simulado de história geral de pré-história e antiguidade, 2016

8
Simulado de História Geral (Pré-História e Antiguidade – Ano 2016 – COM GABARITO - Pré-vestibular Comunitário Ganga Zumba Prof: Ricardo Jorge Exercício 1. (ENEM 2009) Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios - esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas”. VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994. O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania: A) possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar. B) era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade. C) estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica. D) tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais. E) vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade. Reposta: B Comentário: A resposta correta é a letra B, pois a opção interpreta acertadamente a sentença estabelecida por Aristóteles, que vincula o direito à cidadania a um grupo seleto de indivíduos. Deste modo, devemos perceber que até mesmo a política ateniense, símbolo maior da democracia na Antiguidade, fora estabelecida a partir de uma série de critérios que limitavam o pleno gozo da cidadania pelos homens que habitavam essa cidade- Estado. Fonte: http://educacao.globo.com/provas/enem- 2009/questoes/58.html Exercício 2. (ENEM 2009) Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmnides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do Simulado de História Geral (Pré-História e Antiguidade) - Ano 2016 Página - 1

Upload: ricardo-jorge

Post on 13-Apr-2017

850 views

Category:

Education


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Simulado de História Geral de Pré-História e Antiguidade, 2016

Simulado de História Geral(Pré-História e

Antiguidade – Ano 2016 – COM GABARITO -

Pré-vestibular Comunitário Ganga Zumba

Prof: Ricardo Jorge

Exercício 1. (ENEM 2009) Segundo Aristóteles,“na cidade com o melhor conjunto de normas enaquela dotada de homens absolutamente justos, oscidadãos não devem viver uma vida de trabalhotrivial ou de negócios - esses tipos de vida sãodesprezíveis e incompatíveis com as qualidadesmorais, tampouco devem ser agricultores osaspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensávelao desenvolvimento das qualidades morais e àprática das atividades políticas”. VAN ACKER, T.Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. SãoPaulo: Atual, 1994.

O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles,permite compreender que a cidadania:

A) possui uma dimensão histórica que deve sercriticada, pois é condenável que os políticosde qualquer época fiquem entregues àociosidade, enquanto o resto dos cidadãostem de trabalhar.

B) era entendida como uma dignidade própriados grupos sociais superiores, fruto de umaconcepção política profundamentehierarquizada da sociedade.

C) estava vinculada, na Grécia Antiga, a umapercepção política democrática, que levavatodos os habitantes da pólis a participaremda vida cívica.

D) tinha profundas conexões com a justiça,

razão pela qual o tempo livre dos cidadãosdeveria ser dedicado às atividadesvinculadas aos tribunais.

E) vivida pelos atenienses era, de fato, restritaàqueles que se dedicavam à política e quetinham tempo para resolver os problemas dacidade.

Reposta: B

Comentário: A resposta correta é a letra B, pois aopção interpreta acertadamente a sentençaestabelecida por Aristóteles, que vincula o direito àcidadania a um grupo seleto de indivíduos. Destemodo, devemos perceber que até mesmo a políticaateniense, símbolo maior da democracia naAntiguidade, fora estabelecida a partir de uma sériede critérios que limitavam o pleno gozo dacidadania pelos homens que habitavam essa cidade-Estado.

Fonte: http://educacao.globo.com/provas/enem-2009/questoes/58.html

Exercício 2. (ENEM 2009) Para Platão, o que haviade verdadeiro em Parmenides era que o objeto deconhecimento é um objeto de razão e não desensação, e era preciso estabelecer uma relaçãoentre objeto racional e objeto sensível ou materialque privilegiasse o primeiro em detrimento do

Simulado de História Geral (Pré-História e Antiguidade) - Ano 2016Página - 1

Page 2: Simulado de História Geral de Pré-História e Antiguidade, 2016

segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrinadas Ideias formava-se em sua mente. ZINGANO,M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. SãoPaulo: Odysseus, 2012 (adaptado).

O texto faz referencia à relação entre razão esensação, um aspecto essencial da Doutrina dasIdeias de Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo como texto, como Platão se situa diante dessa relação?

A) Estabelecendo um abismo intransponívelentre as duas.

B) Privilegiando os sentidos e subordinando oconhecimento a eles.

C) Atendo-se à posição de Parmenides de querazão e sensação são inseparáveis.

D) Afirmando que a razão é capaz de gerarconhecimento, mas a sensação não.

E) Rejeitando a posição de Parmenides de quea sensação é superior à razão.

Resposta: D

Comentário: De acordo com Platão, a realidade e oconhecimento são formulados em mundos distintos:o inteligível e o sensível. As ideias nascem em ummundo inteligível, real e imutável dominadas pelarazão e pelos conceitos sendo, portanto, perfeitos. Jáo mundo das sensações seria uma mera cópia domundo inteligível o que as tornariam imperfeitas.Dessa maneira, para Platão as sensações podem nosconfundir e induzir ao erro, sendo somente a razão aresponsável pela formação do conhecimento.

Fonte: http://educacao.globo.com/provas/enem-2012/questoes/25.html

Exercício 3. (ENEM) Durante a realeza, e nosprimeiros anos republicanos, as leis eramtransmitidas oralmente de uma geração para outra.A ausencia de uma legislação escrita permitia aospatrícios manipular a justiça conforme seusinteresses. Em 451 a.C., porém, os plebeusconseguiram eleger uma comissão de dez pessoas –os decenviros – para escrever as leis. Dois deles

viajaram a Atenas, na Grécia, para estudar alegislação de Sólon. Coulanges, F. A cidade antiga.São Paulo: Martins Fontes, 2000.

A superação da tradição jurídica oral no mundoantigo, descrita no texto, esteve relacionada à:

A) adoção do sufrágio universal masculino.

B) extensão da cidadania aos homens livres.

C) afirmação de instituições democráticas.

D) implantação de direitos sociais.

E) tripartição dos poderes políticos.

Resposta: B

Comentário: Após a eleição dos decenviros, oSenado foi obrigado a promulgar a Lei das DozeTábuas, que substituíram as leis transmitidasoralmente. Essa conquista abriu caminho para aextensão da cidadania aos plebeus. Ela foi resultadode um longo processo de lutas sociais iniciado em494 a.C., quando os plebeus conquistaram o direitode eleger um representante, o Tribuno da Plebe,para dialogar com os poderes controlados pelospatrícios. A partir de então, eles conquistaramdiversos outros direitos, como o de casar-se compatrícios, o acesso a magistraturas, etc. Sobre asdemais alternativas: o sufrágio universal masculinoe a tripartição dos poderes não estavam emcogitação nesse momentos (A e E); a extensão dacidadania, evidentemente, afirmou certasinstituições democráticas, como o Conselho daPlebe, mas essa afirmação veio como consequenciada extensão da cidadania (C); os direitos sociaiseram objeto de lutas entre patrícios e plebeus, comomostrariam as vicissitudes da proposta de reformaagrária dos irmãos Graco no século II a.C., mas nãoforam “implantados” na época a que se refere otexto.

Exercício 4. (SM) Sob a República romana (509-27a.C.), os plebeus tiveram de lutar muito paraconquistar direitos e serem considerados cidadãos.Leia o texto a seguir:

Simulado de História Geral (Pré-História e Antiguidade) - Ano 2016Página - 2

Page 3: Simulado de História Geral de Pré-História e Antiguidade, 2016

Somente depois de mais de dois séculos de lutaentre plebeus insatisfeitos e patrícios poderosos éque os plebeus conseguiram progressivamente obterdireitos políticos iguais aos nobres. Por volta de 450a.C., os plebeus conseguiram que as leis segundo asquais as pessoas seriam julgadas fossem registradaspor escrito, numa tentativa de evitar injustiças dotempo em que as leis não eram escritas e oscônsules, sempre da nobreza de sangue,administravam a justiça como bem entendiam,conforme suas conveniencias. O conjunto denormas finalmente redigidas foi chamado “A Leidas Doze Tábuas”, que se tornou um dos textosfundamentais do Direito romano, uma dasprincipais heranças romanas que chegaram até nós.A publicação dessas leis, na forma de tábuas quequalquer um podia consultar, […] foi importante,pois o conhecimento das “regras do jogo” da vidaem sociedade é um instrumento favorável aohomem comum e potencialmente limitador dahegemonia e arbítrio dos poderosos. Funari, PedroPaulo. Grécia e Roma. 4. ed. São Paulo: Contexto,2009. p. 83.

Considerando as informações do texto, escolha umou mais entre os itens abaixo:

I. A Lei das Doze Tábuas foi um instrumentofundamental de apropriação do poder por parte dospatrícios em prejuízo dos plebeus.

II. A luta plebeia por direitos e garantias naforma de leis escritas foi um passo históricoimportante na luta pela conquista da cidadania.

III. A forma de preservação da lei por meio datradição oral era algo que garantia a todos osantigos romanos acesso irrestrito aos seus direitos.

IV. O Direito Romano constitui um dos legadosmais importantes da sociedade romana à culturaocidental contemporânea.

São corretos apenas os itens:

A) I e II.

B) III e IV.

C) I e III.

D) II e IV.

E) II e III.

Resposta: D

Comentário: A Lei das Doze Tábuas foi um passodecisivo no processo que levou à conquista dacidadania pelos plebeus. Já o Direito Romano foifundamental para a constituição das normasjurídicas das sociedades ocidentais contemporâneas.Os demais itens são incorretos porque: a Lei dasDoze Tábuas não tinha por objetivo ser uminstrumento de apropriação do poder por parte dospatrícios em prejuízo dos plebeus (I); as leis nãoescritas beneficiavam os patrícios, pois estescontrolavam os cargos que julgavam as leisconforme os interesses de seu próprio grupo social(III).

Exercício 5. (ENEM) Ao visitar o Egito do seutempo, o historiador grego Heródoto (484-420/30a.C.) interessou-se por fenômenos que lhepareceram incomuns, como as cheias regulares dorio Nilo. A propósito do assunto, escreveu oseguinte: “Eu queria saber por que o Nilo sobe nocomeço do verão e subindo continua durante cemdias; por que ele se retrai e a sua corrente baixa,assim que termina esse número de dias, sendo quepermanece baixo o inverno inteiro, até um novoverão.

Alguns gregos apresentam explicações para osfenômenos do rio Nilo. Eles afirmam que os ventosdo noroeste provocam a subida do rio, ao impedirque suas águas corram para o mar. Não obstante,com certa frequencia, esses ventos deixam desoprar, sem que o rio pare de subir da formahabitual. Além disso, se os ventos do noroesteproduzissem esse efeito, os outros rios que corremna direção contrária aos ventos deveriam apresentaros mesmos efeitos que o Nilo, mesmo porque elestodos são pequenos, de menor corrente. ” Heródoto.História. (Trad.). livro II, 19-23. 2. ed. Chicago:Encyclopaedia Britannica Inc., 1990. p. 52-3.(Adaptado.)

Simulado de História Geral (Pré-História e Antiguidade) - Ano 2016Página - 3

Page 4: Simulado de História Geral de Pré-História e Antiguidade, 2016

Resposta: A

Comentário: Segundo alguns gregos, a força dosventos provenientes do noroeste impediria o avançodas águas do Nilo em direção ao mar e seria essa acausa das cheias. Heródoto rejeita essa explicação,apoiando seus argumentos em observaçõesempíricas, e não em ideias preconcebidas. Eleafirma que as águas do Nilo continuavam a subirmesmo quando os ventos paravam de soprar e queos outros rios não sofriam os mesmos efeitos doNilo (item I). Os itens II e III são incorretos porque:quando os ventos paravam, o Nilo continuava asubir (II); os rios de menor porte a que se refereHeródoto corriam em direção contrária aos ventos, enão na mesma direção, como afirma o item III. Valelembrar que as cheias do Nilo eram provocadaspelas chuvas de verão em sua nascente.

Exercício 6. (FGV-SP) Com relação às civilizaçõesegípcias e mesopotâmicas, é INCORRETOafirmar:

A) O torno para a fabricação de cerâmicausado no Egito foi, durante séculos, maislento e ineficiente do que aquele empregadona Mesopotâmia.

B) As técnicas de produção utilizadas peloEgito faraônico e pela Mesopotâmia sefixaram, em sua maioria, durante o surto deinovações tecnológicas que se estendeu de3200 a 2700 a.C.

C) Comparando-se o Egito à Mesopotâmia,pode-se constatar certo atraso do primeiroem relação à segunda, onde certasinovações tecnológicas foram introduzidasanteriormente.

D) As atividades agrícolas eram supérfluas naeconomia egípcia antiga, dada a poucafertilidade do solo, e de extremaimportância na Mesopotâmia, onde secultivam cereais como o trigo e a cevada.

E) O instrumento baseado no princípio do

contrapeso, para a elevação de recipientescom água, foi introduzido no Egito noséculo XIV a.C., apareceu em um sinetomesopotâmico cerca de seis séculos antes.

Resposta: A

Exercício 7. Apesar da dominação, os macedôniospreservaram a cultura mista, grega e macedônica,recebe o nome de cultura:

A) helenística

B) grega-macedônica

C) macedones

D) grecolenistica

E) macedolenistica

Resposta: A

Comentário: a região onde ficava localizada aGrécia era denominada Helas.

Exercício 8. Na arquitetura do Egito Antigopodemos destacar as pirâmides. Qual era a principalfunção das pirâmides?

A) Serviam como residencia dos faraós e todanobreza, por isso eram grandes e luxuosas.

B) Para estocar a produção de grãos e guardaras riquezas do faraó e sua família.

C) Servir de templo religioso, pois nelas eramrealizados os rituais egípcios.

D) Proteger e conservar o corpo do faraómumificado e seus pertences pessoais paraa vida após a morte.

Resposta: D

Exercício 9. Qual das alternativas abaixo apresentaaspectos do legado romano para as civilizaçõesposteriores?

A) O direito romano, presente até os dias de

Simulado de História Geral (Pré-História e Antiguidade) - Ano 2016Página - 4

Page 5: Simulado de História Geral de Pré-História e Antiguidade, 2016

hoje na cultura do Ocidente, assim como olatim, que deu origem a língua portuguesa,francesa, italiana e espanhola.

B) A religião politeísta romana que até hoje épredominante no mundo ocidental.

C) As técnicas de construção de pirâmides e aMedicina, através do processo demumificação de corpos.

D) A língua inglesa, a democracia e a educaçãovoltada para as artes e cultura.

Resposta: A

Exercício 10. (Fuvest-SP) O modo de produçãoasiático pode ser caracterizado EXCETO por:

A) poder político centralizado, teocrático esociedade estamental.

B) economia agropastoril, sujeitas àscondições geoclimáticas, incluindo ochamado Crescente Fértil.

C) organização fortemente marcada pelareligiosidade que, por vezes, contribuiu atémesmo para a centralização política.

D) domínio da religião monoteísta naconstituição do Império Persa.

E) traços de originalidade fenícia, peladescentralização política das cidades-estados e economia voltada para o comérciomarítimo.

Resposta: D

Exercício 11. Quais os principais povos daAntiguidade habitaram a região da Mesopotâmia?

A) Egípcios, gregos, romanos e hunos.

B) Babilônicos, assírios, sumérios, caldeus,amoritas e acádios.

C) Visigodos, burgúndios, ostrogodos evândalos.

D) Hebreus, hititas e egípcios.

Resposta: B

Exercício 12. (Adaptada) Entre 4000 e 3000 a.C,formaram-se grandes civilizações em proximidadesde rios:

A) O Egito e a Mesopotâmia

B) A Índia e a Sibéria

C) O Paquistão e o Irã

D) Israel e Jericó

E) Israel e Nazaré

Resposta: A

Comentário: A civilização egípicia se desenvolveunas margens do rio Nilo, e entre os rios Tigre eEufrates desenvolveu-se vários povos.

Exercício 13. Sobre a religião grega É FALSOafirmar que:

A) Os gregos antigos eram monoteístas, ouseja, acreditavam na existencia de apenasum deus.

B) Os gregos antigos eram politeístas, ou seja,acreditavam na existencia de vários deuses.

C) Os gregos antigos faziam consultas aosdeuses no oráculo de Delfos.

D) Em homenagem aos deuses, principalmentea Zeus (deus dos deuses), os gregos criaramos Jogos Olímpicos.

Resposta: A

Exercício 14. (UFPR) “Xerxes não enviou arautosa Atenas e a Esparta para exigir a submissãodessas cidades. Dario os tinha enviadoanteriormente com esse fim, mas os atenienses oshaviam lançado no Báratro enquanto que oslacedemônios atiraram-se nos num poço, dizendo-

Simulado de História Geral (Pré-História e Antiguidade) - Ano 2016Página - 5

Page 6: Simulado de História Geral de Pré-História e Antiguidade, 2016

lhes que dali tirassem terra e água para levarem aorei. Espértias e Bulis, ambos espartanos de altalinhagem, ofereceram-se para sofrer castigo queXerxes, filho de Dario, quisesse impor-lhe pelamorte dos arautos enviados a Esparta. […]Partindo para Susa, foram ter à casa de Hidames,persa de nascimento e governador da costamarítima da Ásia. […] Depois de convidá-los aparticipar da sua mesa, assim lhes falou:‘Lacedemônios, por que recusais de tal forma aamizade que o nosso soberano vos oferece? Podeisver, pela situação privilegiada que desfruto, que elesabe premiar o mérito; e como tem em alta contavossa coragem, estou certo que daria também, acada um de vós, um governo na Grécia, sequisésseis reconhecê-lo como soberano’. ‘Senhor –responderam os jovens – sabeis ser escravo, masnunca experimentastes da liberdade, ignorando,por conseguinte, as suas doçuras. Se já a tivésseisalgum dia conhecido, estimular-nos-ei a lutar porela, não somente com lanças, mas até commachados’.” (“HERÓDOTO”. História. São Paulo:Tecnoprint, s/d, p. 340)

Com base no texto de Heródoto e nosconhecimentos sobre o conflito entre gregos epersas na Antiguidade, considere as afirmativas aseguir:

1. A narrativa de Heródoto concebe o tempocomo cíclico, uma vez que, para ele, oconhecimento da história permite acorreção dos erros do passado.

2. Em seu texto, Heródoto atribui às GuerrasGreco-Pérsicas o significado de um conflitoentre homens livres e escravos.

3. Heródoto demonstra, por meio da suanarrativa, que a inviolabilidade dos arautos,fundada no direito das gentes, era umcostume político compartilhado por gregose persas.

4. As atitudes dos atenienses e espartanos,narradas no texto de Heródoto, revelam porque os persas chamavam os gregos de “os

bárbaros da Antiguidade Clássica”.

Assinale a alternativa correta.

A) Somente as afirmativas 1 e 2 sãoverdadeiras.

B) Somente as afirmativas 1 e 4 sãoverdadeiras.

C) Somente as afirmativas 2 e 3 sãoverdadeiras.

D) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 sãoverdadeiras.

E) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 sãoverdadeiras.

Resposta: C

Exercício 15. Qual o marco que os historiadoresdefinem para o começo da História e o fim da Pré-história:

A) A agricultura

B) A criação de gado

C) A energia elétrica

D) A utilização da pólvora

E) A escrita

Resposta: E

Exercício 16. Na região mais próxima ao MarMediterrâneo o rio Nilo formava um grande delta,cujas terras eram muito férteis. Essa região ficouconhecida como:

A) Alto Egito

B) Baixo Egito

C) Núbia

D) Grande Oásis

E) 2ª catarata

Resposta: B

Simulado de História Geral (Pré-História e Antiguidade) - Ano 2016Página - 6

Page 7: Simulado de História Geral de Pré-História e Antiguidade, 2016

Exercício 17. (ENEM) Os quatro calendáriosapresentados abaixo mostram a variedade nacontagem do tempo em diversas sociedades.

Com base nas informações apresentadas, pode-seafirmar que:

A) o final do milenio, 1999/2000, é um fatorcomum às diferentes culturas e tradições.

B) embora o calendário cristão seja hojeadotado em âmbito internacional, cadacultura registra seus eventos marcantes emcalendário próprio.

C) o calendário cristão foi adotadouniversalmente porque, sendo solar, é maispreciso que os demais.

D) a religião não foi determinante na definiçãodos calendários.

E) o calendário cristão tornou-se dominantepor sua antiguidade.

Resposta: B

Comentário: O calendário cristão foi adotado porquase todas as regiões do planeta como resultado daexpansão dos países europeus a partir do século XV.Ao subjugar povos de outros continentes, oseuropeus impuseram a eles sua cultura e,particularmente, a religião cristã. Alguns dessespovos, contudo, conservaram seus calendáriosoriginais. Desse modo, a diversidade das formas decontagem do tempo se manteve dentro de certoslimites. As demais alternativas são incorretasporque: o final do milenio não é o mesmo paratodas as religiões e culturas (A); o calendário cristão

não foi adotado por outros povos por ser solar (C); areligião teve papel fundamental na definição doscalendários (nascimento de Jesus Cristo, fuga deMaomé, etc.) (D); não foi o fato de ser antigo quetornou dominante o calendário cristão (E).

Exercício 18. (UFSM-RS) A região daMesopotâmia ocupa lugar central na história dahumanidade. Na Antiguidade, foi berço dacivilização sumeriana devido ao fato de:

A) ser ponto de confluencia de rotascomerciais de povos de diversas culturas.

B) ter um subsolo rico em minérios,possibilitando o salto tecnológico da idadeda pedra para a idade dos metais.

C) apresentar um relevo peculiar e favorávelao isolamento necessário para ocrescimento socioeconômico.

D) possuir uma área agricultável extensa,favorecida pelos rios Tigre e Eufrates.

E) abrigar um sistema hidrográfico ideal para alocomoção de pessoas e apropriado paradesenvolvimento comercial.

Reposta: D

Comentário: Marcando o período da história emque observamos o nascimento das chamadas“sociedades hidráulicas”, a Mesopotâmia atraiudiversas civilizações em virtude de seus amplosrecursos hídricos. Com o desenvolvimento agrícolaali observado, podemos ver a formação de várioscentros urbanos, onde temos a elaboração decomplexas atividades culturais, religiosas epolíticas.

Exercício 19. O que foi a política do “pão-e-circo”durante o Império Romano?

A) Política promovida pelo imperador romanopara arrecadar mais impostos, através dacobrança de taxas em atividades de lazer e

Simulado de História Geral (Pré-História e Antiguidade) - Ano 2016Página - 7

Page 8: Simulado de História Geral de Pré-História e Antiguidade, 2016

sobre o comércio de pão.

B) Política dos reis romanos para aumentar ocomércio de pão e outros alimentos queutilizavam o trigo como matéria prima.

C) Distribuição de alimentos (principalmentepão) e diversão (principalmente luta degladiadores) como forma do imperadoragradar os mais pobres, diminuindo astensões sociais e evitando revoltas econflitos em Roma.

D) Política promovida pelos senadoresromanos com objetivo de proibir o circo e avenda ilegal de pães em Roma.

Resposta: C

Exercício 20. (ENEM 2009) No período 750-338 a.C., a Grécia antiga era composta por cidades-Estado, como por exemplo Atenas, Esparta, Tebas,que eram independentes umas das outras, maspartilhavam algumas características culturais, comoa língua grega. No centro da Grécia, Delfos era umlugar de culto religioso frequentado por habitantesde todas as cidades-Estado.

No período 1200-1600 d. C., na parte da Amazôniabrasileira onde hoje está o Parque Nacional doXingu, há vestígios de quinze cidades que eramcercadas por muros de madeira e que tinham atédois mil e quinhentos habitantes cada uma. Essascidades eram ligadas por estradas a centroscerimoniais com grandes praças. Em torno delashavia roças, pomares e tanques para a criação detartarugas. Aparentemente, epidemias dizimaram

grande parte da população que lá vivia. Folha de S.Paulo, ago. 2008 (adaptado).

Apesar das diferenças históricas e geográficasexistentes entre as duas civilizações elas sãosemelhantes pois

A) as ruínas das cidades mencionadas atestamque grandes epidemias dizimaram suaspopulações.

B) as cidades do Xingu desenvolveram ademocracia, tal como foi concebida emTebas.

C) as duas civilizações tinham cidadesautônomas e independentes entre si.

D) os povos do Xingu falavam uma mesmalíngua, tal como nas cidades-Estado daGrécia.

E) as cidades do Xingu dedicavam-se à arte e àfilosofia tal como na Grécia.

Reposta: C

Comentário: A partir do texto, podemos observarque a única comparação viável é que as duascivilizações tinham cidades autônomas eindependentes entre sí, marcadas pelos muros aoentorno que delimitavam as “cidades indígenas”,assim como as cidade-Estado, que eramindependentes, tendo suas produções e rituaispróprios, apesar de partilharem laços culturais,como a língua com outros povos ao redor.

Fonte: http://educacao.globo.com/provas/enem-2009/questoes/74.html

Fontes:EDIÇÕES SM (ED.). Ser protagonista – Competencias – História – ENEM. 1ª. ed. [s.l.] Edições SM Ltda., 2014a.http://www.suapesquisa.com/questoes/grecia_antiga.htm; http://www.suapesquisa.com/questoes/roma_antiga.htmhttp://www.enemvirtual.com.br/antiga-grecia-exercicios/;http://www.suapesquisa.com/questoes/mesopotamia.htmhttp://tudodeconcursosevestibulares.blogspot.com.br/2013/04/egito-antigo-resumo-com-questoes.htmlhttp://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-historia/exercicios-sobre-mesopotamia.htm; http://www.vestibular1.com.br/simulados/historia/egito_mesopotamia.htm

Simulado de História Geral (Pré-História e Antiguidade) - Ano 2016Página - 8