sinopse legislativa janeiro 2012

8

Upload: raphael-joer

Post on 12-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Sinopse Legislativa Janeiro 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Sinopse Legislativa Janeiro 2012

Sinopse Legislativa

“Assessoria Institucional”

Fortaleza, 28 de junho de 2011

Sinopse Legislativa – Publicação Mensal

Ano IV, n° 27, Fortaleza 2012

1

Page 2: Sinopse Legislativa Janeiro 2012

Sinopse Legislativa

FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO ESTADO DO CEARÁ Produção: Gabinete da Presidência / Assessoria Institucional Assessora: Cláudia Maria Menezes Brilhante. FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO ESTADO DO CEARÁ

Gabinete da Presidência Av. Duque de Caxias, 1701 – Fortaleza/CE CEP:60.035-111 Fones: (85) 3452.9005/3452.9004 Fax: (85) 3452.9008 e-mail:[email protected]

Sede Sindical Pça. Capistrano de Abreu, S/N – Edifício Palácio do Comércio, 1° Andar. CEP: 60030-170 Fones: (85) 3270 4250 / 3270 4251 Fax (85) 3270 4254 email: [email protected] Ano IV, Número 27 – 24 de janeiro de 2012.

2

Page 3: Sinopse Legislativa Janeiro 2012

Sinopse Legislativa

O objetivo desse informativo é apresentar ao leitor, de maneira objetiva, as novas proposições, as últimas alterações e o posicionamento da CNC e FECOMÉRCIO/CE sobre as matérias legislativas de maior relevância. Índice Principais Noticias Senado e Câmara Federal 4

Celular fora do trabalho pode configurar hora extra 4

Composição do Congresso muda 5 Destaques Assembleia Legislativa 7

PL 86/11 – Substituição de sacolas plásticas 7

3

Page 4: Sinopse Legislativa Janeiro 2012

Sinopse Legislativa

Principais Noticias Senado e Câmara Federal

Celular fora do trabalho pode configurar hora extra

Em tempos de popularização dos smartphones, uma lei que acaba com a distinção entre trabalho dentro da empresa e à distância, sancionada pela presidente Dilma Rousseff no final de 2011, já gera polêmica entre empregados e empregadores.

A legislação, que alterou a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), diz que o uso de celular ou e-mail para contato entre empresas e funcionários equivale, para fins jurídicos, às ordens dadas diretamente aos empregados.

De acordo com advogados especializados, a mudança abre espaço para que funcionários que usam o celular para trabalhar após o horário de expediente, por exemplo, recebam horas extras por isso.

Até agora, a legislação trabalhista colocava no mesmo patamar o trabalho no escritório e o feito de casa, mas não mencionava o uso de tecnologias que permitem que o funcionário possa produzir onde quer que esteja.

"A CLT foi promulgada em 1943, quando não havia os meios de comunicação atuais", diz a advogada trabalhista Aparecida Hashimoto, do Granadeiro Guimarães

4

Page 5: Sinopse Legislativa Janeiro 2012

Sinopse Legislativa

Advogados. "Mesmo que o funcionário atenda uma ligação por cinco minutos, ele está trabalhando. Deveria ter direito a receber."

É uma interpretação oposta à de entidades empresariais, como a CNI (Confederação Nacional da Indústria), que rebatem que o objetivo do projeto de lei do deputado Eduardo Valente, de 2004, que deu origem à mudança da CLT, era somente regular o trabalho à distância.

Ou seja, quando o funcionário tem acesso remoto inclusive ao sistema da empresa. "Para nós essa interpretação foi uma surpresa, porque o objeto, o sentido da lei era regular, garantir segurança, e não gerar insegurança", afirma Emerson Casali, gerente-executivo de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Associativo da CNI.

REVISÃO : A mudança na legislação já faz com que o TST (Tribunal Superior do Trabalho) considere revisar uma súmula, de maio do ano passado, que estabelece que o uso de pagers ou celulares corporativos não caracteriza o "regime de sobreaviso".

Se o funcionário está de sobreaviso, a lei determina que a empresa pague a ele um terço do valor que desembolsaria na hora do expediente.

Com a alteração na CLT, o tribunal trabalha com três cenários possíveis para revisar a jurisprudência.

A primeira seria considerar o pagamento por regime de sobreaviso, um terço da hora trabalhada. A segunda seria considerar o contato via e-mail ou celular como hora normal de trabalho, e a terceira seria manter a súmula e não pagar nada a mais. Fonte: FOLHA DE S.PAULO (MAELI PRADO / PRISCILLA OLIVEIRA).

Composição do Congresso muda A composição do Congresso Nacional para 2012 incluirá 11 novos senadores e 50 deputados federais, substituídos ao longo deste ano. A mudança equivale a 10,26% do total de membros do parlamento. Alguns dos novatos foram barrados pela Lei da Ficha Limpa, como foi o caso do senador Jáder Barbalho, que tomou posse, após o STF considerar que a legislação só valerá no próximo pleito.Junto com Barbalho, outros dois senadores e quatro deputados, que obtiveram votos suficientes para se eleger, não assumiram no começo de 2011 por conta da lei.

5

Page 6: Sinopse Legislativa Janeiro 2012

Sinopse Legislativa

No Senado, ao assumir a vaga do titular, eles têm direito ao salário mensal de R$ 26.723,13, mais os benefícios de parlamentar, como verba indenizatória de R$ 15 mil ao mês, acrescida de cinco passagens aéreas de ida e volta. Gráficas, combustível e telefone são pagos fora da verba indenizatória.Dos suplentes do Senado, três estão nas vagas porque os titulares foram chamados pela presidente Dilma Rousseff para assumir o comando de ministérios. São eles: Lobão Filho (PMDB MA) que está no lugar do pai, Edison Lobão, ministro de Minas e Energia.Paulo Davim (PV-RN) é suplente do senador Garibaldi Alves Filho, ministro da Previdência e Sérgio Souza (PMDB-PR) que entrou no lugar de Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Casa Civil. Se os três deixarem os ministérios, poderão retomar suas vagas no Senado a qualquer momento. Clóvis Fecury (DEM-MA) assumiu no lugar de João Alberto Souza (PMDB-MA), que deixou o Senado para assumir o comando de uma secretaria do Estado. O ex-suplente Zezé Perrela (PDT-MG), presidente do Cruzeiro, terá sete anos e meio de mandato no Senado em substituição ao titular, o ex-presidente da República Itamar Franco, que morreu em 2 de julho, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).São novatos também: Antonio Russo (PR-MS), Eduardo Amorim (PSC-SE) e Ivonete Dantas (PMDB). Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e João Capiberibe (PSB-AP) também ganharam as vagas com a decisão do STF.

Câmara

Na Câmara, dos 513 deputados federais que começaram a legislatura, 50 foram substituídos ao longo de 2011. Diferentemente da eleição para o Senado, no qual o suplente é votado, a eleição para a Câmara é proporcional, e o suplente de deputado recebe votos. Ao todo 46 suplentes , em 2011, passaram a exercer mandato na Câmara. Fonte: Jornal Diário do Nordeste.

6

Page 7: Sinopse Legislativa Janeiro 2012

Sinopse Legislativa

Destaques Assembleia Legislativa Mais de 200 projetos tramitam na AL Das 825 proposituras apresentadas na Assembleia Legislativa do Ceará em 2011, 202 ainda estão tramitando. Entre os projetos ainda não apreciados pelos deputados, estão três mensagens, sendo uma do Ministério Público e duas do Poder Judiciário, que tratam sobre o plano de cargos e carreiras dos servidores desses órgãos e da criação de cargos em comissão ao Tribunal de Justiça. Essas matérias só deverão ser apreciadas após o recesso, que se encerra em fevereiro.Um levantamento feito pelo Diário do Nordeste revela que ainda está pendente na Assembleia a deliberação de 135 projetos de lei, 60 projetos de indicação, um projeto de decreto legislativo, um projeto de lei complementar, dois projetos de resolução e três mensagens. Todas as 118 proposituras encaminhadas à Casa pelo Governo do Estado já foram deliberadas.Em 2011, 623 projetos foram apreciados em plenário. Já os que aguardam deliberação foram protocolados neste ano, sendo que os mais antigos deles datam de fevereiro último. A maioria aguarda pareceres de comissões, estão com seus respectivos autores ou foram retiradas de pauta provisoriamente.Dentre os 135 projetos de lei em tramitação da Assembleia, 13 se referem à concessão de título de cidadão cearense a personalidades propostas pelos deputados e 43 estão relacionadas à mudanças na denominação de equipamentos públicos, ruas e estradas. Outros tratam sobre programas em defesa do idoso, bem como inclusão de disciplinas de primeiros socorros, educação religiosa e direitos humanos nas escolas públicas estaduais.

Isenções

Dentre os 60 projetos de indicação que ainda aguardam para serem votados, estão as propostas para estabelecer novas regras às consignações em folha de pagamento dos servidores públicos estaduais, além de sugestões de redução e de isenções nas tarifas de transporte interestaduais. Também segue tramitando um projeto de lei complementar que busca regulamentar o controle externo, requerendo a remissão do cronograma dos certames licitatórios que serão realizados pelo Estado à Comissão de Fiscalização da Assembleia Legislativa do Ceará, com antecedência de 30 dias. Fonte: Jornal Diário do Nordeste.

PL 86/11 – Substituição de sacolas plásticas

7

Page 8: Sinopse Legislativa Janeiro 2012

Sinopse Legislativa

“Dispõe sobre a substituição do uso de sacolas plásticas para o acondicionamento de produtos e mercadorias pelos estabelecimentos comerciais localizados no Estado do Ceará e dos sacos plásticos de lixo por órgãos e entidades públicas e dá outras providências” Autor: deputada Eliane Novais (PSB/CE)Data da apresentação: 20/04/2011Situação: Encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. O projeto de lei 86/11, proposto pela deputada Eliane Novais (PSB), quer proibir a distribuição de sacolas plásticas à base de propileno, polipropileno ou matérias-primas equivalentes, para acondicionamento e entrega aos clientes de gêneros alimentícios, produtos e mercadorias, pelos estabelecimentos comerciais e industriais cearenses. A socialista também quer proibir a utilização dos sacos plásticos de lixo por órgãos e entidades públicas. Ela propõe a substituição das sacolas plásticas por embalagens de plástico biodegradável ou sacolas reutilizáveis.A substituição das embalagens pelo comércio e indústria seria feita no prazo de três anos. Transcorrido o prazo, seria aplicada multa de R$ 500 para os estabelecimentos que deixarem de cumprir a Lei. Já no caso dos sacos de lixo, o período de transição é de apenas dois anos. O projeto também obriga o Poder Público a promover campanhas de conscientização quanto à redução do uso dos materiais nocivos ao meio ambiente. E também determina a fixação de placas junto aos locais de embalagem de produtos e caixas registradoras, no prazo de seis meses, a contar da publicação da Lei, com a seguinte informação: “Sacolas plásticas convencionais levam mais de 100 anos para se decompor no meio ambiente. Traga de casa a sua sacola ou use sacolas biodegradáveis ou reutilizáveis”.Eliane Novais justifica a proposta com base na pesquisa “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável”, realizada pelo Ibope a pedido do Ministério do Meio Ambiente. Nela, mais de 30% estariam dispostos a rejeitar mercadorias danosas ao meio ambiente, e 44% dos entrevistados se declararam consumidores de produtos com embalagens recicladas. Fonte: Agência de noticias da Assembleia Legislativa.

8