simulado - ssa 1 1 1dia.pdf · simulado - ssa 1 orientaÇÕes gerais 1. baixe ou imprima o simulado...

21
SIMULADO - SSA 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Baixe ou imprima o Simulado para resolver as questões. 2. Desligue o celular, acomode-se de forma confortável, separe caneta preta ou azul (não pode usar grafite). Estará simulando as regras do SSA- UPE. 3. Avise a todos da sua casa para não lhe interromper, e você, marque o tempo de início. 4. A UPE-SSA estabelece como tempo mínimo 3 horas de prova; como tempo máximo, 4 horas de prova. 5. Na folha de respostas preencha o quadro com . 6. Faça o simulado em dois dias seguidos, entre 27 e 31/07. 7. Dia 01/08 o gabarito estará no site para você fazer a auto-correção. CADERNO DE PROVAS 1º DIA Disciplina Nº de Questões Língua Portuguesa 12 Matemática 10 Física 10 Língua Estrangeira 06 Filosofia 06 X BioS PETROLINA Site: www.biosaprova.com.br

Upload: others

Post on 13-Jun-2020

157 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: SIMULADO - SSA 1 1 1dia.pdf · SIMULADO - SSA 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Baixe ou imprima o Simulado para resolver as questões. 2. Desligue o celular, acomode-se de forma confortável,

SIMULADO - SSA 1

ORIENTAÇÕES GERAIS

1. Baixe ou imprima o Simulado para resolver as questões.

2. Desligue o celular, acomode-se de forma confortável, separe caneta

preta ou azul (não pode usar grafite). Estará simulando as regras do SSA-

UPE.

3. Avise a todos da sua casa para não lhe interromper, e você, marque o

tempo de início.

4. A UPE-SSA estabelece como tempo mínimo 3 horas de prova; como

tempo máximo, 4 horas de prova.

5. Na folha de respostas preencha o quadro com .

6. Faça o simulado em dois dias seguidos, entre 27 e 31/07.

7. Dia 01/08 o gabarito estará no site para você fazer a auto-correção.

CADERNO DE PROVAS 1º DIA

Disciplina Nº de Questões Língua Portuguesa 12

Matemática 10 Física 10

Língua Estrangeira 06 Filosofia 06

X

BioS

PETROLINA

Site: www.biosaprova.com.br

Page 2: SIMULADO - SSA 1 1 1dia.pdf · SIMULADO - SSA 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Baixe ou imprima o Simulado para resolver as questões. 2. Desligue o celular, acomode-se de forma confortável,

1

1º DIA

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO 1

As línguas não são realidades estáticas; elas mudam com o passar do tempo, elas alteram-se continuamente. Os falantes não têm consciência da mudança. A imagem que eles têm do idioma é que ele é estável. São várias as razões para que não se perceba a constante alteração da língua. A primeira é que ela é bastante lenta. Tudo pode mudar na língua: os sons, a gramática, o vocabulário. No entanto, alguns níveis da linguagem se modificam mais devagar do que outros: por exemplo, o nível fônico, o dos sons de que se vale a língua para construir as palavras, ou o da gramática tem uma mutação mais vagarosa do que a do vocabulário. Por outro lado, as mudanças atingem partes da língua e não sua totalidade: não se transformam todos os sons de uma só vez, não se altera toda a gramática conjuntamente, não se modifica todo o léxico na mesma ocasião. Isso significa que uma língua é um complexo jogo de mudanças e permanência. Ela está sempre num equilíbrio estável.

Além disso, a escrita, que é uma realidade mais estável e permanente do que a língua falada, leva ao desenvolvimento de um padrão de língua, que é ensinado na escola, é descrito nas gramáticas e nos dicionários, goza de um valor social mais elevado e, por isso, adquire uma estabilidade maior, refreando a mutação e servindo de referência para a imagem que o falante tem da língua.

Entretanto, para perceber a modificação da língua, basta pegar textos antigos ou conviver com falantes mais velhos ou mais jovens. Observemos esse fato, lendo um trecho de uma Cantiga de Amigo, composta por D. Dinis, que governou Portugal no final do século XIII e no início do XIV.

- Ai flores, ai, flores do verde pino, Se sabedes nova do meu amigo? Ai, Deus, e u é? (Massaud Moisés. A literatura portuguesa através dos textos. São Paulo: Cultrix, s/d.)

01. Analisando as estratégias usadas pelo autor, a fim de assegurar a unidade temática do texto bem como as propriedades

específicas do tipo e do gênero em que se apresenta o Texto intitulado As línguas mudam, podemos fazer as afirmações abaixo

I. No âmbito do vocabulário, percebemos uma clara associação semântica entre determinadas palavras, o que caracteriza um cuidado do autor para marcar a manutenção do tema em discussão. Observemos, por exemplo, a aproximação de sentido entre as palavras: ‘língua’, ‘idioma’, ‘escrita’, ‘fala’, ‘texto’, ‘gramática’, ‘linguagem’, ‘vocabulário’ etc.

II. No âmbito gramatical, a unidade temática ficou comprometida, pois, no segundo parágrafo, o autor muda o curso do texto para incluir ‘comentários’ sobre a escrita, sem que esses comentários se relacionem com a ideia desenvolvida no primeiro parágrafo.

III. O texto é do tipo narrativo; desenvolve-se a partir de uma visão cronológica, com a apresentação de fatos (as mudanças das línguas), de espaços (Portugal), de tempo (séculos XIII e XIV) e de personagens (D. Dinis).

IV. O gênero textual concretizado no texto corresponde a um comentário expositivo, no qual o autor desenvolve uma reflexão sobre a questão das mudanças sofridas pelos sistemas linguísticos ao longo dos tempos.

V. Em geral, os gêneros ligados à divulgação científica primam pela objetividade, em fidelidade ao propósito de preservar a identidade do objeto de estudo. Daí não ser muito comum o uso de pronomes de primeira pessoa ou marcas lexicais de subjetividade.

Estão CORRETAS:

A) I, II, III e V. B) I, III, IV e V. C) I, IV e V. D) III, IV e V. E) I, II e V.

02. Como recursos lexicais e gramaticais da coesão do Texto “As línguas mudam”, podemos destacar:

I. O uso da expressão sublinhada em: Por outro lado, as mudanças atingem partes da língua, sinaliza que, a seguir, um ponto de vista contrário vai ser apresentado.

II. A pontuação adotada no trecho: “Tudo pode mudar na língua: os sons, a gramática, o vocabulário” indica que se trata de uma enumeração.

III. No trecho: “alguns níveis da linguagem se modificam mais devagar do que outros”, o autor faz uma comparação, tentando explicar afirmações anteriores.

IV. Em: “basta pegar textos antigos ou conviver com falantes mais velhos ou mais jovens”, os conectivos sublinhados têm um valor alternativo de exclusão.

V. Em: “Observemos esse fato”(último parágrafo), a clareza do texto ficou prejudicada, pois não se pode saber a que ‘fato’ o autor se refere.

Estão CORRETAS:

A) I, II e III. B) I, II e V. C) I, IV e V. D) II, III e IV. E) I, III, IV e V.

Page 3: SIMULADO - SSA 1 1 1dia.pdf · SIMULADO - SSA 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Baixe ou imprima o Simulado para resolver as questões. 2. Desligue o celular, acomode-se de forma confortável,

2

1º DIA

03. Observe os quadrinhos abaixo e responda à questão

Assinale a alternativa em que se faz um comentário inaceitável com relação aos quadrinhos de Ziraldo. A) O menino tinha ideia clara acerca da finalidade apelativa do seu texto. B) Os termos do cartaz reproduzem a sintaxe típica desse gênero de texto. C) O menino demonstra inabilidade para ajustar-se às exigências de textos publicitários. D) As incorreções gramaticais do segundo quadro vão da ortografia à sintaxe. E) Os erros do cartaz constituíram uma estratégia para atrair possíveis consumidores. TEXTO 2

Mais de 21% dos jovens têm sintomas de depressão; 5% tentaram suicídio

Mais de 21% dos brasileiros de 14 a 25 anos têm sintomas indicativos de depressão. Entre as mulheres, a proporção é ainda maior e passa de 28%, segundo dados do 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), divulgado nesta quarta-feira (26) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os pesquisadores do Lenad avaliaram os indicadores do transtorno por meio de uma ferramenta de diagnóstico validada no país, a escala CES-D. Eles alertam, no entanto, que a diferença entre os gêneros pode se dar simplesmente porque as mulheres tendem a relatar mais seus sintomas e procurar ajuda. Você está deprimido ou é só tristeza?

Confundir tristeza com depressão é muito comum e não traz graves consequências. O problema é quando a pessoa acha que está triste e, na verdade, está deprimida. Nesse caso, além de gerar sofrimento, a situação pode colocar a saúde em risco. Suicídio

Na população de adolescentes e jovens adultos, quase 1 em cada dez já pensou, em algum momento, em tirar a própria vida – índice que foi semelhante entre os jovens dos dois sexos; 5% dos jovens declararam já terem feito alguma tentativa de suicídio. A OMS prevê que até o ano de 2020 a depressão passe a ser a segunda maior causa de incapacidade e perda de qualidade de vida na população mundial. “Este tipo de dado causa um pouco de espanto, pois, se pensarmos na faixa etária, diríamos que estão na chamada ‘flor da idade’. E, novamente, as meninas são a maioria. Porém, é bom lembrarmos que elas costumam relatar mais facilmente seus sentimentos e opiniões que os garotos”, salienta a psicóloga e doutora em psiquiatria Ilana Pinsky, uma das responsáveis pela pesquisa.

Cármen Guaresemin. Disponível em: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/03/26/mais-de-21-dos-jovens-tem-sintomas-de-depressao-5-tentaram-suicidio.htm. Acesso em: 18/07/2014. Adaptado.

Page 4: SIMULADO - SSA 1 1 1dia.pdf · SIMULADO - SSA 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Baixe ou imprima o Simulado para resolver as questões. 2. Desligue o celular, acomode-se de forma confortável,

3

1º DIA

04. Observe: “Eles alertam, no entanto, que a diferença entre os gêneros pode se dar simplesmente porque as mulheres

tendem a relatar mais seus sintomas e procurar ajuda.”. Acerca de relações lógico-semânticas presentes nesse trecho, assinale a alternativa CORRETA.

A) O conectivo “no entanto” expressa uma relação de conclusão, a qual permaneceria inalterada se ele fosse substituído por “portanto”.

B) A relação semântica estabelecida por “no entanto” seria substancialmente alterada se ele fosse colocado no início do trecho.

C) Embora o conectivo “porque” geralmente expresse uma relação de causalidade, no trecho apresentado expressa consequência.

D) No segmento: “as mulheres tendem a relatar mais seus sintomas”, o leitor deve perceber que há uma comparação implícita.

E) O conectivo “e”, geralmente de valor aditivo, é empregado para contrastar ideias divergentes nos segmentos finais do trecho.

TEXTO 3

05. Qual das características do Modernismo Drummond torna mais evidente nos versos acima?

A) Ruptura com o passado e valorização excessiva das descobertas da técnica. B) Paródia de textos românticos e exaltadores da terra natal. C) Crítica aos valores rurais. D) Interesse pelo homem comum e seu cotidiano. E) Destruição dos nexos sintáticos com enumeração caótica.

06. Assinalar a alternativa correta quanto à formação das seguintes palavras: girassol; destampado; vinagre; irreal.

A) sufixação; parassíntese; aglutinação; prefixação. B) justaposição; prefixação e sufixação; aglutinação; prefixação. C) justaposição; prefixação e sufixação; sufixação; parassíntese. D) sufixação; parassíntese; derivação regressiva; sufixação. E) aglutinação; prefixação; aglutinação; justaposição.

TEXTO 4

07. Jorge de Lima é um poeta representativo da segunda geração modernista. Analise as proposições abaixo acerca dos

recursos expressivos que constroem a imagem da “mulher proletária”.

I. As metáforas “fábrica” e “máquina humana” são, de certo modo, desveladas pela construção parentética “fabrica filhos”. II. Os dois últimos versos na primeira estrofe constituem eufemismos das ideias de mortalidade e de trabalho infantil. III. O trocadilho entre “prole” e “proletária” assinala a função social da mulher no contexto do poema. IV. A gradação na segunda estrofe aponta para a submissão da mulher e para a salvação do homem operário. V. Os últimos versos do poema sugerem que o trabalho da mulher pode levar sua família à ascensão social.

Estão CORRETAS, apenas:

A) I, II e V. B) II, III e IV. C) I, II e III. D) II e V. E) I e IV.

“Minha terra tem palmeiras Não... minha terra tem engenhocas

de rapadura e cachaça E açúcar marrom, tiquinho, para o gasto”

Carlos Drummond de Andrade

Mulher proletária - Jorge de Lima

Mulher proletária — única fábrica que o operário tem, (fabrica filhos)

tu na tua superprodução de máquina humana

forneces anjos para o Senhor Jesus, forneces braços para o senhor burguês.

Mulher proletária, o operário, teu proprietário

há de ver, há de ver: a tua produção, a tua superprodução, ao contrário das máquinas burguesas

salvar o teu proprietário. (In: Poesia completa. 2.ed. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1980. v.1)

Page 5: SIMULADO - SSA 1 1 1dia.pdf · SIMULADO - SSA 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Baixe ou imprima o Simulado para resolver as questões. 2. Desligue o celular, acomode-se de forma confortável,

4

1º DIA

08. Nas sentenças a seguir, observe os termos destacados e depois assinale a alternativa CORRETA em relação às suas

flexões de número. A) "Parte do destacamento foi designada, de última hora, para fazer a segurança de algumas manifestação-relâmpagos na

cidade." B) "Antes de iniciar uma das manifestações, mulheres vestindo blusas vinho se concentraram diante do palanque. E

começaram a protestar. Mostravam uma faixa onde se lia: 'Fora! As medidas sócio-econômico-culturais do administrador Ataliba'."

C) "E gritavam. As pessoas se aglomeravam em torno delas. A desordem tomou conta da praça. Soldados, vestindo fardas verde-abacates, começaram a agir."

D) "No meio da confusão, estavam alguns surdos-mudo que procuravam entender o que estava acontecendo. Eles acenavam bandeirolas azuis-piscina."

E) "Para completar o quadro, as mulheres distribuíram fitas amarelas-ouro onde se podiam ver pequenas charges sobre o administrador."

09. O Arcadismo brasileiro surgiu por volta de 1700, tingindo as artes de uma nova tonalidade burguesa, só não se pode

afirmar que: A) Tem suas fontes nos antigos grandes autores gregos e latinos, dos quais imita os motivos e formas. B) Apresentou uma corrente de conotação ideológica, envolvida com as questões sociais do seu tempo, com a crítica aos

abusos de poder da Coroa Portuguesa. C) Legou a nós os poemas de feição épica Caramuru, de Frei José de Santa Rita Durão e O Uraguai, de Basílio da Gama,

no qual se reconhece qualidade literária destacada em relação ao primeiro. D) Teve em Cláudio Manuel da Costa o representante que, de forma original, recusou a motivação bucólica e os modelos

camonianos da lírica amorosa. E) Em termos dos valores estéticos básicos, norteou a produção dos versos de Marília de Dirceu, obra que celebrizou Tomás

Antonio Gonzaga e que destaca a originalidade de estilo e de tratamento local dos temas pelo autor. 10. Leia os textos. A seguir marque V para verdadeiro e F para falso. TEXTO 5

TEXTO 6

TEXTO 7

( ) Os textos foram escritos nos séculos XVI e XVII, períodos da história em que o respeito às diferenças raciais, culturais e religiosas encontrava forte resistência.

( ) Os textos acima apresentados tratam, por afirmação ou negação, de tema comum: a visão preconceituosa que o homem educado na Europa tinha contra o ameríndio brasileiro.

( ) Dentre os três textos apresentados, os textos 5 e 6 são mais tolerantes às questões antropo-religiosas indígenas, pois o texto 5 aborda os bons hábitos dos indígenas e o texto 6 ressalta o estado de pecador que iguala todos os homens.

( ) O texto 5 apresenta uma certa ambiguidade na observação da ética indígena; já no texto 7 não há ambiguidade alguma: tudo o que se refere ao indígena é pejorativo.

( ) O texto 5 argumenta sobre a temática religiosa protestante; no texto 7 o indígena é tratado de forma heroica diante da resistência à colonização.

A) V – F – F – V – V. B) F – V – V – V – F. C) F – F – F – V – V. D) V – V – V – F – V. E) F – V – F – V – F.

“Os outros dois, que o Capitão teve nas naus, a que deu o que já disse, nunca mais aqui apareceram – do que tiro ser gente bestial, de pouco saber e por isso tão esquiva. Porém e com tudo isto andam muito bem curados e muito limpos.”

Pero Vaz de Caminha. “Carta do achamento do Brasil.”

“Nogueira: Pois estai atento: depois que o nosso pai Adão pecou, como diz o salmista, não conhecendo a honra, que tinha, foi tornado semelhante à besta, de maneira que todos, assim portugueses, como castelhanos, como Tamoios, como Aimorés, ficamos semelhantes a bestas, por natureza corrupta, e nisto todos somos iguais [...].”

Manuel da Nóbrega. “Diálogo sobre a conversão do gentio.”

“Animal sem razão, bruto sem fé, Sem mais Leis, que as do gosto, quando erra, De Paiaiá1 virou-se em Abaeté2 . 1. Pajé. 2. Homem sábio.

Gregório de Matos. Antologia poética.

Page 6: SIMULADO - SSA 1 1 1dia.pdf · SIMULADO - SSA 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Baixe ou imprima o Simulado para resolver as questões. 2. Desligue o celular, acomode-se de forma confortável,

5

1º DIA

TEXTO 8

11. Sabe-se que Gregório de Matos, entre outros textos, teria escrito poemas satíricos, de caráter erótico-irônico. O poema

acima é um exemplo disso. Os enunciados abaixo trazem alguns comentários sobre esse poema e sobre o contexto histórico em que se insere. Analise-os.

I. A sátira gregoriana consiste na brincadeira lançada a respeito de um fato que parece ter realmente ocorrido, como nos

sugere o título. O efeito sarcástico ocorre pela ambiguidade da palavra ‘passarinhos’. II. Foi tomando por referência poemas como este, entre outras razões, que Gregório de Matos ficou conhecido como ‘Boca

do Inferno’. III. O poema pode ser considerado barroco, pois aborda, claramente, um tema religioso, representado na figura das religiosas

em ato de celebração. IV. O subtítulo ‘Décima’ faz referência ao poema de estrutura fixa, composto por uma ou mais estrofes de dez versos. No

Barroco brasileiro, esses versos costumam dispensar o recurso à rima. V. A antítese, recurso retórico tão comum ao Barroco, predomina na composição deste poema, como revelam sobretudo os

quatro primeiros versos.

A afirmativa é verdadeira nos itens A) II, III e V, apenas. B) I e II, apenas. C) I, II e III, apenas. D) I, II e IV, apenas. E) II, IV e V, apenas. 12. O Arcadismo foi um movimento literário que teve lugar em Vila Rica, Minas Gerais, acompanhando o ciclo do Ouro, no

século XVIII. Sobre as semelhanças e diferenças com o movimento que o seguiu historicamente, o Romantismo, analise as proposições a seguir. ( ) Ambos portam as marcas de submissão e servilismo aos padrões estéticos europeus. ( ) Predominou, nestes movimentos, o plágio, a imitação e a cópia, sem nenhum traço de originalidade. ( ) Ambos propõem um retorno à natureza: o Arcadismo, no sentido de uma natureza equilibrada e bucólica, harmoniosa e

pacata; o Romantismo, no sentido de uma natureza exuberante, selvagem e tropical, identificada com os estados de espírito, a grandeza e as potencialidades físicas do país.

( ) O indianismo, em ambos os movimentos, já surge como símbolo do povo brasileiro: o índio é o herói que paira acima dos valores dos colonizadores, feito à imagem e semelhança dos cavaleiros medievais.

( ) A obra dos poetas arcádicos já ganha contornos românticos, expressando a subjetividade dos autores, quando descreve os amores arrebatados, em linguagem sentimental e emotiva.

A) F – F – V – F – F. B) V – V – V – F – V. C) F – V – F – V – V. D) V – F – F – V – F. E) F – F – F – F – V .

ÀS RELIGIOSAS QUE EM UMA FESTIVIDADE, QUE CELEBRARAM, LANÇARAM A VOAR VÁRIOS PASSARINHOS

DÉCIMA

Meninas, pois é verdade,

não falando por brinquinhos, que hoje aos vossos passarinhos

se concede liberdade: fazei-me nisto a vontade

de um passarinho me dar, e não devendo-o negar, espero m’o concedais,

pois é dia em que deitais passarinhos a voar.

(Gregório de Matos. Poemas escolhidos. São Paulo: Cultrix. p. 262.)

Page 7: SIMULADO - SSA 1 1 1dia.pdf · SIMULADO - SSA 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Baixe ou imprima o Simulado para resolver as questões. 2. Desligue o celular, acomode-se de forma confortável,

6

1º DIA

MATEMÁTICA

13. Em relação ao gráfico da função f(x) = -x2 + 4x – 3, analise as sentenças a seguir::

I. É uma parábola de concavidade voltada para cima. II. Seu vértice é o ponto V(2,1). III. Intercepta o eixo das abcissas em P(-3,0) e Q(3,0). IV. O seu eixo de simetria é o eixo das ordenadas. É CORRETO o que se afirma, apenas, em

A) I. B) II. C) III e IV. D) I e II. E) II e III.

14. Assinale as alternativas FALSAS.

I. Seno é a razão do cateto oposto e a hipotenusa do mesmo ângulo. II. Cosseno é a razão do cateto oposto e a hipotenusa do mesmo ângulo

III. Tangente é a razão do cateto oposto e o cateto adjacente do mesmo ângulo IV. Tangente é a razão do seno e o cosseno do mesmo ângulo V. Cosseno é a razão do seno e do cateto adjacente do mesmo ângulo.

É FALSO, apenas, em

A) I. B) II. C) III. D) I e II. E) I e V.

15. A expressão que define a função quadrática f(x), cujo gráfico está esboçado, é:

A) f(x) = -2x2 - 2x + 4. B) f(x) = x2 + 2x – 4. C) f(x) = x2 + x – 2. D) f(x) = 2x2 + 2x – 4. E) f(x) = 2x2 + 2x – 2.

16. Dada a função 𝑓(𝑥) = 2𝑥2 − 16𝑥 − 18, é CORRETO afirmar que o quíntuplo da soma das raízes dessa função é igual a

A) 10. B) 20. C) 30. D) 40. E) 50.

Page 8: SIMULADO - SSA 1 1 1dia.pdf · SIMULADO - SSA 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Baixe ou imprima o Simulado para resolver as questões. 2. Desligue o celular, acomode-se de forma confortável,

7

1º DIA

17. Uma porteira da fazenda tem a forma de retângulo. Para dar rigidez à estrutura, uma barra de madeira será colocada na

diagonal do retângulo, como se pode ver no projeto do carpinteiro. Para que esta barra seja colocada, deverá ter o comprimento igual a: A) 1,75m. B) 2,50m. C) 1,87m. D) 3,50m. E)1,32m.

18. A função f(x) = x2 - 2x + 1 tem mínimo no ponto em que “X” vale:

A) 0. B) 1. C) 2. D) 3. E) 4.

19. Os valores de m, para que a função quadrática 𝑓(𝑥) = 𝑚𝑥2 + (2𝑚 − 1)𝑥 + (𝑚 − 2) tenha dois zeros reais e distintos, são

A) 𝑚 ≠ 0 e 𝑚 > −1/4. B) 𝑚 ≠ 0 e 𝑚 < −1/4. C) 𝑚 ≠ 0 e 𝑚 > 1/4. D) 𝑚 ≠ 0 e 𝑚 < 1/4. E) 𝑚 > 0 e 𝑚 > 1/4.

Page 9: SIMULADO - SSA 1 1 1dia.pdf · SIMULADO - SSA 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Baixe ou imprima o Simulado para resolver as questões. 2. Desligue o celular, acomode-se de forma confortável,

8

1º DIA

20. Um observador de 1,70 m de altura a 100 de distância vê o topo desse prédio sob um ângulo de 300 com a horizontal

conforme mostra a figura. Qual é aproximadamente a altura h do prédio?

(Dados: sen 30º = 0,5; cos 30º = 0,87 e tg 30º = 0,58).

A) 58 m. B) 59,70 m. C) 68,70 m. D) 128,75 m. E) nda. 21. A figura mostra um edifício que tem 15 m de altura, com uma escada colocada a 8 m de sua base ligada ao topo do

edifício. O comprimento dessa escada é de: A) 12 m. B) 30 m. C) 15 m. D) 17 m. E) 20 m. 22. Os pontos de interseções do gráfico da função y = − x² + 4x - 4 com os eixos cartesianos x e y são, respectivamente:

A) (0, 2) e (- 4, 0). B) (2, 0) e (0, - 4). C) (4, 0) e (0, - 2). D) (0, 4) e (- 2, 0). E) (- 2, 0) e (0, 4).

8

15

m

Page 10: SIMULADO - SSA 1 1 1dia.pdf · SIMULADO - SSA 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Baixe ou imprima o Simulado para resolver as questões. 2. Desligue o celular, acomode-se de forma confortável,

9

1º DIA

FÍSICA

23. Um pesquisador avaliou o efeito da temperatura do motor (em velocidade constante) e da velocidade média de um veículo

(com temperatura do motor constante) sobre a emissão de monóxido de carbono (CO) em dois tipos de percurso, aclive e

declive, com iguais distâncias percorridas em linha reta. Os resultados são apresentados nas duas figuras.

A partir dos resultados, a situação em que ocorre maior emissão de poluentes é aquela na qual o percurso é feito com o motor A) aquecido, em menores velocidades médias e em pista em declive. B) aquecido, em maiores velocidades médias e em pista em aclive. C) frio, em menores velocidades médias e em pista em declive. D) frio, em menores velocidades médias e em pista em aclive. E) frio, em maiores velocidades médias e em pista em aclive.

24. A figura representa um sistema massa-mola ideal, cuja constante elástica é de 4N/cm. Um corpo de massa igual a 1,2

kg é empurrado contra a mola, comprimindo-a de 12,0 cm. Ao ser liberado, o corpo desliza ao longo da trajetória representada na figura. Desprezando-se as forças dissipativas em todo o percurso e considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, é CORRETO afirmar que a altura máxima H atingida pelo corpo, em cm, é igual a

A) 24. B) 26. C) 28. D) 30. E) 32.

Page 11: SIMULADO - SSA 1 1 1dia.pdf · SIMULADO - SSA 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Baixe ou imprima o Simulado para resolver as questões. 2. Desligue o celular, acomode-se de forma confortável,

10

1º DIA

25. Considere duas massas puntiformes de mesmo valor m, com cargas elétricas de mesmo valor Q e sinais opostos, e

mantidas separadas de uma certa distância. Seja G a constante de gravitação universal e k a constante eletrostática. A

razão entre as forças de atração eletrostática e gravitacional é

A)

2

2

Gm.

Q k

B)

2

2

Q k.

Gm

C)

2

2

Q G.

km

D) QG

.km

E) Qm. 26. Uma esfera de massa 2,00kg que está presa na extremidade de uma corda de 1,00 m de comprimento, de massa

desprezível, descreve um movimento circular uniforme sobre uma mesa horizontal, sem atrito. A força de tração na corda é de 18,0N, constante. A velocidade de escape ao romper a corda é

A) 0,30 m/s. B) 1,00 m/s. C) 3,00 m/s. D) 6,00 m/s. E) 9,00 m/s.

Page 12: SIMULADO - SSA 1 1 1dia.pdf · SIMULADO - SSA 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Baixe ou imprima o Simulado para resolver as questões. 2. Desligue o celular, acomode-se de forma confortável,

11

1º DIA

27. Um Drone Phanton 4 de massa 1.300 g desloca-se horizontalmente, ou seja, sem variação de altitude, com velocidade

constante de 36,0 km/h com o objetivo de fotografar o terraço da cobertura de um edifício de 50,0 m de altura. Para obter os resultados esperados o sobrevoo ocorre a 10,0 m acima do terraço da cobertura. A razão entre a energia potencial gravitacional do Drone, considerado como um ponto material, em relação ao solo e em relação ao terraço da cobertura é A) 2. B) 3. C) 4. D) 5. E) 6. 28. Uma granada de mão, inicialmente em repouso, explode sobre uma mesa indestrutível, de superfície horizontal e sem

atrito, e fragmenta-se em três pedaços de massas 1 2m , m e 3m que adquirem velocidades coplanares entre si e paralelas

ao plano da mesa.

Os valores das massas são 1 2m m m e 3m

m .2

Imediatamente após a explosão, as massas 1m e 2m adquirem

as velocidades 1v e 2v , respectivamente, cujos módulos são iguais a v, conforme o desenho abaixo.

Desprezando todas as forças externas, o módulo da velocidade 3v , imediatamente após a explosão é

A) 2

v4

B) 2

v2

C) 2v

D) 3

2v2

E) 2 2v

Page 13: SIMULADO - SSA 1 1 1dia.pdf · SIMULADO - SSA 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Baixe ou imprima o Simulado para resolver as questões. 2. Desligue o celular, acomode-se de forma confortável,

12

1º DIA

TEXTO 9

29. Sabendo que a constante de elasticidade da mola é de 200 N/m, julgue a afirmativa que segue INCORRETA.

2

elk x

F k x;2

τ

A) Quando distendida, a mola exerce sobre o paciente uma força máxima de 24 N. B) O trabalho realizado pelo paciente para distender a mola 12 cm é nulo. C) O trabalho da força elástica corresponde a 1,44 J. D) Na fase de elongação da mola pelo paciente, o trabalho é classificado como resistente. E) O trabalho da força elástica será classificado como motor apenas durante a fase de restituição da mola, ou seja, quando

a mola retorna a sua posição de equilíbrio. 30.Um automóvel de 1.000 kg com o freio de mão acionado desce uma rampa com 10 m de extensão e com 30º de inclinação

em relação à horizontal com uma velocidade constante de 1 m/s. Em relação às transformações de energia envolvidas durante a descida, assinale V ou F.

Considere o módulo da aceleração da gravidade igual a 10 m/s2. I. A energia cinética do automóvel aumenta devido à redução de sua energia potencial. II. O trabalho da força resultante sobre o automóvel é igual a zero.

III. A energia potencial inicial do sistema foi transformada em outras formas de energia. IV. Durante a descida há força de atrito, e o trabalho realizado por ela é de -50kj. V. O sistema é conservativo porque a energia cinética permanece constante. Assinale a alternativa que contém os itens CORRETOS.

A) I e IV. B) III e V. C) II e V. D) II, III e IV. E) I, IV e V.

Fundamentado em pesquisas científicas, o método Pilates tem-se mostrado eficaz no trabalho postural dos pacientes por meio de exercícios fisioterapêuticos. Considere que, durante um exercício, um paciente distende uma mola de 12 cm.

Page 14: SIMULADO - SSA 1 1 1dia.pdf · SIMULADO - SSA 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Baixe ou imprima o Simulado para resolver as questões. 2. Desligue o celular, acomode-se de forma confortável,

13

1º DIA

31. O gráfico horário da posição (S), em função do tempo (t), descreve, qualitativamente, o deslocamento de um veículo

sobre uma trajetória. As curvas, nos trechos A, B e D, são arcos de parábola cujos vértices estão presentes no gráfico.

Analisando o gráfico, é CORRETO concluir que

A) a trajetória por onde o veículo se move é sinuosa nos trechos A, B e D e retilínea no trecho C. B) a trajetória por onde o veículo se move é toda retilínea, mas com lombada em B e valetas em A e D. C) o trecho B é percorrido em movimento uniformemente desacelerado e retrógrado. D) nos trechos A e D, o veículo se desloca em movimentos uniformemente acelerados com velocidade inicial nula. E) a velocidade escalar do veículo no trecho C é constante e não nula, sendo variável nos outros trechos.

32. Considere um pneu de 10 kg que gira sem deslizar sobre uma estrada horizontal. Despreze as deformações que o pneu

possa sofrer, considere que o eixo de rotação se mantém sempre horizontal e que sobre o pneu haja apenas a força de atrito

com a estrada ( 0,1)μ e a força da gravidade (g=10m/s2) e a normal. Durante um deslocamento de 2 m sobre a estrada, o

trabalho realizado pela força de atrito é, em J, A) 2,0. B) 2. C) 200. D) 0. E) 20.

Page 15: SIMULADO - SSA 1 1 1dia.pdf · SIMULADO - SSA 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Baixe ou imprima o Simulado para resolver as questões. 2. Desligue o celular, acomode-se de forma confortável,

14

1º DIA

ATENÇÃO!

Observação importante para a prova de LÍNGUA ESTRANGEIRA: Este caderno contém as provas de Língua Espanhola e Língua Inglesa, ambas numeradas de 33 a 38. Fique atento para resolver apenas aquela de sua opção no SSA-UPE.

INGLÊS

TEXTO 10 (questões 33 e 34)

33. Com base no texto Smoking, analise os itens a seguir:

I. As estatísticas mostram que a maioria dos usuários de cigarro (9 entre 10) começa a fumar antes dos 18 anos. II. Até bem pouco tempo, havia comerciais de cigarro em toda parte, porém não era permitido aos jovens fumar em lugares

públicos. III. Todos os jovens podem comprar cigarros e fumar publicamente, desde que tenham permissão de seus pais ou

responsáveis. IV. Quase todos sabem que o cigarro pode causar doenças graves e encurtar o tempo de vida, mas continuam a fumar em

razão do vício. V. Há um tempo, as pessoas podiam comprar cigarros e fumar bastante em qualquer lugar, até mesmo em hospitais.

Assinale a alternativa que contém os itens CORRETOS.

A) II e IV. B) III e V. C) II e V. D) II, III e V. E) I, IV e V. 34. The sentence “People start smoking for a variety of different reasons” in the negative form is:

A) People did not started smoking for a variety of different reasons. B) People don’t start smoking for a variety of different reasons. C) People isn’t starting smoke for a variety of different reasons. D) People doesn’t start smoking for a variety of different reasons. E) People no starts smoking for a variety of different reasons. 35. _____ Mary and her children enjoy watching cartoons? She ____ but they ____.

A) Does; don’t; do. B) Does; doesn’t; don’t. C) Does; does; don’t. D) Do; does; don’t . E) Do; doesn’t; don’t.

When your parents were young, people could buy cigarettes and smoke pretty much anywhere — even in hospitals! Cigarette commercials were all over the place. Today we're more aware about how bad smoking is for our health. Smoking is restricted or banned in almost all public places and cigarette companies are no longer allowed to advertise on TV, radio, and in many magazines. Almost everyone knows that smoking causes cancer, emphysema, and heart disease; that it can shorten your life by 10 years or more; and that the habit can cost a smoker thousands of dollars a year. So how come people are still lighting up? The answer, in a word, is addiction.

Once you start, it’s hard to stop

People start smoking for a variety of reasons. Some think it looks cool. Others start because their family members or friends smoke. Statistics show that about 9 out of 10 tobacco users start before they're 18 years old. Most adults who started smoking in their teens never expected to become addicted. That's why people say it's just so much easier to not start smoking at all.

Page 16: SIMULADO - SSA 1 1 1dia.pdf · SIMULADO - SSA 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Baixe ou imprima o Simulado para resolver as questões. 2. Desligue o celular, acomode-se de forma confortável,

15

1º DIA

TEXTO 11 (questões 36 e 37)

- According to the text above: 36. Who does Betancourt owe her own life?

A) To the army. B) To Colombia. C) To the media. D) When she woke up. E) When she was freed in the morning. 37. How did Betancourt feel when she saw her commander knocked down?

A) She felt pity. B) She felt naked. C) She felt humiliating. D) She felt happiness. E) She felt blindfolded. TEXTO 12

38. De acordo com o texto e com as normas gramaticais, a pergunta que completa CORRETAMENTE a lacuna acima é

A) we will be the only intelligent life in the universe? B) are we the only intelligent life in the universe? C) the stars are the only intelligent life in the universe? D) the things are the only intelligent life in the universe? E) are they going to be the only intelligent life in the universe?

BETANCOURT IN HER OWN WORDS

“Thank you to the army, from my country of Colombia, thank you for your impeccable operation. The operation was perfect. This morning when I woke up, I prayed at four in the morning and put myself in the hands of God. We hoped that maybe one of us could be freed through an international commission, which you, the media, have talked about. I owe a lot to the media. If it had not been for you, I would probably not be alive. Those of you who took time to give us space on the radio, the possibility to communicate with our families, I owe you so much. They closed the helicopter’s doors and I saw the commander who for four years had been in charge of us, who had been cruel, humiliating and despotic so many times. I saw him on the floor, naked blindfolded. I don’t think I felt happiness, but rather pity, but I thanked God that I was with people who respect other people’s lives, even when they are enemies. I know that with President Nicolas Sarkozy, with all French people, with all Europe, with the whole world that has supported us, we’re going to keep fighting for the freedom of those who are still left

behind.The people who are still there, the guerrillas that were our guards, we left them alive, I hope that they can stay alive and I hope they won’t be unjustly dealt with for what happened. The operation was

perfect.Let this instance of happiness not let us forget the others who have died. Peace must be made with the promise that there are no more kidnappings.... Everyone has to feel that this national union is going to help us to get them all back safe and sound...

People started looking at stars a very long time ago. Modern science expanded our understanding too, and we know the Earth is a small planet that goes around an ordinary star in the Milky Way Galaxy. We also know that there are more than 100 billion galaxies in the universe. We live on a small planet in a very large universe. But there are many questions we haven’t answered yet. For example,......................................................................................................... Last century scientists discovered that there are other planets in the universe. However, all the planets that they found are much bigger than the Earth, and they probably don’t have life on them. But who knows?

Page 17: SIMULADO - SSA 1 1 1dia.pdf · SIMULADO - SSA 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Baixe ou imprima o Simulado para resolver as questões. 2. Desligue o celular, acomode-se de forma confortável,

16

1º DIA

ESPANHOL

TEXTO 10 (questões 33 e 34)

33. “De otro mundo debería ser lo que les tocó vivir...” (l. 28-29). Esa frase llama la atención para lo que había pasado

los adolescentes secuestrados. El sentimiento de la autora frente al ocurrido es de: A) vergueza. B) indecisión. C) desconfianza. D) animosidad. E) perplexidad. 34. Aún sobre el texto “Veintiocho años después...”, de la línea “15 hasta la línea 28” se percibe el uso de los signos de

puntuación que ayudan a dar coherencia en todo escrito. Sobre esto analiza las afirmaciones siguientes: I. En la línea 15 no aparece el signo de puntuación la coma. II. El punto y coma en la línea 20 sirve para indicar una pausa superior a la coma y inferior al punto. III. Los paréntesis utilizados en la línea 21 sirve para aclarar la situación dicha en la oración. IV. Hasta la línea 28 no aparece ningún punto suspensivo. V. En el inicio de la línea 19, la coma, utilizada después de “ello” indica una pausa para explicar el resto de lo que se enuncia. Indique la alternativa en que constan todas las afirmaciones que contemplan lo que se pide para ser analizado: A) I, V. B) II, III, V. C) II, IV, V. D) I, IV. E) I, IV, V.

Veintiocho años después...

A principios de los ‘80 en la escuela nos empezaron a mencionar tres palabras desconocidas. Dos de ellas fueron dictadura y democracia. No teníamos muy en claro de qué se trataban, pero intuíamos, por lo que nos decían y 5 por el tono empleado, que la democracia era algo nuevo y deseable, que había que celebrar y cuidar. Por el contrario, la dictadura era despreciable, pasaban ciertas cosas que “Nunca más” debían ocurrir. Pero, de qué se trataban precisamente? 10 La tercera era la más terrible e inasible: “desaparecidos”. Fue a través de una película, “La Noche de los Lápices”, que comprendí, al igual que muchos de mi generación (tengo 30 años), sua atroz y demencial significado. La película se basa en el libro del mismo nombre, que, 15 a su vez, relata un hecho real ocurrido el 16 de septiembre de 1976. Durante la madrugada de ese día fueron secuestrados varios adolescentes, de entre 14 y 18 años, cuyo terrible delito consistió en reclamar por el boleto estudiantil secundario. Para ello, habían realizado una serie 20 de marchas, sentadas, petitorios; acciones que hoy nos parecem normales, o molestas (para algunos sectores), pero a las que jamás castigaríamos con el secuestro, la desaparición, la tortura o la muerte. En ese momento, fueron motivo de todo ello junto. 25 Tenían los mismos gustos y pasiones que cualquier adolescente. También les interesaba la política y militaban en centros de estudiantes, con la ilusión de una vida mejor para todos. Nada del otro mundo... De otro mundo debería ser lo que les tocó vivir... 30 Ante el riesgo que suponen la impunidad y el olvido, los invito a recordar y a que desde los lugares que ocupamos, ayudemos a los lápices a seguir escribiendo.

ANDREA VERÓNICA QUARANTA www.carbonell.com.ar

Page 18: SIMULADO - SSA 1 1 1dia.pdf · SIMULADO - SSA 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Baixe ou imprima o Simulado para resolver as questões. 2. Desligue o celular, acomode-se de forma confortável,

17

1º DIA

35. Los Heterogenéricos son palabras con semejanza en la escrita y pronuncia entre el idioma español y portugués pero

poseen el género diferente. Analiza las oraciones donde la palabra heterogenérica está subrayada. I. Había muchas árboles en la finca. II. La viaje fue muy agradable. III. La sangre del chico no está muy roja. IV. Compramos las mejores legumbres de la feria. V. La risa de la muchacha era transparente. Sobre el uso de las palabras heterogenéricas solamente tenemos el empleo de acuerdo a las reglas en las alternativas: A) III, V. B) I, II. C) I, IV, V. D) III, IV, V. E) II, V. 36. Los Heterosemánticos son palabras en español semejante a la pronuncia y escrita a la lengua portuguesa pero con

significado totalmente distinto. Son también palabras conocidas como falsos amigos o falsos cognatos. A respecto de eso señale la oración que la palabra en negrita significa en portugués: “copo” . A) Esta ropa está muy larga. B) Ella compró un zueco. C) Quiero un vaso de jugo. D) Tú eres zurdo. E) La chica está embarazada.

TEXTO 11

37. La placa de la imagen dice: “Cantina ‘La flor asturiana – Servicio a la carta. Ricas y variadas botanas”. El servicio de

carta sucede pues: A) el restaurante trabaja con “cardápio”. B) el establecimiento vende flores asturianas. C) el bar hace comidas en platos hechos. D) el restaurante tiene “self service". E) la cocina del establecimiento es variada. TEXTO 12

38. Señale el significado correcto, en portugués, de la palavra en destaque: “Mientras avanza en la integración, se abre

la puerta a nuevos socios." A) mas. B) enquanto. C) mais. D) portanto. E) ainda que.

La Alianza del Pacífico se da hasta el 30 de junio para acordar el desarme arancelario

Mientras avanza en la integración, se abre la puerta a nuevos socios. El primero será Costa Rica, con quien se

ha acordado abrir conversaciones formales de adhesión, después de que su presidenta, Laura Chinchilla, firmara el miércoles un acuerdo de libre comercio con Santos, lo que era requisito previo. La lista de países observadores se ha ampliado con Francia, Portugal, Ecuador, El Salvador, Honduras, Paraguay y República Dominicana; lo que eleva a 16 los países que tienen tal condición. Los mandatarios se felicitaron del acercamiento de Quito, formalmente encuadrada en el eje bolivariano, en las antípodas ideológicas de la Alianza.

http://internacional.elpais.com/internacional/2013/05/24/actualidad/1369360133_402182.html Acceso em: 15.02.15

Page 19: SIMULADO - SSA 1 1 1dia.pdf · SIMULADO - SSA 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Baixe ou imprima o Simulado para resolver as questões. 2. Desligue o celular, acomode-se de forma confortável,

18

1º DIA

FILOSOFIA

39. Sobre o conhecimento mitológico, atente ao texto a seguir:

cultura.culturamix.com

TEXTO 13

Sobre esse aspecto do conhecimento mitológico, é CORRETO afirmar que

A) a função do mito é obscura, e o discurso a ele referente, pronunciado pela autoridade, está fundado na realidade e não explica a existência.

B) o mito retrata um tipo de compreensão não significativa, possibilitando ao homem viver e lutar contra tudo o que lhe é contraditório.

C) na narrativa mitológica, proferida para os ouvintes, está presente o puro delírio da fantasia e a confiabilidade na pessoa do narrador.

D) a narrativa do mito é baseada na lógica da abstração e deixa, à margem, o desejo de dominação do mundo. E) o mito revela alguma coisa que é aceita sem contestação nem questionamento. Trata-se, portanto, de uma primeira

narrativa que atribui sentido ao mundo. 40. Sobre a gênese da filosofia entre os gregos, observe o texto 14.

TEXTO 14

Sobre a gênese do pensamento filosófico entre os gregos, é CORRETO afirmar que

A) a experiência concreta da racionalidade estava isenta da vida política na Pólis Grega. B) a prática político-democrática, atrelada ao enfoque irracional da vida em sociedade, foi o terreno fértil para a gênese do

pensamento filosófico. C) sob o impulso dos gregos, a dimensão racional se impõe como critério de verdade. A filosofia é fruto desse projeto da

razão. D) a filosofia é fruto do momento cultural em que a sensibilidade e a fantasia impõem-se sobre a razão. E) na gênese do pensamento filosófico grego, na civilização ocidental, a forma de sabedoria que se sobrepunha à ciência

filosófica, eram as convicções religiosas fundamentadas na razão pura.

Para os gregos, mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador.

(CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, 1996, p. 28).

Seja como termo, seja como conceito, a filosofia é considerada pela quase totalidade dos estudiosos como uma criação própria do gênio dos gregos. Quem não levar isso em conta não poderá compreender por que, sob o impulso dos gregos, a civilização ocidental tomou uma direção completamente diferente da oriental.

(ANTISERI, Dario e RELAE, Giovanni. História da Filosofia, 1990, p. 11).

Page 20: SIMULADO - SSA 1 1 1dia.pdf · SIMULADO - SSA 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Baixe ou imprima o Simulado para resolver as questões. 2. Desligue o celular, acomode-se de forma confortável,

19

1º DIA

TEXTO 15

41. No tocante ao pensamento grego, assinale a alternativa CORRETA.

A) O pensamento grego, no enfoque da filosofia, é a expressão máxima da racionalidade no trato com o conhecimento. B) No pensamento grego, a singularidade da filosofia está imbuída na tarefa de uma explicação sensível sobre a origem e a

ordem do mundo. C) Os primeiros filósofos gregos pretenderam explicar, apenas, a origem das coisas e da ordem do mundo sem atentar para

o fluxo das mudanças e repetições. Eles buscavam, pelo simples discurso, o estudo do cosmos. D) Desde o seu início, o problema cosmológico é o último a destacar-se claramente como objeto de pesquisa e

sistematização. Ou seja, a cosmologia estava em segundo plano. E) No pensamento grego, os primeiros filósofos acreditavam que o princípio de todas as coisas se encontrava na substância

imaterial e desprezavam a natureza material – o enfoque na cosmologia. TEXTO 16

42. O pensamento mítico na atualidade reflete-se naquelas respostas que estão repletas de explicações valorativas sobre a

personalidade do super-herói, a exaltação do cientificismo, valorando o ‘desejo desenfreado’ e dando primazia ao poder midiático. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA.

A) A verdadeira função do mito, na atualidade, é orientar a ação humana. B) O papel atual do mito é dar sentido ao mundo humano. C) O pensamento mítico, no mundo atual, identifica-se como uma resistência às invenções científicas e tecnológicas. D) Nos dias atuais, a função fabuladora presente nos contos e nas estórias populares remetem aos valores arquetípicos. E) O mito, na atualidade, promove o desenvolvimento do homem no seu cotidiano, pela eficácia na linguagem das formas

ideológicas. 43. O momento histórico da passagem do mito ao nascimento da filosofia da Grécia antiga teve como um dos fatores a:

A) A condição geográfica do território grego proporcionou a expansão em direção ao exterior, favorecendo o comércio marítimo, contribuindo para o processo de desmistificação.

B) A reinvenção de uma escrita, estimulando o pensamento crítico, enquanto as leis escritas foram responsáveis pela permanência no poder da classe rica já existente.

C) A organização política relacionada aos limites geográficos do território grego permitiu a formação de um grande e único império.

D) O ambiente da polis estimulava o debate em praça pública, fazendo nascer a política e o cidadão, mesmo sendo suas decisões ainda sob o poder da vontade dos deuses.

E) A polis era a promessa de democracia para o povo e a garantia dos direitos políticos assegurados às classes inferiores.

Sobre o pensamento grego

A mente humana é naturalmente inquiridora: quer conhecer as razões das coisas; basta ver uma criança fazendo perguntas aos pais. Mas às mesmas perguntas podem ser dadas diversas respostas: míticas, científicas, filosóficas.

MONDIN, Batista. Curso de filosofia. São Paulo: Paulus, 1981. (Adaptado)

Apesar de a filosofia possuir data e local de nascimento, suas origens não são um fato simples, mas, objeto de controvérsias (o que, aliás, é muito próprio da filosofia). A causa da controvérsia é, justamente, o conteúdo da filosofia nascente, isto é, a cosmologia.

CHAUÍ, Marilena. Introdução à História da Filosofia, 1994.

Page 21: SIMULADO - SSA 1 1 1dia.pdf · SIMULADO - SSA 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Baixe ou imprima o Simulado para resolver as questões. 2. Desligue o celular, acomode-se de forma confortável,

20

1º DIA

TEXTO 17

44. Sobre a gênese do pensamento filosófico, está CORRETO afirmar que

A) a evidência da verdade com o crivo da racionalidade tem resposta no mito. B) o critério da logicidade está presente na adesão à crença e ao mito. C) a gênese do pensar filosófico e a inspiração criadora de sentidos consistem na fantasia. D) a origem do pensamento filosófico surge entre os gregos, no século VI aC, na busca por explicação do sobrenatural com

a força do divino. E) o despertar da filosofia grega surge na verdade argumentada da razão com o critério da interpretação.

Com a filosofia, novo critério de verdade se impunha: o critério da logicidade. Verdade é aquilo, que concorda com as leis do lógos (pensamento, razão). É a razão, que nos dá garantia da verdade, porque o real é racional.

(LARA, Tiago Adão. A Filosofia nas suas origens gregas, 1989, p. 54)