sinal verde - 29/8 a 2/09/2011

4
Líder: Dep. Sarney Filho SINAL VERDE I N F O R M A T I V O D A L I D E R A N Ç A D O P A R T I D O V E R D E Brasília, 29 de Agosto a 2 de setembro de 2011 • Ano 3 • n° 74 A defesa da sustentabilidade do país foi o principal tema do encontro da Bancada do Partido Verde com a presidenta Dilma Rousseff, na quinta-feira, 25, em Bra- sília. Os parlamentares elogiaram o fato de o governo es- tar inteiramente engajado na agenda da sustentabilidade e manifestaram solidariedade com as ações voltadas para a defesa da governabilidade e das questões éticas. Os verdes agradeceram o apoio da presidenta na defe- sa do Código Florestal e pediram reforço para que o Se- nado corrija os retrocessos cometidos na votação do pro- jeto na Câmara. Eles ressaltaram ainda as contribuições que a RIO + 20 (cúpula de desenvolvimento sustentável que ocorrerá em junho de 2012, no Rio de Janeiro) trará para a economia verde e o combate à pobreza. A presidenta aproveitou a ocasião para anunciar o lan- çamento oficial do programa Bolsa Verde na Amazônia. O projeto prevê o pagamento trimestral de R$ 300 para famílias pobres que realizarem atividades de preservação no meio rural. Os parlamentares reforçaram a disposição do partido em dialogar cada vez mais com o governo, porém, man- tendo a posição de “independência”. Enfatizaram ainda que Dilma poderá contar com o PV naquilo que for impor- tante para o Brasil e para a sustentabilidade. Código Florestal: ex-ministros do Meio Ambiente defendem mudanças do texto no Senado Com o objetivo de analisar e deba- ter a proposta de alteração do Código Florestal aprovado na Câmara dos De- putados, as comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), Meio Am- biente (CMA) e Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal convidaram ex-ministros do Meio Ambiente para a realização de audiência pública con- junta. Durante a discussão, o líder do Partido Verde e ex-ministro da pasta no período de 1999 a 2002, deputado Sarney Filho (MA), alertou que, se o Senado aprovar o texto da Câmara que altera o Código Florestal, “haverá um sério retrocesso na legislação am- biental do país”. A proposta, de acor- do com o deputado, foi votada “sem muito conhecimento do texto pelos deputados e não assegura a proteção das florestas e nem garante padrões sustentáveis de exploração dos recur- sos florestais”. Bancada discute sustentabilidade em encontro com Dilma Fotos: Stuckert Filho/PR Senador Paulo Davim ressalta importância do consenso O senador Paulo Da- vim (PV-RN), também presente na audiência, chamou a atenção para a importância de o Sena- do chegar a um consenso na discussão do projeto do novo Código Florestal (PLC 30/11). Para o se- nador, o debate tem de ter como “maior e único inte- resse” o fortalecimento do país. “Espero que seja um debate descontaminado, que não seja movido pela emoção nem por interes- ses outros que não o in- teresse soberano do país”, destacou o senador verde. Eduardo Jardim

Upload: partido-verde

Post on 10-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Informativo semanal das atividades da bancada do Partido Verde na Câmara dos Deputados.

TRANSCRIPT

Page 1: Sinal Verde - 29/8 a 2/09/2011

Líder: Dep. Sarney Filho

SINAL VERDEINFORMATIVO DA LIDERANÇA DO PARTIDO VERDE

Brasília, 29 de Agosto a 2 de setembro de 2011 • Ano 3 • n° 74

A defesa da sustentabilidade do país foi o principal tema do encontro da Bancada do Partido Verde com a presidenta Dilma Rousseff, na quinta-feira, 25, em Bra-sília. Os parlamentares elogiaram o fato de o governo es-tar inteiramente engajado na agenda da sustentabilidade e manifestaram solidariedade com as ações voltadas para a defesa da governabilidade e das questões éticas.

Os verdes agradeceram o apoio da presidenta na defe-sa do Código Florestal e pediram reforço para que o Se-nado corrija os retrocessos cometidos na votação do pro-jeto na Câmara. Eles ressaltaram ainda as contribuições que a RIO + 20 (cúpula de desenvolvimento sustentável

que ocorrerá em junho de 2012, no Rio de Janeiro) trará para a economia verde e o combate à pobreza.

A presidenta aproveitou a ocasião para anunciar o lan-çamento oficial do programa Bolsa Verde na Amazônia. O projeto prevê o pagamento trimestral de R$ 300 para famílias pobres que realizarem atividades de preservação no meio rural.

Os parlamentares reforçaram a disposição do partido em dialogar cada vez mais com o governo, porém, man-tendo a posição de “independência”. Enfatizaram ainda que Dilma poderá contar com o PV naquilo que for impor-tante para o Brasil e para a sustentabilidade.

Código Florestal: ex-ministros do Meio Ambiente defendem mudanças do texto no Senado

Com o objetivo de analisar e deba-ter a proposta de alteração do Código Florestal aprovado na Câmara dos De-putados, as comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), Meio Am-biente (CMA) e Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal convidaram ex-ministros do Meio Ambiente para a

realização de audiência pública con-junta.

Durante a discussão, o líder do Partido Verde e ex-ministro da pasta no período de 1999 a 2002, deputado Sarney Filho (MA), alertou que, se o Senado aprovar o texto da Câmara que altera o Código Florestal, “haverá

um sério retrocesso na legislação am-biental do país”. A proposta, de acor-do com o deputado, foi votada “sem muito conhecimento do texto pelos deputados e não assegura a proteção das florestas e nem garante padrões sustentáveis de exploração dos recur-sos florestais”.

Bancada discute sustentabilidade em encontro com Dilma

Fotos: Stuckert Filho/PR

Senador Paulo Davim ressalta importância do consenso

O senador Paulo Da-vim (PV-RN), também presente na audiência, chamou a atenção para a importância de o Sena-do chegar a um consenso na discussão do projeto do novo Código Florestal (PLC 30/11). Para o se-nador, o debate tem de ter

como “maior e único inte-resse” o fortalecimento do país.

“Espero que seja um debate descontaminado, que não seja movido pela emoção nem por interes-ses outros que não o in-teresse soberano do país”, destacou o senador verde.

Eduardo Jardim

Page 2: Sinal Verde - 29/8 a 2/09/2011

Aniversariantes da Semana

Agosto 2011 pág. 2

Agenda da Semana

QUARTA-FEIRA TERÇA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

Segurança PúblicaAs Comissões de Segurança Pública e de Direitos Huma-nos realizam audiência pú-blica sobre a segurança dos integrantes da magistratura e do Ministério Público.Plenário 8, às 14h.

Serviços HospitalaresA Comissão Especial sobre a Criação da Empresa Bra-sileira de Serviços Hospi-talares realiza discussão e votação do parecer do re-lator, deputado Danilo Forte (PMDB-CE). Plenário 11, às 14h.

Mudanças ClimáticasA Comissão Mista Perma-nente sobre Mudanças Cli-máticas promove a instala-ção da comissão, eleição de presidente e vice-presiden-te, e definição do relator. Plenário 9 da ala Alexandre Costa, no Senado, às 14h.

Barreiras ComerciaisA Comissão de Defesa do Consumidor realiza audi-ência pública sobre ques-

tões relativas às barreiras comerciais sobre tubos de aço carbono de até cinco polegadas e sem costura, provenientes da China. Ple-nário a definir, às 14h30.

SUSA Comissão de Seguridade Social realiza audiência pú-blica sobre as câmaras hi-perbáricas no rol da tabela unificada de procedimentos do Sistema Único de Saú-de (SUS). Plenário 7, às 14h30.

Inovação TecnológicaA Comissão de Ciência e Tecnologia realiza o semi-nário: “O papel do Congres-so Nacional na inovação tecnológica”. Plenário 13, às 14h30.

Reforma PolíticaA Comissão Especial da Re-forma Política realiza dis-cussão do anteprojeto da Reforma Política apresen-tado pelo relator, deputado Henrique Fontana (PT-RS). Plenário 14, às 14h30.

Juventude RuralA Câmara realiza o Seminá-rio Nacional da Juventude Rural – “A Permanência do Jovem no Campo e a Con-tinuidade da Agricultura Fa-miliar no Brasil”. Auditório Freitas Nobre, às 8h.

Parlamento SuecoAs Comissões de Desenvol-vimento Econômico, de Ci-ência e Tecnologia, de De-senvolvimento Urbano, de Minas e Energia e de Turismo promovem visita de estudos da Delegação Parlamentar da Comissão de Comércio e Indústria do Parlamento Sueco para discutir as re-lações comerciais e de de-senvolvimento econômico, energia, alta tecnologia, ino-vações, direitos de proprie-dade industrial, infraestrutu-ra e economia verde, dentre outros assuntos. Plenário 5, às 9h30.

Amazônia LegalA Comissão da Amazônia, por meio da subcomissão es-pecial destinada a acompa-nhar e fiscalizar a regulari-zação fundiária na Amazônia Legal, promove reunião de trabalho. Sala de reuniões da comissão, às 9h30.

PNEAs Comissões de Educação e Especial sobre o Plano Na-cional de Educação realizam audiência pública sobre a valorização dos profissionais da educação, meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE). Plenário 10, às 10h.

Olimpíadas 2016A Comissão de Desenvol-vimento Econômico realiza audiência pública sobre o Porto Maravilha, o projeto de reurbanização da região

portuária do Rio de Janeiro, em vista da realização das Olimpíadas de 2016 na cida-de. Plenário 5, às 11h.

PNE IIAs Comissões de Educação e Especial sobre o Plano Na-cional de Educação realizam audiência pública sobre a valorização dos profissionais da educação, meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE). Plenário 10, às 14h.

Reforma Política IIA Comissão Especial da Re-forma Política realiza discus-são do anteprojeto da Refor-ma Política apresentado pelo relator, deputado Henrique Fontana (PT-RS). Plenário 8, às 14h30.

LobbyA Comissão de Constituição e Justiça realiza audiência pública sobre o PL 1202/07, que regulamente a atividade de lobby. Plenário 1, às 15h.

SaúdeA Comissão de Seguridade Social - por meio da Subco-missão Especial de Desen-volvimento do Complexo In-dustrial em Saúde, Produção de Fármacos, Equipamentos e Outros Insumos - realiza reunião com o secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Rodrigues, para dis-cussão de assuntos relacio-nados à temática da subco-missão. Plenário a definir, às 15h.

Anistia PolíticaA Comissão de Direitos Hu-manos realiza audiência pú-blica sobre o 32º aniversário da Anistia Política, que se co-memora no dia 28 de agos-to. Plenário 9, às 15h30.

Combate às DrogasA Comissão Especial de Polí-ticas Públicas de Combate às Drogas promove o Seminário Nacional de Políticas Públicas de Combate às Drogas. Audi-tório Nereu Ramos, às 9h.

Segurança Pública IIA Comissão de Segurança Pú-blica realiza audiência pública sobre o PL 583/11, que obri-ga a União a monitorar pre-sos por meio de tornozeleiras ou pulseiras com GPS.Plenário 6, às 9h30.

BR - 101A Comissão de Minas e Ener-gia promove audiência públi-ca sobre a concessão do tre-cho da BR-101 entre a cidade do Rio de Janeiro e a cidade de Campos à empresa Au-topista Fluminense. Plenário 11, às 10h.

PronatecA Comissão de Educação re-aliza audiência pública sobre o Pronatec. Plenário 10, às 14h.

30/08 – Dep. CELSO MALDANER (PMDB/SC) Gab. 311

31/08 – Dep. SABINO CASTELO BRANCO (PTB/AM) Gab. 911

01/09 – Dep. DANILO FORTE (PMDB/CE) Gab. 384

01/09 – Dep. FÁBIO FARIA (PMN/RN) Gab. 335

01/09 – Dep. LIRA MAIA (DEM/PA) Gab. 516

03/09 – Dep. JHONATAN DE JESUS (PRB/RR) Gsb. 535

03/09 – Dep. PAULO MALUF (PP/SP) Gab. 512

04/09 – Dep. ALEXANDRE SANTOS (PMDB/RJ) Gab. 331

05/09 – Dep. FERNANDO FERRO (PT/PE) Gab. 427

05/09 – Dep. REGUFFE (PDT/DF) Gab. 372

Fonte: Agência Câmara

Page 3: Sinal Verde - 29/8 a 2/09/2011

Matéria Assunto e Relator Matéria Assunto e Relator

MP 535/11

Programa de Apoio à Conservação Ambiental e Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais.Relator: Dep. Assis do Couto (PT/PR)

MP 536/11

Médicos-residentes.Relatora: Dep. Jandira Feghali (PCdoB/RJ)

MP 537/11

Crédito Extraordinário (R$ 74.000.000,00)Ministérios da Defesa e da Integração Regional.(Desastres Naturais)Relatora: Dep. Gorete Pereira (PR/CE)

MP 538/11

Prorrogação de contratos temporários.Relator: a designar.

PL 1209/11

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC.Relatores: a designar.

MP 539/11

Autoriza o Conselho Monetário Nacional, para fins da política monetária e cambial, a estabelecer condições específicas para negociação de contratos de derivativos.Relator: a designar.

MP 540/11

Institui o Regime Especial de Reintegração de Valores tributários para as Empresas Exportadoras - REINTEGRA e dispõe sobre a redução do IPI.(Combate à Crise Econômica Internacional)Relator: a designar.

MP 541/11

Fundo de Financiamento às Exportações.(Combate à Crise Econômica Internacional)Relator: a designar.

Segunda-feira Terça-feiraça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira

Manhã

10h – Sessão Solene30 anos Colégio Batista Educan-dário Silva (RJ)

10h – Sessão Solene50 anos do Mov. da Legalidade homena-gem a Leonel Brizola

9h – Sessão Extraordinária Deliberativa

11h – Ordem do Dia

9h – Sessão OrdináriaDebates

Tarde

14h – Sessão OrdináriaDebates

14h – Sessão Ordinária Deliberativa

16h – Ordem do Dia

14h – Sessão Ordinária Deliberativa

16h – Ordem do Dia

14h – Sessão OrdináriaDebates

Noite

19h – Sessão ExtraordináriaDeliberativa

19h – Sessão ExtraordináriaDeliberativa

Agosto 2011 pág. 3

Plenário

Outras Matérias em Pauta

Destaques da Pauta

Matéria Assunto / Relator Observações

MP 533/11

Transferência de recursos ao DF e municípios para manutenção de estabelecimentos de educação infantil.Relator: Dep. Ângelo Agnolin (PDT/TO)

Aprovado mérito em 24/08.Restam 7 DVS.

Sobresta a pauta desde: 25/06Perde eficácia em: 20/09

MP 534/11

Programa de inclusão digital Tablet PC produzido no país.Relatora: Dep. Manuela D’ávila (PCdoB/RS)

Sobresta a pauta desde: 07/07Perde eficácia em: 02/10

PLP 591/10 Supersimples e Simples Rural.

Acordo entre Governo e Oposição.Deverá ser votado em sessões

extraordinárias.

Matérias das agendas ambiental e/ou cultural. Novas matérias em pauta. (Inscrições abertas às terças-feiras, às 14h.)

Medidas Provisórias ameaçadas de perda de eficácia. Matérias sobrestando a pauta. Legenda:

Page 4: Sinal Verde - 29/8 a 2/09/2011

Leia a íntegra das proposições no site: www.camara.gov.br

www.pv.org.br www.tvdopv.com.br

Agosto 2011 pág. 4

Leia também!

Liderança do Partido Verde - Câmara dos DeputadosLíder da Bancada: Sarney Filho (PV-MA)End: Câmara dos Deputados, Praça dos Três Poderes, 70160-900 Brasília DF Tel: 3215 9790 fax: 3215 9794 Jornalista responsável: Renata Leite (DRT 1485-PB), Texto e Edição: Renata Leite e Thaty Annie Tavares, Diagramação: Tatyane Albuquerque. Projeto Gráfico Simone Andrade, e-mail: [email protected]

O deputado Fábio Rama-lho (PV-MG) requereu a ins-talação de Comissão Especial a fim de dar parecer sobre a PEC 53/07, que garante ao servidor de cargo em comissão de livre nomeação e exoneração, direito a aviso prévio, seguro desem-prego, FGTS, entre outros.

De acordo com o parlamen-

tar, o enquadramento de servi-dores ocupantes de cargos de livre provimento, sem vínculo com a administração pública, requer urgente regulamenta-ção constitucional, pois não dis-põem dos respectivos direitos e, sobretudo, permanecem ao de-samparo constitucional, notada-mente, no Poder Legislativo.

Direitos trabalhistas para servidores de livre nomeação

PL obriga União a pagar auxílio-funeral para famílias carentes

Tramita na Câmara o PL 561/11, do deputado Lindo-mar Garçon (PV-RO), que obriga a União a conceder auxí-lio-funeral às famílias com renda mensal, por pessoa, igual ou in-ferior a um salário mínimo.

O deputado explica que o ob-jetivo do projeto é retirar a obri-gação do pagamento do auxílio dos estados e municípios, que

hoje arcam com as despesas de funeral para pessoas carentes.

“O auxílio tem tido alcance limitado, em virtude de trata-mento discriminatório no Orça-mento da União e da escassez de recursos orçamentários nos estados e municípios”, reclama o parlamentar. Com o projeto, ele espera resolver essa deficiência financeira.

Acompanhante de aluno poderá ter passe livre

O deputado Roberto de Lu-cena (PV-SP) apresentou PL que concede passe livre em transpor-te público ao acompanhante de criança matriculada no ensino in-fantil. O benefício vale para per-curso local ou interurbano.

Lucena ressalta que muitas famílias não contam com escolas de educação infantil próximas de casa, obrigando os pais a utilizar

o transporte público para levar e buscar os filhos nas unidades de ensino. “Isso traz uma despesa adicional no orçamento familiar, que muitas vezes prejudica a fre-quência desses alunos nas esco-las”, destaca.

Pela proposta, os governos municipais e estaduais terão 30 dias para definir os critérios para a implementação do benefício.

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou a proibição de cobrança, pe-las operadoras de telefonia celular, da tarifa adicional de deslocamento (roaming) quando o cliente fizer ou receber ligação fora da sua área de origem, mas em re-gião atendida pelo mesmo grupo econômico da opera-dora.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, de-putado Roberto Santiago (PV-SP), que determina que a cobrança do “adicio-nal de chamada” entre em-presas de um mesmo gru-po sujeitará as operadoras às penalidades previstas na Lei 9.472/97, que in-cluem advertência, multa, suspensão temporária e ca-ducidade (extinção da con-cessão).

Aprovado fim da cobrança de roaming

O deputado Penna presidiu na última quar-ta, 24, a reunião da Comissão de Meio Ambien-te com a delegação de deputados da Alema-nha. O tema predominante das discussões foi energia nuclear, por conta do anúncio de que o país abandonará esta matriz energética até 2022.

Penna aproveitou a oportunidade para questionar o auxílio alemão de cerca de R$ 3

bilhões para as obras de Angra 3, e sugeriu que o apoio fosse redirecionado para outros tipos de energias. ”Recentemente tivemos a opor-tunidade de estar na embaixada da Alemanha discutindo os projetos de geração de energia nuclear. Então pedimos para que a colabora-ção generosa do país amigo fosse redireciona-da para as energias alternativas e as pequenas hidrelétricas e energia solar e eólica”, disse o

Comissão de Meio Ambiente se reúne com deputados alemães

Elton Bomfim/AC Leonardo Prado/AC

Saulo Cruz/AC

Beto Oliveira/AC

Beto Oliveira/AC