simulação industria eletro eletronica

10
SIMULAÇÃO DE UM PROCESSO DE PRODUÇÃO INDÚSTRIA ELETROELETRÔNICA. Uma indústria eletroeletrônica produz dois tipos de medidores eletrônicos que chamaremos de A e B. Basicamente os dois aparelhos, embora com funções distintas, têm as mesmas características, uma placa de circuito impresso onde são soldados os componentes e uma embalagem de plástico com alguns botões. As placas de circuito impresso e as embalagens são produzidas externamente e ao chegarem à indústria são enviadas para um setor onde as placas são preparadas para receber os componentes que serão soldados. Por sua vez, as embalagens são enviadas para pintura e posterior colocação dos botões. Estes setores de preparação são diferentes para os aparelhos A e B, devido às suas características técnicas. Após a preparação, as placas e embalagens são enviadas para o setor de montagem (único para A e B) onde os componentes são soldados e o aparelho é montado. Ainda neste setor, ao final do processo, é feita uma inspeção de qualidade onde os dados históricos tem mostrado que 91% dos aparelhos acabados estão perfeitos e são enviados diretamente para a seção de venda. Os aparelhos que não passam no controle de qualidade (9%), são enviados para outro setor onde as causas da rejeição são analisadas e, se for o caso, corrigidas. Dados estatísticos mostram que 80% dos aparelhos que chegam neste setor conseguem ser recuperados e vendidos enquanto que os restantes 20% vão para sucata. Foram efetuadas amostras estatísticas em todo o processo e ficou comprovado que todas as atividades (chegadas, preparação, montagem, etc...) são processos aleatórios que seguem determinadas distribuições. As placas e embalagens do produto A, chegam seguindo uma distribuição exponencial com intervalo médio de 5 minutos entre chegadas. Já as placas e embalagens do modelo B chegam, em lotes de quatro unidades, também seguindo uma distribuição exponencial com intervalo médio de 30 minutos entre chegadas. O tempo de preparação de cada unidade tipo A segue uma distribuição triangular com parâmetros 1, 4 e 8 minutos enquanto que a do produto B também segue uma triangular com parâmetros 3, 5 e 10 minutos. Depois de preparados, tanto as placas como embalagens dos dois produtos vão para a seção de montagem. Lá, cada unidade do produto tipo A é montada num tempo que segue uma distribuição triangular com parâmetros 1, 3 e 4 minutos. Já uma unidade do produto B é montada em um tempo que segue uma Weibull com β = 2.5 e α = 5.3. Os produtos rejeitados seguem para a seção de “reparo” onde são consertados em um tempo que também segue a distribuição exponencial com duração de 45 minutos.

Upload: artemis-oliveira

Post on 18-Dec-2015

9 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Simulação Industria Eletro Eletronica

TRANSCRIPT

  • UNIVERSIDADE ESTCIO DE S CURSO: ENGENHARIA DE PRODUO

    DISCIPLINA: SIMULAO DA PRODUO ALUNO: RTEMIS R. DE OLIVEIRA MATRCULA: 201102180165

    PROFESSOR: ROGRIO F. EMYGDIO SIMULAO DE UM PROCESSO DE PRODUO

    INDSTRIA ELETROELETRNICA. Uma indstria eletroeletrnica produz dois tipos de medidores eletrnicos que

    chamaremos de A e B. Basicamente os dois aparelhos, embora com funes distintas, tm as mesmas caractersticas, uma placa de circuito impresso onde so soldados os componentes e uma embalagem de plstico com alguns botes.

    As placas de circuito impresso e as embalagens so produzidas externamente e ao chegarem indstria so enviadas para um setor onde as placas so preparadas para receber os componentes que sero soldados. Por sua vez, as embalagens so enviadas para pintura e posterior colocao dos botes. Estes setores de preparao so diferentes para os aparelhos A e B, devido s suas caractersticas tcnicas.

    Aps a preparao, as placas e embalagens so enviadas para o setor de montagem (nico para A e B) onde os componentes so soldados e o aparelho montado. Ainda neste setor, ao final do processo, feita uma inspeo de qualidade onde os dados histricos tem mostrado que 91% dos aparelhos acabados esto perfeitos e so enviados diretamente para a seo de venda.

    Os aparelhos que no passam no controle de qualidade (9%), so enviados para outro setor onde as causas da rejeio so analisadas e, se for o caso, corrigidas. Dados estatsticos mostram que 80% dos aparelhos que chegam neste setor conseguem ser recuperados e vendidos enquanto que os restantes 20% vo para sucata.

    Foram efetuadas amostras estatsticas em todo o processo e ficou comprovado que todas as atividades (chegadas, preparao, montagem, etc...) so processos aleatrios que seguem determinadas distribuies. As placas e embalagens do produto A, chegam seguindo uma distribuio exponencial com intervalo mdio de 5 minutos entre chegadas. J as placas e embalagens do modelo B chegam, em lotes de quatro unidades, tambm seguindo uma distribuio exponencial com intervalo mdio de 30 minutos entre chegadas.

    O tempo de preparao de cada unidade tipo A segue uma distribuio triangular com parmetros 1, 4 e 8 minutos enquanto que a do produto B tambm segue uma triangular com parmetros 3, 5 e 10 minutos.

    Depois de preparados, tanto as placas como embalagens dos dois produtos vo para a seo de montagem. L, cada unidade do produto tipo A montada num tempo que segue uma distribuio triangular com parmetros 1, 3 e 4 minutos. J uma unidade do produto B montada em um tempo que segue uma Weibull com = 2.5 e = 5.3.

    Os produtos rejeitados seguem para a seo de reparo onde so consertados em um tempo que tambm segue a distribuio exponencial com durao de 45 minutos.

  • A figura a seguir d a viso geral de todo o processo:

    O objetivo simular esta situao no software Arena para determinar algumas varveis tais como n de unidade na fila, tempo total de produo, etc...

    Para se construir o modelo no software Arena, deve-se inicialmente construir um bloco Create para a chegada dos componentes do produto A.

    Da mesma forma, cria-se outro bloco Create para as chegadas das placas e embalagens do produto tipo B.

    Tem-se ento:

  • Deve-se observar que Entities per Arrival tem o seu valor alterado para 4 (quatro), pois as placas e embalagens de B chegam em lotes de 4 (quatro). Neste ponto faz-se necessrio preocupar-se com um ponto importante. Depois de chegarem e serem preparados, os componentes do modelo A, seguem para a seo de montagem. Entretanto, apesar de ocorrer a mesma coisa com o modelo tipo B, ou seja, ambos utilizarem a mesma seo de montagem, os tempos e distribuies so diferentes.

    Como no podem ser definidas duas distribuies para o mesmo processo e nem dois processos, j que na verdade s existe uma seo de montagem, deve-se contornar este problema definindo um atributo que tem a denominao de Tempo de Montagem e para o qual deve ser atribudo o tempo de montagem apropriado para cada tipo de produto.

    O bloco que faz estas atribuies no software Arena o Assign. Tem-se ento:

    Atribui-se o nome Definio Montagem A e a seguir, atravs do boto Add cria-se o atributo Tempo de Montagem A, informando-se a distribuio do tempo de montagem para o produto tipo A, ou seja, TRIA(1,3,4).

  • Usa-se o boto Add novamente e cria-se o atributo Instante da Chegada informando o instante da chegada das peas de um modelo A. A varivel TNOW que uma varivel do software Arena e contm o instante do evento que acabou de ocorrer, utilizada para definir a chegada dos componentes de um modelo tipo A.

    O Tempo de Montagem, para o produto A est completo:

    Faz-se necessrio utilizar o mesmo procedimento para o produto B, observando o cuidado de se escolher os atributos Tempo de Montagem e Instante da Chegada, j definidos anteriormente (eles aparecem na Listbox dos atributos).

    Neste ponto pode-se criar os blocos Process para a etapa de preparao. Para o tipo A tem-se:

  • Pode-se observar que criado um recurso denominado Preparador para A. Para o tipo B necessrio executar o mesmo procedimento.

    Neste ponto deve-se definir a Montagem para a qual devemos usar o atributo Tempo Montagem, criado anteriormente.

  • Aps montados, os produtos passam por uma inspeo de qualidade. Pode-se represent-la usando o bloco Decide. Tem-se ento:

    Deve-se escolher o percentual, no caso 9%, de rejeio. Os produtos rejeitados so encaminhados para a rea de conserto que, no Arena, ser representado por mais um bloco Process.

  • Adiciona-se recurso que vai consertar os produtos rejeitados (Tcnico).

    Aps o conserto feita outra inspeo para verificar os produtos que podem ser comercializados. Tem-se ento mais um bloco de deciso. Pode-se represent-lo usando o bloco Decide. Tem-se ento:

    Tendo-se definidas todas as operaes, necessrio preocupar-se com a obteno das informaes que se deseja analisar. Como parte da prpria simulao, algumas estatsticas sobre a utilizao dos recursos so obtidas, como tamanho das filas e espera em cada uma delas.

    No entanto, como tambm se deseja obter informaes sobre a durao do ciclo para os produtos que passam no controle de qualidade e para os que no passam, e ainda conhecer o ciclo dos produtos que so consertados e daqueles que vo para a sucata, deve ser criado o bloco Record que permite que obter estes dados.

    Para os que iro para a sucata, tem-se:

  • Para o campo Type, escolhe-se Time Interval e para o atributo escolhe-se Instante da Chegada. Desta forma, o software Arena vai registrar a durao desde a chegada dos componentes do produto at o seu encaminhamento para a sucata.

    Para os demais itens, comercializao direta e comercializados aps reparo, o procedimento o mesmo como pode ser visto a seguir:

    Para concluir o modelo, devem se acrescentar os mdulos de sada, ou seja, Dispose. Como existem trs sadas possveis: Sucata, Vendas Ps Conserto e Vendas Diretas necessrio que existam 3 blocos Dispose.

  • Aps todo o procedimento o modelo assume a seguinte aparncia:

    Ao executar a simulao para um perodo de 40 horas, os seguintes resultados foram obtidos nos relatrios impressos pelo Arena:

    Espera Mdia na Fila e Tamanho Mdio da Fila

  • Vendas Diretas e Vendas Ps Conserto

    Utilizao do Recurso

    Os resultados demonstram que neste modelo h um problema na rea de conserto. Ao final da simulao, existiam 12 equipamentos na fila aguardando reparo. Pode-se verificar tambm que a rea est ocupada quase 100% do tempo. Para melhorar o processo de produo, deve ser aumentada a capacidade de produo da seo de conserto, alocando-se mais um recurso (Tcnico).