simulado 02 linguagens e ciÊncias humanas · simulado 02 – linguagens e ciÊncias humanas leia...

28
SIMULADO 02 – LINGUAGENS E CIÊNCIAS HUMANAS Leia atentamente as seguintes instruções: 1. O Simulado 02 do curso CEISC PRÉ-ENEM contém: a) 01 (um) CARTÃO-RESPOSTA, destinado à marcação das respostas. Você deve assinalar apenas UMA ALTERNATIVA PARA CADA QUESTÃO. Exemplo: QUESTÃO A B C D E 1 A marcação em mais de uma alternativa anula a questão. No CARTÃO-RESPOSTA, a marcação das letras, correspondentes às respostas de sua opção, deve ser feita preenchendo todo o espaço compreendido no retângulo, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, com um traço contínuo e denso, como no exemplo acima. b) 42 (quarenta e duas) questões objetivas, compreendendo a área das Linguagens e Ciências Humanas. Na disciplina de LÍNGUA ESTRANGEIRA, o aluno deve optar OU por Espanhol OU por Inglês. 2. Resolva as questões com atenção. 4. O gabarito será disponibilizado no dia 01 de novembro de 2018 na página do evento.

Upload: others

Post on 21-Oct-2019

34 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SIMULADO 02 – LINGUAGENS E CIÊNCIAS HUMANAS

Leia atentamente as seguintes instruções:

1. O Simulado 02 do curso CEISC PRÉ-ENEM contém: a) 01 (um) CARTÃO-RESPOSTA, destinado à marcação das respostas. Você deve assinalar apenas UMA ALTERNATIVA PARA CADA QUESTÃO. Exemplo:

QUESTÃO A B C D E

1

A marcação em mais de uma alternativa anula a questão. No CARTÃO-RESPOSTA, a marcação das letras, correspondentes às respostas de sua opção, deve ser feita preenchendo todo o espaço compreendido no retângulo, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, com um traço contínuo e denso, como no exemplo acima. b) 42 (quarenta e duas) questões objetivas, compreendendo a área das Linguagens e Ciências Humanas. Na disciplina de LÍNGUA ESTRANGEIRA, o aluno deve optar OU por Espanhol OU por Inglês. 2. Resolva as questões com atenção. 4. O gabarito será disponibilizado no dia 01 de novembro de 2018 na página do evento.

CARTÃO-RESPOSTA

ALUNO(A):_______________________________________________ DISCIPLINA ESTRANGEIRA: ( ) Língua inglesa ( ) Língua Espanhola

QUESTÃO A B C D E

Língua portuguesa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Literatura

11

12

13

14

15

Língua inglesa

16

17

18

19

20

Língua espanhola

16

17

18

19

20

QUESTÃO A B C D E

História

21

22

23

24

25

26

27

28

Geografia

29

30

31

32

33

34

35

36

37

Filosofia e Sociologia

38

39

40

41

42

QUESTÕES OBJETIVAS – ÁREA DE LINGUAGENS

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Nas gramáticas, na parte referente à formação de palavras, está descrita a possibilidade de se empregar uma classe de palavras com o funcionamento típico de outra, mecanismo conhecido como derivação imprópria. Tendo essa informação em mente, considere os fragmentos destacados a seguir. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

O total de crianças brasileiras em abrigos nos EUA é pelo menos seis vezes maior do que o que se pensava: ao todo, são 49 filhos separados dos pais ao ingressarem ilegalmente no país segundo dados do governo americano. A informação é do cônsul-geral adjunto do Brasil em Houston, Felipe Santarosa, que concedeu entrevista exclusiva à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) nesta quarta-feira. Inicialmente, o governo brasileiro tinha conhecimento de apenas oito casos de crianças brasileiras em abrigos, informação repassada pelos próprios parentes a serviços de apoio a brasileiros no exterior. Nesta quarta-feira, mais uma criança na mesma situação foi localizada.

Segundo Santarosa, os novos dados foram repassados pelo governo dos EUA na semana passada, mas não há detalhes sobre a idade das crianças nem da cidade em que estão abrigadas. O comunicado do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS da sigla em inglês) informa somente o nome do abrigo, sem especificar sequer o endereço. Agora, o trabalho dos diplomatas brasileiros será pesquisar onde estão essas instituições para fazer um contato inicial. Pelo andar dos fatos, muitas crianças brasileiras ainda podem estar em abrigos.

20.06.2018. Fonte: https://oglobo.globo.com/mundo/eua-atualizam-para-49-numero-de-criancas-brasileiras-em-abrigos-no-pais-22804047#ixzz5KUzCLpoA

I → O total de crianças brasileiras em abrigos nos EUA é pelo menos seis vezes maior do que o que se pensava (l.1-2).

II → os novos dados foram repassados pelo governo dos EUA na semana passada (l.10).

III → Pelo andar dos fatos, muitas crianças brasileiras ainda podem estar em abrigos. (l.15). Qual(is) fragmento(s) evidencia(m) que a derivação imprópria foi explorada no texto? a) Apenas I. b) Apenas III. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

2. Leia o poema: Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras Que traduzem a ternura mais funda E mais cotidiana. Inventei, por exemplo, o verbo teadorar. Intransitivo: Teadoro, Teodora.

MANUEL BANDEIRA No quinto verso, o vocábulo “teadorar”, que é a junção te + adorar, refere-se, ao mesmo tempo, a elementos que compõem a situação emocional em que se encontra o autor da mensagem e o destinatário da manifestação de afeto. Essa palavra corresponde a um(a) a) estrangeirismo, uso de elementos linguísticos originados em outras línguas e representativos de outras culturas. b) neologismo, criação de novos itens linguísticos, pelos mecanismos que o sistema da língua disponibiliza. c) gíria, que compõe uma linguagem originada em determinado grupo social e que pode vir a se disseminar em uma comunidade mais ampla. d) regionalismo, por ser palavra característica de determinada área geográfica. e) termo técnico, dado que designa elemento de área específica de atividade.

Leia o texto a seguir para responder as questões 3 e 4.

Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus. Tempo de absoluta depuração. Tempo em que não se diz mais: meu amor. Porque o amor resultou inútil. E os olhos não choram. E as mãos tecem apenas o rude trabalho. E o coração está seco.

Em vão mulheres batem à porta, não abrirás. Ficaste sozinho, a luz apagou-se, mas na sombra teus olhos resplandecem enormes. És todo certeza, já não sabes sofrer. E nada esperas de teus amigos.

Pouco importa venha a velhice, que é a velhice? Teus ombros suportam o mundo e ele não pesa mais que a mão de uma criança. As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios provam apenas que a vida prossegue e nem todos se libertaram ainda. Alguns, achando bárbaro o espetáculo prefeririam (os delicados) morrer. Chegou um tempo em que não adianta morrer. Chegou um tempo em que a vida é uma ordem. A vida apenas, sem mistificação.

3. As expressões sublinhadas correspondem a um adjetivo, exceto em:

a) Porque o amor resultou inútil. b) E as mãos tecem apenas o rude trabalho.

c) E o coração está seco.

d) prefeririam (os delicados) morrer.

e) A vida apenas, sem mistificação. 4. Os versos 4º e 10º iniciam com conjunções, que, respectivamente, expressam valor semântico de:

a) explicação e oposição

b) causa e concessão

c) causa e adversidade

d) posição e adversidade.

e) conclusão e alternância.

Observe a tirinha de Armandinho para responder às questões 5 e 6.

Fonte: https://tirasarmandinho.tumblr.com/

5. A respeito do texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I . A conversa entre Armandinho e pai sugere contexto social atual marcado por dificuldades e problemas noticiados em jornais. II. Entre o quadro 1 e 2, há uma relação de oposição entre as ideias marcada pelo uso de conjunção coordenativa adversativa. III. Nos três quadros da tirinha, os verbos empregados encontram-se no modo indicativo. Qual(is) fragmento(s) evidencia(m) que a derivação imprópria foi explorada no texto? a) Apenas I. b) Apenas III. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III. 6. Supondo que Armandinho quisesse interagir com o leitor da tirinha, chamando-o para fazer alguma ação para haver notícias boas, como deveria ser o “conselho” ou a “ordem” do personagem a seu interlocutor? Considere o modo e o tempo verbal adequados a esse tipo de comunicação. a) Você deveria fazer boas notícias por meio de boas ações. b) Faz você boas notícias por meio de boas ações. c) Você deve fazer boas notícias por meio de boas ações. d) Faça boas notícias por meio de boas ações. e) Faça tu boas notícias por meio de boas ações. 7. Leia os textos. Às vezes estou eu Outras… com ele ou elas. Ficamos nós. O tempo passa… Canso-me! Quero o retornar a ficar só. Como uma estrela solitária sem galáxia. Aprendi a ser só. Canso dos nós Enfim…outros se cansam de mim. (Dalva Saudo)

“Iniciar a frase com pronome átono só é lícito na conversação familiar, despreocupada, ou na língua escrita quando se deseja reproduzir a fala dos personagens (…)”. (CEGALLA. Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. São Paulo: Nacional, 1980.) Comparando os dois textos, pode-se afirmar que ambos:

a) Condenam regra gramatical relacionada a orientações para emprego de pronomes. b) Acreditam que apenas os esclarecidos sabem essa regra dos pronomes. c) Criticam a presença de regras na gramática em relação a pronomes. d) Afirmam que não há regras para uso de pronomes. e) Refletem sobre emprego de pronomes da produção textual.

8. Para a questão a seguir, leia os trechos abaixo: TRECHO A Pronomes relativos são palavras que representam nomes já referidos, com os quais estão relacionados. Daí denominarem-se relativos. [....] Onde, como pronome relativo, tem sempre antecedente e equivale a em que: A casa ondemoro (= em que) foi de meu avô. (CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 20. ed. São Paulo: Nacional, 1979, p. 116-117)

TRECHO B [....] Onde exprime estabilidade; o lugar em que [....] Aonde indica movimento, lugar a que [....] (ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática normativa da língua portuguesa 21. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980, p. 301.) Assinale a alternativa em que o pronome ONDE esteja em consonância com as prescrições dos dois gramáticos: a) O caderno onde anotei o endereço da clínica está desaparecido. b) As pessoas presas na caverna, aonde estão jogadores e técnicos tailandeses, mobilizam equipes de salvamento. c) As crises financeiras estão cada vez mais modernas, onde eu acho que a solução está na melhoria de renda. d) A meta onde você vai chegar é a de não zerar nenhuma disciplina no ENEM. e) Um historiador nascido na Grécia, onde ficam os coliseus, denuncia mau estado desses monumentos históricos.

9. Leia o texto:

Fonte: http://gente.ig.com.br/cultura/2018-05-29/-humor-greve-caminhoneiros.html. Acesso em: 6 jul. 2018.

Por suas características formais, por sua função e uso, o texto pertence ao gênero a) charge, pelo uso da linguagem não verbal e pelo humor característicos. b) tira, pela abordagem de uma sequência narrativa. c) cartum, pelo uso de uma linguagem concisa. d) meme, pelo uso do humor e pela abordagem de temas cotidianos. e) charge, pelo tom crítico e pela referência a fatos cotidianos de impacto social. 10. Leia o excerto:

(...) Juntamente com Diário da Queda e A Maçã Envenenada, O Tribunal da quinta-feira compõe uma trilogia de narrativas cujos personagens sofrem os efeitos de catástrofes mundiais, ainda que sejam tão somente ecos do ocorrido, e as três obras abordam o preconceito e a intolerância. Mas são livros com tramas independentes, não estão ligadas. Para ler O Tribunal há que se despir de prejulgamentos de toda ordem, deixar que os personagens falem e sejam eles mesmos, sem máscaras. Do contrário, também o leitor participará como mais um inquisidor. Já havia lido Diário de uma queda, me encantei com a escrita inteligente de Michel Laub. Este livro foi uma das melhores descobertas de 2016. Fonte: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2017/01/o-tribunal-da-quinta-feira.html. Acesso em: 6 jul 2017. Com adaptações. Ao escolher este gênero textual, o produtor do texto objetivou a) Construir uma apreciação crítica sobre o livro de Michel Laub. b) Evidenciar argumentos favoráveis à leitura do livro de Michel Laub. c) Elaborar um resumo do enredo do livro de Michel Laub. d) Apresentar ao leitor um painel do estilo literário de Michel Laub. e) Afirmar que o livro de Michel Laub é uma obra inteligente.

LITERATURA

11. Um dos mais expoentes escritores brasileiros do século XIX, Machado de Assis produziu uma obra densa, de valor estético reconhecido, obtendo destaque principalmente na produção de contos e romances.

Acerca da obra do escritor, assinale a alternativa correta: a) O primeiro romance publicado por Machado de Assis foi Memórias Póstumas de Brás Cubas, que traz uma narrativa em terceira pessoal focada na vida política de Brás Cubas, o protagonista. b) Quincas Borba, único romance de Machado de Assis que apresenta narrador

em primeira pessoa, é narrado pelo próprio Quincas, um filósofo que produz a filosofia humanitas. c) Uma das personagens femininas mais importantes de Machado de Assis é Capitu, a protagonista do romance Quincas Borba, a qual é descrita como uma mulher bonita, de caráter exemplar, e uma esposa fiel. d) Várias histórias é uma antologia de contos nos quais sobressaem traços do projeto literário do autor, como o desvendamento da psicologia humana. e) Memorial de Aires é um romance da primeira fase de Machado de Assis, integrando-se ao estilo romântico com uma história de amor com final feliz entre os protagonistas. 12. Observe o seguinte fragmento do romance Memorial de Aires, de Machado de Assis:

29 de agosto Assim correram as cousas, a mentira e os efeitos. Os dous procuramos levantar-lhes o ânimo. Eu empreguei algumas reflexões e metáforas, afirmando que eles viriam este ano mesmo ou no princípio do outro; bastava saberem a dor que causava aqui a notícia. D. Carmo não parecia ouvir-me, nem ele; olhavam para lá, para longe, para onde se perde a vida presente, e tudo de se vai depressa. Aguiar ainda pegou na carta que o Desembargador lhe mostrava, leu para si as palavras de Tristão, que eram aborrecidas em si mesmas, além da nota que o autor intencionalmente lhes pôs. D. Carmo pediu-lha com o gesto, ele meteu-a na carteira. A boa velha não insistiu. Campos e eu saímos pouco depois. No texto, os fragmentos do diário do Conselheiro Aires fazem alusão à solidão do casal Aguiar-D. Carmo, após a partida de Tristão e Fidélia, e também a) remetem a uma reflexão sobre a velhice, sinalizando o quanto ela é dolorosa.

b) mostram o olhar crítico e irônico do narrador sobre a situação do casal.

c) criticam a opção de Tristão e Fidélia, descrevendo-os como mal-agradecidos.

d) demonstram a alegria do narrador em presenciar a tristeza do casal.

e) mostram a decepção e o tédio do casal com a partida de Tristão e Fidélia.

13.Leia o excerto inicial do conto “O boi velho”, de João Simões Lopes Neto, publicado na antologia Contos

Gauchescos (1912)

Cuê-pucha!... é bicho mau, o homem! Conte vancê as maldades que nós fazemos e diga se não é mesmo! Olhe, nunca me esqueço dum caso que vi e que me ficou cá na lembrança, e ficará té eu morrer... como unheiro em lombo de matungo de mulher.

Foi na estância dos Lagoões, duma gente Silva, uns Silvas mui políticos, sempre metidos em eleições e enredos de qualificações de votantes. A estância era como aqui e o arroio como a umas dez quadras; lá era o banho da família. Fazia uma ponta, tinha um sarandizal e logo era uma volta forte, como uma meia-lua, onde as areias se amontoavam formando um baixo: o perau era do lado de lá. O mato aí parecia plantado de propósito: era quase que pura guabiroba e pitanga, araçá e guabiju; no tempo, o chão coalhava-se de fruta: era um regalo! A obra exemplifica um dos momentos singulares da literatura brasileira das primeiras décadas do século XX. Trata-se a) do Pré-modernismo, vigente até a Semana de Arte Moderna de 1922, compondo um cenário artístico-cultural

de busca pela inovação e pela recusa aos padrões de estéticas anteriores, como o Parnasianismo.

b) do Simbolismo, estética literária voltada à expressão da subjetividade e do pessimismo em relação ao mundo,

com referência ao mundo cósmico e à morte.

c) do Parnasianismo, uma escola literária na qual a preocupação central gira em torno do acabamento formal dos

textos, recorrendo ao uso de linguagem formal, culta e erudita.

d) da primeira fase do Modernismo, voltada a narração de traços que singularizam a realidade de diferentes

regiões brasileiras a partir de linguagem, personagens e cenários regionais.

e) do Realismo, cujo principal objetivo é apresentar de forma fiel, sem idealizações, a realidade brasileira da

época, indicando posicionamentos críticos sobre a situação social e política.

14.Leia o poema “Vida obscura”, de Cruz e Souza:

Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro, Ó ser humilde entre os humildes seres. Embriagado, tonto dos prazeres, O mundo para ti foi negro e duro. Atravessaste num silêncio escuro A vida presa a trágicos deveres E chegaste ao saber de altos saberes Tornando-te mais simples e mais puro.

Ninguém te viu o sentimento inquieto, Magoado, oculto e aterrador, secreto, Que o coração te apunhalou no mundo. Mas eu que sempre te segui os passos Sei que cruz infernal prendeu-te os braços E o teu suspiro como foi profundo!

Com uma obra densa e expressiva no Simbolismo brasileiro, Cruz e Souza transpôs para seu lirismo uma sensibilidade e uma visão sombria acerca do mundo. Em relação ao soneto, avalie as seguintes afirmações: I. Explicitam-se um desespero e a aflição do eu poético, aludindo a uma vida obscura, sem emoções, presa a

tarefas difíceis, e a um mundo penoso.

II. A forma clássica, característica do estilo do poeta, expressa rimas e rimo regulares, bem como o uso de uma

linguagem simbólica em que as palavras adquirem sentidos conotativos.

III. Na última estrofe, o poeta faz uma analogia com a crucificação de Cristo que carregou a cruz até o local da

execução, cujo trajeto público e penoso foi denominado de Via Crucis.

Está correto o que se afirma em:

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) I e II.

d) I e III,

e) I, II e III.

15.Complete as lacunas do excerto:

O _________________ foi um período de intensa movimentação artística e cultural no qual participaram artistas plásticos, poetas, escritores, escultores, críticos. No campo literário, marcou a _________________________ duas escolas - o simbolismo e o modernismo, caracterizando-se por produções desde início do século até a _____________________, que ocorreu em __________________ As lacunas são correta e respectivamente respondidas por a) Modernismo – transição entre – Antropofagia - 1918.

b) Pré-Modernismo - transição entre - Semana de Arte Moderna - 1922.

c) Pré-Modernismo – consolidação de - Semana de Arte Moderna - 1922.

d) Pós-Modernismo - transição entre - Semana de Arte Moderna - 1902.

e) Neorrealismo - fusão entre - Semana de Arte Moderna - 1922.

LÍNGUA ESTRANGEIRA – LÍNGUA INGLESA

16. Leia:

Calvin é um menino de seis anos de idade que tem como companheiro Hobbes, um tigre sábio e sarcástico, que para ele está tão vivo quanto um amigo real, mas para os outros não é mais que um tigre de pelúcia. A partir da exploração desses personagens, Bill Watterson frequentemente aborda as variadas faces da natureza humana. Na tira apresentada anteriormente, a) Hobbes não presta atenção naquilo que é dito por Calvin. b) Calvin expressa seu desejo de criar novas formas de vida. c) Hobbes afirma que Deus não aprovará os planos de Calvin. d) Calvin critica a necessidade de patentear suas futuras criações. e) Calvin revela seu desejo de possuir os mesmos poderes de Deus. 17. A cruise ship was sailing back to New York after a cruise around the Caribbean islands. The ship’s officers were alarmed when a woman told them that she couldn’t find her husband. After searching the ship, they decided that he had fallen overboard. They turned the ship around and started to look for him. To everyone’s amazement, they found the man alive, swimming in the ocean, 18 hours after he had fallen off the ship. Disponível em: http://www.pearsonlongman.com/insync/pdfs/unit/in_sync4_unit02_lr.pdf A partir da leitura do texto anterior, o leitor é a) estimulado a fazer um cruzeiro em torno das ilhas do Caribe. b) instruído em relação a medidas de sobrevivência em alto mar. c) orientado acerca das medidas de segurança necessárias em um navio. d) informado de que um homem sobreviveu após cair de um navio em alto mar. e) comunicado sobre um acidente que causou o desaparecimento de uma das passageiras de um cruzeiro. 18. Leia: SEVEN YEARSOnce I was seven years old my momma told me Go make yourself some friends Or you'll be lonely Once I was seven years old It was a big, big world, But we thought we were bigger Pushing each other to the limits, We were learning quicker By eleven smoking herb

And drinking burning liquor Never rich so we were out To make that steady figure Once I was eleven years old My daddy told me Go get yourself a wife Or you'll be lonely Once I was eleven years old I always had that dream Like my daddy before me So I started writing songs, I started writing stories Something about that glory Just always seemed to bore me Cause only those I really love Will ever really know me Once I was 20 years old, My story got told Before the morning sun, When life was lonely Once I was 20 years old […] GRAHAM, L. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/lukas-graham/7-years.html Nesse trecho da letra da canção “Seven years”, é possível conhecer um eu lírico que a) Recebeu conselhos de seus familiares. b) Critica o modo de pensar dos adolescentes. c) Escreve músicas para lidar com as dificuldades de sua vida. d) Aborda as dificuldades do seu relacionamento com os familiares. e) Alcançou a felicidade e o sucesso profissional aos vinte anos de idade.

19. Exams results

Hotter weather leads to lower exam results, according to a new study from Harvard University, the University of California and Georgia State University. What's more, hot weather may reduce learning in both the short term and long term. Researchers reported that hot weather on test days and higher than average temperatures throughout the school year resulted in poorer grades. The study is the first major research into the effect of heat on students in the USA. Researchers analyzed how test scores from 10 million American students were impacted by the weather. Their findings showed that an average temperature increase of just 0.55ºC over one year resulted in a one per cent decrease in learning.

The research is in a paper called "Heat and Learning" and was published last month by the USA's National Bureau of Economic Research. One of the more concerning conclusions contained in the study is that global warming may affect learning and the income-earning potential of students around the world. The researchers predicted that if global temperatures continued to rise, the average American student could lose $25,000 in income over their lifetime because of lower exam results. Using air conditioning in classrooms could circumvent this. The researchers also found that hotter weather was, "particularly damaging...for low income and minority students" across the USA. Disponível em: https://breakingnewsenglish.com/1806/180601-exam-results.html

No texto anterior são apresentadas informações a respeito de um estudo realizado por três universidades dos Estados Unidos. A partir desse estudo, foi possível associar a) Baixo desempenho escolar e baixa renda. b) Aumento da temperatura e aquecimento global. c) Altas temperaturas e baixo desenvolvimento escolar. d) Uso de ar condicionado e melhor desempenho acadêmico. e) Diminuição da frequência escolar e diminuição do potencial de renda. 20. New research suggests that to achieve native-like proficiency in a new language, people should start learning before the age of ten. Researchers said children up to the age of 18 remain skilled at learning grammar. Unfortunately, those who want to pick up a new language beyond their late teens are past the "critical period" when language-learning ability starts to decline. A researcher said: "As far as a child is concerned, it's quite easy to become bilingual....That's when you're best at learning languages. It's not really something that you can make up later."

The research was based on the results of 670,000 people taking a 10-minute online grammar quiz. Researchers measured the grammatical ability of people who started learning a language at different points in their life. The test had grammar rules that were likely to confuse non-native speakers. These measured a person's proficiency. Another researcher suggested older people might be too busy to learn a language. He said after 17 or 18, people leave home, go to university or start work. All of these could affect how well someone learns a language. Disponível em: https://breakingnewsenglish.com/1805/180504-language-learning-5.html

A aprendizagem de uma nova língua não é tarefa fácil, no entanto, é uma demanda cada vez mais intensa do mundo globalizado. A respeito desse processo, os resultados da pesquisa apresentada no texto anterior apontam que a) regras de gramática são o aspecto linguístico mais difícil para o aprendiz.

b) o melhor período para aprender uma segunda língua é na infância, antes do “período crítico”. c) o período entre 17 e 18 anos é considerado “crítico” para a aprendizagem de uma nova língua. d) a prática de 10 minutos diários com a língua estrangeira permite alcançar a proficiência na língua alvo. e) a adolescência é o período em que o indivíduo está física e cognitivamente mais bem preparado para a aquisição de uma segunda língua.

LÍNGUA ESTRANGEIRA – LÍNGUA ESPANHOLA

16. Leia:

Disponível em:https://espanholsemfronteiras.com.br/mafalda-tirinhas-e-historia. Acesso junho 2018.

Os termos “padre y oficina” se traduzem como: a) Pai e loja. b) Padre e escritório. c) Pai e oficina. d) Pai e escritório. e) Sacerdote e loja.

17. Considere o fragmento do conto Presunta abuelita.

Cuando se acercó vio un oso de espalda. Se quedó en silencio un rato hasta que el oso desapareció y luego, como la

noche llegaba, se decidió a prender fuego para cocinar un pastel de berro que sacó del bolso. Empezó a preparar el

estofado y lavó también unas ciruelas.

Autores: Guillermo Alvez de Olyveira - María Eulalia Alzueta de Bartaburu.Publicado en el libro Español en Acción - Tareas y Proyectos. Pág. 156.Ed. Hispania

2004. (fragmento)

O trecho destacado pode ser traduzido como:

a) Quando estava perto da espada. Bateu em silêncio no rato que com osso quebrado desapareceu. b) Quando se distanciou do urso e da espada. Ficou em silêncio até que um rato assustou o urso que despareceu. c) Quando se aproximou do urso de costas. Ficou em silêncio um instante até que o urso desapareceu. d) Quando se aproximou do urso de costas. Ficou em silêncio até que um rato assustou o urso que despareceu. e) Quando estava perto da espada. Ficou em silêncio um instante até que o urso desapareceu.

18. Leia.

Sobre os advérbios todavía (l.4) e muy (l.8), é correto afirmar que: a) O advérbio todavía pode ser substituído por aún, sem que ocorra alteração de sentido. Assim como o advérbio muy

pode ser substituído por mucho, pois possuem o mesmo sentido e mesma aplicação de uso.

b) O advérbio todavía pode ser substituído por aún, mas ocorrará alteração de sentido. No entanto, o advérbio muy

não pode ser substituído por mucho, devido as regras.

c) O advérbio todavía pode ser substituído por aún, sem que ocorra alteração de sentido. No entanto, o advérbio muy

não pode ser substituído por mucho, pois está antecedendo um outro advérbio.

d) O uso do advérbio muy está equivocado, pois o mesmo antecede um outro advérbio e deveria ser trocado por

mucho. Já o advérbio todavía pode ser trocado por aun.

e) O uso do advérbio muy está correto, pois o mesmo antecede um outro advérbio e não poderia ser trocado por

mucho. Já o advérbio todavía pode ser trocado por aun.

19. Leia.

El Miedo Manda

Habitamos un mundo gobernado por el miedo, el miedo manda, el poder come miedo, ¿qué sería del poder sin el miedo? Sin el miedo que el propio poder genera para perpetuarse.

El hambre desayuna miedo. El miedo al silencio que aturde las calles. El miedo amenaza. Si usted ama tendrá sida. Si fuma tendrá cáncer. Si respira tendrá contaminación. Si bebe tendrá accidentes. Si come tendrá colesterol. Si habla tendrá desempleo. Si camina tendrá violencia. Si piensa tendrá angustia. Si duda tendrá locura. Si siente tendrá soledad.

Disponível em: https://www.poeticous.com/eduardo-galeano/ventana. Acesso em junho 2018.

O vocábulo, presente no texto de Galeano, “hambre” pode ser classificado como: a) Heterosemántico, pois está antecedido pelo artigo “el” e pertence ao gênero masculino na língua espanhola e no português pertence ao gênero feminino. b) Heterogenérico, pois está antecedido pelo artigo “el” e pertence ao gênero masculino na língua espanhola e no português pertence ao gênero feminino. c) Heterosemántico, pois pertence ao gênero feminino na língua espanhola e no português pertence ao gênero masculino. d) Heterogenérico, pois pertence ao gênero feminino na língua espanhola e no português pertence ao gênero masculino.

e) Heterotónicas, pois está antecedido pelo artigo “el” e pertence ao gênero masculino na língua espanhola e no português pertence ao gênero feminino.

20. Quién es Rachel Lapierre, la ex reina de belleza que se ganó la lotería y la "donó" entera

Tenía asegurado un ingreso de casi 800 dólares a la semana de por vida. Pero en cambio, decidió dedicarse a la caridad.

Disponível em: https://www.clarin.com/mundo/rachel-lapierre. Acesso em 2018.

“Estaba decidido a mantenerla”, linha 10, o pronome destacado refere-se à

a) gente a quem Raquel ajudou. b) fundação criada por Raquel. c) entrevista com o grupo BBC. d) promessa feita pela ex-modelo.

1. Fue en 2013 que Rachel Lapierre tomó una decisión que a la mayoría le

2. sonaría como absolutamente descabellada. En ese momento, a la ex modelo

3. canadiense, que en su juventud fue coronada como Miss Quebec, el dinero no

4. le sobraba. Sin embargo, cuando la suerte le sonrió, no dudó y refundó su vida.

5. Tras enterarse que había ganado un premio de la lotería de

Quebec conocido como el "ganador de por vida", que consiste en recibir un

6. salario de alrededor de 778 dólares estadounidenses por el resto de la vida,

7. decidió usar ese dinero para dejar su trabajo y crear una organización caritativa

8. con la cual dedicarse a su pasión: ayudar a la gente.

9. "Al principio no lo podía creer. No celebré ni grité desde la terraza porque había

10. hecho una promesa al universo y estaba decidido a mantenerla", afirmó en su

11. momento Lapierre en una entrevista con el sitio de la BBC.

12. Desde que ganó el premio, pasaron dos meses hasta que finalmente

13. pudo dejar su trabajo como enfermera y pasar a la siguiente etapa de su vida.

14. Su organización, llamada Le Book Humanitaire (El portafolio humanitario, uma

15. referencia a los "books" de modelos) está ubicada en la ciudad de Saint-Jerome,

16. a unos 60 kilómetros de Montreal. Desde allí, Lapierre trabaja primordialmente

17. en unir a quienes necesitan algún bien o servicio, con las personas u

organizaciones capaces de ayudarlos.

18. "Digamos que alguien tiene ropa para regalar. Lo pondremos en contacto

19. con una familia que necesita esa ropa y esa persona puede ir a entregarla por sí

misma", explica la ex modelo, en la misma entrevista con el sitio británico

e) organização de caridade criada.

QUESTÕES OBJETIVAS – ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS

HISTÓRIA

21. O estilo arquitetônico conhecido como gótico pode ser caracterizado como um reflexo das transformações que

ocorreram com a passagem da Alta para a Baixa Idade Média, principalmente em função das transformações:

a) religiosas e estéticas;

b) culturais e políticas;

c) econômicas e religiosas;

d) sociais e religiosas;

e) políticas e econômicas.

22. Mar português

Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele espelhou o céu

PESSOA, Fernando. Mensagem. In: Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986.

O poema de Fernando Pessoa refere-se à expansão marítima portuguesa. Nele, o poeta enfatiza

a) os custos humanos que a empreitada marítima exigiu de Portugal e a coragem desse povo em se aventurar no

desconhecido;

b) as riquezas que as novas colônias da América produziam e sua importância para a economia portuguesa;

c) a necessidade de se contornar a África e criar uma nova rota marítima para o comércio com as Índias;

d) a diversidade cultural portuguesa e sua influência sobre os povos colonizados nas novas terras;

e) o avanço tecnológico naval português em comparação ao de outros povos europeus;

23. A respeito da mão de obra utilizada nos primeiros séculos de colonização do Brasil:

I. Ao longo do século XVI, predominou o extrativismo do pau brasil, realizado pelos indígenas e intercambiado nas

feitorias do litoral por objetos trazidos pelos portugueses (escambo);

II. A substituição da mão de obra indígena para a africana ocorreu devido à maior disponibilidade e força física dos

negros africanos para trabalhar nas lavouras de regiões tropicais;

III. A mão de obra africana era mais atrativa aos comerciantes e à Coroa portuguesa, ambos interessados nos lucros

com o comércio negreiro;

IV. A resistência dos indígenas, que conheciam o território e podiam fugir para as matas, somada a sua vulnerabilidade

imunológica frente às doenças trazidas pelos europeus, fizeram com que o número de nativos diminuísse

drasticamente, afetando a produtividade exigida pelos colonos portugueses;

V. A ausência de conflitos étnicos entre as tribos africanas e a relativa unidade existente entre as mesmas constituíram

obstáculos para os comerciantes portugueses na captura de negros para escravizar;

Assinale a alternativa que contenha as afirmações corretas:

a) somente as afirmações I, II e III estão corretas;

b) somente as afirmações I, II e IV estão corretas;

c) somente as afirmações I, III e IV estão corretas;

d) somente as afirmações II, III e V estão corretas;

e) somente as afirmações II, IV e V estão corretas;

24. Observe os mapas abaixo.

Mapa 1. Mapa 2.

Fonte Mapa 1: https://almanaque.abril.com.br/mapas. Acesso em 02/04/2016. Fonte Mapa 2: http://teen.ibge.gov.br/images/teen/demografia.gif. Acesso em 02/04/2016.

Com base nas informações observadas nos mapas, assinale a alternativa que as relaciona de forma correta:

a) os mapas mostram que as atividades econômicas orientadas para o mercado interno estimularam o avanço rumo

ao interior do território;

b) os mapas evidenciam que as áreas em que predominaram atividades econômicas de plantation se tornaram,

posteriormente, as mais densamente povoadas do país;

c) os mapas indicam que a ocupação do território se deu em função das atividades econômicas desenvolvidas,

sobretudo aquelas destinadas ao mercado interno;

d) os mapas salientam o caráter predominantemente litorâneo tanto da economia como da sociedade brasileira

colonial;

e) os mapas revelam que apesar da concentração litorânea, existe um movimento de interiorização em curso, o que é

evidenciado pelo elevado índice demográfico dos estados que fazem fronteira com Paraguai e Bolívia;

25. A mineração foi uma importante atividade econômica desenvolvida na América colonial hispânica. Os Vice-Reinos

da Nova Espanha e do Peru eram os maiores produtores de metais preciosos. Leia o trecho abaixo, que aborda a

atividade mineradora hispano americana.

Entre 1545 e 1558 descobriram-se as férteis minas de prata de Potosí, na atual Bolívia, e as de Zacatecas e Guanajuato

no México; o processo de amálgama com mercúrio, que tornou possível a exploração da prata de lei inferior, começou

a ser aplicado nesse mesmo período. O rush da prata eclipsou rapidamente a mineração do ouro. Em meados do século

XVII, a prata englobava mais de 99% das exportações da América hispânica. A América era, nesta época, uma boca de

mina centrada, sobretudo, em Potosí. Alguns escritores bolivianos, inflamados de excessivo entusiasmo, afirmam que

em três séculos a Espanha recebeu tanto metal de Potosí que dava para fazer uma ponte de prata desde o cume da

montanha até a porta do palácio real do outro lado do oceano.

(Eduardo Galeano. As veias abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, p. 40.)

A respeito do trecho acima e da atividade mineradora na América colonial espanhola, é correto afirmar que:

a) a Espanha recebeu grandes quantidades de prata oriundos das minas americanas, sobretudo de Potosí, onde a mita

garantia a mão de obra dos nativos;

b) o sistema de encomienda forneceu a mão de obra indígena necessária para o funcionamento das minas, as quais

renderam toneladas de prata à metrópole;

c) a extração da prata no interior das minas, como em Potosí, era realizada por africanos escravizados, uma vez que

era considerada perigosa pelos nativos locais;

d) as exportações de ouro de prata eram equivalentes durante o período colonial, as quais tornavam a mineração a

principal atividade econômica da colônia;

e) por causa da ambição desenfreada por metais do governo espanhol, as cidades que surgiam na América espanhola

careciam de ordenamento e de estrutura.

26. Leia o poema do escritor uruguaio Eduardo Galeano, cujos escritos abordavam, dentre outros assuntos, a conquista

e colonização do continente americano pelos europeus a partir do século XVI.

1492

Em 1492, os nativos descobriram que eram índios,

descobriram que viviam na América,

descobriram que estavam desnudos,

descobriram que existia o pecado,

descobriram que deviam obediência a um rei e uma rainha de outro mundo e a um deus de outro céu,

e que esse deus havia inventado a culpa e a roupa,

e havia mandado que fosse queimado vivo quem adorasse o sol e a lua e a terra e a chuva que a molha.

Eduardo Galeano. Los hijos de los días (Tradução do professor): Editora Siglo XXI, Madrid.

O poema 1492 do escritor uruguaio se refere à:

a) aceitação pacífica da cultura europeia por parte das populações indígenas;

b) situação de miséria e pobreza em que se encontravam os indígenas em 1492;

c) consequência do etnocentrismo europeu aplicado sobre as sociedades nativas;

d) imposição da cultura europeia-católica sobre as populações indígenas politeístas;

e) miscigenação (mistura) de elementos culturais e religiosos indígenas com europeus.

27. Durante o século XI, aproximadamente, o continente europeu passou por importantes transformações no âmbito

do uso dos recursos naturais. O surgimento da charrua de ferro, da rotação trienal dos campos e dos moinhos movidos

a energia eólica e hidráulica bem como a adoção da prática do arroteamento possibilitaram inúmeras melhorias na

produção agrícola. No entanto, por alterar o equilíbrio da natureza, uma destas inovações:

a) aumentou tanto a produção agrícola que tornou difícil o armazenamento dos grãos, os quais apodreciam;

b) alterou o ciclo das chuvas em certas regiões, o que provocou períodos de fome entre a população europeia;

c) passou a extrair ainda mais recursos do solo para o plantio, o que levou a um processo de desertificação do solo;

d) poluiu os rios por causa da liberação de produtos químicos usados na movimentação das hélices dos moinhos;

e) provocou dois processos em paralelo: um êxodo rural acompanhado de um inchaço urbano não planejado;

28. Observe a tabela abaixo.

https://portaldoestudante.wordpress.com/2011/07/08/baixa-idade-media-crescimento-demografico/ Acesso em 16 mai. 2018.

Tendo a tabela acima como referência, pode-se afirmar que a economia e a sociedade europeias durante a Baixa Idade Média passavam por um período de: a) estagnação, uma vez que o sistema feudal se consolidara como modo de produção econômico; b) instabilidade, pois povos estrangeiros continuavam ameaçando os feudos e as cidades da Europa; c) pacificação, por causa do fim das invasões externas e da orientação dos feudos ao autoconsumo; d) transformações importantes, como o aumento da produtividade agrícola e a urbanização; e) transformações relevantes como a pacificação, mas não relevantes no âmbito econômico.

GEOGRAFIA

29. População Brasileira, atinge 207 milhões de habitantes segundo estimativa 2018 do IBGE. Segundo a publicação, observa-se uma tendência gradativa da redução das taxas de crescimento vegetativo e número de filhos por mulher.

Sobre este contexto, indique em qual das alternativas abaixo, identificamos o estágio de transição demográfica assinalado pelo excerto: a) Equilíbrio demográfico b) Explosão demográfica c) Transição demográfica em curso d) Transição demográfica e) Retração demográfica 30. No Rio refugiados venezuelanos relatam fome em seu pais e buscam trabalho. Vindos de Roraima, grupo transferido pelo governo federal, recebe apoio de ONG. Folha de São Paulo, 06.07.2018. O drama dos refugiados Venezuelanos revela uma face dos contínuos deslocamentos populacionais que milhares de seres humanos realizam diariamente em diferentes regiões do mundo sob diferentes circunstâncias. A cerca do movimento migratório acima descrito, analise as proposições abaixo: I. A Venezuela encontra-se numa profunda crise política e econômica o que obriga milhares de cidadãos cruzarem fronteiras dos países sul-americanos em busca de sobrevivência; II. O tipo de migração descrita no excerto pode ser descrita como transumância, isto é quando o objetivo é trabalhar num curto espaço de tempo e retornar ao local de origem; III. O fluxo de refugiados amplia-se em função do bloqueio econômico sofrido pelo governo venezuelano que não consegue manter o ritmo de produção econômica IV. O tipo de migração descrita no excerto é denominado de migração de cérebros tendo em vista o atrativo oferecido pelo Brasil a postos de trabalho mais qualificados Est(á)ão correta(s) : a) Apenas a I b) Apenas a II C) Apenas a III d) Apenas a IV e) I e II apenas 31. A Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA é a área mais densamente povoada do Rio Grande do Sul concentrando mais de 4 milhões de habitantes - 37,7% da população total do Estado. Dela fazem parte 9 dos 18 municípios do RS com mais de 100 mil habitantes. A densidade demográfica média da região é de 389,7 hab/km². A cerca do fenômeno urbano descrito no excerto acima, analise as seguintes proposições: I. Região metropolitana são jurisdições definidas pelo IBGE com base em critérios histórico geográficos II. Região metropolitana constitui-se num aglomerado urbano, formado pela cidade núcleo e cidades adjacentes, formando uma conturbação; III. As relações estabelecidas entre a cidade central e subjacentes são de complementariedade e interdependência; Est(á)(ão) correta(s): a) Apenas a I

b) Apenas a II c) Apenas a III d) I e II e) I e III 32. É possível indicar a indústria como um dos principais agentes de produção e transformação do espaço geográfico. Sobre o processo de desenvolvimento das indústrias, assinale analise as proposições abaixo: I. A Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, representou um momento importante, no qual foi intensificada a mecanização e foi introduzida a produção em série. II. A localização das novas regiões industriais, chamadas de tecnopolos, não é definida pela proximidade das matérias-primas, e sim pela proximidade de importantes centros de pesquisa e ensino universitários. III. A passagem da Primeira para a Segunda Revolução Industrial foi o marco da introdução do carvão enquanto principal fonte de energia e do desenvolvimento da indústria automobilística. IV. A Terceira Revolução Industrial é também chamada de revolução técnico-científica e é marcada pelo desenvolvimento da informática, robótica, telecomunicações e microeletrônica, tendo se iniciado, entre outros países, no Japão. IV. A industrialização tardia é característica dos países desenvolvidos, entre eles os EUA e a Inglaterra, que se destacaram no século XX como grandes potências mundiais. Quais proposições estão corretas? a) I, II, III b) I, II, IV c) I, II, V d) I, III , IV e) I, III, V 33. A Terceira Revolução Industrial, que se iniciou desde a década de 1970, vem impulsionando alterações no que se refere à espacialização de áreas fabris. No atual ciclo de inovações, os quais alguns teóricos afirmam ser a quarta revolução industrial configuram-se novas regiões industriais que primam pela localização nas proximidades de a) grandes aglomerações de força de trabalho. b) áreas com recursos naturais abundantes. c) amplos mercados consumidores. d) universidades e institutos de pesquisa, conhecidas por tecnopólos; e) As áreas de industrialização original 34. O Brasil é um dos países que apresentam os maiores potenciais hidrelétricos do mundo, o que justifica, em parte, nossa matriz energética ser centrada nesse recurso natural. As usinas hidrelétricas são bastante elogiadas por serem consideradas ambientalmente mais corretas do que outras alternativas de produção de energia. Assinale a alternativa que indica, respectivamente, uma vantagem e uma desvantagem das hidroelétricas.

a) não emitem poluentes na atmosfera; porém não são muito eficientes. b) são ambientalmente corretas; porém interferem diretamente nos ecossistemas e populações no entorno. c) a produção pode ser controlada; porém os custos são muito elevados. d) ocupam pequenas áreas; porém poluem no curso dos rios. e) a construção é rápida; porém duram pouco tempo. 35. O Carvão mineral e o petróleo continuam a ser as duas principais matrizes elétrica e energética mundiais, porém a crise ambiental e as constantes variações na cotação do petróleo em função de problemas políticos, fazem com que os combustíveis renováveis e, sobretudo “limpos”, ganhem evidência. Sobre a questão é correto afirmar que I. os combustíveis fósseis, embora não-poluentes, necessitam ter seu consumo reduzido pelo simples fato de não serem renováveis e, portanto, sujeitos ao esgotamento em um futuro próximo. II. a água, embora seja uma fonte de energia limpa e renovável, gera polêmicas pelos impactos sociais e ecológicos causados com as construções de grandes hidrelétricas, que destroem ecossistemas e expulsam populações ribeirinhas. III. a energia solar, apesar de abundante e não-poluente, ainda é pouco utilizada, o que certamente se explica muito mais pelas políticas energéticas e interesses de grupos, do que pelo elevado custo dos painéis de captação de energia. Está(ão) correta(s) apenas as alternativas: a) Apenas a I b) Apenas a II c) Apenas a III d) I e III e) II e III 36. A existência de diferentes técnicas e metodologias do uso da terra no meio rural permite a realização de distintas classificações acerca dos sistemas agrícolas. A mais clássica tipologia realizada opõe os métodos ditos primitivos – com uso de amplas áreas, baixa produtividade e uso de mão de obra em massa – dos métodos mais avançados – com produção em alta densidade, técnicas avançadas e utilização de tecnologias mais bem delineadas. A classificação acima descrita opõe as técnicas agropecuárias: a) subdesenvolvida e desenvolvida b) primitiva e moderna c) familiar e latifundiária d) intensiva e extensiva e) tradicional e alternativa

37. Embora muitos especialistas recomendem o uso da agropecuária intensiva, em razão de seus benefícios, a utilização do modelo extensivo ainda é muito comum em todo o país e também em várias partes do mundo, principalmente em áreas com menor oferta tecnológica. Uma das vantagens que justifica o emprego da agropecuária extensiva é:

a) o menor uso de fertilizantes e agrotóxicos b) a possibilidade de produção de transgênicos c) a redução do preço dos produtos agrícolas d) o diminuto índice de desflorestamento e) a maximização da relação custo/benefício

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

38. Os pensadores da “Escola de Frankfurt” abordaram diversos temas em seus tratados filosóficos e sociológicos e seus estudos são até hoje referenciados em muitos trabalhos acadêmicos. Entre os temas discutidos pelos pensadores, qual deles certamente não foi tratado em suas teorias? a) totalitarismo b) cultura de massa c) liberdade d) redes sociais e) papel da ciência e da técnica

39. Considerando as teorias e reflexões dos pensadores da “Escola de Frankfurt”, avalie as assertivas: I. Para Theodor Adorno, as tecnologias são desenvolvidas e estimuladas na ótica do capitalismo, incentivando o consumo e o entretenimento. II. Theodor Adorno e Max Horkheimer defenderam a ideia de que os produtos da indústria cultural, como filmes, livros e músicas, atendem a interesses de consumo e de controle social, sendo, ainda, meios para a alienação do homem. III. Theodor Adorno e Max Horkheimer foram defensores do Iluminismo, que propõe uma libertação da razão de todos os homens. Está(ão) correta(s) apenas as alternativas: a) Apenas a I b) Apenas a II c) Apenas a III d) I e II e) II e III

40.O tema da ética foi abordado por Aristóteles e Kant. Considerando as proposições dos dois filósofos sobre o tema e a forma como eles desenvolveram a concepção de ética, avalie as assertivas: I. Para Aristóteles, todo o agir humano tem uma finalidade: o alcance da eudaimonia, que pode ser entendida como bem-estar ou felicidade. II. Para Kant, a ação do homem deve ter validade universal, ou seja, deve valer em todos os contextos. III. A concepção de homem tanto para Aristóteles quanto para Kant é a mesma: para eles a ação do homem é pautada na razão e na subjetividade.

Está(ão) correta(s) apenas as alternativas: a) Apenas a I b) Apenas a II c) Apenas a III d) I e II e) II e III 41. “O homem é bom, mas a sociedade o corrompe”. Esta é uma das reflexões filosóficas mais difundidas na contemporaneidade e é uma proposição de: a) Kant b) Rousseau c) Aristóteles d) Adorno e) Bauman 42. Em “A República”, de Platão, o tema principal da obra é a _________ enquanto que, na obra “O príncipe”, de Maquiavel, o tema principal é _________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. a) organização da pólis e a diferenciação entre ética e moral b) a arte de governar e a organização da pólis c) a distribuição de cargos em governos e a diferenciação entre ética e moral d) os meios para alcance dos objetivos e a arte de governar e) organização da pólis e a arte de governar