sistema federaÇÃo das indÚstrias no …. 4.4 para fins de qualificaÇÃo econÔmica-financeira a...

31
SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS 1 PREÂMBULO PROCESSO 504/2009 MODALIDADE / Nº EDITAL CONCORRÊNCIA Nº 001/2009/CONDOMÍNIO TIPO MENOR PREÇO GLOBAL OBJETO O objeto da presente licitação é a Contratação de empresa especializada para Execução das Obras de Construção do Acervo Documental e Escada do Condomínio Casa da Indústria com fornecimento de materiais e mão de obra, conforme edital e seus anexos. DATA, HORÁRIO E LOCAL DE ENTREGA Envelope 01 - Habilitação Envelope 02 - Proposta Preço Data: 06/08/2009 Horário: até as 11h30m, Horário Local de Cuiabá/MT. LOCAL: Prédio do SISTEMA FIEMT – PROTOCOLO/ SECAD – CAQC. End.: Av. Historiador Rubens de Mendonça nº 4.301. PRÉDIO SISTEMA FIEMT. Bairro Bosque da Saúde (CPA) Cuiabá/MT – CEP: 78050-000 DATA, HORÁRIO E LOCAL DE ABERTURA DOS ENVELOPES Envelope 01 - Habilitação Envelope 02 - Proposta Preço Data: 06/08/2009. Horário: às 15h, Horário Local de Cuiabá/MT. LOCAL: Prédio do SISTEMA FIEMT - Sala da Comissão Permanente de Licitação - CPL End.: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4.301. PRÉDIO SISTEMA FIEMT. Bairro Bosque da Saúde (CPA) Cuiabá-MT – CEP: 78050-000. ANEXOS I – Minuta de Contrato II – Modelo Fiança III – Memorial Descritivo IV – Planilha Orçamentária V – Cronograma Físico Financeiro VI – Projetos 1. O CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA DO ESTADO DE MATO GROSSO, com sede na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Bairro Bosque da Saúde em Cuiabá-MT, através de sua Comissão Permanente de Licitação, designada pela Portaria Conjunta n.º 003/2009, torna público que promoverá Licitação sob a modalidade CONCORRENCIA, tipo “MENOR PREÇO GLOBAL”, conforme Regulamentos de Licitações e Contratos do SESI e SENAI – Ato Ad Referendum nº. 01/06, D.O.U. de 24/02/2006 e, no que couber, a Lei nº 8.666/93, bem como as demais condições estabelecidas neste edital. 1.1. Os envelopes contendo Documentos de Habilitação e a Proposta de Preços, todos definidos no objeto deste Edital e seus Anexos deverão ser entregues conforme previsto neste instrumento. 1.2 As despesas decorrentes dos serviços, objeto desta licitação, correrão por conta dos recursos específicos do CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO.

Upload: vancong

Post on 18-Jun-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

1

PREÂMBULO

PROCESSO 504/2009 MODALIDADE / Nº EDITAL CONCORRÊNCIA Nº 001/2009/CONDOMÍNIO TIPO MENOR PREÇO GLOBAL

OBJETO

O objeto da presente licitação é a Contratação de empresa especializada para Execução das Obras de Construção do Acervo Documental e Escada do Condomínio Casa da Indústria com fornecimento de materiais e mão de obra, conforme edital e seus anexos.

DATA, HORÁRIO E LOCAL DE ENTREGA Envelope 01 - Habilitação Envelope 02 - Proposta Preço

Data: 06/08/2009 Horário: até as 11h30m, Horário Local de Cuiabá/MT. LOCAL: Prédio do SISTEMA FIEMT – PROTOCOLO/ SECAD – CAQC. End.: Av. Historiador Rubens de Mendonça nº 4.301. PRÉDIO SISTEMA FIEMT. Bairro Bosque da Saúde (CPA)Cuiabá/MT – CEP: 78050-000

DATA, HORÁRIO E LOCAL DE ABERTURA DOS ENVELOPES Envelope 01 - Habilitação Envelope 02 - Proposta Preço

Data: 06/08/2009. Horário: às 15h, Horário Local de Cuiabá/MT. LOCAL: Prédio do SISTEMA FIEMT - Sala da Comissão Permanente de Licitação - CPL End.: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4.301. PRÉDIO SISTEMA FIEMT. Bairro Bosque da Saúde (CPA)Cuiabá-MT – CEP: 78050-000.

ANEXOS

I – Minuta de Contrato II – Modelo Fiança III – Memorial Descritivo IV – Planilha Orçamentária V – Cronograma Físico Financeiro VI – Projetos

1. O CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA DO ESTADO DE MATO GROSSO, com sede na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Bairro Bosque da Saúde em Cuiabá-MT, através de sua Comissão Permanente de Licitação, designada pela Portaria Conjunta n.º 003/2009, torna público que promoverá Licitação sob a modalidade CONCORRENCIA, tipo “MENOR PREÇO GLOBAL”, conforme Regulamentos de Licitações e Contratos do SESI e SENAI – Ato Ad Referendum nº. 01/06, D.O.U. de 24/02/2006 e, no que couber, a Lei nº 8.666/93, bem como as demais condições estabelecidas neste edital. 1.1. Os envelopes contendo Documentos de Habilitação e a Proposta de Preços, todos definidos no objeto deste Edital e seus Anexos deverão ser entregues conforme previsto neste instrumento.

1.2 As despesas decorrentes dos serviços, objeto desta licitação, correrão por conta dos recursos específicos do CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO.

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

2

2. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1 Poderão participar do certame, somente as empresas com ramo de atividade pertinente ao objeto licitado e que atenderem todas às exigências constantes deste Edital e seus Anexos. 2.2 Recomenda-se, no dia e horário da sessão de abertura, que os envelopes sejam protocolados no SECAD, conforme previsto no preâmbulo deste Edital, e que os Srs. Licitantes caso queiram participar do certame, apresentem-se com documentos de identificação, na sua versão original ou em cópia simples da cédula de identidade, CPF e Procuração por instrumento público ou particular com firma reconhecida, com poderes para praticar todos os atos pertinentes ao certame, por escrito ou oralmente, na data e horário previsto neste Edital. No caso de sócio, proprietário, dirigente ou assemelhado da empresa proponente, deverá ser apresentado cópia do Estatuto ou Contrato Social, no qual estejam expressos seus poderes para exercer direitos e assumir obrigações em decorrência de tal investidura. 2.3 É facultativo aos licitantes participarem da sessão de abertura dos trabalhos da licitação (dos envelopes), assim como é de responsabilidade do licitante os envelopes remetidos via postal, ou qualquer outro meio de envio utilizado que não esteja previsto neste edital. 2.4 Nenhuma pessoa física, ainda que credenciada por procuração legal, poderá representar mais de uma proponente. 2.5 Os licitantes que estiverem participando da sessão de abertura dos envelopes deverão permanecer no local até o final da sessão pública desta licitação, sob pena de desclassificação. 2.6 Não poderão participar direta ou indiretamente desta CONCORRENCIA:

a) Empresas em estado de falência, de concurso de credores, de dissolução ou liquidação; b) Empresas que tenham sido declaradas inidôneas ou com suspensão do direito de contratar ou licitar com as Entidades do Sistema FIEMT; c) Não será permitida a participação de empresas sub-empreitadas quais seja sua modalidade de serviços e/ou aquisições; d) Não será permitida a participação de empresas reunidas ou em regime de consórcio, qualquer que seja sua forma de constituição, sejam controladoras, coligadas ou subsidiárias entre si; e) Estrangeiras que não funcionem no país; f) Que por quaisquer motivos, tenham sido declaradas inidôneas ou punidas com suspensão por Órgão da Administração Pública Direta ou Indireta, nas esferas Federal, Estadual ou Municipal, desde que o Ato tenha sido publicado na Imprensa Oficial, conforme o caso, pelo Órgão que o praticou enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição.

3. DAS INSTRUÇÕES ÀS PROPONENTES 3.1 Os proponentes interessados deverão apresentar os envelopes de acordo com horário, data e local, constantes no PREÂMBULO deste Edital, com as seguintes informações:

ENVELOPE 01 – DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NOESTADO DE MATO GROSSO CONCORRENCIA N° 001/2009/CONDOMÍNIO NOME DA LICITANTE: (Identificação da Licitante) CNPJ DA LICITANTE: DATA DA ABERTURA: ___/___/___

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

3

ENVELOPE 02 – PROPOSTA DE PREÇOS CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATOGROSSO CONCORRENCIA N° 001/2009/CONDOMÍNIO NOME DA LICITANTE: (Identificação da Licitante) CNPJ DA LICITANTE: DATA DA ABERTURA: ___/___/___

3.2 Os documentos constantes em cada envelope deverão ser encadernados ou grampeados, de forma a não conter folhas soltas. 3.3 Os documentos deverão ser apresentados em cópias autenticadas por cartório competente, ou fotocópias desde que acompanhadas dos originais para conferência da Comissão Permanente de Licitação, publicações em órgão de imprensa oficial (com a devida identificação e data). 3.4 Os documentos deverão estar válidos na data de entrega e abertura dos envelopes. 3.5 É facultado ao CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA, em qualquer fase da licitação, promover diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo. 3.6 As normas que disciplinam esta licitação serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, sem comprometimento da segurança do futuro contrato. 3.7 Se for comprovado o não atendimento aos requisitos desta licitação a proponente será inabilitada e/ou desclassificada, conforme o caso. 3.8 Decairá do direito de impugnar os termos deste Edital, a proponente que não o fizer até o segundo dia útil anterior à abertura dos envelopes, por falhas ou irregularidades que o viciariam. 3.9 Na hipótese de inabilitação e/ou desclassificação de todos os licitantes, o CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA, poderá fixar novo prazo para apresentação de nova documentação ou de outras propostas escoimadas das causas que implicarem na inabilitação ou desclassificação. 3.10 As condições estabelecidas neste Edital, no que se aplicar, farão parte do contrato correspondente, independentemente de transcrição em seu texto. 3.11 As proponentes devem ter pleno conhecimento de todas as disposições constantes do Edital, não podendo invocar qualquer desconhecimento como elemento impeditivo da formulação de sua proposta ou do perfeito cumprimento dos termos do Contrato. 3.12 O CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA poderá por interesse próprio, devidamente justificado, revogar ou anular a presente licitação, no seu todo ou em parte, inclusive por vício ou ilegalidade, de ofício ou mediante provocação, bem como adiá-la ou prorrogar o prazo para recebimento dos envelopes, sem que caiba aos licitantes qualquer direito à reclamação ou indenização. 3.13 Toda e qualquer dúvida referente à presente licitação deverá ser encaminhada exclusivamente por escrito em papel timbrado da licitante e assinada por seu representante legal, a Presidente da Comissão Permanente de Licitação, devendo ser entregue ao SECAD – Protocolo, situada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, n.° 4.193, Bairro Bosque da Saúde, Cuiabá/MT, conforme prazos previstos neste edital.

4- DA HABILITAÇÃO

4.1 Para participar desta licitação, as empresas deverão apresentar os documentos atualizados, dentro do prazo legal, quando impressos, em original ou fotocopiados devidamente autenticados por

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

4

Tabelião de Notas, ou, ainda, em cópia não autenticada desde que acompanhada do original para conferência da Comissão Permanente de Licitação, no ato da abertura dos envelopes com os documentos de habilitação. As cópias deverão ser apresentadas em perfeitas condições de legibilidade e entendimento. 4.2 Para fins de HABILITAÇÃO JURÍDICA a Licitante deverá apresentar os seguintes documentos:

a) Registro comercial, no caso de empresa individual; b) Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores. Os documentos em apreço deverão estar acompanhados de todas as alterações ou da consolidação respectiva; c) Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis sem fins lucrativos, acompanhada de prova de diretoria em exercício, devidamente registrada no órgão competente; d) Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo Órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

4.3 Para fins de REGULARIDADE FISCAL a Licitante deverá apresentar os seguintes documentos:

a) Prova de Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ, documento emitido no site: www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/cnpjreva_Solicitacao.asp; b) Certidão Conjunta de Tributos Federais e Dívida Ativa da União, a mesma poderá ser retirada no site: www.receita.fazenda.gov.br/Grupo2/Certidoes.htm; c) Certidão Negativa de Débito Estadual (CND), específica para participar de licitações, expedida pela Secretaria de Fazenda do Estado do respectivo domicílio tributário; d) Certidão Negativa de Débito de competência da Procuradoria-Geral do Estado, do respectivo domicílio tributário; e) Certidão Negativa de Débito Municipal, expedida pela Prefeitura do respectivo domicílio tributário; f) Certidão do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a mesma pode ser retirada no site: www.caixa.gov.br; g) Certidão do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), a mesma pode ser retirada no site: www.inss.gov.br.

4.4 Para fins de QUALIFICAÇÃO ECONÔMICA-FINANCEIRA a Licitante deverá apresentar os seguintes documentos:

a) Certidão Negativa de Falência e Concordata expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica; b) Balanço Patrimonial e Demonstrações Contábeis do último exercício social ou Balanço de Abertura no caso de empresa recém-constituída, apresentados na forma da Lei (registrado na Junta Comercial), devidamente assinados e rubricados pelo contador e pelo responsável da empresa, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

5

balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais quando encerrados a mais de 03 (três) meses da data de apresentação da proposta; c) Declaração do licitante, em papel timbrado, contendo assinatura e carimbo do responsável legal da empresa; indicando o ILG - Índice de Liquidez Geral, maior ou igual a 1,0 (≥1,0) como segue abaixo a fim de comprovar a boa situação financeira da empresa:

Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo

I LG = ----------------------------------------------------------------- Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo

d) Cópia da DIPJ - Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica, encaminhada à Receita Federal do Brasil, referente ao último exercício (o recibo e a declaração); e) Comprovante expedido pelo órgão competente de que a Pessoa Jurídica possui, na data de apresentação dos Documentos e da Proposta, R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais) de Patrimônio Líquido mínimo.

4.5 Para fins de QUALIFICAÇÃO TÉCNICA a Licitante deverá apresentar no mínimo 01 (um) Atestado de Capacidade Técnica, devidamente visado ou emitido pelo CREA-MT, comprovando que o(s) responsável(is) técnico(s) do(a) licitante tenha executado para empresa de direito público ou privado, serviço igual, semelhante ou superior ao objeto desta CONCORRENCIA. O Atestado deverá comprovar a aptidão para o desempenho de atividade pertinente e compatível em características, especificação e complexidade igual ou superior ao objeto dos Anexos deste Edital, limitadas estas exclusivamente as parcelas de maior relevância: Execução de concreto, armado estrutural, Assentamento de Azulejo, Impermeabilização de tanques ou reservatórios de água com quantidades e ou volumes praticados na planilha com exceção da impermeabilização que poderá ser comprovada apenas com a certificação de execução do tipo de serviço, contendo obrigatoriamente, no mínimo: nome do contratante, quantidade de área construída em metro quadrado, volume ou unidade, valor global, local dos serviços e período de sua prestação. 4.6 Para fins de Habilitação, a Licitante deverá apresentar a seguinte DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR:

a) Certidão de Acervo Técnico, emitida pelo CREA, de profissional(ais) de nível superior ou outro devidamente reconhecido pela Entidade competente, pertencente(s) ao quadro permanente da empresa, na data prevista para a entrega da Proposta, que possua(m) Anotações de Responsabilidade Técnica por execução dos serviços de características igual, semelhante ou superior ao do objeto da presente licitação, o(s) qual(ais) ficará(ão) responsável(eis) pela execução dos serviços contratados; b) Certidão de Registro de Pessoa Jurídica, fornecida pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA-MT, comprovando que este e seu(s) responsável(s) técnico(s) encontram-se quites em relação aquele órgão (para as empresas sediadas em outros Estados, as certidões deverão ser vistadas pelo CREA-MT; c) Declaração do licitante, em papel timbrado, carimbado e assinado pelo representante legal da empresa, contendo relação das máquinas, equipamentos, instalações e aparelhamento, bem como, relação nominal do pessoal técnico especializado, considerados essenciais para a consecução do objeto desta licitação, com declaração formal do licitante da sua disponibilidade para tanto; d) Declaração de que tem pleno conhecimento do local e área em que a obra será executada e que assumirá integralmente a responsabilidade pelas condições técnicas dos projetos e especificações;

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

6

e) Declaração da própria Empresa de que têm pleno conhecimento e aceita, sem restrições, todas as condições estabelecidas neste Edital e de seus Anexos.

f) Declaração que não possui em seu quadro de pessoal empregado com menos de 18 anos, em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e menores de 16 anos, em qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos, nos termos do inciso XXXIII, do artigo 7° da Constituição Federal, inciso V, artigo 27 da Lei 8666/93; g) Declaração da própria Empresa de que não existem em seu quadro de empregados, funcionários exercendo funções de gerência, administração ou tomada de decisão dentro do SISTEMA FIEMT;

4.7 Todas as licitantes deverão apresentar dentro do Envelope nº 01, os documentos específicos para a participação nesta Concorrência, devendo ser entregues numerados e de preferência seqüencialmente, a fim de permitir celeridade na conferência e exame correspondentes. 4.8 Sob pena de inabilitação, todos os documentos apresentados para habilitação deverão estar em nome da licitante e, preferencialmente, com número do CNPJ e com o endereço respectivo, salientado que:

a) Se a licitante for a matriz, todos os documentos deverão estar em nome da matriz; ou b) Se a licitante for a filial, todos os documentos deverão estar em nome da filial, exceto aqueles documentos que, pela própria natureza, comprovadamente, forem emitidos somente em nome da matriz sendo dispensados da mesma tais documentos;

4.9 Os documentos apresentados no Envelope n° 01 (Habilitação) sem disposição expressa do Órgão Expedidor quanto a sua validade, terão o prazo de vencimento de 90 (noventa) dias contados a partir da data de sua emissão. 4.10 Excetuam-se do prazo acima mencionado, os documentos cuja validade é indeterminada. 4.11 Os documentos necessários à habilitação poderão ser apresentados em original ou cópia autenticada por cartório competente ou por qualquer servidor, ou em publicação da imprensa oficial ou em cópias simples, desde que acompanhadas dos originais para conferência da Comissão Permanente de Licitação. 4.12 Serão aceitas somente cópias legíveis. 4.13 Não serão aceitos documentos cujas datas estejam rasuradas. 4.14 A Comissão de Licitação reserva-se no direito de solicitar o original de qualquer documento, sempre que tiver dúvida e julgar necessário. 4.15 Não serão aceitos protocolos de entrega ou solicitações de documento em substituição aos documentos requeridos no presente Edital e seus Anexos. 4.16 No caso de verificação de irregularidades nas certidões exigidas para habilitação da licitante é facultado a Comissão de Licitação, em havendo disponibilidade dos dados necessários em sites oficiais, a realização de consulta para saneamento das falhas encontradas. 4.17 Recomenda-se, que todas as folhas de documentos sejam rubricadas e numeradas em ordem seqüencial e crescente a partir da primeira que terá o n.º 01, e assim sucessivamente. 4.18 Recomenda-se, que os documentos sejam entregues encadernados e/ou acondicionado em pasta de forma a não conter folhas soltas.

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

7

4.19 Poderá o(a) Presidente da Comissão de Licitação declarar qualquer fato formal, desde que não implique desobediência à legislação e for evidente a vantagem para o CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA, devendo também, se necessário, promover diligência para dirimir a dúvida, cabendo, inclusive, estabelecer um prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas para a solução. 4.20 Constatando através da diligência o não atendimento ao estabelecido no presente Edital, a Comissão Permanente de Licitação considerará o proponente inabilitado e prosseguirá a sessão. 4.21 Caso a CPL julgue necessário, poderá suspender a reunião a fim de que tenha melhores condições de analisar os documentos apresentados, marcando, posteriormente, nova data e horário em que será apresentado o resultado da habilitação, procedendo à publicação, pelos meios de comunicação concernentes. 4.22 Somente serão retidos os documentos do licitante vencedor, no entanto, a Presidente da Comissão de Licitação poderá reter os documentos dos demais licitantes quando estes se manifestarem sobre a intenção de interpor Recursos Administrativos ou desde que esses estejam implicados na questão. 4.23 A Licitante que apresentar declaração falsa, ou que dela tenha conhecimento, ficará sujeito às penas nos termos do Edital e dos Anexos, ressalvado o direito de defesa.

5 - DA PROPOSTA

5.1- A Proposta de Preços deverá ser entregue e apresentada nas seguintes indicações: ENVELOPE N° 02 – PROPOSTA DE PREÇOS, devidamente fechado, lacrado, assinado nos lacres e sobrescrito com a Razão Social, N° do CNPJ e endereço completo do Licitante, N° da CONCORRÊNCIA, N° do PROCESSO, Data e Horário de Abertura. 5.2- A Proposta de Preços deverá ser apresentada em papel timbrado da empresa, sem emendas, rasuras, borrões ou entrelinhas, escrita na língua portuguesa, salvo quanto a expressões técnicas de uso corrente, redigido com clareza, devidamente datada, assinada e rubricada em todas as folhas pelo representante legal da proponente, contendo:

a) Razão Social, endereço completo, número do CNPJ, Inscrição Estadual, telefone, fax, endereço eletrônico (e-mail), e nome da pessoa para contato; b) Planilha orçamentária contendo quantidades, preços unitários parciais e totais, em reais, irreajustáveis, em algarismos, em conformidade com os modelos definidos nos Anexos deste, cabendo a cada licitante a responsabilidade de levantar as quantidades dos serviços específicos, no ato da vistoria, não podendo alegar, posteriormente, desconhecimento de fatos que levem o licitante vencedor a solicitar aditivos contratuais baseado em diferenças de serviços constantes nas planilhas do CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA; c) O preço unitário e total, em reais, expressos em algarismo, em até duas casas decimais e por extenso, sem dupla alternativa ou qualquer outra condição que induza o julgamento a ter mais de um resultado. Em caso de divergência entre os preços unitário e total, será considerado o primeiro e, se houver divergência entre os expressos em algarismo e por extenso, prevalecerá o último; e nas hipóteses de insistir as divergências prevalecerá o menor preço em regra geral; d) O preço contido na proposta escrita deverá abranger todos os tributos (impostos, taxas, emolumentos, contribuições fiscais e parafiscais), fornecimento/serviços de mão-de-obra 0especializada, leis sociais, administração, lucros, transporte/frete dos produtos e de pessoal, estadia, alimentação e qualquer despesa, acessória e/ou necessária, não especificada neste Edital;

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

8

e) O prazo de execução dos serviços que não poderá exceder a 120 (cento e vinte) dias a contar da data de assinatura do Contrato.

5.3- O preço contratado e o valor faturado deverão ser fixos e irreajustáveis, não sofrendo qualquer atualização monetária até o seu efetivo pagamento. 5.4- As Propostas de Preços deverão ter validade não inferior a 60 (sessenta) dias, contados da data de abertura das mesmas. 5.5- Serão desclassificadas as Propostas de Preços que não atenderem as exigências do presente Edital e respectivo Anexos, que forem omissas ou apresentarem irregularidades ou informações falsas capazes de dificultar o julgamento e, ainda, as que apresentem valores unitários simbólicos, ou irrisórios, de valor zero, excessivos ou manifestamente inexeqüíveis. 5.6- Juntamente à Proposta deverá constar o Cronograma Físico-Financeiro provisório (conforme modelo Anexo V), em reais, de todos os serviços a serem contratados, o qual será submetido à aprovação do CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA. 5.7- Até a data prevista para assinatura do Contrato, o CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA deverá ter aprovado o cronograma físico-financeiro mencionado no item 5.6. Caso isso não tenha ocorrido, a empresa deverá apresentar novo cronograma para aprovação e assinatura do Contrato, sob pena do CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA impor um cronograma por seu exclusivo critério. 5.8- A elaboração da Proposta de Preços é de inteira responsabilidade da licitante, não lhe cabendo a desistência após assinatura do Contrato. 5.9- Serão desclassificadas as Propostas de Preços que deixarem de atender, no todo ou em parte, quaisquer das disposições deste Edital e de seus Anexos, seja no aspecto formal (salvo nos casos expressamente ressalvados deste Edital) ou no seu conteúdo técnico. 5.10- Só será aceita a Proposta de Preços, não podendo a empresa oferecer qualquer vantagem não prevista neste instrumento convocatório. 5.11- A CPL se reserva no direito de averiguar todas as declarações anexada a Proposta de Preços, mediante solicitação de documentos comprobatórios ou através de diligências técnicas, e ainda verificar amostras das ferramentas ou equipamento ofertadas. Constatada a inverdade das afirmativas em qualquer das declarações, o licitante será sumariamente desclassificada.

6- DA ABERTURA DOS ENVELOPES 6.1 Não é obrigatória a presença do representante credenciado nas sessões de abertura dos envelopes. 6.2- A CONCORRÊNCIA será realizada em sessão pública de forma presencial conduzida pela Presidente e Membros da CPL. 6.3- Declarada aberta a sessão, não serão admitidos novos licitantes. 6.4- A Presidente e Membros da CPL realizarão os procedimentos iniciais pertinentes, da seguinte forma:

a) Dar início aos trabalhos do procedimento licitatório, conferência das identificações dos representantes legais, interessados em participar desta CONCORRENCIA;

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

9

b) Abertura dos envelopes n° 01 e n° 02 apresentadas, verificação da conformidade e rubrica dos documentos e das propostas de preços; c) Exame e análise da conformidade técnica e validade dos documentos para habilitação e julgamento das propostas de preços.

6.5 Após realizada a verificação e as validades dos documentos para habilitação, a Presidente e os Membros da CPL comunicarão aos participantes quais são aqueles classificados e habilitados a continuar no processo licitatório para a segunda fase: Análise e Julgamento das proposta de preços. 6.6 A decisão da Presidente da CPL será comunicada diretamente aos interessados, durante a sessão pública e lavradas em Ata, assinada por todos os participantes presentes. O resultado final do CONCORRENCIA será devidamente comunicado a todos os licitantes participantes. 6.7 Caso a Presidente e os Membros da CPL julguem necessários, poderão suspender a reunião a fim de que tenham melhores condições de analisar os documentos apresentados, marcando, posteriormente, nova data e horário em que será apresentado o resultado da habilitação, procedendo à publicação, pelos meios de comunicação concernentes.

6.7.1 Ocorrendo suspensão da sessão, os envelopes contendo as Propostas de Preços serão lacrados e rubricados pelos membros e licitantes presentes, ficando sob a guarda da CPL.

6.8 Concluída a fase de habilitação, e desde que não exista qualquer recurso administrativo pendente de julgamento, bem como se todos os licitantes participantes manifestarem desistência expressa de interpor recurso, intenção esta que deverá constar da Ata a ser lavrada e assinada por todos os representantes legais, proceder-se-á imediata abertura dos envelopes contendo as Propostas de Preços dos licitantes habilitados, sendo as mesmas rubricadas folha por folha do original, pelos participantes, Presidente e Membros da CPL.

6.8.1 Somente os licitantes habilitados passarão à próxima fase, ou seja, a de abertura das Propostas de Preços.

6.9 Serão devolvidos aos licitantes inabilitados os envelopes n.º 02 das Propostas de Preços, lacrados e mediante recibo ou protocolo. 6.10 Todas as Propostas de Preços serão rubricadas pela CPL e pelos representantes das licitantes presentes suspendendo-se a reunião a fim de que as mesmas sejam analisadas e julgadas.

6.11 É vedada a retirada das Propostas de Preços após a abertura dos envelopes n° 02 a elas correspondentes, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela CPL.

6.12 Do ato de abertura dos envelopes da documentação e da Proposta serão lavradas atas distintas e circunstanciadas que serão assinadas pelos membros da Comissão Permanente de Licitação e representantes das proponentes presentes.

7 - DA ACEITAÇÃO DAS PROPOSTAS 7.1 A critério da Comissão Permanente de Licitação poderão ser relevados erros ou omissões formais, que não resultem em prejuízo para o entendimento das propostas.

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

10

7.2 Não serão consideradas as propostas que basearem seus preços nos de outras propostas ou oferecerem acréscimo ou redução sobre a proposta apresentada por outra proponente. 7.3 Não serão aceitos proponentes com pendências judiciais com o Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT, SESI, SENAI E IEL). 7.4 Serão desclassificadas as Propostas de Preços que:

a) Apresentarem preços globais ou unitário simbólico, irrisório ou de valor zero, incompatíveis com os preços praticados no mercado, ainda que este Edital não tenha estabelecido limites mínimos; b) Contenham preços excessivos ou manifestamente inexeqüíveis; c) Tenham cotado os produtos ou materiais que não possuam as características e especificações estabelecidas mínimas nos Anexos e no Edital, conforme fatores de avaliação - critérios de julgamento.

7.5 Quando todos os licitantes forem inabilitados ou todas as Propostas de Preços forem desclassificadas, a CPL poderá, a seu juízo, fixar, aos licitantes, prazo de 02 (dois) dias úteis para apresentação de outras, escoimadas das causas referidas no item precedente. 7.6 Ultrapassada a fase de habilitação e abertas as Propostas de Preços, não mais poderá desclassificar as Propostas por motivo relacionado a esta fase, salvo em razão de fatos supervenientes, ou só conhecidos após o julgamento.

8- DA CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS 8.1 No julgamento e classificação das propostas será adotado o CRITÉRIO DE MENOR PREÇO GLOBAL. 8.2 O CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO reserva-se ao direito de não adjudicar os serviços, objeto desta CONCORRENCIA, aos licitantes que apresentarem em suas Propostas Preços incompatíveis com o seu orçamento base, considerando como parâmetro para tanto os critérios estabelecidos nos artigos 43 e 48, da Lei 8.666/93, o que implica, neste caso, que a licitação será processada e julgada com observância dos seguintes procedimentos:

a) verificação da conformidade de cada Proposta de Preços com os requisitos do Edital, Anexos e, conforme o caso, com os preços correntes no mercado ou fixados por órgão oficial competente, ou ainda constante do sistema de registro de preços, os quais deverão ser devidamente registrados na Ata de julgamento, promovendo-se a desclassificação das Propostas de Preços desconformes ou incompatíveis; b) desclassificação das Propostas de Preços com valor global superior ao limite estabelecido neste certame, qual seja: R$ 276.510,86 (duzentos e setenta e seis mil, quinhentos e dez reais e oitenta e seis centavos), ou com preços manifestamente inexeqüíveis, assim considerados aqueles que não venham a ter demonstrada sua viabilidade através de documentação que comprove que os custos dos insumos são coerentes com os de mercado e que os coeficientes de produtividade são compatíveis com a execução do objeto do Contrato, condições estas necessariamente especificadas no ato convocatório da licitação.

8.3 Para os efeitos do disposto na alínea “b” do item 8.2, consideram-se manifestamente inexeqüíveis, no caso de licitações de menor preço para obras e serviços de engenharia, as Propostas de Preços cujos valores sejam inferiores a 70% (setenta por cento) do menor dos seguintes valores:

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

11

a) Média aritmética dos valores das Propostas de Preços superiores a 50% (cinqüenta por cento) do valor orçado pela Administração; ou b) Valor orçado pela Administração.

8.4 Se a CPL entender necessário, poderá solicitar pareceres técnicos internos ou externos, para orientar-se na sua decisão. 8.5 Quando solicitado pela CPL, a análise das Propostas de Preços será pela Coordenação de Engenharia do SISTEMA FIEMT, que poderá sugerir a desclassificação das Propostas de Preços que não atenderem as planilhas de custos e os produtos ou materiais ofertados em conformidade com o Edital e seus Anexos, emitindo-se o relatório técnico sugerindo, indicando, nomeando ou designando o licitante com melhor Proposta de Preços e mais vantajosa do certame. 8.6 Após a adoção de todos os critérios de julgamento estabelecidos deste Edital, se houver empate entre duas ou mais Propostas de Preços, o critério de desempate, será o sorteio em ato público, para o qual todas os licitantes serão convocados, sendo que o não comparecimento de qualquer licitante à reunião marcada para o sorteio não impedirá que ele se realize.

9 – PROCESSAMENTO E JULGAMENTO

9.1 Os membros da Comissão Permanente de Licitação – CPL abrirão os envelopes 02 (Proposta de Preços) na data e horário estabelecidos pela mesma, do qual se lavrará ata circunstanciada, assinada pelos licitantes presentes e pela Comissão. 9.2 A Comissão verificará a conformidade e compatibilidade de cada proposta com os requisitos e especificações do edital, promovendo-se a desclassificação das propostas desconformes ou incompatíveis. 9.3 A CPL julgará e classificará as propostas, de acordo com os critérios de avaliação constantes deste ato convocatório. 9.4 A CPL indeferirá qualquer pedido de desistência de proposta, após iniciada a sessão de abertura, salvo por motivo justo, decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão. 9.5 A CPL rubricará todos os documentos contidos nos envelopes, solicitando aos licitantes presentes que também rubriquem. 9.6 Poderá a autoridade competente, até a assinatura do contrato, excluir licitante, motivadamente, se tiver ciência de fato ou circunstância, anterior ou posterior ao julgamento da licitação, que revele inidoneidade ou falta de capacidade técnica ou financeira. 9.7 Será considerada vencedora a proposta do licitante que, tendo atendido todas as condições desta CONCORRENCIA, proponha o menor preço global. Os demais licitantes habilitados serão classificados em ordem crescente. 9.8 Ocorrendo a hipótese de mais de uma proposta com igual valor, a licitação será decidida por sorteio, em ato público.

9.9 Serão desclassificadas as propostas que não atendam às exigências deste edital e seus anexos ou que propuserem para os itens solicitados preços acima do estimado ou que sejam inexeqüíveis.

9.10 Se todas as propostas forem desclassificadas ou todos os licitantes forem inabilitados, poderá o

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

12

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO fixar um prazo de 02 (dois) dias úteis aos licitantes para apresentação de nova proposta ou nova documentação, após sanadas as causas que motivaram a desclassificação ou inabilitação.

10 - DA ADJUDICAÇÃO 10.1 Constatado o atendimento dos requisitos previstos neste Edital, a licitante será declarada vencedora do certame, sendo-lhe adjudicado o objeto desta licitação.

11 - DOS RECURSOS 11.1 Todo cidadão é parte legítima para impugnar o presente Edital por irregularidade, devendo protocolar a mesma até 05 (cinco) dias úteis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação, o qual deverá ser julgado e respondido em 03 (três) dias úteis da data do seu recebimento. 11.2 Decairá do direito de impugnar os termos do presente Edital a Licitante que não o tiver feito até o 2º (segundo) dia útil antes da data fixada para a abertura dos Documentos de Habilitação. 11.3 Eventuais recursos referentes à presente concorrência deverão ser interpostos no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis após o conhecimento da decisão correspondente, em petição escrita dirigida aos Gestores das entidades do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, por intermédio da Comissão Permanente de Licitação. 11.4- Interposto o recurso, o fato será comunicado às demais licitantes, que terão prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis, a contar do recebimento da comunicação, para impugná-lo. 11.5 Recebida(s) a(s) impugnação(ões), ou esgotado o prazo para tanto, a Comissão Permanente de Licitação poderá reconsiderar a sua decisão, no prazo de 10 (dez) dias úteis, ou, no mesmo prazo, submeter o recurso, devidamente instruído, e respectiva(s) impugnação(ões) ao Síndico, que decidirá em 10 (dez) dias úteis contados da data final para sua interposição. 11.6 Não será conhecido o recurso interposto fora do prazo legal. 11.7- Será franqueada aos interessados, desde a data do início do prazo para interposição de recursos ou impugnações até o seu término, vistas ao processo desta concorrência, em local e horário a serem indicados pela Comissão Permanente de Licitação. 12- DA ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO 12.1 Realizado o julgamento final, sendo declarado o licitante vencedor e não havendo recursos, ou julgado estes, o processo será encaminhado ao Síndico do CONDOMINIO CASA DA INDÚSTRIA para apreciação, adjudicação e homologação do resultado da licitação.

13. DO PAGAMENTO 13.1– O CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA, através da sua Tesouraria pagará exclusivamente os Serviços efetivamente executados, comprovados através das medições apresentadas pela Contratada e então conferidas pela Fiscalização da obra. 13.2– A Critério da Fiscalização da Obra, os serviços executados deverão estar em conformidade com o

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

13

planejado no Cronograma Físico-Financeiro apresentado pela Contratante na ocasião da assinatura do Contrato. 13.3– As faturas serão pagas após o visto da Fiscalização, comprovada a efetiva e adequada execução dos serviços a que se referirem, mediante autorização da Administração Superior do CONTRATANTE, bem como deverão vir acompanhados das guias de recolhimento dos encargos sociais: GRPS e FGTS e tributos: ISS, referentes ao mês, e da cópia dos recibos de pagamento dos funcionários utilizados na obra, neles devendo constar o pagamento das horas extras caso haja; 13.4– O Pagamento será por meio de Ordem Bancária emitida por processamento eletrônico, em Instituição Financeira indicada e credenciada pela licitante vencedora no prazo de até 05 (cinco) dias úteis. 13.5- O pagamento da última parcela será efetuado em até 10 (dez) dias corridos, após o recebimento provisório de todo o objeto da licitação, bem como do habite-se emitido pela Prefeitura e do CND do CEI da obra emitida pelo INSS, por uma Comissão especialmente designada pelo CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA, o qual adotará o procedimento abaixo:

a) Verificar se tudo foi executado de acordo com as disposições do Edital, do Contrato, Projetos e Especificações Gerais; b) Notificar a empresa contratada das irregularidades observadas, cuja notificação será anexada ao processo original e encaminhada ao Síndico do CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA. No Caso de inexistência de irregularidades será preparado o Termo de Recebimento Provisório e liberada a última parcela do pagamento.

13.6- Decorridos 90 (noventa) dias do recebimento provisório, sem que se revelem vícios ou defeitos em toda a obra, a comissão de recebimento expedirá o Termo de Recebimento Definitivo. 13.7- Fica expressamente vedada ao vencedor da licitação, a negociação de Faturas ou Títulos de Crédito com Instituições Financeiras e/ou Factorings. 14 - DAS OBRIGAÇÕES DA ADJUDICATÁRIA 14.1 Compete à Adjudicatária:

a) Assinar o contrato no prazo de até 02 (dois) dias úteis, a contar da data de recebimento da convocação; b) Iniciar a prestação dos serviços até 02 (dois) dias após assinatura do contrato; c) Cumprir as exigências constantes neste Edital e seus Anexos; d) Reparar, corrigir, remover, ou substituir às suas expensas, no total ou em parte, o objeto da licitação em que se verifiquem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados; e) Atender às determinações da Fiscalização credenciada pelo CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA e prestar informações exatas à mesma, não criando embaraços; f) Promover remoções dos entulhos a cada etapa dos serviços, de maneira que o local permaneça sempre limpo;

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

14

g) Responsabilizar-se por qualquer dano causado ao CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA, a prepostos seus ou a terceiros, inclusive móveis e utensílios, provocados por ação ou omissão da Contratada, em decorrência da execução dos serviços, objeto desta licitação; h) Efetuar pagamentos de impostos, taxas, encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais, além de despesa de qualquer natureza que se fizerem indispensáveis à perfeita execução do Contrato; i) Responsabilizar-se por quaisquer acidentes de que possam ser vítimas os seus empregados, quando nas dependências do CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA, no desempenho dos serviços relativos a este certame ou em conexão com ela; j) Manter no local dos serviços um DIÁRIO DE OBRAS, em 03 (três) vias, sempre atualizado, para o registro de ocorrências relativas aos serviços e anotações da FISCALIZAÇÃO, bem como um encarregado permanente para a orientação dos empregados e um profissional de engenharia para a supervisão dos serviços do qual se exigirá uma permanência mínima diária de 04 (quatro) horas no canteiro de obras; k) Providenciar o transporte da equipe que executará os serviços para o local da obra; l) Arcar com a responsabilidade técnica e financeira no que tange a execução de todos os testes necessários, solicitados pela Fiscalização; m) Observar que todas as medidas dos projetos mencionados nos demais Anexos deste, deverão ser conferidas no local; n) Substituir, às suas expensas, no prazo de até 05 (cinco) dias corridos, após notificação formal, os serviços prestados em desacordo com as descrições deste Edital, seus Anexos e com a respectiva Proposta de Preços, ou que apresente vício de qualidade; o) Arcar com todas as despesas, diretas ou indiretas, decorrentes do cumprimento das obrigações assumidas, sem qualquer ônus para a Entidade Contratante; p) Manter as condições de habilitação e qualificação exigidas para sua contratação; q) Arcar com os custos referentes à mão-de-obra, encargos trabalhistas, previdenciários e demais obrigações fiscais e parafiscais, bem como as demais despesas, oriundas da prestação dos serviços; r) Informar imediatamente à CAQC - Coordenadoria de Aquisições e Contratos do SISTEMA FIEMT qualquer alteração ocorrida no endereço, conta bancária e outros julgáveis necessários para recebimento de correspondência; s) Indenizar terceiros e/ou às Entidades do Sistema FIEMT, mesmo em caso de ausência ou omissão de fiscalização de sua parte, pelos danos causados por culpa ou dolo, devendo a Contratada adotar todas as medidas preventivas, com fiel observância à exigência da Autoridade Competente e às disposições legais vigentes.

14.2 Se a licitante vencedora não apresentar situação regular no ato da assinatura do contrato e da entrega Nota Fiscal, a negociação será retomada e as demais licitantes serão chamados, na ordem de classificação, para análise da condição de sua respectiva oferta, observado que será examinada a aceitabilidade, quanto ao objeto e valor, sujeitando-se o desistente à penalidade constante deste Edital.

15. DAS OBRIGAÇÕES DA ENTIDADE

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

15

15.1 Compete ao CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA:

a) Receber o objeto Adjudicado, nos termos e condições estabelecidas no Edital; b) Proporcionar todas as facilidades indispensáveis à boa execução da obrigação contratual, inclusive permitindo o acesso de empregados, prepostos ou representantes da Contratada às dependências da Contratante; c) Informar a CAQC- Coordenadoria de Aquisições e Contratos do SISTEMA FIEMT de qualquer irregularidade encontrada na prestação dos serviços.

15.2 O Contratante poderá recusar os serviços da Contratada nas seguintes hipóteses:

a) Apresentem vício de qualidade ou impropriedade; b) Prestados em desacordo com os requisitos obrigatórios deste Edital; c) Nota Fiscal com descrições em desacordo com o Edital.

16- DAS PENALIDADES EDITALÍCIAIS

16.1- O descumprimento injustificado das obrigações assumidas nos termos e condições deste Edital poderá sujeitar o licitante as penalidades e multas, incidentes sobre o valor da proposta apresentada, na forma seguinte:

a) Perda do direito da prestação; b) Declaração de inidoneidade; c) Multa de até 10% sobre o valor da proposta de preços.

16.2- Quanto ao atraso para assinatura do contrato:

a) Atraso até o 5o (cinco) dia, multa de 2% (dois por cento) sobre o valor da proposta; b) A partir do 6o (sexto) dia até o limite do 10o (décimo) dia, multa de 4% (quatro por cento) sobre o valor da proposta, podendo caracterizar a inexecução total da obrigação a partir do 11o (décimo primeiro) dia de atraso.

16.3- A licitante que dentro do prazo de validade da sua Proposta, não assinar o contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o certame, ensejar o retardamento da execução do seu objeto, não mantiver a Proposta, falhar ou fraudar na execução do serviço, comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal, poderá ficar impedido de licitar ou contratar com as Entidades do SISTEMA FIEMT (SENAI, SESI, IEL, FIEMT) por um prazo de até 02 (dois) anos. 16.4- Fica facultada a defesa prévia da Contratada, em qualquer caso de aplicação de penalidade, no prazo de 02 (dois) dias úteis, contados da intimação do ato.

17- DO RECEBIMENTO PROVISÓRIO E DEFINITIVO 17.1 Para fins de Recebimento Provisório, quando os serviços ficarem integralmente concluídos, de

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

16

perfeito acordo com as especificações constantes do contrato, será lavrado, por uma Comissão especialmente designada pelo Síndico do CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA, um Termo de Recebimento Provisório, em 02 (duas) vias de igual teor, todas elas assinadas pela Comissão do CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA. 17.2 Para fins de Recebimento Definitivo do serviço será lavrado pelo Síndico do CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA ou pela Comissão por ela designada para tanto, 90 (noventa) dias após o Recebimento Provisório, se o serviço contratado não apresentar defeitos ou imperfeições, ou se os existentes tiverem sido corrigidos, e assim, considerado como executado e concluído dentro das especificações e condições contratuais. 17.3 O Contratante não emitirá o Termo de Recebimento Definitivo nos casos expressamente previstos no Contrato.

18- DA GARANTIA

18.1 Para a garantia do cumprimento de todo o objeto deste certame, o licitante vencedor, depositará na Tesouraria do CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA, até no máximo 02 (dois) dias antes da assinatura do Contrato, a título de caução, 10% (dez por cento) do valor total do objeto a ser contratado, em moeda corrente, seguro-garantia ou fiança bancária (esta última deverá obedecer ao modelo fornecido pelo CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA), sendo que as duas últimas formas citadas deverão ter prazo de validade igual ou superior a vigência do Contrato, oriundo deste certame). 18.2 A garantia do Contrato será liberada à empresa contratada até 30 (trinta) dias após a emissão do Termo de Recebimento Definitivo do objeto do Contrato. 18.3 Na hipótese da proponente vencedora deixar de cumprir compromissos constantes do Contrato, fica a Contratante, após comprovação da responsabilidade da mesma, mediante procedimento administrativo com ampla defesa e contraditório, autorizada a reverter em favor do CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA, todo ou parte do valor do depósito efetuado a título de caução, mencionado no sub-item 18.1. 18.4 Caso o valor da garantia venha a ser utilizado em pagamento de qualquer obrigação, inclusive indenização a terceiros, a proponente vencedora obriga-se a fazer a respectiva reposição, em até 05 (cinco) dias úteis, após a notificação do CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA.

19- DAS INCIDÊNCIAS FISCAIS

19.1- Dos valores devidos à licitante vencedora serão descontados os encargos sujeitos, por disposição legal, à retenção na fonte.

20- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

20.1 Para a visita de conhecimento do local onde serão realizadas as obras, os interessados deverão comparecer na área urbana no CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA, localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça n.° 4.193, Bairro Bosque da Saúde, Cuiabá/MT, CEP 78.050-000, Fone (65) 3611-1652 / 1612. 20.2 Fazem parte da presente licitação, no que forem aplicáveis, instruções e manuais técnicos dos fabricantes e as normas específicas da ABNT.

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

17

20.3 As obras e/ou serviços objeto deste Edital, serão fiscalizados por técnico(s) designado(s) pelo CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA, denominado(s) Fiscal(is), independentemente de qualquer outra supervisão ou assessoramento, a seu exclusivo juízo, o que não retirará do licitante vencedor, a responsabilidade pela perfeita execução daqueles. 20.4 Todos os Projetos fornecidos pelo licitante vencedor, deverão ser aprovados pela Administração Superior do CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA, antes da execução dos serviços, conforme o cronograma apresentado pela empresa vencedora. Se necessário, caberá ao licitante vencedor o desenvolvimento de todos os Projetos complementares necessários, no transcorrer do período de execução da obra, sem acréscimo de ônus para o CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA. 20.5 Ficará a cargo do licitante vencedor a obtenção de licenças e outras providências decorrentes do objeto do presente, quer junto a Entidades Municipais, Estaduais e/ou Federais, inclusive Ambientais, Culturais, etc. 20.6 Para a contratação de subempreteiras será exigida prévia autorização escrita do CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA, precedida das justificativas quanto aos motivos, natureza e extensão dos serviços subempreitados, ficando o licitante vencedor, mesmo que autorizado pelo CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA, responsável sobre todos os aspectos pela subempreitada realizada. 20.7 As licitantes deverão observar os mais altos padrões éticos durante o processo licitatório, estando sujeitas às sanções previstas na Legislação Brasileira. 20.8 Caso à licitante se recuse a executar o objeto deste Edital ou venha a fazê-lo fora das normas ou regras estabelecidas, o CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA poderá, mediante notificação, rescindir a contratação e optar pela convocação dos demais licitantes na ordem de classificação remanescentes. 20.9 Fica assegurado ao CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA o direito de:

a) Adiar a data de abertura da presente LICITAÇÃO, dando conhecimento aos interessados, notificando por escrito aos licitantes que já tenham retirado o Edital e os Anexos, com a antecedência de pelo menos 24 (vinte e quatro) horas, da data inicialmente marcada; b) Anular ou revogar o presente certame, antes ou depois da assinatura do instrumento contratual, não acarretando quaisquer direito ao licitante que acorrera à licitação, seja por lucros cessantes ou quaisquer outras reparações; c) Mediante justificativas devidamente embasadas, cancelar esta licitação, revogá-la total ou parcialmente, anulá-la ou alterá-la, ter seu objeto reduzido ou aumentado e o início de seu julgamento adiado, sem que caiba qualquer reclamação ou indenização; d) Alterar as condições deste Edital ou qualquer documento pertinente a esta CONCORRENCIA, fixando novo prazo, não inferior a 02 (dois) dias úteis, para a abertura do Envelope n° 01 – Documentação/Habilitação ou Envelope n° 02 - Proposta de Preços, a contar da publicação das alterações, caso a alteração afete a formulação das propostas por parte da licitante.

20.10 A licitante vencedora deverá realizar e executar os serviços através de pessoas idôneas, assumindo total responsabilidade por quaisquer danos ou faltas que as mesmas venham a causar ou cometer no desempenho dos serviços. 20.11 A licitante vencedora ficará responsável por quaisquer danos que venha a causar a terceiros ou ao patrimônio do CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA, reparando às suas custas as mesmas, durante a execução dos serviços, sem que lhe caiba nenhuma indenização por parte do CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA.

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

18

20.12 Quaisquer tributos, custos e despesas diretos ou indiretos omitidos da Proposta de Preços ou incorretamente cotados, serão considerados como incluso no preço, não sendo aceito acréscimo a qualquer título. 20.13 A apresentação de Proposta de Preços na presente licitação implica em concordância tácita, por parte do licitante, com todos os termos e condições deste Edital e de seus Anexos. 20.14 As licitantes são responsáveis pela fidelidade e legitimidade das informações e documentos apresentados em qualquer fase nesta licitação. 20.15 As condições estabelecidas neste Edital, Anexos e nos Projetos, no que se aplicar, farão parte do Contrato correspondente, independentemente de transcrição em seu texto. 20.16 Adjudicado e Homologado o resultado deste CERTAME, será convocada a licitante vencedora para assinatura do Contrato. 20.17 Ao assinar o Contrato, a licitante vencedora obriga-se a realizar-se e executar-se os serviços, conforme as especificações e condições contidas deste Edital, nos Anexos e nos Projetos. 20.18 A convocação para assinar o instrumento contratual deverá ser atendida no prazo máximo de 02 (dois) dias corridos, sob pena de ser considerada como recusa injustificada, sem prejuízo das sanções previstas deste Edital e nos seus Anexos. 20.19 No julgamento das Propostas de Preços ofertadas deste certame, serão utilizados os critérios de desclassificação, elencados no artigo 48, da Lei 8.666/96. 20.20 O CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA poderá por interesse próprio, devidamente justificado, revogar ou anular a presente licitação, no seu todo ou em parte, inclusive por vício ou ilegalidade, de ofício ou mediante provocação, bem como adiá-la ou prorrogar o prazo para recebimento dos envelopes, sem que caiba aos licitantes qualquer direito à reclamação ou indenização. 20.21 A anulação do procedimento induz à do contrato; 20.22 Os licitantes não terão direito à indenização em decorrência da anulação do procedimento licitatório, ressalvado o direito do contratado de boa-fé de ser ressarcido pelos encargos que tiver suportado no cumprimento do Contrato. 20.23 Os proponentes assumem todos os custos de preparação e apresentação de sua Proposta e o CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA não será, em nenhum caso, responsável por esses custos, independentemente da condução ou do resultado do Processo licitatório. 20.24 Os proponentes são responsáveis pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação. 20.25 As Normas que disciplinam esta licitação serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, deste que não comprometam o interesse da Administração, a finalidade e a segurança da contratação.

20.26 É facultada ao(a) Presidente da Comissão Permanente de Licitação ou Autoridade Superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligência, destinada a esclarecer ou complementar a instrução do Processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar no ato da sessão pública. 20.27 Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital e seus Anexos, excluir-se-á o dia do início e

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

19

incluir-se-á o do vencimento. Só se iniciam e vencem os prazos em dias de expediente normal no CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA. 20.28 No que tange as Propostas de Preços, o desatendimento de exigências formais não essenciais não importará no afastamento do licitante, desde que sejam possíveis as aferições das suas qualificações e as exatas compreensões da sua Proposta, durante a realização da sessão pública desta LICITAÇÃO. 20.29 As normas que disciplinam este CERTAME serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, sem comprometimento da segurança do futuro Contrato. 20.30 Qualquer pedido de esclarecimento em relação a eventuais dúvidas na interpretação do presente Edital e seus Anexos, deverá ser encaminhado, por escrito, ao (a) Presidente a Comissão Permanente da Licitação, na Coordenadoria de Aquisições e Contratos do SISTEMA FIEMT, sito à Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 4301, Bosque da Saúde, Cuiabá/MT, fone: (65) 3611-1652 / 1612 e no e-mail: [email protected], até 02 (dois) dias úteis antes da data de abertura da CONCORRENCIA. 20.31 A Homologação do resultado desta licitação não implicará direito à contratação. 20.32 Aos casos omissos aplicam-se às disposições constantes na Lei n. 8.666/93 que regulamenta a modalidade de CONCORRENCIA.

21- DO FORO

21.1 Para todos os efeitos legais, as partes elegem o Foro Central da Região Metropolitana de Cuiabá, para dirimir dúvidas oriundas da aplicação deste Edital e de seus Anexos.

Cuiabá, 20 de julho de 2009.

PATRÍCIA COSTA VIEIRA DE CAMARGO SALDANHA PRESIDENTE DA CPL

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

20

ANEXO I

(MINUTA DE CONTRATO CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA)

Contrato n°____/___, CONDOMÍNIO.

CONTRATO DE EXECUÇÃO DE SERVIÇOS EMPREITADA QUE CELEBRAM ENTRE SI, DE UM LADO O CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO E DO OUTRO LADO A EMPRESA _______________________________________________.

CONTRATANTE: CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO, pessoa

jurídica de direito privado, com sede situada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Casa da Indústria, nesta Capital, devidamente inscrito no CNPJ sob nº .................., neste ato, representado pelo seu Síndico, Sr. ................................, brasileiro, portador do RG n.º ................., inscrito no CPF sob o nº ..........................

CONTRATADA: ........................................ inscrita no CNPJ sob o n.º .................. e Inscrição Estadual

n.º ..........................., estabelecida na ............................, bairro: ........................, Cidade-UF......., neste ato representada pelo seu ........................................, Sr. ........................................, portador do RG n.º ........................... SSP/........, inscrito no CPF sob o n.º ........................................

As partes acima identificadas e qualificadas, doravante denominadas simplesmente CONTRATANTE, a primeira e CONTRATADA a segunda, celebram o presente Contrato devidamente autorizado no Processo ______/2009, tendo por fundamento o procedimento licitatório, na modalidade de CONCORRENCIA nº _____/2009, do tipo MENOR PREÇO GLOBAL, realizado nos termos do Regulamento de Licitações e Contratos do SESI e SENAI, e ainda seus Anexos e a proposta da contratada, mediante as cláusulas e condições seguintes: CLÁUSULA PRIMEIRA – Do Objeto 1.1- O objeto deste instrumento é a Contratação de empresa especializada para Execução das Obras de Construção do Acervo Documental e Escada do Condomínio Casa da Indústria com fornecimento de materiais e mão de obra. 1.2 Os serviços serão executados na forma deste instrumento, obedecendo integral e rigorosamente as descrições, especificações, instruções e demais elementos fornecidos pelo CONTRATANTE, passando todos estes elementos e documentos, assim como a proposta da CONTRATADA, depois de devidamente rubricada pelas partes contratantes, a constituírem parte integrante deste Contrato, de cujo teor as partes declaram ter pleno conhecimento e aceitam independentemente de anexação. 1.3 A CONTRATADA não poderá subempreitar no todo ou em parte, os serviços, objeto do presente instrumento contratual sem a autorização prévia e expressa do CONTRATANTE.

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

21

CLÁUSULA SEGUNDA – Da Execução da Obra 2.1 A CONTRATADA se obriga a executar os serviços rigorosamente, de acordo com o estabelecido na Cláusula acima, devendo arcar com todas as despesas concernentes a materiais e mão-de-obra, que serão sempre de primeira qualidade e especializada, bem assim todas as despesas relativas à instalação, equipamentos e ferramentas de sua propriedade ou alugadas que se fizerem necessárias à perfeita e cabal execução da obra. Ficará, outrossim, a cargo da CONTRATADA a realização de todos os ensaios tecnológicos, verificação de provas de materiais e equipamentos fornecidos, serviços e instalações executados ou de reparos que por ventura se tornarem necessários, para que os trabalhos sejam entregues em perfeitas condições. 2.2 A direção geral da obra, na forma da legislação vigente, será entregue ao Engenheiro habilitado da CONTRATADA, o qual deverá ali permanecer por, no mínimo, 04 (quatro) horas diárias auxiliado por um encarregado geral, que deverá ali permanecer durante todo o período de execução da obra. 2.3 A CONTRATADA manterá, permanentemente, à frente dos trabalhos um encarregado geral, o qual deverá apresentar todo e qualquer esclarecimento referente ao andamento dos serviços. 2.4 Para a perfeita execução e completo acabamento da obra e serviços objeto deste Contrato, a CONTRATADA se obriga a prestar toda a assistência técnica e administrativa necessária para imprimir um andamento coerente com o cronograma fisico-financeiro da execução. 2.5 A CONTRATADA se obriga a cumprir, integralmente, no que se refere ao pessoal empregado na obra, a legislação vigente sobre tributos, obrigações trabalhistas, previdência social e acidentes de trabalho, por cujos encargos responderá unilateralmente, em toda a plenitude. 2.6 A execução dos serviços obedecerá rigorosamente às normas, recomendações, especificações e padrões da ABNT, as normas do Ministério do Trabalho, especialmente as NR 07, 15 e 18, assim como as recomendações adicionais e exigências das repartições e empresas concessionárias de serviços públicos. 2.7 Caberá à CONTRATADA todas as providências junto às repartições competentes e empresas concessionárias de serviços públicos, para que se façam as ligações (provisórias) e definitivas de água potável, esgoto, luz e força e telefone para o objeto deste instrumento, correndo por conta as despesas relativas às instalações, tarifas e consumo durante a execução dos trabalhos objeto do presente Contrato. 2.8 O entulho resultante de demolição ou perfurações, assim como os materiais que não possam ser aplicados nos serviços, serão, a juízo da fiscalização, removidos pela CONTRATADA, imediatamente ou de acordo com a marcha dos trabalhos, devendo a obra estar sempre limpa e desembaraçada. 2.9 A CONTRATADA poderá, mediante prévia e expressa autorização do CONTRATANTE, contratar com terceiros os elementos ou suas partes que constituem especialidades definidas, ficando a responsabilidade de todos os serviços assim executados, em qualquer hipótese, sob garantia da CONTRATADA, inclusive instalações e equipamentos especiais. 2.10 Compete à CONTRATADA a providência de todos os detalhes de execução necessários ao perfeito andamento dos serviços, os quais serão, sempre, submetidos à fiscalização para aprovação prévia. 2.11 A CONTRATADA providenciará, na obra, local adequado para sua fiscalização, que será procedida por pessoa indicada e credenciado pelo CONTRATANTE, fornecendo ao mesmo, todos os dados necessários à verificação da fiel execução do projeto, especificações, plantas, etc. Nesse local será mantido um “Diário de Obras”, com folhas numeradas, fornecido pela CONTRATADA, a ser rubricado,

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

22

diariamente pelo representante da CONTRATADA e pela fiscalização, na qual serão, diárias e obrigatoriamente, lançados todos os fatos e/ou ocorrências relacionadas com a execução dos trabalhos, principalmente a data do término de cada etapa. 2.12 Os esclarecimentos solicitados pela fiscalização, ou pessoas credenciadas para esse fim, deverão ser fornecidos imediatamente, salvo quando depender de verificação, através de cálculo ou teste, casos em que será concedido o prazo necessário.

CLÁUSULA TERCEIRA– Das Modificações 3.1 Não serão admitidas quaisquer modificações ou alterações do projeto ou especificações por parte da CONTRATADA, sem prévio e expresso consentimento do CONTRATANTE. 3.2 No caso de necessidade imperiosa de qualquer espécie de alteração ou modificação, será esta devidamente exposta ao CONTRATANTE, por escrito, e dependerá de sua autorização, ouvida previamente a fiscalização e seus consultores. 3.3 Havendo concordância por escrito do CONTRATANTE com qualquer alteração ou modificação, a CONTRATADA deverá apresentar, dentro do prazo estabelecido, o orçamento detalhado e o cronograma dos trabalhos a serem efetuados. Este orçamento deverá obedecer aos preços unitários constantes da proposta da CONTRATADA. 3.4 Caso os trabalhos relativos à modificação ou alteração impliquem em dilatação de prazo total da obra, deverá tal circunstância ser também salientada, para prévia concordância do CONTRATANTE. 3.5 A CONTRATADA arcará com todos os prejuízos decorrentes da não obediência ao que ficou acima estabelecido.

3.6 Os eventuais serviços extracontratuais só serão executados, após a aprovação prévia do Superintendente da CONTRATANTE, mediante processo formalizado, do qual, além da justificação dos mesmos, constem, obrigatoriamente, os preços aprovados pela fiscalização e seus consultores, bem como, do respectivo TERMO ADITIVO.

CLÁUSULA QUARTA – Do Prazo para a Execução da Obra 4.1 Conforme cronograma, o prazo máximo previsto para execução das obras será de 120 (cento e vinte dias) dias, a contar da data de assinatura do Contrato, que assim deverá ser cumprido fielmente. 4.2 As partes reservam-se o direito de relevar o prazo acima mencionado, quando ocorrer a necessidade de executar serviços não previstos no Contrato, desde que devidamente autorizados pelo CONTRATANTE, ou ainda, quando ocasionados por eventos decorrentes de força maior ou caso fortuito, a critério da fiscalização. 4.3 Os trabalhos deverão ser iniciados, no máximo, dentro de 02 (dois) dias corridos, após a assinatura deste Contrato, sob pena de perda da caução em favor do CONTRATANTE. 4.4 Os prazos a que se referem a execução e vigência deste instrumento, só poderão ser prorrogados, nos seguintes casos:

a) Quando houver paralisação, ou restrição na execução dos trabalhos por determinação escrita do CONTRATANTE;

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

23

b) Quando houver falta de elementos técnicos, cujo fornecimento, seja de responsabilidade do CONTRATANTE, desde que, notificado por escrito no prazo de 24 (vinte e quatro) horas; c) Quando houver paralisação dos serviços, em virtude de chuvas contínuas por mais de 05 (cinco) dias, devidamente comprovadas pelo distrito meteorológico do Estado de Mato Grosso, corroborado pela fiscalização, e na ocorrência de motivo de força maior ou caso fortuito; d) Quando houver aumento de serviços decorrentes de alterações do projeto ou especificações não previstos ou Aditivos ao Contrato.

4.5 A CONTRATADA deverá solicitar, por escrito, a prorrogação no prazo durante a vigência do Contrato, instruindo o pedido com os comprovantes adequados, que justifiquem o pedido. 4.6 A extensão do prazo não implicará em qualquer custo adicional para o CONTRATANTE, salvo o disposto na alínea “d”, da cláusula 5.4, nem exonera a CONTRATADA de suas obrigações.

CLÁUSULA QUINTA – Do Prazo de Vigência do Contrato 5.1 – O presente contrato terá a vigência de 12 (doze) meses podendo ser prorrogado conforme legislação vigente. Parágrafo único - Caso ocorra à emissão do Termo de Recebimento Definitivo da Obra antes do prazo citado no item 5.1, o contrato será rescindido automaticamente.

CLÁUSULA SEXTA – Do Preço 6.1 O CONTRATANTE pagará pelo total da obra a importância de R$_________________________________________________ (valor por extenso), quantia essa fixa e irreajustável, abrangendo todas as obras e serviços relativos ao objeto do presente Contrato, bem como, as despesas com fornecimento de materiais, mão-de-obra, encargos sociais, ferramentas e equipamentos, assistência técnica, administração, benefícios, despesas gerais, etc., e mesmo aquelas não especificadas, cujo ônus será de exclusiva e única responsabilidade da CONTRATADA. 6.2 O preço dos serviços extraordinários decorrentes de modificações de projeto, devidamente autorizados pelo CONTRATANTE, será estabelecido, a partir dos preços unitários que figurem na Proposta apresentada pela CONTRATADA, cabendo à fiscalização analisar a ocorrência dos mesmos e, conseqüentemente, aceitá-los ou não. 6.3– A tesouraria do CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA pagará exclusivamente os serviços efetivamente executados e comprovados através das medições, então conferidas pela fiscalização da obra, em conformidade com o planejado no cronograma, ficando a critério da fiscalização da contratante a decisão sobre o pagamento, que será efetuado por meio de Ordem Bancária, emitida por processamento eletrônico, em Instituição Financeira indicada e credenciada pela licitante vencedora no prazo de até 05 (cinco) dias úteis. 6.4- Não poderá a CONTRATADA pleitear quaisquer acréscimos de preços sob alegação de falhas, omissões ou inexequibilidade de qualquer parte do projeto, entendendo-se previsto no preço total, constante na proposta o custo dos serviços e modificações que forem imprescindíveis à execução da obra.

CLÁUSULA SETIMA – Do Pagamento

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

24

7.1 O CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA, através da sua Tesouraria pagará exclusivamente os Serviços efetivamente executados, comprovados através das medições apresentadas pela Contratada e então conferidas pela Fiscalização da obra. 7.2 A Critério da Fiscalização da Obra, os serviços executados deverão estar em conformidade com o planejado no Cronograma Físico-Financeiro apresentado pela Contratante na ocasião da assinatura do Contrato . 7.3 As faturas serão pagas após o visto da Fiscalização, comprovada a efetiva e adequada execução dos serviços a que se referirem, mediante autorização da Administração Superior do CONTRATANTE, bem como deverão vir acompanhados das guias de recolhimento dos encargos sociais: GRPS e FGTS e tributos: ISS, referentes ao mês, e da cópia dos recibos de pagamento dos funcionários utilizados na obra, neles devendo constar o pagamento das horas extras caso haja. 7.4 O Pagamento será por meio de Ordem Bancária emitida por processamento eletrônico, em Instituição Financeira indicada e credenciada pela licitante vencedora no prazo de até 05 (cinco) dias úteis. 7.5 O pagamento da última parcela será efetuado em até 10 (dez) dias corridos, após o recebimento provisório de todo o objeto da licitação, bem como do habite-se emitido pela prefeitura e do CND do CEI da obra emitida pelo INSS, por uma Comissão especialmente designada pelo CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA, o qual adotará o procedimento abaixo:

a) Verificar se tudo foi executado de acordo com as disposições do Edital, do Contrato, Projetos e Especificações Gerais; b) Notificar a empresa contratada das irregularidades observadas, cuja notificação será anexada ao processo original e encaminhada ao Síndico do CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA. No Caso de inexistência de irregularidades será preparado o Termo de Recebimento Provisório e liberada a última parcela do pagamento.

7.6 Decorridos 90 (noventa) dias do recebimento provisório, sem que se revelem vícios ou defeitos em toda a obra, a comissão de recebimento expedirá o Termo de Recebimento Definitivo. 7.7 Fica expressamente vedada ao vencedor da licitação, a negociação de Faturas ou Títulos de Crédito com Instituições Financeiras e/ou Factorings.

CLÁUSULA OITAVA – Das Penalidades e Dos Atrasos e Interrupções 8.1- Aplicar-se-á à CONTRATADA, ressalvada os motivos de força maior, descritos no item 8.2 e suas alíneas, devidamente comprovadas, as multas do item 8.3 e suas alíneas. 8.2- São considerados motivos de força maior, para isentar de multa, os atrasos decorrentes de:

a) interrupção nos meios de transportes; b) casos de calamidade pública, inclusive chuvas torrenciais e suas conseqüências; c) Acidentes que impliquem em retardamento na execução da obra, sem culpa da CONTRATADA; d) Falta de energia elétrica ou de água, sempre que tais faltas, independerem dos recursos técnicos financeiros da CONTRATADA;

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

25

e) Greve generalizada dos operários e empregados, sem culpa da CONTRATADA; f) Modificações no projeto, desenhos ou especificações da obra, que não tinha sido comunicado à CONTRATADA com a devida antecipação; g) Falta de pronunciamento do CONTRATANTE, durante o período de atraso; h) Falta ou culpa do próprio CONTRATANTE; i) Aumento da quantidade de serviços decorrentes de alterações não previstas ou Aditivas do Contrato.

8.3 Será devido, pela CONTRATADA, as seguintes penalidades nos seguinte casos: a) 0,3% (três décimos por cento) do valor do Contrato por dia de atraso na entrega do serviço; b) 0,3% (três décimos por cento) do valor da etapa do serviço, por dia de atraso no cumprimento do prazo previsto no cronograma para a execução da etapa do serviço; c) 0,03% (três centésimo por cento) do valor do Contrato por dia, no descumprimento de qualquer Cláusula ou condições não abrangidas pelos itens anteriores, inclusive a infringência a qualquer item das especificações ou das normas de serviços; d) Multa, correspondente a 10% (dez por cento) do valor contratual, na hipótese de rescisão do Contrato, nos casos previstos, por culpa da CONTRATADA, sem prejuízo da responsabilidade civil ou criminal incidente e da obrigação de ressarcir as perdas e danos a quem der causa;

8.4 A CONTRATADA não incorrerá em multa durante as prorrogações expressamente concedidas pela Contratada, nos casos de impedimentos efetivamente constatados, conforme registro no Diário de Obras. O valor da multa aplicado será descontado dos pagamentos ou da quantia eventualmente prestada como garantia ou, ainda, quando for o caso, cobrada judicialmente. 8.5 As penalidades por infração de qualquer das Cláusulas do presente Contrato, inclusive as multas previstas, são autônomas e a aplicação de uma não exclui a da outra. 8.6 A inexecução total ou parcial do Contrato, excluído as hipótese de caso fortuito e força maior, acarretará a Contratada, garantida a prévia defesa, às seguintes penalidades: advertência por escrito, multa, rescisão, declaração de inidoneidade e suspensão do direito de licitar ou contratar com as Entidades do Sistema FIEMT, por prazo não superior a 02 (dois) anos, nas formas adiante especificadas. 8.7 Fica facultada a defesa prévia da Contratada, em qualquer caso de aplicação de penalidade, no prazo de 02 (dois) dias úteis, contados da intimação do ato.

CLÁUSULA NONA – Da Responsabilidade 9.1 A CONTRATADA declara conhecer, perfeitamente a área onde serão executadas as obras, não podendo, sob pretexto algum, alegar desconhecimento da mesma, das condições de acesso e demais pormenores, devendo obter toda e qualquer Licença ou Alvará, inclusive ambientais e/ou culturais, relativas à obra, encaminhando cópia autenticada ao CONTRATANTE. 9.2 Todos os serviços mencionados em qualquer dos documentos que integram o presente Contrato, tais como: plantas, cortes, detalhes, especificações, normas, instruções, fornecidos pelo CONTRATANTE,

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

26

serão de responsabilidade direta da CONTRATADA, devendo a mesma ainda, efetuar todos os controles necessários para assegurar a qualidade dos materiais usados na obra, responsabilizando-se pelos mesmos, como ainda, obedecer rigorosamente às normas da ABNT. 9.3 Serão de responsabilidade da CONTRATADA todas as providências e despesas legais necessárias à completa conclusão e entrega das obras, bem como, as ligações de água, esgoto, luz e força, obtenção do “HABITE-SE” da obra, junto a entidade competente, como também a quitação com o INSS para fins de averbação no Registro de Imóveis e demais providências necessárias, exigidas pelas repartições competentes. A aceitação definitiva das obras estará condicionada à apresentação da documentação, comprovando a execução dessas providências.

9.3.1 As guias de recolhimento de impostos e outros comprovantes fiscais deverão ficar à disposição do CONTRATANTE por pelo menos 02 (dois) anos.

9.3.2 A CONTRATADA reconhece por este instrumento, que é única e exclusiva responsável em qualquer caso por dano e prejuízos que eventualmente venham sofrer o CONTRATANTE, em coisa, propriedade ou pessoas de terceiros, em decorrência de execução das obras, correndo às expensas, sem responsabilidade de ônus para o CONTRATANTE, as indenizações ou ressarcimentos que tais danos ou prejuízos ocasionarem, não podendo invocar, em seu favor a presença da fiscalização.

9.4 A CONTRATADA deve implantar e fazer cumprir as NR’s 06, 07, 15 e 18, da Portaria MTb Nº 3.214/78, correndo por sua conta as despesas decorrentes, devendo esta ainda fornecer e exigir o uso de EPI’s pelos seus funcionários.

9.4.1 A CONTRATADA não ficará exonerada da obrigação de empregar o maior rendimento e segurança dos trabalhos e dos serviços, mesmo que a fiscalização do CONTRATANTE, não lhe faça exigência a respeito.

9.5– A guarda e vigilância dos materiais, equipamentos e documentos necessários à obra, tanto da CONTRATADA como da fiscalização, são de inteira responsabilidade da CONTRATADA. 9.6– Correrão também exclusivamente por conta da CONTRATADA, as conseqüências de:

a) Negligência, imperícia ou imprudência; b) Imperfeição ou insegurança da obra; c) Falta de solidez dos trabalhos executados, mesmo após o término do presente Contrato, consoante normas em vigor; d) Informações relativas ao direito de privacidade industrial; e) Acidente de qualquer natureza com empregados, materiais ou aparelhagens; f) Caso fortuito ou força maior.

9.7- Ocorrendo incêndio ou outro sinistro que atinja os serviços, as partes atingidas serão reparadas ou refeitas pela CONTRATADA, a juízo exclusivo da fiscalização, iniciando os trabalhos, dentro de 05 (cinco) dias corridos de notificação. 9.8- A aceitação de qualquer título da obra executada, não acarretará de modo algum a exoneração da CONTRATADA e seus técnicos, da responsabilidade civil e técnica por futuros eventos relacionados com a execução dos serviços convencionados e dando como aceitos, não cabendo ao CONTRATANTE,

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

27

qualquer ônus, participação ou co-responsabilidade direta ou indireta, danos ou prejuízos devido à falhas, deficiência ou impropriedades de ordem técnica verificada nas instalações ou serviços executados pela CONTRATADA ou seus prepostos. 9.9- É vedada a subcontratação dos serviços objeto deste Contrato, salvo se for previamente e expressamente aprovada pelo CONTRATANTE. 9.10– A CONTRATADA obriga-se a assumir o pólo passivo de ações judiciais interpostas contra o CONTRATANTE em razão ou em decorrência da obra objeto deste Contrato.

9.11- A CONTRATADA deverá apresentar ao fim de cada etapa, em conjunto com a nota fiscal, no mínimo 12 (doze) fotografias coloridas, formato 15x20cm e os seus respectivos negativos, os quais deverão retratar o andamento da obra.

9.12- O abandono da obra, por parte da CONTRATADA, o que será constatado e considerado se ocorrer sua interrupção injustificada por mais de 48 (quarenta e oito) horas, implicará na imediata e automática rescisão do presente Contrato, independente de qualquer aviso ou notificação, imitindo-se o CONTRATANTE, na posse da mesma imediatamente após encerrado o prazo em apreço. 9.13- Nos termos do Código Civil, a CONTRATADA, responderá durante 05 (cinco) anos a contar da data da aceitação definitiva dos serviços, pela solidez e segurança dos mesmos, não só em razão material e mão-de-obra, como também do solo.

CLÁUSULA DÉCIMA – Da Fiscalização 10.1 A CONTRATADA facilitará por todos os meios e execução os trabalhos da fiscalização da obra que será exercida por Engenheiro credenciado pelo CONTRATANTE. 10.2 A fiscalização não poderá dar ordens diretamente ao pessoal da CONTRATADA. Toda observação da obra deverá ser feita ao representante da CONTRATADA no canteiro da obra e registrado no Livro de Ocorrência (Diário de Obra). 10.3 As decisões da fiscalização do CONTRATANTE, sobre dúvidas e questões surgidas sobre a execução dos serviços, serão consideradas definitivas e irrevogáveis, salvo decisão de ordem Superior do CONTRATANTE.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA – Da Aceitação da Obra 11.1- O CONTRATANTE só aceitará, a qualquer título, ouvida a fiscalização, os serviços que estiverem de acordo com as especificações e demais detalhes e que apresentem acabamento perfeito. Os serviços que no parecer da fiscalização, não reunirem tais condições, serão rejeitados, cabendo à CONTRATADA, todos os ônus decorrentes da rejeição, inclusive quanto a prazos e despesas. 11.2- Uma vez concluídos todos os trabalhos e por solicitação escrita da CONTRATADA, o CONTRATANTE, através de uma Comissão especialmente designada pelo Síndico do CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA, procederá a vistoria da obra e emitirá um Termo de Recebimento Provisório em 02 (duas) vias de igual teor e conteúdo, devidamente rubricadas e assinadas pelas partes, desde que, realizadas todas as medições e apropriações referentes a acréscimos e modificações, se constate estar a mesma, perfeitamente acabada, bem como, efetivadas as ligações de água, esgoto, luz e força, segundo as especificações do projeto e, ainda, concedido o devido “Habite-se” pelo órgão competente.

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

28

11.3- Decorridos 90 (noventa) dias do recebimento provisório da obra e uma vez constatado o bom estado de funcionamento e a boa qualidade da execução da obra, o CONTRATANTE, através da Comissão citada no item acima, emitirá um termo de recebimento definitivo em 02 (duas) vias de igual teor, devidamente rubricadas e assinadas pelas partes, do qual constará obrigatoriamente, que o prazo, mencionado no Art. 618 do Código Civil, será contado, em qualquer hipótese, a partir da data do referido Termo. 11.4- O CONTRATANTE não emitirá o Termo de Recebimento Definitivo, nos casos seguintes:

a) Não tiverem sido atendidas todas as reclamações da fiscalização, relativas a defeitos, ou imperfeições, que venham a ser verificadas em qualquer elemento das obras e serviços executados; b) Se as pendências trabalhistas relativas aos empregados da obra, especialmente, a falta de pagamento de salário não houver sido liquidada; c) Se forem constatadas pendências de ordem fiscal ou parafiscal; d) Se a CONTRATADA deixou de efetuar o pagamento à fornecedores de material, bem como, a prestadores de serviços, utilizados na edificação e/ou não proceder a remoção do entulho, materiais que sobraram e reparar os eventuais estragos feitos a qualquer obra, ou instalação pública.

11.5- No caso de execução de serviços imperfeitos ou em desacordo com especificações, devidamente constatada pela fiscalização, ou uma vez comprovada, a inadimplência de qualquer obrigação contratual, o CONTRATANTE poderá optar pela rescisão ou qualquer outra medida que melhor convier. 11.6- O CONTRATANTE estará, automaticamente, emitido na plena posse da obra com todos os materiais e acessórios após o recebimento provisório da mesma.

CLÁUSULA DECIMA SEGUNDA – Da Rescisão 12.1 O presente Contrato ficará rescindido de pleno direito, independente de notificação judicial ou extrajudicial:

a) Se a CONTRATADA deixar de iniciar os serviços dentro do prazo de 02 (dois) dias, a contar da assinatura do Contrato; b) Se paralisar as obras pelo espaço de 48 (quarenta e oito) horas sem motivos justificados; c) Em caso de inadimplência de qualquer das Cláusulas contratuais; d) Ocorrendo liquidação amigável ou judicial, concordata ou falência da CONTRATADA; e) Na eventualidade da CONTRATADA utilizar o presente Contrato, para fins de caução ou de garantias de quaisquer espécies, sem anuência expressa do CONTRATANTE.

12.2 Rescindido o Contrato, o CONTRATANTE sem prejuízo da exeqüibilidade de débitos anteriores da CONTRATADA, inclusive, por multas expostas, entrará na posse imediatamente de todos os serviços executados, bem como, de todo o material e equipamentos existentes no local da Obra, renunciando a CONTRATADA ao exercício de retenção sobre eles, que no entanto, deverão ser arrolados na presença de duas testemunhas, para ulterior acerto de contas, estes poderão ser utilizados pelo CONTRATANTE, sem quaisquer ônus adicionais, para a conclusão da obra.

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

29

12.3 Será de exclusiva responsabilidade da CONTRATADA as despesas de providências que se tornarem necessárias para a regulamentação do presente Contrato. 12.4 Quando a iniciativa da rescisão, sem justa causa, partir da CONTRATADA, esta indenizará o CONTRATANTE no valor total restante dos trabalhos a serem executados. O valor desses serviços será levantado pela fiscalização. 12.5 Não caberá à CONTRATADA, indenização de qualquer espécie, seja a que título for, caso o presente ajuste seja rescindido por inadimplência de qualquer uma das normas contratuais vigentes, termos em que a CONTRATADA será considerada responsável para todos os efeitos legais. 12.6 Ocorrendo a rescisão, em quaisquer hipóteses anteriores, a CONTRATADA perderá a favor do CONTRATANTE, todas as Garantias, recolhidas nos termos deste Contrato.

CLÁUSULA DECIMA TERCEIRA – Do Foro em Geral 13.1 As partes elegem o foro da Comarca de Cuiabá-MT, renunciando a quaisquer outros, por mais privilegiados que sejam, para dirimir dúvidas oriundas do presente contrato.

13.2 E, por estarem de pleno acordo com os termos ajustados, as partes contratantes assinam o presente instrumento em 02 (duas) vias de igual teor e forma, para os fins de direito, na presença das testemunhas abaixo.

Cuiabá-MT, ___ de __________ de 2009.

GILBERTO GOMES DE FIGUEIREDO Síndico do CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA

CONTRATANTE

_______________________________- CONTRATADA

TESTEMUNHAS:

1. ____________________________ RG nº

2. ____________________________ RG nº

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

30

ANEXO II

CONCORRÊNCIA Nº 001/2009 – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº ___/2009

MODELO DE CARTA DE FIANÇA BANCÁRIA PARA GARANTIA DE EXECUÇÃO CONTRATUAL

CARTA FIANÇA Nº......... BANCO:............. Ao CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça nº 4.193 - Edifício SISTEMA FIEMT Bairro: Bosque da Saúde (CPA) – Cuiabá/MT, CEP: 78050-000 REF.: FIANÇA BANCÁRIA PARA GARANTIA DE EXECUÇÃO CONTRATUAL Prezados Senhores: 1- Pelo presente instrumento e na melhor forma de direito, o Banco.................. com sede nesta Capital, na ......., nº...... inscrito no CNPJ/MJ nº....., por seus representantes legais, abaixo assinados, declara-se fiador e principal pagador da empresa........... com sede........., nº...... na cidade.......... inscrita no CNPJ/MF nº..... até o limite de R$......... (extenso), para efeito de garantir o cumprimento das obrigações da CONCORRENCIA nº __/2009 constante do Processo Administrativo n° ___/2009, cujo objeto é a Contratação de empresa especializada para Execução das Obras de Construção do Acervo Documental e Escada do Condomínio Casa da Indústria com fornecimento de materiais e mão de obra. 2- A fiança, ora concedida, corresponde ao percentual de 10% do valor do Contrato, nos termos do Art. 27 do Regulamento de Licitações e Contratos do SESI e SENAI e o Art. 56 da Lei 8666/93, assegurando à execução do Contrato correspondente, por parte da empresa afiançada, inclusive no prazo em que for convocada pelo CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO para a sua assinatura. E o valor da fiança presentemente concedida poderá ser recebido por essa empresa, a qualquer tempo, independentemente de autorização da afiançada, de ordem judicial ou extrajudicial, ou ainda, de qualquer prévia justificação, no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis a contar da solicitação, feita por escrito pelo CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA. 3- Este Banco renuncia, expressamente, aos benefícios estatuídos no artigo 827 do Código Civil Brasileiro, e declara sob as penas da Lei que: 3.1- Está legal e estatutariamente autorizado a assinar a presente Carta de Fiança; 3.2- Esta fiança acha-se devidamente contabilizada, satisfazendo todas as exigências da legislação bancária, regulamentações e determinações do Banco Central, aplicáveis à espécie; 3.3- O Fiador e principal pagador não estão ligados a nenhum grupo da empresa afiançada; 3.4- O valor da presente fiança se contém dentro dos limites permitidos por aquele órgão federal. 4- A presente Fiança Bancária vigorará pelo prazo de 12 (doze) meses, contados da data de assinatura do Contrato, prorrogável automaticamente, por iguais períodos, até a consecução das obrigações contratuais. 5- Constituirá, também, prova suficiente para desobrigar o fiador do compromisso assumido, a devolução da via original desta Carta de Fiança.

Cuiabá/MT, ......../.........../2009 BANCO............................. ____________________________ Assinatura (Firma Reconhecida)

SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA NO ESTADO DE MATO GROSSO GESTÃO COMPARTILHADA

COORDENADORIA DE AQUISIÇÕES E CONTRATOS

31

R E C I B O

EMPRESA : CNPJ: TELEFONE : E-MAIL: Recebi(emos) da Comissão Permanente de Licitação - CPL – SFIEMT a Concorrência n.º 001/2009 do Processo n.º 504/2009, que se refere à Contratação de empresa especializada para Execução das Obras de Construção do Acervo Documental e Escada do Condomínio Casa da Indústria com fornecimento de materiais e mão de obra, cuja data de abertura será no dia 06/08/2009 às 15h00min.

Cuiabá-MT, 20 de julho de 2009

____________________________ Carimbo e Assinatura

Observação: Favor enviar este Recibo preenchido

para o fax (65) 3611.1682 Para Eventual Comunicação ao Interessado,

Quando Necessário.