simulado coc enem 2009 ciências humanas e suas tecnologias · a) representou uma visão correta...

39
Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias O Estado de S. Paulo,21/6/2009 01. A tabela acima retrata: a) os acampamentos do MST no estado de São Paulo. b) as comunidades quilombolas reconhecidas no estado de São Paulo. c) as áreas de atuação do Movimento dos Atingidos por Barragens. d) os assentamentos de reforma agrária no estado de São Paulo. e) as áreas de conflitos pela posse da terra na região Sudeste. Resposta: B Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas. (Habilidade 22) A tabela indica as comunidades remanescentes de quilombos (quilombolas) no estado de São Paulo. Incorretas: a) As comunidades destacadas na tabela não correspondem aos acampamentos do MST. c) O MAB não atua em todas as regiões destacadas na tabela. d) Os assentamentos de reforma agrária não abrangem as comunidades da tabela. e) As principais áreas de conflitos pela terra no estado de São Paulo estão no Pontal do Paranapanema.

Upload: nguyenhuong

Post on 12-Nov-2018

238 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

Simulado COC – Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias

O Estado de S. Paulo,21/6/2009

01. A tabela acima retrata:

a) os acampamentos do MST no estado de São Paulo. b) as comunidades quilombolas reconhecidas no estado de São Paulo. c) as áreas de atuação do Movimento dos Atingidos por Barragens. d) os assentamentos de reforma agrária no estado de São Paulo. e) as áreas de conflitos pela posse da terra na região Sudeste.

Resposta: B Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas. (Habilidade 22) A tabela indica as comunidades remanescentes de quilombos (quilombolas) no estado de São Paulo. Incorretas: a) As comunidades destacadas na tabela não correspondem aos acampamentos do MST. c) O MAB não atua em todas as regiões destacadas na tabela. d) Os assentamentos de reforma agrária não abrangem as comunidades da tabela. e) As principais áreas de conflitos pela terra no estado de São Paulo estão no Pontal do Paranapanema.

Page 2: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

02. . ... a biologia era essencial para uma ideologia burguesa teoricamente igualitária, pois deslocava a culpa das evidentes desigualdades humanas da sociedade para a natureza. Os pobres eram pobres por terem nascido inferiores.

HOBSBAWM, Eric. A era dos impérios 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, p. 351. No século XIX, ao longo da Segunda Revolução Industrial, ocorreu o auge do colonialismo europeu, ao mesmo tempo em que a biologia e a medicina desenvolviam-se rapidamente, estimuladas por essa nova etapa do capitalismo. Assinale a alternativa que melhor relaciona o desenvolvimento dessas duas ciências às necessidades imperialistas. a) Enquanto a biologia esforçava-se por provar a igualdade entre os homens para

justificar a catequese do gentio, a medicina buscava melhorar a qualidade de vida do proletariado, em fase de conciliação com a classe dominante.

b) Tanto a biologia quando a medicina caminhavam no sentido de provar que a humanidade não estava dividida em raças, o que reforçaria a ideia de autodeterminação dos povos.

c) Enquanto a biologia buscava provar a superioridade dos povos europeus com o intuito de justificar a missão civilizadora, a medicina esforçava-se para buscar a cura de enfermidades que abatiam europeus em áreas tropicais.

d) Biólogos e médicos, em geral adeptos do internacionalismo comunista, buscavam provar a igualdade racial com o intuito de fortalecer a ideia de união entre todos os povos.

e) Enquanto a biologia preocupava-se em negar as teo rias racistas de Spencer, a medicina voltou-se exclusivamente para as doenças de clima temperado, abandonando os povos de áreas tropicais à sua própria sorte.

Resposta: C a) A biologia, na verdade, estava produzindo teorias que justificavam a desigualdade racial entre os homens, como, por exemplo, o darwinismo social. b) A biologia e a medicina estavam sendo usadas para legitimar as diferenças raciais a fim de justificar o imperialismo. c) Correta. Estudiosos utilizavam-se da biologia para elaborar teorias raciais que seriam usadas como justificativa para exercer o controle em várias regiões do mundo. Ao interpretar historicamente aspectos da cultura, a questão nos leva à habilidade 1 da área de competência 1. d) Os médicos e biólogos em geral não eram adeptos do comunismo. e) A grande presença de europeus em áreas tropicais levou a medicina a preocupar-se em estudar as doenças tropicais a fim de desenvolver mecanismos de defesa e profilaxia.

03. Mas se, em vez de se reproduzir entre si, a população brasileira estivesse em condições de subdividir ainda mais os elementos daninhos de sua constituição étnica, fortalecendo-se através de alianças de mais valor com as raças europeias, o movimento de destruição observado em suas fileiras se encerraria, dando lugar a uma ação contrária. GOBINEAU, Conde de. L’Emigration au Brésil, 1873. In: READERS, G. O conde de Gobineau no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. A teoria de Gobineau influenciou sobremaneira o pensamento das elites europeia e brasileira na segunda metade do século XIX. Sobre esse pensamento, podemos afirmar que: a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que

caracterizava-se pela indolência e falta de iniciativa. b) não está relacionado à imigração, na medida em que Gobineau considerava a

população brasileira perfeitamente saudável na sua constituição étnica e com grandes possibilidades de autorreprodução.

c) corresponde à influência do darwinismo social do século XIX, que defende a supremacia racial do homem branco europeu e, dessa forma, somente com a

Page 3: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

imigração desses povos, a população brasileira poderia extirpar os seus elementos daninhos.

d) a população brasileira deveria reproduzir-se entre si a fim de manter a pureza racial e, assim, evitar os efeitos daninhos que povos imigrantes pudessem trazer.

e) representa o darwinismo social desenvolvido durante a fase do imperialismo, que defendia a supremacia das raças mestiças como sendo mais desenvolvidas e mais aptas do que as raças puras.

Resposta: C a) De acordo com o texto, o autor critica e condena a população mestiça brasileira. b) O autor, na verdade, menciona e incentiva a imigração europeia para o Brasil a fim de purificar a raça. c) Correta. Ao incentivar a imigração europeia para o Brasil, com o objetivo de eliminar os elementos daninhos da população brasileira, o autor está utilizando--se da teoria da supremacia racial do homem branco defendida pelo darwinismo social. Por comparar pontos de vista de algum aspecto da cultura, essa questão nos remete à habilidade 4 da competência 1. d) O autor defende a imigração de europeus para se miscigenarem com os brasileiros, a fim de melhorar a raça. e) O darwinismo não defende as raças mestiças, mas a raça branca como a mais desenvolvida.

04. A lei que permite regularizar a situação de cerca de 50 mil estrangeiros no país foi sancionada ontem. A nova legislação beneficia os migrantes que entraram no Brasil e os que estão com prazo de estada vencido, além dos estrangeiros que ainda não obtiveram a condição de residente permanente no país.

Folha de S. Paulo. C6. 3/7/2009. A lei sancionada beneficiará principalmente: a) os italianos radicados no estado de São Paulo desde o século XIX. b) as colônias alemãs em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. c) as colônias japonesas implantadas no Vale do Ribeira (São Paulo). d) os colonos chineses que se fixaram na porção centro-norte do Mato Grosso. e) os imigrantes bolivianos que são explorados em confecções na Grande São Paulo. Resposta: E Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas. (Habilidade 22) A lei sancionada beneficiará uma parcela dos imigrantes bolivianos, que são submetidos a um trabalho degradante ou à condição análoga à escravidão em confecções principalmente na Grande São Paulo. Incorretas: a) A lei beneficiará os imigrantes que entraram no Brasil recentemente. b) As colônias alemãs foram implantadas no século XIX. c) Os imigrantes japoneses do Vale do Ribeira (SP) já estão legalizados no país. d) Os chineses estão concentrados nas áreas urbanas.

05. Raimunda Gomes da Silva tem 68 anos. Mora na comunidade Sete Barracas, em São Miguel do Tocantins, no Bico do Papagaio – divisa entre Pará, Tocantins e Maranhão... Nas rugas que lhe acrescentam uns 20 anos, ela carrega uma vida ordinária, à qual, à custa de muita batalha, acrescentou um “extra”, quebrando coco babaçu – e protocolos... Uma das principais conquistas de dona Raimunda foi a aprovação, em 2008, de uma lei estadual, chamada “Lei do babaçual livre”, garantindo a não derrubada das palmeiras de babaçu – que os fazendeiros punham abaixo, queimavam ou envenenavam – e a

Page 4: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

permissão para as quebradeiras entrarem nas propriedades privadas para recolher os cocos babaçu que lhes rende o sustento.

O Estado de S. Paulo. Caderno Aliás. J8. 8/3/2009. O texto retrata: a) a disputa pela posse da terra no Bico do Papagaio e na Terra do Meio em função da

coleta da carnaúba. b) os movimentos sociais liderados pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

na Amazônia Legal. c) a luta dos quilombolas para a titulação das áreas que ocupam no vale do rio Trombetas

(Oriximiná). d) a inclusão social dos posseiros no programa de reforma agrária federal em toda a

Amazônia Legal. e) a postura de uma líder que promoveu a inclusão social das mulheres que coletam o

coco do babaçu. Resposta: E Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social. (Habilidade 25) O texto descreve a luta de uma humilde senhora que liderou um grupo de mulheres, permitindo-lhes a inclusão social através da coleta do coco do babaçu. Incorretas: a) O texto se refere à coleta do coco do babaçu. b) O MAB é o movimento social que luta pelos interesses das famílias que foram prejudicadas pelo alagamento das suas propriedades. c) O texto não se refere ao vale do rio Trombetas. d) O texto se refere a uma líder que atua no chamado Bico do Papagaio.

06. . Comércio justo (fair trade) nada mais é do que um movimento iniciado na Europa, nos anos 60, quando ativistas começaram a se preocupar com as diferenças das condições de trocas entre países do hemisfério Norte e Sul. Também atende pelo nome de comércio solidário ou comércio com justiça.

Desafios do desenvolvimento. Setembro de 2004. Utilizando os seus conhecimentos referentes às práticas de inclusão social, associadas ao comércio justo, leia as afirmativas: I. Desenvolve atividades que incentivam a sustentabilidade ambiental. II. Evita o trabalho infantil e promove a valorização da mulher nas condições de trabalho. III. Promove a inclusão social de comunidades tradicionais através da maior remuneração

dos seus produtos. IV. Nesse tipo de comércio, afasta-se a atuação dos atravessadores. Estão corretas: a) todas as afirmativas. b) somente as afirmativas I e II. c) somente as afirmativas I e IV. d) somente as afirmativas II, III e IV. e) somente as afirmativas III e IV. Resposta: A Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social. (Habilidade 25) Todas as afirmativas estão associadas às práticas de inclusão social do comércio justo ou solidário.

Page 5: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

07. . A Revolução Industrial promoveu uma série de consequências, como, por exemplo, o

imperialismo. Analise as afirmações abaixo sobre o imperialismo e assinale a incorreta. a) O imperialismo utilizou a prática mercantilista, que considerava as colônias como

fornecedoras de metais preciosos para as suas metrópoles. b) Os povos colonizados, ao reagirem contra o domínio imperialista, adquiriram

consciência de sua identidade e passaram a lutar pela sua independência. c) A divisão econômica e a corrida imperialista provocaram um sistema de alianças entre

os países industriais europeus, que contribuiu sobremaneira para a eclosão da Primeira Guerra Mundial.

d) A expansão imperialista foi embasada na teoria da supremacia racial do homem branco e no darwinismo social.

e) O princípio da autodeterminação dos povos consistiu num dos quatorze pontos expostos pelo presidente norte-americano Woodrow Wilson, após o final da Primeira Guerra Mundial, em 1919.

Resposta: A a) Incorreta. O imperialismo utilizou-se do capitalismo monopolista para exercer domínio sobre várias regiões do mundo, como Ásia e África. O mercantilismo foi a prática econômica utilizada pelas monarquias absolutas durante a Idade Moderna. Habilidade 14 da competência 3. b) A luta dos povos colonizados contra o imperialismo levou-os a uma consciência nacional que foi utilizada, mais tarde, para reivindicar a independência. c) O imperialismo consistiu em um dos principais fatores da Primeira Guerra Mundial. d) As potências europeias se utilizaram do darwinismo social para justificar sua dominação sobre várias regiões do mundo. e) Finda a Primeira Guerra Mundial, o presidente norte- -americano Woodrow Wilson propôs os Quatorze Pontos, e, entre eles, a autodeterminação dos povos.

08. A grande revolução de 1789-1848 foi o triunfo não da indústria como tal, mas da indústria capitalista; não da liberdade e da igualdade em geral, mas da classe média ou da sociedade burguesa liberal; não da economia moderna ou do Estado moderno, mas das economias e Estados em uma determinada região geográfica do mundo [...] cujo centro eram os Estados rivais e vizinhos da Grã-Bretanha e França. A transformação de 1789-1848 é essencialmente o levante gêmeo que se deu naqueles dois países e que dali se propagou por todo o mundo.

HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1977, p. 17.

Após a leitura do texto, assinale a alternativa incorreta. a) Os eventos de 1789 na França deram origem à moderna utopia revolucionária, mas

também provocaram o surgimento de movimentos conservadores que, baseando-se em valores tradicionais e religiosos, lutaram pela preservação dos valores representados pela ordem divina e harmoniosa.

b) O pioneirismo da Inglaterra no desenvolvimento da Revolução Industrial deveu-se, entre outros fatores, à existência de matérias-primas e combustíveis, como lã e carvão, na própria Grã-Bretanha, componentes indispensáveis ao processo industrial.

c) O ciclo revolucionário de 1848 foi chamado de “primavera dos povos”, em virtude de um dos principais fatores a impulsionar as revoltas em várias partes da Europa ter sido o princípio das nacionalidades.

d) Os italianos, liderados por Mazzini e tendo a participação dos carbonários, tentaram realizar a unificação do país em 1848, porém enfrentaram a forte oposição da Áustria e o movimento unificador sofreu um refluxo.

e) Os alemães, por meio da Assembleia de Frankfurt, realizada em 1848, tentaram realizar a unificação do país com a entrega da coroa ao imperador da Prússia, que não aceitou em vista da interferência política e militar da Áustria.

Page 6: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

Resposta: A a) Incorreta. A Revolução Francesa não deu origem a movimentos conservadores baseados em valores tradicionais e religiosos, mas ao contrário. Essa questão, pelas alternativas que envolvem relações entre nações, remete-nos à habilidade 7. b) A Inglaterra foi a pioneira no processo industrial moderno graças à acumulação de capitais durante a Revolução Comercial e à existência de lã (cercamentos) e carvão. c) O ano de 1848 foi marcado por várias revoluções na Europa, caracterizadas principalmente pelo nacionalismo, destacando-se, neste contexto, as tentativas de unificação empreendidas pelos alemães e italianos. d) Em 1848, Mazzini e os carbonários tentaram efetuar a unificação da Itália, porém a intervenção militar austríaca impediu isso de acontecer, a fim de manter sua influência sobre os estados do norte. e) No mesmo ano em que os italianos tentaram a unificação política, os alemães também tentaram, por meio da Assembleia de Frankfurt; entretanto, a mesma Áustria que impediu a unificação italiana, iria impedir a alemã.

09. Utilizando os seus conhecimentos geográficos, analise os mapas e leia as afirmativas a seguir. I. O mar de Aral ocupa a porção oriental da Rússia, que possui enorme concentração

urbana e industrial. II. A redução da área do mar de Aral superou os 50% em função da utilização da água

para a irrigação do algodão. III. Os rios Amu Darya e Syr Daria deságuam no mar de Aral, caracterizando uma

drenagem exorreica. IV. A redução do volume do mar de Aral gerou um novo deserto na Ásia Central

(Cazaquistão), com grande concentração de sais.

Page 7: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

Estão corretas somente as afirmativas: a) II e IV. b) I e II. c) II e III. d) III e IV. e) II, III e IV. Resposta: A Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e/ou geográficos. (Habilidade 27) Estão corretas as afirmativas II e IV. Incorretas: I. O mar de Aral está localizado no Cazaquistão (Ásia Central). III. A drenagem dos rios Amu Darya e Sir Darya é endorreica porque o mar de Aral é fechado.

10.

Page 8: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

Analise o mapa e a imagem de satélite e leia as afirmativas: I. As áreas desmatadas estão concentradas ao longo dos principais eixos rodoviários. II. A imagem de satélite destaca o padrão de desflorestamento denominado “espinha de

peixe”. III. A Amazônia Legal abrange a área coberta pela floresta Amazônica. IV. Os estados do Pará e do Mato Grosso apresentam baixo índice de desflorestamento. As afirmativas corretas são: a) I e III. b) II e III. c) I e II. d) II e IV. e) I e IV. Resposta: C Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem (Habilidade 26). Estão corretas as afirmativas I e II. Incorretas: III. A Amazônia Legal abrange também áreas de cerrados e do Pantanal Mato-Grossense. IV. Os estados do Pará e do Mato Grosso apresentam um elevado grau de desmatamento.

11. Questão anulada

12. É, pois, nas sociedades orais que não apenas a função da memória é mais desenvolvida, mas também a ligação entre o homem e a palavra é mais forte.

BÂ, A. Hampâté. “A tradição viva”. In: KI-ZERBO, J. (org.). História geral da África, 1982.

O texto acima faz referência: a) às comunidades africanas da Antiguidade Oriental, mais voltadas para a religiosidade

do que para a filosofia. b) aos grupos humanos pré-históricos mais preocupados com questões sociológicas do

que com problemas antropológicos. c) às primeiras sociedades humanas que conseguiram desenvolver a literatura. d) às sociedades ágrafas, isto é, que não conheciam a escrita. e) à importância da memória para a construção das primeiras sociedades civilizadas.

Resposta: D Competência de área 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. Habilidade 1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura. O texto faz referência a “sociedades orais”, grupos humanos que transmitiam valores culturais por meio da palavra, já que desconheciam a escrita. a) As comunidades da Antiguidade Oriental, quase que na sua totalidade, já conheciam a escrita. b) Os grupos pré-históricos não manifestavam preocupações de caráter antropológico; além disso, não é correto referir-se a preocupações científicas (sociologia ou antropologia) quando tratamos de comunidades pré-históricas.

Page 9: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

c) Sociedades ágrafas não poderiam desenvolver a literatura. d) Correta. e) A menção à importância da memória é devida à necessidade deste recurso como meio de transmissão de valores culturais quando há ausência do meio escrito.

13. Mamirauá é a maior área de floresta inundada e preservada do planeta... Na maior reserva alagada do mundo, alia-se a conservação da natureza ao desenvolvimento humano... Foram os moradores, por exemplo, que ensinaram os cientistas a calcular o tamanho (e em consequência a idade) do pirarucu, além da quantidade de peixes existente em determinada lagoa...

Há o projeto de manejo da pesca, que inclui o planejamento da extração de pirarucu das lagoas que se formam depois da época das cheias. Em cinco anos o número de pescadores que aderiram ao sistema multiplicou. Pesca-se mais e o preço subiu. As espécies também se beneficiaram. A população de pirarucus cresceu 64%, porque acabou a pesca predatória e somente os pescadores das comunidades têm autorização para pescar.

Desafios do desenvolvimento. Agosto de 2004. Pela leitura do texto, pode-se inferir quais características da região? a) Manejo sustentável e aumento da renda da população local b) Manejo predatório e inclusão social c) Expansão agrícola e exclusão social d) Desmatamento e redução da renda da população local e) Extração racional do látex e exclusão social Resposta: A Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e/ou geográficos. (Habilidade 27) A leitura do texto nos leva a inferir que na região ocorre o manejo sustentável do pirarucu e o aumento da renda da população local (pesca-se mais e o preço subiu). Incorretas: b) O manejo do pirarucu é sustentável. c) O texto não trata da expansão agrícola. d) A prática sustentável não coaduna com o desmatamento. e) O texto não se refere à extração do látex.

14.

Page 10: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

A energia retratada no mapa é a: a) eólica, que emite grande volume de material particulado. b) hidráulica, que é responsável pela emissão de dióxido de enxofre. c) solar, que apresenta pequeno potencial na região Nordeste. d) biomassa, que está concentrada na região Sudeste. e) eólica, que é renovável e não emite gases estufa. Resposta: E Relacionar o uso das tecnologias com os impactos socio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos. (Habilidade 28) O mapa retrata as centrais eólicas instaladas no Brasil. A energia eólica é renovável e não contribui para o incremento dos gases estufa. Incorretas: a) A energia eólica não emite material particulado. b) O mapa mostra as centrais eólicas. c) A energia é a eólica e o Nordeste apresenta um grande potencial para a energia solar. d) No mapa, a região Sudeste não é retratada.

15. Os índios kadiwéu vivem distribuídos em quatro aldeias: Barro Preto, Bodoquena, Campina e Tomázia. Falam a língua guaikurú – aliás, são eles os únicos representantes dessa família linguística que continuaram vivendo no Brasil; os demais ficaram para além das fronteiras brasileiras, em terras hoje pertencentes ao Paraguai. Autodenominam-se ejiwajegi (lê-se “edjiúadjegui”) e são os descendentes dos antigos mbayá-guaikurú, os célebres “índios cavaleiros”, assim chamados em razão da destreza com que utilizavam o cavalo em incursões guerreiras entre os séculos XVII e XIX. A reserva na qual estão os kadiwéu tem 538.536 hectares, onde vivem com outros grupos indígenas que já podem estudar em escolas lá instaladas desde a década de 1940. Sobre esse assunto, é correto afirmar que: a) os limites estabelecidos pelo tratado de Tordesilhas foram sempre respeitados pelos

indígenas tupis-guaranis. b) o processo de aculturação, isto é, a substituição dos valores culturais nativos por

elementos da cultura europeia, iniciado no Brasil pelos missionários católicos, continua sendo praticado por escolas laicas nos últimos anos.

c) os índios kadiwéu pertencem ao macrogrupo linguístico jê, que vivia no Planalto Central brasileiro na época do descobrimento.

d) a definição dos limites territoriais entre as áreas de colonização portuguesa e espanhola no continente americano, concluída com a assinatura do tratado de Madri, em 1750, respeitou os espaços demarcados para as reservas indígenas pelo Estado espanhol durante a União Ibérica.

e) somente os índios utilizavam o cavalo como meio de transporte na América colonial. Resposta: B Competência de área 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. Habilidade 2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas. De fato, a catequese do indígena consiste num amplo processo de aculturação, que nada mais é do que a substituição de uma cultura, a indígena, por outra, a europeia. Um trabalho semelhante àquele desenvolvido pelos missionários, principalmente jesuítas, durante o Período Colonial, parece ser realizado nos dias de hoje por leigos, já que o texto informa que há escolas na reserva onde vivem os kadiwéu desde a década de 1940. a) O texto informa que parte daquela família linguística está vivendo no Paraguai. b) Correta. c) O texto não nos informa sobre a raiz étnica do grupo, porém sabemos que os grupos tupis-guaranis vivem no Paraguai e em áreas próximas.

Page 11: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

d) Não foram respeitados os direitos dos grupos indígenas. e) Apesar de serem os indígenas os que mais utilizavam o cavalo na América colonial, não podemos afirmar que eles foram os únicos; além disso, o texto não faz referência a essa questão.

16. (...) cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra. (...) Não me parece excessivo julgar bárbaros tais atos de crueldade [o canibalismo], mas que o fato de condenar tais defeitos não nos leve à cegueira acerca dos nossos. Estimo que é mais bárbaro comer um homem vivo do que o comer depois de morto; e é pior esquartejar um homem entre suplícios e tormentos e o queimar aos poucos, ou entregá-lo a cães e porcos, a pretexto de devoção e fé, como não somente o lemos mas vimos ocorrer entre vizinhos nossos conterrâneos; e isso em verdade é bem mais grave do que assar e comer um homem previamente executado. (...) Podemos, portanto, qualificar esses povos como bárbaros em dando apenas ouvidos à inteligência, mas nunca se compararmos a nós mesmos, que os excedemos em toda sorte de barbaridades.

MONTAIGNE, Michel Eyquem de. Ensaios. São Paulo: Nova Cultural, 1984.

O filósofo Michel de Montaigne considera que: a) o canibalismo é um ato de barbárie maior do que as penalidades impostas pelos

Tribunais de Inquisição aos criminosos de religião. b) todo estrangeiro deve ser considerado bárbaro pelo fato de possuir uma cultura

diferente. c) só devem ser considerados bárbaros os povos que praticam o canibalismo. d) há culturas diferentes, mas nunca superiores ou inferiores umas às outras. e) todos os povos que praticam sacrifícios humanos em rituais religiosos devem ser

considerados bárbaros. Resposta: D Competência de área 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. Habilidade 4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura. A questão exige conhecimento do conceito de cultura – todo tipo de produção material e imaterial do homem que seja importante para a sua sobrevivência e a de seu grupo. Sendo assim, as culturas não devem ser inferiorizadas ou supervalorizadas quando comparadas umas às outras, devem ser consideradas diferentes e de acordo com as formas de organização e produção de cada grupo ou sociedade humana. a) A alternativa está comparando graus diferentes de violência para uma determinada prática cultural. Toda prática violenta contra a humanidade deve ser considerada igualmente nefasta. b) As diferenças culturais não reduzem as etnias ou nacionalidades. c) Repetimos aqui as considerações da alternativa “a”. d) Correta. e) O conceito de barbárie não está diretamente condicionado a uma determinada prática ou a um só valor cultural.

17.

Page 12: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

Analise a tabela e utilize os seus conhecimentos relativos à agricultura para identificar as afirmativas corretas. I. A mata natural perde mais solo por ano que a pastagem. II. As perdas de solo por ano são mais intensas no algodoal. III. O escoamento superficial da água é mais intenso na vegetação primitiva. IV. A perda de solo por ano é menor na agricultura permanente. As afirmativas corretas são apenas: a) I, II e III. b) III e IV. c) II, III e IV. d) II e IV. e) I e II. Resposta: D Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas. (Habilidade 29) Estão corretas as afirmativas II e IV. Incorretas: I. A mata natural perde menos solo por ano que a pastagem. II. Na vegetação natural ou primitiva, ocorre maior infiltração da água, portanto menor

escoamento superficial. Perdas de solo em diferentes tipos de uso das terras.

18. Utilizando os seus conhecimentos a respeito do quadro natural e da agricultura brasileira, analise o mapa e assinale a alternativa correta. a) A soja é cultivada na porção oriental do Brasil, onde o relevo plano e o clima tropical

típico facilitam a mecanização. b) A porção norte do estado de São Paulo, em função da terra roxa, possui enormes

sojais, canaviais e laranjais. c) O cultivo da soja é sustentável, isto é, conserva as condições naturais em todos os

biomas do território brasileiro. d) O cultivo da soja no MA e no PI é possível devido ao desenvolvimento de cultivares

adaptados às condições naturais da região. e) A mata Atlântica, a floresta Amazônica e os mangues foram degradados para o plantio

da soja. Resposta: D

Page 13: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

Relacionar o uso das tecnologias com os impactos socio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos. (Habilidade 28) As novas tecnologias permitiram o desenvolvimento de variedades (cultivares) de soja adaptadas às condições climáticas e pedológicas do Maranhão e do Piauí. Incorretas: a) A porção oriental do Brasil possui um relevo acidentado (mares de morros) que inviabiliza a produção de soja. b) A porção norte do estado de São Paulo não possui enormes sojais. c) O cultivo da soja não é sustentável. e) A soja não pode ser cultivada nos mangues.

19. Sobre a crise política entre França e Portugal na primeira década do século XIX, o historiador Tobias Monteiro disse: Preferindo abandonar a Europa, D. João procedeu com exato conhecimento de si mesmo. Sabendo-se incapaz de heroísmo, escolheu a solução pacífica de encabeçar o êxodo e procurar no morno torpor dos trópicos a tranquilidade ou o ócio para que nasceu.

MONTEIRO, Tobias. História do Império: a elaboração da Independência, Canoas, RS: Editora Vila Rica.

Utilize o texto e seus conhecimentos e assinale a alternativa que melhor esclarece o fato a que se refere o texto e a opinião do autor acerca do episódio. a) Como resultado da expansão militar francesa na Era Napoleônica, o Estado português

transferiu a sede do seu Império para o Brasil, já que, segundo o autor, D. João possuía certas fragilidades que limitavam suas ações políticas, notadamente aquelas voltadas para o belicismo.

b) A transferência do Estado português para o Brasil era uma alternativa de enfrentamento militar com a França de Napoleão Bonaparte, já que, dependente da Grã-Bretanha e fragilizado em seu poderio naval, só restava ao soberano luso a opção do enfrentamento em terras americanas.

c) D. João não possuía aquele que é considerado o principal atributo de um monarca absolutista, o heroísmo, por isso preferiu aliar-se à França durante a Guerra Franco-Prussiana.

d) A decisão de abandonar temporariamente a Europa foi uma estratégia utilizada por D. João para negociar com a Inglaterra uma aliança militar para enfrentar o poderio francês.

e) As guerras napoleônicas desarticularam internamente as colônias portuguesas precipitando os movimentos emancipacionistas, o que justifica a vinda de D. João para o Brasil, já que, diante da suas fragilidades pessoais, ele poderia pacificar suas colônias sem envolver-se em conflitos com a França.

Resposta: A Competência de área 2 – Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder. Habilidade 7 – Identificar o significado histórico-geográfico das relações de poder entre as nações. O êxodo encabeçado por D. João nada mais foi do que a transferência de todo o Estado português para o Brasil, alternativa encontrada pelo soberano luso para fugir de um provável enfrentamento com as tropas de Napoleão Bonaparte. Segundo o texto, tal decisão está relacionada à própria personalidade do então príncipe regente de Portugal – incapacidade para o heroísmo e propensão ao ócio. a) Correta.

Page 14: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

b) A ideia de transferir o Estado para o Brasil foi sim uma decisão tomada conjuntamente e até por imposição da Inglaterra, sem contudo estar relacionada com qualquer alternativa militar. c) O heroísmo não deve ser considerado o principal atributo de um rei absoluto. Portugal esteve sempre aliado à Inglaterra, e não à França, durante aquela crise (expansão e guerras napoleônicas). d) A aliança entre Portugal e Grã-Bretanha estava selada desde muito tempo antes da grande crise do início do século XIX. Na verdade, a dependência portuguesa em relação à Inglaterra remonta ao período pós-União Ibérica (1640). e) Não há relação direta entre os movimentos emancipacionistas e as guerras napoleônicas – a Inconfidência Mineira e a Conjura dos Alfaiates são anteriores.

20. O francês P. Leroy-Beaulieu, professor do College de France, escreveu em 1891: (...) a fundação de colônias é o melhor negócio no qual se possa aplicar os capitais de um velho e rico país, disse o filósofo inglês John Stuart Mill. (...) A colonização é a força expansiva de um povo, é seu poder de reprodução, (...) é a submissão do universo ou de uma vasta parte (...) a um povo que lança os alicerces de sua grandeza no futuro, e de sua supremacia no futuro. (...) Não é natural, nem justo, que os países civilizados ocidentais se amontoem indefinidamente e se asfixiem nos espaços restritos que foram suas primeiras moradas, que neles acumulem as maravilhas das ciências, das artes, da civilização, que eles vejam, por falta de aplicações remuneradas, os ganhos dos capitais em seus países, e que deixem talvez a metade do mundo a pequenos grupos de ignorantes, impotentes, verdadeiras crianças débeis, dispersas em superfícies incomensuráveis.

Citado em: SCHMIDT, Mário Furley. Nova história crítica. SS: Nova Geração, 1999. O texto acima faz referência a uma forma de colonialismo que, além de objetivar o escoamento de capitais das áreas mais industrializadas para as regiões periféricas do mundo capitalista, também pretendia: a) irradiar a superioridade da cultura europeia pelo mundo, difundindo, principalmente, a

fé católica. b) transferir o excedente de população oriunda das camadas médias intelectualizadas das

sociedades europeias para regiões africanas e asiáticas onde se estabeleceriam as instituições financeiras.

c) buscar novos mercados consumidores e fornecedores nos territórios africanos e asiáticos, além de pontos estratégicos que garantissem a supremacia militar das nações europeias nas áreas conquistadas.

d) canalizar elementos da decadente nobreza europeia para fora do continente. e) subjugar nações indígenas que hostilizavam as empresas e ameaçavam os

empreendimentos europeus na Ásia e na África. Resposta: C Competência de área 2 – Compreender as transformações dos espaços geográ?cos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder. Habilidade 8 – Analisar a ação dos Estados Nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social. O tema em questão é o imperialismo/colonialismo do final do século XIX e início do XX. Tratava-se de um processo de expansão das nações capitalistas mais avançadas (indústrias e bancos) em direção aos continentes africano, asiático e também ao americano, objetivando escoar os seus capitais excedentes, canalizar o excedente de população (operariado, principalmente), buscar mercados consumidores de produtos industrializados e fornecedores de matérias-primas, além de disputar o controle de pontos estratégicos (militarismo). a) A difusão da ideia de supremacia das raças brancas não deve ser considerada como um objetivo, mas sim uma justificativa ideológica para impor a dominação aos povos não europeus.

Page 15: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

b) O objetivo maior não era o de transferir as camadas intelectualizadas, mas sim os trabalhadores, já que o crescimento demográfico exigia mais postos de trabalho nos países capitalistas, o que poderia gerar “problemas” como o crescimento dos movimentos políticos e sociais de base operária. c) Correta. d) A nobreza, antiga ordem feudal, já havia sido quase que completamente extirpada da sociedade europeia pelas revoluções liberais do século XIX. e) O enfrentamento dos exércitos europeus com os povos nativos deve ser considerado consequência do processo e não o objetivo.

21. Zeus, temendo a destruição total de nossa espécie, enviou Hermes para dar aos homens as qualidades do respeito ao próximo e do senso de justiça, de modo a trazer a ordem a nossas cidades e criar laços de amizade e união. Hermes perguntou a Zeus de que forma devia distribuir estes dons entre os homens: “devo distribuir estes dons de modo desigual, como nas artes? Devo distribuir a justiça e o respeito para alguns, ou para todos?” “A todos”, disse Zeus. “Deixe que todos tenham sua parte. Não poderá haver cidades se apenas uns poucos partilharem estas virtudes, como nas artes”.

Platão. Protágoras, 322 c-d. Esta passagem de uma obra do filósofo grego Platão expressa: a) valores religiosos da sociedade grega no seu período de maior apogeu, o helenístico,

quando a cultura grega foi substituída pela macedônica. b) o desprezo pelas artes, considerada uma atividade antidemocrática. c) o combate às tendências catastrofistas que emergiram na sociedade ateniense depois

das Guerras Médicas. d) exaltação de valores ético-militares que acabaram impregnando as práticas políticas da

sociedade espartana. e) a contribuição da religião para a conformação de valores ético-políticos e de cidadania

na sociedade ateniense. Resposta: E Competência de área 5 – Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade. Habilidade 23 – Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades. O texto – Religião e mitologia – nos mostra como duas divindades gregas (Zeus, a principal, e Hermes) teriam interferido para despertar nos homens valores como respeito/humanidade, justiça, amizade e união, considerados alguns dos atributos fundamentais para o desenvolvimento da cidadania em uma sociedade que primava pela ética. a) A cultura helenística resultou da fusão de elementos das culturas orientais com a cultura grega. b) O autor não trata a arte como uma atividade antidemocrática, mas considera as habilidades, para a arte, por exemplo, um atributo nato que não existe em todos os cidadãos. c) Não há nenhuma referência a catastrofismo ou às Guerras Médicas no texto. d) Platão também não está se referindo a militarismo. e) Correta.

Page 16: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

22. Principais hotspots da biodiversidade

Le Monde Diplomatique Brasil. Atlas do meio ambiente

Analise o mapa e leia as afirmativas. I. Os hotspots no continente asiático estão concentrados na porção setentrional. II. O cerrado e a mata Atlântica são os hotspots brasileiros. III. A pequena degradação caracteriza os hotspots em nível mundial. IV. Os hotspots também são encontrados em áreas insulares. As afirmativas corretas são: a) II e IV. b) II e III. c) III e IV. d) I e IV. e) I e III. Resposta: A Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas. (Habilidade 30) Estão corretas as afirmativas II e IV. Incorretas: I. A porção setentrional da Ásia não possui hotspots. III. Os hotspots em nível mundial foram intensamente degradados em função da ação antrópica. hotspots da biodiversidade.

23. A seita luterana do protestantismo seria a menos iconoclasta de todas as tradições protestantes, mas é na Wittenberg de Lutero, no movimento de 1521-22, que estão registradas as origens iniciais da iconoclastia da Reforma...

COLLINSON, Patrick. A reforma. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.

Preso ao tentar levar imagem católica na Vila Operária está no 2º DP

Maranhão – Em depoimento na Central de Flagrantes na tarde da última terça-feira

(30), o desempregado Elias Soares da Silva, 33 anos, disse para a polícia que é evangélico e que sua igreja condena o culto às imagens de santos. Depois de ser preso e quebrar uma

Page 17: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

imagem da Senhora do Perpétuo Socorro, ele passou a ser o principal suspeito da série de vandalismos contra imagens e arte sacra em igrejas católicas de Teresina.

Postada em: sexta-feira, 2 de janeiro de 2009, às 12h55. O Verbo, notícias cristãs.

A questão do culto às imagens é anterior à Reforma da época moderna, pois, na religiosidade medieval, houve expressões que colocavam em xeque esse culto. Assinale a alternativa que corresponde corretamente a uma expressão religiosa contrária ao culto de imagens e que tipo de arte foi desenvolvido pelos seus adeptos.

a) Cristianismo ortodoxo que produziu, a partir do questionamento do uso das imagens, a arte dos mosaicos e dos vitrais.

b) Judaísmo que desenvolveu a arte dos arabescos como expressão de um abstracionismo contrário ao culto das imagens.

c) Paganismo germânico que negou a arte figurativa cristã do Império Romano e aderiu aos mosaicos bizantinos.

d) Islamismo que produziu, a partir dos preceitos contidos no Corão, contrários à representação de imagens, a arte dos arabescos.

e) Catolicismo que abandonou o culto aos santos e às imagens, adotando a iconoclastia como forma de abstração no campo das artes.

Resposta: D O Corão, livro sagrado dos muçulmanos, condena as representações de homens e animais, vistos como sinal de idolatria. Dessa forma, o mundo islâmico conheceu uma arte abstrata que compõe a decoração das mesquitas conhecida como arabescos. A questão propõe uma reflexão a respeito da religião em diferentes grupos humanos e sua associação com expressões artísticas específicas dos seus conteúdos místicos, ou seja, habilidade 5 do ENEM. No caso, há uma proximidade entre o movimento reformador do início dos tempos modernos e o islamismo afirmado na Idade Média, a saber: proibição de uma arte sacra fundada nas imagens, pois expressaria um caráter de idolatria. (Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.) A alternativa A encontra-se incorreta, pois o cristianismo ortodoxo não questionou, ao longo de toda a sua história, o uso de imagens na arte sacra. Além disso, os vitrais e mosaicos são exemplos de uso de imagens na arte bizantina medieval. A alternativa B está errada por apresentar a arte dos arabescos como um desenvolvimento do judaísmo. Foi o mundo islâmico que produziu essa arte. A alternativa C está incorreta por indicar uma negação da arte cristã pelo paganismo germânico e por afirmar que esse paganismo aderiu aos mosaicos bizantinos. Houve uma assimilação do cristianismo por parte dos germânicos que adotaram o culto às imagens. A alternativa E está errada por afirmar que o catolicismo negou o culto aos santos e às imagens. Houve a afirmação desse culto e, por conseguinte, de uma arte figurativa que contemplava as imagens dos santos, entre outras coisas. 24. A Reserva Extrativista é, ela própria, uma bela construção que surgiu de uma íntima

relação entre intelectuais e o movimento social, no caso o sindical. Surgiu da necessidade de se construir uma proposta que correspondesse à vivência dos que lutavam e que incorporasse a sua cultura...

Retira também daí a ideia de que a terra é comunitária posto que, na Resex, ela é propriedade da União, mas com direito de usufruto por parte das famílias, por meio de entidades organizadas que formularão o seu plano de uso.

GONÇALVES, Carlos W. P. Amazônia, Amazônias. São Paulo: Contexto, 2001. Utilizando os seus conhecimentos, analise o texto e assinale a alternativa correta.

Page 18: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

a) As Reservas Extrativistas são propriedade dos estados da região Norte. b) A conservação da floresta é o princípio fundamental das Resex. c) As Resex estão presentes apenas na Amazônia. d) Os povos da floresta ficaram alijados da luta com a criação das Resex. e) A Resex é um modelo para a preservação total da floresta. Resposta: B Identificar o processo de ocupação dos meios físicos (Amazônia) e as relações de vida humana (seringueiro, extrativismo de frutas, sementes, folhas, casca) com a paisagem florestal. (Habilidade 26) As reservas extrativistas são unidades de conservação, isto é, seguem o princípio da sustentabilidade. a) As Resex foram criadas e são propriedades da União. c) As Resex podem ser encontradas no litoral de vários estados (RJ, SC, MA). d) Os povos da floresta foram os que mais lutaram pela criação das reservas extrativistas. e) A Resex é um modelo de conservação da floresta. A preservação impede a exploração econômica.

25.

Page 19: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

http://sempla.prefeitura.sp.gov.br/mm/panorama/

A sequência de mapas apresenta a evolução da ocupação da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Sobre a forma de ocupação, Até 1929é correto afirmar que: a) nos primeiros períodos destacados, observa-se uma ocupação na região central,

enquanto nos últimos períodos observa-se uma ocupação concentrada na área limítrofe (fronteira).

b) nos primeiros períodos destacados, observa-se uma ocupação mais concentrada, enquanto nos últimos períodos observa-se uma ocupação mais difusa em razão das deseconomias de aglomeração nas áreas mais antigas (município de São Paulo, por exemplo).

c) nos primeiros períodos, observa-se uma ocupação em pequenas áreas em razão do elevado valor da terra urbana, enquanto nos últimos períodos observa-se uma ocupação em várias áreas em razão da reforma urbana, dos planos diretores e do Estatuto da Cidade, os quais têm promovido maior acesso à terra urbana.

d) nos últimos períodos, observa-se menor expansão no município de São Paulo e maior expansão na Região Metropolitana (exceto o município de São Paulo); nos períodos iniciais, observa-se expansão uniforme da ocupação em ambas as áreas em razão da grande disponibilidade de terras virgens.

e) nos últimos períodos, observa-se menor expansão da ocupação na Região Metropolitana de São Paulo em razão da pequena disponibilidade de terras, do elevado valor da terra urbana, dos problemas da poluição e da degradação ambiental e da forte fiscalização contra a ocupação irregular (favelamento).

Resposta: B As deseconomias de aglomeração têm promovido uma menor expansão da área de ocupação no município de São Paulo, enquanto nos outros municípios da RMSP a ocupação é maior. Habilidade 6 Para resolver a questão, o aluno deve apresentar um bom domínio de cartografia, já que a resposta correta necessita disso, e capacidade de analisar comparativamente os mapas e relacioná-los com a história e a geografia econômicas, bem como com a geografia urbana.

Page 20: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

Competência da área 2 Para resolver a questão, o aluno deve compreender as transformações do espaço da RMSP como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder na própria região e no Brasil. Eixo cognitivo IV É cobrada do aluno a capacidade de relacionar as informações apresentadas nos mapas de diferentes períodos históricos e seus conhecimentos históricos e geográficos para construir uma argumentação sobre a questão urbana no Brasil. 1950 a 1962

26. Com a transição da tecnologia de recursos analógicos para A alternativa E está incorreta por afirmar uma relação de apoio das comunidades branca e mexicana nos EUA aos movimentos do hip-hop e do rap. digitais, entre o ?m dos anos 70 e o início dos 80, houve uma substituição rápida e sistemática de toca-discos e LPs por leitores digitais e CDs. Dispondo dos novos equipamentos, as pessoas mais abastadas simplesmente punham nas ruas os aparelhos “sucateados” e seus discos “velhos”. Pois os jovens desempregados passaram a recolher essa „tralha‟ e a reconfigurar seu uso. De equipamentos destinados a reproduzir sons previamente gravados, eles os transformaram em instrumentos capazes de gerar sonoridades novas e originais. SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo:

Cia. das Letras, 2009.

O texto e a imagem correspondem ao rap e hip-hop, novas formas musicais que ganharam o mundo principalmente na década de 1990. Sobre o contexto de suas criações, podemos afirmar: a) Iniciados no eixo Detroit-Chicago, centro industrial norte-americano, foram

desenvolvidos por jovens desempregados como fruto do processo de globalização nos EUA, da redução de barreiras alfandegárias e da entrada de empresas japonesas que forçaram as indústrias a um processo de enxugamento e reengenharia.

b) Iniciados na Inglaterra, na região de Liverpool, foram desenvolvido no período do governo conservador de Margareth Thatcher, que promoveu uma redução na máquina de Estado, provocando desemprego e estimulando uma musicalidade punk em scratching e sampler.

c) Produzidos nas grandes cidades da Califórnia, foram movimentos de grupos associados às grandes gravadoras norte-americanas que fizeram acordos com Hollywood para a venda em larga escala de um produto desenvolvido especialmente para o mercado fonográfico, sem expressão de temas de marginalização social.

d) Derivados do jazz e do blues, o rap e hip-hop foram desenvolvidos por brancos, principalmente, que pretendiam dar uma resposta às agitações dos afro-americanos que lutavam por seus direitos civis, colocando em evidência o apartheid social nos EUA.

e) Desenvolvidos no Texas, contaram com o apoio das comunidades branca e mexicana que incorporaram seu discurso de crítica social, retratando o destino de sociedades

Page 21: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

que perderam a coesão, o sentimento de solidariedade e que foram abandonadas à sua própria sorte.

Resposta: A A política neoliberal nos EUA abriu caminho para a atuação de empresas japonesas no país, favoreceu uma série de medidas de desregulamentação e estimulou a inovação tecnológica, produzindo, entre outros aspectos, o desemprego no eixo Detroit-Chicago. A questão contempla a capacidade do estudante de articular a produção cultural presente em seu processo histórico, ou seja, a habilidade 3 do ENEM. Isso pode ser visto nas questões relativas à globalização, ao desenvolvimento de tecnologias e à redução do emprego no setor secundário da economia com os movimentos hip-hop e rap iniciados nos EUA. (Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.) A alternativa B está errada por associar o rap e o hip-hop à Inglaterra e colocá-los como expressão do movimento punk inglês. A alternativa C está incorreta por associar o rap e o hip-hop à Califórnia e retirar os conteúdos de crítica à marginalização social que fizeram parte dos referidos movimentos. A alternativa D está errada por afirmar que o hip-hop e o rap foram desenvolvidos por brancos e por colocar os referidos movimentos contrários a algo que já havia sido consagrado em 1964 (direitos civis dos negros).

27. Artigo 1º – Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais não podem ser fundamentadas senão sobre a utilidade comum. Artigo 2º – A finalidade de toda a associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são: a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão. ... Artigo 14º – Todos os cidadãos têm o direito de verificar, por eles mesmos ou pelos seus representantes, a necessidade da contribuição pública, de consenti-la livremente, de acompanhar-lhe o emprego, de lhe determinar a quota, a cobrança e a duração.

Declaração dos direitos humanos e do cidadão, 26/8/1789. Como sabemos, pode-se lutar de duas maneiras: pela lei e pela força. O primeiro método é o dos homens; o segundo, o dos animais. Porém, como o primeiro pode ser insuficiente, tem-se de recorrer ao segundo. É necessário, portanto, que o príncipe saiba usar bem tanto o processo dos homens como o dos animais.

MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. Brasília: Editora UnB, 1989, p. 49.

Sobre os trechos acima, é correto afirmar: a) São concordantes no que diz respeito à ideia de governo, pois colocam a necessidade

do reconhecimento da liberdade e da resistência à opressão, afirmando a lei como caminho da civilidade.

b) São opostos, pois o primeiro coloca em evidência a igualdade dos homens perante a lei, valorizando-a como princípio de ordenação social, enquanto que o segundo coloca a possibilidade de ação pautada pela força e nega a lei.

c) O primeiro apresenta a preservação dos direitos naturais e deveres dos cidadãos (pagamento de tributos) como objetivo das leis instituídas, e o segundo cria a possibilidade de um governo pautado por um princípio não legal, a força.

d) O primeiro texto é representativo do que ficou conhecido na história como direito divino dos reis, e o segundo é relativo às discussões sobre o poder político no início dos tempos modernos que legitimaram a ordem absolutista nos países europeus.

e) O primeiro texto representa um documento importante do processo revolucionário francês que combateu o absolutismo monárquico, e o segundo é significativo, pois

Page 22: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

retrata a defesa dos interesses da nobreza feudal contra o poder da realeza na Idade Média.

Resposta: C Os textos contrastam no que diz respeito ao exercício do poder. O primeiro, trecho da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, coloca em evidência a importância da lei na definição de uma organização política e social, enquanto que o segundo assinala a possibilidade de exercício do poder pelo uso da força, da violência, por mero interesse do governante e fora do universo jurídico. A questão contempla a capacidade de interpretação de diferentes realidades históricas no que diz respeito à questão do exercício do poder e de suas implicações políticas, ou seja, à habilidade 24 do ENEM. A partir de uma comparação entre dois textos contrastantes, infere-se a importância da noção de cidadania na organização das sociedades. No caso, um texto aprovado na Revolução Francesa (Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão) e um fragmento da obra de Nicolau Maquiavel (O Príncipe). (Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.) A alternativa A está incorreta, pois afirma que há concordância entre os textos, quando, em verdade, situam-se em campos opostos no que diz respeito ao exercício do poder político. A alternativa B está errada, pois o segundo texto não nega a ação pautada pela lei, apenas considera que esta não é o único caminho para o exercício do poder político. A alternativa D está incorreta por afirmar que o primeiro texto é representativo do direito divino do rei quando, em princípio, nega esse direito ao afirmar a igualdade dos homens perante a lei. A alternativa E está errada por associar o segundo texto aos interesses da nobreza feudal, que eram contrários aos da realeza na Idade Média, pois o texto é representativo do exercício do poder na Época Moderna.

28.

De cada 100 pessoas adicionadas à população na próxima década, 97 viverão em países subdesenvolvidos.

Hania Zlotnik, 2005. A imagem acima é uma anamorfose que expressa as populações nacionais absolutas.

Page 23: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

A análise dos gráficos permite afirmar que: a) o continente asiático é o mais populoso em decorrência das condições

socioeconômicas e da influência religiosa em alguns casos. b) China e Índia, juntas, compõem mais da metade da população mundial. c) os países do Norte rico apresentam pequena participação em razão do controle estatal

na natalidade. d) os países ricos apresentam pequena participação na população mundial, como é

apresentado na anamorfose e no gráfico, pela sua ausência. e) os países pobres e emergentes apresentam forte participação na população total do

planeta em razão de serem todos países rurais. Resposta: A Entre os países mais populosos, destacam-se os países pobres e os emergentes que, através do processo de urbanização, apresentaram aumento na taxa de crescimento demográfico: elevada natalidade e queda na mortalidade. Habilidade 16 Para resolver a questão, o aluno deve apresentar um bom domínio do papel das técnicas na organização da vida social, sendo que é trabalhada a questão populacional em escala mundial com base nas imagens. Competência da área 4 Para resolver a questão, o aluno deve entender as transformações técnicas e tecnológicas (industrialização, urbanização, revolução tecnológica na medicina etc.) e seus impactos na vida social. Eixo cognitivo II É cobrada do aluno a capacidade de compreender fenômenos e processos histórico-geográficos em relação à demografia em escala global.

29. . Com a vitória da Unidade Popular, grupos empresariais nacionais e estrangeiros, por iniciativa da multinacional ITT, formulam um plano de desestabilização econômica destinado a criar as condições para um golpe militar, inviabilizando a posse de Allende.

AYERBE, Luís F. Estados Unidos e América Latina: a construção da hegemonia São Paulo: Editora Unesp, 2002. p. 185.

Eleito presidente do Chile, Salvador Allende, apoiado por movimentos populares, iniciou uma política de reformas com amparo legal que colocou militares e grupos econômicos na oposição. Seu governo socialista foi derrubado por:

Page 24: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

a) setores populares contrários à política de nacionalização e de reforma agrária. b) um movimento militar conduzido por Augusto Pinochet e apoiado pelos EUA. c) boicotes de multinacionais à tributação excessiva e por levantes camponeses. d) ação armada do governo norte-americano em defesa da liberdade econômica. e) agitações estudantis e campesinas contrárias às medidas socializantes de Allende. Resposta: B O general Augusto Pinochet comandou a ação militar que derrubou o governo socialista de Salvador Allende, contando, para isso, com o apoio do governo norte-americano. Essa questão contempla a habilidade 13 do ENEM por exigir a avaliação de movimentos sociais no Chile que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder. No caso, foram as agitações sociais vivenciadas no Chile que culminaram na deposição do presidente Salvador Allende em 1973. A alternativa A está incorreta por apresentar como fator importante do golpe contra o governo socialista de Salvador Allende a atuação de setores populares contrários à política de nacionalização e de reforma agrária. Houve o apoio de setores populares ao governo Allende. A alternativa C está errada por colocar levantes camponeses e boicotes de multinacionais a uma taxação excessiva como fatores da derrubada do governo Allende, no Chile. A alternativa D está incorreta por apresentar uma ação armada do EUA no Chile contra o governo socialista de Allende. A alternativa E está errada por afirmar que agitações estudantis e campesinas foram contrárias às medidas socializantes de Allende.

30. Desflorestamento da Amazônia – 1988-2007

Page 25: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

A análise do gráfico e da tabela e seus conhecimentos sobre a temática abordada permitem afirmar que: a) as atividades destacadas na tabela não estão relacionadas com o desflorestamento da

Amazônia. b) as atividades mais denunciadas em relação ao trabalho escravo são as que mais

contribuem para o desflorestamento da Amazônia. c) percebe-se, no gráfico, que apenas o campo promove impactos ambientais no Brasil,

daí os conflitos fundiários ocorrerem apenas no espaço rural, onde os movimentos sociais defendem as questões ecológicas.

d) os estados que mais praticam o desflorestamento são os que apresentam as maiores produções agrícolas do país, bem como contribuem com mais de 90% das exportações do Brasil.

e) os conflitos no campo, dentre eles a questão do trabalho escravo, devem-se em grande parte ao desemprego, à extinção do desflorestamento e à proibição da prática agropecuária na Amazônia a partir de 2004.

Resposta: B Pecuária, agricultura e extrativismo vegetal (madeira) são as principais atividades econômicas que contribuem para o desflorestamento da Amazônia. Habilidade 19 Para responder à questão, o aluno deve apresentar domínio sobre o tema das transformações técnicas e tecnológicas no território brasileiro e que determinam as diferentes formas de uso e apropriação, em especial sobre as questões ambientais e fundiárias no campo. Competência da área 4 Para responder à questão, o aluno deve entender as transformações técnicas e tecnológicas e seus impactos ambientais e sociais nos processos de produção. Eixo cognitivo III É cobrada do aluno a capacidade de selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações de diferentes formas (tabela e gráfico) para se tomar decisões e enfrentar situações-problemas relacionadas à organização do território nacional e à produção no campo brasileiro, bem como aos impactos ambientais e sociais promovidos.

31. É importante assinalar que o caso da África do Sul põe em relevo, ao mesmo tempo, o dinamismo da economia e o crescimento dos pontos de rigidez da institucionalidade política. Não é pois por acaso que, na passagem da década de 1940 para a de 1950 (em especial desde 1947 quando, livre da Grã-Bretanha, tornou-se República Sul-Africana ou África do Sul), tenha acontecido um esforço em torno de medidas que acentuaram as tendências à exclusão e à fragmentação...

Page 26: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Edições Selo Negro, 2005, p. 260.

A história da África do Sul foi marcada por uma política de segregação conhecida por apartheid. Sobre essa política, é correto afirmar que: a) embora houvesse uma separação espacial e étnica entre brancos e não brancos, em

especial, negros e descendentes de indianos, isso não implicou em diferenças no que diz respeito às condições econômicas desses grupos.

b) a proibição de relações sexuais e o casamento entre brancos e não brancos não chegou a ser aplicado, o que relativiza o caráter segregacionista do governo, conduzido pela elite branca de Pretória.

c) o preconceito foi elemento de marginalização de boa parte da população, constituída por negros e mestiços, que procurou, por meio do Congresso Nacional Africano, um caminho de resistência pacífica.

d) houve o estabelecimento de um novo Estado e de uma sociedade menos injusta pela política de reconhecimento e respeito às diferenças promovida pelo governo de Pretória com a construção das townships.

e) houve uma clara exclusão dos negros da participação na vida econômica do país, pois os empregos foram destinados aos brancos e a população não branca foi lançada no limbo econômico, ficando totalmente desempregada.

Resposta: C O CNA (Congresso Nacional Africano) foi uma importante organização política que combateu de forma pacífica, seguindo os ensinamentos do indiano Gandhi, o segregacionismo do apartheid desenvolvido pela minoria branca da África do Sul. Essa questão contempla a habilidade 10 do ENEM por exigir um entendimento da dinâmica de organização dos movimentos sociais e de sua importância na participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica. No caso, isso pode ser visto na atuação do Congresso Nacional Africano no combate à política do apartheid na África do Sul. A alternativa A está incorreta por afirmar que não houve, com a política do apartheid, diferenças no que diz respeito às condições econômicas entre a minoria branca e a maioria constituída por negros, indianos e mestiços. A alternativa B está errada por afirmar que não houve a aplicação de leis impedindo o casamento entre brancos e não brancos na República Sul-africana. A alternativa D está incorreta por afirmar que a construção das townships não representou injustiças sociais. A alternativa E está errada por afirmar que a população não branca ficou totalmente desempregada.

32. Como a geografia influencia a inovação, apesar do avanço nas comunicações e na colaboração virtual, o local onde você está ainda afeta o modo como você inova.

Época Negócios. Abril de 2009. Adaptado

I. Equipe: muitas empresas estão espalhando seus tentáculos de pesquisa pelo mundo, mas, na hora de escolher para onde ir, a maioria dos executivos (67%) considera a situação crítica e 25% acham muito importante o acesso a bons profissionais. Empresas de alta tecnologia buscam lugares com universidades e centros de pesquisa para encontrar bons profissionais.

II. Para as empresas, a cocriação com consumidores e fornecedores tem sido fonte crescente de inovação. A possibilidade de contato direto com o público é fundamental e define onde se dá a inovação.

III. Nem sempre os baixos salários são atrativos para a instalação de empresas, em especial as de alta tecnologia. Empresas de alta tecnologia preferem pagar mais e ter melhores profissionais.

Page 27: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

IV. Contato face a face é fundamental para se trabalhar o ambiente de confiança, elemento fundamental para a construção de parcerias entre empresas que objetivam a inovação.

V. Localização de energia, matérias-primas e mão de obra barata são condições que atraem empresas de alta tecnologia para os países da periferia do capitalismo mundial.

Das condições destacadas acima, quais são as que contribuem de fato para uma empresa de alta tecnologia escolher o lugar ou o território para se instalar ou para criar uma filial? a) Apenas I, II, III e IV b) I, II, III, IV e V c) Apenas II, III e IV d) Apenas III, IV e V e) Apenas II, III e V Resposta: A As condições destacadas em I, II, III e IV contribuem para as decisões das empresas em escolher um território ou lugar para sua instalação. As condições apontadas em V foram fundamentais para a instalação e o desenvolvimento de empresas industriais na Primeira e na Segunda Revoluções Industriais, mas, com a revolução tecnológica nos transportes e nas comunicações, tal fato perdeu importância. Habilidade 17 Para responder à questão, o aluno deve analisar os fatores que explicam o papel das novas tecnologias na escolha das empresas em relação aos territórios para sua instalação e operação, ou seja, para que suceda o processo de territorialização da produção. Competência da área 4 Para responder à questão, o aluno deve entender as transformações técnicas e tecnológicas e seus impactos na territorialização da produção, bem como entender a escolha de territórios para produção e operação por parte das empresas. Eixo cognitivo II É cobrada do aluno a capacidade de construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento (geografia, história, sociologia) para a compreensão da produção tecnológica pelo espaço mundial.

33. A relação dos romanos com a guerra sempre foi muito estreita. Se pensarmos na lenda mais conhecida que deu origem à cidade de Roma, nos lembraremos de Rômulo e Remo, filhos de Marte, o deus da guerra, e de Reia Silvia. De acordo com o historiador Pedro Paulo Funari, em seu livro Grécia e Roma, era importante para os romanos manter as histórias de suas origens relacionadas aos deuses, pois isso legitimaria seu domínio sobre os demais povos que foram conquistando ao longo dos séculos.

MAGNOLI, Demétrio (org.). História das guerras.

São Paulo: Editora Contexto, 2006, p. 48-49. Sobre a história de Roma Antiga, é correto afirmar: a) O período monárquico foi marcado pelo expansionismo romano na península Itálica,

pois o exército romano conquistou vários povos, dentre os quais os sabinos, samnitas, celtas e etruscos.

b) A era imperial romana consolidou o Senado como a principal instituição política, ampliou o poder dos cônsules e garantiu o direito de cidadania a todos os homens livres (Edito de Caracala 212).

c) A fase republicana expressou interesses aristocráticos contrários aos direitos políticos e civis conquistados pelos plebeus no período monárquico e garantiu o exercício do poder exclusivo dos cônsules.

Page 28: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

RE

INA

LD

O T

RO

NT

O

d) O militarismo romano foi uma característica que se manteve ao longo da história romana, mas se tornou mais intenso como resposta à derrota romana nas Guerras Púnicas.

e) Durante a República, o exército foi constituído por patrícios e plebeus; os primeiros faziam parte da cavalaria (membros da elite) e os segundos formavam a infantaria (camponeses).

Resposta: E O exército romano possuía, em suas legiões, camadas camponesas constituídas de plebeus e uma cavalaria associada à elite patrícia. Essa questão contempla a habilidade 11 do ENEM, qual seja, identificar o registro de práticas de grupos sociais no espaço e no tempo. No caso, isso pode ser visto nas relações dos grupos sociais romanos (patrícios e plebeus) com a atividade militar que marcou o expansionismo da história republicana de Roma. A alternativa A está incorreta por afirmar que o expansionismo romano se deu na época da monarquia. Esse expansionismo ocorreu nas fases republicana e imperial da história de Roma. A alternativa B está incorreta por afirmar que o Senado foi a principal instituição do Império e por dar importância aos cônsules. O Consulado e o Senado foram instituições políticas importantes da fase republicana. A alternativa C está errada por considerar a fase republicana contrária aos direitos civis e políticos da plebe e por colocar esses direitos como conquistas realizadas na monarquia. A alternativa D está errada por afirmar que Roma foi derrotada por Cartago na Guerras Púnicas.

34.

A questão do emprego ou da sua ausência é um dos temas fundamentais no que diz respeito ao trabalho na atualidade. A questão da tecnologia em substituição ao homem, ou das máquinas em substituição ao trabalhador, é um dos principais desafios da atualidade e do futuro próximo da sociedade mundial em relação à manutenção e criação de vagas de emprego.

Page 29: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

Analise as afirmativas a seguir. I. A questão do desemprego é uma das causas da exclusão social e da pobreza humana. II. O desemprego estrutural da atualidade tem, entre suas causas, a questão da revolução

tecnológica que automatiza, mecaniza e robotiza a produção. III. A tecnologia tem promovido a diminuição das desigualdades entre as classes sociais,

já que hoje todos os indivíduos têm acesso igual à informação. IV. Quanto mais desenvolvido tecnologicamente for um país, maior será a taxa de

desemprego e menor será a concentração de trabalhadores da PEA nos setores secundário e terciário, os mais automatizados.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas. a) I, II, III e IV b) Apenas I, II e III c) Apenas I e II d) Apenas I, III e IV e) Apenas II, III e IV Resposta: C As máquinas e os sistemas de controle de processos e automação estão entre as causas tecnológicas do desemprego estrutural, marca da atualidade. Habilidade 20 Para resolver a questão, o aluno deve selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias (automação, robotização e mecanização da produção e dos serviços) no mundo do trabalho. Competência da área 4 Para responder à questão, o aluno deve entender as transformações técnicas e tecnológicas e seus impactos na produção, no mundo do trabalho e na vida social em geral. Eixo cognitivo I É cobrado do aluno o domínio da norma culta da Língua Portuguesa e da linguagem artística (fotografia e expressão livre).

35. . O século XIX foi o século das revoluções liberais; o XX, o das revoluções socialistas. Que nos reservará o século XXI? Há quem diga que a era das revoluções está encerrada, que o mito da Revolução que governou a vida dos homens desde o século XVIII já não serve como guia para o presente. Até mesmo entre pessoas de esquerda, que têm sido através do tempo os defensores das ideias revolucionárias, ouve-se dizer que os movimentos sociais vieram substituir as revoluções. Diante do monopólio da violência pelos governos e do custo crescente dos armamentos bélicos, parece a muitos ser quase impossível repetir os feitos da era das barricadas.

COSTA, Emília Viotti da. Apresentação da coleção revoluções do século XX De acordo com o texto e com os conhecimentos da história das revoluções nos séculos XIX-XX, assinale a alternativa correta. a) As revoluções de 1830 na Europa representaram os interesses de uma burguesia

ascendente, enquanto que a Revolução Chinesa de 1949 foi o primeiro movimento importante de caráter socialista da história do século XX.

b) As revoluções de 1848 no continente europeu não tiveram um caráter popular e nacionalista, enquanto que a Revolução Russa de 1917 foi marcada pelo pensamento de Karl Marx, ou seja, pelo comunismo.

c) A Revolução de 1830 na França derrubou o rei absolutista Carlos X e colocou no poder o nobre Luís Filipe de Orléans, enquanto que a Revolução Mexicana de 1910 não contou com a participação camponesa, mas apenas com o operariado urbano.

Page 30: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

d) As revoluções liberais de 1830 colocavam-se contra o conservadorismo das determinações do Congresso de Viena (1815) e de tentativas restauradoras do Antigo Regime, enquanto a Revolução Cubana de 1959 promoveu uma reforma agrária.

e) As revoluções de 1848 ficaram conhecidas na história como a “primavera dos povos”, enquanto que a Revolução Russa de outubro de1917 significou uma ascensão ao poder da burguesia industrial russa contra a autocracia czarista.

Resposta: D As chamadas revoluções liberais de 1830 expressaram agitações que colocaram em questão uma ordem nobiliárquica na Europa, ordem essa remanescente do Congresso de Viena. Já a Revolução Cubana teve um caráter camponês e guerrilheiro, constituindo um caminho importante para uma reorganização fundiária no país. Essa questão contempla a habilidade 13 do ENEM por demonstrar uma análise da atuação de movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder. Podemos ver isso na relação dos movimentos revolucionários, nos seus programas e nos grupos sociais envolvidos, nos séculos XIX e XX. A alternativa A está incorreta por afirmar que a Revolução Chinesa de 1949 foi a primeiro movimento importante de caráter socialista do século XX; bem antes havia ocorrido a Revolução Russa, em outubro de 1917. A alternativa B está errada por afirmar que as revoluções de 1848 não tiveram caráter popular e nacionalista. Tais revoluções tiveram participação popular expressiva e ficaram conhecidas como a “primavera dos povos”. A alternativa C está incorreta por afirmar que a Revolução Mexicana não teve participação camponesa. Uma das importantes lideranças do movimento revolucionário mexicano foi um camponês conhecido por Emiliano Zapata. A alternativa E está errada por afirmar que a Revolução Russa de outubro de 1917 representou uma ascensão da burguesia industrial no país. Essa revolução foi promovida pelos bolcheviques associados aos sovietes (conselho de soldados e operários), tendo um conteúdo de luta contra a exploração capitalista.

36. Sem dúvida, a Cruzada pareceu aos cavaleiros e aos camponeses do século XI um exutório para o excedente ocidental, e o desejo de terras, de riquezas, de feudos no ultramar foi um atrativo irresistível. Mas as Cruzadas, antes mesmo de se traduzirem finalmente num fracasso completo, não resolveram a sede de terra dos ocidentais...

MORRISSON, Cécile. “Les Croisades.” In: TATE, George. O Oriente das Cruzadas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

Assinale a alternativa que corresponda corretamente ao excedente ocidental referido no texto e à sua razão. a) O excedente em questão é o demográfico e está associado ao fim de epidemias na

Europa do século XI, entre outros aspectos. b) O excedente a que se refere o texto é o de riquezas disponíveis para as Cruzadas, pois

os europeus encontraram várias jazidas de ouro no Alpes. c) O excedente mencionado no texto é o demográfico e teve por principal razão as várias

invasões vikings e magiares na Europa no século XI. d) O excesso de zelo religioso foi algo relevante no século XI, período marcado por uma

histeria coletiva em torno do final dos tempos devido à peste negra. e) O excesso em questão é o de riquezas, explicado por uma política de pilhagem de

terras na Europa Oriental que acabou favorecendo as Cruzadas. Resposta: A

Page 31: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

De acordo com os estudos de demografia sobre a Idade Média, o século XI foi marcado por um significativo crescimento populacional. A diferença entre a taxa de natalidade e a de mortalidade cresceu e produziu uma situação em que não havia terras disponíveis para muitos, mantidas as condições de ordenamento feudal da sociedade. Em outras palavras, havia uma demanda reprimida por terras devido ao excedente populacional, e isso contribuiu para a movimentação rumo ao Oriente expressa nas Cruzadas. Dentre os fatores responsáveis por esse crescimento demográfico, podemos mencionar: inovações nas técnicas agrícolas, suavização do clima, ausência de epidemias e modalidade de guerra feudal diferenciada, em que o aprisionamento e o pedido de resgate diminuíram o número de mortos nas campanhas militares, entre outros aspectos. Essa questão contempla a habilidade 15 do ENEM por exigir uma avaliação crítica de conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos e ambientais. No caso, pode-se ver isso nos problemas relativos ao crescimento populacional no século XI, bem como na origem desse boom demográfico e nas sua relação com as Cruzadas. A alternativa B está incorreta por afirmar que houve um excedente de riquezas encontradas nos Alpes que financiaram o movimento cruzadista europeu. A alternativa C está errada por afirmar que o excedente populacional foi propiciado pelas invasões vikings e magiares no século XI. Tais invasões ocorreram entre os séculos IX e X e reduziram a população europeia. A alternativa D está incorreta por afirmar que foi um excesso de zelo religioso o fundamento das Cruzadas e que estas estariam associadas a uma histeria coletiva em torno da peste negra, a qual ocorreu na Europa no século XIV, e não no século XI. A alternativa E está incorreta por afirmar que foi o excesso de riquezas produzido pela política de pilhagem sobre terras da Europa Oriental que liberou recursos para as Cruzadas.

37. Os lares na base da pirâmide, formada pelas camadas D e E, caíram de 45% para 31%. Os pesquisadores – e as empresas – depararam-se com a ascensão de uma camada bem particular: a classe C, que representava, no início da década, cerca de 43% da população e que atualmente corresponde a 54% – mais da metade das famílias brasileiras. Sua renda familiar oscila entre R$ 1,1 mil e R$ 4,5 mil.(...) Um levantamento da agência de publicidade McCann Erickson identificou que cerca de 60% das famílias dessa faixa já têm computador e aparelho de DVD e que 68% sonham com uma TV de plasma. Esses consumidores vêm trocando o leite tipo C pelo iogurte, o pão francês pela bolacha recheada. Descobrem o sabor do achocolatado, a eficiência de um sabão em pó, o perfume de um desodorante aerossol. Acima de tudo, almejam a casa própria, o carro zero, o curso universitário. Graças à classe C, o mercado interno tornou-se um trunfo do Brasil na crise.

Época Negócios. Abril de 2009. O texto trata do aumento da classe C e de seus impactos na produção e circulação da riqueza na economia e sociedade brasileiras. O resultado desse processo é encontrado em qual alternativa? a) Diminuição das exportações, já que parte da produção nacional é consumida pelo

mercado interno. b) Crescimento da economia interna com a eliminação da desigualdade de renda, da

pobreza e da miséria, condição verificada com a extinção das classes D e E. c) Aumento do consumo interno e diminuição da dependência da economia brasileira em

relação às exportações destinadas aos países ricos (Estados Unidos, União Europeia e Japão).

d) Aumento das importações de bens manufaturados, condição que tem criado déficit na balança comercial (mais importações do que exportação) e aumento do desemprego que beira a 20% (2009).

Page 32: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

e) Classificação do Brasil entre os países do Bric, anacrônico de Brasil, Rússia, Índia e China, países que não foram afetados pela crise e devem passar os países ricos quanto ao tamanho de suas economias (PIB).

Resposta: C O crescimento do mercado interno brasileiro teve impacto positivo ao minimizar os efeitos da crise no Brasil, bem como ao alavancar a retomada do crescimento econômico em um intervalo de tempo menor que nos países ricos. Habilidade 18 Para responder à questão, o aluno deve analisar diferentes processos de produção e circulação de riquezas no Brasil e suas implicações socioespaciais em relação à diminuição da pobreza e da exclusão econômica, assim como ao aumento do mercado interno e do trabalho formal. Competência da área 4 Para responder à questão, o aluno deve analisar diferentes processos de circulação (melhor distribuição) e produção de riquezas (crescimento da economia, diminuição da exclusão) e suas implicações sócio-espaciais. Eixo cognitivo II É cobrada do aluno a capacidade de construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento (geografia, história, sociologia) para a compreensão da produção e circulação de riqueza no Brasil.

38. . A crise e a guerra trazem mudanças muito profundas, diante das quais os países da América Latina tentarão um difícil esforço de adaptação. Isso se realiza em muitas direções: sob o estímulo de abalos, transformam-se simultaneamente a economia nacional, o equilíbrio social e o equilíbrio político... Apenas nos países mais importantes, naqueles em que se formaram durante o período precedente camadas comerciais urbanas relativamente amplas e complexas, bem como um sistema de transportes internos desenvolvido e uma administração pública relativamente moderna, é que ocorrerão transformações econômicas, sociais e políticas, iniciadas no curso da crise ou, em alguns casos, no período da guerra, e que ganharão vigor no pós-guerra e só se esgotarão depois de 1950.

DONGHI, T. H. História da América Latina São Paulo: Paz e Terra, 2005, p. 254-255. O texto aborda o processo de transformações de alguns países da América Latina no período entreguerras que configurou uma dita modernização latino-americana. De acordo com o texto, tal modernização teve implicações econômicas, sociais e políticas indicadas, respectivamente, em: a) industrialização, ruralização e populismo. b) industrialização, urbanização e caudilhismo. c) nacionalização, urbanização e coronelismo. d) nacionalização, ruralização e totalitarismo. e) industrialização, urbanização e populismo. Resposta: E Industrialização, urbanização e populismo expressam importantes mudanças na vida latino-americana de alguns países, principalmente na segunda metade do século XX. Essa questão contempla a habilidade 8 do ENEM, pois busca um entendimento da ação dos estados nacionais latino-americanos no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e ao enfrentamento de problemas de ordem econômico-social. A alternativa A está incorreta por apresentar a ruralização como uma implicação do processo de modernização latino-americana.

Page 33: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

A alternativa B está errada por indicar o caudilhismo como elemento novo do processo de modernização na América Latina ocorrido ao longo do século XX. A alternativa C está incorreta por assinalar o coronelismo como uma implicação do processo de modernização latino-americana. A alternativa D está errada por apresentar a ruralização e o totalitarismo como fatores correspondentes ao processo de modernização da América Latina.

39. Hoje, temos mais ruído do que informação. Há uma grande concentração das empresas de comunicação em mãos de companhias mobilizadas pelo capital financeiro. Milton Santos acredita que a resposta a isso virá dos de baixo, daqueles que não têm compromisso com este sistema. Eu traduzo como: a resposta virá dos jovens com câmeras digitais que fazem rap, hip-hop etc. Em certo momento da entrevista, perguntei o que lhe dava tanta certeza de que aquilo que dizia iria repercutir.

Silvio Tendler em entrevista à revista Fórum. A questão da comunicação é um dos pilares da atual globalização. Os sistemas e as tecnologias hegemônicos a serviço da comunicação e das empresas de comunicação são também apropriados pela periferia para produzir e fazer a sua própria comunicação. É um “jogo” dialético em que o que é elaborado para dominar é também a possibilidade do libertar. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta. a) A disseminação de algumas tecnologias – massificação ou popularização – promove o

efeito de queda dos preços, condição que permite às classes socioeconômicas mais baixas terem acesso a elas.

b) As novas tecnologias da comunicação – Internet a cabo, a rádio e pelo celular, a televisão com acesso digital e pelo celular, as tecnologias de acesso remoto (wi-fi, bluetooth, EPVC, RFID), a fotografia digital, a transmissão por parabólica – têm promovido a inclusão de todas as pessoas, sendo que antes a maior parte estava excluída social e economicamente.

c) O desenvolvimento das tecnologias da comunicação interessa apenas às grandes empresas e aos países ricos, condição que explica o baixo desenvolvimento tecnológico nos países pobres e em desenvolvimento e nas pequenas e médias empresas.

d) Na periferia urbana dos países pobres e em desenvolvimento, as novas tecnologias não são acessíveis em razão da precariedade de infraestrutura. Por isso, as tecnologias da comunicação são encontradas apenas em bairros de classes média e alta.

e) O setor de comunicação é uma invenção recente da humanidade, pós-Revolução Industrial, e nos últimos anos apresentou forte desenvolvimento tecnológico e forte concentração econômica, política e social nas mãos de poucas empresas e poucos grupos econômicos.

Resposta: A Na globalização atual, tem ocorrido uma nova forma de exclusão, a digital; o desenvolvimento da comunicação interessa a todos os países, empresas e pessoas; mesmo que de forma marginal, algumas das novas tecnologias da comunicação têm chegado à periferia: celulares, câmeras e filmadoras digitais, antenas parabólicas, entre outros; a comunicação é uma invenção humana bastante antiga, mas obviamente nesse longo intervalo de tempo da história humana ela vem sofrendo muitas mudanças e inovações. Habilidade 21 Para responder à questão, o aluno deve identi?car o papel da comunicação na construção da vida social.

Page 34: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

Competência da área 5 Para responder à questão, o aluno deve utilizar os conhecimentos históricos relacionados à comunicação para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade. Eixo cognitivo V É cobrado do aluno conceber propostas de intervenção solidária na realidade – respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural – através do uso de conhecimentos desenvolvidos pelos alunos na escola em relação às questões referentes aos meios de comunicação.

40. . O que mudou no século XV com os descobrimentos? As transformações foram profundas. Alteraram as concepções de tempo e de espaço. Um novo engenho simboliza muito bem esta passagem: o relógio. Dividir o espaço que separa um dia do outro em 24 partes iguais é um exercício matemático que exige uma nova forma de percepção da natureza.

SILVA, Janice T. da. Descobrimentos e colonização São Paulo: Ática, 1989. p. 26. Aos poucos, o relógio foi dominando a vida dos homens, o tempo, antes pensado como uma questão de claro e escuro num ritmo da natureza, foi substituído pela matemática das horas, expressando uma arquitetura da razão, e o tempo do sino da Igreja, do religioso, também foi atingido por esta nova concepção. No contexto desta importante transformação no início dos tempos modernos, também ocorreram outros fatos relevantes. Quais foram eles? a) O processo de centralização do poder político e a ruralização crescente da vida

europeia b) A ascensão da burguesia no plano econômico e o enfraquecimento da autoridade dos

reis c) O desenvolvimento das Grandes Navegações e a ruralização provocada pelo

feudalismo d) A ascensão da burguesia no plano econômico e o desenvolvimento de atividades

tipicamente urbanas e) O processo de centralização política nas mãos dos reis e a decadência econômica da

burguesia

Resposta: D Houve a ascensão da burguesia e de uma mentalidade em que tempo é dinheiro e que pode ser medido como dinheiro, sendo, nesse sentido, dessacralizado num contexto de afirmação de uma vida tipicamente urbana. Isso contempla a habilidade 11 do ENEM que trata da identificação de registros e práticas de grupos sociais no tempo e no espaço. No caso, vemos isso na afirmação de um grupo na sociedade europeia do início dos tempos modernos, a burguesia, num quadro de desenvolvimento urbano e de uma mentalidade matemática diferenciada, associada ao comércio e à monetarização das relações econômicas. A alternativa A está incorreta por apresentar como contexto do início dos tempos modernos a ruralização crescente da vida europeia. Houve um desenvolvimento urbano-comercial significativo. A alternativa B está errada por indicar o enfraquecimento da autoridade dos reis. Houve a afirmação de monarquias nacionais em regimes absolutistas. A alternativa C está errada por apresentar a ruralização como contexto do início dos tempos modernos. A alternativa E está incorreta por afirmar uma decadência econômica da burguesia. Houve o desenvolvimento e a afirmação econômica da burguesia comercial.

Page 35: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

41. . Frente ao descaso de Madero em relação às reivindicações camponesas, os zapatistas divulgam o Plano Ayala (25 de novembro de 1911), denunciando o presidente como traidor e aliado dos latifundiários, desconhecendo-o como presidente da República.

VILLA, Marco A. A Revolução Mexicana São Paulo: Ática, 1993. p.17. A Revolução Mexicana foi um dos primeiros movimentos importantes de caráter social ocorrido no início do século XX e que resultou, entre outros aspectos, em uma nova Constituição em 1917. Dentre os fatores que contribuíram para o movimento, pode-se destacar: a) a aliança entre os liberais, liderados por Francisco Madero, e os conservadores,

comandados por Porfírio Díaz. b) a concentração fundiária que contribuía para a miséria da população camponesa e

produzia revoltas constantes. c) a incapacidade de modernização do México pelo presidente eleito democraticamente,

Porfírio Díaz, o que colocava os liberais na oposição. d) a interferência direta do governo norte-americano conhecida por política do Big Stick,

que incorporou territórios mexicanos aos EUA. e) a luta entre Pancho Villa e Emiliano Zapata pelo poder que contou com a participação

de Porfírio Díaz em defesa de Zapata. Resposta: B As expropriações de terras campesinas e de terras comunais indígenas favoreceram, entre outros aspectos, a eclosão do movimento revolucionário mexicano. Lideranças camponesas, em especial a de Emiliano Zapata, foram fundamentais para a revolução. Isso contempla a habilidade 10 do ENEM, qual seja, “reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica”. A alternativa A está incorreta por afirmar que existiu uma aliança entre conservadores e liberais. Houve a exacerbação das diferenças, produzindo a ruptura que se associa à Revolução Mexicana. A alternativa C está errada por negar a modernização que já ocorria, no plano econômico, e que foi conduzida por Porfírio Díaz. A alternativa D está incorreta por afirmar que houve uma intervenção militar direta dos EUA no México dentro da política do Big Stick de Theodore Roosevelt, presidente norte-americano. A alternativa E está errada por relacionar a revolução a uma disputa entre Pancho Villa e Emiliano Zapata e, além disso, por afirmar o apoio de Porfírio Díaz a Zapata. O que houve foi uma aliança entre Villa e Zapata contra o presidente mexicano Porfírio Díaz.

42. Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprova no Brasil a redução da jornada semanal de 44 para 40 horas e o aumento do valor para as horas extras, de 50% para 75%.

Page 36: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

Os sindicatos e os movimentos de trabalhadores reivindicam a redução da jornada de trabalho para, entre outras consequências: a) reduzir a carga tributária em relação aos contratos trabalhistas. b) aumentar o número de empresas de subcontratação e/ou terceirização. c) aumentar a oferta de empregos formais, diminuindo o desemprego. d) aumentar os salários formais com o aumento da oferta de vagas. e) melhorar as condições de higiene e de segurança no ambiente de trabalho. Resposta: C Com a redução da jornada semanal de trabalho, espera-se aumentar a oferta de empregos formais e, dessa forma, reduzir o desemprego. Habilidade 20 Para responder à questão, o aluno deve analisar diferentes processos referentes ao mundo do trabalho e escolher, entre argumentos favoráveis e desfavoráveis, as modificações impostas pelas tecnologias e políticas públicas. Competência da área 4 Para responder à questão, o aluno deve entender as transformações técnicas e tecnológicas e seus impactos na produção e na vida social, em relação ao mundo do trabalho e às suas políticas públicas. Eixo cognitivo V O aluno deve elaborar propostas em relação às transformações atuais no mundo do trabalho, recorrendo aos conhecimentos desenvolvidos na escola e buscando intervenções solidárias na realidade.

43.

O mapa acima apresenta “gargalos” do território brasileiro para o funcionamento efetivo dos corredores da produção nacional. Há dificuldades e limitações para implementar, melhorar e/ou expandir esses corredores e o resultado é o aumento do custo país, aqui chamado de “custo Brasil”. Assinale a alternativa que apresenta uma dificuldade por parte do Estado para efetivar esses corredores.

Page 37: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

a) Lentidão na aprovação de licenças ambientais para a implantação das infraestruturas, assim como as atuais divergências político-eleitorais entre o governo federal e alguns governos estaduais.

b) Inexistência de parcerias com a iniciativa privada para a construção e exploração dos sistemas de transportes.

c) Inviabilidade das condições do relevo brasileiro – bastante acidentado no Brasil Central – e do clima semiárido no Sertão Nordestino.

d) Ausência de mão de obra para operar as obras e para o funcionamento dos sistemas de transportes nas regiões Norte e Centro-Oeste.

e) A atual imagem negativa da economia e do governo brasileiro prejudica a obtenção de créditos financeiros de instituições como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.

Resposta: A A lentidão na aprovação de licenças ambientais e as rivalidades político-eleitorais entre o governo federal e alguns governos estaduais têm prejudicado a maior rapidez em algumas obras e alguns projetos do sistema de transporte nacional. Habilidade 17 Para responder à questão, o aluno deve analisar os diferentes processos referentes a políticas públicas dos transportes no Brasil em relação à territorialização da produção, à implantação de novas tecnologias no sistema nacional de transporte e à dinâmica atual da política e economia nacionais. Competência da área 4 Para responder à questão, o aluno deve analisar diferentes processos que contribuíram e contribuem para a geografia atual dos transportes no Brasil, bem como suas implicações na transformação técnica e tecnológica, e os impactos na produção no território brasileiro. Eixo cognitivo III O aluno deve enfrentar situações-problema referentes aos processos políticos, econômicos, sociais e ambientais que interferem na Política Nacional dos Transportes.

44. Como _________ e _________ são economias dependentes da estadunidense, as multinacionais redobraram suas apostas no Brasil.

Época Negócios. Abril de 2009. O texto acima trata dos efeitos da crise econômica e financeira dos Estados Unidos na economia do continente americano. A lacuna apresenta dois países americanos, muito desiguais econômica e socialmente, mas com forte semelhança quanto à dependência econômica em relação aos Estados Unidos. O primeiro, um país desenvolvido, destina 81,3% de suas exportações para o mercado estadunidense, enquanto o segundo, um país emergente, destina 84,7%. Das importações do primeiro, 54,9% vêm dos Estados Unidos, enquanto no segundo país esse dado corresponde a 50,9%. Os países americanos tratados nas lacunas são: a) Brasil e Argentina. b) Chile e Argentina. c) Venezuela e México. d) Canadá e México. e) Chile e Venezuela. Resposta: D O Canadá, país do Norte rico e membro do G8, apresenta forte dependência comercial em relação aos Estados Unidos, condição essa também do México, país pobre em desenvolvimento.

Page 38: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

Habilidade 7 Para responder à questão, o aluno deve identificar diferentes processos que envolvem as relações entre nações/países, em especial os processos econômicos. Competência da área 2 Para responder à questão, o aluno deve compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder entre as nações/países. Eixo cognitivo II Para responder à questão, o aluno deve compreender diferentes fenômenos referentes a aplicação e construção de conceitos da geografia, história, economia, política.

45. Considere as imagens abaixo dentro de seus respectivos contextos e assinale a alternativa que corresponda a avaliações corretas sobre cada obra de arte.

Page 39: Simulado COC Enem 2009 Ciências Humanas e suas Tecnologias · a) representou uma visão correta sobre a população mestiça brasileira da época, que caracterizava-se pela indolência

a) A primeira obra é uma referência à produção barroca, marcada por um intenso jogo de luz e sombra e por uma tortuosidade típica daquela estética, enquanto a segunda diz respeito ao movimento modernista, mais precisamente à produção surrealista, que se caracteriza pelo forte cromatismo e pelo mundo onírico, como atesta o trabalho de Piet Mondrian.

b) A primeira obra faz parte da produção renascentista, que se preocupa em humanizar as figuras religiosas e se aproximar da natureza sem trabalhar o jogo de luz e sombras na composição das formas, enquanto a segunda obra é integrante da produção modernista e se associa à arte abstrata, mais precisamente na busca de Mondrian por cores primárias, caracterizando uma harmonia transcendente nos blocos de cor.

c) A primeira obra é referência da pintura romana antiga e se expressa no paganismo, que valoriza as formas humanas e transforma a arte numa imitação da vida, e no cotidiano da condição do homem, enquanto a segunda obra insere-se no movimento clássico renascentista, pois se preocupa com as proporções, com as simetrias, com a harmonização das cores e expressa o equilíbrio da abstração do Renascimento.

d) A Madona de Rafael é um exemplo de pintura renascentista, mantém a temática religiosa cristã medieval, porém, dá um tratamento diferenciado ao corpo, valorizando as formas humanas num jogo de luz e sombras típico da Renascença, enquanto a segunda obra e é integrante da produção modernista e se associa à arte abstrata, mais precisamente à busca de uma harmonia transcendente nas cores primárias.

e) A primeira obra representa a pintura histórica romântica típica do século XIX que trata do nascimento de Cristo e desvaloriza qualquer expressão humanista das figuras retratadas, enquanto a segunda obra exemplifica a produção modernista, mais precisamente o cubismo, retratado na composição de Mondrian, expoente do cubismo, nas relações geométricas dos espaços constituídos por cores e figuras distorcidas.

Resposta: D As duas obras referem-se a momentos distintos. A primeira é um exemplo de arte renascentista, desenvolvida no início dos tempos modernos, e a segunda é a expressão da produção modernista do século XX, mais precisamente, da arte abstrata. Essa questão contempla a habilidade 1 do ENEM, qual seja, “interpretar historicamente... fontes documentais acerca de aspectos da cultura”. A alternativa A está incorreta por afirmar que a obra é representante do Barroco e por situar a obra de Mondrian na produção surrealista. As características das obras as colocam, respectivamente, no Renascimento e no abstracionismo modernista. A alternativa B está errada por afirmar que não há um trabalho de luz e sombra na composição da Madona de Rafael. A alternativa C está errada por colocar a obra de Rafael como representativa da pintura romana pagã e por assinalar a obra de Mondrian como expressão do Renascimento. A obra de Rafael tem por tema a religião (Virgem Maria e o menino Jesus). A alternativa E está incorreta por situar a obra de Rafael na pintura histórica romântica do século XIX e por afirmar que a obra de Mondrian se insere no cubismo. Além disso, a Madona de Rafael é claramente humanista, o que é negado nesta alternativa.