simulado+turma+nova+gabarito

12
1/12 Academia do Concurso Público Curso Básico de Informática Banco de Dados – Prof. Jorge Soares Simulado – Introdução aos SGBDs e Modelo Conceitual 01. (MPU/2007) Entre as atribuições do Administrador de Banco de Dados (DBA) e Administrador de Dados (DA), idealmente compete a este último definir: a) o projeto lógico b) o esquema conceitual c) o esquema interno d) restrições de segurança e de integridade e) normas de descarga e de recarga do BD 02. (TRF2/2007) A captura dos requisitos de dados do mundo real de uma maneira simples e significativa, inteligível ao projetista de banco de dados e ao usuário final, é objetivo: a) do projeto físico de banco de dados. b) do projeto lógico de banco de dados hierárquico. c) da modelagem de dados conceitual. d) da modelagem lógica de dados em rede. e) do projeto lógico de banco de dados relacional 03. (DATAPREV/Construção de Sistemas – UFF/COSEAC– 2009) Com relação aos três níveis da arquitetura de sistema de banco de dados, é correto afirmar que o nível: a) interno é o mais próximo do usuário; b) externo é o mais afastado dos usuários; c) conceitual é o mais próximo do meio de armazenamento físico; d) conceitual é o mais próximo do usuário; e) interno é o mais próximo do meio de armazenamento físico. 04. (DATAPREV/Ambiente Operacional – UFF/COSEAC– 2009) Das funções abaixo, NÃO é de responsabilidade de um DBA: a) monitorar processos no sistema operacional do servidor; b) definir esquemas; c) conceder autorizações para acesso ao sistema; d) realizar modificações na organização física; e) especificar regras de integridade. 05. (DATAPREV/Ambiente Operacional – UFF/COSEAC– 2009) Das funções apresentadas abaixo, NÃO é de responsabilidade de um SGBD: a) evitar a inconsistência dos dados; b) gerenciar o acesso concorrente; c) assegurar a Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade; d) assegurar o perfeito funcionamento do sistema operacional; e) recuperar as informações de modo eficiente.

Upload: erisvaldo-aguiar

Post on 07-Dec-2014

126 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Simulado+Turma+Nova+Gabarito

1/12

Academia do Concurso Público

Curso Básico de Informática

Banco de Dados – Prof. Jorge Soares

Simulado – Introdução aos SGBDs e Modelo Conceitual

01. (MPU/2007) Entre as atribuições do Administrador de Banco de Dados (DBA) e Administrador de Dados (DA), idealmente compete a este último definir:

a) o projeto lógico b) o esquema conceitual c) o esquema interno d) restrições de segurança e de integridade e) normas de descarga e de recarga do BD

02. (TRF2/2007) A captura dos requisitos de dados do mundo real de uma maneira simples e significativa, inteligível ao projetista de banco de dados e ao usuário final, é objetivo:

a) do projeto físico de banco de dados. b) do projeto lógico de banco de dados hierárquico. c) da modelagem de dados conceitual. d) da modelagem lógica de dados em rede. e) do projeto lógico de banco de dados relacional

03. (DATAPREV/Construção de Sistemas – UFF/COSEAC– 2009) Com relação aos três níveis da arquitetura de sistema de banco de dados, é correto afirmar que o nível:

a) interno é o mais próximo do usuário; b) externo é o mais afastado dos usuários; c) conceitual é o mais próximo do meio de armazenamento físico; d) conceitual é o mais próximo do usuário; e) interno é o mais próximo do meio de armazenamento físico.

04. (DATAPREV/Ambiente Operacional – UFF/COSEAC– 2009) Das funções abaixo, NÃO é de responsabilidade de um DBA:

a) monitorar processos no sistema operacional do servidor; b) definir esquemas; c) conceder autorizações para acesso ao sistema; d) realizar modificações na organização física; e) especificar regras de integridade.

05. (DATAPREV/Ambiente Operacional – UFF/COSEAC– 2009) Das funções apresentadas abaixo, NÃO é de responsabilidade de um SGBD:

a) evitar a inconsistência dos dados; b) gerenciar o acesso concorrente; c) assegurar a Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade; d) assegurar o perfeito funcionamento do sistema operacional; e) recuperar as informações de modo eficiente.

Page 2: Simulado+Turma+Nova+Gabarito

2/12

06. (ANCINE/Opção A73 – UFF/COSEAC– 2009) Analise as seguintes sentenças em relação aos Bancos de Dados: I. O usuário que tem a responsabilidade central pelos dados é o administrador de

dados (AD); II. São atribuições do Administrador de Dados (AD) a definição do esquema

conceitual, a definição do esquema interno, a definição de normas de descarga e recarga e a definição de restrições de segurança e integridade;

III. O Administrador de Banco de Dados (DBA) é responsável por criar o banco de dados propriamente dito e implementar os controles técnicos para por em prática as várias decisões sobre normas tomadas pelo Administrador de Dados (AD).

Em relação às sentenças acima, apenas:

a) I é verdadeira; b) II é verdadeira; c) III é verdadeira; d) I e II são verdadeiras; e) I e III são verdadeiras;

07. (IPLAN – 2008) Observe a figura abaixo. Ela apresenta os três níveis da arquitetura ANSI/SPARC, relacionados aos bancos de dados.

Os níveis I, II e III são denominados, respectivamente: a) estratégico, gerencial e operacional b) macro, organizacional e micro c) externo, conceitual e interno d) tático, lógico e físico

Page 3: Simulado+Turma+Nova+Gabarito

3/12

08. (ANCINE/Opção A73 – UFF/COSEAC– 2009) No tocante ao Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), é uma função geral fornecida por esse SGBD:

a) proporcionar rapidez na consulta dos dados; b) permitir o controle distribuído dos dados para a empresa; c) transmitir mensagens da aplicação para a estação de trabalho do usuário; d) isolar os usuários do banco de dados dos detalhes do nível de hardware; e) contribuir para a dependência física e lógica dos dados.

09. (TBG/2006) A expressão independência de dados no âmbito de sistemas gerenciadores de bancos de dados é melhor caracterizada como a possibilidade de:

a) representar caracteres alfabéticos, de diferentes idiomas, usando uma única codificação auto-adaptativa;

b) criar diferentes instâncias para um mesmo esquema relacional; c) isolar dados que são alterados simultaneamente por transações diferentes; d) utilizar identificadores automaticamente gerados que jamais se repetem, mesmo

em computadores não conectados entre si; e) manipular dados a partir de diferentes linguagens de programação sem ter que

lidar com especificidades de tipos e codificação. 10. (PRODERJ/2002) Observe o MER (Modelo Entidade e Relacionamento) abaixo:

Está correta, quanto à melhor descrição para o relacionamento apresentado, a opção:

a) cada matéria poderá ter apenas seis alunos matriculados; b) N alunos poderão se matricular em até seis matérias; c) N matérias poderão ter até seis alunos matriculados; d) seis alunos poderão se matricular em N matérias; e) cada aluno poderá se matricular em seis matérias.

11. (MPU/2007) Sobre um modelo E/R, considere: I – Entidade é qualquer objeto sobre o qual se pretende registrar informações II – Um relacionamento pode ser considerado uma entidade III – Uma relação do modelo relacional tem o mesmo significado que um

relacionamento Está correto o que consta em:

a) I e II, apenas b) I e III, apenas c) II e III, apenas

d) I, apenas e) I, II e III

Page 4: Simulado+Turma+Nova+Gabarito

4/12

12. (PRODERJ/2002) Considere o diagrama de classes abaixo

A associação entre as duas classes apresentadas no diagrama, que indica que uma das classes do relacionamento faz parte da outra, constitui uma:

a) generalização; b) agregação; c) sobreposição; d) recursividade; e) refinamento.

13. (MPU/2007) Considere que a denúncia seja originada de um relacionamento do tipo “Denunciante Denuncia Irregularidade”, e que este relacionamento Denuncia tenha atributos próprios como, por exemplo, o número e o tipo da denúncia, sua data e outros, e que também este se relacione com outras entidades. O relacionamento é representado corretamente em um DER como:

a) entidade associativa b) relacionamento quaternário c) entidade fraca

d) entidade normal e) relacionamento N:M

14. (Pref. Recife/2007) Analise as seguintes afirmações sobre Diagrama de Classes. I. O diagrama de classes é um diagrama UML, que modela a estrutura estática do

sistema. II. Informações que estão contidas no diagrama de classes são as classes do sistema,

seus atributos e métodos bem como as relações existentes entre as classes. III. São exemplos de relações entre classes em um diagrama de classes: agregação,

associação, composição e especialização. Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

a) Apenas I b) Apenas I e II c) Apenas II

d) Apenas II e III e) Apenas III.

Page 5: Simulado+Turma+Nova+Gabarito

5/12

15. (MPU/2007) Supondo que os departamentos de cada órgão tenham identificações repetidas e que a unicidade de sua chave primária seja dependente da identificação do órgão ao qual ela se liga, é correta, em um diagrama E-R, a representação da entidade Departamento como:

16. (CNEN/2002) Classificação, agregação e generalização são três abstrações usualmente empregadas na modelagem de dados. No modelo ER, o conceito de agregação manifesta-se, usualmente, através de:

a) cardinalidades; b) entidades fracas; c) atributos e domínios;

d) relacionamentos; e) entidades.

17. (Pref. Recife/2007) Analise as seguintes afirmações sobre modelo entidade/relacionamento. I. O modelo entidade/relacionamento é uma das formas de projetar a estrutura de um

banco de dados. O produto resultante do processo de modelagem entidade/relacionamento é um diagrama.

II. Diagramas entidade/relacionamento descrevem as entidades, os atributos, os relacionamentos entre as entidades, as multiplicidades dos relacionamentos, os eventuais atributos de relacionamentos, as entidades compostas e as chaves primárias das entidades.

III. Extensões do modelo entidade/relacionamento criaram conceitos adicionais, como: generalização e agregação, os quais não foram definidos no modelo proposto originalmente.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

a) Apenas I b) Apenas I e II c) Apenas II e III d) Apenas III e) I, II e III.

Page 6: Simulado+Turma+Nova+Gabarito

6/12

18. (Petrobras/2006) Observe o diagrama UML na figura a seguir.

A alternativa a seguir que melhor descreve o relacionamento entre as classes A e B é:

a) Um objeto da classe B inclui um e somente um objeto da classe A b) Existe um relacionamento do tipo todo-parte entre objetos da classe A (o

todo) e objetos da classe B (as partes). c) Objetos da classe B têm, pelo menos, um objeto da classe A d) Objetos da classe B (o todo) são constituídos por objetos da classe A (as partes) e) Um objeto da classe A pode pertencer, simultaneamente, a mais de um objeto da

classe B 19. (TCE/RO – 2007) Considere o DER (Diagrama Entidade-Relacionamento) abaixo.

É INCORRETO afirmar que:

a) “idade” é um atributo derivado. b) “empréstimo” possui 2 (dois) atributos. c) “codcliente” é atributo de “cliente”. d) “telefone” é uma entidade fraca. e) “codempréstimo” é chave primária .

20. (Petrobras/2006) Considere as afirmativas abaixo sobre a modelagem entidade-relacionamento: I – Entidades fracas são aquelas onde seu identificador é composto não somente por

seus atributos, mas também pelos relacionamentos dos quais a entidade participa.

II – Um relacionamento ternário (entre três entidades) sempre terá como cardinalidade mínima, para cada uma das entidades, o valor 1.

III – Através de uma especialização é possível atribuir propriedades particulares a um subconjunto das ocorrências de uma entidade genérica.

IV – Para que seja possível modelar um relacionamento entre uma entidade A e um grupamento de duas entidades E1 e E2, que têm entre elas um relacionamento B, já existente, deve-se transformar o relacionamento B em uma entidade associativa C e, então, relacioná-la com a entidade A.

Page 7: Simulado+Turma+Nova+Gabarito

7/12

V – Os relacionamentos somente podem conter atributos próprios se estes forem identificadores.

Estão corretas apenas as afirmativas: a) I, II e IV. b) I, III e IV. c) I, IV e V.

d) II, III e V. e) II, IV e V.

21. (Ministério da Cultura/2006) Observe a figura abaixo, empregada nos projetos orientados a objetos.

Essa figura é conhecida como diagrama de:

a) classes b) pacotes c) objetos

d) contexto e) entidades

22. (TRF2/2007) Considere o diagrama UML abaixo:

Os relacionamentos que podem ser identificados nesse diagrama são:

a) generalização e composição. b) agregação e especialização. c) composição estereotipada e associação n-ária. d) herança múltipla e dependência estereotipada. e) agregação e composição estereotipada.

Page 8: Simulado+Turma+Nova+Gabarito

8/12

23. (ENADE/2005)

Todo jogador deve pertencer a um único clube. Assinale a opção que representa corretamente, no modelo entidade-relacionamento, a especificação apresentada acima:

24. (TRF2/2007) A captura dos requisitos de dados do mundo real de uma maneira simples e significativa, inteligível ao projetista de banco de dados e ao usuário final, é objetivo:

f) do projeto físico de banco de dados. g) do projeto lógico de banco de dados hierárquico. h) da modelagem de dados conceitual. i) da modelagem lógica de dados em rede. j) do projeto lógico de banco de dados relacional

25. (TRF2/2007) Em uma organização de ensino, sabendo que um mesmo professor pode ministrar mais de uma disciplina para seus alunos. Para responder à questão “qual professor ministra aulas de bancos de dados para os dez alunos mais aplicados nessa disciplina?” é necessário modelar:

a) um relacionamento ternário entre professor, disciplina e aluno. b) dois relacionamentos binários, sendo um entre professor e disciplina e outro

entre disciplina e aluno. c) dois relacionamentos binários, sendo um entre professor e disciplina e outro

entre professor e aluno. d) dois relacionamentos binários, sendo um entre professor e aluno e outro entre

disciplina e aluno. e) três relacionamentos binários sendo um entre professor e aluno, outro entre

disciplina e aluno e outro entre professor e disciplina.

Page 9: Simulado+Turma+Nova+Gabarito

9/12

26. (IPLAN/2008) Comparando-se ferramentas empregadas no desenvolvimento de sistemas, pode-se afirmar que o DFD e o MER utilizados nas notações estruturadas correspondem na notação orientada a objetos – UML, respectivamente, aos diagramas de:

a) classes e interação b) atividades e classes c) interação e eventos d) eventos e atividades

27. (BNDES/2007 – Analista de Sistemas/Desenvolvimento) Sabe-se que um projeto pode ter a participação de diversas empresas e que um profissional pode desempenhar várias atividades nesse projeto (p.ex. operador de guindaste e pedreiro). Que modelo ER representa corretamente essa descrição? (O símbolo (*) representa atributo multivalorado).

Page 10: Simulado+Turma+Nova+Gabarito

10/12

28. (UFRJ/2008) Uma operadora de cartões de crédito tem dois tipos de clientes, clientes Gold e clientes Platinum. Somente os clientes Platinum têm direito a um seguro de vida. O diagrama da UML que pode ser usado para modelar essa situação é:

Page 11: Simulado+Turma+Nova+Gabarito

11/12

29. (IPLAN/2008) Um clube deseja manter informações sobre seus sócios e, para isso, estabeleceu as premissas abaixo: ( 1 ) cada sócio possui um único número de matrícula, nome, endereço e telefone. Os sócios podem participar de atividades, como aulas de ginástica, tênis, natação e dos eventos realizados pelo clube, como festas e chás beneficentes. ( 2 ) os eventos podem ser públicos ou privados. Somente os chamados sócios classe “A” podem participar dos eventos privados do clube. Além disso, cada sócio dessa categoria pode participar das decisões do clube com um certo número de votos, variável de sócio para sócio. ( 3 ) as atividades são identificadas por um código, sendo desejável que se armazene também o nome da atividade. Cada evento também é identificado por um código. É necessário que se saiba a descrição e a data de cada evento. É importante ainda que o clube conheça a participação de cada sócio em cada atividade ou evento. O diagrama “Entidade-Relacionamento” está indicado em:

Page 12: Simulado+Turma+Nova+Gabarito

12/12

30. (UERJ/2002) A manutenção dos sistemas constitui um ponto importante no seu ciclo de vida. A teoria de banco de dados possui o conceito de independência de dados, com o intuito de minimizar os custos de manutenção de um sistema ao longo do seu ciclo de vida. a) Conceitue os dois seguintes tipos de independência de dados: lógica e física. b) Cite a principal diferença entre estes dois tipos, quanto à facilidade do alcance da

independência de dados. Justifique sua resposta. 31. (UERJ/2002) Considere a situação descrita abaixo: Deseja-se realizar a modelagem, segundo o paradigma da orientação a objetos, de um sistema de controle acadêmico de uma Faculdade, envolvendo os corpos docente e discente, bem como as disciplinas ministradas nos departamentos da Faculdade em questão. Após proceder aos levantamentos e entrevistas no ambiente a ser modelado, o analista levantou as seguintes informações: − um aluno deve assistir a quatro, cinco ou seis disciplinas e pelo menos um aluno

deve assistir a cada disciplina; − um professor ministra zero ou mais disciplinas e toda disciplina deve ser ministrada

por um professor; − cada professor pode chefiar, no máximo, um departamento, e cada departamento

deve, obrigatoriamente, possuir um chefe. Com base nas informações apresentadas, elabore um Diagrama de Classes para o sistema a ser implementado, representando os respectivos relacionamentos entre as classes envolvidas, bem como suas respectivas cardinalidades. Não se esqueça de deixar clara anotação utilizada na solução.