sincomércio participa do encontro preparatório para a ... · pós-graduação oferecidos pela...

8
Sincomércio participa do encontro preparatório para a Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente de São Paulo Governo quer formular política para gerar melhores empregos e er- radicar o trabalho escravo e infantil. página 4 Certificação Digital 31 de dezembro de 2011 Esse é o prazo limite para adequação à nova forma de conectividade social, quando toda e qualquer empresa deverá possuir o Certifica- do Digital. Não deixe para a última hora! Adquira com antecedência, contrate agora mesmo atra- vés do site: www.sincomercioata.com.br Inserção das pessoas com deficiências no mercado de trabalho Representantes de entidades sindicais debatem na Fecomércio-SP alternativas para inserção das pessoas com deficiências no mer- cado de trabalho. página 3 Sincomércio sedia reunião regional da Cooredenadoria Noroeste O Sindicato do Comércio de Araçatuba e Região, realizou a 67ª reunião que congrega doze sindicatos patronais. página 3 LEGISLAçãO Novas regras nas compras pela internet Empresa é obrigada a enviar contrato para o consumidor. página 6 ARTIGO Precisamos de mais “im- postos” para financiar a saúde e educa- ção? Cada brasileiro trabalha 46 dias no ano só para pagar a corrupção. página 6 SERVIçOS O Sincomércio oferece diversos serviços e benefícios para a sua empresa. página 7 CIDADANIA Popupatempo presta diversos serviços à comunidade Conta com mais de 50 serviços de vários órgãos públicos. página 5

Upload: vuthu

Post on 10-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sincomércio participa do encontro preparatório para a ... · pós-graduação oferecidos pela UNIP de Araça- ... pagas antes da data de vencimento, conforme consta no Contrato

Sincomércio participa do encontro preparatório para a Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente de São Paulo

Governo quer formular política para gerar melhores empregos e er-radicar o trabalho escravo e infantil. página 4

Certificação Digital31 de dezembro de 2011Esse é o prazo limite para adequação à

nova forma de conectividade social, quando toda e qualquer empresa deverá possuir o Certifica-do Digital. Não deixe para a última hora! Adquira com antecedência, contrate agora mesmo atra-vés do site: www.sincomercioata.com.br

Inserção das pessoascom deficiências nomercado de trabalhoRepresentantes de entidades sindicais

debatem na Fecomércio-SP alternativas para inserção das pessoas com deficiências no mer-cado de trabalho.

página 3

Sincomércio sediareunião regional daCooredenadoria NoroesteO Sindicato do Comércio de Araçatuba

e Região, realizou a 67ª reunião que congrega doze sindicatos patronais.

página 3

LEgISLação Novas regras nas compras pela internet Empresa é obrigada a enviar contrato para o consumidor.

página 6

arTIgo Precisamos de mais “im-postos” para financiar a saúde e educa-ção? Cada brasileiro trabalha 46 dias no ano só para pagar a corrupção.

página 6

SErVIçoS O Sincomércio oferece diversos serviços e benefícios para a sua empresa.

página 7

CIDaDaNIa Popupatempo presta diversos serviços à comunidade Conta com mais de 50 serviços de vários órgãos públicos.

página 5

Page 2: Sincomércio participa do encontro preparatório para a ... · pós-graduação oferecidos pela UNIP de Araça- ... pagas antes da data de vencimento, conforme consta no Contrato

2

Sincomércio NewsBoletim Informativo do Sindicato

do Comércio de Araçatuba e Região

Publicação para divulgação do trabalho e ativi-dades do sindicato às empresas do segmento do comér-cio varejista em geral.

Tiragem: 4000 exemplaresDiagramação e Impressão: Editora Somos Em-

presa Jornalística Ltda. - Distribuição: As empresas do comércio varejista em geral

SINDICATO DO COMÉRCIO DE ARAÇATUBAE REGIÃO - SINCOMÉRCIO

Rua Silva Jardim nº 798 – Vila São Paulo – Ara-çatuba-SP CEP 16015-433 / Site : www.sincomercioa-ta.com.br / e-mail : [email protected] - Base Territorial: Araçatuba, Auriflama, Guzolânida, Guaraçai, Ilha Solteria, Itapura, Magda, Nova Luzitânia, Pereira Barreto, Sud Menucci, Suzanápolis, Santo Antônio do Aracanguá e Turiúba.

Reconhecido pelo Minsitério do Trabalho e Emprego Carta Sindical nº 138.096/60, e Processo nº 46000.002046/95, entidade de Utilidade Pública con-forme Lei Municipal nº 2.288, filiado à Federação do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio) e a Confederação nacional do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Fundado em 1953, o Sindicato é uma entidade de classe patronal (empregadores), representa as em-presas do comércio varejista em geral (Sindicato Ecléti-co). Tem como principal missão representar a categoria em todos os niveis, municipal, estadual e nacional, lutar e defender os interesses e os direitos coletivos e indivi-duais, inclusive nas questões judiciais e administrativas, principalmente as micro e pequenas empresas.

Fundador do SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, em 1953, visando proteger a empresas do co-mércio varejista que vendiam a crédito, hoje conta com um sistema nacional com diversos tipos de consultas, que protege o patrimônio do empresário e garante as negociações mercantis no comércio.

Participa ativamente de encontros políticos e discussões setoriais, referente a novos projetos de lei em todas as esferas administrativas, que venham represen-tar algum tipo de impacto no dia-a-dia dos empresários e de suas empresas, de forma a defender o interesses do setor varejista em geral.

Defende a liberdade de funcionamento do comércio e a livre iniciativa. Luta pelos interesses da classe em benefício de todo o comércio em especial as micro e pequenas empresas. Celebra Convenções Co-letivas de Trabalho representando o comércio varejista e, com diversas outras categorias diferenciadas, trata dos interesses dos lojistas para funcionamento em ho-rário especial nas datas especiais e feriados. Colabora com os poderes públicos no desenvolvimento da soli-dariedade social, e com o Estado como órgão técnico e consultivo.

DiretoriaGener Silva – PresidenteAntonio Eleutério da Silva – SecretárioTakashi Habe - Tesoureiro

Empresários são contra redução de jornada de trabalho por lei

EDITORIAL

E m audiência realizada no Sena-do, realizada em 29/08, empre-sários apresentaram suas posi-

ções quanto a redução de jornada de trabalho (atualmente 44 horas semanais).

Representantes dos empregadores como a Confederação Nacional do Comércio (CNC), Confederação Nacional das Industrias (CNI), Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNIF), entre outras, reiteraram que são contra uma redução que seja fixada em lei, argumentando que é melhor tratar a ques-tão através de negociações e acordos coletivos, enfatizaram também, que não há uma relação direta entre redução de jornada e aumento da oferta de emprego.

O raciocínio matemático simplista de di-versos sindicatos dos trabalhadores, de que com a redução da jornada de trabalho, sem redução dos salários, levará as empresas contratarem mais funcionários, é errada e equivocada. Isso aumentará os custos das empresas, a perda de

competitividade e por sua vez resultaria em perda de empregos. Os representantes dos emprega-dores, ressaltaram que a redução legal da jorna-da de trabalho pode prejudicar as micro e peque-nas empresas, que muitas vezes trabalham com poucos funcionários, (as vezes com apenas um funcionário), foi argumentado que essas empre-sas teriam prejuízos e perda de competitividade, e que 60% dos empregos no Brasil são gerados pelas micro e pequenas empresas.

Como Presidente do Sincomércio Ara-çatuba, defendo que a negociação coletiva é a forma mais adequada de empregados e empre-gadores discutirem tais questões, e afirma que a alternativa da redução da jornada por meio de lei, provoca um engessamento da legislação e, penso que a fórmula ideal seria a de reduzir a jornada de trabalho, com a redução proporcional das salários e, ou dos encargos incidentes sobre a folha de pagamento. Gener SilvaPresidente do Sincomércio Araçatuba Vice-Presidente da Fecomercio-SP

Conversa de balcão

E-mails falsos Receita alerta contribuintes

A Receita Federal alerta aos contribuin-tes que não envia cartas solicitando a regulariza-ção de dados cadastrais e, reitera, que não envia e-mail para os contribuintes. Segundo a Receita, todos os anos surgem vários tipos de denúncias, o fisco identificou desta vez, que os contribuintes estão recebendo e-mail com o título: ”Intimação Eletrônica de Débitos”, onde falsários, se fazem passar por servidores para tentar extrair dados fiscais, bancários ou de outra natureza que ve-nham expor a vida privada dos cidadãos. Empre-sário fique atento!

Imposto sobre ChequeRejeitada a nova CPMF, pode-

ria ser o 69º tributo federal

Plenário da Câmara rejeita a criação da nova CPMF, com a retirada da base de cálculo da CSS denominação do novo imposto “Contribui-ção Social para a Saúde”, inviabilizou a imple-mentação do tributo.

Dia da Consciência NegraSincomércio sensibilizaSenadores

O Projeto do Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra está pronto para ser votado no Plenário do Senado Federal. O Sincomércio enviou ofícios aos Senadores, sensibilizando-os para que seja votado como data comemorativa e não como feriado. Haja vista o grande número de feriados e o eminente prejuízo que este possa trazer ao comércio e consequentemente à eco-nomia do país.

Page 3: Sincomércio participa do encontro preparatório para a ... · pós-graduação oferecidos pela UNIP de Araça- ... pagas antes da data de vencimento, conforme consta no Contrato

3

Conselho de assuntos Sindicais daFecomércio-SP debateu a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

MERcADO DE TRAbALhO

F ederação do Com Comércio, de Bens, Serviços e Turismo do Es-tado de São Paulo (Fecomércio),

reuniu em 10/08 seu Conselho de Assuntos Sin-dicais, com representantes dos empregadores e empregados, para discutir a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho (Lei de cotas nº 8123/91). Para debater sobre o assunto foi convidado o médico e auditor fiscal José Car-los Carmo, Coordenador do Projeto de Inclusão da Superintendência Regional do Trabalho e Em-prego - SRTE/SP.

José Carlos Carmo afirmou que não basta a vontade do empregador: é necessário que representantes de empregados também participem. Para Carmo, “a iniciativa da Feco-mércio em trazer representantes para discutir a Lei de cotas vem em boa hora, já que a SRTE/SP criou um fórum para informar, debater e criar alternativas para que as empresas auxiliem as pessoas com deficiência a ingressar no mercado de trabalho”. Explicou ainda, aos representantes dos empregadores e empregados que a SRTE/

SP não quer autuar as empresas, mas sim que estes representantes cheguem a um consenso quanto à aplicação da lei de cotas, com o Minis-tério do Trabalho e Emprego como mediador. A intenção é chegar a um caminho viável que ter-minará com um “Acordo Tripartite pela inclusão” que deverá trazer muitos benefícios e facilitará a inclusão dos deficientes, capacitando-os e crian-do mecanismos de acessibilidade.

O Presidente do Conselho de Assuntos Sindicais da Fecomércio, Ivo Dall´Acqua Junior, espera que representantes dos empregadores e empregados juntos possam encontrar uma fór-mula que seja benéfica para todos. Para Gener Silva, Presidente do Sincomércio – Araçatuba, que também participou do evento, salientou a importância desse debate, para aprimoramento da legislação, para capacitação e treinamento dos deficientes para o mercado de trabalho, con-siderando que segundo censo do IBGE, realizado em 2010, o Brasil tem 24.600.256 deficientes (físicos, visuais e auditivos entre outros) sendo 46% homens e 54% mulheres.

S indicato do Comércio de Araça-tuba e Região – Sincomércio, foi sede do encontro regional da Co-

ordenadoria Noroeste, realizado em (19/08), que congrega sindicatos das cidades de: Araçatuba, Andradina, Birigui, Catanduva, Fernandópolis Jales, Mirassol, Penápolis, Santa Fé do Sul, São José do Rio Preto e Votuporanga.

O encontro é realizado mensalmente, de forma itinerante, cada mês numa cidade sede dos sindicatos pertencentes à Coordenadoria, que é subordinada à Federação do Comércio, de

Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo – Fecomércio. São debatidos temas comuns re-lacionados ao setor do comércio varejista, cujos assuntos são levados posteriormente à Feco-mércio para serem debatidos em nível estadual.

Na ocasião, entre os assuntos de inte-resse dos sindicatos, foi discutido também sobre o reajustamento salarial dos empregados no co-mércio, e das implicações no custo operacional das empresas e, do tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas com a adoção do Repis - Regime Especial de Pisos Salariais.

Sincomércio sedia reunião regional da Coordenadoria Noroeste

Page 4: Sincomércio participa do encontro preparatório para a ... · pós-graduação oferecidos pela UNIP de Araça- ... pagas antes da data de vencimento, conforme consta no Contrato

4

cOnvênIO

O SINCOMERCIO (Sindicato do Comércio de Araçatuba e Re-gião) e a UNIP (Universidade

Paulista) assinaram Acordo de Cooperação vi-sando à concessão de descontos nas parcelas mensais da semestralidade escolar. O acordo beneficiará funcionários, associados/cooperados do sindicato, bem como seus dependentes, que se matricularem ou que já estiverem regular-mente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela UNIP de Araça-tuba.

Pelo acordo, os descontos especiais se-rão concedidos nas parcelas mensais em que é dividida a semestralidade dos cursos, quando pagas antes da data de vencimento, conforme consta no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, normalmente assinado entre as partes. Para o presidente do SINCOMERCIO, Gener Silva, trata-se de mais uma conquista da entidade na busca de um de seus princípios fundamentais, o desenvolvimento sociocultural, científico e tecnológico de seus funcionários e associados/cooperados.

Única universidade particular sediada em Araçatuba, com seu campus instalado na avenida Baguaçu, 1939, e uma trajetória edu-cacional vitoriosa em todo o Brasil, a UNIP já abriu inscrições para o Processo Seletivo 2012 (1º Semestre) na forma presencial e através de agendamentos prévios.

Pelo telefone (18) 3117-4595, os inte-ressados podem obter todas as informações, inclusive sobre cursos superiores de menor du-ração (como, por exemplo, Gestão Ambiental,

Marketing e Gestão de Recursos Humanos) e ensino a distância, desenvolvidos pela UNIP IN-TERATIVA em suas diversas modalidades.

Para o processo seletivo 2012, os estu-dantes de toda a região podem optar pelos se-guintes cursos superiores tradicionais:

Administração, Arquitetura e Urbanis-mo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ci-ências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Ciências Contábeis, Desenho Industrial, Direito, Educação Física (Licenciatura e Graduação Ple-na), Enfermagem, Engenharia (Civil, de Produção Mecânica e Mecânica), Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Letras, Nutrição, Pedagogia, Psico-logia, Publicidade e Propaganda, Secretariado Executivo Bilingue, Serviço Social e Sistemas de Informação.

O acordo de cooperação contempla ain-da os cursos de pós-graduação ministrados no campus de Araçatuba, entre os quais os de Engenharia de Segurança do Trabalho, MBA em Gestão Empresarial, MBA em Gestão de Recur-sos Humanos, Gestão Ambiental-Ecogestão, Far-mácia Clínica e Hospitalar e Gestão em Saúde.

Sincomércio e UNIP assinam acordo de cooperação

Sincomércio participa do encontropreparatório para a Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente de São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria Estadual de Emprego e Re-

lações do Trabalho, realizou em (16/09) na ci-dade de Tupã, o 1º encontro preparatório para a Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente.

O evento contou com a participação e o apoio de várias entidades sindicais (Força Sindi-cal, UGT, CUT, FETCEP, FIESP, FESESP, sindicatos de empregados e de empregadores) e a Federa-ção do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP).

O objetivo é formular uma política es-tadual visando a geração de mais e melhores empregos, o fortalecimento do diálogo social tripartite (governo entidades trabalhistas e patro-nais) para a erradicação do trabalho escravo e infantil, com igualdade de oportunidades e tra-tamento sem distinção e ou discriminação dos trabalhadores.

Gener Silva Presidente do Sincomércio

Araçatuba, salienta que serão realizadas outros encontros estaduais em outras regiões do esta-do, finalizando numa conferência estadual, que apontará a proposta de São Paulo para a con-ferência nacional, que será realizada em março de 2012 em Brasília. Destacou ainda, que os encontros preparatórios serão de grande im-portância por defender a convergência entre os três setores envolvidos, a mobilização tripartite, envolvendo Estado, setor patronal e laboral e, representa um grande avanço nas discussões trabalhistas.

A intenção do Governador Geraldo Alck-min é identificar os probelmas e elaborar propos-tas de trabalho que possam atender as demandas regionais, além de contribuir para a discussão nacional. Através dos encontros preparatórios o Governo pretende fazer um diagnóstico das con-dições do trabalho no Estado, que apontará os serviços e programas já existentes que deverão ser aperfeiçoados e o que deverá ser criado para a realidade do trabalho no Estado.

EvEnTO

Page 5: Sincomércio participa do encontro preparatório para a ... · pós-graduação oferecidos pela UNIP de Araça- ... pagas antes da data de vencimento, conforme consta no Contrato

5

Aprendizes do CIEE tempalestra sobre sindicalismo

O presidente do Sindicato do Comércio de Araçatuba e Região – Sincomércio, Gener

Silva, ministrou palestra no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) sobre sindicalismo, no dia (24/08). A palestra foi direcionada para alunos que participam no programa de aprendizagem.

Eles receberam informações sobre a pi-râmide sindical – confederação no ápice, fede-rações no meio plano, e sindicatos na base da pirâmide. Fez uma explanação dos serviços da entidade e da assistência prestadas às empre-sas. Salientou a importância, e o papel do sin-dicato na sociedade e, para o comércio varejista em geral.

Poupatempo, facilita a vida do cidadão

E m 2005 o Sincomércio solicitou ao Superintendente do Pou-patempo, Daniel Anemberg, a

instalação de uma unidade em Araçatuba. Hoje o Poupatempo de Araçatuba é uma realidade, inaugurado em fevereiro/2011, instalado numa área de 1.900 m², conta com mais de 50 servi-ços presenciais pelos seguintes órgãos: Instituto de Identificação, Detran, Secretaria do Emprego, Secretaria da Fazenda e Banco do Brasil.

Além disso, na Unidade é possível reali-zar mais de 2 mil serviços eletrônicos gratuitos por meio do e-poupatempo. Ainda com relação à internet, o Acessa São Paulo, presente no Posto do Governo de SP, disponibiliza acesso gratuito

aos cidadãos.No período de 19/02/2011 a 17/09/2011,

foram mai de 106,5 mil atendimentos, os servi-ços mais solicitados foram: 12,7 mil Carteiras de Identidade (1ª e 2ª via de RG); 9,5 mil Carteiras de Habilitação (renovação, 2ª via e substituição da permissão pela definitiva); 7 mil Licenciamen-tos de veículos; 4,1 mil Atestados de Anteceden-tes Criminais; 3,9 mil Carteiras de Trabalho.

Endereço: Rua Tenente Alcides Theodoro Santos, nº 70, (esquina com a Rua Capitão Al-berto Mendes Júnior), Bairro Aviação Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9 às 18 horas, e sábados, das 9 às 13 horas

Inscrição gratuita parao vestibular UniToledo 2012

O s empresários do comércio associados e seus familiares podem retirar gratuitamente

a ficha de inscrição para o Vestibular UniToledo 2012 até o dia 25 de outubro na sede do Sinco-mércio (Sindicato do Comércio de Araçatuba e Região). As inscrições para o processo seletivo do UniToledo terminam no dia 26. As provas se-rão aplicadas no período da tarde do dia 29.

Após retirar a ficha e preenchê-la, o candidato deverá entregá-la pessoalmente na Secretaria Geral do UniToledo durante horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h e das 19h às 21h30, e aos sábados, das 9h às 12h. Os documentos necessários para a inscrição e outras informações sobre o processo seletivo podem ser consultadas no site vestibu-lar.toledo.br ou pelo telefone (18) 3636-7066.

Neste ano, não há opção para inscrição de candidatos na categoria treineiro. No total, são mais de 20 cursos com vagas abertas nos períodos matutino e noturno. As graduações con-templam áreas como Arquitetura, Design, Direito, Comunicação, Educação, Engenharias, Negó-cios, Saúde e Tecnologia. A sede do Sincomércio em Araçatuba está situada na rua Silva Jardim, 798, no bairro Vila São Paulo. O UniToledo está localizado na rua Antonio Afonso de Toledo, 595, Jardim Sumaré.

SoLIDarIEDaDECiente de sua missão institucional e so-

cial, além de celebrar os 45 anos da instituição, o UniToledo associa ao seu processo seletivo uma ação solidária, segundo a pró-reitora Admi-nistrativa e Estratégica, Emiliana Vezozzo. Cada inscrição recebida para o vestibular de outubro, o UniToledo doará um quilo de alimento para o Fundo Social de Solidariedade da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Araçatuba.

O vestibular solidário é uma forma de conscientizar os alunos, uma questão de cidada-nia e estímulo à solidariedade.

De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fernanda da Silva Piove-san, os alimentos serão revertidos para famílias que se encontram em situação de vulnerabilida-de social e, havendo possibilidade, para as ins-tituições sócioassistênciais. “Esperamos que as doações atinjam seu objetivo e que essa experi-ência estimule as pessoas para o exercício das práticas solidárias”.

Para cada inscrição recebida, o UniToledo doará um quilo de alimento para o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Araçatuba.

O Sincomércio está fechando parceria com a UNITOLEDO para oferecer aos associados descontos nas mensalidades. Aguardem!

Page 6: Sincomércio participa do encontro preparatório para a ... · pós-graduação oferecidos pela UNIP de Araça- ... pagas antes da data de vencimento, conforme consta no Contrato

6

Precisamos de mais “impostos”para financiar a saúde e educação?

ARTIgO

F inalmente, os movimentos con-tra a corrupção começam a se multiplicar por todo o país. Na

comemoração da independência em Brasília; Na praia de Copacabana no Rio de Janeiro; Em São Paulo contra o aumento da carga tributária; Artigos como “Diga não à Cleptocracia no Brasil” do presidente da OAB-BA; e muitos outros de iniciativa das mais variadas entidades.

Trata-se de um movimento cívico que vem crescendo de modo espontâneo, motivado pelos incontáveis casos de corrupção e desvio de dinheiro público noticiados todos os dias e pela impunidade que desafia a ética e a moralidade pública. Os dados falam por si só: n Em 2009 o Brasil* arrecadou R$ 1,09 trilhões;n Em 2010 o Brasil* arrecadou R$ 1,27 tri-lhões, R$ 200 bilhões (17,8%) mais que 2009;n Em 2011 o Brasil* arrecadará R$ 1,4 trilhões, R$ 110 bilhões (10%) mais que 2010.*(União, Estados, Municípios e DF) fonte IBPT Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário

Isso significa que o Brasil* arrecada aproximadamente 36% do PIB, representando a carga tributária efetiva, batendo recorde ano após ano superando em muito os índice de infla-ção, indicando aumento real de arrecadação.

Alguns desavisados afirmam que tal carga ainda é baixa comparada com paises de-senvolvidos como a Dinamarca cuja arrecadação tributária chega a 48,2% do PIB, índice bem menor do que a nossa carga tributária “legal”, potencial ou abstrata, ou seja, se não houvesse a informalidade, sonegação e inadimplência, se to-

dos os brasileiros pagassem todos os “impostos” exigidos por lei, teríamos uma carga tributária de 59,38% do PIB (IBPT), muito acima do exigido dos dinamarqueses . O milagre pode ser chama-do de “criatividade” ou “jeitinho” do brasileiro que trabalha e gera emprego e distribui renda forta-lecendo nosso mercado interno que tem sido o alicerce para a o Brasil superar as crises interna-cionais. Apesar dos recordes de arrecadação ano após ano, falta dinheiro para melhorar a saúde, educação, segurança pública, transporte público, estradas, habitação e demais serviços públicos de responsabilidade do Estado, pois a corrupção desvia 32% de todo dinheiro arrecadado dos “impostos” pagos pelos brasileiros.

Segundo estudo do IBPT, no Brasil são desviados R$ 235 bilhões por ano ou R$ 642 milhões por dia, sendo 13% por desvio de fina-lidade; 11% por superfaturamento; e 8% sub-tração de dinheiro público. Isto resulta que cada brasileiro trabalha 46 dias por ano só para pagar

a corrupção. Mas, de tudo isso há o lado positivo, pois ficou provado que não precisamos de mais impostos, precisamos diminuir a corrupção, o desvio do dinheiro já arrecadado.

Se diminuíssemos a corrupção pela me-tade sobrariam R$ 117 bilhões para investir na saúde e educação, suficientes para melhorar o caos instalado na saúde e na educação, garan-tindo um futuro promissor para o Brasil.

Mesmo assim teríamos uma corrupção da ordem de 16% enquanto a Dinamarca perde apenas 7% da arrecadação por corrupção. En-fim, a luz no fim do túnel existe, basta segui-la para sairmos da escuridão. Vamos dar um basta na corrupção que tem arrastado o dinheiro públi-co junto com a esperança de um país melhor.

Onório Norio Kobayashi . Empresário,Engenheiro, Advogado . Presidente doSincomércio Santa Fé do Sul, Membro da Coordenadoria Noroeste.

Legislação

Defesa do Consumidor

novas regras nascompras pela internet

Conforme a Lei Estadual nº 14.516, de 31/08/2011, o consumidor que comprar um produto ou contratar um serviço fora do esta-belecimento comercial (por call Center, internet, telefone ou outro meio eletrônico ou outras for-mas de vendas à distância), a empresa deverá encaminhar, por escrito, o contrato firmado ver-balmente até o décimo quinto dia útil após a efe-tivação da contratação.

No caso de compras fora do estabeleci-mento comercial, o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, Lei Federal 8.078/90, já prevê a possibilidade do cancelamento das contratações no prazo de sete dias a contar da assinatura do contrato ou do recebimento do produto/serviço.

Desta forma, o Procon-SP informa que o consumidor pode exercer o seu direito de arre-pendimento e pedir o cancelamento em sete dias a contar da contratação eletrônica, ou do recebi-mento do contrato, ou ainda do recebimento do produto/serviço, valendo o que for mais benéfico ao consumidor.

Mudanças no sistemabancário traz novasregras para cheques

A partir do dia 28 de outubro as folhas de cheques deverão ter data de impressão, re-gra definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A inclusão obrigatória da data da im-pressão, “acrescenta mais uma informação para a avaliação de riscos nos recebimentos de che-ques, considerando que a maioria das fraudes com folhas de cheque roubado envolve formulá-rios impressos há mais de uma ano”.

Page 7: Sincomércio participa do encontro preparatório para a ... · pós-graduação oferecidos pela UNIP de Araça- ... pagas antes da data de vencimento, conforme consta no Contrato

7

O que o Sindicato faz para você e sua empresa?o Sincomércio oferece diversos serviços e benefícios para a sua empresas e para você empresário, confira!

O sindicato disponibiliza uma infinidade de benefícios: SCPC/Serasa, assessoria jurí-dica, medicina do trabalho, certificação digital, assistência odontológica, convênios educacionais, parceria médico e laboratorial, plano de saúde, crédito empresarial,

cursos e palestras, lazer e recreação entre muitos outros. As empresas associadas tem desconto especial em alguns serviços e convênios, faça parte do nosso quadro de sócios e usufrua das facili-dades e vantagens que só os associados do Sincomércio tem. Ligue 3636-2200.

assessoria jurídica - trabalhista, cívele comercial

As empresas podem contar com a assessoria e assis-tência jurídica do Sindicato, o Departamento jurídico da entidade atua em defesa das empresa nas áreas cível, comercial e tra-balhista, com orientações, cobranças administrativas e jurídicas

(cheques, promissórias, duplicatas e outros créditos). Mais informações: Dra. Bemari Silva de Saad (Trabalhista) 3636-2207

Dr. Marcelo Henrique S. Silva (Cível/Comercial) 3636-2208.

SINCoMED - Medicina e Segurançado Trabalho

O Sindicato conta com um Departamento de Medicina do Trabalho, com profissionais especializados e habilitados pelo Ministério do Trabalho, e realiza exames médicos: Admissional, Demissional, Periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de

função, e expede atestados médicos ASO. Executa os Programas: PCMSO, PPRA, Laudo Técnico Ambiental, Mapa de Risco Profissional e treinamentos. Agendamento de exames: 3636-2205.

Negociação – reajuste salarial e funcionamento do comércio datas especiais

O Sincomércio celebra convenções coletivas de trabalho com diversas entidadess sindicais de empregados, onde são definidas as cláusulas sociais e econômicas. Trata do horário especial de funciona-menmto do comércio nas datas especiais e feriados, que vem minimizar

sobremaneira os conflitos trabalhistas entre as classes capital e trabalho.

rEPIS - É o Sincomércio ajudando a sua empresa a crescer

O Regime Especial de Piso Salarial (REPIS) é o sistema previsto em norma coletiva de trabalho, que objetiva dar trata-mento favorecido às microempresas (MEs) e Empresas de Pe-queno Porte (EPPs), assim conceituadas na Lei Complementar nº

123/06, que instituiu o Simples Nacional. As empresas que aderem ao Repis podem praticar valores de pisos salariais diferenciados, nesse caso, inferiores àqueles praticados pelas demais empresas, (com a diminuição dos custos), além de ter simplificadas outras obrigações decorrentes da norma coletiva. Mais detalhes acesse o site: www.sincomercioata.com.br

Certificação Digital - a conectividade social da sua empresa

O Sincomércio comercializa a certificação, que inclui a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) o e-CPF e o e-CNPJ, para as em-presas estarem habilitadas a gerarem a nota fiscal eletrônica e outras transações digitais. O produto é disponibilizado para todas

as empresas do comércio, serviços e indústrias, entretanto, para as empresas associadas os valores são diferenciados. Confira nossos preços através do site: www.sincomercioata.com.br

SINCoMÉrCIo na internetAcessando o site do Sincomércio: WWW.sincomercioata.com.br os em-presários do comércio encontrarão muitas informações sobre produtos e serviços, convênios e parcerias, legislações, convenções coletivas de trabalho, horário de funcionamento do comércio, e muitas outras informações úteis para o dia a dia da sua empresa.

Page 8: Sincomércio participa do encontro preparatório para a ... · pós-graduação oferecidos pela UNIP de Araça- ... pagas antes da data de vencimento, conforme consta no Contrato

8

Empresas em Destaque • Espaço reservado para as empresas que estão em destaque na cidade