sindicância patrimonial

52
SINDICÂNCIA PATRIMONIAL Decreto n. 5.483/05 Portaria n. 335/06 – MCT Sebastião José Lessa

Upload: editora-forum

Post on 21-Aug-2015

1.257 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sindicância Patrimonial

SINDICÂNCIA PATRIMONIAL

Decreto n. 5.483/05 Portaria n. 335/06 – MCT

Sebastião José Lessa

Page 2: Sindicância Patrimonial

SINDICÂNCIA SINDICÂNCIA PATRIMONIALPATRIMONIAL

Decreto n. 5.483/05 Decreto n. 5.483/05 Portaria n. 335/06 – MCTPortaria n. 335/06 – MCT

ROTEIRO PARA EXPOSIÇÃOROTEIRO PARA EXPOSIÇÃO

(Sebastião José Lessa (Sebastião José Lessa inin Improbidade Administrativa, enriquecimento Improbidade Administrativa, enriquecimento ilícito ..., Editora Fórum/BH)ilícito ..., Editora Fórum/BH)

2

Page 3: Sindicância Patrimonial

Art. 37, CF Art. 37, CF : : ((Improbidade Improbidade AdministrativaAdministrativa))

‘‘‘‘§ 4º Os atos de § 4º Os atos de improbidade improbidade administrativaadministrativa importarão a importarão a suspensão suspensão dos direitos políticosdos direitos políticos, a , a perda da perda da função públicafunção pública, a , a indisponibilidade indisponibilidade dos bensdos bens e o e o ressarcimento ao erárioressarcimento ao erário, , na forma e gradação previstas em lei, sem na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabívelprejuízo da ação penal cabível.’’ .’’

3

Page 4: Sindicância Patrimonial

Lei n. 8.429/92 Lei n. 8.429/92

‘‘‘‘Art. 9° Constitui ato de Art. 9° Constitui ato de improbidade improbidade administrativa administrativa importando importando enriquecimento enriquecimento ilícito ilícito auferir qualquer tipo de auferir qualquer tipo de vantagem vantagem patrimonial indevidapatrimonial indevida em razão do exercício de em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:notadamente:

......

VII - VII - adquiriradquirir, para si ou para outrem, no exercício , para si ou para outrem, no exercício de mandato, cargo, emprego ou função pública, de mandato, cargo, emprego ou função pública, bensbens de qualquer natureza cujo valor seja de qualquer natureza cujo valor seja desproporcionaldesproporcional à à evolução do patrimônio evolução do patrimônio ou à ou à rendarenda do agente público do agente público;’’ (grifei);’’ (grifei)

4

Page 5: Sindicância Patrimonial

APURAÇÃO: COMPETÊNCIA e REQUISITOSAPURAÇÃO: COMPETÊNCIA e REQUISITOS

‘‘ ‘‘Art. 7Art. 7oo  A Controladoria-Geral da União, no âmbito do Poder   A Controladoria-Geral da União, no âmbito do Poder Executivo Federal, Executivo Federal, poderá analisarpoderá analisar, sempre que julgar , sempre que julgar necessário, a necessário, a evolução patrimonialevolução patrimonial do agente público, a fim do agente público, a fim de verificar a de verificar a compatibilidadecompatibilidade desta com os recursos e desta com os recursos e disponibilidades que compõem o seu disponibilidades que compõem o seu patrimôniopatrimônio, na forma , na forma prevista na Lei nprevista na Lei noo 8.429, de 1992, observadas as disposições 8.429, de 1992, observadas as disposições especiais da Lei nespeciais da Lei noo 8.730, de 10 de novembro de 1993. 8.730, de 10 de novembro de 1993.

              Parágrafo único.  Parágrafo único.  VerificadaVerificada a incompatibilidade patrimonial, a incompatibilidade patrimonial, na forma estabelecida no caput, a Controladoria-Geral da União na forma estabelecida no caput, a Controladoria-Geral da União instaurará procedimento de instaurará procedimento de sindicância patrimonialsindicância patrimonial ou ou requisitará sua instauração ao órgão ou entidade competente. requisitará sua instauração ao órgão ou entidade competente.

            Art. 8Art. 8oo  Ao tomar conhecimento de   Ao tomar conhecimento de fundada notíciafundada notícia ou de ou de indíciosindícios de de enriquecimento ilícitoenriquecimento ilícito, inclusive , inclusive evolução evolução patrimonialpatrimonial incompatível com os recursos e disponibilidades incompatível com os recursos e disponibilidades do agente público, nos termos do art. 9do agente público, nos termos do art. 9oo da Lei n da Lei noo 8.429, de 8.429, de 1992, a autoridade competente determinará a instauração de 1992, a autoridade competente determinará a instauração de sindicância patrimonialsindicância patrimonial, destinada à apuração dos fatos., destinada à apuração dos fatos. ...’’ ...’’ (Decreto n. 5.483/05)(Decreto n. 5.483/05)

5

Page 6: Sindicância Patrimonial

‘‘ ‘‘Art. 16. A Art. 16. A sindicância patrimonialsindicância patrimonial constitui constitui procedimento investigativo, de caráter procedimento investigativo, de caráter sigilososigiloso e e não punitivonão punitivo, destinado a apurar , destinado a apurar indíciosindícios de de enriquecimento ilícitoenriquecimento ilícito por parte por parte de agente público federal, a partir da de agente público federal, a partir da verificação de verificação de incompatibilidade incompatibilidade patrimonial com seus recursos e patrimonial com seus recursos e disponibilidadesdisponibilidades, e será iniciada mediante , e será iniciada mediante determinação do Ministro de Estado do determinação do Ministro de Estado do Controle e da Transparência, do Secretário-Controle e da Transparência, do Secretário-Executivo da Controladoria-Geral da União, do Executivo da Controladoria-Geral da União, do Corregedor-Geral ou dos Corregedores-Gerais Corregedor-Geral ou dos Corregedores-Gerais AdjuntosAdjuntos;’’;’’

(Portaria MCT/CGU 335/06 – DOU 31.05.06)(Portaria MCT/CGU 335/06 – DOU 31.05.06)

6

Page 7: Sindicância Patrimonial

IINDÍCIOSNDÍCIOS

‘‘ ‘‘Há quem diga, com bom efeito, que Há quem diga, com bom efeito, que indícioindício é como uma placa mostrando um é como uma placa mostrando um caminhocaminho. A placa não é o destino, mas . A placa não é o destino, mas indica como chegar láindica como chegar lá.’’ .’’ (Léo da Silva Alves, Sindicância e Processo (Léo da Silva Alves, Sindicância e Processo Disciplinar, Cebrad, Brasília, 2008, págs. 98/9) Disciplinar, Cebrad, Brasília, 2008, págs. 98/9)

‘‘‘‘Art. 239. Considera-se Art. 239. Considera-se indícioindício a a circunstância conhecida e provada, que, circunstância conhecida e provada, que, tendo relação com o fato, autorize, por tendo relação com o fato, autorize, por indução, concluir-se a existência de outra ou indução, concluir-se a existência de outra ou outras circunstâncias.’’outras circunstâncias.’’

(CPP, art. 239)(CPP, art. 239)

7

Page 8: Sindicância Patrimonial

INSTRUÇÃOINSTRUÇÃO::

‘‘ ‘‘Art. 18. Para a Art. 18. Para a instruçãoinstrução do procedimento, a comissão do procedimento, a comissão efetuará as efetuará as diligências necessáriasdiligências necessárias à elucidação do fato, à elucidação do fato, ouvirá o sindicado ouvirá o sindicado e as eventuais e as eventuais testemunhastestemunhas, carreará , carreará para os autos a para os autos a prova documentalprova documental existente e solicitará, se existente e solicitará, se necessário, o necessário, o afastamento de sigilosafastamento de sigilos e a realização de e a realização de períciasperícias..

§ 1º As § 1º As consultasconsultas, , requisiçõesrequisições de de informaçõesinformações e e documentosdocumentos necessários à instrução da sindicância, quando necessários à instrução da sindicância, quando dirigidas à dirigidas à Secretaria da Receita FederalSecretaria da Receita Federal do Ministério da do Ministério da Fazenda, deverão ser feitas por intermédio dos Corregedores-Fazenda, deverão ser feitas por intermédio dos Corregedores-Gerais Adjuntos, observado o dever da comissão de, após a Gerais Adjuntos, observado o dever da comissão de, após a transferência, assegurar a preservação do transferência, assegurar a preservação do sigilo fiscalsigilo fiscal..

§ 2º A solicitação de § 2º A solicitação de afastamento de sigilo bancário afastamento de sigilo bancário deve deve ser encaminhada à ser encaminhada à Advocacia-Geral da UniãoAdvocacia-Geral da União, com as , com as informações e documentos necessários para o exame de seu informações e documentos necessários para o exame de seu cabimento.cabimento.

§ 3º A comissão deverá solicitar do sindicado, sempre que § 3º A comissão deverá solicitar do sindicado, sempre que possível, a renúncia expressa aos sigilos fiscal e bancário, com a possível, a renúncia expressa aos sigilos fiscal e bancário, com a apresentação das informações e documentos necessários para a apresentação das informações e documentos necessários para a instrução do procedimentoinstrução do procedimento.’’ (grifei) .’’ (grifei) (LIA, art. 13) (Portaria MCT/CGU 335/06 – (LIA, art. 13) (Portaria MCT/CGU 335/06 – DOU 31.05.06)DOU 31.05.06) 8

Page 9: Sindicância Patrimonial

‘’‘’STF NEGA QUEBRA DE SIGILO STF NEGA QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO DE EMPRESA PELO FISCO BANCÁRIO DE EMPRESA PELO FISCO SEM ORDEM JUDICIALSEM ORDEM JUDICIAL

Por maioria de votos, o Plenário do Por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deu Supremo Tribunal Federal (STF) deu provimento a um Recurso Extraordinário provimento a um Recurso Extraordinário ((RE 389808RE 389808) ) em que a empresa GVA em que a empresa GVA Indústria e Comércio S/A questionava o Indústria e Comércio S/A questionava o acesso da Receita Federal a informações acesso da Receita Federal a informações fiscais da empresa, sem fundamentação e fiscais da empresa, sem fundamentação e sem autorização judicial. Por cinco votos a sem autorização judicial. Por cinco votos a quatro, os ministros entenderam que não quatro, os ministros entenderam que não pode haver acesso a esses dados sem pode haver acesso a esses dados sem ordem do Poder Judiciário.’’ ordem do Poder Judiciário.’’ (STF, Notícias, 15.12.10, e (STF, Notícias, 15.12.10, e DJe 10.05.11) DJe 10.05.11) (Sebastião José Lessa (Sebastião José Lessa inin Improbidade Administrativa, enriquecimento ilícito ..., Improbidade Administrativa, enriquecimento ilícito ..., Editora Fórum/BH, págs. 98/103)Editora Fórum/BH, págs. 98/103)

9

Page 10: Sindicância Patrimonial

DivergênciaDivergência ((STF, RE 389808STF, RE 389808))

‘‘‘‘Os ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Os ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ayres Britto e Ellen Gracie votaram pelo Ayres Britto e Ellen Gracie votaram pelo desprovimento do RE. De acordo com o desprovimento do RE. De acordo com o ministro Dias Toffoli, a lei que regulamentou ministro Dias Toffoli, a lei que regulamentou a transferência dos dados sigilosos das a transferência dos dados sigilosos das instituições financeiras para a Receita instituições financeiras para a Receita Federal respeita as garantias fundamentais Federal respeita as garantias fundamentais presentes na Constituição Federal. presentes na Constituição Federal. Para a Para a ministra Cármen Lúcia, não existe ministra Cármen Lúcia, não existe quebra de privacidade do cidadão, mas quebra de privacidade do cidadão, mas apenas a transferência para outro apenas a transferência para outro órgão dos dados protegidos.órgão dos dados protegidos.’’ ’’

(STF, Notícias, 15.12.10 e DJe 10.05.11) (STF, Notícias, 15.12.10 e DJe 10.05.11)

(Sebastião José Lessa (Sebastião José Lessa inin Improbidade Administrativa, enriquecimento ilícito ..., Editora Fórum/BH, págs. Improbidade Administrativa, enriquecimento ilícito ..., Editora Fórum/BH, págs. 98/103)98/103) 10

Page 11: Sindicância Patrimonial

DECISÃO FINALDECISÃO FINAL (STF, RE 389808)(STF, RE 389808)

‘’‘’Para o ministro Celso de Mello, decano Para o ministro Celso de Mello, decano da Corte, o Estado tem poder para da Corte, o Estado tem poder para investigar e fiscalizar, investigar e fiscalizar, mas a decretação mas a decretação da quebra de sigilo bancário só pode da quebra de sigilo bancário só pode ser feita mediante ordem emanada do ser feita mediante ordem emanada do Poder JudiciárioPoder Judiciário..

Em nada compromete a competência Em nada compromete a competência para investigar atribuída ao poder público, para investigar atribuída ao poder público, que sempre que achar necessário, poderá que sempre que achar necessário, poderá pedir ao Judiciário a quebra do sigilo.’’ pedir ao Judiciário a quebra do sigilo.’’ (STF, (STF, Notícias, 15.12.10) Notícias, 15.12.10)

(STF, Notícias, 15.12.10 e DJe 10.05.11) (STF, Notícias, 15.12.10 e DJe 10.05.11)

(Sebastião José Lessa (Sebastião José Lessa inin Improbidade Administrativa, enriquecimento ilícito ..., Editora Fórum/BH, Improbidade Administrativa, enriquecimento ilícito ..., Editora Fórum/BH, págs. 98/103)págs. 98/103)

11

Page 12: Sindicância Patrimonial

STF, RE 389808, DJe 10.05.11STF, RE 389808, DJe 10.05.11

Sigilo de dados – ordem judicialSigilo de dados – ordem judicial

O O intercâmbio de informação sigilosaintercâmbio de informação sigilosa ( (slides 21 slides 21 e 22e 22) objetiva o ) objetiva o compartilhamento de dadoscompartilhamento de dados entre os entre os órgãos de controle interno e externo. É o órgãos de controle interno e externo. É o procedimentoprocedimento que que antecedeantecede o pedido de o pedido de quebraquebra do sigilo (art. 5º, XII, do sigilo (art. 5º, XII, CF)CF)

No caso do RE 389808 – STF, a Receita Federal No caso do RE 389808 – STF, a Receita Federal requisitou diretamente ao Banco Santander, mediante requisitou diretamente ao Banco Santander, mediante mandado de procedimento fiscal, a movimentação mandado de procedimento fiscal, a movimentação financeira de uma empresa.financeira de uma empresa.

O c. STF afirmou a necessidade de ordem judicial O c. STF afirmou a necessidade de ordem judicial (princípio da reserva de jurisdição – art. 5º, XXXV, CF) (princípio da reserva de jurisdição – art. 5º, XXXV, CF)

(cont.) (cont.)

  

12

Page 13: Sindicância Patrimonial

(cont.) (cont.) Nesse contexto, o Nesse contexto, o ‘‘i‘‘intercâmbio de ntercâmbio de informação sigilosa’’informação sigilosa’’ funcionaria como um funcionaria como um procedimento preambular,procedimento preambular, sigilososigiloso e e internointerno, visando buscar e sedimentar a , visando buscar e sedimentar a plausibilidadeplausibilidade da incidência do da incidência do ilícitoilícito, este , este necessário para justificar, no leito do necessário para justificar, no leito do procedimento correspondente, a procedimento correspondente, a quebra do quebra do sigilosigilo de dados de dados, requerida pelo MP, à vista da , requerida pelo MP, à vista da comunicação (art. 10, Dec. 5.483/05), medida medida determinada pelo Poder Judiciário. determinada pelo Poder Judiciário. (STF, RE (STF, RE 389808, 389808, slide 8slide 8))

Assim, o ‘‘Assim, o ‘‘intercâmbio de informação intercâmbio de informação sigilosasigilosa’’’’ propiciaria a coleta dos propiciaria a coleta dos indíciosindícios, , necessários para fundamentar – no leito do necessários para fundamentar – no leito do procedimento correspondente – o pedido de procedimento correspondente – o pedido de quebra de dados do investigado.quebra de dados do investigado. 13

Page 14: Sindicância Patrimonial

((CASO CONCRETOCASO CONCRETO))

((Enriquecimento ilícitoEnriquecimento ilícito)) Vale trazer como caso concreto para o debate Vale trazer como caso concreto para o debate

jurídico em torno do tema jurídico em torno do tema ‘‘‘i‘improbidade mprobidade administrativaadministrativa’’ e ‘‘’’ e ‘‘enriquecimento ilícitoenriquecimento ilícito’’, ’’, a Portaria MCT/CGU, n. ... publicada no DOU de ...a Portaria MCT/CGU, n. ... publicada no DOU de ...

‘‘ ‘‘...resolve, tendo em conta o que consta no ...resolve, tendo em conta o que consta no Processo Administrativo Disciplinar n. ..., bem Processo Administrativo Disciplinar n. ..., bem como no Parecer n. ... ASJUR/CGU-PR, da como no Parecer n. ... ASJUR/CGU-PR, da Assessoria Jurídica da Controladoria-Geral da Assessoria Jurídica da Controladoria-Geral da União, aplicar a pena de DEMISSÃO ao servidor ... União, aplicar a pena de DEMISSÃO ao servidor ... (cont.) (cont.)

14

Page 15: Sindicância Patrimonial

(cont.)(cont.)

..., com fundamento no art. 117, inciso IX, e no ..., com fundamento no art. 117, inciso IX, e no art. 132, inciso XIII, da Lei n. 8.112, de 11 de art. 132, inciso XIII, da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, dezembro de 1990, por valer-se do cargo por valer-se do cargo público para obter benefícios para público para obter benefícios para terceiros, por meio de contrato terceiros, por meio de contrato administrativo firmado com empresa administrativo firmado com empresa fornecedora da Administração Públicafornecedora da Administração Pública , , bem como no art. 132, inc. IV, da mesma Lei n. bem como no art. 132, inc. IV, da mesma Lei n. 8.112, de 1990, combinado com o art. 9º, inc. 8.112, de 1990, combinado com o art. 9º, inc. VII, da Lei n. 8.429, de 2 de junho de 1992, VII, da Lei n. 8.429, de 2 de junho de 1992, por por apresentar aumento patrimonial apresentar aumento patrimonial injustificado no exercício do cargo injustificado no exercício do cargo público, em valor desproporcional à sua público, em valor desproporcional à sua rendarenda.’’.’’

15

Page 16: Sindicância Patrimonial

Sindicância Patrimonial – Instrumentos Sindicância Patrimonial – Instrumentos auxiliares na investigação:auxiliares na investigação:

- vide arts. 4º, inc. I, 6º, 9º e 20 da Portaria MCT - vide arts. 4º, inc. I, 6º, 9º e 20 da Portaria MCT 335/06, que trata da 335/06, que trata da investigação preliminarinvestigação preliminar, , possível na hipótese de sindicância ou possível na hipótese de sindicância ou processo administrativo disciplinar, e inclusive processo administrativo disciplinar, e inclusive no caso de procedimento no caso de procedimento preliminarpreliminar à à sindicância patrimonial.sindicância patrimonial.

- de igual modo, como procedimento - de igual modo, como procedimento preparatório à sindicância patrimonial, é preparatório à sindicância patrimonial, é possível a instauração de possível a instauração de InspeçãoInspeção (art. 20, da (art. 20, da Portaria MCT 335/06)Portaria MCT 335/06)

- aplica-se à denúncia ou representação o - aplica-se à denúncia ou representação o disposto nos §§ 1º, 2º e 3º, do art. 6º, dessa disposto nos §§ 1º, 2º e 3º, do art. 6º, dessa Portaria. Portaria.

Obs: Lei 8.429/92, art. 14 e §§; Dec. 5.483/05, art. 7° e § único. Obs: Lei 8.429/92, art. 14 e §§; Dec. 5.483/05, art. 7° e § único. 16

Page 17: Sindicância Patrimonial

Improbidade AdministrativaImprobidade Administrativa

a)a) CompartilhadaCompartilhada (conluio: agente público e empresário)(conluio: agente público e empresário)

b)b) Organizada, sofisticada e Organizada, sofisticada e ’’’’dissimuladadissimulada’’’’ (lav. dinheiro, evasão de divisas, (lav. dinheiro, evasão de divisas,

sonegação fiscal, falsidade, etc.) sonegação fiscal, falsidade, etc.) (*)(*)

c)c) TransnacionalTransnacional (arts. 337-B, 337-C, CP) (Lei 10.467/02)

d) Expressivo retorno financeiro (PIB de 2% a 5% + R$ 140 bilhões por ano)

e)e) Projeção quadridimencionadaProjeção quadridimencionada (ação de (ação de reparação de dano - § 6º, reparação de dano - § 6º, in finein fine, art. 37, CF; ação penal – CP e CPP; , art. 37, CF; ação penal – CP e CPP; ação de improbidade administrativa – Lei 8.429/90; e ação disciplinar ação de improbidade administrativa – Lei 8.429/90; e ação disciplinar – Lei 8.112/90)– Lei 8.112/90)

(*) ((*) (slide 51slide 51))

FonteFonte: UNB, FGV, IPEA – Revista Prisma, ADPF, n. 66, março/11: UNB, FGV, IPEA – Revista Prisma, ADPF, n. 66, março/1117

Page 18: Sindicância Patrimonial

Prova EmprestadaProva Emprestada

EMENTA: PROVA EMPRESTADA, Penal. Interceptação EMENTA: PROVA EMPRESTADA, Penal. Interceptação telefônica. telefônica. Escuta ambiental. Autorização judicial e Escuta ambiental. Autorização judicial e produção para fim de investigação criminal. Suspeita de produção para fim de investigação criminal. Suspeita de delitos cometidos por autoridades e agentes públicos. delitos cometidos por autoridades e agentes públicos. Dados obtidos em inquérito policial. Uso em Dados obtidos em inquérito policial. Uso em procedimento administrativo disciplinar, contra os procedimento administrativo disciplinar, contra os mesmos servidores. Admissibilidademesmos servidores. Admissibilidade. Resposta . Resposta afirmativa a questão de ordem. Inteligência do art. 5afirmativa a questão de ordem. Inteligência do art. 5°°, inc. , inc. XII, da CF, e do art. 1XII, da CF, e do art. 1°° da Lei federal n° da Lei federal n° 9.296/96. 9.296/96. Voto Voto vencido. Dados obtidos em interceptação de comunicações vencido. Dados obtidos em interceptação de comunicações telefônicas telefônicas e em escutas ambientais, judicialmente e em escutas ambientais, judicialmente autorizadas para produção de prova em investigação autorizadas para produção de prova em investigação criminal ou em instrução processual penal, criminal ou em instrução processual penal, podem ser podem ser usados em procedimento administrativo disciplinar, usados em procedimento administrativo disciplinar, contra a mesma ou as mesmas pessoascontra a mesma ou as mesmas pessoas em relação às em relação às quais foram colhidos. (STF, Inq. 2424, DJ 24/08/07)quais foram colhidos. (STF, Inq. 2424, DJ 24/08/07)

18

Page 19: Sindicância Patrimonial

Função da comissãoFunção da comissão AbordagemAbordagem: :

a)a) O que faO que fazer ?zer ?

b)b) Qual o objetivo da Sindicância Qual o objetivo da Sindicância PatrimonialPatrimonial ? ?

((slides: 39 e 40slides: 39 e 40))

c)c) Como buscar os “Como buscar os “indíciosindícios” ? ” ? ((slide: 6)slide: 6)

d)d) Qual o exato limite do “Qual o exato limite do “intercâmbio de intercâmbio de informação sigilosainformação sigilosa” ” (LC 104/01, LC (LC 104/01, LC 105/01 e Dec. 3.724/01; e STF RE 389808, 105/01 e Dec. 3.724/01; e STF RE 389808, DJe 10.05.11) DJe 10.05.11) ((slides: 21 e 22slides: 21 e 22) ) (cont.) (cont.)

19

Page 20: Sindicância Patrimonial

(cont.) (cont.) RespostaResposta: :

a) a) Concluir a sindicância patrimonial, se for o caso, Concluir a sindicância patrimonial, se for o caso, com os “com os “indíciosindícios” de ” de enriquecimento ilícitoenriquecimento ilícito, , e cumprir o comando do art. 10 do Dec. e cumprir o comando do art. 10 do Dec. 5.483/05 (Comunicações: MPF, TCU, CGU, SRF e 5.483/05 (Comunicações: MPF, TCU, CGU, SRF e CCAF), para a requisição do IPL, e neste requerer CCAF), para a requisição do IPL, e neste requerer ao Judiciário a ao Judiciário a quebra do sigilo de dadosquebra do sigilo de dados. . (art. 5°, XII, CF) (STF, RE 389808, DJe 10.05.11);(art. 5°, XII, CF) (STF, RE 389808, DJe 10.05.11);

b) Buscar arrimo na “prova emprestada” do IPL b) Buscar arrimo na “prova emprestada” do IPL e da ação penal, transladando-a para o PAD e e da ação penal, transladando-a para o PAD e para a ação de improbidade administrativa.para a ação de improbidade administrativa.

(STF, Inquérito 2424, DJ 24.08.07)(STF, Inquérito 2424, DJ 24.08.07)

20

Page 21: Sindicância Patrimonial

ESTUDO DE CASOESTUDO DE CASOEnriquecimento ilícito presumidoEnriquecimento ilícito presumido

Quadro sugestivo:Quadro sugestivo:

’ ’’’Servidor externando sinais visíveis Servidor externando sinais visíveis de evolução patrimonial incompatível de evolução patrimonial incompatível com seus recursos e com seus recursos e disponibilidadesdisponibilidades’’’’

Improbidade ‘‘dissimulada’’Improbidade ‘‘dissimulada’’

(Cf.: (Cf.: slide 51slide 51))21

Page 22: Sindicância Patrimonial

‘‘‘‘INTERCÂMBIO DE INFORMAÇÃO SIGILOSAINTERCÂMBIO DE INFORMAÇÃO SIGILOSA’’’’

(REPRESENTAÇÃO)(REPRESENTAÇÃO)

22

Page 23: Sindicância Patrimonial

‘‘‘‘INTERCÂMBIO DE INFORMAÇÃO SIGILOSAINTERCÂMBIO DE INFORMAÇÃO SIGILOSA’’’’

ConceitoConceito : :

Forma de apuração reservada, Forma de apuração reservada, devidamente regulamentada, que mediante devidamente regulamentada, que mediante informações compartilhadas internamente informações compartilhadas internamente entre os órgãos de controle interno e externo, entre os órgãos de controle interno e externo, busca aferir a regularidade e legitimidade da busca aferir a regularidade e legitimidade da evolução patrimonial do agente público evolução patrimonial do agente público diante dos recursos e das disponibilidades diante dos recursos e das disponibilidades declaradosdeclarados. .

LC 104/01 - § 2º, art. 198, CTN LC 104/01 - § 2º, art. 198, CTN

LC 105/01 – art. 4º e §§ LC 105/01 – art. 4º e §§

Lei 8.429/92 – art. 13Lei 8.429/92 – art. 13

Lei 8.730/93 – arts. 2º, § 7º, ‘‘b’’, 3º, § único, ‘‘b’’Lei 8.730/93 – arts. 2º, § 7º, ‘‘b’’, 3º, § único, ‘‘b’’

Decreto 5.483/05Decreto 5.483/05

Port. 335/06/MCT/CGUPort. 335/06/MCT/CGU 23

Page 24: Sindicância Patrimonial

Lei Complementar 104/01Lei Complementar 104/01 (altera o art. 198 e segs. (altera o art. 198 e segs. do CTN) do CTN)

"Art. 198. Sem prejuízo do disposto na legislação criminal, é vedada a "Art. 198. Sem prejuízo do disposto na legislação criminal, é vedada a divulgação, por parte da Fazenda Pública ou de seus servidores, de divulgação, por parte da Fazenda Pública ou de seus servidores, de informação obtida em razão do ofício sobre a situação econômica ou informação obtida em razão do ofício sobre a situação econômica ou financeira do sujeito passivo ou de terceiros e sobre a natureza e o financeira do sujeito passivo ou de terceiros e sobre a natureza e o estado de seus negócios ou atividades." (NR)estado de seus negócios ou atividades." (NR)

"§ 1"§ 1oo EExcetuam-sexcetuam-se do disposto neste artigo, além dos casos previstos do disposto neste artigo, além dos casos previstos no art. 199, os seguintes:" (NR)no art. 199, os seguintes:" (NR)

   ...                  ...                  

"II – solicitações de autoridade administrativa no interesse da "II – solicitações de autoridade administrativa no interesse da Administração Pública, desde que seja comprovada a instauração Administração Pública, desde que seja comprovada a instauração regular de processo administrativo, no órgão ou na entidade respectiva, regular de processo administrativo, no órgão ou na entidade respectiva, com o objetivo de investigar o sujeito passivo a que se refere a com o objetivo de investigar o sujeito passivo a que se refere a informação, por prática de infração administrativa." (AC)informação, por prática de infração administrativa." (AC)

"§ 2"§ 2oo O O intercâmbio de informação sigilosaintercâmbio de informação sigilosa, no âmbito da , no âmbito da Administração Pública, será realizado mediante processo regularmente Administração Pública, será realizado mediante processo regularmente instaurado, e a entrega será feita pessoalmente à autoridade solicitante, instaurado, e a entrega será feita pessoalmente à autoridade solicitante, mediante recibo, que formalize a transferência e assegure a mediante recibo, que formalize a transferência e assegure a preservação do sigilo." (AC) (grifei)preservação do sigilo." (AC) (grifei)

24

Page 25: Sindicância Patrimonial

Lei Complementar 105/01Lei Complementar 105/01

‘‘ ‘‘Art. 3Art. 3oo Serão prestadas pelo Serão prestadas pelo Banco Central do BrasilBanco Central do Brasil, pela , pela Comissão de Valores MobiliáriosComissão de Valores Mobiliários e pelas e pelas instituições instituições financeiras financeiras as informações ordenadas pelo Poder Judiciário, as informações ordenadas pelo Poder Judiciário, preservado o seu caráter sigiloso mediante acesso restrito às preservado o seu caráter sigiloso mediante acesso restrito às partes, que delas não poderão servir-se para fins estranhos à lide.partes, que delas não poderão servir-se para fins estranhos à lide.

            § 1§ 1oo Dependem de Dependem de prévia autorização do Poder Judiciárioprévia autorização do Poder Judiciário a a prestação de informações e o fornecimento de documentos prestação de informações e o fornecimento de documentos sigilosos solicitados por comissão de inquérito administrativo sigilosos solicitados por comissão de inquérito administrativo destinada a apurar responsabilidade de servidor público por destinada a apurar responsabilidade de servidor público por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido.investido.

            § 2§ 2oo Nas hipóteses do § 1 Nas hipóteses do § 1oo, o requerimento de quebra de sigilo , o requerimento de quebra de sigilo independe da existência de processo judicial em curso.independe da existência de processo judicial em curso.

          § 3§ 3oo Além dos casos previstos neste artigo o Além dos casos previstos neste artigo o Banco Central do Banco Central do BrasilBrasil e ae a Comissão de Valores MobiliárioComissão de Valores Mobiliárioss fornecerão à Advocacia- fornecerão à Advocacia-Geral da União as informações e os documentos necessários à Geral da União as informações e os documentos necessários à defesa da União nas ações em que seja parte.’’defesa da União nas ações em que seja parte.’’ 25

Page 26: Sindicância Patrimonial

Lei n. 8.730/93Lei n. 8.730/93 (Declaração de bens e rendas)(Declaração de bens e rendas)

‘‘ ‘‘Art. 4º Os administradores ou responsáveis por bens e Art. 4º Os administradores ou responsáveis por bens e valores públicos da administração direta, indireta e valores públicos da administração direta, indireta e fundacional de qualquer dos Poderes da União, assim como fundacional de qualquer dos Poderes da União, assim como toda a pessoa que por força da lei, estiver sujeita à toda a pessoa que por força da lei, estiver sujeita à prestação de contas do Tribunal de Contas da União, prestação de contas do Tribunal de Contas da União, são são obrigados a juntar, à documentação correspondente, cópia obrigados a juntar, à documentação correspondente, cópia da declaração de rendimentos e de bens, relativa ao da declaração de rendimentos e de bens, relativa ao período-base da gestão, entregue à repartição período-base da gestão, entregue à repartição competente, de conformidade com a legislação do Imposto competente, de conformidade com a legislação do Imposto sobre a Rendasobre a Renda..

§ 1º O Tribunal de Contas da União considerará como não § 1º O Tribunal de Contas da União considerará como não recebida a documentação que lhe for entregue em recebida a documentação que lhe for entregue em desacordo com o previsto neste artigodesacordo com o previsto neste artigo.’’ (grifei) .’’ (grifei) (cont) (cont)

26

Page 27: Sindicância Patrimonial

Lei n. 8.730/93 Lei n. 8.730/93 (cont.)(cont.)

‘‘‘‘§ 2º Será lícito ao Tribunal de Contas da União utilizar as § 2º Será lícito ao Tribunal de Contas da União utilizar as declarações de rendimentos e de bens, recebidas nos declarações de rendimentos e de bens, recebidas nos termos deste artigo, para proceder ao levantamento da termos deste artigo, para proceder ao levantamento da evolução patrimonial do seu titular e ao exame de evolução patrimonial do seu titular e ao exame de sua compatibilização com os recursos e as sua compatibilização com os recursos e as disponibilidades declarados.disponibilidades declarados.

Art. 5º A Art. 5º A Fazenda Pública FederalFazenda Pública Federal e o e o Tribunal de Tribunal de Contas da União Contas da União poderão realizar, em relação às poderão realizar, em relação às declarações de que trata esta lei, declarações de que trata esta lei, troca de dados e troca de dados e informaçõesinformações que lhes possam favorecer o desempenho que lhes possam favorecer o desempenho das respectivas atribuições legais.das respectivas atribuições legais.

Parágrafo único. O dever do sigilo sobre informações de Parágrafo único. O dever do sigilo sobre informações de natureza fiscal e de riqueza de terceiros, imposto aos natureza fiscal e de riqueza de terceiros, imposto aos funcionários da Fazenda Pública, que cheguem ao seu funcionários da Fazenda Pública, que cheguem ao seu conhecimento em razão do ofício, estende-se aos conhecimento em razão do ofício, estende-se aos funcionários do Tribunal de Contas da União que, em funcionários do Tribunal de Contas da União que, em cumprimento das disposições desta lei, encontrem-se em cumprimento das disposições desta lei, encontrem-se em idêntica situaçãoidêntica situação.’’ (grifei).’’ (grifei) 27

Page 28: Sindicância Patrimonial

Lei 9.034/95Lei 9.034/95

’’ ’’Dispõe sobre a utilização de Dispõe sobre a utilização de meiosmeios operacionais para a prevenção e operacionais para a prevenção e repressão de ações praticadas por repressão de ações praticadas por organizações criminosasorganizações criminosas..

Art. 1Art. 1oo Esta Lei define e regula meios de Esta Lei define e regula meios de prova e procedimentos investigatórios que prova e procedimentos investigatórios que versem sobre ilícitos decorrentes de ações versem sobre ilícitos decorrentes de ações praticadas por quadrilha ou bando ou praticadas por quadrilha ou bando ou organizações ou associações criminosas organizações ou associações criminosas de qualquer tipo. de qualquer tipo. (Redação dada pela Lei (Redação dada pela Lei nº 10.217, de 11.4.2001)nº 10.217, de 11.4.2001).’’ .’’ (grifei)(grifei)

28

Page 29: Sindicância Patrimonial

Lei n. 8.429/92 – art. 9º, VIILei n. 8.429/92 – art. 9º, VII

‘‘ ‘‘......merece destaque, dado seu notável merece destaque, dado seu notável alcançe, pois alcançe, pois inverte o ônus da provainverte o ônus da prova, , sempre difícil para o autor da ação em casos sempre difícil para o autor da ação em casos como o descrito pela norma. Nessa como o descrito pela norma. Nessa hipótese, quando hipótese, quando desproporcionaldesproporcional, o , o enriquecimento é presumidoenriquecimento é presumido como ilícito, como ilícito, cabendo ao agente público a prova que cabendo ao agente público a prova que ele foi lícito, apontando a origem dos ele foi lícito, apontando a origem dos recursos necessários à aquisiçãorecursos necessários à aquisição.’’ .’’ (grifei) (grifei) (Hely Lopes Meirelles, Direito Administrativo Brasileiro, 35ª ed., (Hely Lopes Meirelles, Direito Administrativo Brasileiro, 35ª ed., 2009, pág. 511; Sebastião José Lessa, Improbidade Administrativa, 2009, pág. 511; Sebastião José Lessa, Improbidade Administrativa, Enriquecimento Ilícito, Ed. Fórum/BH, 2011, págs. 86/8 e 151/2) Enriquecimento Ilícito, Ed. Fórum/BH, 2011, págs. 86/8 e 151/2)

((Obs: vide slide 3Obs: vide slide 3)) 29

Page 30: Sindicância Patrimonial

TCU – IN 65/11, DOU 28.04.11, seção 1, TCU – IN 65/11, DOU 28.04.11, seção 1, pág. 127pág. 127

‘‘‘‘Dispõe sobre os procedimentos Dispõe sobre os procedimentos referentes às referentes às Declarações de Declarações de Bens e RendasBens e Rendas a serem a serem apresentadas pelas autoridades e apresentadas pelas autoridades e servidores públicos federais a servidores públicos federais a que aludem as Leis n°s 8.429/92, que aludem as Leis n°s 8.429/92, de 02 de junho de 1992, e 8.730, de 02 de junho de 1992, e 8.730, de 10 de novembro de 1993.’’de 10 de novembro de 1993.’’

30

Page 31: Sindicância Patrimonial

Lei n. 9.613/98 Lei n. 9.613/98 (lav. dinheiro)(lav. dinheiro)

‘‘‘‘Art. 1º Ocultar ou dissimular a natureza, origem, Art. 1º Ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de indiretamente, de crimecrime::

...... contra a Administração Pública contra a Administração Pública

V -, inclusive a exigência, para si ou para outrem, direta ou V -, inclusive a exigência, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, de qualquer vantagem, como condição ou indiretamente, de qualquer vantagem, como condição ou preço para a prática ou omissão de atos administrativos;preço para a prática ou omissão de atos administrativos;

          VI - VI - contra o sistema financeiro nacionalcontra o sistema financeiro nacional;;

VII - VII - praticado por organização criminosa.praticado por organização criminosa.

VIII – VIII – praticado por particular contra a administração pública praticado por particular contra a administração pública estrangeiraestrangeira (arts. 337-B, 337-C e 337-D do Decreto-Lei nº (arts. 337-B, 337-C e 337-D do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal). (Inciso 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal). (Inciso incluído pela Lei nº 10.467, de 11.6.2002)incluído pela Lei nº 10.467, de 11.6.2002)

            Pena: reclusão de três a dez anos e multa.’’ Pena: reclusão de três a dez anos e multa.’’ (cont.)(cont.) 31

Page 32: Sindicância Patrimonial

Lei n. 9.613/98 (lav. dinheiro)Lei n. 9.613/98 (lav. dinheiro)

‘‘‘‘Art. 1º ...Art. 1º ...

§ 5º § 5º A pena será reduzidaA pena será reduzida de um a dois terços e de um a dois terços e começará a ser cumprida em regime aberto, podendo começará a ser cumprida em regime aberto, podendo o juiz o juiz deixar de aplicá-ladeixar de aplicá-la ou ou substituí-lasubstituí-la por pena por pena restritiva de direitos, se o autor, co-autor ou partícipe restritiva de direitos, se o autor, co-autor ou partícipe colaborar espontaneamente colaborar espontaneamente com as autoridades, com as autoridades, prestando esclarecimentos que conduzam à apuração prestando esclarecimentos que conduzam à apuração das infrações penais e de sua autoria ou à localização das infrações penais e de sua autoria ou à localização dos bens, direitos ou valores objeto do crime.dos bens, direitos ou valores objeto do crime.

......

‘‘ ‘‘Art. 2º O Art. 2º O processoprocesso e e julgamentojulgamento dos crimes dos crimes previstos nesta Lei:previstos nesta Lei:

        ...    ...    

      II - II - independemindependem do processo e julgamento dos crimes do processo e julgamento dos crimes antecedentes referidos no artigo anterior, ainda que antecedentes referidos no artigo anterior, ainda que praticados em outro país;’’praticados em outro país;’’ 32

Page 33: Sindicância Patrimonial

Lei n. 8.429/92 – art. 9º, VIILei n. 8.429/92 – art. 9º, VII

‘‘‘‘Com efeito, nesta figura, o ato de improbidade Com efeito, nesta figura, o ato de improbidade não está condicionado à prova e não está condicionado à prova e individualização de um comportamento descrito individualização de um comportamento descrito no tipo genérico do ‘‘no tipo genérico do ‘‘caputcaput’’. Tal ’’. Tal comportamentocomportamento se se presumepresume pelo pelo fato objetivofato objetivo de ser apurada a aquisição de ‘‘de ser apurada a aquisição de ‘‘bens de bens de qualquer natureza cujo valor seja qualquer natureza cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou desproporcional à evolução do patrimônio ou renda do agente públicorenda do agente público’’. O tipo do inciso VII ’’. O tipo do inciso VII exige uma exige uma aferição objetivaaferição objetiva de diferença de de diferença de bens e valores durante determinado período de bens e valores durante determinado período de tempo’’. tempo’’. (grifei)(grifei) (TJSP, Apelação 0018566- (TJSP, Apelação 0018566-33.2003.08.26.0053, rel. Des. Laerte Sampaio, 33.2003.08.26.0053, rel. Des. Laerte Sampaio, julg. em 12.04.11) julg. em 12.04.11) (Sebastião José Lessa, Improbidade (Sebastião José Lessa, Improbidade Administrativa, Enriquecimento Ilícito, Ed. Fórum/BH, 2011, pág. 147) Administrativa, Enriquecimento Ilícito, Ed. Fórum/BH, 2011, pág. 147)

33

Page 34: Sindicância Patrimonial

INDICIAÇÃO NO PAD (art. 161, Lei 8.112/90)INDICIAÇÃO NO PAD (art. 161, Lei 8.112/90)

É bom lembrar, na trilha da É bom lembrar, na trilha da emendatio emendatio libellilibelli, que ‘‘, que ‘‘O indiciado em processo O indiciado em processo disciplinar defende-se contra a disciplinar defende-se contra a imputação de fatos ilícitos, podendo a imputação de fatos ilícitos, podendo a autoridade administrativa adotar autoridade administrativa adotar capitulação diversa da que lhes deu a capitulação diversa da que lhes deu a comissão de inquérito, sem que implique comissão de inquérito, sem que implique cerceamento de defesa.’’ cerceamento de defesa.’’ (STF, MS 20.355-2 DF, (STF, MS 20.355-2 DF, rel. Min. Rafael Mayer, DJ 23.03.83; Sebastião José Lessa, Do rel. Min. Rafael Mayer, DJ 23.03.83; Sebastião José Lessa, Do Processo Administrativo Disciplinar e da Sindicância, Ed. Fórum, Processo Administrativo Disciplinar e da Sindicância, Ed. Fórum, BH, 5ª ed., 1ª reimpressão, 2011, pág. 173)BH, 5ª ed., 1ª reimpressão, 2011, pág. 173)

Obs: (Obs: (slides: 35 e 36slides: 35 e 36))

34

Page 35: Sindicância Patrimonial

Opções para indiciação no PADOpções para indiciação no PAD

‘‘‘‘Opção AOpção A’’ ’’

‘‘ ‘‘Art. 132, inc. IV, da Lei n. 8.112/90, Art. 132, inc. IV, da Lei n. 8.112/90, com os ‘’conceitos’’ expressados no art. com os ‘’conceitos’’ expressados no art. 9º, inc. VII, da Lei n. 8.429/92’’9º, inc. VII, da Lei n. 8.429/92’’

(Cf.: STJ, MS 12.536, DJe 26.09.08; Parecer (Cf.: STJ, MS 12.536, DJe 26.09.08; Parecer

PGFN/CGU n. 155/2000/2000)PGFN/CGU n. 155/2000/2000) (Sebastião José Lessa, (Sebastião José Lessa, Improbidade Administrativa, Enriquecimento Ilícito, Ed. Fórum/BH, 2011, pág. Improbidade Administrativa, Enriquecimento Ilícito, Ed. Fórum/BH, 2011, pág. 155 e 157) 155 e 157)

35

Page 36: Sindicância Patrimonial

Indiciação no PAD: Indiciação no PAD:

‘‘ ‘‘OpçãoOpção BB’’’’

‘‘ ‘‘ ... com suporte no art. 132, inc. ... com suporte no art. 132, inc. IV (improbidade administrativa) IV (improbidade administrativa) c/c art. 117, inc. IX (valer-se do c/c art. 117, inc. IX (valer-se do cargo para lograr proveito cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da detrimento da dignidade da função pública), tudo da Lei n. função pública), tudo da Lei n. 8.112/90.’’8.112/90.’’

36

Page 37: Sindicância Patrimonial

Indiciação no PAD: Indiciação no PAD:

‘‘ ‘‘OpçãoOpção CC’’’’

‘‘ ‘‘ ... com suporte no art. 132, inc. IV (... com suporte no art. 132, inc. IV (improbidade administrativaimprobidade administrativa) ) da Lei n. 8.112/90 c/c art. 3º, § único, ‘‘b’’, da Lei n. 8.730/93.’’da Lei n. 8.112/90 c/c art. 3º, § único, ‘‘b’’, da Lei n. 8.730/93.’’

Obs: Obs: Lei n. 8.730/93Lei n. 8.730/93::

‘‘ ‘‘Art. 3º A não apresentação da declaração a que se refere o art. 1º, Art. 3º A não apresentação da declaração a que se refere o art. 1º, por ocasião da posse, implicará a não realização daquele ato, ou sua por ocasião da posse, implicará a não realização daquele ato, ou sua nulidade, se celebrado sem esse requisito essencial.nulidade, se celebrado sem esse requisito essencial.

Parágrafo único. Nas demais hipóteses, a não apresentação da Parágrafo único. Nas demais hipóteses, a não apresentação da declaração, a falta e atraso de remessa de sua cópia ao Tribunal de declaração, a falta e atraso de remessa de sua cópia ao Tribunal de Contas da União ou Contas da União ou a declaração dolosamente inexataa declaração dolosamente inexata implicarão, implicarão, conforme o caso:conforme o caso:

......

b) infração político-administrativa, crime funcional ou b) infração político-administrativa, crime funcional ou falta grave falta grave disciplinardisciplinar, passível de perda do mandato, , passível de perda do mandato, demissão do cargodemissão do cargo, , exoneração do emprego ou destituição da função, além da exoneração do emprego ou destituição da função, além da inabilitação, até cinco anos, para o exercício de novo mandato e de inabilitação, até cinco anos, para o exercício de novo mandato e de qualquer cargo, emprego ou função pública, observada a legislação qualquer cargo, emprego ou função pública, observada a legislação específica.’’específica.’’ 37

Page 38: Sindicância Patrimonial

Sindicância Patrimonial – Direito de Sindicância Patrimonial – Direito de DefesaDefesa

‘‘‘‘Na linha do aspecto salutar e moralizador da Na linha do aspecto salutar e moralizador da Sindicância Patrimonial, é bom sustentar o legítimo Sindicância Patrimonial, é bom sustentar o legítimo direito de defesadireito de defesa, levando-se em conta o princípio , levando-se em conta o princípio constitucional que garante constitucional que garante inclusive aos inclusive aos acusados acusados em geralem geral, o , o contraditório e a ampla defesacontraditório e a ampla defesa, com , com os os meiosmeios e os e os recursosrecursos a ela inerentes, tudo como a ela inerentes, tudo como registra o art. 5º, inc. LV, da Constituição Federal.’’registra o art. 5º, inc. LV, da Constituição Federal.’’

Direito de defesaDireito de defesa No julgamento do MS nº 10.442/DF, STJ, quando foi No julgamento do MS nº 10.442/DF, STJ, quando foi

debatida a legitimidade da debatida a legitimidade da sindicância patrimonialsindicância patrimonial, , ficou também reconhecido implicitamente o direito de ficou também reconhecido implicitamente o direito de defesa. defesa. (Sebastião José Lessa, Improbidade Administrativa, (Sebastião José Lessa, Improbidade Administrativa, Enriquecimento Ilícito, Ed. Fórum/BH, 2011, pág. 136 e 139) Enriquecimento Ilícito, Ed. Fórum/BH, 2011, pág. 136 e 139) 38

Page 39: Sindicância Patrimonial

Intercâmbio de Informação Sigilosa e Intercâmbio de Informação Sigilosa e Quebra de Sigilo de DadosQuebra de Sigilo de Dados - - STF, RE 389808STF, RE 389808

No caso do No caso do RE 389808 – STFRE 389808 – STF, a Receita Federal requisitou , a Receita Federal requisitou diretamente ao Banco Santander, mediante diretamente ao Banco Santander, mediante mandado de mandado de procedimento fiscalprocedimento fiscal, a movimentação financeira de uma , a movimentação financeira de uma empresa.empresa.

O c. STF afirmou a necessidade de ordem judicial (princípio O c. STF afirmou a necessidade de ordem judicial (princípio da reserva de jurisdição – art. 5º, XXXV, CF)da reserva de jurisdição – art. 5º, XXXV, CF)

’’Para o ministro Celso de Mello, decano da Corte, o Estado Para o ministro Celso de Mello, decano da Corte, o Estado tem poder para investigar e fiscalizar, tem poder para investigar e fiscalizar, mas a decretação da mas a decretação da quebra de sigilo bancário só pode ser feita mediante quebra de sigilo bancário só pode ser feita mediante ordem emanada do Poder Judiciárioordem emanada do Poder Judiciário..

Em nada compromete a competência para investigar atribuída Em nada compromete a competência para investigar atribuída ao poder público, que sempre que achar necessário, poderá ao poder público, que sempre que achar necessário, poderá pedir ao Judiciário a quebra do sigilo.’’ pedir ao Judiciário a quebra do sigilo.’’ (STF, Notícias, 15.12.10) (STF, Notícias, 15.12.10)

(STF, Notícias, 15.12.10 e DJe 10.05.11) (STF, Notícias, 15.12.10 e DJe 10.05.11) (Sebastião José Lessa (Sebastião José Lessa inin Improbidade Administrativa, enriquecimento ilícito ..., Editora Improbidade Administrativa, enriquecimento ilícito ..., Editora

Fórum/BH, págs. 98/103)Fórum/BH, págs. 98/103)

39

Page 40: Sindicância Patrimonial

Objetivo da Sindicância PatrimonialObjetivo da Sindicância Patrimonial

REUNIR ELEMENTOS DE CONVICÇÃO, SE FOR O CASO, REUNIR ELEMENTOS DE CONVICÇÃO, SE FOR O CASO, PARA INSTRUIR OS PROCEDIMENTOSPARA INSTRUIR OS PROCEDIMENTOS::

Responsabilidade quadridimensional Responsabilidade quadridimensional Ação penalAção penal (CP e CPP) (CP e CPP) Ação civil pública de improbidade administrativaAção civil pública de improbidade administrativa

(Lei n. 8.429/92) (Lei n. 8.429/92) Processo administrativo disciplinarProcesso administrativo disciplinar (Lei n. (Lei n.

8.112/90)8.112/90) Responsabilização civil Responsabilização civil (§ 6º, (§ 6º, in finein fine, art. 37, CF), art. 37, CF) (cont.)(cont.)

40

Page 41: Sindicância Patrimonial

VISANDO, NOTADAMENTEVISANDO, NOTADAMENTE::    (cont)(cont)

Indisponibilidade, sequestro e arresto Indisponibilidade, sequestro e arresto dos bensdos bens (Cf.: (Cf.: slide 50slide 50))

Perda dos bens e pagamento de multa Perda dos bens e pagamento de multa civilcivil

Suspensão dos direitos políticos e Suspensão dos direitos políticos e penas disciplinarespenas disciplinares

Demais cominaçõesDemais cominações (art. 12, Lei n. (art. 12, Lei n. 8.429/92)8.429/92)

41

Page 42: Sindicância Patrimonial

Lei n. 8.429/92Lei n. 8.429/92

‘‘ ‘‘Dispõe sobre as Dispõe sobre as sançõessanções aplicáveis aos aplicáveis aos agentes públicosagentes públicos nos casos de nos casos de enriquecimento enriquecimento ilícitoilícito no exercício de mandato, no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na cargo, emprego ou função na administração pública direta, administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras indireta ou fundacional e dá outras providênciasprovidências.’’.’’

42

Page 43: Sindicância Patrimonial

Lei n. 8.429/92Lei n. 8.429/92 - - sançõessanções

‘‘ ‘‘Art. 12.  Art. 12.  IndependentementeIndependentemente das sanções penais, civis das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo responsável pelo ato de improbidadeato de improbidade sujeito às seguintes sujeito às seguintes cominaçõescominações, que podem ser aplicadas , que podem ser aplicadas isoladaisolada ou ou cumulativamentecumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: , de acordo com a gravidade do fato: (Redação dada pela Lei nº 12.120, de 2009).(Redação dada pela Lei nº 12.120, de 2009).

I - na hipótese do art. 9°, I - na hipótese do art. 9°, perda dos bens ou valores perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônioacrescidos ilicitamente ao patrimônio, , ressarcimento ressarcimento integral do danointegral do dano, quando houver, , quando houver, perda da função perda da função públicapública, s, suspensão dos direitos políticos uspensão dos direitos políticos de oito a dez de oito a dez anos, pagamento de anos, pagamento de multa civilmulta civil de até três vezes o valor de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e do acréscimo patrimonial e proibição de contratar proibição de contratar com o com o Poder Público ou Poder Público ou receber benefícios receber benefícios ou incentivos fiscais ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos;’’ (grifei)pelo prazo de dez anos;’’ (grifei)

Obs: vide arts. 7º e 16, da Lei n. 8.429/92Obs: vide arts. 7º e 16, da Lei n. 8.429/9243

Page 44: Sindicância Patrimonial

PONTO PARA REFLEXÃO:PONTO PARA REFLEXÃO:

- - A corrupção fragiliza a sociedade, A corrupção fragiliza a sociedade, instituições e o próprio Estadoinstituições e o próprio Estado

(Convenção da ONU, promulgado com o (Convenção da ONU, promulgado com o Decreto n. 5.687/06 – DOU 01.02.06)Decreto n. 5.687/06 – DOU 01.02.06)

Dados da UNB, IPEA e FGVDados da UNB, IPEA e FGV

- - 30 mil IPL´s, em andamento na PF, 30 mil IPL´s, em andamento na PF, apurando corrupção. apurando corrupção.

- - Entre 2003/2010, com envolvimento de 15 Entre 2003/2010, com envolvimento de 15 mil pessoas (1882 serv. pub.)mil pessoas (1882 serv. pub.)

--60% verbas públicas desembolsadas 60% verbas públicas desembolsadas irregularmente : “dispensa de licitaçãoirregularmente : “dispensa de licitação”.”.

- - ‘‘‘‘crimes sofisticados’’ dificuldade na crimes sofisticados’’ dificuldade na produção de provaprodução de prova. (cont.). (cont.)

44

Page 45: Sindicância Patrimonial

(cont.) (cont.)

- - Cerca de 1% a 5% do PIB é Cerca de 1% a 5% do PIB é consumido com a corrupçãoconsumido com a corrupção

- - Entre R$ 80 e R$ 140 bilhões de Entre R$ 80 e R$ 140 bilhões de reais por ano consumidos = prejuízo reais por ano consumidos = prejuízo ao erário + meios de repressãoao erário + meios de repressão

- - R$ 33 bilhões estão sendo R$ 33 bilhões estão sendo questionados na justiça pelo MPSPquestionados na justiça pelo MPSP

- - Segundo o CNJ, R$ 345 milhões, Segundo o CNJ, R$ 345 milhões, desviados nos últimos três anos já desviados nos últimos três anos já retornaram aos cofres públicosretornaram aos cofres públicos

(Revista Prisma – ADPF – n. 66, mar 11) (Revista ISTO evista Prisma – ADPF – n. 66, mar 11) (Revista ISTO É, 02.11.11, pág. 66)É, 02.11.11, pág. 66)

45

Page 46: Sindicância Patrimonial

Lavagem de dinheiroLavagem de dinheiro – – passo a passo a passo da recuperação do dinheiro passo da recuperação do dinheiro desviadodesviado

1. A partir de denúncias com provas, o MP 1. A partir de denúncias com provas, o MP começa a apurar o desvio do dinheiro. começa a apurar o desvio do dinheiro.

2. O rastreamento começa no Brasil e é 2. O rastreamento começa no Brasil e é apresentado, com provas detalhadas, à apresentado, com provas detalhadas, à Justiça de outros países.Justiça de outros países.

3. Se autorizados pela Justiça, promotores 3. Se autorizados pela Justiça, promotores de vários países auxiliam nas investigações.de vários países auxiliam nas investigações.

4. Ao final, da repatriação das verbas, que 4. Ao final, da repatriação das verbas, que pode durar até 15 anos, o dinheiro é pode durar até 15 anos, o dinheiro é devolvido aos cofres públicos devolvido aos cofres públicos (MP/SP (MP/SP inin Revista ISTO É, 02.11.11, pág. 66)Revista ISTO É, 02.11.11, pág. 66) 46

Page 47: Sindicância Patrimonial

Sindicância Patrimonial – LegitimidadeSindicância Patrimonial – Legitimidade

A propósito, doutrina e jurisprudência A propósito, doutrina e jurisprudência acolhem a acolhem a legitimidadelegitimidade da sindicância da sindicância patrimonial (Cf.: Hely Lopes Meirelles, patrimonial (Cf.: Hely Lopes Meirelles, Direito Administrativo Brasileiro, 35ª Direito Administrativo Brasileiro, 35ª ed., Ed. Malheiros, 2009, pág. 706; STJ, ed., Ed. Malheiros, 2009, pág. 706; STJ, MS 10.442 DF, rel. Min. Arnaldo Esteves MS 10.442 DF, rel. Min. Arnaldo Esteves Lima, DJ 26.09.05)Lima, DJ 26.09.05) (Sebastião José Lessa (Sebastião José Lessa inin Improbidade Administrativa, enriquecimento ilícito ..., Editora Improbidade Administrativa, enriquecimento ilícito ..., Editora Fórum/BH, pág. 129)Fórum/BH, pág. 129)

47

Page 48: Sindicância Patrimonial

Evolução patrimonial – necessária Evolução patrimonial – necessária relevância da desproporçãorelevância da desproporção

‘‘‘‘O presente ilícito, de improbidade administrativa,O presente ilícito, de improbidade administrativa,como já aduzido anteriormente, além de requerer o como já aduzido anteriormente, além de requerer o dolodolo do servidor para sua configuração, também do servidor para sua configuração, também clama pela aplicação de clama pela aplicação de princípiosprincípios caros à sede caros à sede disciplinar, como disciplinar, como razoabilidaderazoabilidade e e proporcionalidadeproporcionalidade. . Percebe-se que, Percebe-se que, à falta de uma delimitação legal à falta de uma delimitação legal para a desproporção,para a desproporção, a a análiseanálise deve ser deve ser individualizadaindividualizada, caso a caso, a vista das respectivas , caso a caso, a vista das respectivas peculiaridadespeculiaridades. Não devem ser confundidas como . Não devem ser confundidas como atos de enriquecimento ilícito pequenas incoerências atos de enriquecimento ilícito pequenas incoerências entre renda e bens, oriundas de meras incorreções entre renda e bens, oriundas de meras incorreções em declarações de natureza fiscal, limitadas à em declarações de natureza fiscal, limitadas à relação fisco-contribuinte’’. (Cf.: Parecer PGFN/CDI relação fisco-contribuinte’’. (Cf.: Parecer PGFN/CDI n. 1.986/2006) (CGU – Treinamento em PAD, item n. 1.986/2006) (CGU – Treinamento em PAD, item 4.7.4.4.3, julho de 2011)4.7.4.4.3, julho de 2011)

48

Page 49: Sindicância Patrimonial

Indiciação no PAD: Indiciação no PAD:

‘‘ ‘‘OpçãoOpção DD’’’’

‘‘‘‘......com suporte no art. 132, com suporte no art. 132, inc. IV, da Lei n. 8.112/90 c/c inc. IV, da Lei n. 8.112/90 c/c com a definição dada pelo com a definição dada pelo art. 13, § 3º, da Lei n. art. 13, § 3º, da Lei n. 8.429/92’’ 8.429/92’’ ((CGU – Treinamento em CGU – Treinamento em PAD, item 4.7.4.4.4, julho de 2011)PAD, item 4.7.4.4.4, julho de 2011)

49

Page 50: Sindicância Patrimonial

Demais hipóteses e formas de Demais hipóteses e formas de iniciar o apuratórioiniciar o apuratório

a) Denúncia ou representação nos termos do art. 9º, da a) Denúncia ou representação nos termos do art. 9º, da Lei n. 8.429/92;Lei n. 8.429/92;

b) Exame das declarações de bens (art. 13, Lei n. b) Exame das declarações de bens (art. 13, Lei n. 8.429/92;8.429/92;

c) Comunicações de operações financeiras suspeitas, a c) Comunicações de operações financeiras suspeitas, a cargo do COAF (art. 15, Lei n. 9.613/98 – lavagem de cargo do COAF (art. 15, Lei n. 9.613/98 – lavagem de dinheiro);dinheiro);

d) Notícia divulgada na mídia;d) Notícia divulgada na mídia;

e) Análise das declarações de ajuste anual de imposto e) Análise das declarações de ajuste anual de imposto de renda, em conjunto com a situação patrimonial e de renda, em conjunto com a situação patrimonial e financeira;financeira;

f) Ação conjunta com outros órgãos: MPF e DPF. (CGU f) Ação conjunta com outros órgãos: MPF e DPF. (CGU – Treinamento em PAD, item 4.7.4.4.4, julho de 2011)– Treinamento em PAD, item 4.7.4.4.4, julho de 2011)

50

Page 51: Sindicância Patrimonial

Indisponibilidade, sequestro e Indisponibilidade, sequestro e arresto de bensarresto de bens ((distinçãodistinção))

‘‘‘‘A primeira, medida cautelar inominada, A primeira, medida cautelar inominada, visando à proibição de alienar, negociar, visando à proibição de alienar, negociar, transacionar, dispor de bens e valores do transacionar, dispor de bens e valores do agente acusado. O sequestro está regulado agente acusado. O sequestro está regulado no Código de Processo Civil. Será no Código de Processo Civil. Será providência ulterior à indisponibilidade, providência ulterior à indisponibilidade, inclusive com entrega de bens (conforme sua inclusive com entrega de bens (conforme sua natureza). ...’’ natureza). ...’’ (Marcelo Figueiredo, Probidade (Marcelo Figueiredo, Probidade Administrativa, Comentários à Lei n. 8.429/92, Ed. Administrativa, Comentários à Lei n. 8.429/92, Ed. Malheiros, SP, 4ª ed., págs. 49/50) Malheiros, SP, 4ª ed., págs. 49/50) (Sebastião José (Sebastião José Lessa Lessa inin Improbidade Administrativa, enriquecimento Improbidade Administrativa, enriquecimento ilícito ..., Editora Fórum/BH, págs. 76/7)ilícito ..., Editora Fórum/BH, págs. 76/7)

51

Page 52: Sindicância Patrimonial

Improbidade ‘‘dissimuladaImprobidade ‘‘dissimulada’’’’

‘‘‘‘EMPRESA DE CONSULTORIA QUE OPERA COM EMPRESA DE CONSULTORIA QUE OPERA COM INFORMAÇÕES PRIVILEGIADASINFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS’’ (CGU – ’’ (CGU – Treinamento em PAD, item 4.7.4.4.5, Treinamento em PAD, item 4.7.4.4.5, julho/2011)julho/2011)

  

‘‘ ‘‘ATIVIDADE DE CONSULTORIA OU DE ATIVIDADE DE CONSULTORIA OU DE ASSESSORAMENTO PRIVADOASSESSORAMENTO PRIVADO’’ (arts. 117, IX, ’’ (arts. 117, IX, c/c 132, IV e XI, Lei 8.112/90; art. 9º, c/c 132, IV e XI, Lei 8.112/90; art. 9º, caputcaput e e inc. VIII c/c art. 11, III e VII, Lei 8.429/92)inc. VIII c/c art. 11, III e VII, Lei 8.429/92)

  

’’ ’’LOBBY’’ nas licitações e na liberação de LOBBY’’ nas licitações e na liberação de verbasverbas (arts. 117, IX c/c 132, IV, Lei 8.112/90; (arts. 117, IX c/c 132, IV, Lei 8.112/90; art. 9º, art. 9º, caputcaput e incs. VIII e IX, Lei 8.429/92) e incs. VIII e IX, Lei 8.429/92)

52