sist endocrino

30
Fisiolo gia

Upload: maiana-hamdan

Post on 27-Nov-2015

33 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Fisiologia

Instruções

1- Abra a apresentação com o F5 do teclado.2- Leia a pergunta e clique com o mouse na resposta que julga ser a verdadeira. O som de aplausos indica que a resposta está certa, e o som da bomba indica que a resposta está errada.3 - Para obter mais informações sobre a resposta das questões clique com o mouse no símbolo de mais ( ) na parte direita da tela.4 – Quando estiver na página de respostas clique sobre a seta ( ) para voltar a questão que estava. 5 - Para passar para o próximo slide aperte enter, e continue respondendo.

De modo geral, os hormônios são classificados como proteínas, peptídeos e esteróides. Qual dos seguintes hormônios é um peptídeo?

A) GH

B) Insulina

D) Dopamina

C) Adrenalina

Seguir

E) Vasopressina

Qual dos seguintes hormônios se origina na adeno-hipófise?

A) Dopamina

C) Hormônio tireoestimulante (TSH)

B) Hormônio liberador de gonodotropina

D) Ocitocina

E) Testosterona

Seguir

Qual das seguintes funções das células de Sertoli está relacionada com o controle por feedback negativo da secreção do hormônio folículo-estimulante(FSH)?

C) Aromatização da testosterona

A) Síntese de testosterona

D) Manutenção da barreira sangue-testículos

E) Síntese de ativina

Seguir

B) Síntese de inibina

Qual dos seguintes itens inibe a secreção de hormônio do crescimento pela adeno-hipófise?

A) Sono

C) Somatomedinas

B) Puberdade

D) Desnutrição

E) Hipoglicemia

Seguir

A destruição seletiva da zona glomerulosa do córtex adrenal provocaria deficiência de qual hormônio?

A) Aldosterona

C) Cortisol

B) Androstenediona

D) Desidroepiandrosterona

E) Testosterona

Seguir

O aumento da secreção de hormônio adrenocorticotrópico (ACTH) seria esperado em pacientes:

D) Com insuficiência adrenocortical crônica (Doença de Addison)

C) Que estão recebendo glicocorticóides em altas doses

B) Com hiperplasia adrenocortical primária

E) Nenhuma das anteriores

Seguir

A) Com níveis elevados de angiostensina II

Além da tetraiodotironina e da triiodotironina, a glândula tireóide secreta:

A) Calcitonina

C) Hormônio paratiróideo

B) Insulina

D) Glucagon

E) Somatostatina

Seguir

Qual das situações abaixo provoca aumento da secreção de aldosterona?

E) Redução do volume sanguíneo

C) Hiperosmolaridade

B) Administração de inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA)

D) Hipopotassemia

Seguir

A) Aumento do volume sanguíneo

As células alfa, beta, delta e PP do pâncreas secretam, respectivamente:

A)Insulina, Glucagon, Somatomedinas e polipeptídeo pancreático

C) insulina, Somatomedinas, glucagon e polipeptídeo pancreático

B) Somatomedinas, Polipeptídeo pancreático, insulina e glucagon

D) Glucagon, Insulina, somatomedinas e polipeptídio pancreático

E) Glucagon, insulina, Polipeptídeo pancreático e somatomedinas

Seguir

Dois hormônios desempenham um importante papel na homeostase do Cálcio. Os dois hormônios que causam respectivamente, aumento e diminuição nas concentrações de Ca, são eles:

A) Calcitonina – Glucagon

C) Calcitonina – hormônio paratireóideo

B) Somatostatina – Calcitonina

D) Hormônio paratireóideo – Calcitonina

E) Calcitonina – Somatostatina

Seguir

A função mais importante dos mineralocorticóides é:

A) Controlar o metabolismo de carboidratos

C) Controlar o metabolismo de eletrólitos

B) Controlar o metabolismo da glicose

D) Controlar o metabolismo protéico

E) Controlar o metabolismo de lipídios

Seguir

A secreção de qual dos seguintes hormônios é estimulada pela expansão do volume do líquido extracelular?

A) Hormônio antidiurético (ADH)

C) Peptídeo natriurético atrial (PNA)

B) Aldosterona

D) Paratormônio (PTH)

E) Nenhuma das alternativas anteriores

Seguir

A somatostatina inibe a secreção de qual dos seguintes hormônios?

A) Hormônio antidiurético (ADH)

C) Ocitocina

B) Insulina

D) Prolactina

E) Hormônio tireóideo

FIM

Respostas

Fazer novamente Ler as respostas

Resposta: E

As principais classes de hormônios incluem: Proteínas, como o hormônio do crescimento, insulina e ACTH; Peptídeos, como ocitocina e vasopressina; Aminas, como dopamina, melatonina e adrenalina; e Esteróides, como cortisol e progesterona.

Voltar

Resposta: C

O hormônio tireoestimulante (TSH) é secretado pela adeno-hipófise. Dopamina, hormônio liberador de gonadotropina (GnRH) são todos secretados pelo hipotálamo. A ocitocina é secretada pela neuro-hipófise. A testosterona é secretada pelos testículos

Voltar

Resposta: B

A inibina é produzida pelas células de Sertoli dos testículos quando estas são estimuladas pelo hormônio folículo-estimulante (FSH). A seguir, a inibina impede a secreção adicional de FSH por feedback negativo sobre a adeno-hipófise. As células de Leyding sintetizam testosterona.

Voltar

Resposta: C

O hormônio de crescimento é secretada de forma pulsátil, com um pulso grande ocorrendo durante o sono profundo. A secreção do hormônio de crescimento é aumentado pelo sono, pela puberdade, pela desnutrição e pela hipoglicemia. As somatomedinas são geradas quando hormônios do crescimento atua em seus tecidos-alvos elas inibem a secreção do hormônio do crescimento pela adeno-hipófise, tanto direta como indiretamente (por meio da estimulação da liberação de somatostatina)

Voltar

Resposta: A

A aldosterona é produzida na zona glomerular do córtex adrenal, porque essa camada contém a enzima necessária à conversão de corticosterona em aldosterona. O cortisol é produzido na zona fasciculada. A androstenediona e a desidroepiandrosterona são produzidas na zona reticular. A testosterona é produzida nos testículos, e não no córtex supra-renal.

Voltar

Resposta: D

A doença de Addison é causada por insuficiência adrenocortical primária. A queda resultante da produção de cortisol provoca redução da inibição por feedback negativo sobre o hipotálamo e a adeno-hipófise. As duas condições resultam em aumento da secreção do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH). Os pacientes que apresentam hiperplasia adrenocortical ou que estão recebendo glicocorticóides exógenos apresentam exacerbação da inibição por feedback negativo da secreção de ACTH.

Voltar

Resposta: A

A tireóide é a glândula endócrina mais importante para a regulação metabólica. O tecido glandular apresenta células organizadas num arranjo circular chamado folículo. As células foliculares são cubóides quando a secreção é basal, e alongadas quando estimuladas para liberar hormônio. Outra célula endócrina importante se localiza fora dos folículos, a célula parafolicular ou célula C. Esta célula secreta calcitonina, um hormônio importante para a regulação do cálcio.

Voltar

Resposta: E

A redução do volume sanguíneo estimula a secreção de renina (por causa da queda da pressão de perfusão renal) e inicia a cascata da renina-angiotensia-aldosterona. Os inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA) bloqueiam a cascata ao reduzir a produção de angiotensina II. A hiperosmolaridade estimula a secreção de hormônio antidiurético (ADH) (não a de aldosterona). A hiperpotassemia, não a hipopotassemia, estimula diretamente a secreção de aldosterona pelo córtex adrenal.

Voltar

Resposta: B

A porção endócrina do pâncreas está organizada como discretas ilhotas (ilhotas de Langerhans), que contém quatro tipos de células, cada qual produzindo um hormônio diferente. A mais numerosa das células das ilhotas são as células beta, que produzem insulina, enquanto as células alfa produzem glucagon. As células delta produzem somatostatina e as células F ou PP produzem polipeptídio pancreático. Ainda que estes hormônios tenham diferentes funções, todos estão envolvidos no controle do metabolismo.

Voltar

Resposta: D

O efeito do PTH é aumentar as concentrações de cálcio e diminuir as concentrações de fosfato nos líquido extracelulares. O PTH age sobre os túbulos contorcidos distais dos rins para aumentar a absorção de cálcio e diminuir a reabsorção de fosfato renal, por meio de um efeito nos túbulos proximais.A calcitonina age como um contrapeso para o PHT, porque causa hipocalcemia e hipofosfatemia. O efeito da calcitonina sobre o metabolismo mineral é principalmente sobre o osso, ela diminui o movimento de cálcio proveniente do reservatório de cálcio osso lábil para o líquido extracelular e diminui a reabsorção óssea mediante um efeito inibidor sobre os osteoclastos.

Voltar

Resposta: C

O córtex adrenal produz dois tipos principais de hormônios esteróides, os mineralocorticóides e glicocorticóides; estes são hormônios com funções distintamente diferentes. Os mineralocorticóides, produzidos pela zona glomerular, desempenham um importante papel no equilíbrio eletrolítico e, como consequência, são importantes na regulação da pressão sanguínea. O principal mineralocorticóide é a aldosterona.

Voltar

Resposta: C

O peptídeo natriurético atrial (PNA) é secretado pelos átrios, em resposta à expansão do volume do líquido extracelular e, depois, atua nos rins, promovendo o aumento da excreção de Na+ e H2O.

Voltar

Resposta: B

As ações da somatostatina são múltiplas. É secretada pelo hipotálamo, para inibir a secreção do hormônio do crescimento (GH) pelo lobo anterior da hipófise. A somatostatina é secretada pelas células do trato gastrointestinal para inibir a secreção dos hormônios gastrointestinais. A somatostatina também é secretada pelas células delta do pâncreas endócrino e, por meio de mecanismos parácrinos, inibe a secreção de insulina e glucagon pelas células betas e alfas, respectivamente. A secreção de prolactina é inibida por um hormônio hipotalâmico diferente, a dopamina.

Voltar

Imagem de fundo:http://channel.nationalgeographic.comTextos:REECE, W.O. – Fisiologia dos animais domésticos, 12ª edição,

Editora Guanabara Koogan.COSTANZO, L.S. – Fisiologia, 3ª Edição, Editora Guanabara KooganCUNNINGHAM, J.K – Tratado de Fisiologia Veterinária, 4ª Edição,

Editora

Bibliografia