simulado auxiliar em administração ufrj · simulado – auxiliar em administração – ufrj...

13
Ajudando a transformar sonhos em realidade Coordenação Pedagógica Agora é com você. Desejamos sucesso! Simulado Auxiliar em Administração UFRJ

Upload: dothu

Post on 23-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Simulado – Auxiliar em Administração – UFRJ

Degrau Cultural 1

Ajudando a transformar sonhos em realidade

Coordenação Pedagógica

Agora é com você.Desejamos sucesso!

SimuladoAuxiliar em Administração

UFRJ

2 Degrau Cultural

Simulado – Auxiliar em Administração – UFRJ

LÍNGUA PORTUGUESAProfessora: Mara Gonçalves

TEXTO 1O REGIME DO MCDONALD

Quem foi nesteverão a alguma das 584 lanchonetes darede McDonaldinstaladas no Brasil deve ter notado queum de seussanduíches mais leves, o DuPeru, mudou.Recheado comuma fatia de peru cozida, alface ameri-cana, cenouraralada, repolho roxo e uma fatia de toma-te, o novo DuPeruteve um dos seus componentes tro-cados – em vez demaionese, creme de queijo light, oque resulta numaeconomia de cerca de 50% de gordu-ra com relação àversão original, criada no verão do anopassado. Por quea mudança de ingrediente de um doscerca de 40 itensque compõem o menu da maior redede fastfooddo paísé digna de registro?

(Exame, 3/2013)

01. No título do texto, há uma palavra de duplasignificação:regime. Os dicionários de língua portu-guesa indicam comoseus significados, entre outros:

I. modo de organização e do exercício do poderII. sistema políticoIII. norma, regra, regulamentoIV. técnicas de emagrecimento

A dupla significação do vocábulo regime une osseguintessignificados:

a) I-II; d) IV-I;b) II-III; e) I-IV.c) III-IV;

02. “Quem foi neste verão...”; a identificação do verãoaque se refere o texto só é possível se soubermos:

a) a data da publicação do artigo;b) quem é o autor do texto;c) que estação predominava nessa época;d) em que mês foi escrito o texto;e) em que jornal ou revista o texto foi publicado.

03. Duas palavras que são acentuadas em função da-mesma regra são:

a) sanduíche / rápido;b) água / família;c) pátria / saída;d) você / três;e) cafeína / júri.

TEXTO 2A CAIXA tem uma linha de crédito tamanho família.Umdeles é para você. Se você é assalariado ou servidorpúblico,tem crédito com desconto em folha para com-prar seu computadorou o que precisar. As taxas e osprazos são os mais vantajososdo mercado. Pode con-ferir e comparar. E o desconto é direto nafolha, paravocê não ter trabalho nem na hora de pagar. Vem praCAIXA você também. Vem.

(Veja, 10/2008)

04. No texto, muitos termos não foram escritos, já quenão énecessário escrevê-los, fazendo o que sechama de elipse; emtodos os segmentos das al-ternativas abaixo, completamos ostermos com oque foi omitido, escrito em maiúsculas. Aalternati-va que mostra um complemento INADEQUADO é:

a) desconto em folha DE PAGAMENTO;b) as taxas DO CREDIÁRIO;c) os prazos PARA PAGAMENTO;

d) vantajosos do mercado FINANCEIRO;e) Pode conferir e comparar OS PREÇOS.

TEXTO 3Você é único. E nós temos o computador paravocê.Pessoas como você nasceram para brilhar. Sevocê quer sedestacar na vida, na escola e no trabalho,o seu computador é Positivo.

(Veja, 06/2011)

05. Para o convencimento do leitor, neste caso, o pu-blicitárioapela para a:

a) tentação; d) provocação;b) intimidação; e) comodidade.c) sedução;

06. Ao incluir no texto o segmento “na vida, na escola enotrabalho”, o texto pretende:

a) mostrar os variados tipos de computadores;b) indicar as utilizações adequadas do produto;c) demonstrar as vantagens da compra;d) ampliar a gama de compradores;e) destacar a durabilidade do computador.

TEXTO 4PERIGO REAL E IMEDIATO

Desde que a era das fotografias espaciais começou,háquarenta anos, uma nova e prodigiosa imagem seformou noarquivo mental da humanidade sobre o queé o planeta no qualvivemos. Do nosso ponto de vista nouniverso, provavelmentenão existe nada que se com-pare à beleza desta vívida esferaazul, brilhando na imen-sidão do espaço, água e terra entrelaçadasnum abra-ço eterno, envoltas num cambiante véu de nuvens.É igualmente de arrepiaro que as fotos não mostram,mas sabemos existir mais abaixo. A luxuriante diversi-dade da vida espalhadapor florestas, montanhas, de-sertos, oceanos, rios, vibrando numdiapasão constan-te que evoca uma história de 3,5 bilhões deanos, des-de as bactérias primevas até tudo o que respira,exala,anda, rasteja, suga, fotossintetiza-se, multiplica-se e replica-seneste momento exato, em nosso plane-ta. Além de tudo cujaexistência conhecemos, ainda háo que apenas supomos. “Atotalidade da vida, conheci-da como biosfera pelos cientistas ecriação pelos teólo-gos, é uma membrana tão fina de organismosque en-volve a Terra que não pode ser vista a partir de umanaveespacial, porém internamente é tão complexa quea maior partedas espécies que a compõem está porser descoberta”, escreveu,numa tentativa de síntese dagrandiosidade do fenômeno, EdwardO. Wilson, o gran-de biólogo americano.

Vilma Gryzinski – Veja, 05/2005

07. Entre os segmentos abaixo, aquele que certamenteNÃO pode ser visto em fotografias espaciais é:

a) vívida esfera azul;b) abraço eterno;c) brilhando na imensidão do espaço;d) água e terra entrelaçadas;e) cambiante véu de nuvens.

08. As regras de concordância nominal dizem que oadjetivoposposto a dois substantivos concordacom o mais próximoou com o plural dos dois; nocaso de “água e terra entrelaçadas”,a afirmativacorreta, entre as que estão abaixo, é:

Simulado – Auxiliar em Administração – UFRJ

Degrau Cultural 3

a) o adjetivo também poderia aparecer na forma “en-trelaçada”;

b) a forma “entrelaçados” do adjetivo também esta-ria correta;

c) se anteposto, a única forma possível do adjetivoseria”entrelaçada”;

d) por coerência lógica, a única forma possível doadjetivo é”entrelaçadas”;

e) o adjetivo refere-se exclusivamente ao substanti-vo “água”.

09. Entre o primeiro e o segundo parágrafo é estabe-lecida umarelação de:

a) comparação;b) oposição;c) adição;d) explicitação;e) alternância.

10. A alternativa que mostra uma construção equivo-cada é:

a) São locais de que nunca mais nos esquecemos;b) Li, nas férias, os romances de cujos autores falamos;c) Aqui estão as músicas cujos autores aprecio;d) Aqui estão as ideias contra cujos autores me insurgi;e) Comprei os livros de que tanto gosto de ler.

REGIME JURÍDICOProfessora: Renata Jorge

11. Assinale a opção que não constitui forma de pro-vimento de cargo público e não gera a vacância,nos termos da Lei 8.112/90:

a) Promoçãob) Readaptaçãoc) Remoçãod) Aproveitamentoe) Recondução

12. O nome que a Lei 8.112/90 dá ao instituto jurídico,pelo qual o servidor público, estável, retorna aoseu cargo anteriormente ocupado, por ter sido ina-bilitado no estágio probatório, relativo a outro efe-tivo exercido, também, na área federal é:

a) Aproveitamentob) Readaptaçãoc) Readmissãod) Reversãoe) Recondução

13. Um servidor público federal que exerça remunera-damente cargo público professor e já acumule,remuneradamente, outro cargo público federal, decaráter científico, havendo compatibilidade de ho-rários:

a) Poderá, ainda, acumular remuneradamente umcargo de professor, somente na Administração fe-deral ou municipal.

b) Poderá, ainda, acumular remuneradamente umemprego de médico, somente na Administraçãofederal ou municipal.

c) Não poderá acumular remuneradamente mais ne-nhum cargo ou emprego, em nenhum nível da Fe-deração, seja na Administração direta ou indireta.

d) Poderá, ainda, acumular remuneradamente umcargo de professor, em qualquer nível.

e) Poderá, ainda, acumular remuneradamente umemprego de médico, mas apenas na Administra-ção indireta do Estado, União ou Município.

14. Um servidor público federal, ocupante de cargoefetivo, foi eleito vereador do Município onde resi-de e trabalha. As sessões da Câmara Municipal,que está obrigado a frequentar, são realizadas emhorário coincidente com o seu horário de trabalho.Neste caso, o servidor:

a) Não será afastado do cargo e poderá optar pelorecebimento do subsídio de vereador.

b) Não será afastado do cargo e cumulará os seusvencimentos com o subsídio de vereador.

c) Será afastado do cargo, mas poderá optar pelorecebimento da remuneração a ele inerente.

d) Será afastado do cargo e receberá exclusivamen-te o subsídio de vereador.

e) Será afastado do cargo e cumulará os seus venci-mentos com o subsídio de vereador.

15. Se o servidor público civil federal, regido pela Lei8.112/90, receber penalidade administrativa deadvertência e de suspensão, sem vir a cometernova infração disciplinar, elas terão seus registroscancelados após o decurso de:

a) 3 anos, em ambos os casos.b) 5 anos, em ambos os casos.c) 2 e 3 anos, respectivamente.d) 3 e 5 anos, respectivamente.e) 5 e 10 anos, respectivamente.

16. Ao servidor público federal regido pela Lei 8.112/90, é vedado:

a) Opor resistência justificada ao cumprimento deordem manifestamente ilegal.

b) Retirar da repartição qualquer documento, aindaque mediante autorização da autoridade compe-tente e no interesse do serviço.

c) Exercer o comércio em sociedade na qualidadede sócio meramente participante.

d) Dar posse a servidor sem lhe exigir a declaraçãode bens e valores.

e) Atuar como procurador ou intermediário junto arepartições públicas para tratar de benefícios pre-videnciários ou assistenciais de cônjuge.

17. O servidor público efetivo federal que procede deforma desidiosa ou pratica usura incorre em con-duta proibida. De acordo com a legislação em vi-gor, a penalidade prevista é de:

a) Advertência.b) Demissão.c) Suspensão.d) Ressarcimento ao erário.e) Indisponibilidade de bens.

18. Nos termos da Lei 8.112/90, a pena de demissãoé aplicada ao servidor que:

a) Recusar fé a documentos públicos.b) Descumprir o dever de manter conduta compatível

com a moralidade administrativa.c) Aplicar irregularmente dinheiro público.d) Não exercer com zelo e dedicação as atribuições

do cargo.e) Violar a proibição de promover manifestação de

apreço ou desapreço dentro da repartição.

19. De acordo com o disposto na Lei 8.112/90, na hi-pótese de inassiduidade habitual, a penalidadedisciplinar a ser aplicada ao servidor público é de:

4 Degrau Cultural

Simulado – Auxiliar em Administração – UFRJ

a) Multa.b) Suspensão por até 15 dias.c) Demissão.d) Advertência.e) Suspensão por até 30 dias.

20. De acordo com a legislação vigente, gera aplica-ção de pena de suspensão ao servidor público:

a) A reincidência em falta punida com advertência.b) O abandono do cargo.c) Acumulação ilegal de cargos, empregos ou fun-

ções públicas.d) A insubordinação grave em serviço.e) A inassiduidade habitual.

INFORMÁTICAProfessor: Moisés Romano

21. Operadores do aplicativo BrOffice Writer podemconfigurar margens de páginas, cabeçalho, roda-pé e mais, para isso podemos acessar o menuformatar e após clicar em página. No Word 2007também podemos configurar a página, para issobasta clicar em configurar página que está na aba:

a) Arquivob) Inícioc) Página Iniciald) Layout da Páginae) Inserir

22. No Microsoft Word 2007 podemos inserir uma ta-bela pela aba inserir e após vamos clicar em tabe-la, já no BrOffice Writer podemos fazer de diversasmaneiras, tais como, clicar no menu inserir e apóstabela ou menu tabela e após inserir – tabela ouusando a combinação das teclas:

a) CTRL + F12b) CTRL + Nc) CTRL + Ad) CTRL + SHIFT + Ve) CTRL + Q

23. No Microsoft Word 2007 tem um comando que co-pia a formatação da palavra selecionada sem co-piar a palavra, marque respectivamente o nomedo comando e seu respectivo atalho:

a) Formatar Pincel, CTRL + SHIFT + Cb) Formatar Pincel, ALT + CTRL + Vc) Formatar Pincel, CTRL + Cd) Copiar Especial, CTRL + Xe) Copiar Especial, CTRL + SHIFT + C

24. Na Internet existe uma camada adicional de segu-rança que faz com que os dados sejam emitidosde forma criptografada e que se verifique a auten-ticidade do servidor e do cliente por meio de certi-ficados digitais. Nesse caso falamos da camadade segurança:

a) HTTPb) SMTPc) SSL/TLSd) TELNETe) FTP

25. Analise as afirmativas abaixo:I. Intranet é a rede privativa de computadores com

base nos protocolos da Internet.

II. Extranet se caracteriza sendo a rede de dados deacesso público, para que pessoas em longa dis-tancia tenham acesso aos dados da empresa.

III. A tecnologia atual de internet dispensa o uso doprotocolo FTP para transferência de arquivos, nes-se caso é feito de forma automática pelo protocoloDNS.

a) I e II são corretas.b) I, II e III são corretas.c) Somente a opção I é correta.d) Somente a opção II é correta.e) I e III são corretas.

26. Com relação ao Sistema Operacional Linux, anali-se as opções abaixo:

I. é um sistema livre de código fonte aberto que estávinculado a licença GPL/GNU.

II. a linha de comando shutdown –h +2 indica que osistema será desligado em dois minutos.

III. a linha de comando ifconfig é usada para configu-rar as interfaces de rede.

IV. o diretório raiz no Linux é o C:a) Todas são verdadeirasb) Somente a IV é verdadeirac) I e II são verdadeirasd) I e III são verdadeirase) I, II e III são verdadeiras

27. Análise as afirmativas abaixo com base no siste-ma operacional Windows 7:

I. o comando criptografia de unidade de disco bitlo-cker é usado para criptografar apenas pendrive enunca hd externo e a partição que está instalado osistema.

II. readyboost foi projetado para ajudar quando a me-mória do PC for insuficiente, nesse caso vamosusar uma unidade flash USB ou cartão e configu-rar o recurso.

III. a ferramenta desfragmentador de disco tem a fun-ção de organizar a unidade de disco, tornando ocomputador mais rápido e eficiente.

IV. é recomendável usar a conta usuário padrão nodia-a-dia, pois é mais seguro em vez de uma con-ta administrador, pois ela impede que outras pes-soas façam alterações que afetem todos os queusam o computador.

a) I e II são corretas.b) II, III e IV são incorretas.c) II e III são corretas.d) II, III e IV são corretas.e) Todas são corretas.

28. É um acessório do Windows 7, exceto:a) Paintb) Wordpadc) Bloco de Notasd) Notas Autoadesivase) Konqueror

29. Considerando o Microsoft Excel 2007 com sua con-figuração original analise a planilha abaixo:

Simulado – Auxiliar em Administração – UFRJ

Degrau Cultural 5

I. para que a célula F3 possa exibir a média aritmé-tica do aluno Thirson basta digitar em F3=MÉDIA(B3..E3)

II. após inserida fórmula de média em F3, podemoscolocar a função condicional para calcular se o alu-no está aprovado, reprovado ou recuperação, paraisso selecionamos G3 e digitamos a fórmula=SE(F3>=7;”Aprovado”;SE(F3<5;”Reprovado”;”Recuperação”))

III. a célula G3 retornou Recuperação.a) I e III são corretas.b) I, II e III são corretas.c) Somente a II é correta.d) I e II são corretase) Somente a I é correta.

30. No BrOffice Calc da o erro #NOME?a) A função =máximo.b) A função =soma.c) A função =média.d) A função =minimo.e) A função =med

MATEMÁTICAProfessor: André Barreto

31. De acordo com estudo realizado pelo Instituto Bra-sileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que ava-liou a carga tributária de 15 países, o Brasil é opaís que cobra mais impostos no setor de alimen-tos. A média da carga tributária nacional embutidanos preços é de R$ 1,80 a cada R$ 10,00. Consi-derando-se essa média, em um produto vendidopor R$ 4,00, a carga tributária, em reais, é de:

a) 0,24 d) 0,72b) 0,36 e) 0,96c) 0,48

32. Foram publicados recentemente, trabalhos rela-tando o uso de fungos como controle biológico demosquitos transmissores da malária. Observou-se o percentual de sobrevivência destes mosqui-tos após exposição, ou não, a superfícies cober-tas com fungos sabidamente pesticidas, ao longode duas semanas. Os dados obtidos estão pre-sentes no gráfico abaixo. No grupo exposto aosfungos, o período em que houve 50% de sobrevi-vência ocorreu entre os dias:

a) 2 e 4 d) 8 e 10b) 4 e 6 e) 10 e 12c) 6 e 8

33. A tabela fornece a potência e o tempo efetivo deuso diário de cada aparelho doméstico.Supondoque o mês tenha 30 dias e que o custo de 1 KWh éde R$ 0,40, o consumo de energia elétrica mensaldessa casa, é de aproximadamente.

a) R$ 135,00b) R$ 165,00c) R$ 190,00d) R$ 210,00e) R$ 230,00

34. Em um quarto totalmente escuro, há uma gavetacom 3 pares de meias brancas e 4 pares de mei-as pretas. Devido à escuridão, é impossível ver acor das meias. Quantas meias devem ser retira-das para que se tenha certeza de que, entre asmeias retiradas, haja pelo menos um par de mei-as pretas?

a) 8b) 6c) 5d) 4e) 2

35. De acordo com o raciocínio lógico-matemático,a negação da frase “O juiz negou a sentença e oréu entrou com recurso” é equivalente a frase.

a) O juiz negou a sentença ou o réu entrou com recurso.b) O juiz não negou a sentença ou o réu não entrou

com recurso.c) O juiz não negou a sentença e o réu não entrou

com recurso.d) O juiz não negou a sentença ou o réu entrou com

recurso.e) Ou o juiz não negou a sentença, ou o réu não en-

trou com recurso.

36. Um grupo de alunos alugou um ônibus por R$1.500,00 para realizarem uma determinada excur-são. Dois deles não puderam ir por problemaspessoais e, em consequência, a despesa de cadaum dos outros alunos aumentou em R$ 25,00.Sendo assim, podemos afirmar que o número dealunos que foram à excursão foi igual a:

a) 8b) 10c) 12d) 14e) 16

37. Um capital foi aplicado a juros simples, à taxa anualde 36%. Para que seja possível resgatar o quá-druplo da quantia aplicada, esse capital deverá fi-car aplicado por um período mínimo de:

a) 7 anos, 6 meses e 8 dias.b) 8 anos e 4 meses.c) 8 anos, 10 meses e 3 dias.d) 11 anos e 8 meses.e) 11 anos, 1 mês e 10 dias.

6 Degrau Cultural

Simulado – Auxiliar em Administração – UFRJ

38. Ao comprar um apartamento, Jurandir conseguiucom o proprietário um desconto de 15% sobre opreço anunciado. Após alguns anos, ele vendeuesse apartamento com um lucro de 20% sobre aquantia que havia pagado, recebendo nesta tran-sação: 25% do valor negociado, como entrada, e orestante em 60 parcelas iguais, cada qual no valorde R$ 1.530,00. Nessas condições, quando Juran-dir comprou tal apartamento, o preço anunciado era:

a) R$ 100 000,00b) R$ 120 000,00c) R$ 115 000,00d) R$ 125 000,00e) R$ 130 000,00

39. Certa noite, dois técnicos em segurança vistoria-ram as 130 salas do edifício de uma Unidade deuma universidade, dividindo essa tarefa em par-tes inversamente proporcionais às suas respecti-vas idades: 31 e 34 anos. O número de salas vis-toriadas pelo mais jovem foi:

a) 68 d) 62b) 66 e) 60c) 64

40. Em um escritório, três digitadores de produtividadeidêntica realizam a tarefa de digitar 2400 páginasem 20 dias. Para realizar uma tarefa de digitaçãode 6000 páginas em 15 dias, o número mínimo dedigitadores que devem ser incorporados à equipe,com a mesma produtividade dos três primeiros é:

a) 6 d) 9b) 7 e) 10c) 8

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOSProfessor: Francisco Carlos

41. O processo de diferenciação entre biblioteca e ar-quivo é evidenciado por parte de muitos profissio-nais da área administrativa. Diante de tal afirmati-va, assinale abaixo, que procedimento é caracte-rístico de biblioteca:

a ) procedimento administrativo;b ) o acervo é constituído de uma produção;c ) possui papel cultural;d ) apresenta-se de forma única;e ) possui a idade corrente.

42. A formação de uma biblioteca está associada, en-tre outros objetivos a atender o seu público de for-ma pedagógica. Por isso, podemos afirmar que:

a ) é comum encontrá-las em empresas;b ) é comum encontrá-las em instituições de ensino;c ) são encontradas principalmente em universidades;d ) são encontradas nas mais diversas instituições

públicas;e ) apesar de seu caráter pedagógico, as mesmas

são encontradas em instituições de lazer.

43. A Biblioteca Nacional tem por objetivo manter oseu acervo proveniente das principais obras lite-rárias nacionais e internacionais, devidamente or-ganizada e conservada. A Biblioteca Nacional doBrasil, encontra-se no Centro da Cidade do Riode Janeiro. A mesma foi construída no momentoem que a Cidade passava por mudanças

estruturais,principalmente arquitetônico, devido apresença de grandes representantes políticosportugueses. Assinale abaixo, a que período setrata tal citação acima:

a ) período do Governo de Marques de Pombal;b ) período do Imperador D. Pedro II;c ) período republicano de Marechal Deodoro da Fon-

seca;d ) período do Imperador D. Pedro I;e ) período joanino.

44. O processo de preservação do acervo tanto de umabiblioteca, assim como de um arquivo, deve se-guir procedimentos determinados por organis-mos internacionais. Seguindo as determinaçõesde tais regras, podermos afirmar:

a ) não há nenhuma recomendação para controle depoeira e gases, semente as recomendações se-gue para temperatura e umidade;

b ) a temperatura de tais ambientes devem estar nafaixa de 20 a 22 graus centígrados, enquanto aumidade de 45 a 58% da umidade relativa do ar;

c ) somente é recomendado a utilização de ilumina-ção artificial, que possa gerar uma temperaturaambiente entre 15 a 22 graus;

d ) evitar qual quer tipo de penetração de gases nosambientes, independentes a temperatura interna;

e ) a temperatura ambiente de constar entre 20 e 22graus centígrados, a partir desse dados os demaissão desprezados.

45. A desinfestação é um processo conservação doacervo em suporte de papel com objetivo de com-bater insetos e outros elementos como fungos, queatacam as fibras do papel, e em conseqüência,danificando o documento. Para aplicar tal procedi-mento, utiliza-se a técnica da (e):

a ) fumigação;b ) laminação;c ) banho de gelatina;d ) limpeza;e ) alisamento.

46. No processo de restauração, várias técnicas sãoutilizadas. Assinale abaixo, qual delas não se refe-re a tal técnica:

a ) laminação;b ) banho de gelatina;c ) encapsulação;d ) alisamento;e ) tecido.

47. Em um arquivo os documentos são classificadosem função da sua vida útil à que serve aadministração.Diante da afirmativa podemos clas-sificar como arquivo corrente aquele cujos docu-mentos encontram-se na seguinte condição:

a ) as suas informações já foram exploradas, portan-to os mesmo serão encaminhados para consultade seus dados de caráter histórico ou vital;

b ) as informações dos documentos estão sendo es-tudas ou exploradas, o que reflete a sua importân-cia para administração ao qual pertence;

c ) as informações dos documentos já foram estudase exploradas, mas os documentos poderão nova-mente a serem consultados;

d ) nesse caso os documentos tem efeito somente decaráter histórico ou vital;

e ) os documentos aguardam sua temporalidade, eportanto serão descartados.

Simulado – Auxiliar em Administração – UFRJ

Degrau Cultural 7

48. Considerando as idades de um arquivo, podemosafirmar:

a ) deve ter somente três idades;b ) deve ter no máximo três e no mínimo duas idades;c ) deve ter no máximo duas e no mínimo um idade;d ) deve ter somente uma idade;e ) deve ter no máximo três e no mínimo um idade.

49. Considerando que um funcionário do setor adminis-trativo da Universidade Federal do Rio de Janeiro,está organizando o arquivo do Setor de Diplomas doDepartamento Técnico de Química, em tal processoo funcionário estará analisando os documentos quejá perderam a necessidade de uma consulta cons-tante de seus dados, e portanto, serão encaminha-dos ao arquivo intermediário.O procedimento admi-nistrativo na movimentação documental realizadapelo funcionário é conhecida, como:

a ) transferência;b ) movimentação;c ) descarte;d ) recolhimento;e ) temporalidade.

50. Diante do grande volume documental gerado naadministração da Universidade Federal do Rio deJaneiro, é necessário processar os documentosarquivados em relação a sua extensão. E assim,esses documentos deve ser encontrados em ar-quivos denominados de Geral ou Central. Dianteda análise, os mesmos encontram-se fisicamente.

a ) obrigatoriamente junto a área de trabalho;b ) esta junto a área de trabalho;c ) geralmente encontram-se distante da área de tra-

balho;d ) obrigatoriamente encontra-se distante da área de

trabalho;e ) tais arquivos não possuem regras para sua locali-

zação.

51. Os documento são classificados em relação ao gê-nero ou sua natureza. Em relação à primeira classi-ficação apresentada, mapas e plantas baixas ( de-senhos ),as mesmas são classificadas como:

a ) textuais ou escritos;b ) informático;c ) sonoro;d ) cartográfico;e ) micrográfico.

52. De acordo coma Lei nº 12.527/11, proporcionouuma mudança na classificação dos documentossecretos, conforme o artigo 24 da referida lei. Assi-nale abaixo, a sequência que está prevalecendo.

a ) ultra-secreto, secreto e confidencial;b ) ultra-secreto, confidencial e reservado;c ) ultra-secreto , secreta e reservado;d ) secreto, reservado e confidencial;e ) somente secreto e reservado.

53. Ao aplicarmos o método alfabético utilizando asregras de alfabetação, através do nomes citadosabaixo. Podemos afirmar que a sequência no ar-quivamento será a seguinte:

1. João Pedro Gomes;2. Pedro Paulo Fonte Clara;3. Luíza do Espírito Santo;4. Ly Tang Hong

a ) 4 – 3 – 2 – 1;b ) 1 – 4 – 3 – 2;c ) 2 – 3 – 1 - 4 ;d ) 2 – 3 – 4 – 1;e ) 3 – 2 – 1 - 4;

54. Ao aplicarmos as regras de alfabetação pode-mos afirmar que:

a) os nomes de empresas não se alterem, mas deve-se utilizar a virgula;

b) os nomes árabes e orientais não se alteram e nãopossuem virgula;

c) todos os nomes latinos têm regras especiais, ex-ceto os espanhóis;

d) expressões religiosas, são considerados sobre-nomes compostos;

e) os conectivos em letras minúsculas como prepo-sições, artigos e conjunções, não acompanham osobrenome.

a ) somente as opções A, B e C, estão corretas;b ) as opções B,D e E, estão corretas,c ) as opões A, B , D e E, estão erradas;d ) somente as opções D e E, estão corretas;e ) somente as opções A ,C e D estão erradas.

55. A regra de arquivamento denominada de variadex,associam nomes a cores. Alguns departamentos daUniversidade Federal do Rio de Janeiro, utiliza estetipo de arquivamento. Supondo que haja as seguin-tes fichas de alunos a serem arquivadas, temos aseguinte ordem de cores para o arquivamento.Márcio Braz Gonçalves;Lúcia Costa D”Anjos;Margarida Lins Akinaga;Glória Azevedo.

a ) azul, ouro, verde e palha;b ) palha, ouro, azul e palha;c ) verde, ouro, ouro e azul.d ) azul, verde , palha e azul;e ) verde,ouro, verde e palha.

56. Ao reestruturar o arquivo de um Departamento daUniversidade Federal do Rio de Janeiro, o consultorresponsável pelo trabalho, optou pelo arquivamentonumérico devido as fichas dos alunos possuírem onúmero de matrícula, associando-as a data em queas mesmas foram realizadas. Com base nessedado, podemos afirmar que a modalidade de arqui-vo numérico mais aconselhável a ser utilizado é o:

a ) simples;b ) duplex;c ) dígito-terminal;d ) cronológico;e ) decimal.

57. Segundo a agência do Internacional Standart Boo-ck Number (ISBN), implantou uma padronizaçãode numeração e identificação de títulos de livros,para facilitar a catalogação das obras publicadas.Considerando a padronização, o número da ISBN85-4052-032-6, podemos afirmar que o elemento85, representa:

a ) número do editor;b) dígito de controle da catalogação;c ) identificação do título;d ) quantidade de edições publicadas;e ) país de origem da publicação da obra.

8 Degrau Cultural

Simulado – Auxiliar em Administração – UFRJ

58. Um livro é composto de diversas partes, entre elaso miolo. Em relação a esta parte de um livro, aconhecemos como:

a ) parte do livro onde se faz a costura e colagem dasfolhas;

b ) conjunto de folhas, reunidas em cadernos que for-mam o corpo do livro;

c ) proteção para capa em papel ou outro material;d ) prolongamento da capa ou sobrecapa dobrada

para dentro;e ) páginas em branco, encontradas no início e no

final da obra.

59. Um livro é composto em sua estrutura física portrês partes, pré-textuais, textuais e pós-textuais. OAnexo é um elemento do pós-texto, que tem porobjetivo apresentar dados sobre:

a ) documento, nem sempre do próprio autor, que ser-ve de fundamentação, comprovação ou ilustração;

b ) lista em ordem alfabética de palavras ou expres-sões técnicas de uso restrito ou sentido obscuro,acompanhadas das respectivas definições;

c ) informação do impressor,endereço, local e datade impressão entre outros dados;

d ) matéria informativa ou explicativa posterior do texto;e ) capítulo (s) ou volume(s) que se acrescenta(m) a

um livro para ampliá-lo.

60. A biblioteca tem como principal elemento de seuacervo o livro. O mesmo pode ser das mais diver-sas fontes de informação, para os mais diversospúblicos e faixa-etária. Dentro do contexto acadê-mico literário, conceituamos livros, como sendo:

a ) publicação não periódica, que contém no mínimocinco e no máximo 49 páginas;

b ) publicação em fascículos, número ou partes, edi-tadas e intervalos prefixados, por tempo indeter-minado;

c ) publicação periódica em fascículos, tendo núme-ro de páginas indeterminada;

d ) publicação não periódica, que contém acima de49 páginas, excluídas as de guarda;

e ) publicação em fascículo, que contém no mínimo 5e no máximo infinitas páginas

SIMUALDO UFRJAuxiliar em Administração - Março de 2015

Gabarito – Auxiliar em Administração – UFRJ

Degrau Cultural 1

LÍNGUA PORTUGUESAProfessora: Mara Gonçalves

01. CComentário. De acordo com o texto, a palavra “regime”foi usada dois sentidos: norma, que seria um padrãopara o sanduíche, e técnicas de emagrecimento, pois opercentual de gordura foi diminuído.

02. AComentário. O elemento coesivo “neste verão” possuiuma função dêitica, tendo em vista ser necessário sa-ber o momento em que o texto foi escrito, ou seja, suadata de publicação para entender o contexto.

03. BComentário. As palavras “água” e “família” são paroxí-tonas terminadas por ditongo, por isso pertencem amesma regra de acentuação gráfica.

04. EComentário. No trecho do texto “Pode conferir e compa-rar”, há uma elipse dos termos “As taxas e os prazos”, enão o que é sugerido na opção E: os preços. As supres-sões nas demais opções estão corretas.

05. CComentário. A sedução do texto se explica textualmentepelo uso exagerado do pronome de tratamento “você”,pois há uma necessidade de tentar persuadir os leito-res do anúncio para a compra.

06. DComentário. O trecho destacado trabalha com os trêscampos em que os computadores podem ser utiliza-dos, sendo assim reforça a tentativa de seduzir o leitor.

07. BComentário. A expressão metafórica “abraço eterno” foiutilizada com sentido conotativo para dar ênfase à jun-ção entre terra e água, portanto não pode ser vista emfotografias espaciais.

08. DComentário. Como a questão trabalha com coerêncialógica, o adjetivo “entrelaçadas” deveria ficar no pluralfeminino para atender ao sentido do texto de confluên-cia entre os substantivos “água” e “terra” (ambos femi-ninos).

09. CComentário. Entre os dois períodos há uma ideia desoma ao que foi dito no parágrafo anterior, ratificadopela expressão no início do segundo parágrafo “É igual-mente de arrepiar (...)”.

10. EComentário. O verbo “ler” é transitivo direto, logo não hánecessidade da preposição “de”. A forma correta seria:“Comprei os livros que tanto gosto de ler.”

GABARITO COMENTADOSimulado especial para Auxiliar em Administração / UFRJ

REGIME JURÍDICOProfessora: Renata Jorge

11. CComentário: Art. 36, Lei 8.112/90. Remoção é o deslo-camento compulsório (de ofício) ou voluntário (a pedi-do) do servidor público estável ou não. O servidor é tidocomo removido, quando deslocado, dentro do mesmoquadro de servidores, de um lugar para o outro, quepode ser na mesma cidade ou entre cidades distintas.A remoção não é forma de provimento ou vacância. Aremoção pode ser dar a pedido ou de ofício.

12. EComentário: Art. 29, Lei 8.112/90. Duas são as possibi-lidades de provimento derivado via recondução: inabili-tação em estágio probatório relativo a outro cargo e rein-tegração do anterior ocupante. Recondução é o retornodo servidor estável ao cargo de origem. Forma de provi-mento derivado de reingresso.

13. CComentário: Como regra, o servidor público não pode-rá acumular cargos públicos, salvo, se houver compati-bilidade de horários: dois cargos de professor, dois car-gos de profissional da área de saúde com profissãoregulamentada, um cargo técnico ou científico e um deprofessor. Art. 37, XVII, CF.

14. CComentário: Art. 94, III, “b”, Lei 8.112/90. Exceção existeapenas no caso do vereador, que, se houver compatibi-lidade de horários entre o cargo público efetivo e o exer-cício da vereança, poderá acumular ambos, recebendotambém pelos dois. Somente em dois casos poderáhaver opção pela remuneração: servidor eleito para Pre-feito e servidor eleito para vereador, não havendo com-patibilidade de horários.

15. DComentário: Art. 131, Lei 8.112/90. As penalidades deadvertência de suspensão terão seus registros cance-lados após o decurso de 3 e 5 anos de efetivo exercício,respectivamente, se o servidor não houver praticadonova infração disciplinar.

16. DComentário: Art. 13, $ 5º, Lei 8.112/90. No ato de posseo servidor apesentará declaração de bens e valoresque constituem seu patrimônio e declaração quanto aoexercício ou não de outro cargo, emprego ou funçãopública.

17. BComentário: Artigos 117, XIV e XV + 132, XIII, Lei 8.112/90. Ao servidor é proibido praticar usura sob qualquerde suas formas e proceder de forma desidiosa. A penade demissão será aplicada nas transgressões dos in-cisos IX a XVI do art. 117.

2 Degrau Cultural

Gabarito – Auxiliar em Administração – UFRJ

18. CComentário: Art. 132, VIII, Lei 8.112/90. Art. 117, III, V, Lei8.112/90. Nesses casos, a pena cabível é a advertên-cia, conforme preceitua o art. 128, Lei 8.112/90.

19. CComentário: Art. 132, III, Lei 8.112/90.

20. AComentário: Art. 130, Lei 8.112/90.

NFORMÁTICAProfessor: Moisés Romano

21. DComentário: Podemos configurar no Word 2007 asmargens superior e inferior, esquerda e direita e medi-aniz (espaço reservado para encadernação), configu-ramos também Orientação que é o papel Retrato ouPaisagem, e muito mais.Vale ressaltar que é de tamanha importância o candi-dato analisar o comando configurar página e suas abas(Margens, Papel e Layout) afinal o tempo inteiro encon-tramos isso em provas.

22. AComentário:

23. AComentário: Não existe o comando COPIAR ESPECIALe sim COLAR ESPECIAL.

24. CComentário: SSL/TLS (Secure Socket Layer / TransportLayer Security) é uma camada adicional de segurançaque utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada adicio-nal permite que os dados sejam transmitidos por meiode uma conexão criptografada e que se verifique a au-tenticidade do servidor e do cliente por meio de certifi-cados digitais.Quando entramos em sites HTTPS, nada mais é que oHTTP + SSL/TLS.Faz aparecer o ícone do cadeado

25. CComentário:II – (falsa) Rede pública é a internet.III – (falsa) FTP ’! é usado para copiar arquivos de umcomputador para outro ou transferir arquivos na rede.DNS ’! Sistema de gerenciamento de nomes hierárquicoe distribuído para computadores, serviços ou qualquerrecurso conectado à Internet ou em uma rede privada.O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP eendereços IP para nomes respectivos, e permitindo alocalização de hosts em um domínio determinado.Podemos colocar também que o DNS é serviço quetraduz um nome de site ou de computador para seuendereço IP.

Exemplo:Todo site ou serviço na internet precisa de um endere-ço IP. Por isso é possível localizar o servidor que estahospedando o site e assim acessar as suas páginas.Imagine o seguinte quando digitamos o nome do site oDNS recebe o referido endereço eletrônico e procuraonde está hospedado traduzindo para o IP.

26. EComentário: IV – F – No Linux o diretório Raiz é /

27. DComentário:I. F – a criptografia bitlocker criptografa unidades ex-

ternas (hd, pendrive).II. V – quando a memória do computador for peque-

na é recomendável colocar um pendrive e no mo-mento da inicialização do pendrive procurar a op-ção ativar readyboost

III. V - a ferramenta desfragmentador de disco tem afunção de organizar os arquivos dentro da unida-de de disco.

IV. V – muitas pessoas usam no dia-a-dia a contaAdministrador sem saber que não é aconselhável,pois o usuário que se logar com a conta adminis-trador deixa o sistema vulnerável para instalaçãode programas e alterações no sistema. Na maio-ria das vezes os programas maliciosos entram nosistema e fazem alterações pela conta adminis-trador. Por isso é recomendável usar a conta usu-ário padrão no dia-a-dia

28. EComentário: Konqueror é um gerenciador de arquivosna interface KDE do Linux.

29. DComentário:I. V – Quando usamos a função =MÉDIA(B3..E3) in-

dica a média aritmética entre as variáveis B3 atéE3, logo, seria a mesma coisa se colocasse a ex-pressão =(B3+C3+D3+E3)/4.ATENÇÃO – A função =MÉDIA(B3..E3) com ATÉ .. sóé possível no Excel, ou seja, no Calc o ATÉ só éusado (:) =MÉDIA(B3:E3).

II. V – A função condicional testa uma situação e seessa situação for verdadeira, retorna o campo ver-dadeiro, caso contrário o campo falso.Nesse caso temos a função:=SE(F3>=7;”Aprovado”;SE(F3<5;”Reprovado”;”Recuperação”))F3>=7 Proposição (Frase declarativa que será ver-dadeira ou falsa e nunca as duas). Se for verda-deira a função para e retorna o campo verdadeiro,que nesse caso é o texto Aprovado e encerra, casocontrário a função entra em um laço e continua nopróximo Se e ai temos todo o retorno da função,sendo a proposição agora F3<5 se for verdade re-torna Reprovado e encerra, caso contrário Recu-peração.

III. F – O retorno é Aprovado

30. DComentário: No Calc a função deverá ser acentuada,ou seja, o correto é = MÍNIMO.

Gabarito – Auxiliar em Administração – UFRJ

Degrau Cultural 3

MATEMÁTICAProfessor: André Barreto

31. DComentário:Regra de Três simples com relação direta entre asgrandezas

Carga Valor1,80 10,00 X 4,00

10X = 7,2 X = 7,2/10 X = 0,72

32. DComentárioAnálise de Gráficos

A marca de 50% de sobrevivência encontra-se entre asmarcas de 40% e 60% no eixo vertical do gráfico. Aolevar essa marca de 50% para curva decrescente e emseguida rebater para o eixo horizontal, notamos que aporcentagem de sobrevivência chega a 50% entre osdias 8 e 10.

33. EComentário:Cálculos sobre informações tabeladas

Dado: 1Kwh = 0,40Ar condicionado: 0,40 x 1,50 x 8 = R$ 4,80 x 30 dias(aprox) = R$ 144,00Chuveiro: 0,40 x 3,30 x 1/3 = R$ 0,44 x 30 dias (aorox)= R$ 13,20Freezer: 0,40 x 0,20 x 10 = R$ 0,80 x 30 dias (aprox) =R$ 24,00Geladeira: 0,40 x 0,35 x 10 = R$ 1,40 x 30 dias (aprox)= R$ 42,00Lâmpadas: 0,40 x 0,10 x 6 = R$ 0,24 x 30 dias (aprox)= R$ 7,20

Total: R$ 230,20 (Valor mais próximo da opção E)

34. AComentário:3 pares de meias brancas = 6 meias brancas.4 pares de meias pretas = 8 meias pretas.

A questão perguntaquantas meias devem ser retiradaspara que se possa ter certeza de que, entre as meiasretiradas, haja pelo menos um par de meias pretas.

Ao analisar situações desse tipo, em que devemosgarantir alguma ocorrência, devemos considerar sem-pre a pior das hipóteses que seria a de retirarmos seismeias, e todas elas, brancas. Depois dessas seis reti-radas, as próximas duas seriam certamente pretas oque formaria pelo menos um par delas.

Logo: 6 + 2 = 8

35. BComentário:A sentença “O juiz negou a sentença e o réu entroucom recurso”é uma conjunção.

A negação de proposição composta (molécula) em con-junção é feita ao se negar as suas proposições sim-ples (átomos) e substituir o conectivo conjunção (e ;Ù)pelo conectivo disjunção (ou ; Ú).

Assim a negação da sentença é equivalente a: “O juiz nãonegou a sentença ou o réu não entrou com recurso”.

36. BComentário:Problema resolvido por equação do 2º grau

Número inicial de alunos: XValor que caberia a cada um:

Multiplicando toda a equação por X(X – 2), teremos:

1500(X – 2) + 25x(x – 2) = 1.500X1.500X – 3.000 + 25X2 – 50X = 1.500X25X2 – 50X – 3.000 = 0 (: 25)X2 – 2X – 120 = 0X = -10 e X = 12(Inicialmente havia 12 alunos. Ao saírem2, apenas 10 deles foram a excursão.)

37. BComentário:Matemática Financeira – Capitalização em Regime Simples

Um capital “C” é aplicado por certo tempo, em regimesimples, gerando o montante “4C”.Relação de capitalização no Regime Simples: M = C x(1 + i x n)

4C = C x (1 + 0,36 x n) (cancelando a incógnita “C”)4 = 1 + 0,36n0,36n = 3n = 300/36 anosn = 25/3 anosn = 8 anos e 4 meses

1.500X

1.500 +25= 1.500 X X-2

4 Degrau Cultural

Gabarito – Auxiliar em Administração – UFRJ

38. BComentário:Cálculo envolvendo Porcentagem

Preço anunciado: PPreço pago com desconto: 0,85PPreço de venda alguns anos depois: 0,85P + 0,2 x 0,85Pð0,85P + 0,17P ð 1,02P

1,02P x 0,25 = Entrada

1,02P x 0,75 = Restante parcelado em 60 x 1.5300,765P = 91.800P = 91.800/0,765P = 120.000,00

39. AComentário:Cálculo envolvendo Proporções – Divisão proporcional

Total de salas: 130

Técnico 1: K/31Técnico 2: K/34

MMC = 1.054

34K + 31K = 130 x 1.05465K = 130 x 1.05465K = 137.020K = 2.108

O mais jovem: K/31 = 2.108/31 = 68

40. BComentárioRegra de Três Composta

Digitadores Páginas Dias3 2.400 20X 6.000 15

As grandezas “digitadores” e “páginas” se relacionamna ordem direta.As grandezas “digitadores” e “dias” se relacionam naordem inversa.

6x = 60X = 10

Seriam necessários 10 digitadores, mas já havia 3 emoperação.Logo, deverão ser incorporados 7 digitadores.

K_ + K = 13031 34

3 = 2.400. 15X 6.000 20

3 = 2. 3X 5 4

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOSProfessor: Francisco Carlos

41. CComentário:A principal diferença entre biblioteca e arquivo, é que oacervo da biblioteca tem o papel cultural e pedagógico,enquanto o arquivo tem o papel administrativo.

42. BComentário:Diante do seu objetivo pedagógico e cultural, as biblio-tecas são encontradas principalmente nas mais diver-sas instituições de ensino.

43. EComentário:A construção da Biblioteca Nacional, assim como aEscola de Artes, Banco do Brasil, Imprensa Régia, en-tre outros com a chegada da Família Real ao Brasil.Portanto, chamado de período joanino, com o PríncipeRegente D.João.

44. BComentário:Segundo os manuais de manutenção de acervos bibli-ográfico e arquivítisco a temperatura ideal está entre20 e 22 graus centígrados, e umidade do ambienteentre 45 e 58% da URA.

45. AComentário:A técnica da fumigação, é utilizada no processo de fu-migação.

46. DComentário:O alisamento, é uma técnica de conservação. São téc-nicas de conservação: Desinfestação, Limpeza e ali-samento.

47. BComentário:O arquivo corrente, é utilizado para os documentos cu-jas informações estão sendo estudas e exploradas pelaadministração. Os arquivos correntes são constituídosde documentos em curso ou frequentemente consul-tados como ponto de partida ou prosseguimento deplanos, para fins de controle, para tomada de decisõesdas administrações.

48. EComentário:Um arquivo poderá ter no mínimo um idade ( somentecorrente), quando o documento poderá ser descarta-do. E no máximo três, quando o documento passa pe-las idades corrente, intermediário ou permanente.

49. AComentário:O Processo administrativo que conduz o documento daidade corrente para o intermediário, denomina-se detransferência. Já a entrada no arquivo permanente, dá-se o nome de recolhimento.

Gabarito – Auxiliar em Administração – UFRJ

Degrau Cultural 5

50. CComentário:A questão faz referência a classificação dos arquivosquanto a extensão ou localização. Os documentos quese encontram no arquivo intermediário devem ser en-contrados distante da área de trabalho,não havendouma obrigatoriedade para tal.

51. DComentário:Os gêneros são apresentados como sendo escritosou textuais,cartográficos,iconográficos, filmográficos ouáudio-visual, sonoros, micrográficos e informáticos;

52. CComentário:A nova legislação determina que os documentos sigi-losos estão classificados como: Ultra-secreto ( 25 anosde sigilo ), secreto ( 15 anos de sigilo ) e reservado ( 5anos de sigilo ).

53. EComentário:Considerando as regras de alfabetação,os nomes sãoapresentados da seguinte forma:1. Gomes, João Pedro,2. Fonte Clara, Pedro Paulo,3. Espírito Santo, Luiza do,4. Ly Tang Hong

3(E) , 2(F), 1 (G), 4 (L)

54. BComentário:As opções A- Os nomes de empresas não se alterame não possuem virgula; C – Os nomes latinos com ex-ceto os espanhóis possuem uma regra especial.

55. AComentário:A solução correta da questão dá-se da seguinte forma:Primeiro aplica-se a regra de alfabetação ( sem colo-car os nomes em ordem alfabética), segundo- identifi-que a segunda letra de cada sobrenome. Após estaoperação, Busque no quadro letras e identificando-as, e a que cor as mesmas correspondem.

Código de Letras CoresA. b,c,d OUROE. f,g,h ROSAI. j,k,l,m,n VERDEO. p,q AZULR. s,t,u,v,w,x,y,z PALHA

56. DComentário:O enunciado faz referencia a numero e data. Por isso, omais aconselhável é o método numérico cronológico,que associa o número de registro ( matriculo) e a dataque o mesmo foi produzido.

57. EComentário:Segundo as normas da ISBN, os primeiro dígitos dosnúmeros da catalogação, representam o país de ori-gem da obra literária.

58. BComentário:a) Lombada ou Dorso;c) Sobrecapa;d) Orelha;e) Folha de Guarda.

59. AComentário:b) Glossário;c) Colofão;d) Posfácil;e) Suplemento / Adendo.

60. DComentário:Os folhetos são publicação não periódica, que contémno mínimo cinco e no máximo 49 páginas , revestido ounão com capa de papel ou cartolina. Já os Periódicos,são publicações em fascículos, números ou parteseditadas a intervalos prefixados, por tempo indetermi-nado, com a colaboração de diversas pessoas, sob adireção de uma ou várias, em conjunto ou sucessiva-mente, tratando de assuntos diversos, segundo um pla-no definido e que seja objeto do ISSN.