sistema nervoso. as cÉlulas nervosas e suas conexÕes formado por bilhÕes de cÉlulas nervosas, o...

32
SISTEMA NERVOSO SISTEMA NERVOSO

Upload: internet

Post on 17-Apr-2015

135 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SISTEMA SISTEMA NERVOSONERVOSO

AS CÉLULAS NERVOSAS E AS CÉLULAS NERVOSAS E SUAS CONEXÕESSUAS CONEXÕES

FORMADO POR BILHÕES DE FORMADO POR BILHÕES DE CÉLULAS NERVOSAS, O NOSSO CÉLULAS NERVOSAS, O NOSSO SISTEMA NERVOSO FUNCIONA SISTEMA NERVOSO FUNCIONA COMO UMA GRANDE REDE DE COMO UMA GRANDE REDE DE COMUNICAÇÕES, EM QUE AS COMUNICAÇÕES, EM QUE AS MENSAGENS TÊM A FORMA DE MENSAGENS TÊM A FORMA DE SINAIS QUÍMICOS E ELÉTRICOS SINAIS QUÍMICOS E ELÉTRICOS EM MOVIMENTO INCESSANTE EM MOVIMENTO INCESSANTE PELO CORPO. PELO CORPO.

AS CÉLULAS NERVOSAS E AS CÉLULAS NERVOSAS E SUAS CONEXÕESSUAS CONEXÕES

O TECIDO NERVOSO, É FORMADO O TECIDO NERVOSO, É FORMADO POR CÉLULAS NERVOSAS, OS POR CÉLULAS NERVOSAS, OS NEURÔNIOS.NEURÔNIOS.

ESSAS CÉLULAS TÊM FORMA ESSAS CÉLULAS TÊM FORMA ALONGADA E RAMIFICADA.ALONGADA E RAMIFICADA.

NEURÔNIOSNEURÔNIOS

OS NEURÔNIOS APRESENTAM UM OS NEURÔNIOS APRESENTAM UM CORPO CELULAR, QUE CONTÉM CORPO CELULAR, QUE CONTÉM UM NÚCLEO E EMITE DOIS TIPOS UM NÚCLEO E EMITE DOIS TIPOS DE PROLONGAMENTOS: O AXÔNIO DE PROLONGAMENTOS: O AXÔNIO E OS DENTRITOS.E OS DENTRITOS.

NEURÔNIOSNEURÔNIOS

NEURÔNIOSNEURÔNIOS

AXÔNIO: CONDUZ OS IMPULSOS AXÔNIO: CONDUZ OS IMPULSOS NERVOSOS. É ENVOLVIDO POR NERVOSOS. É ENVOLVIDO POR UM INVÓLUCRO DE LIPÍDIO UM INVÓLUCRO DE LIPÍDIO CHAMADO MIELINA QUE CHAMADO MIELINA QUE AUMENTA A VELOCIDADE COM AUMENTA A VELOCIDADE COM QUE O IMPULSO NERVOSO É QUE O IMPULSO NERVOSO É CONDUZIDO PELO NEURÔNIO.CONDUZIDO PELO NEURÔNIO.

DENTRITOS: RECEBEM OS DENTRITOS: RECEBEM OS IMPULSOS NERVOSOS DE IMPULSOS NERVOSOS DE OUTROS NEURÔNIOS.OUTROS NEURÔNIOS.

NEURÔNIOSNEURÔNIOS CORPO CELULAR: É A REGIÃO ONDE CORPO CELULAR: É A REGIÃO ONDE

ESTÃO O NÚCLEO DA CÉLULA E AS ESTÃO O NÚCLEO DA CÉLULA E AS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS.ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS.

SINAPSE: REGIÃO ENTRE DOIS SINAPSE: REGIÃO ENTRE DOIS NEURÔNIOS, ONDE OCORRE A NEURÔNIOS, ONDE OCORRE A TRANSMISSÃO DO IMPULSO NERVOSO.TRANSMISSÃO DO IMPULSO NERVOSO.

NESSA REGIÃO, UM NEURÔNIO LIBERA NESSA REGIÃO, UM NEURÔNIO LIBERA NEUROTRANSMISORES QUE VIAJAM NEUROTRANSMISORES QUE VIAJAM PELO MEIO INTERCELULAR ATÉ OS PELO MEIO INTERCELULAR ATÉ OS RECEPTORES SINÁPTICOS DO RECEPTORES SINÁPTICOS DO NEURÔNIO SEGUINTE.NEURÔNIO SEGUINTE.

OS RECEPTORES SÃO PROTEÍNAS OS RECEPTORES SÃO PROTEÍNAS SITUADAS NA MEMBRANA SITUADAS NA MEMBRANA CELULAR DO NEURÔNIO, QUE CELULAR DO NEURÔNIO, QUE INTERAGEM COM O INTERAGEM COM O NEUROTRANSMISSOR, GERANDO NEUROTRANSMISSOR, GERANDO UMA RESPOSTA.UMA RESPOSTA.

NEUROTRANSMISSORENEUROTRANSMISSORESS

ACETILCOLINA: PROCESSOS DE ACETILCOLINA: PROCESSOS DE MEMÓRIA E APRENDIZAGEM.MEMÓRIA E APRENDIZAGEM.

SEROTONINA: VARIAÇÕES DE SEROTONINA: VARIAÇÕES DE COMPORTAMENTO E HUMOR.COMPORTAMENTO E HUMOR.

ENDORFINAS: TÊM AÇÃO ENDORFINAS: TÊM AÇÃO ANALGÉSICA, ALÍVIO DA DOR E ANALGÉSICA, ALÍVIO DA DOR E DO ESTRESSE, ESTÃO DO ESTRESSE, ESTÃO RELACIONADAS A SENSAÇÕES DE RELACIONADAS A SENSAÇÕES DE PRAZER E ALEGRIA. PRAZER E ALEGRIA.

GLIA: SIGNIFICA “COLA”. GLIA: SIGNIFICA “COLA”. MANTÉM OS NEURÔNIOS UNIDOS MANTÉM OS NEURÔNIOS UNIDOS COMO SE OS “COLASSE” UM NO COMO SE OS “COLASSE” UM NO OUTRO. OUTRO.

TRAJETO DE PROPAGAÇÃO TRAJETO DE PROPAGAÇÃO DO IMPULSO NERVOSODO IMPULSO NERVOSO

DENTRITOS – CORPO CELULAR - DENTRITOS – CORPO CELULAR - AXÔNIOAXÔNIO

CLASSIFICAÇÃO DOS CLASSIFICAÇÃO DOS NEURÔNIOSNEURÔNIOS

NEURÔNIO SENSORIAL: LEVA NEURÔNIO SENSORIAL: LEVA INFORMAÇÕES OBTIDAS PELOS INFORMAÇÕES OBTIDAS PELOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS.ÓRGÃOS DOS SENTIDOS.

NEURÔNIO MOTOR: TRAZ DO SISTEMA NEURÔNIO MOTOR: TRAZ DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL AS ORDENS AOS NERVOSO CENTRAL AS ORDENS AOS MÚSCULOS OU ÀS GLÂNDULAS PARA MÚSCULOS OU ÀS GLÂNDULAS PARA SEREM EXECUTADAS.SEREM EXECUTADAS.

NEURÔNIO DE ASSOCIAÇÃO: FAZ A NEURÔNIO DE ASSOCIAÇÃO: FAZ A CONEXÃO ENTRE O NEURÔNIO CONEXÃO ENTRE O NEURÔNIO SENSORIAL E MOTOR.SENSORIAL E MOTOR.

ESTRUTURA DO SISTEMA ESTRUTURA DO SISTEMA NERVOSONERVOSO

É DIVIDIDO EM DUAS PARTES:É DIVIDIDO EM DUAS PARTES: SISTEMA NERVOSO CENTRALSISTEMA NERVOSO CENTRAL SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICOSISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO

SISTEMA NERVOSO SISTEMA NERVOSO CENTRALCENTRAL

É CONSTITUÍDO PELO ENCÉFALO É CONSTITUÍDO PELO ENCÉFALO E PELA MEDULA ESPINHAL.E PELA MEDULA ESPINHAL.

ENCÉFALOENCÉFALO

É CONSTITUÍDO PELO CÉREBRO, É CONSTITUÍDO PELO CÉREBRO, CEREBELO E BULBO.CEREBELO E BULBO.

CÉREBROCÉREBRO

É DIVIDIDO EM DUAS PARTES: É DIVIDIDO EM DUAS PARTES: HEMISFÉRIO DIREITO E HEMISFÉRIO HEMISFÉRIO DIREITO E HEMISFÉRIO ESQUERDO.ESQUERDO.

É RESPONSÁVEL PELA INTELIGÊNCIA, A É RESPONSÁVEL PELA INTELIGÊNCIA, A MEMÓRIA, A LINGUAGEM, A MEMÓRIA, A LINGUAGEM, A CRIATIVIDADE, CONTROLA AS EMOÇÕES E CRIATIVIDADE, CONTROLA AS EMOÇÕES E OS MOVIMENTOS VOLUNTÁRIOS.OS MOVIMENTOS VOLUNTÁRIOS.

A CAMADA EXTERNA DO CÉREBRO A CAMADA EXTERNA DO CÉREBRO DENOMINA-SE CÓRTEX CEREBRAL. É O DENOMINA-SE CÓRTEX CEREBRAL. É O LOCAL ONDE ENCONTRAM-SE OS LOCAL ONDE ENCONTRAM-SE OS NEURÔNIOS.NEURÔNIOS.

CEREBELO: COORDENA, COM O CEREBELO: COORDENA, COM O CÉREBRO OS MOVIMENTOS DO CÉREBRO OS MOVIMENTOS DO CORPO.CORPO.

- É RESPONSÁVEL PELO EQUILÍBRIO É RESPONSÁVEL PELO EQUILÍBRIO DO CORPO, POIS ESTÁ LIGADO A DO CORPO, POIS ESTÁ LIGADO A ALGUNS CANAIS DA ORELHA ALGUNS CANAIS DA ORELHA INTERNA.INTERNA.

- REGULA O GRAU DE CONTRAÇÃO DOS REGULA O GRAU DE CONTRAÇÃO DOS MÚSCULOS EM REPOUSO (TÔNUS MÚSCULOS EM REPOUSO (TÔNUS MUSCULAR).MUSCULAR).

BULBO: CONTROLA AS FUNÇÕES BULBO: CONTROLA AS FUNÇÕES AUTOMÁTICAS DO CORPO E TAMBÉM AS AUTOMÁTICAS DO CORPO E TAMBÉM AS INFORMAÇÕES QUE RECEBE DOS INFORMAÇÕES QUE RECEBE DOS ÓRGÃOS, COMO OS BATIMENTOS ÓRGÃOS, COMO OS BATIMENTOS CARDÍACOS, OS REFLEXOS E A CARDÍACOS, OS REFLEXOS E A DEGLUTIÇÃO.DEGLUTIÇÃO.

MEDULA ESPINHAL: É UM CORDÃO DE MEDULA ESPINHAL: É UM CORDÃO DE TECIDO NERVOSO, LOCALIZADO NO TECIDO NERVOSO, LOCALIZADO NO INTERIOR DA COLUNA VERTEBRAL QUE INTERIOR DA COLUNA VERTEBRAL QUE CONDUZ OS IMPULSOS NERVOSOS DO CONDUZ OS IMPULSOS NERVOSOS DO CORPO PARA O CÉREBRO. CORPO PARA O CÉREBRO.

MENINGES: MEMBRANAS QUE MENINGES: MEMBRANAS QUE FORNECEM PROTEÇÃO EXTRA FORNECEM PROTEÇÃO EXTRA AOS MOVIMENTOS DO CORPO.AOS MOVIMENTOS DO CORPO.

SISTEMA NERVOSO SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICOPERIFÉRICO

É CONSTITUÍDO POR NERVOS É CONSTITUÍDO POR NERVOS QUE SE ORIGINAM NO ENCÉFALO QUE SE ORIGINAM NO ENCÉFALO E NA MEDULA ESPINHAL.E NA MEDULA ESPINHAL.

A FUNÇÃO DESSE SISTEMA É A FUNÇÃO DESSE SISTEMA É CONECTAR O SISTEMA NERVOSO CONECTAR O SISTEMA NERVOSO CENTRAL AO RESTANTE DO CENTRAL AO RESTANTE DO CORPO.CORPO.

EXISTEM DOIS TIPOS DE NERVOS:EXISTEM DOIS TIPOS DE NERVOS: NERVOS CRANIANOS: SÃO 12 PARES NERVOS CRANIANOS: SÃO 12 PARES

DE NERVOS QUE SAEM DO ENCÉFALO.DE NERVOS QUE SAEM DO ENCÉFALO. NERVOS RAQUIDIANOS: SÃO 31 PARES NERVOS RAQUIDIANOS: SÃO 31 PARES

DE NERVOS QUE SAEM DA MEDULA DE NERVOS QUE SAEM DA MEDULA ESPINHAL.ESPINHAL.

DE ACORDO COM A SUA ATUAÇÃO, O DE ACORDO COM A SUA ATUAÇÃO, O SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO PODE SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO PODE SER DIVIDIDO EM SISTEMA NERVOSO SER DIVIDIDO EM SISTEMA NERVOSO SOMÁTICO E AUTÔNOMO.SOMÁTICO E AUTÔNOMO.

SISTEMA NERVOSO SISTEMA NERVOSO SOMÁTICOSOMÁTICO

REGULA AS AÇÕES VOLUNTÁRIAS REGULA AS AÇÕES VOLUNTÁRIAS E A MUSCULATORA ESQUELÉTICA E A MUSCULATORA ESQUELÉTICA DE TODO O CORPO.DE TODO O CORPO.

SISTEMA NERVOSO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMOAUTÔNOMO

PERMITE A RELAÇÃO ENTRE O SISTEMA PERMITE A RELAÇÃO ENTRE O SISTEMA NERVOSO CENTRAL E AS FUNÇÕES NERVOSO CENTRAL E AS FUNÇÕES DIGESTIVAS, RESPIRATÓRIAS, DIGESTIVAS, RESPIRATÓRIAS, CIRCULATÓRIAS E EXCRETORAS, ALÉM CIRCULATÓRIAS E EXCRETORAS, ALÉM DE REGULAR AS AÇÕES DE REGULAR AS AÇÕES INVOLUNTÁRIAS.INVOLUNTÁRIAS.

O SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO AGE O SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO AGE ANTAGONICAMENTE, ISTO É, DE ANTAGONICAMENTE, ISTO É, DE MANEIRA INVERSA, POR MEIO DO MANEIRA INVERSA, POR MEIO DO SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO E DO SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO E DO PARASSIMPÁTICO.PARASSIMPÁTICO.

SE UM NERVO SIMPÁTICO ESTIMULA O SE UM NERVO SIMPÁTICO ESTIMULA O FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS, O FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS, O OUTRO, PARASSIMPÁTICO, INIBE SEU OUTRO, PARASSIMPÁTICO, INIBE SEU FUNCIONAMENTO.FUNCIONAMENTO.

EXEMPLO: DE REPENTE AS LUZES SE EXEMPLO: DE REPENTE AS LUZES SE APAGAM. O SISTEMA NERVOSO AGE APAGAM. O SISTEMA NERVOSO AGE SOBRE OS OLHOS: O SIMPÁTICO DILATA A SOBRE OS OLHOS: O SIMPÁTICO DILATA A PUPILA, CAPTANDO MAIS LUZ E PUPILA, CAPTANDO MAIS LUZ E POSSIBILITANDO QUE A PESSOA POSSIBILITANDO QUE A PESSOA ENXERGUE MELHOR, E O ENXERGUE MELHOR, E O PARASSIMPÁTICO CONTRAI A PUPILA, PARASSIMPÁTICO CONTRAI A PUPILA, VOLTANDO AO ESTADO DE EQUILÍBRIO.VOLTANDO AO ESTADO DE EQUILÍBRIO.