simulado/2014 cnsg 2º ano ensino médio - cnsg-pi.com.br · simulado/2014 cnsg 2º ano ......

21
BLOCO II Disciplinas Questões Literatura 01 a 10 Língua Inglesa 11 a 20 Geografia 21 a 30 Arte 31 a 40 Biologia II 41 a 50 Físico-Química 51 a 60 Álgebra 61 a 70 Física II 71 a 80 Sociologia 81 a 90 Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta. Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao fiscal para substituí-lo. Após 60 (sessenta) minutos, você receberá um cartão-resposta. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA. Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados; Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência; Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta. Aluno(a): ____________________________________________________________ INSTRUÇÕES: Data: 03/05/2014 Horário: 7h às 11h30 Nº de questões: 90 2º Ano Ensino Médio Maneira correta de preenchimento do cartão-resposta: Maneira errada de preenchimento do cartão-resposta:

Upload: hoangkhuong

Post on 08-Nov-2018

251 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 2º Ano ... Físico-Química 51 a 60 Álgebra 61 a 70 Física II 71 a 80 Sociologia 81 a 90 Para a

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 1/21 Data: 03/05/2014

BLOCO II Disciplinas Questões

Literatura 01 a 10

Língua Inglesa 11 a 20

Geografia 21 a 30

Arte 31 a 40

Biologia II 41 a 50

Físico-Química 51 a 60

Álgebra 61 a 70

Física II 71 a 80

Sociologia 81 a 90

Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta.

Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao fiscal para substituí-lo.

Após 60 (sessenta) minutos, você receberá um cartão-resposta. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de

aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES: Maneira correta de

preenchimento do cartão-

resposta:

Maneira errada de

preenchimento do cartão-

resposta:

Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente

uma será a correta.

Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao

fiscal para substituí-lo.

Após 60 (sessenta) minutos, você receberá um cartão-resposta. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão

sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES:

Data: 03/05/2014

Horário: 7h às 11h30

Nº de questões: 90

2º Ano – Ensino Médio

Maneira correta de preenchimento do

cartão-resposta:

Maneira errada de preenchimento do

cartão-resposta:

Page 2: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 2º Ano ... Físico-Química 51 a 60 Álgebra 61 a 70 Física II 71 a 80 Sociologia 81 a 90 Para a

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 2/21 Data: 03/05/2014

LITERATURA – Profª. Rossana Silva

01. A prosa romântica, não é dividida em fases, mas sim em tipos de romances. Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos tipos de romance do romantismo:

a) Tipo 1: romance regionalista, passado em ambiente rural, com mostra de costumes e valores de uma região e histórias que trazem um herói sertanejo, que preza a moral e é totalmente contrário às liberdades do meio urbano.

b) Tipo 2: romance histórico, que resgata e traz os costumes de uma época passada, podendo misturar ficção e realidade.

c) Tipo 3: romance indianista, que resgatava os costumes e modo de vida indígena. O índio surge como herói e protagonista e a história tem como cenário a paisagem natural brasileira.

d) Tipo 4: romance melancólico, publicado em folhetins, contando histórias que mostravam as desventuras da juventude boêmia da época. É carregado de sentimentalismo e pessimismo e quase sempre termina na morte dos protagonistas.

e) Tipo 5: romance urbano, com histórias passadas nos centros urbanos e que criticavam e retratavam os costumes dessa sociedade. Os heróis/heroínas precisavam passar por várias provações para alcançar a felicidade e o amor.

02. Relacione a frase da direita com o nome da obra à esquerda e a seguir assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta dos números:

I – O Guarani

II – Iracema

III – Senhora

IV – Diva

V – Lucíola

( ) Desenvolve o enredo de tal maneira a condenar o casamento de conveniência.

( ) Observa-se neste romance a atitude romântica de se eleger a prostituta como centro da narrativa, procurando justificar suas dores e compreendendo o tipo de vida que levava.

( ) Neste romance são contados os primeiros contatos dos índios com os civilizados.

a) IV – II – I d) V – IV – I

b) V – I – II e) III – V – II

c) III – I – IV

03. Assinale a alternativa que corresponde aos autores da prosa romântica brasileira:

a) José de Alencar; Joaquim Manuel de Macedo; Manuel Antônio de Almeida; Bernardo Guimarães; Visconde de Taunay.

b) Machado de Assis; Érico Veríssimo; Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa; Adolfo Caminha.

c) José de Alencar; Gonçalves Dias; Machado de Assis; Álvares de Azevedo; Castro Alves; Raul Pompéia.

d) Aluízio Azevedo; Machado de Assis; José de Alencar; Casimiro de Abreu; Raul Pompéia; Gonçalves Dias; Visconde de Taunay.

e) José de Alencar; Machado de Assis; Álvares de Azevedo; Junqueira Freire; Joaquim Manuel de Macedo.

04. Apesar de ser dividida em quatro tipos de romance, a prosa romântica tinha um propósito e vários elementos em comuns entre estes tipos. Marque a alternativa que corresponde corretamente a estes elementos comuns.

a) Sentimentalismos e idealizações, com amor como elemento purificador; presença de elemento moralizante; desejo de construção de uma produção em folhetins; crítica social.

b) Retrato de costumes; desejo de construção de uma produção em folhetins; levantamento dos espaços brasileiros, com reconhecimento do país; crítica social; ideais libertários e revolucionários; presença de determinismo.

c) Retrato de costumes; crítica social; desejo de liberdade; presença de protagonistas que lutam contra os antagonistas para o final feliz.

d) Desejo de atender os questionamentos sobre a identidade nacional; reconhecimento do Brasil, com levantamento de todos os espaços, valorizando o país; sentimentalismos e idealizações, com amor como o elemento purificador das pessoas.

e) Tem temáticas melancólicas e mórbidas; possui textos carregados de imagens e figuras de linguagem que sugerem a realidade; busca retratar a vida dos jovens nos centros urbanos.

05. (UFT-TO) A obra de José de Alencar abrange os grandes temas de nossa literatura romântica, incorporando quase todos os aspectos da realidade brasileira do seu tempo. Seus inúmeros personagens representam a busca do escritor em traçar o perfil do homem essencialmente brasileiro e de nossa realidade geográfica e política. Favorecida por um texto escrito pelo próprio autor como prefácio da obra Sonhos D’Ouro, a crítica divide seus romances em quatro tendências. Marque a alternativa que apresenta a CORRETA classificação da prosa alencariana:

a) históricos, indianistas, regionalistas e psicológicos.

b) psicológicos, regionalistas, urbanos e indianistas.

c) urbanos, políticos, regionalistas e históricos.

d) regionalistas, urbanos, indianistas e históricos.

e) regionalistas, urbanos, indianistas e políticos.

Page 3: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 2º Ano ... Físico-Química 51 a 60 Álgebra 61 a 70 Física II 71 a 80 Sociologia 81 a 90 Para a

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 3/21 Data: 03/05/2014

06. (UFPR-PR) Qual das informações sobre José de Alencar é correta?

a) Alencar inaugurou a ficção brasileira com a publicação de sua obra Cinco minutos.

b) Alencar foi um romancista que soube conciliar um romantismo exacerbado com certas reminiscências do Arcadismo, manifestas, principalmente, na linguagem clássica.

c) Alencar, apesar de todo o idealismo romântico, conseguiu, nas obras Lucíola e Senhora, captar e denunciar certos aspectos profundos, recalcados, da realidade social e individual, em que podemos detectar um pré-realismo ainda inseguro.

d) A obra de Alencar, objetivando atingir a História do Brasil e a síntese de suas origens, volta-se exclusivamente para assuntos indígenas e regionalistas, sem incursões pelo romance urbano.

e) O indianismo de José de Alencar baseou-se em dados reais e pesquisa antropológica, apresentando, por isso, uma imagem do índio brasileiro sem deformação ou idealismo.

07. No decênio de 1870, Franklin Távora defendeu a tese de que no Brasil havia duas literaturas independentes dentro da mesma língua: uma do Norte e outra do Sul, regiões segundo ele muito diferentes por formação histórica, composição étnica, costumes, modismos linguísticos etc. Por isso, deu aos romances regionais que publicou o título geral de Literatura do Norte. Em nossos dias, um escritor gaúcho, Viana Moog, procurou mostrar com bastante engenho que no Brasil há, em verdade, literaturas setoriais diversas, refletindo as características locais. (CANDIDO, A. A nova narrativa. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 2003.)

Com relação à valorização, no romance regionalista brasileiro, do homem e da paisagem de determinadas regiões nacionais, sabe-se que:

a) o romance do Sul do Brasil se caracteriza pela temática essencialmente urbana, colocando em relevo a formação do homem por meio da mescla de características locais e dos aspectos culturais trazidos de fora pela imigração europeia.

b) José de Alencar, representante, sobretudo, do romance urbano, retrata a temática da urbanização das cidades brasileiras e das relações conflituosas entre as raças.

c) o romance do Nordeste caracteriza-se pelo acentuado realismo no uso do vocabulário, pelo temário local, expressando a vida do homem em face da natureza agreste, e assume frequentemente o ponto de vista dos menos favorecidos.

d) a literatura urbana brasileira, da qual um dos expoentes é Machado de Assis, põe em relevo a formação do homem brasileiro, o sincretismo religioso, as raízes africanas e indígenas que caracterizam o nosso povo.

e) Érico Veríssimo, Rachel de Queiroz, Simões Lopes Neto e Jorge Amado são romancistas das décadas de 30 e 40 do século XX, cuja obra retrata a problemática do homem urbano em confronto com a modernização do país promovida pelo Estado Novo.

08. (PUC-SP) A questão central do romance Senhora, de José de Alencar, é o casamento. Considerando a obra como um todo, indique a alternativa que não condiz com o enredo do romance:

a) O casamento é apresentado como uma transação comercial e, por isso, o romance estrutura-se em quatro partes: preço, quitação, posse, resgate.

b) Aurélia Camargo, preferida por Fernando Seixas, compra-o e ele, contumaz caça-dote, sujeita-se ao constrangimento de uma união por interesse.

c) O casamento é só de fachada e a união não se consuma, visto que resulta de acordo no qual as aparências sociais devem ser mantidas.

d) A narrativa marca-se pelo choque entre o mundo do amor idealizado e o mundo da experiência degradante governado pelo dinheiro.

e) O romance gira em torno de intrigas amorosas, de desigualdade econômica, mas, com final feliz, porque, nele, o amor tudo vence.

09. Foi publicado em 1875, é um romance basicamente romântico caracterizado pela temática brasileira, perceptível pela narrativa situada na Corte, atual cidade do Rio de Janeiro, durante o Segundo Reinado, assim, devido a essas menções a obra é denominada, por alguns teóricos, como romance urbano. Entretanto, por abordar a sociedade como vilã, juntamente com seus hábitos doentios, costumes imorais e norteada pelo dinheiro, pode também ser considerado um romance de costumes.

a) A viuvinha

b) Lucíola

c) Diva

d) Cinco minutos

e) Senhora

10. O Lemos não estava a gosto; tinha perdido aquela jovialidade saltitante, que lhe dava um gracioso ar de pipoca. Na gravidade desusada dessa conferência, ele, homem experiente e sagaz, entrevia sérias complicações.

Assim era todo ouvidos, atento às palavras da moça.

— Tomei a liberdade de incomodá-lo, meu tio, para falar-lhe de objeto muito importante para mim.

— Ah! muito importante?... repetiu o velho batendo a cabeça.

— De meu casamento! disse Aurélia com a maior frieza e serenidade. [...]

— Já sei! Deseja que eu aponte alguém... Que eu lhe procure um noivo nas condições precisas... Ham!... É difícil... um sujeito no caso de pretender uma moça como você, Aurélia?

Enfim há de se fazer a diligência!

— Não precisa, meu tio. Já o achei! [...]

Page 4: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 2º Ano ... Físico-Química 51 a 60 Álgebra 61 a 70 Física II 71 a 80 Sociologia 81 a 90 Para a

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 4/21 Data: 03/05/2014

— Sr. Lemos, disse a moça pausadamente e transpassando com um olhar frio a vista perplexa do velho; completei dezenove anos; posso requerer um suplemento de idade mostrando que tenho capacidade para reger minha pessoa e bens; com maioria de razão obterei do juiz de órfãos, apesar de sua oposição, um alvará de licença para casar-me com quem eu quiser. Se estes argumentos jurídicos não lhe satisfazem, apresentar-lhe-ei um que me é pessoal.

— Vamos a ver! acudiu o velho para quebrar o silêncio.

— É a minha vontade. O senhor não sabe o que ela vale, mas juro-lhe que para a levar a efeito não se me dará de sacrificar a herança de meu avô.

— É próprio da idade! São ideias que somente se têm aos dezenove anos; e isso mesmo já vai sendo raro.

— Esquece que desses dezenove anos, dezoito os vivi na extrema pobreza e um no seio da riqueza para onde fui transportada de repente. Tenho as duas grandes lições do mundo: a da miséria e a da opulência. Conheci outrora o dinheiro como um tirano; hoje o conheço como um cativo submisso. Por conseguinte devo ser mais velha do que o senhor que nunca foi nem tão pobre, como eu fui, nem tão rico, como eu sou.

ALENCAR, J. de. Ficção completa e outros escritos. Rio de Janeiro: Companhia Aguilar Editora, 1965. v. 1, p. 673-674. (Biblioteca Luso-

Brasileira. Série Brasileira).

Em relação ao fragmento transcrito e considerando-se a leitura da obra, é correto afirmar:

I. O diálogo entre Lemos e Aurélia revela a influência decisiva do dinheiro nas relações sociais do contexto evidenciado no romance.

II. A última fala de Aurélia antecipa, na trama romanesca, seu perfil prepotente, egoísta e manipulador.

III. Ao retrucar “Já sei! Deseja que eu aponte alguém... Que eu lhe aponte um noivo nas condições precisas...”, Lemos reage com coerência, tendo em vista a concepção do casamento como transação comercial na sociedade focalizada na narrativa.

IV. A segurança dos argumentos utilizados por Aurélia para atingir seus objetivos atende à expectativa do seu tio.

V. Ao dizer “É a minha vontade”, Aurélia afirma a força subjetiva de seu desejo de vingança contra Seixas, o que evidencia um traço do Romantismo.

VI. O conhecimento das normas vigentes nas operações jurídicas e comerciais era habitual nas ricas herdeiras da época.

VII. Aurélia demonstra consciência da maturidade adquirida através de sua variada experiência de vida.

a) II, IV e VI são corretas.

b) I, III, V e VII são corretas.

c) II, IV, VI e I são corretas.

d) I, II, III e VI são corretas.

e) II, VI e VII são corretas.

LÍNGUA INGLESA – Profª. Larisse Amorim

Texto para responder as questões 11 e 12.

READING COMPHREGENSION

Materials

A material is what something is made of. There are 5 basic materials. Most things are made with these materials. Some things are made of metal. Some things are made of glass. Some things are made of wood. Some things are made of cloth. And some things are made of plastic. There are some other materials. But they are not used as much as these 5 materials. Let’s talk about metal first. Metal is very heavy. And it is very hard and strong. It usually feels cool if you touch it. We use metal to make lots of things. We use it for forks and knives. We use it for keys. We use it for cars. We use it for these things because it is very strong. Next, let’s talk about glass. Glass is very smooth. It feels cool to touch. It is not as heavy as metal. It is hard. But it is not strong. It breaks very easily! Then why do we use it? We use it because it is clear! You can see through glass! That’s why we use it for windows. That’s also why we use it for glasses.

Now, let’s talk about wood. Wood is lighter than metal and glass. It is not as strong as metal. But it is much stronger than glass. We use wood to make lots of things. Things made from wood are usually light and hard and strong. Chairs and tables are made from wood. Pencils are made from wood. Now let’s talk about cloth. Cloth is very light. It is much lighter than wood. And it is very soft. We use cloth to make lots of things. For example, it is used to make clothing. And it is used to make blankets. Last, let’s talk about plastic. Plastic is also very light. But it is different from cloth. Sometimes it is soft. And sometimes it is hard. Plastic can be used to make thin plastic bags. These are light, soft, and strong. But plastic can also be used to make bicycle helmets. These are light, hard, and strong. A helmet and a bag seem different. But they are both made from plastic.

11. Which sentence from the passage best describes the main idea?

a) "We use cloth to make lots of things."

b) "Metal is very heavy."

c) "There are 5 basic materials."

d) "A helmet and a bag seem different."

e) None passion.

12. According to the passage, which of these things is a material?

a) chairs d) wood

b) clothing e) pencils

c) windows

Page 5: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 2º Ano ... Físico-Química 51 a 60 Álgebra 61 a 70 Física II 71 a 80 Sociologia 81 a 90 Para a

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 5/21 Data: 03/05/2014

13. According to the passage, how does glass feel?

a) smooth and cool

b) warm and soft

c) light and hard

d) sharp and heavy

e) sharp and wood

14. In paragraph 4, the passage says, “Wood is lighter than metal and glass.” What is the main purpose of this sentence?

a) to explain something

b) to recommend something

c) to compare something

d) to demonstrate something

e) to read something

Texto para responder as questões 15 e 16.

Europe’s economic distress could be China’s opportunity. In the past, the country has proved a hesitant investor in the continent, but figures show a 30 percent surge in new Chinese projects in Europe last year. And these days Europe looks ever more tempting.

Bargains proliferate as the yuan strengthens and cashstrapped governments forget concerns over foreign ownership of key assets. On a recent visit to Greece, Vice Premier Zhang Dejiang sealed 14 deals, reportedly the largest Chinese investment package in Europe, covering a range of sectors from construction to telecoms.

Meanwhile, Irish authorities have opened talks with Chinese promoters to develop a 240-hectare industrial park in central Ireland where Chinese manufacturers could operate inside the European Union free of quotas and costly tariffs. In time, that could bring 10,000 new jobs. “It’s good business,” says Vanessa Rossi, an authority on China at the Royal Institute of International Affairs in London. “There’s big mutual benefit here.” Europe needs money; China needs markets.

Newsweek, July 19, 2010, p. 6. Aclaptack,

15. Segundo o texto, a China:

a) aproveitou o momento da crise mundial e fez vários investimentos no próprio pais.

b) teve problemas econômicos similares aos dos países europeus, mas conseguiu superá-los.

c) hesitou em investir em países asiáticos e perdeu boas oportunidades na região.

d) aumentou seus investimentos na Europa no ano passado.

e) ressurgiu como potência mundial após vários anos de isolamento.

16. Afirma-se, no texto, que a Irlanda:

a) negocia com a China o desenvolvimento de um parque industrial que trará benefícios à Europa e à própria China.

b) possui um plano de desenvolvimento que exime os investidores de pagamento de impostos.

c) enfrenta sérios problemas de desemprego, que já afetaram dez mil trabalhadores.

d) deseja fechar acordos que envolvam outros países da União Europeia.

e) planeja as mudanças que pretende implementar junto à Câmara Real de Negócios Internacionais, em Londres.

(FUVEST-2013) Texto para as questões 17 e 18.

Time was, advertising was a relatively simple undertaking: buy some print space and airtime, create the spots, and blast them at a captive audience. Today it’s chaos: while passive viewers still exist, mostly we pick and choose what to consume, ignoring ads with a touch of the DVR remote. Ads are forced to become more like content, and the best aim to engage consumers so much that they pass the material on to friends – by email, Twitter, Facebook – who will pass it on to friends, who will… you get the picture. In the industry, “viral” has become a usefully vague way to describe any campaign that spreads from person to person, acquiring its own momentum.

It’s not that online advertising has eclipsed TV, but it has become its full partner – and in many ways the more substantive one, a medium in which the audience must be earned, not simply bought.

Newsweek, March 26 & April 2, 2012. Adaptado.

17. De acordo com o texto, a indústria publicitária

a) passou a criar anúncios mais curtos.

b) deixou de comprar tempo na TV devido ao aumento de custo por minuto.

c) foi forçada a se modificar em função das novas tecnologias.

d) aumentou sua audiência cativa.

e) começou a privilegiar a forma em vez de conteúdos.

18. No texto, a palavra “viral” refere-se a

a) campanhas publicitárias divulgadas entre usuários de mídias eletrônicas.

b) vírus eletrônicos acoplados a anúncios publicitários.

c) mensagens de alerta aos consumidores para os riscos de determinados produtos.

d) mídias eletrônicas que têm dificuldade em controlar a disseminação de vírus.

e) quantidades de anúncios que congestionam as caixas postais dos usuários de correio eletrônico.

Page 6: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 2º Ano ... Físico-Química 51 a 60 Álgebra 61 a 70 Física II 71 a 80 Sociologia 81 a 90 Para a

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 6/21 Data: 03/05/2014

19. Choose the correct alternative for each sentence. (Comparatives or Superlatives)

Is football the _____ sport in Spain?

a) popular c) popularest

b) more popular d) most popular

20. "CDs are much _________ records, & nobody listens to tapes!"

a) more moderner than d) more modern as

b) moderner than e) more modernest

c) more modern than

GEOGRAFIA – Prof. José Cláudio

21. (UFGD) Observe a foto a seguir.

O time dos emergentes: (da esq. para a dir.) Dilma Rousseff, do Brasil; Dimitry Medvedev, da Rússia; Manmohan Singh, da Índia; Hu Jintao, da China; e Jacob Zuma, da África do Sul, em reunião dos Brics, em Nova Délhi. (Disponívelem:<http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/8640

7_TODO+PODER+AOS+BRICS> Acesso em: 10 out. 2012).

Os líderes políticos reunidos na foto representam o conjunto de países que têm se destacado no quadro da economia mundial recentemente. Sobre esse conjunto de países, assinale a alternativa correta.

a) Com exceção da África do Sul, todos os demais são considerados grandes potências econômicas em razão de terem conseguido, nos últimos 10 anos, eliminar completamente a pobreza de seus territórios.

b) Compõem um bloco denominado BRICS que se formou a partir de mudanças significativas no cenário mundial e aponta transformações quanto ao papel e importância dos países em desenvolvimento nesse contexto.

c) Todos, sem exceção, conseguiram atingir altos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) nos últimos 10 anos e, por isso, são considerados potências emergentes no cenário econômico mundial.

d) Formam um bloco econômico denominado BRICS, que em 2011 superou a União Europeia e NAFTA em participação na economia mundial considerando- se o valor do PIB.

e) Possuem várias características comuns no tocante à língua e demais elementos culturais, o que os mobilizou a formarem um bloco visando a uma participação econômica mais significativa no cenário mundial.

22. (UNIOESTE) Analise a charge a seguir:

LATUFF. Humor Político. Disponível em:

http://www.humorpolitico.com.br/sem-categoria/partido-colorado-que-esteve-61-anos-no- poder-da-golpe-institucional-

no-paraguai/ Acesso: junho 2012.

Sobre as questões vinculadas ao processo de impeachment do presidente paraguaio Fernando Lugo, é INCORRETO afirmar que

a) o afastamento paraguaio das ações comerciais vinculadas ao MERCOSUL foi estimulado pelo acordo de livre comércio firmado entre EUA e Paraguai, o que era uma expectativa do governo Lugo para ampliar sua atuação, mas que desrespeitava a união aduaneira entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

b) as negociações iniciadas no final de junho de 2012 entre os países membros do MERCOSUL (Brasil, Argentina e Uruguai) e a China, deixaram o Paraguai fora da reunião comercial entre o bloco e o país asiático. Essa decisão foi tomada como repúdio à condução do processo de impeachment do presidente Fernando Lugo.

c) as tensões envolvendo possíveis desapropriações de terra no Paraguai colocaram em debate a proposta de campanha eleitoral de Lugo, vinculada à Reforma Agrária no país, trazendo à tona questionamentos sobre a atuação de multinacionais e latifundiários em terras paraguaias desde a segunda metade do séc. XX.

d) durante as avaliações do governo de Frederico Franco, instalado a partir de 22 de junho, o senador Álvaro Dias (PSDB) declarou que a ação foi legítima e constitucional. A posição do partido, expressa pelo senador, questionou a postura do governo brasileiro e a incorporação da Venezuela às atividades comerciais do MERCOSUL.

e) o confronto dos “carperos” (sem-terra paraguaios) com latifundiários questiona a legitimidade das propriedades adquiridas, em sua maioria, durante o governo Stroessner (1954-1989), indicando que essa produção não beneficia os paraguaios, pois grande parte das propriedades está vinculada à produção de soja e enriquecimento “estrangeiro”, incluindo grandes proprietários brasileiros que atuam no país.

Page 7: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 2º Ano ... Físico-Química 51 a 60 Álgebra 61 a 70 Física II 71 a 80 Sociologia 81 a 90 Para a

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 7/21 Data: 03/05/2014

23. (UNIOESTE) Mesmo num mundo globalizado, temos a existência tanto de blocos econômicos regionais de poder (MERCOSUL, ALCA, União Europeia, CEI, CARICOM etc.) como de regionalismos com incrível força política. Diante deste cenário, assinale a alternativa correta.

a) Mesmo num mundo globalizado, as diferenças aparecem e se opõem ao processo que tende a eliminá-las.

b) A região, como expressão das diferenças resultantes das dinâmicas sociais e naturais, é produto de processos particulares regidos por leis particulares.

c) Nas condições atuais da economia global, a autonomia regional se fortalece, o que demonstra a vigência da Geografia Regional pensada nos moldes clássicos.

d) Os blocos econômicos regionais de poder confirmam a oposição existente entre o processo de globalização e o processo de fragmentação (regionalização).

e) Com o processo de globalização, os espaços tornam-se homogêneos, confirmando, pois, a tese dos que acham que está em curso o “fim do território” e o “fim da região”.

24. (IFMT) No mundo economicamente globalizado do século XXI, os países formam grupos diferenciados, de acordo com seus interesses e possibilidades de inclusão. Numa visão desse mundo, avalie as assertivas abaixo.

1. Reino Unido e Suécia são países que fazem parte da União Europeia, mesmo não aderindo ao euro como moeda única, por receio de perder a sua soberania.

2. Para ser país membro da União Europeia, é preciso seguir metas de controle de inflação e orçamentos, além de ser um Estado democrático e estabelecer políticas migratórias comuns aos outros membros do bloco.

3. Os países que integram o BRIC apresentam como características comuns: nações com grande potencial de desenvolvimento econômico, grande população e extensão territorial. No grupo, estão Brasil, Rússia, Índia e Chile.

4. A economia da China está entre as que mais crescem no mundo de hoje. Entre os seus parceiros, estão os Estados Unidos, que instalaram grandes fábricas de empresas americanas no território chinês, nas chamadas zonas especiais criadas pelo governo chinês.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas a alternativa 1 está correta.

b) Apenas as alternativas 1 e 3 estão corretas.

c) Apenas as alternativas 3 e 4 estão corretas.

d) Apenas as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas.

e) Apenas as alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.

25. (UEMA) A letra da música de Gilberto Gil trata da rede de comunicação existente no mundo e sugere a importância dessa rede para a inclusão digital, do ponto de vista socioeconômico.

Pela Internet

Criar meu web site

Fazer minha home-page

Com quantos gigabytes

Se faz uma jangada

Um barco que veleje

[...]

Eu quero entrar na rede

Promover um debate

Juntar via Internet

Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut acessar

O chefe da milícia de Milão

Um hacker mafioso acaba de soltar

Um vírus pra atacar programas no Japão

Eu quero entrar na rede pra contactar

Os lares do Nepal, os bares do Gabão

Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular

Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar

GILBERTO GIL. Disco Quanta. Warner Music, 1997 (adaptado).

A relação entre a exclusão socioeconômica e a digital está apresentada na seguinte assertiva:

a) A digital desencadeia a socioeconômica, pela relação direta entre a existência de ampla tecnologia da informação e comunicação e a realidade dos países subdesenvolvidos.

b) A socioeconômica desencadeia a digital, por existir maior investimento dos países subdesenvolvidos no acesso à tecnologia de informação e comunicação, portanto, maior inclusão.

c) A socioeconômica desencadeia a digital, pois há relação igualitária entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos quanto ao acesso à tecnologia de informação e comunicação, e à inclusão.

d) A digital desencadeia a socioeconômica, à medida que o acesso às tecnologias de informação e comunicação se dá de forma mais estruturada nos países subdesenvolvidos.

e) A socioeconômica desencadeia a digital, por haver uma relação desfavorável quanto ao menor acesso dos países subdesenvolvidos à tecnologia de informação e comunicação.

Page 8: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 2º Ano ... Físico-Química 51 a 60 Álgebra 61 a 70 Física II 71 a 80 Sociologia 81 a 90 Para a

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 8/21 Data: 03/05/2014

26. (UFGD) Leia o texto a seguir.

OCDE: EMERGENTES TERÃO 60% DO PIB MUNDIAL ATÉ 2030

Relatório da organização mostra uma transformação da riqueza global que vem acontecendo nos últimos 20 anos.

Paris - Em 2030, quase 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo estará concentrado nos países em desenvolvimento, como resultado de uma "transformação estrutural de importância histórica" na economia mundial, afirmou a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em um relatório divulgado nesta quarta-feira.

Em 2000, os países que não integram a OCDE (atualmente formada por 34 países) representavam 40% da produção mundial, mas em 2030 concentrarão 57%, segundo o estudo, intitulado "Perspectivas sobre o desenvolvimento mundial 2010: riqueza em transformação".

O informe assinala que "o rápido crescimento das economias emergentes levou a uma reacomodação do poder econômico" e deu lugar a uma "nova geografia do crescimento mundial" e indica que "a crise financeira e econômica acelerou esta transformação estrutura da economia".

"As previsões sugerem que os países em desenvolvimento e os emergentes representarão quase 60% do PIB mundial em 2030", afirma a primeira edição deste informe anual.

Exemplo dessa "transformação estrutural" que foi acontecendo nos últimos 20 anos é o caso da China, enfatiza a OCDE, país que, em 2009, se converteu no principal sócio comercial do Brasil, Índia e África do Sul.

"O centro de gravidade econômico do planeta se deslocou para o Oriente e o Sul; de membros da OCDE a economias emergentes", afirma o documento, que classifica o fenômeno de "riqueza em transformação".

Disponível em <http://portalexame.abril.com.br/economia>. Acesso em 16 Nov. 2010 [Texto adaptado]

Considerando as informações trazidas pelo texto e as transformações ocorridas nos últimos anos no quadro da economia mundial, assinale a alternativa correta.

a) Os dados dos últimos 20 anos mostram que há uma tendência à manutenção da hegemonia do poder econômico nos países centrais que comandam a OCDE.

b) A economia mundial está passando por um conjunto de transformações que não alterarão a composição do cenário mundial, que continuará sob a hegemonia dos países centrais.

c) O conjunto de mudanças ocorridas na economia mundial aponta transformações em relação ao papel e à importância dos países em desenvolvimento e emergentes neste cenário para os próximos anos.

d) O poder econômico mundial está centralizado nos países do norte, e isso tem impedido a ascensão dos países em desenvolvimento e emergentes no quadro da economia mundial.

e) As previsões da OCDE mostram que a ascensão dos países emergentes na economia mundial propiciará a eliminação das desigualdades sociais nos países do Oriente e Sul do globo terrestre.

27. (IBMECRJ) As afirmativas a seguir se referem aos aspectos do processo de integração nas diferentes fases de formação de um bloco econômico. Analise-as.

I. A Zona de Livre Comércio corresponde à fase em que as tarifas alfandegárias são reduzidas ou mesmo eliminadas, e as mercadorias produzidas no âmbito dos países que compõem essa Zona circulam livremente de um país para outro e para o exterior.

II. Na fase da União Aduaneira, além das mercadorias produzidas no âmbito do bloco circularem livremente de um país para outro, é estabelecida uma tarifa externa comum (TEC), para o comércio com os países que não formam o bloco. Essa fase é caracterizada, também, pela livre circulação de pessoas.

III. No Mercado Comum, além do livre comércio de mercadorias entre os países membros do bloco e da existência de uma TEC para o comércio com países de fora, ocorre a existência, no bloco, da livre circulação de pessoas, de serviços e de capitais.

IV. Na fase da União Monetária, o bloco tem características da fase de Mercado Comum, somando-se a essas uma unificação institucional do controle do fluxo monetário, e é estabelecida uma moeda única.

Assinale:

a) Se as afirmativas I e II estiverem certas.

b) Se as afirmativas II e III estiverem certas.

c) Se as afirmativas I e IV estiverem certas.

d) Se as afirmativas III e IV estiverem certas.

e) Se as afirmativas I, II e IV estiverem certas.

28. (IBMECRJ) Ao longo da História, a situação econômica dos países subdesenvolvidos sempre foi altamente desvantajosa em comparação com os países desenvolvidos e o resultado direto disso é o endividamento crescente dos países mais pobres, sendo causas determinantes para o agravamento desse problema:

I. Uma balança comercial de um modo geral mais favorável aos países ricos, em função da diversidade de produtos que têm a oferecer.

II. A tendência de queda nos preços internacionais dos produtos primários, oferecidos ao mercado pelos países subdesenvolvidos.

III. A não participação dos países subdesenvolvidos em órgãos internacionais como a ONU, que, em tese, poderiam defender melhor a aplicação de políticas de preço mais justas.

Assinale:

a) Se apenas a afirmativa I for correta.

b) Se apenas a afirmativa II for correta.

c) Se apenas a afirmativa III for correta.

d) Se as afirmativas I e II forem corretas.

e) Se todas as afirmativas forem corretas.

Page 9: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 2º Ano ... Físico-Química 51 a 60 Álgebra 61 a 70 Física II 71 a 80 Sociologia 81 a 90 Para a

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 9/21 Data: 03/05/2014

29. (VUNESP) No ano de 2011 a África enfrentou revoltas populares no cenário político dos países com governos autocráticos ou de recentes democracias.

Analise os gráficos e as afirmações de I a IV.

I. Zimbábue, Egito, Tunísia, Costa do Marfim, Sudão, República Democrática do Congo, Libéria e Nigéria apresentam os dados do PIB per capita abaixo do valor médio no mundo.

II. O mapa do autoritarismo restringe-se aos países analisados nos gráficos, pois os demais países do globo são considerados plenas democracias.

III. Correlacionando as taxas de desemprego e PIB per capita do Zimbábue e da Libéria, é possível afirmar que estão entre as piores dentro do quadro analisado e muito distantes das taxas médias mundiais.

IV. A baixa taxa de desemprego e a alta renda per capita da Libéria são consequências de longas e sangrentas guerras civis e a baixa taxa de desemprego do Zimbábue é consequência da política ditatorial e corrupta do país.

(Época. Um continente à espera da liberdade, n.° 683, junho de 2011. Adaptado.)

A partir da análise dos gráficos e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que estão corretas apenas

a) I e II. d) I e IV.

b) I e III. e) I, III e IV.

c) II e III.

30. (UFMA) Analise o texto e as proposições seguintes.

Atualmente, os surgimentos de novas atividades profissionais com diversos graus de qualificações favorecem o desaparecimento de outras profissões, provocando inúmeros desempregos.

I. O desemprego em larga escala, na atualidade um processo novo e recente, sendo o resultado exclusivo das inovações do mundo globalizado.

II. Ao longo da história, as crises econômicas motivadas por fatores internos e externos e mudanças na atividade produtiva ainda provocam o desemprego conjuntural.

III. Na fase atual, as inovações tecnológicas e a concorrência mundial, motivada por corte nos custos de produção, principalmente o emprego conjuntural.

IV. O desemprego estrutural é tanto quantitativo como qualitativo, pois, respectivamente, reduz o número de postos de trabalho e exclui mão obra desqualificada.

Com base na análise do texto e das proposições, pode-se afirmar que estão corretas apenas:

a) I e III c) II e IV e) III e IV

b) II e III d) I e II

ARTE – Prof. Francisco Araújo

31. Observe as imagens a seguir, ambas da década de 1970.

(Inserção em circuitos ideológicos) (Quem matou Herzog?)

Assinale a alternativa que contém as informações corretas com relação ao autor de ambos os trabalhos, assim como o contexto brasileiro do qual fizeram parte:

a) Hélio Oiticica, no contexto de pressão, fruto da crise da bolsa de valores de Nova Iorque de 1929 que afetou o mundo.

b) Artur Barrio, no contexto do surgimento da bossa-nova, importante momento cultural do país.

c) Jose Leonilson, no contexto de celebração, em virtude da industrialização recente no Brasil.

d) Waltércio Caldas, no contexto da popularização do carnaval, o que implicava em destaque internacional para o país.

e) Cildo Meireles, no contexto de censura e medo, derivados da repressão e do regime militar.

Page 10: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 2º Ano ... Físico-Química 51 a 60 Álgebra 61 a 70 Física II 71 a 80 Sociologia 81 a 90 Para a

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 10/21 Data: 03/05/2014

32. A década de 1960 foi marcada pelo espírito de contestação, e a canção Alegria, alegria, de

Caetano Veloso, apresentada em 1967, transformou-se num dos símbolos dessa época. Seus versos —"sem lenço, sem documento/nada nos bolsos ou nas mãos/ eu quero seguir vivendo/amor/eu vou/por que não? por que não?" — refletiam:

I. oposição ao regime militar e a opção pela luta armada.

II. necessidade de uma posição política direta e imediata frente ao avanço de um regime autoritário.

III. abertura a novas experiências e uma atitude irreverente diante dos padrões vigentes.

Está(ão) correta(s) apenas:

a) l. c) III. e) II e III.

b) II. d) l e II.

33. No woman, no cry [...]

Bem que eu me lembro a gente sentado ali

na grama do aterro sob o sol

Observando hipócritas disfarçados, rondando ao redor

Amigos presos, amigos sumindo assim, prá nunca mais

Nas recordações, retratos do mal em si, melhor é, deixar prá trás

Não, não chores mais [...]

Bem que eu me lembro a gente sentado ali

na grama do aterro sob o céu

Observando estrelas junto à fogueirinha de papel

Quentar o frio, requentar o pão e comer com você

Os pés, de manhã, pisar o chão, eu sei a garra de viver

Mas se Deus quiser

Tudo, tudo, tudo vai dar pé, tudo, tudo, tudo vai dar pé [...]

Não, não chores mais.

A versão que Gilberto Gil fez da música de Bob Marley é uma referência ao seguinte momento da história brasileira:

a) os primeiros anos da década de 1990, marcados pela atuação dos caras-pintadas no processo de impeachment de Fernando Collor de Mello.

b) os chamados anos de chumbo do governo militar, marcados pela violenta repressão do regime aos seus opositores.

c) os primeiros anos da década de 1960, marcados pelo embate entre a elite conservadora e os reformistas representados pelo presidente João Goulart.

d) o período do populismo, marcado por uma dupla ação do Estado em relação à cultura popular: ao mesmo tempo que defendia os artistas populares, o governo reprimia aqueles que criticavam suas ações.

e) o Estado Novo (1937-1945), marcado pela censura e pela perseguição aos artistas brasileiros.

34. "Caminhando contra o vento / Sem lenço, sem documento /

No sol de quase dezembro / Eu vou / [...]

Por entre fotos e nomes / Sem livro e sem fuzil / Sem fome sem telefone /

No coração do Brasil / Ela nem sabe até pensei / Em cantar na televisão / O sol é tão bonito /

Eu vou / Sem lenço sem documento / Nada no bolso ou nas mãos /

Eu quero seguir vivendo amor." (Caetano Veloso, música "Alegria Alegria")

Com base na letra da canção e nos conhecimentos sobre o tropicalismo, é correio afirmar:

a) ao criticar a sociedade por meio da construção poética, a canção questiona determinada concepção de esquerda dos anos 1960.

b) a letra da canção mostra que os tropicalistas usavam a arte como instrumento para a tomada do poder.

c) ao valorizar a aproximação com a mídia os tropicalistas colocaram num plano secundário a qualidade estética de suas canções.

d) para o tropicalismo as transformações sociais precedem as mudanças ocorridas no plano subjetivo.

e) a letra da canção enfatiza temas sociais e revela o engajamento do autor na resistência política armada.

35. "Meu Brasil... que sonha com a volta do irmão do Henfil com tanta gente que partiu num rabo de foguete chora a nossa pátria mãe gentil choram Marias e Clarices no solo do Brasil".

("O bêbado e a equilibrista", de João Bosco e Aldir Blanc)

I. O verso "com tanta gente que partiu num rabo de foguete" expressa o clima vivido na época do regime militar (1964-1985), em que pessoas foram exiladas do país.

II. O verso "que sonha com a volta do irmão do Henfil" refere-se à esperança existente no Brasil em relação à anistia política.

III. O verso "chora a nossa pátria mãe gentil" faz alusão à política repressora que prendeu, torturou e assassinou pessoas que criticavam a ditadura militar.

A análise do texto e das afirmativas permite concluir que está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) I, II e III.

Page 11: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 2º Ano ... Físico-Química 51 a 60 Álgebra 61 a 70 Física II 71 a 80 Sociologia 81 a 90 Para a

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 11/21 Data: 03/05/2014

36. "Foi então que estreou no teatro Municipal de São Paulo a peça clássica Elektra, tendo comparecido ao local alguns agentes do Dops para prender Sófocles, autor da peça e acusado de subversão, mas já falecido em 406 a. C. A minissaia era lançada no Rio e execrada em Belo Horizonte, onde o delegado de costumes declarava aos jornais que prenderia o costureiro francês Pierre Cardin, caso aparecesse na capital mineira. [...] Toda essa cocorocada iria influenciar um deputado estadual de lá [...] que fez discurso na câmara sobre o tema: ‘Ninguém levantará a saia da mulher mineira’". (HOLLANDA, Heloísa Buarque de; GONÇALVES, Marcos Augusto. Cultura e participação política nos anos 60. São Paulo, Brasiliense, 1999.)

Esses trechos, retirados do livro de Stanislaw Ponte Preta, FEBEAPÁ - Festival de besteiras que assola o país, satirizam uma situação que se tornou comum no Brasil, no pós- 1964. Essa situação está corretamente apontada na aliança entre:

a) Esta e setores das classes médias, pelo ufanismo patriótico e controle da opinião.

b) intelectuais e consumidores, pela defesa dos valores da pátria e contra a alienação cultural.

c) militantes de esquerda e igreja católica, contra o processo de modernização e a "bolchevização" do país.

d) classe artística e universidades públicas, pela moralidade e desenvolvimento de atividades culturais.

37. Frases como "Ninguém segura este país, Ame-o ou deixe-o, o Brasil é feito por nós", veiculadas através de cartazes, adesivos e documentários de televisão e cinema e o uso político da marchinha Pra frente, Brasil, que marcou a conquista do tricampeonato mundial de futebol pelo Brasil, expressam:

a) euforia nacional pelas conquistas democráticas, asseguradas pela Constituição de 1967.

b) incentivo à abertura política democrática, que levou à anistia de presos e exilados políticos.

c) comemoração nacionalista pela vitória dos países Aliados na Segunda Guerra Mundial.

d) campanha de integração nacional da ditadura militar, no chamado "milagre econômico".

e) mobilização dos meios de comunicação, para comemorar a inauguração de Brasília.

38. Analise o trecho da música de Chico Buarque e a ilustração que seguem:

Hoje você é quem manda

falou, tá falado

não tem discussão

A minha gente hoje anda

falando de lado

e olhando pro chão (...)

Apesar de você

amanhã há de ser

outro dia (...)

(Chico Buarque)

Referem-se a um período da história republicana do Brasil:

a) Regime militar, instalado, aparentemente, para combater a corrupção e o comunismo, pretensamente restaurando a democracia, e que governou através de Atos Institucionais.

b) Estado Novo, instalado pelo Presidente Getúlio Vargas, com o fechamento do Congresso Nacional e leis de exceção.

c) Reformas de base, defendidas por João Goulart, para que a população tivesse acesso à saúde, educação e moradia.

d) Integralismo, movimento fascista que combatia o capitalismo financeiro e pretendia que o Estado controlasse a economia. Seu lema era Deus, Pátria e Família.

e) República Velha, dominada pelos cafeicultores paulistas que faziam uma política de proteção à produção e comercialização do café.

39. A música, como produção cultural de ampla circulação entre diversos segmentos sociais, é muitas vezes apropriada por dirigentes governamentais como instrumento de divulgação de valores e ideias do regime vigente. As alternativas abaixo reproduzem trechos de músicas brasileiras. Assinale a alternativa que NÃO apresenta ideias valorizadas e apropriadas pela propaganda e pela censura política do Governo Médici (1969-1974):

a) "90 milhões em ação, prá frente Brasil do meu coração...".

b) "Eu te amo, meu Brasil, eu te amo. Meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil... Ninguém segura a juventude do Brasil".

c) "Este é um país que vai prá frente... De uma gente alegre e tão contente..."

d) "Apesar de você, amanhã há de ser outro dia..."

e) "Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza."

Page 12: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 2º Ano ... Físico-Química 51 a 60 Álgebra 61 a 70 Física II 71 a 80 Sociologia 81 a 90 Para a

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 12/21 Data: 03/05/2014

40. O crescente antagonismo entre o regime e parcelas expressivas de estudantes, intelectuais e trabalhadores descontentes gerou medidas governamentais enérgicas e autoritárias. A mais significativa dessas medidas, empreendida pelo governo Costa e Silva, e a canção com a crítica mais direta ao silêncio que foi imposto naquele momento, estão indicadas em:

a) edição do Ato Institucional nº. 5 – Cálice;

b) formação da Junta Militar – Meu caro amigo;

c) criação do Ministério da Economia – Milagre brasileiro;

d) decretação do Ato Institucional nº. 2 – Apesar de você.

BIOLOGIA II – Prof. Leandro Nobre

41. No ciclo de vida de uma samambaia ocorre meiose na produção de esporos e mitose na produção de gametas. Suponha que a célula-mãe dos esporos, presente na geração duradoura do ciclo de vida dessa planta, seja heterozigota para dois pares de genes, AaBb, que se segregam independentemente.

Considerando que um esporo formado pela planta apresenta constituição genética AB e que a partir desse esporo se completará o ciclo de vida, espera-se encontrar constituição genética.

a) ab nas células da geração esporofítica.

b) AB nas células da geração gametofítica.

c) ab em um anterozóide (gameta masculino).

d) AB em um zigoto.

e) ab em uma oosfera (gameta feminino)

42. “Para nenhum povo da antiguidade, por mais que consumisse a cerveja, ela foi tão significativa e importante como para os egípcios. Entre eles, além de ter uma função litúrgica determinada no banquete oferecido aos mortos ilustres, a cerveja era a bebida nacional [...]. As mulheres que fabricavam a cerveja tornavam-se sacerdotisas, tal era a importância dessa bebida digna de ser oferecida como libação aos deuses.” (VIDA biblioteca. Como fazer cerveja. 3.ed. São Paulo: Três, 1985. p. 51-52.)

Ainda que a cerveja seja fabricada há milhares de anos, a essência de sua produção continua a mesma. Com base nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que a cerveja é originada a partir da fermentação de cereais por meio de:

a) Fungos macroscópicos, liberando álcool etílico e oxigênio.

b) Bactérias, liberando álcool metílico e gás carbônico.

c) Bactérias, liberando álcoois aromáticos e oxigênio.

d) Fungos microscópicos, liberando álcool etílico e gás carbônico.

e) Fungos microscópicos, liberando álcool metílico e água.

43. O molho de soja mofado vem sendo usado na China, há mais de 2.500 anos, no combate a infecções de pele. Durante a Segunda Guerra Mundial, prisioneiros russos das prisões alemãs, que aceitavam comer pão mofado, sofriam menos infecções de pele que os demais prisioneiros, os quais recusavam esse alimento. Na constituição e caracterização desses microrganismos citados como constituintes da formação do pão e do molho de soja considere o contexto coerente que identifica os fungos com seres A, B, que em associação com algas, seres C, D, formam os E. A essa associação dá-se o nome de F. A sequência correta de palavras que, substituindo as letras A, B, C, D, E, F, tornará a frase acima verdadeira é:

a) clorofilados, autótrofos, aclorofilados, heterótrofos, líquens, simbiose mutualismo.

b) aclorofilados, heterótrofos, clorofilados, autótrofos, líquens, simbiose ou mutualismo.

c) aclorofilados, heterótrofos, clorofilados, autótrofos, sorédios, comensalismo.

d) aclorofilados, heterótrofos, aclorofilados, heterótrofos, sorédios, simbiose ou mutualismo.

e) clorofilados, autótrofos, clorofilados, autótrofos, musgos, mutualismo.

44. O esquema a seguir mostra as relações filogenéticas entre os grupos de fungos.

Com base no apresentado nessa figura e em seus conhecimentos, é incorreto afirmar:

a) Os fungos Zigomycota não apresentam estruturas flageladas.

b) o cogumelo da figura é um representante de fungos com basidiocarpo

c) O grupo Chytridiomycota possui representantes flagelados.

d) No início da evolução dos fungos, surgiram duas linhas evolutivas, a que originou os Chytridiomycota e a que originou os outros grupos.

e) Os fungos têm em comum a presença de hifas, parede celular de quitina, nutrição heterotrófica e presença de corpos de frutificação.

Page 13: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 2º Ano ... Físico-Química 51 a 60 Álgebra 61 a 70 Física II 71 a 80 Sociologia 81 a 90 Para a

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 13/21 Data: 03/05/2014

45. Em uma saída a campo, os alunos do curso de Biologia tiveram, como tarefa, demarcar uma área de 100m2, próxima a uma mata, e determinar as densidades demográficas dos vários grupos vegetais encontrados nessa área. Os organismos encontrados e suas quantidades estão relacionados abaixo.

Musgos — 20 indivíduos (mesma espécie)

Selaginella — 6 indivíduos (mesma espécie)

Samambaia— 2 indivíduos (mesma espécie)

Mangueira — 2 indivíduos (mesma espécie)

Antoceros— 6 indivíduos (mesma espécie)

Feijoeiro— 3 indivíduos (mesma espécie)

Nessa área, as densidades demográficas das plantas criptógamas avasculares e de criptógamos vasculares, são, respectivamente,

a) 0,26; 0,04 . d) 0,10; 0,04 .

b) 0,10; 0,04. e) 0,06; 0,26 .

c) 0,26; 0,08 .

46. Observe a figura e responda:

As figuras indicam:

I. Tratar-se de um ascomiceto, pois houve formação de ascos e ascósporos.

II. Tratar-se de um basidiomiceto, pois houve formação de basídios e basidiósporos.

III. Que é no corpo de frutificação que ocorre a formação dos esporos.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) estão corretas apenas I e II.

b) todas estão corretas.

c) estão corretas apenas II e III.

d) todas estão incorretas.

e) estão corretas apenas I e III.

47. Analise a descrição abaixo:

"Grupo de plantas de pequeno porte, encontradas em locais úmidos e sombreados, que crescem no solo ou sobre os troncos das árvores. Há poucas espécies dulcícolas e nenhuma marinha. Este grupo de plantas apresenta rizóides e não possui vasos condutores".

Após a análise do texto, assinale a alternativa que apresenta o nome do grupo das plantas com as características apresentadas.

a) Briófitas. d) Dicotiledôneas.

b) Angiospermas. e) Pteridófitas.

c) Gimnospermas.

48. As espécies dos grupos vegetais A e B assemelham-se, pois: crescem preferencialmente em solos úmidos; possuem órgãos de reprodução pouco desenvolvidos; são destituídas de flores, sementes e frutos; dependem da água para a reprodução; reproduzem-se por alternância de gerações. Contudo, as espécies do grupo A são vasculares e as do grupo B, avasculares.

Nos grupos A e B, poderiam estar incluídas, respectivamente,

a) clorófitas e rodófitas. d) musgos e samambaias.

b) samambaias e avencas. e) licopódios e musgos.

c) musgos e hepáticas.

49. Durante o processo de evolução das plantas, algumas características foram selecionadas para a adaptação ao ambiente terrestre. Dentre elas podemos citar:

I. Sistema vascular

II. Formação da semente

III. Independência da água para reprodução

São características que ocorrem nas briófitas e pteridófitas respectivamente:

Briófitas Pteridófitas

a) Nenhuma Apenas (I)

b) Nenhuma Nenhuma

c) Apenas (I) Apenas (I) e (II)

d) Apenas (II) Apenas (I) e (III)

e) Apenas (III) Apenas (II) e (III)

50. O ciclo de vida de uma pteridófita está esquematizado na ilustração.

A partir da análise das etapas que integram o ciclo, pode-se afirmar:

a) A meiose de formação dos esporos é equacional.

b) O desenvolvimento de órgãos sexuais diferenciados se dá na fase gametofítica.

c) A haploidia caracteriza o esporófito durante toda a sua existência.

d) Os encontros dos gametas diploides dependem da água.

e) Os esporângios são estruturas diploides assim como os gametas.

Page 14: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 2º Ano ... Físico-Química 51 a 60 Álgebra 61 a 70 Física II 71 a 80 Sociologia 81 a 90 Para a

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 14/21 Data: 03/05/2014

FÍSICO-QUÍMICA – Prof. Edson Barros e Juniel

51. (UFMG) Considere as seguintes equações:

A reação global da célula galvânica correspondente, geradora de eletricidade, é:

52. (Cesgranrio-RJ) Considere a pilha representada abaixo.

Assinale a afirmativa falsa.

a) A reação de redução que ocorre na pilha é:

Cu2+ + 2 e– Cu(s)

b) O eletrodo de cobre é o ânodo.

c) A semirreação que ocorre no cátodo é Fe3+ + e– Fe2+.

d) A reação total da pilha é: 2 Fe3+ + Cu(s) 2 Fe2+ + Cu2+.

e) Os elétrons migram do eletrodo de cobre para o eletrodo de platina.

53. (Cesgranrio-RJ) Observe as seguintes semirreações:

Assinale a opção que contém a afirmativa correta.

a) O eletrodo de zinco é o agente redutor.

b) O eletrodo de ferro sofrerá corrosão.

c) Os elétrons migrarão do eletrodo de ferro.

d) O eletrodo de zinco terá a sua massa aumentada.

e) A solução da semicélula de ferro terá excesso de íons de ferro.

54. Assinale a opção que contém, respectivamente, o ∆E0, ânodo, cátodo e número de elétrons envolvidos na reação total da pilha galvânica padrão representada abaixo.

Dados:

a) – 0,02 V; Zn; Cr; 3

b) + 0,02 V; Zn; Cr; 6

c) – 0,7 V; Zn; Cr; 6

d) + 0,7 V; Cr; Zn; 3

e) + 0,02 V; Cr; Zn; 2

55. (UFF-RJ) Uma pilha galvânica padrão foi construída usando-se, como eletrodos, um fio de zinco metálico mergulhado em solução contendo íons zinco II e um fio de prata metálica mergulhado em solução contendo íons prata I.

Considerando as semirreações:

assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o ânodo, o cátodo e o potencial-padrão da pilha.

a) Zn; Ag; 0,04 V

b) Ag; Zn; –1,56 V

c) Zn; Ag; 1,56 V

d) Ag; Zn; 2,36 V

e) Ag; Zn; –2,32 V

Page 15: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 2º Ano ... Físico-Química 51 a 60 Álgebra 61 a 70 Física II 71 a 80 Sociologia 81 a 90 Para a

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 15/21 Data: 03/05/2014

56. (Uerj 2014) Um laboratorista precisa preparar 1,1 kg de solução aquosa saturada de um sal de dissolução exotérmica, utilizando como soluto um dos três sais disponíveis em seu laboratório: X, Y e Z. A temperatura final da solução deverá ser igual a 20 °C.

Observe as curvas de solubilidade dos sais, em gramas de soluto por 100 g de água:

A massa de soluto necessária, em gramas, para o preparo da solução equivale a:

a) 100

b) 110

c) 300

d) 330

57. (Espcex (Aman) 2013) Dada a seguinte equação iônica de oxidorredução da reação, usualmente utilizada em etapas de sínteses químicas, envolvendo

o íon dicromato 22 7Cr O e o ácido oxálico

2 2 4H C O :

2 32 7 2 2 4 2 2Cr O H C O H Cr CO H O

Considerando a equação acima e o balanceamento de equações químicas por oxidorredução, a soma total dos coeficientes mínimos e inteiros obtidos das espécies envolvidas e a substância que atua como agente redutor são, respectivamente,

a) 21 e ácido oxálico.

b) 26 e dicromato.

c) 19 e dicromato.

d) 27 e ácido oxálico.

e) 20 e hidrogênio.

58. (Udesc 2011) As reações descritas a seguir estão sem o devido balanceamento.

(A) 3 2 3xNC yH O wNH zHC O

(B) 2 2 2 3 2xFeS yO wFe O zSO

(C) 3 2 2xNO yNH wN zH O

(D) 2xNaOH yHC wNaC zH O

Fazendo-se o balanceamento destas reações, analise as proposições:

I. na reação descrita no item (A), a soma dos coeficientes estequiométricos (x, y, w e z) é 08;

II. na reação descrita no item (B), a soma dos coeficientes estequiométricos (x, y, w e z) é 25;

III. na reação descrita no item (C), a soma dos coeficientes estequiométricos (x, y, w e z) é 10;

IV. na reação descrita no item (D), a soma dos coeficientes estequiométricos (x, y, w e z) é 04.

Assinale a alternativa correta considerando as proposições acima.

a) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

d) Somente a afirmativa I é verdadeira.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

59. (Pucmg 2007) O íon sulfito (SO32-) reage com o íon

bicromato (Cr2O72-), segundo a equação:

Cr2O72-(aq) + SO32-(aq) + H3O+(aq) Cr3+(aq) + SO42-(aq) + H2O(ℓ)

Após o balanceamento da equação, é CORRETO afirmar que:

a) o íon sulfito é o agente oxidante.

b) o cromo perde elétrons e se reduz.

c) para cada mol de íon bicromato que reage, forma-se 1 mol de íon sulfato.

d) a soma dos coeficientes mínimos e inteiros das espécies é igual a 29.

60. (Cesgranrio 1992) A curva de solubilidade de um dado sal é apresentada a seguir. Considerando a solubilidade deste sal a 30°C, qual seria a quantidade máxima (aproximada) de soluto cristalizada quando a temperatura da solução saturada (e em agitação) fosse diminuída para 20°C?

a) 5 g

b) 10 g

c) 15 g

d) 20 g

e) 30 g

Page 16: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 2º Ano ... Físico-Química 51 a 60 Álgebra 61 a 70 Física II 71 a 80 Sociologia 81 a 90 Para a

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 16/21 Data: 03/05/2014

ÁLGEBRA – Prof. Adaílson Rodrigues

61. Sejam r e s duas retas distintas e paralelas.

Se fixarmos 10 pontos em r e 6 pontos em s, todos distintos, ao unirmos, com segmentos de reta, três quaisquer destes pontos não colineares, formam-se triângulos. Assinale a opção correspondente ao número de triângulos que podem ser formados.

a) 360

b) 380

c) 400

d) 420

62. A figura a seguir apresenta uma planificação do cubo que deverá ser pintada de acordo com as regras abaixo:

Os quadrados que possuem um lado em comum, nessa planificação, deverão ser pintados com cores diferentes. Além disso, ao se montar o cubo, as faces opostas deverão ter cores diferentes. De acordo com essas regras, qual o MENOR número de cores necessárias para se pintar o cubo, a partir da planificação apresentada?

a) 2.

b) 3.

c) 4.

d) 5.

e) 6.

63. Desenvolvendo-se o binômio 5P(x) (x 1) , podemos

dizer que a soma de seus coeficientes é

a) 16

b) 24

c) 32

d) 40

e) 48

64. O termo independente de x do desenvolvimento de 12

3

1x

x

é

a) 26.

b) 169.

c) 220.

d) 280.

e) 310.

65. Uma rede é formada de triângulos equiláteros congruentes, conforme a representação abaixo.

Uma formiga se desloca do ponto A para o ponto B sobre os lados dos triângulos, percorrendo X caminhos distintos, cujos comprimentos totais são todos iguais a d.

Sabendo que d corresponde ao menor valor possível para os comprimentos desses caminhos, X equivale a:

a) 20

b) 15

c) 12

d) 10

Page 17: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 2º Ano ... Físico-Química 51 a 60 Álgebra 61 a 70 Física II 71 a 80 Sociologia 81 a 90 Para a

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 17/21 Data: 03/05/2014

66. No jogo da Mega Sena, um apostador pode assinalar entre 6 e 15 números, de um total de 60 opções disponíveis. O valor da aposta é igual a R$ 2,00 multiplicado pelo número de sequencias de seis números que são possíveis, a partir daqueles números assinalados pelo apostador.

Por exemplo: se o apostador assinala 6 números, tem apenas uma sequencia favorável e paga R$ 2,00 pela aposta. Se o apostador assinala 7 números, tem sete sequencias favoráveis, ou seja, é possível formar sete sequencias de seis números a partir dos sete números escolhidos. Neste caso, o valor da aposta é R$ 14,00.

Considerando que se trata de uma aplicação de matemática, sem apologia a qualquer tipo de jogo, assinale a única alternativa CORRETA.

a) A aposta máxima custará R$ 5.005,00.

b) Uma aposta com 14 números assinalados custará entre R$ 3.000,00 e R$ 3.050,00.

c) Apostar dois cartões com dez números assinalados, ou cinco cartões com nove números assinalados, são opções equivalentes em termos de custo e de chance de ser ganhador do prêmio máximo.

d) O custo de uma aposta com 12 números assinalados será inferior a R$ 1.830,00.

e) Apostar um cartão com 13 números assinalados custará o dobro da aposta de um cartão com 12 números assinalados.

67. Para montar a programação de uma emissora de rádio, o programador musical conta com 10 músicas distintas, de diferentes estilos, assim agrupadas: 4 de MPB, 3 de Rock e 3 de Pop.

Sem tempo para fazer essa programação, ele decide que, em cada um dos programas da emissora, serão tocadas, de forma aleatória, todas as 10 músicas.

Assim sendo, é CORRETO afirmar que o número de programas distintos em que as músicas vão ser tocadas agrupadas por estilo é dado por

a) 4! x 3! x 3! x 3!

b) 10!

7!

c) 4! x 3! x 3!

d) 10!

7!x3!

68. No cálculo de (x2 + xy)15, o termo em que o grau de x é 21 vale:

a) 484x21y21

b) 1001x21y9

c) 1008x21y8

d) 1264x21y9

e) 5005x21y9

69. No triângulo de Pascal

n = 0 1

n = 1 1 1

n = 2 1 2 1

n = 3 1 3 3 1

n = 4 1 4 6 4 1

. . . . . . . . .

a soma dos elementos da linha n com os da linha n + 1 é

a) n ( n + 1 )

b) 2n . 2n+1

c) 3 . 2n

d) 2 . 2n+1

e) 3n . 2n+1

70. Sabendo que é de 1024 a soma dos coeficientes do polinômio em x e y, obtido pelo desenvolvimento do binômio (x+y)n, temos que o número de arranjos sem repetição de n elementos, tomados 2 a 2, é:

a) 80

b) 90

c) 70

d) 100

e) 60

Page 18: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 2º Ano ... Físico-Química 51 a 60 Álgebra 61 a 70 Física II 71 a 80 Sociologia 81 a 90 Para a

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 18/21 Data: 03/05/2014

FÍSICA II – Gumercindo

71. Num campo elétrico, uma carga de 2 C é levada de um ponto A a um ponto B muito afastado, tendo as forças elétricas realizado um trabalho de 100 J. Determine, a energia potencial elétrica da carga no ponto A e o potencial elétrico no ponto A, respectivamente.

a) 110 J e 0 V

b) 120 J e 130 V

c) 150 J e 100 V

d) 200 J e 150 V

e) 100 J e 50 V

72. Determine o potencial no ponto P, devido às cargas puntiformes Q1, Q2 e Q3, cujos valores são 2 μC,

–5μC e 8 μC, respectivamente, cujo, o meio a ser considerado é o vácuo.

a) 2.102 V

b) 5.105 V

c) 6.102 V

d) 7.102 V

e) 4.102 V

73. Uma partícula com carga q = 2 . 10–7 C se desloca do ponto A ao ponto B, que se localizam numa região em que existe um campo elétrico. Durante esse deslocamento, a força elétrica realiza um trabalho igual a 4 . 10–3 J sobre a partícula. A diferença de potencial VA – VB entre os dois pontos considerados vale, em V:

a) –8 x 10–10

b) 8 x 10–10

c) –2 x 104

d) 2 x 104

e) 0,5 x 10–4

74. (MACK-SP) Qual o trabalho necessário para levar uma carga de 500 . 10–12

C de um ponto situado a 20

m de uma carga de 1000 μC a um ponto a 2 m dela?

Considere as cargas no vácuo (ko = 9 . 109 Nm2C–2).

a) –3,6 x 10–4 J

b) –3,5 x 10–4 J

c) –2,0 x 104

d) –2,0.10–3 J

e) –1,4 x 10–4 J

75. (Fuvest-SP) Um objeto de pequenas dimensões, com carga elétrica Q, cria um potencial igual a 1000 V, num ponto A, a uma distância de 0,1 m. Determine o valor do potencial elétrico num ponto B, que dista 0,2 m do objeto, em V.

a) 4,5.103

b) 3.102

c) 1,5 .102

d) 5,5.103

e) 2,5.103

76. (FEI-SP) O diagrama representa o potencial elétrico em função da distância do ponto considerado até a carga fonte do campo.

Sabe-se que o meio que envolve a carga fonte é o vácuo. Qual seria o potencial elétrico a 2 m da carga, em volts?

a) – 4,5.103

b) – 2,0.102

c) 5,0 .102

d) – 4,0.103

e) 2,5.103

Page 19: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 2º Ano ... Físico-Química 51 a 60 Álgebra 61 a 70 Física II 71 a 80 Sociologia 81 a 90 Para a

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 19/21 Data: 03/05/2014

77. Na figura, Q1 = Q2 = 2 . 10–9 C. Qual é o potencial no

ponto médio M?

a) 1,5.103 V

b) 20,0.102 V

c) 18,0 .102 V

d) 14,0.103 V

e) 7,5.103 V

78. Duas cargas elétricas – Q e + q são mantidas nos ponto A e B, que distam 82 cm um do outro. Ao se medir o potencial elétrico no ponto C, à direita de B e situado sobre a reta que une as cargas, encontra-se um valor nulo. Se |Q| = 3|q|, qual o valor em centímetros da distância BC?

a) 10 cm

b) 32 cm

c) 1,5 cm

d) 3,5 cm

e) 41 cm

79. Os pontos A, B, C e D estão no campo elétrico de uma carga puntiforme Q, fixa. Transportando-se uma carga de prova q de A a B pelo caminho I, as forças elétricas realizam um trabalho T.

Determine o trabalho realizado pelas forças elétricas para transportar a mesma carga q de, A a B, pelo caminho 2 e de B a A, pelo caminho 3.

a) Independente do deslocamento 1 ou 2, o trabalho das forças elétricas é o mesmo, visto que o campo elétrico é um campo conservativo: T1 = T2 = T, e de A a B o

trabalho é motor, sendo que de B a A o trabalho tem o mesmo módulo, mas é resistente: T3 = - T.

b) O trabalho é igual em todas as situações.

c) Independente do deslocamento 1 ou 2, o trabalho das forças elétricas é o mesmo, visto que o campo elétrico é um campo conservativo: T1 = T2 = T, e de A a B o

trabalho é motor, sendo que de B a A o trabalho tem o mesmo módulo, mas é resistente: T3 = T.

d) Dependente do deslocamento 1 ou 2, o trabalho das forças elétricas é o mesmo, visto que o campo elétrico é um campo conservativo: T1 = T2 = T, e de A a B o

trabalho é motor, sendo que de B a A o trabalho tem o mesmo módulo, mas é resistente: T3 = T.

e) Dependente do deslocamento 1 ou 2, o trabalho das forças elétricas é o mesmo, visto que o campo elétrico é um campo conservativo: T1 = T2 = T, e de A a B o

trabalho é motor, sendo que de B a A o trabalho tem o mesmo módulo, mas é resistente: T3 = - T.

80. A figura mostra uma carga puntiforme Q e suas correspondentes superfícies equipotenciais vistas em corte. Uma outra carga puntiforme q é deslocada do ponto A para o ponto B, ambos mostrados na figura . Podemos concluir que o trabalho realizado pela força elétrica sobre a carga Q é :

a) T > 0

b) T < 0

c) T indeterminado

d) T = 0

e) T só pode ser calculado se for conhecida a carga Q

Page 20: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 2º Ano ... Físico-Química 51 a 60 Álgebra 61 a 70 Física II 71 a 80 Sociologia 81 a 90 Para a

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 20/21 Data: 03/05/2014

SOCIOLOGIA – Lucivaldo Quixaba

81. (UNICENTRO 2012) O termo cidadania é explicado pelo seguinte conceito:

a) Exprime a afirmação de um indivíduo diante da sociedade e do Estado.

b) É a condição de um indivíduo como membro de um Estado e portador de direitos e de obrigações.

c) Encerra uma ação recíproca de ideias, atos ou sentimentos entre indivíduos, entre grupo, ou entre ambos.

d) Expressa maneiras de agir, sentir e pensar, próprias de um grupo, da sociedade ou da civilização a que um indivíduo pertence.

e) Constitui um agrupamento de indivíduos envolvidos em um esforço organizado para promover ou resistir a mudanças na sociedade.

82. (UFU 2011) A Democracia como regime de governo nunca teve tanto alcance como valor global como nos dias atuais, o que se pode perceber pelas pressões internacionais para a implantação e manutenção de regimes democráticos nos diferentes países do mundo. A defesa das instituições políticas, do Estado, da liberdade de expressão, da liberdade política, da tolerância religiosa e principalmente os direitos dos cidadãos ao voto são questões centrais para a democracia.

Sobre a democracia no Brasil, é correto afirmar que:

a) a democracia brasileira é recente, sendo relevante para essa análise considerar a experiência democrática de 1930 a 1964 como o principal momento de fortalecimento das instituições políticas no país.

b) estamos vivendo o maior período de experiência democrática brasileira desde o processo de redemocratização na década de 1980. As eleições e o sufrágio universal são duas características importantes desse processo.

c) a democracia no Brasil foi instaurada e mantida desde a Proclamação da República.

d) Getúlio Vargas, João Figueiredo, José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva foram alguns dos presidentes eleitos via democracia representativa no Brasil.

83. (PITÁGORAS) Assinale a alternativa que CONTÉM os poderes que compõem o Estado brasileiro.

a) Executivo, Distributivo e Legislativo.

b) Prefeitura municipal, Governo do estado e Governo federal.

c) Governo Federal, Senado Federal e Câmara dos deputados.

d) Executivo, Legislativo e Judiciário.

e) Policial, Secretariado e Judiciário.

84. (PITÁGORAS) Leia o trecho a seguir da entrevista concedida, em agosto de 2010 para o jornal Folha de São Paulo, pelo então candidato a deputado federal pelo estado de São Paulo Francisco Everaldo Oliveira Silva, o Tiririca.

Na propaganda eleitoral você diz que não sabe o que faz um deputado. É verdade ou é piada?

Como é o Tiririca, é uma piada, né, cara? 'Também não sei, mas vote em mim que eu vou dizer'. Tipo assim. Eu fiz mais na piada, mais no coisa... porque é esse lance mesmo do Tiririca.

Mas o Francisco sabe o que faz um deputado?

Com certeza, bicho. Entrei nessa, estudei para esse lance, conversei muito com a minha mãe. Eu sei que elabora as leis e faz vários projetos acontecer, né?

O que você conhece sobre a atividade de deputado?

Pra te falar a verdade, não conheço nada. Mas tando lá vou passar a conhecer.

Até agora você não sabe nada sobre a Câmara?

Não, nada.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/poder/787678-nao-e-piada-e-a-realidade-diz-tiririca-sobre-slogan-de-campanha.shtml.

Acesso em: 04/11/2011

Assinale a alternativa que identifica corretamente características e ações realizadas pela Câmara dos Deputados.

a) A Câmara dos Deputados, composta por deputados eleitos pela população, tem a função de fiscalizar e punir ações contra o patrimônio privado, instaurando investigações e determinando penas para os indivíduos que infringirem as leis determinadas em constituição.

b) Os deputados federais fazem parte do Poder Legislativo, que tem como principal tarefa legislar, ou seja, fazer as leis. Além disso, cabe aos integrantes aprovar ou rejeitar as leis propostas pelo Poder Executivo, fiscalizar, votar orçamentos, etc.

c) Os deputados federais têm como principal tarefa criar uma boa imagem do país no exterior; para isso eles devem fortalecer os vínculos políticos, financeiros, sociais e de turismo e ainda defender os direitos e interesses de cidadãos brasileiros que residem fora do país.

d) Os deputados federais, por terem sido eleitos pelo povo, têm como tarefa exclusiva desenvolver e aplicar projetos de cunho social que têm como objetivo beneficiar a população e reverter situações de desigualdade extrema.

Page 21: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 2º Ano ... Físico-Química 51 a 60 Álgebra 61 a 70 Física II 71 a 80 Sociologia 81 a 90 Para a

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 21/21 Data: 03/05/2014

85. O princípio de condução de um grupo social, instituição ou sociedade baseado numa determinada filosofia de governo e/ou ideia pode ser definido como:

a) corrupção;

b) nepotismo;

c) discriminação racial;

d) política ;

e) anomia.

86. “O cidadão é um indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Tudo que acontece no mundo acontece comigo...” (Herbert de Souza –

Betinho).

Segundo a definição acima, podemos afirmar que:

a) O cidadão é o individuo que se omite frente ao debate político.

b) A prática da cidadania está ligada à defesa de interesses individuais.

c) A cidadania compreende a necessidade que as pessoas tem em participarem sempre visando o funcionamento da sociedade.

d) A cidadania é algo apenas restrito aos estudiosos e políticos.

e) O cidadão é aquele que vive em uma sociedade.

87. Sobre a ideia trabalhada sobre as concepções a respeito da cidadania é correto afirmar que:

a) É um tema que ganhou interesse filosófico devido a necessidade de se formular reflexões sobre a vida em sociedade.

b) A cidadania está ligada a vida dos homens nas cidades.

c) É um conceito ligado aos indivíduos capazes de viver em grandes centros urbanos.

d) É o conjunto de normas e regras que delimitam a vida do homem na sociedade.

88. Sobre a ideia de Cidadania Ativa é correto afirmar que:

a) O cidadão ativo é aquele que busca viver a sua vida individual, sem causar problemas para outras pessoas.

b) Corresponde a atitudes individuais com objetivos de reduzir os índices de violência.

c) É quando participamos diretamente nos debates de interesses sociais, cobrando e propondo soluções para o convívio social.

d) Não tem nenhuma relação com a vida política das sociedades.

89. A característica de democracia ressaltada por Montesquieu diz respeito

a) ao status de cidadania que o indivíduo adquire ao tomar as decisões por si mesmo

b) ao condicionamento da liberdade dos cidadãos à conformidade às leis

c) à possibilidade de o cidadão participar no poder e, nesse caso, livre da submissão às leis

d) ao livre-arbítrio do cidadão em relação àquilo que é proibido, desde que ciente das consequências.

e) ao direito do cidadão exercer sua vontade de acordo com seus valores pessoais

90. Embora o Brasil seja signatário de convenções e tratados internacionais contra a tortura e tenha incorporado em seu ordenamento jurídico uma lei tipificando o crime, ele continua a ocorrer em larga escala. Mesmo que a lei que tipifica a tortura esteja vigente desde 1997, até o ano 2000 não se conhece nenhum caso de condenação de torturadores julgado em última instância, embora tenham sido registrados nesse período centenas de casos, além de numerosos outros presumíveis, mas não registrados.

Disponível em: http://www.dhnet.org.br. Acesso em: 16 jun. 2010 (adaptado).

O texto destaca a questão da tortura no país, apontando que

a) a justiça brasileira, por meio de tratados e leis, tem conseguido inibir e, inclusive, extinguir a prática da tortura.

b) a existência da lei não basta como garantia de justiça para as vítimas e testemunhas dos casos de tortura.

c) as denúncias anônimas dificultam a ação da justiça, impedindo que torturadores sejam reconhecidos e identificados pelo crime cometido

d) a falta de registro da tortura por parte das autoridades policiais, em razão do desconhecimento da tortura como crime, legitima a impunidade

e) a justiça tem esbarrado na precária existência de jurisprudência a respeito da tortura, o que a impede de atuar nesses casos