síntese capitulo 1 - pesquisa social - teoria, método e criatividade

1
André Laurence Freitas dos Santos Trabalho de síntese apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa Professor responsável – Fábio André Sangiogo MINAYIO, M. C. S. (org.); DESLANTES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa Social – Teoria, método e criatividade. 28 a ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 2009. p. 9-29 Capítulo 1 – O DESAFIO DA PESQUISA SOCIAL Neste capítulo o autor faz um comparativo, demostrando o embate existente entre a cientificidade das ciências sociais em comparação com as ciências da natureza, através de uma análise das características de método, objeto e sujeito das ciências sociais. Em um segundo momento, trabalha de maneira clara e objetiva os conceitos, em sua concepção, de pesquisa, teorias, proposições e conceitos esclarecendo seus objetivos e características em um trabalho científico. Prossegue com uma descrição de Pesquisa Qualitativa, suas características e comparações com a Pesquisa Quantitativa. O autor defende a igualdade de importância entre os dois métodos de pesquisa, cada qual com suas particularidades. Para esclarecer a diferença entre as abordagens qualitativa e quantitativa, o autor escreve sinteticamente sobre as principais correntes de pensamento teórico, Positivismo, Compreensivismo e Marxismo. Finaliza descrevendo o ciclo da Pesquisa Qualitativa e suas fazes, exploratória, trabalho de campo e análise e tratamento do material empírico e documental.

Upload: andre-laurence-santos

Post on 15-Dec-2015

13 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Síntese de capítulo

TRANSCRIPT

Page 1: Síntese Capitulo 1 - Pesquisa Social - Teoria, Método e Criatividade

André Laurence Freitas dos Santos

Trabalho de síntese apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa

Professor responsável – Fábio André Sangiogo

MINAYIO, M. C. S. (org.); DESLANTES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa Social – Teoria, método e criatividade. 28a ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 2009. p. 9-29

Capítulo 1 – O DESAFIO DA PESQUISA SOCIAL

Neste capítulo o autor faz um comparativo, demostrando o embate existente entre a cientificidade das ciências sociais em comparação com as ciências da natureza, através de uma análise das características de método, objeto e sujeito das ciências sociais.

Em um segundo momento, trabalha de maneira clara e objetiva os conceitos, em sua concepção, de pesquisa, teorias, proposições e conceitos esclarecendo seus objetivos e características em um trabalho científico.

Prossegue com uma descrição de Pesquisa Qualitativa, suas características e comparações com a Pesquisa Quantitativa. O autor defende a igualdade de importância entre os dois métodos de pesquisa, cada qual com suas particularidades.

Para esclarecer a diferença entre as abordagens qualitativa e quantitativa, o autor escreve sinteticamente sobre as principais correntes de pensamento teórico, Positivismo, Compreensivismo e Marxismo.

Finaliza descrevendo o ciclo da Pesquisa Qualitativa e suas fazes, exploratória, trabalho de campo e análise e tratamento do material empírico e documental.