sist resp(2)

23
SISTEMA RESPIRATÓRIO SISTEMA RESPIRATÓRIO Paula Rafaela Paula Rafaela

Upload: zaquel

Post on 25-Jul-2015

2.129 views

Category:

Travel


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sist resp(2)

SISTEMA RESPIRATÓRIOSISTEMA RESPIRATÓRIO

Paula RafaelaPaula Rafaela

Page 2: Sist resp(2)

1.Considerações gerais1.Considerações gerais

O sistema respiratório visa, O sistema respiratório visa, fundamentalmente, captar do fundamentalmente, captar do meio externo o oxigênio que meio externo o oxigênio que será utilizado nas reações será utilizado nas reações metabólicas e eliminar o dióxido metabólicas e eliminar o dióxido de carbono acumulado nas de carbono acumulado nas trocas celulares. O sangue atua trocas celulares. O sangue atua como elemento intermediário como elemento intermediário entre o meio gasoso e as entre o meio gasoso e as células. células.

Page 3: Sist resp(2)

2. Divisão2. Divisão

O sistema respiratório é formado por O sistema respiratório é formado por uma parte condutora e uma parte uma parte condutora e uma parte respiratória.respiratória.

Parte condutora: fossas nasais, faringe, Parte condutora: fossas nasais, faringe, laringe, traquéia e brônquios.laringe, traquéia e brônquios.

Parte respiratória: pulmõesParte respiratória: pulmões

Page 4: Sist resp(2)
Page 5: Sist resp(2)

3. Funções3. Funções

Respiratória: na inspiração, o oxigênio é Respiratória: na inspiração, o oxigênio é captado no meio externo, levado aos captado no meio externo, levado aos pulmões, e através do mecanismo de pulmões, e através do mecanismo de trocas gasosas, denominado trocas gasosas, denominado hematosehematose, o , o oxigênio passa dos alvéolos pulmonares oxigênio passa dos alvéolos pulmonares para a corrente sanguínea, acoplando este para a corrente sanguínea, acoplando este oxigênio às hemácias, e recebendo em oxigênio às hemácias, e recebendo em troca dióxido de carbono, que será troca dióxido de carbono, que será eliminado para o meio externo através da eliminado para o meio externo através da expiração.expiração.

Fonação: na laringe se localizam as cordas Fonação: na laringe se localizam as cordas vocais que elaboram a voz.vocais que elaboram a voz.

Page 6: Sist resp(2)

Defesa: dentro da faringe Defesa: dentro da faringe encontramos estruturas linfóides, encontramos estruturas linfóides, denominadas de denominadas de amídalas da amídalas da faringefaringe, responsáveis pela defesa , responsáveis pela defesa contra bactérias que invadem o contra bactérias que invadem o sistema respiratório.sistema respiratório.

Aquecimento do ar: o ar inspirado é Aquecimento do ar: o ar inspirado é aquecido pela mucosa do sistema aquecido pela mucosa do sistema respiratório, principalmente na respiratório, principalmente na cavidade nasal.cavidade nasal.

Page 7: Sist resp(2)
Page 8: Sist resp(2)
Page 9: Sist resp(2)
Page 10: Sist resp(2)

4. Nariz4. Nariz

O Nariz é uma pirâmide formada por O Nariz é uma pirâmide formada por ossos e cartilagens, revestidos por pele ossos e cartilagens, revestidos por pele muito fina, sendo sua extremidade muito fina, sendo sua extremidade denominada ápice do nariz. As asas do denominada ápice do nariz. As asas do nariz são duas expansões localizadas nariz são duas expansões localizadas lateralmente e que servem de teto para lateralmente e que servem de teto para o vestíbulo do nariz. A raiz do nariz é a o vestíbulo do nariz. A raiz do nariz é a parte fixada ao osso maxilar, sendo o parte fixada ao osso maxilar, sendo o dorso do nariz a parte que liga o ápice á dorso do nariz a parte que liga o ápice á raiz do nariz.raiz do nariz.

Page 11: Sist resp(2)

5. Cavidade nasal5. Cavidade nasal

As duas aberturas anteriores, as As duas aberturas anteriores, as narinas, dão acesso à cavidade narinas, dão acesso à cavidade nasal. Um septo divide a cavidade nasal. Um septo divide a cavidade nasal em duas fossas nasais. O nasal em duas fossas nasais. O restante do septo é formado por restante do septo é formado por cartilagem.cartilagem.

Page 12: Sist resp(2)
Page 13: Sist resp(2)

6. Faringe6. Faringe

A faringe é um tubo que tanto serve A faringe é um tubo que tanto serve ao sistema respiratório quanto ao ao sistema respiratório quanto ao sistema digestório, e se divide em:sistema digestório, e se divide em:

• Parte oral da faringeParte oral da faringe• Parte nasal da faringeParte nasal da faringe• Parte laríngea da faringeParte laríngea da faringe

Page 14: Sist resp(2)
Page 15: Sist resp(2)

7. Laringe7. Laringe

A laringe ( “ pombo de adão”) situa-A laringe ( “ pombo de adão”) situa-se na parte anterior do pescoço, se na parte anterior do pescoço, entre a cartilagem epiglótica e a entre a cartilagem epiglótica e a margem inferior da cartilagem margem inferior da cartilagem cricóidea. Formada de cartilagens e cricóidea. Formada de cartilagens e músculos, contém no seu interior as músculos, contém no seu interior as cordas vocaiscordas vocais, responsáveis pela , responsáveis pela elaboração mecânica da voz.elaboração mecânica da voz.

Page 16: Sist resp(2)

8. Traquéia8. Traquéia

A traquéia é formada por uma série A traquéia é formada por uma série de 16 a 20 anéis de cartilagem de 16 a 20 anéis de cartilagem elástica em forma de C e que elástica em forma de C e que conferem a este órgão uma grande conferem a este órgão uma grande mobilidade e flexibilidade.mobilidade e flexibilidade.

Page 17: Sist resp(2)
Page 18: Sist resp(2)

9. Brônquio9. Brônquio

A traquéia dividi-se dentro do tórax em A traquéia dividi-se dentro do tórax em dois brônquios principais ( brônquios dois brônquios principais ( brônquios pulmonares), direito e esquerdo, que se pulmonares), direito e esquerdo, que se dirigem para cada pulmão. Os brônquios dirigem para cada pulmão. Os brônquios pulmonares vão se ramificar em brônquios pulmonares vão se ramificar em brônquios para cada lobo pulmonar ( brônquios para cada lobo pulmonar ( brônquios segmentares). O tubo respiratório vai se segmentares). O tubo respiratório vai se ramificando-se até chegar ao nível dos ramificando-se até chegar ao nível dos alvéolos pulmonares, local onde se alvéolos pulmonares, local onde se processam as trocas gasosas entre o processam as trocas gasosas entre o alvéolo e a corrente sanguínea, fenômeno alvéolo e a corrente sanguínea, fenômeno este denominado de este denominado de hematose..

Page 19: Sist resp(2)
Page 20: Sist resp(2)

10. Pulmões10. Pulmões

Cada pulmão possui um ápice, uma Cada pulmão possui um ápice, uma base ou face diafragmática, uma face base ou face diafragmática, uma face esterno costal e uma mediastínica.esterno costal e uma mediastínica.

Os pulmões estão envolvidos por uma Os pulmões estão envolvidos por uma serosa fina que constitui a pleura serosa fina que constitui a pleura visceral. A pleura parietal forra visceral. A pleura parietal forra internamente a parede do tórax.internamente a parede do tórax.

Page 21: Sist resp(2)
Page 22: Sist resp(2)

Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de se dar mal. Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!

Page 23: Sist resp(2)

Família: Espaço De Amor, Partilha E Aprendizagem