simulado 01 2011

17
|| EX 01/11 || 1 LÍNGUA PORTUGUESA 01. Só não existe hiato em: a) miaram b) ruído c) defendiam d) gratuito e) haviam 02. A alternativa que apresenta uma incorreção é: a) o fonema está diretamente ligado ao som da fala. b) as letras são representações gráficas dos fonemas. c) a palavra “tosse” possui quatro fonemas. d) uma única letra pode representar fonemas diferentes. e) a letra “h” sempre representa um fonema. 03. O vocábulo SAMBA tem: a) 5 letras e 5 fonemas b) 5 letras e 3 fonemas c) 5 letras e 6 fonemas d) 4 letras e 5 fonemas e) 5 letras e 4 fonemas 04. (UFES) Mas que significam as palavras? Que significam, na verdade, as palavras? Que significa a palavra verdade, a palavra mentira ou a palavra amor? (LYRA, B. “A Panelinha de Breu”) A afirmativa incorreta em relação ao conceito de Literatura é: a) Literatura é a linguagem carregada de significado. b) No texto literário as palavras possuem predominantemente sentido denotativo. c) Em Literatura cada palavra tem mais de mil faces sob a face neutra. d) O texto literário é plurissignificativo, passível de várias interpretações. e) A linguagem literária é predominantemente conotativa e metafórica. 05. (UFSM/RS) Assinale a alternativa incorreta: a) O soneto é uma das formas poéticas mais consagradas na literatura ocidental. b) O gênero lírico, única base da poesia, é o mais importante dos gêneros literários.

Upload: syanna

Post on 02-Jan-2016

369 views

Category:

Documents


12 download

TRANSCRIPT

Page 1: SIMULADO 01 2011

|| EX 01/11 || 1

LÍNGUA PORTUGUESA

01. Só não existe hiato em: a) miaram b) ruído c) defendiam d) gratuito e) haviam 02. A alternativa que apresenta uma incorreção é: a) o fonema está diretamente ligado ao som da fala. b) as letras são representações gráficas dos fonemas. c) a palavra “tosse” possui quatro fonemas. d) uma única letra pode representar fonemas diferentes. e) a letra “h” sempre representa um fonema. 03. O vocábulo SAMBA tem: a) 5 letras e 5 fonemas b) 5 letras e 3 fonemas c) 5 letras e 6 fonemas d) 4 letras e 5 fonemas e) 5 letras e 4 fonemas 04. (UFES) Mas que significam as palavras? Que significam, na verdade, as palavras? Que significa a palavra verdade, a palavra mentira ou a palavra amor?

(LYRA, B. “A Panelinha de Breu”) A afirmativa incorreta em relação ao conceito de Literatura é: a) Literatura é a linguagem carregada de significado. b) No texto literário as palavras possuem predominantemente sentido denotativo. c) Em Literatura cada palavra tem mais de mil faces sob a face neutra. d) O texto literário é plurissignificativo, passível de várias interpretações. e) A linguagem literária é predominantemente conotativa e metafórica. 05. (UFSM/RS) Assinale a alternativa incorreta: a) O soneto é uma das formas poéticas mais consagradas na literatura ocidental. b) O gênero lírico, única base da poesia, é o mais importante dos gêneros literários.

Page 2: SIMULADO 01 2011

|| EX 01/11 || 2

c) Os temas líricos giram em torno da expressão de sentimentos do eu-poético. d) O lirismo recebe tratamento que varia conforme a proposta artística de cada Escola. e) O realismo pode ser visto sob um duplo aspecto: como estilo de época e como expressão artística do real.

COMPREENSÃO DE TEXTOS

As questões 01 e 02 referem-se ao texto abaixo. Misturem-se criações de espécies diferentes de animais, condições inadequadas de armazenamento, higiene precária e aglomerações humanas. Está pronta a fórmula para a eclosão de novas epidemias. São esses fatores que ajudam a explicar por que grande parte dessas doenças tem início em países asiáticos, onde existem todas as condições citadas. “Além das mais recentes, como a Sars e a atual gripe do frango, tudo indica que doenças como a varíola e o sarampo também tenham surgido no continente”, diz o epidemiologista Stefan Ujvari. Ele explica que os vírus acabam passando dos animais para o homem. Isso aumenta as chances de que eles sofram mutações, adaptem-se ao nosso organismo e passem de uma pessoa para outra. “Ao aglomerar animais com finalidade econômica, os homens favorecem o surgimento de epidemias que passariam despercebidas aos humanos se os bichos estivessem espalhados pela natureza, pois suas doenças se restringiriam a eles”, diz. No livro “Armas, Germes e Aço”, o epidemiologista norte-americano Jared Diamond explica que, nos animais, as doenças epidêmicas também precisam de populações grandes e densas, surgindo principalmente entre espécies sociais, como vacas e porcos. “Quando domesticamos esses animais, eles já sofriam de doenças epidêmicas que apenas esperavam o momento de serem transmitidas dos rebanhos para nós.” Ele cita como exemplo o vírus do sarampo, parente próximo do vírus causador da peste bovina, que possivelmente foi transmitido dos rebanhos para os seres humanos e depois evoluiu para o modo como o conhecemos. Os vírus da tuberculose e da varíola também teriam se originado a partir do contato dos humanos com os bois, e a coqueluche, do contato com porcos e cães. “Esses invasores são criteriosamente escolhidos pela seleção natural, e apenas alguns conseguem se transformar em doenças do homem”, diz o epidemiologista.

(Galileu, no 152, mar. 2004.) 01. Segundo o texto, é correto afirmar: a) Os países asiáticos apresentam condições climáticas ideais para o surgimento de epidemias novas, o que justifica o aparecimento das novas epidemias lá. b) Ao contrário das epidemias mais antigas, a Sars e a gripe do frango começaram em animais e depois foram transmitidas ao homem.

Page 3: SIMULADO 01 2011

|| EX 01/11 || 3

c) Os vírus transmitidos ao homem pelos animais preservam todas as suas características genéticas. Comprova-se isso observando-se o vírus da tuberculose e da varíola. d) Os animais mais propensos a doenças epidêmicas são os que estão espalhados pela natureza. e) A aglomeração de animais próxima ao homem, a densidade populacional e a falta de higiene constituem o cenário ideal para o surgimento de novas epidemias. 02. Segundo as gramáticas de língua portuguesa, empregam-se aspas: I. No início e no fim de uma citação para distingui-la do resto do contexto. II. Para acentuar o valor significativo de uma palavra. III. Para realçar ironicamente uma palavra ou expressão. IV. Para indicar o título de uma obra. As aspas usadas no texto podem ser justificadas somente pelas regras apresentadas em: a) II e IV. b) I e IV. c) I e III. d) II e III. e) III e IV. 03. Em que alternativa a sentença foi estruturada de acordo com as normas cultas de concordância? a) Notícias afirmam que 6,4 bilhões de pessoas serão infectadas pelo vírus. Desse total, 30% devem morrer. b) Em 1918, quando surgiu a gripe espanhola, não existia tratamentos específicos como os antivirais de hoje. c) Se realmente houverem as condições propícias, o número de infectados será bem maior. d) O vírus da gripe sofre mutação radical e torna-se extremamente contagioso. É assim que surge epidemias mundiais. e) A cada ano, esses vírus sofrem pequenas mutações, que o torna apto a driblar nosso sistema imunológico. 04. O edital deste concurso, em uma de suas partes, esclarece o seguinte: 9 DA AVALIAÇÃO MÉDICA 9.1 Para a avaliação médica serão convocados por edital próprio, até o preenchimento do limite de vagas e por ordem de classificação, os candidatos aprovados e classificados que tenham sido considerados aptos na avaliação de aptidão física. 9.2 A avaliação médica terá caráter eliminatório e abrangerá exames laboratoriais e exames físicos a serem especificados no edital de convocação.

Page 4: SIMULADO 01 2011

|| EX 01/11 || 4

9.3 Para a avaliação médica, o candidato deverá vir munido de documento de identidade, devendo autenticar o documento de verificação de presença através da coleta de impressões digitais. 9.4 Na avaliação médica será considerado apto o candidato que não apresentar quaisquer alterações patológicas que o contra-indiquem ao desempenho do cargo/função para o qual se inscreveu. 9.5 O candidato que na avaliação médica for considerado inapto por determinado período terá sua vaga garantida, sem prejuízo para a nomeação dos demais candidatos, até que, dentro do prazo previsto no laudo, submeta-se a exames para nova avaliação. Segundo as instruções acima, é correto afirmar: a) Para a avaliação médica, o candidato terá que autenticar documento que tiver suas impressões digitais. b) Os candidatos considerados inaptos pela avaliação médica não perderão sua vaga. Deverão submeter-se a novo exame. c) A prova de aptidão física será anterior ao exame de avaliação médica. d) Todos os que se candidataram ao concurso deverão passar pela avaliação médica. e) A avaliação médica declarará aprovado o candidato que não apresentar problemas psicológicos. Texto base para a questão 05 Os brasileiros já despontam em quinto lugar na lista dos países com mais bichos de estimação. Os cachorros são preferência nacional, somando 23 milhões, contra 10 milhões de gatos. Há uma década, o Brasil nem sequer figurava entre os dez primeiros colocados. Dois motivos explicam esse fenômeno, segundo a veterinária e psicóloga animal Hannelore Fuchs, da USP. A agitação do dia-a-dia e o advento da internet afastaram as pessoas, que apelaram para os animais como forma de trocar afeto. Outra explicação é que, cada vez mais, aceita-se que os bichos são capazes de corresponder ao carinho de seus donos. [...] Estudos recentes mostram que os cachorros são os mais habilidosos em entender o comportamento humano. As pesquisas nessa área avançaram tanto que alguns laboratórios criaram tradutores de latidos. Segundo o biólogo Samuel Gosling, da Universidade do Texas, em Austin, como os cães sempre estiveram ao lado dos humanos desde a idade das cavernas, especializaram-se em ler os sinais de humor e emoção. Para eles, era uma forma de ter abrigo e comida garantidos. A simbiose entre humanos e cachorros é tamanha que Gosling identificou quatro tipos de inteligência em cães usando testes psicológicos aplicados em humanos. Não é um exagero, portanto, dizer que o cão é o retrato de seu dono. Os avanços na forma como a ciência encara o “ser animal” trazem consigo uma contradição. Afinal, como seria possível criar animais em cativeiro ou fazer experimentos em laboratórios se eles têm a sua capacidade de pensar e de sentir? Aos

Page 5: SIMULADO 01 2011

|| EX 01/11 || 5

poucos, a humanidade aprende a respeitar a bicharada, menos por nossas diferenças e mais por nossas semelhanças. (ISTOÉ, Ed. 1795, mar. 2004.) 05. Segundo o texto, é correto afirmar: a) Na última década, os cachorros ganharam a preferência dos brasileiros, ultrapassando os gatos, que antes ocupavam a posição de bicho de estimação predileto. b) Só na última década foi feito um levantamento confiável do número de animais de estimação no Brasil. c) O aumento do número de animais de estimação no Brasil é motivado tanto pelo ritmo de vida quanto pelo reconhecimento da capacidade afetiva dos animais. d) Como os cães são mais inteligentes que os gatos, já foi possível criar tradutores de latidos, mas ainda não existem tradutores de miados. e) O reconhecimento das semelhanças entre homens e animais é compatível com o uso de bichos para a realização de experimentos em laboratórios.

GEOGRAFIA 01. A Geopolítica atual foca o interesse nos processos ligados às formas de gestão do território, examinando mais de perto as engrenagens da atividade estatal, formulando e pondo em prática políticas públicas territoriais. Assinale a proposição que caracteriza de forma INCORRETA o entendimento dos movimentos Geopolíticos na atualidade. a) A China pode ser considerada um novo ator nas relações econômicas, políticas e militares e Culturais, desbancando os Estados Unidos como “Ator Hegemônico”. b) As guerras travadas pelos Estados Unidos da América nos últimos anos (Iraque, Afeganistão etc.), não tendo surtido efeito positivo quanto à segurança mundial. c) A União Européia não tem medido esforços para a entrada da Turquia, pois este país é estratégico para as pretensões de expansão territorial da União Européia na Europa e fora deste continente. d) Na maioria dos Estados é a institucionalização do poder político que determina a fixação de limites entre as sociedades-nações; por conseguinte, os conflitos se tornam cada vez mais internacionais. e) No mundo contemporâneo a dominação de um império não se dá apenas pela influência geográfica e/ou militar, mas também pela supremacia nas redes econômicas, pelos fluxos financeiros, pelas inovações tecnológicas, pelas trocas comerciais etc.

Page 6: SIMULADO 01 2011

|| EX 01/11 || 6

02. Sobre escorregamentos ou deslizamentos, considere as seguintes afirmativas: 1. Ocorrem em várias partes do mundo, sendo fenômenos circunscritos às planícies de inundação, onde predominam climas úmidos com lençol freático alto. 2. Trata-se dos fenômenos que ocorreram recentemente nas regiões serranas do Rio de Janeiro e do Litoral Paranaense, envolvendo movimentos de materiais que recobrem as superfícies das encostas, como solo, rochas e vegetação. 3. O aumento da ocupação urbana em áreas desfavoráveis, desprovidas de adequado planejamento do uso do solo e técnicas de estabilização, amplia a ocorrência de acidentes e desastres associados a esses processos. 4. Atingem ricos e pobres de maneira igualitária, porque ambos os segmentos sociais habitam áreas densamente povoadas e em terrenos suscetíveis a esses fenômenos. 5. Sua prevenção envolve acesso a informações sobre os elementos que interferem na ocorrência desses fenômenos, políticas públicas de controle e monitoramento de áreas de risco. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 5 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 2 e 5 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras. 03. (UFPE) As correntes oceânicas são movimentos de larga envergadura verificados nas massas oceânicas. Esses movimentos são produzidos por diversas causas. Examine o mapa a seguir, onde aparecem algumas correntes dos oceanos Atlântico e Pacífico, e identifique a seguir a alternativa INCORRETA.

Page 7: SIMULADO 01 2011

|| EX 01/11 || 7

a) A corrente 2 é influenciada pelos ventos alísios de sudeste do Pacífico Sul. b) As correntes oceânicas superficiais são principalmente influenciadas pelas ações eólicas e pela rotação da Terra; esse fato é confirmado no mapa. c) A corrente 3 é uma massa de águas frias que permanentemente se desloca para a parte litorânea ocidental da América do Sul. d) As correntes 1 e 4 são quentes e influenciam as condições climáticas da parte oriental do Brasil. e) A corrente de Humboldt, indicada pelo número 2, por ser fria, é muito favorável à pesca, já que suas águas são ricas em nutrientes.

04. (UFV) Observe a figura abaixo:

No decorrer do tempo geológico, as rochas sofrem diversas modificações e se transformam. Com base na figura acima e nos conhecimentos sobre dinâmica da crosta terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) As rochas ígneas são formadas a partir do resfriamento do magma, levando à formação de rochas como o granito. b) O intemperismo transforma as rochas ígneas em metamórficas, como ocorreu com a formação do calcário na região de Sete Lagoas (MG). c) As rochas metamórficas são mais resistentes ao intemperismo do que as rochas sedimentares, permitindo o uso dessas na construção civil. d) As rochas sedimentares são formadas pelo processo de compactação do material oriundo do intemperismo e do transporte das rochas ígneas ou metamórficas. e) As rochas metamórficas resultam da transformação de rochas antigas, que sofreram pressão ou elevação de temperaturas, como é caso do gnaisse.

Page 8: SIMULADO 01 2011

|| EX 01/11 || 8

05. (URCA) Sobre dinâmica geológica da Terra, relacione as informações, e indique a seqüência correta:

(I) Isostasia (II) Intemperismo (III) Círculo de fogo do pacífico (IV) Epicentro (V) Agentes internos ( ) tectonismo, vulcanismo e os abalos sísmicos. ( ) principal região vulcânica da Terra. ( ) denominação do ponto da superfície, vertical a partir do foco do terremoto, cujas ondas sísmicas se propagam do interior até a superfície do planeta. ( ) conjunto de processos, físicos e químicos, que resultam na degradação das rochas superficiais. ( ) é o estado de equilíbrio dos blocos continentais que flutuam sobre o manto. a) III; IV; I; V; II. b) II; IV; III; V; I. c) III; V; II; I; IV. d) IV; V; II; I; III. e) V; III; IV; II; I.

HISTÓRIA

01. O pacto colonial caracterizou-se pela existência de: I. Colônias que eram áreas complementares da economia central; II. Colônias de povoamento, como o Brasil; III. Uma sociedade baseada no latifúndio, na grande proprie-dade agro-exportadora da plantation; IV. Monopólio por parte da metrópole, o que incluía a proibição da existência de fábricas. São corretas as afirmações: a) I e II b) I, II, III e IV c) I, III e IV d) III e IV e) II, III e IV

Page 9: SIMULADO 01 2011

|| EX 01/11 || 9

02. (UFPR) No final do século XVII Portugal e Brasil tiveram que enfrentar dificuldades econômicas. Por quê?

a) Porque os engenhos de açúcar foram ocupados pelos es-panhóis. b) Porque Portugal e Brasil estavam unidos à Espanha e a Espanha era inimiga da Inglaterra. c) Porque o açúcar das Antilhas começou a fazer concorrência ao açúcar do Brasil. d) Porque os holandeses haviam destruído as plantações cana-de-açúcar. e) Porque fracassou o sistema das capitanias hereditárias. 03. (FUVEST) Qual o papel social dos hilotas em Esparta? a) Cidadãos, com todas as funções políticas, dedicados principalmente às tarefas militares. b) Estrangeiros, geralmente comerciantes e artesãos, sem participação política. c) Servos, em geral trabalhadores braçais, sem direitos políticos reconhecidos. d) Governantes da Esparta nos períodos de guerra e líderes nas assembléias gerais dos cidadãos. e) Responsáveis pelas tarefas religiosas e membros da assembléia de anciãos. 04. Atenas foi considerada o berço do regime democrático no mundo antigo.Sobre o regime democrático ateniense, é correto afirmar que: a) Era baseado na eleição de representantes para as Assembléias Legislativas, que se reuniam uma vez por ano na Agora e deliberavam sobre os mais variados assuntos; b) Apenas homens livres eram considerados e participavam diretamente nas decisões tomadas na Cidade-Estado; c) Os estrangeiros e mulheres maiores de vinte e um anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembléias da Cidade-Estado; d) Era erroneamente chamado de democrático pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo; e) A inexistência de escravos em Atenas levava a uma participação quase total da população da Cidade-Estado na política. 05. (FCC) A civilização helenística apresentou grande desenvolvimento econômico, que foi, em parte, quando: a) Das conquistas empreendidas por Alexandre, que criaram ampla área de comércio que ia até a Índia. b) Do desenvolvimento de um sistema de produção em larga escala, baseado na iniciativa privada. c) Da reforma agrária realizada após a morte de Alexandre, o que possibilitou o aumento da produção agrícola.

Page 10: SIMULADO 01 2011

|| EX 01/11 || 10

d) Do estabelecimento de normas de proteção à indústria privada, que permitiram elevar os padrões de produtividade. e) Da eliminação da influência do Estado na ordem econômica.

MATEMÁTICA

01. (UFPA) Dada a função de f de A = {0, 1, 2} em B = {-2, -1, 0, 1, 2} definida por f(x) = x –1, qual o conjunto imagem de f? a) {-1, 0, 1} b) {-2, -1, 0, 1, 1} c) {0, 1, 2} d) {-2, -1, 0} e) {0, -1, 2} 02. (UFGO) No sistema de emplacamento de veículos que seria implantado em 1984, as placas deveriam ser iniciadas por 3 letras do nosso alfabeto. Caso o sistema fosse implantado, o número máximo de prefixos, utilizando-se somente vogais, seria: a) 20 b) 60 c) 120 d) 125 e) 243

03. Se A é uma matriz quadrada, define-se o traço de A como a soma dos elementos da diagonal principal de A, onde a diagonal principal é o conjunto de todos os elementos aij da matriz A, tais que i = j. Nestas condições, o traço da matriz A = (aij)3 x 3, onde aij= 2i – 3j é igual a: a) 6 b) 4 c) –2 d) – 4 e) – 6 04. (UEL-PR) Se as medidas dos ângulos agudos de um triângulo retângulo são (3x - 20) e (2x + 10) graus, então o menor deles mede, em graus: a) 20 b) 30 c) 40 d) 50 e) 60

Page 11: SIMULADO 01 2011

|| EX 01/11 || 11

05. O termo geral da progressão aritmética ( 2, 4, 6, ... ) é: a) an = 2n + 3 b) an = 3n + 2 c) an = 2n d) an = -2n e) n.d.a.

FÍSICA 01. Quanto tempo um motociclista, com velocidade de 30 m/s demora para ultrapassar totalmente um caminhão de comprimento 80m que se move na mesma direção e sentido, com v = 20 m/s ? a) 3s b) 5s c) 6s d) 8s e) n.d.a. 02. (CEFET-PR) Se dois corpos A e B estiverem em equilíbrio térmico com um terceiro C, conclui-se que: a) os 3 corpos estão em repouso. b) os corpos A e B estão na mesma temperatura. c) a diferença de temperatura entre os corpos é não nula. d) a temperatura de C é a media das temperaturas de A e B. e) a temperatura de C é menor que A de B. 03. (UNIFOR- CE) A respeito de ondas sonoras e ondas luminosas pode-se afirmar que ambas: a) Transportam energia b) Podem ser polarizadas c) Propagam-se no vácuo d) São ondas longitudinais e) São ondas eletromagnéticas. 04. (PUC-PR) Das afirmações seguintes, apenas uma não é correta. Assinale-a: a) No vácuo, todas as ondas eletromagnéticas se propagam com a mesma velocidade. b) Uma onda apresenta velocidade de propagação de 400 m/s e freqüência de 40 Hz; o seu comprimento de onda é de 10 m. c) O número de frentes de ondas que passam por um ponto na unidade de tempo é denominado freqüência. d) As ondas podem ser longitudinais e transversais. e) A propagação de ondas envolve sempre, e necessaria-mente, transporte de energia e matéria.

Page 12: SIMULADO 01 2011

|| EX 01/11 || 12

05. (ACAFE) Com relação à eletrização por indução, afirma-se que: I. Um corpo neutro pode ser atraído por um outro corpo ele-trizado. II. Os corpos eletrizados podem sofrer atração elétrica e os neutros também podem sofrer atração elétrica. III. Um corpo neutro só é atraído por um corpo eletrizado se estiver ligado a terra. A alternativa com afirmação verdadeira é: a) Somente I. b) Somente II. c) Somente III. d) Somente I e II. e) Somente II e III.

QUÍMICA

01. O átomo é uma partícula esférica, maciça e indivisível. Tal afirmativa reflete o modelo atômico proposto por: a) Rutherford. b) Bohr. c) Dalton. d) Thomson. e) Sommerfeld. 02. (MACK-SP) A água régia, que é uma mistura capaz de atacar o ouro, consiste numa solução formada de três partes de ácido clorídrico e uma parte de ácido nítrico. As fórmulas das substâncias destacadas são, respectivamente: a) Au, HClO3 e HNO3 b) O, HClO e HCN c) Au, HCl e HNO3 d) Hg, HCl e HNO2 e) Au, HClO2 e NH3 03. São ácidos que levam a terminação oso: a) HNO3 , H2SO4 , H3PO4 b) HCl , H2S , HCN c) HNO2 , H2SO3 , H3PO3 d) HClO3 , HClO2 , HClO e) HBrO4 , HBrO3 , HBrO2

Page 13: SIMULADO 01 2011

|| EX 01/11 || 13

04. (UEPG) Os quatro elementos mais freqüentes encontrados nos compostos orgânicos são: a) carbono, hidrogênio, oxigênio e ferro. b) carbono, hidrogênio, oxigênio e fósforo. c) carbono, hidrogênio, oxigênio e cálcio. d) carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. e) n.d.a. 05. (ACAFE-SC) Com relação a fenômenos, pode-se afirmar que: a) Nos físicos, altera-se a natureza íntima da matéria, enquanto nos químicos não. b) Nos químicos altera-se a natureza íntima da matéria enquanto nos físicos não. c) Nos físicos têm-se apenas processos irreversíveis. d) Nos químicos tem apenas processos reversíveis. e) Tanto nos físicos quanto nos químicos ocorre quebra de ligações entre os átomos.

BIOLOGIA

01. “Ao comer chocolate, você logo sente sede e bebe água na seqüência. No entanto, o mesmo fenômeno é observado quando você se alimenta de batatinha frita com sal”. A frase acima justifica um fenômeno celular conhecido como: a) Transporte ativo da bomba Na/K. b) Pinocitose. c) Endocitose. d) Osmose. e) Difusão. 02. (CESGRANRIO-RJ) Todas as células possuem uma membrana plasmática ou plasmalema que separa o conteúdo protoplasmático intracelular do meio ambiente. A integridade da membrana é muito importante porque: a) Regula as trocas entre a célula e o meio, só permitindo a passagem de moléculas de fora para dentro da célula e impedindo a passagem em sentido inverso. b) Possibilita à célula manter a composição intracelular diversa do meio ambiente. c) Impede a penetração de substâncias existentes em excesso no meio ambiente. d) Exige sempre consumo energético para a captação de alimentos do meio externo. e) Impede a saída de água do citoplasma.

Page 14: SIMULADO 01 2011

|| EX 01/11 || 14

03. (UFSC) Considerando-se as categorias taxinômicas, podemos dizer que seres vivos de uma mesma classe pertencerão à (ao): a) Mesma ordem. b) Mesmo filo. c) Mesma família. d) Mesma espécie. e) Mesmo gênero. 04. (OSEC-SP) As gimnospermas são plantas que apresentam as características abaixo, exceto uma. Assinale-a: a) Vasos para condução de seiva. b) Flores para reprodução sexuada. c) Sementes para favorecer a disseminação. d) Frutos para conter as sementes. e) Raízes, caules e folhas verdadeiras. 05. (UFF-RJ) Na famosa experiência de Redi, o aparecimento de larvas na carne em putrefação, em realidade, se deve: a) Ao desenvolvimento de grande quantidade de microorganismos. b) À migração de larvas orientadas pelo olfato. c) À postura de ovos pelas moscas. d) Ao desenvolvimento de cistos presentes na carne. e) À geração espontânea destes organismos.

ESPANHOL 01. Marca la afirmación correcta:

a) Las letras “NH” del portugués se substituyen por Ñ en español b) En español existen pocas palabras con “Doble S” c) La letra Ç forma parte del alfabeto español d) Ninguna palabra en español termina en “ão” e) En español no existe “Doble R” 02. Señala la alternativa que tiene las palabras correctamente escritas en español: a) Equación virtud sensible b) Tatuaje acuario inesquecible c) Marrom imagen tesoro d) Perdón virgen passión e) Corazón mensaje incansable

Page 15: SIMULADO 01 2011

|| EX 01/11 || 15

03. Completa el espacio: “Lo siento pero aquí no hay _____ que puede dar esa información”. a) Ningún. b) Nada. c) Alguien. d) Nadie. e) Ninguen. 04. Qué alternativas están correctas: I. Renato es el más inteligente del grupo II. Opino que lo más prudente es hablar con ella III. El de lo medio parece el más indicado a) I. b) II. c) I e II. d) I e III. e) Todas estão corretas. 05. Completa la frase con la alternativa correcta: ”Los recuerdos ________ vida” a) De la nuestra. b) De tu. c) De la suya. d) De la tuya. e) De tuya.

Page 16: SIMULADO 01 2011

|| EX 01/11 || 16

INGLÊS

The first Olympic marathon race was run at the first modern games in Greece in 1896. It was held in honor of an ancient journey made in 490 B. C. by a

Greek messenger named Pheidippedes. He had completed an astonishing two-day run of 150 miles from the city of Athens to Sparta to get help for the

Athenian army. Two days later he ran from the Plain of Marathon to Athens to spread the news that the Greeks had defeated Persia in a war. After 22 miles

without stopping, he arrived at the city, shouted, "Rejoice, we conquer!" collapsed, and died. The Kid's World Almanac

Vocabulary it was held - it happened. astonishing - amazing, surprising.

to spread - to divulge, to communicate. to defeat - to beat, to subjugate. to rejoice - to be happy.

Choose the right alternative according to the text:

01. A palavra maratona originou-se de uma:

a) Corrida a pé feita há mais de 2 480 anos por Feidípedes. b) Modalidade esportiva criada por um mensageiro grego. c) Homenagem feita aos anciãos da Grécia. d) Cidade grega chamada Pheidippedes. e) Guerra entre Esparta e Atenas 490 anos antes de Cristo. 02. A corrida de Maratona a Atenas foi fatal porque:

a) A distância era muito grande. b) Ocorreu dois dias depois da primeira corrida. c) Foi feita sem interrupção. d) O mensageiro morreu antes de chegar ao destino. e) Havia guerra entre gregos e persas. 03. As datas 1896 e 490 B.C. escritas por extenso seriam: a) Eighty-nineteen six; forty-nine hundred before Christ. b) Eighteen-nineteen and six; four nine zero after Christ. c) Eighty-ninety-six; four hundred-ninety beyond Christ. d) Eighteen ninety-six; four hundred and ninety before Christ. e) One thousand eight hundred and ninety-six; four ninety below Christ. How to go safely 1. When phoning for a taxi... 2. On the platform, stand in a well-lit area... 3. If you break down on the highway... 4. Tell people at your destination...

Page 17: SIMULADO 01 2011

|| EX 01/11 || 17

04. Complete cada um dos fragmentos de frase acima com as frases a seguir de maneira que formem frases coerentes. ( ) ...where there are other people. ( ) ... drive or coast the car as close as you can to an emergency phone. ( ) ...ask for the driver's name. ( ) ... what time you hope to arrive. Choose the right alternative.

a) 4,1,3,2 b) 4,3,1,2 c) 2,3,4,1 d) 2,3,1,4 e) 2,4,1,3

05. Choose the right alternative: Mrs. Black bought a 22-dollar dress for $17.00.

a) She spent 22 dollars. b) Mrs. Black saved $17.00. c) Mrs. Black paid too much. d) She saved 5 dollars. e) Mrs. Black spent $39.00.