siscoserv - ey.comfile/pb... · siscoserv desde o início de sua vigência. afirmam que há...

6
SISCOSERV Os desafios que as empresas enfrentam ao declarar a obrigação e o que devem fazer para mitigar penalidades Ernst & Young agora é EY.

Upload: phamthien

Post on 28-Dec-2018

264 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SISCOSERV Os desafios que as empresas enfrentam ao declarar a obrigação e o que devem fazer para mitigar penalidades

Ernst & Young agora é EY.

Cenário de tributos no PaísO Brasil possui uma das malhas fiscais mais complexas do mundo, com cerca de 300 mil regras e inúmeras obrigações a ser cumpridas pelos contribuintes. Atualmente, a Receita Federal do Brasil (RFB) é capaz de realizar o processamento de 5 bilhões de transações por ano, maior volume já registrado na história. Este resultado se deve, em muito, à implementação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) em 2007, que possibilita o cruzamento das informações prestadas pelas pessoas jurídicas com o intuito de identificar e evidenciar quaisquer inconsistências nos procedimentos adotados por elas.

Em meio a tantas obrigações, as organizações podem sofrer multas em decorrência dos erros apresentados, sejam eles

pontuais ou sistêmicos. De acordo com uma pesquisa do Banco Mundial, as empresas brasileiras gastam em média 2.600 horas para estar em conformidade com a legislação. Autoridades fiscais do País questionam esse número e reconhecem 600 horas despendidas. Em países desenvolvidos, como os Estados Unidos e a França, esse tempo não chega a 200 horas. Se compararmos o Brasil à realidade dos integrantes do grupo dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), também teremos um número bastante discrepante: na Índia são gastas 243 horas em média e na Rússia, 177. Isso mostra quão complexo é o sistema tributário brasileiro, o que demanda pessoas especializadas para garantir o correto recolhimento de tributos.

SISCOSERV: quem deve declarar? O SISCOSERV (Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio) é um sistema informatizado, desenvolvido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). O sistema possibilita o gerenciamento das estatísticas de comércio exterior de serviços, intangíveis e operações que produzam variações no patrimônio das pessoas físicas e jurídicas.

O público-alvo do SISCOSERV são os residentes e domiciliados no Brasil que realizam operações de comercialização de serviços, dentre as quais as operações de exportação e importação.

Devido ao grande período que as empresas já gastavam para cumprir as obrigações da RFB, muitas delas não atenderam ao SISCOSERV. Isso porque a obrigação do MDIC foi interpretada como uma medida simplesmente estatística, porém, no texto da lei que o rege consta que os dados fornecidos podem ser usados para subsidiar outros sistemas da administração pública, inclusive os do Fisco.

Tendências de fiscalização da ReceitaCom o avanço da digitalização dos processos e das obrigações tributárias, diversas inconsistências que antes não eram identificadas ficaram mais evidentes e possibilitaram à Receita Federal fiscalizar os contribuintes de forma mais efetiva.

Ao tratar especificamente do SISCOSERV, a Receita atualmente cruza os dados da obrigação fiscal com o Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior) – e identifica a possibilidade de contratação de fretes internacionais, despachantes aduaneiros ou de serviços de seguro internacional – que não são declarados.

O que determina o gatilho que dá início às fiscalizações é o número de inconsistências identificadas e os valores envolvidos nas transações que representam maior potencial arrecadatório caso se confirmem.

Fonte: Survey Thomson Reuters, julho de 2014

A EY pode ajudar a sua empresaNosso objetivo de trabalho é dar suporte aos nossos clientes no desafio de mapear eventuais exposições e oportunidades relacionadas às suas práticas que impactam na implementação da obrigação. Temos profissionais especializados em diversas indústrias e com ampla experiência na resolução de problemas de cruzamentos tributários. Trabalhamos com análise de relatórios e contratos, fazemos o monitoramento do fluxo operacional e, a partir deles, desenhamos um modelo de processo de controle e apresentamos um plano de implementação.

Os principais desafios do SISCOSERV Você conhece os problemas recorrentes enfrentados pelas empresas ao declarar a obrigação?

dizem que falta um sistema informatizado que permita a integração de dados e o controle do envio dos registros.

das empresas declaram realizar registros no SISCOSERV desde o início de sua vigência.

afirmam que há ausência de um processo interno para as operações passíveis de registro no SISCOSERV.

mencionam ainda não saber quais os riscos que correm em caso de não cumprimento das normas do SISCOSERV.

das empresas assumem ainda não estar em total conformidade com a obrigação.

alegam ter dificuldades em obter as informações nas áreas na empresa a ser registradas no sistema.

mencionam desconhecer quais casos devem ser registrados no SISCOSERV.

apontam dificuldades na classificação NBS (Nomenclatura Brasileira de Serviços) das operações.

Implementação

Sustentação

SISCOSERV

Diagnóstico1

2

3

Como mitigar penalidades nas transações de serviços?Escopo de trabalho sugerido – Abordagem EY

v

Contatos:

Frederico God Sócio-líder de Business Tax Services

[email protected]

+55 11 2573 4495

Roberta EzarSócia de Tax Tecnology Services

[email protected]

+55 11 2573 3442

Marcos RicardoGerente sênior de Business Tax Services

[email protected]

+55 19 3322 0505

1 Análise de conformidade da obrigaçãoMapa de oportunidades e planos de ação para endereçamento das questões que impactem na conformidade da obrigação.

2 Crosschecking e cálculo de penalidadesRelatório técnico de inconformidades entre obrigações e cálculo estimado de penalidades aplicáveis.

3 Análise de incidências tributárias

• Governança de biblioteca de obrigações tributárias relacionadas ao SISCOSERV.

1 Redesenho de processosRedefinição de metodologias que apoiem a qualidade e a tempestividade de informações das obrigações.

2 PreparaçãoRegistro de procedimentos a ser seguidos para a sustentação das obrigações.

3 ExecuçãoModelo para registro de informações e suporte nos registros do SISCOSERV.

EY Auditoria | Consultoria | Impostos | Transações Corporativas

Sobre a EY

A EY é líder global em serviços de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria. Nossos insights e os serviços de qualidade que prestamos ajudam a criar confiança nos mercados de capitais e nas economias ao redor do mundo. Desenvolvemos líderes excepcionais que trabalham em equipe para cumprir nossos compromissos perante todas as partes interessadas. Com isso, desempenhamos papel fundamental na construção de um mundo de negócios melhor para nossas pessoas, nossos clientes e nossas comunidades.

No Brasil, a EY é a mais completa empresa de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria, com 5.000 profissionais que dão suporte e atendimento a mais de 3.400 clientes de pequeno, médio e grande portes.

EY refere-se à organização global e pode referir-se também a uma ou mais firmas-membro da Ernst & Young Global Limited (EYG), cada uma das quais é uma entidade legal independente. A Ernst & Young Global Limited, companhia privada constituída no Reino Unido e limitada por garantia, não presta serviços a clientes.

© 2016 EYGM Limited. Todos os direitos reservados.

Esta é uma publicação do Departamento de Marca, Marketing e Comunicação. A reprodução deste conteúdo, na totalidade ou em parte, é permitida desde que citada a fonte.

ey.com.br

facebook | EYBrasil

twitter | EY_Brasil

linkedin | ernstandyoung

app | ey.com.br/eyinsights