor Daniela

BLOG DO COLÉGIOBLOG DO COLÉGIO

NTE VAI A ESCOLA ESTADUAL AZEVEDO FERNANDESNTE VAI A ESCOLA ESTADUAL AZEVEDO FERNANDES