sicredi alto uruguai rs/sc completa 30 anos de atuação · mais tarde, com junção credifred,...

16
Nos seus 30 anos, Cooperativa relembra papel fundamental dos sócios-fundadores No seu aniversário, Cooperativa presenteia associados Comemorando seus 30 anos de atuação, durante a Assembleia Geral, realizada no dia 18 de abril de 2011, a Cooperativa prestou importante homenagem aos seus sócios-fundadores. Durante as comemorações, a atual direção destacou que o grande momento que a Cooperativa vive atualmente é fruto de efetiva participação do quadro social, graças ao trabalho iniciado em 18 de abril de 1981, através de 20 pequenos agricultores de Ro- deio Bonito, que buscando alternativas para possibilitar o desenvolvimento sustentável, harmônico e democrático, em que a união das pessoas possibilitasse benefícios a todos e buscando melhores condições de vida para si próprios e para suas comunidades, fun- daram a primeira cooperativa de crédito da região, denominada CREDIRODEIO, que mais tarde, com junção CREDIFRED, criada através de 32 sócios-fundadores, formou-se a atual Sicredi Alto Uruguai RS/SC. Sicredi Alto Uruguai RS/SC completa 30 anos de atuação Informativo Anual Edição janeiro de 2012 Data é marcada por eventos alusivos Sicredi Alto uruguai RS/SC Em evento realizado no dia 16 de abril, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC sorteou aos associados que investiram na Cooperativa uma Toyota Hilux e 25 motocicletas. Mais informações na página 8 Mais informações na página 6 Mais informações na página 9 Atos comemorativos aos 30 anos Consolidação da organização do quadro social Na Assembleia Geral, realizada no dia 18, a Cooperativa atingiu seu grande ob- jetivo de reestruturação do quadro social, com a realização da primeira Assembleia Geral com voto delegado, através da presença de seus coordenadores de núcleo/ delegados, os quais puderam levar até a AGO as decisões votadas nos 213 núcleos da Cooperativa. A Assembleia Geral de 2011 serviu como fechamento para um processo de reestruturação do quadro social, iniciado ainda em 2009 e que em 2010 começou a tomar forma com a realização de 202 assembleias, durante os meses de setem- bro e outubro, para escolha dos primeiros delegados/coordenadores de núcleo da Cooperativa, e que entrou na sua fase final no ano de 2011, com a realização das 213 assembleias de núcleo de prestação de contas do exercício de 2010 e eleição da nova diretoria, realizadas nos meses de março e abril de 2011. Evento alusivo aos 30 anos e sorteio da premiação 2011 Mesa de autoridades da AGO ~

Upload: others

Post on 25-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sicredi Alto Uruguai RS/SC completa 30 anos de atuação · mais tarde, com junção CREDIFRED, criada através de 32 sócios-fundadores, formou-se a atual Sicredi Alto Uruguai RS/SC

Nos seus 30 anos, Cooperativa relembra papel fundamental dos sócios-fundadores

No seu aniversário, Cooperativa presenteia associados

Comemorando seus 30 anos de atuação, durante a Assembleia Geral, realizada no dia 18 de abril de 2011, a Cooperativa prestou importante homenagem aos seus sócios-fundadores.

Durante as comemorações, a atual direção destacou que o grande momento que a Cooperativa vive atualmente é fruto de efetiva participação do quadro social, graças ao trabalho iniciado em 18 de abril de 1981, através de 20 pequenos agricultores de Ro-deio Bonito, que buscando alternativas para possibilitar o desenvolvimento sustentável, harmônico e democrático, em que a união das pessoas possibilitasse benefícios a todos e buscando melhores condições de vida para si próprios e para suas comunidades, fun-daram a primeira cooperativa de crédito da região, denominada CREDIRODEIO, que mais tarde, com junção CREDIFRED, criada através de 32 sócios-fundadores, formou-se a atual Sicredi Alto Uruguai RS/SC.

Sicredi Alto Uruguai RS/SC completa 30 anos de atuação

Informativo AnualEdição janeiro de 2012

Data é marcada por eventos alusivos

Sicredi Alto uruguai RS/SC

Em evento realizado no dia 16 de abril, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC sorteou aos associados que investiram na Cooperativa uma Toyota Hilux e 25 motocicletas.

Mais informações na página 8

Mais informações na página 6

Mais informações na página 9

Mais informações na página 8

Atos comemorativos aos 30 anos

Consolidação da organização do quadro social

Na Assembleia Geral, realizada no dia 18, a Cooperativa atingiu seu grande ob-jetivo de reestruturação do quadro social, com a realização da primeira Assembleia Geral com voto delegado, através da presença de seus coordenadores de núcleo/delegados, os quais puderam levar até a AGO as decisões votadas nos 213 núcleos da Cooperativa.

A Assembleia Geral de 2011 serviu como fechamento para um processo de reestruturação do quadro social, iniciado ainda em 2009 e que em 2010 começou a tomar forma com a realização de 202 assembleias, durante os meses de setem-bro e outubro, para escolha dos primeiros delegados/coordenadores de núcleo da Cooperativa, e que entrou na sua fase fi nal no ano de 2011, com a realização das 213 assembleias de núcleo de prestação de contas do exercício de 2010 e eleição da nova diretoria, realizadas nos meses de março e abril de 2011.

Evento alusivo aos 30 anos e sorteio da premiação

2011

Mais informações na página 9

Mesa de autoridades da AGO

~

Page 2: Sicredi Alto Uruguai RS/SC completa 30 anos de atuação · mais tarde, com junção CREDIFRED, criada através de 32 sócios-fundadores, formou-se a atual Sicredi Alto Uruguai RS/SC

Uma comitiva de 29 dirigentes e exe-cutivos da Sicredi do Rio Grande do Sul esteve em viagem pelo Canadá, no perí-odo de 22 a 26 de agosto, para conhe-cer o Sistema Cooperativo Desjardins, a Federação das Cooperativas e também a história da fundação da primeira coope-rativa de crédito. Dentre o grupo esteve o presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC, Eugênio Poltronieri.

O Desjardins Canadá é a sexta maior Cooperativa de Crédito no mundo. Funda-da em 1901, como uma pequena coope-rativa de crédito em Quebec, a Desjardins tornou-se a maior cooperativa canaden-se e oferece seus serviços a seis milhões de clientes, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social das

inúmeras comunidades onde atua. O Grupo Desjardins mantém-se fi el

às suas origens como uma cooperativa de crédito que presta serviços à comuni-dade, a despeito de seu grande porte e papel na economia.

A programação da visita teve início na HEC-Montreal, uma escola de ges-tão que iniciou suas atividades em 1907. Desde 2001, a HEC juntou forças com o Movimento Desjardins criando o Centro de Estudos em Gestão de Cooperativas de Serviços Financeiros. O grupo tam-bém esteve em Lévis, Quebec, onde visi-tou o complexo Mouvements Desjardins. O encerramento da programação foi no Desjardins Business Center, em Quebec.

Segundo o presidente Eugênio este, in-

tercâmbio possibilitou conhecer um siste-ma cooperativo forte, onde o processo de governança acontece na prática. “Nesta viagem de estudos, em que estivemos por cinco dias estudando na HEC-Montreal, uma universidade criada e mantida pelo sistema Desjardins, conhecemos a forma como realizaram a fusão de suas estru-turas, sendo que no ano 2000 o sistema era composto de 1.690 caixas populares ou cooperativas, em 2010 este número foi reduzido para 840 cooperativas, ação que foi muito benéfi ca para o sistema cooperativo do país, pois possibilitou a redução de custos e consequente ganho de escala e competitividade para as co-operativas. Já os pontos de atendimento no mesmo período aumentaram de 2.300 para 2.700 pontos e os recursos adminis-trados passaram de U$ 78 bilhões para U$ 365 bilhões de dólares no mesmo in-tervalo de tempo”, afi rmou o Ppresidente.

– Desta forma, observamos a fusão das cooperativas menores e o crescimen-to do sistema como um todo, que hoje retém seis milhões de associados –. Além disto, o sistema Desjardins conta com tecnologia de ponta onde os associados acompanham os avanços tecnológicos com grande facilidade. “Hoje, 92% das transações fi nanceiras são realizadas por meio eletrônico”, disse Poltronieri.

Finalizando, o presidente Eugênio enfatizou que temos muito que apren-der e até nos espelhar em sistemas de sucesso como este.

Conforme dados elaborados pelo Banco Cen-tral do Brasil, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC iniciou o ano de 2011 entre as principais Cooperativas de Crédito do país. Este ranking leva em conta o volume de ativos administrados por cada uma das 1.370 cooperativas de crédito brasileiras, os depósitos (à vista e a prazo), o patrimônio líquido e a carteira de crédito.

Em relação ao ano anterior, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC se manteve na 22ª posição no ranking das 100 maiores cooperativas de crédito do Brasil, e isto é motivo de orgulho para direção, associados e colaboradores. Este foi um impor-tante reconhecimento no ano em que se come-morou 30 anos da Cooperativa.

Na composição do ranking, a Cooperativa fi -gurava na 19ª colocação em depósitos totais e na 17ª em operações de crédito.

Reco

nhec

imen

to

InformativoSicredi

Alto Uruguai

2

2011

Sicredi Alto Uruguai RS/SC inicia 2011 entre as maiores cooperativas de crédito do Brasil

Presidente Eugênio Poltronieri participa de viagem de estudos para o Canadá

Fonte: site do Banco Central do Brasil e Portal do Cooperativismo, nos links: http://www4.bcb.gov.br/?IFBALANCETES - http://www.

cooperativismodecredito.com.br/MaioresCooperativasdoBrasil.php

Comitiva de dirigentes

ww

w.s

icre

di.co

m.b

r

Page 3: Sicredi Alto Uruguai RS/SC completa 30 anos de atuação · mais tarde, com junção CREDIFRED, criada através de 32 sócios-fundadores, formou-se a atual Sicredi Alto Uruguai RS/SC

Sobras

Sobre a Sicredi Alto Uruguai RS/SC

Fundada em 18 de abril de 1981, a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Alto Uruguai - Sicredi Alto Uruguai RS/SC, conta atualmente com 26 Unidades de Atendimento e está presente em 25 dos 31 municípios de sua área de atuação no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, somando 263 colaboradores e contando com a força de mais de 46 mil associados, dos mais diversos setores da economia, agregando renda e auxiliando na melhoria da qualidade de vida de seus as-sociados e das comunidades em que atua.

Mapa da área de atuação da Sicredi Alto Uruguai RS/SC

Sobre a Sicredi

Mapa da área de atuação

Núm

eros

InformativoSicredi

Alto Uruguai

3

2011

Sicredi Alto Uruguai RS/SC em númerosw

ww

.sic

redi

.com

.br

Associados

Recursos administrados

Patrimônio líquido

A evolução da Sicredi Alto Uruguai RS/SC nos últimos três anos pode ser observada nos gráfi cos a seguir:

Recursos emprestados

Saldo médio de carteira.

Saldo médio de carteira.

Valores em milhares de reais. Valores em milhares de reais.

Valores em milhares de reais.

Valores em milhares de reais.

Page 4: Sicredi Alto Uruguai RS/SC completa 30 anos de atuação · mais tarde, com junção CREDIFRED, criada através de 32 sócios-fundadores, formou-se a atual Sicredi Alto Uruguai RS/SC

InformativoSicredi

Alto Uruguai

4

2011

Atualmente, há em torno de 2.200 garimpeiros associa-dos à COOGAMAI (Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai Ltda), que tem por objetivo garantir a segurança de seus associados, mantendo-os conscientes das leis e normais a serem seguidas.

A Sicredi Alto Uruguai RS/SC repassa mensalmente um valor com o intuito de auxiliar a manutenção de técnico (engenheiro de minas), que tem a função de desenvolver os trabalhos técnicos necessários nos garimpos da área de abrangência da COOGAMAI. Este profi ssional orienta a re-alização de atividades de adaptação da perfuração a úmido e introdução do sistema de ventilação nas galerias subter-râneas, atividades estas exigidas por órgãos que fi scalizam o funcionamento da COOGAMAI.

A parceria com a APROPAL – Associação de Produtores de Leite de Palmitinho e a APROLEIVA – Associação dos Produto-res de Leite de Vista Alegre, possui o objetivo de fomentar o crescimento e a qualidade da bacia leiteira nestes municípios. Para que as atividades desenvolvidas por estas associações se realizem de forma adequada, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC con-tribui mensalmente com um valor a título de ajuda de custo.

O objetivo da parceria com a UNITEC – Cooperativa de Técnicos do Noroeste do Estado do RS, se constitui em fomen-tar a bacia leiteira nos municípios de Rodeio Bonito e Cristal do Sul, realizando dias de campo, fomento à sanidade de bovinos leiteiros, visitas de acompanhamento aos produtores, realiza-ção de testes de brucelose e tuberculose, além de atendimen-tos clínicos-veterinários.

Divulgar, preservar e desenvolver a arte e a cultura étnica íta-lo-brasileira, local e regional, através da música e do canto, é o objetivo da parceria entre a Sicredi Alto Uruguai RS/SC e o Coral Unicanto. E para isso, o coral recebe mensalmente repasse fi nan-ceiro para a manutenção de suas atividades, buscando sempre o resgate e a valorização das raízes históricas do povo da região do Alto Uruguai.

Dese

nvol

vim

ento Audiências, Assinatura de Convênios, Encaminhamento de Projetos:

ww

w.s

icre

di.co

m.b

r

As Casas Familiares Rurais são instituições que procu-ram articular a realidade das comunidades agrícolas com o processo de ensino, utilizando a pedagogia da alternância, onde os alunos permanecem uma semana na CFR e duas na propriedade agrícola.

O objetivo é oferecer aos jovens rurais uma formação in-tegral, melhorando a qualidade de vida dos produtores ru-rais através da aplicação de conhecimentos técnico-científi co, aprimorando os conhecimentos familiares, fomentando no jovem rural o sentido de comunidade e desenvolvendo práti-cas capazes de melhor organizar as ações culturais de saúde e nutrição das comunidades, fazendo, com que o jovem rural permaneça na propriedade rural.

Para as Casas Familiares Rurais de Frederico Westphalen, que conta hoje com 63 alunos, divididos em três turmas, e de Alpestre, que possui 15 alunos em uma única turma, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC contribui mensalmente com um auxílio fi -nanceiro, para a manutenção de suas atividades de formação destes jovens agricultores.

Com a missão de contribuir para o crescimento da região, através do desenvolvimento cooperativista, agregando valo-res e rompendo paradigmas, a COOPERAMETISTA dedica-se em auxiliar seus associados na produção de uvas e seus de-rivados na cidade de Ametista do Sul/RS. A Cooperativa teve seu surgimento através de uma ação prática de um Curso de Qualidade Rural oferecido pela Sicredi Alto Uruguai RS/SC a 28 famílias do município e que após o término fundaram a COOPERAMETISTA, a qual continua contando com o apoio da Sicredi e, atualmente, conta com 31 famílias associadas.

Com o objetivo de desenvolver os trabalhos técnicos para o cultivo da cultura da uva, bem como seus derivados, no município de Ametista do Sul, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC repassa, mensalmente, através de um convênio de parceria, um valor para a manutenção das atividades.

Incentivo ao desenvolvimento e à cultura regional

A Cooperativa, sempre valorizan-do as comunidades onde está inseri-da e com o intuito de colaborar com o desenvolvimento e a cultura regio-nal, colabora mensalmente com re-passes fi nanceiros a título de ajuda

de custo, para o funcionamento de entidades como a CASA FAMILIAR RURAL DE FREDERICO WESTPHALEN E ALPESTRE, COOPERAMETISTA, COOGAMAI, APROPAL, APROLEIVA, UNITEC e CACI - Coral UNICANTO,

além de ajudas mensais a sindica-tos, associações e outras entidades.

Além da ajuda fi nanceira a essas entidades destacadas, outras deze-nas recebem o apoio tanto fi nancei-ro, quanto técnico da cooperativa.

CASA FAMILIAR RURAL DE FREDERICO WESTPHALEN E ALPESTRE

COOPERAMETISTA

COOGAMAI

APROPAL E APROLEIVA

UNITEC

CACI – CORAL UNICANTO

Alunos da Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen durante aulas práticas

Coral Unicanto

Page 5: Sicredi Alto Uruguai RS/SC completa 30 anos de atuação · mais tarde, com junção CREDIFRED, criada através de 32 sócios-fundadores, formou-se a atual Sicredi Alto Uruguai RS/SC

A parceria do Sebrae/RS – Erechim, com Sicredi Alto Uru-guai RS/SC, Aurora, Copérdia, Cooper A1, Cotrel e Prefeituras da região da Amau contemplou a realização de 14 turmas do Curso D´Olho na Qualidade Total Rural, sendo 15 proprieda-des por turma e 210 propriedades atendidas.

Destas 14 turmas, oito foram em parceria com as prefeituras da região da Amau, Aurora, Cotrel e Copérdia, e as outras seis foram em parceria com Aurora, Cooper A1 e a Sicredi. Sendo estas em Alpestre (1 turma), Novo Tiradentes (1 turma), Rodeio Bonito (1 turma), Erval Seco (2 turmas) e Planalto(1 turma).

As turmas tiveram uma média de 30 participantes, então, na região de Frederico Westphalen, nas seis turmas em que o Sicredi foi parceiro, tivemos, em média, 90 propriedades aten-didas e 180 participantes.

Já a parceria com Sebrae/RS, Sicredi Alto Uruguai RS/SC e a empresa Abatedouros de Frangos Piovesan, proporcionou aos integrados do abatedouro um curso D´Olho na Qualidade Total Rural, com uma turma que contou com a participação de 26 pessoas. Dentre outros assuntos abordados, foram tratados nos seis módulos os seguintes temas: Sensibilização, Descarte, Organização, Limpeza, Higiene e Ordem Mantida, além de consultoria nas propriedades.

Em 2011, foram realizados seis cursos, mais duas consultorias por propriedade, totalizando nove turmas, todas no município de Rodeio Bonito, contemplando um total de 124 participantes e somando 276 horas de treinamento, sendo 142 horas de con-sultorias e 134 horas de cursos. Entre os assuntos abordados, os principais foram: Despertar Rural, Planejamento na Empresa Ru-ral, D’Olho na Qualidade Total Rural, Juntos Somos Fortes, Ofi ci-na de Compras Conjuntas e Comercialização na Empresa Rural.

Cap

acita

ções

InformativoSicredi

Alto Uruguai

5

2011

Cursos de capacitação são disponibilizados aos associados

A Sicredi Alto Uruguai RS/SC fecha o ano de 2011 com parce-rias com o Sebrae/RS, Senar/RS, Aurora, Cooper A1, Abatedouro de

Frangos Piovesan, Emater, Epagri, entre outras entidades que possi-bilitaram a realização de cursos de capacitação aos associados, seus

familiares e à comunidade em ge-ral, totalizando 38 turmas, com a participação de aproximadamente 640 pessoas.

Já os cursos disponibilizados pelo Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com o Sindicato Rural de Frederico Westphalen e o Sicredi, proporcionaram a mais de 300 pessoas a oportunidade de aperfeiçoarem seus conheci-mentos. Os cursos realizados foram:

• EM IRAÍ: 3 cursos – Processamento de Frutas e Processa-mento de Hortaliças, na linha Santa Maria Goretti, e Transfor-mação Caseira de Derivados de Soja, na Vila Salete.

• EM FREDERICO WESTPHALEN: 8 cursos – Processamento de Frutas, Primeiros Socorros e Patologias de Bovinos de Leite, Floricultura – Produção de Plantas em Vasos e Aproveitamen-to Integral de Alimentos, na linha Volta Grande; Artesanato – Macramê no distrito de Osvaldo Cruz; Panifi cação Caseira nas linhas São Paulo e Dal Canton, e Informática – Inclusão Digital Rural, na linha São João do Porto.

• EM CAIÇARA: 4 cursos – Produção de Embutidos e De-fumados, Artesanato – Tingimento e Pintura em Tecido e Fa-bricação Caseira de Produtos de Higiene e Limpeza, na linha Boa Vista do Pardo, e na linha Canela, também um curso de Fabricação Caseira de Produtos de Higiene e Limpeza.

• EM VISTA ALEGRE: 1 curso – Mecanização Agrícola: Tra-tores Agrícolas, na linha Pardinho.

• EM SEBERI: 6 cursos – Artesanato – Bonecos de Pano e Manejo de Forrageiras de Inverno, na cidade; Manejo da Ter-neira e da Novilha Leiteira, na linha Nova; Artesanato – Fibra de Bananeira, na linha Cioti; Floricultura – Produção de Plantas Ornamentais, na linha Mundo Novo, e Floricultura – Produção de Plantas em Vasos, na linha Galvões.

• EM ERVAL SECO: 1 curso – Panifi cação Caseira, na linha Arco Íris.

• EM AMETISTA DO SUL: 1 curso – Informática – Inclusão Digital Rural, na linha São Valentim da Gruta.

Ainda no ano de 2011, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC fi rmou parceria com o Sindicato Rural de Palmeira das Missões, que juntamente com o Senar disponibilizou o seguinte curso:

• EM NOVO TIRADENTES: 2 cursos – Fruticultura – Tecno-logia da Poda e Cultura da Videira com integrantes de várias comunidades do interior.

Cursos realizados em parceria com o Sebrae da região de Erechim

Cursos do Senar em parceria com o Sindicato Rural de FW

Cursos realizados em parceria com o Sebrae da região de Ijuí

Cursos Senar/Sindicato Rural de Palmeira Das Missões

ww

w.s

icre

di.co

m.b

rCursos de capacitação em parceria com entidades são disponibilizadosaos associados e seus familiares

Participantes do curso e seus familiares - parceria com a empresa Frangos Piovesan

Curso de Fruticultura – Tecnologia da Poda e Cultura da Videira

Curso em parceria com a Cooper A1 e Aurora

Page 6: Sicredi Alto Uruguai RS/SC completa 30 anos de atuação · mais tarde, com junção CREDIFRED, criada através de 32 sócios-fundadores, formou-se a atual Sicredi Alto Uruguai RS/SC

InformativoSicredi

Alto Uruguai

6

2011

Prêm

ios

ww

w.s

icre

di.co

m.b

r

Maior campanha de todos os tempos

Entrega dos prêmios da Super Sorte Cooperada

Os 30 anos da Sicredi são marcados por grande volume de prêmios distribuídos aos associados

A Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados – Sicredi Alto Uruguai RS/SC, ao completar seus 30 anos, promoveu dois eventos alusivos à comemoração desta data: um destes foi o sorteio dos prêmios da campanha Su-per Sorte Cooperada Sicredi, juntamente com o lançamento da Campanha Força Premiada. O sorteio da campanha acon-teceu no dia 16 de abril, nas dependên-cias da Ecco Eventos, em Frederico Wes-tphalen. Lançada em novembro de 2010, a campanha contemplou os associados das então 25 unidades da Sicredi. No evento, foram sorteadas 25 motocicletas Honda CG 125 Fan KS, uma para cada unidade de atendimento, e o prêmio principal, a caminhonete Toyota Hilux.

– Temos mais de 43 mil associados e estas campanhas são uma forma de reconhecimento a eles –, comentou na oportunidade o presidente da Sicredi, Eugênio Poltronieri. Também destacou que ao completar estes 30 anos é ne-cessário valorizar a importância dos as-sociados, colaboradores, conselheiros e também dos sócios-fundadores na vida da cooperativa.

O gerente regional de Desenvolvi-mento da Sicredi Alto Uruguai RS/SC, Gelson Carlos Bulegon, disse que ao

Presidente Eugênio com a cartela do contemplado com a caminhoneta Hilux

lançar uma campanha de captação, se resgata a natureza histórica do negó-cio da cooperativa, que foi criada com o objetivo de intermediação fi nanceira entre associados com recursos disponí-

veis e associados com necessidades de investimentos ou consumo. “O sucesso da campanha está no incremento dos núme-ros da Cooperativa e no aumento do grau de fi delização dos associados”, frisou.

Entrega da Hilux ao associado de Vista Alegre/RS

No dia 30 de abril, às 11 horas, ocorreu a entrega de prêmios da Campanha Super Sorte Cooperada, na Unidade da Cooperativa na ci-dade de Vista Alegre/RS. O associa-do Antônio dos Santos Carvalho foi

o grande contemplado com o primeiro prêmio da campanha, uma caminhone-ta Toyota Hilux zero-quilômetro. “Fiquei muito surpreso quando soube que havia ganhado o prêmio, no início não acre-ditei, achei que era brincadeira quando

me avisaram, mas quando o gerente ligou confi rmando fi quei muito feliz”, afi rmou Carvalho.

Associado da cooperativa há vários anos, seu Antonio, que é agricultor, re-sidente no interior do município de Vis-ta Alegre, e pai de 10 fi lhos, possuía 24 cartelas na urna do sorteio, as quais recebeu após depositar suas econo-mias em uma poupança. Após receber a premiação, Antonio destacou que co-meçaria a pensar em adquirir um sítio novo mais próximo da cidade e tam-bém trocar de carro após a venda da caminhoneta.

Na mesma oportunidade, houve a entrega da motocicleta da Unidade, o ganhador foi o associado Luiz Guerra.

Para o gerente da Unidade, Van-derlei Argenta, a campanha teve um efeito muito positivo na cidade, es-treitando os laços e valorizando os associados. “Cada vez que o associa-do participa, utilizando os produtos e serviços da Sicredi, por ser dono ele está investindo na sua cooperativa”, destacou Argenta.

O presidente Eugênio falou do seu orgulho em estar entregando prêmios da campanha Super Sorte Cooperada, coroando os 30 anos da Sicredi Alto Uruguai RS/SC, num momento em que se concretizam os objetivos da campa-nha de captação, fortalecendo o Coo-perativismo de Crédito.

Page 7: Sicredi Alto Uruguai RS/SC completa 30 anos de atuação · mais tarde, com junção CREDIFRED, criada através de 32 sócios-fundadores, formou-se a atual Sicredi Alto Uruguai RS/SC

Prêm

ios

InformativoSicredi

Alto Uruguai

7

2011

Campanha Força Premiada Sicredi distribui milhões em prêmios

Sicredi Seguros entrega mais de R$ 129 mil para associados

Entrega de premiação no município de Vicente Dutra

Entrega de premiação no município de Planalto

ww

w.s

icre

di.co

m.b

r

Na etapa inicial, que aconteceu em maio, mês das mães, foram sorteados quatro televisores LCD FULL HD 40 polegadas, Semp Toshiba. Os contemplados foram:

•Terezinha Rubim Stanga – Vista Alegre/RS•Paulo César Cargnin – Cristal do Sul/RS•Ernani Inácio Luft – São Carlos/SC•Douglas Riva – Palmitinho/RS

Já na segunda fase, ocorrida em 28 de junho, mês alusivo aos na-morados, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC sorteou aos associados qua-tro notebooks Lenovo, equipados com webcam. Foram sorteados:

•Neri Jose Marcolan – Seberi/RS•Irineu Noro – Seberi/RS•Elio Jose Garlet – Ametista do Sul/RS•Idacir Antonio Mascaralo – Planalto/RS

As Unidades de Atendimento da Sicredi Alto Uruguai RS/SC de Caiçara, Vicente Dutra, Vis-ta Alegre, Pinheirinho do Vale, Alpestre e Planalto realizaram, em 2011, a entrega de seis prê-mios referentes aos sorteios de Seguros do sistema. Os prêmios foram entregues nas respectivas Unidades de Atendimentos, em atos que reuniram as equipes de colaboradores, direção, as-sessores da Cooperativa e re-presentantes das seguradoras.

Todos os associados que pos-suem seguro de vida concorrem aos prêmios. “Os sorteios ocor-rem pela extração da loteria federal dos últimos quatro sá-bados de cada mês e, para con-correr, basta o associado aderir a um dos seguros de vida do Sicredi. Com a adesão, o asso-ciado está concorrendo em vida a um valor igual ao seu capital segurado, limitado a R$ 50 mil”,

explica o assessor de Negócios da cooperativa, Cleber Morlin.

Em Alpestre, o associado sorteado foi Cléo Sommer, con-templado com R$ 50 mil.

Já em Planalto, o prêmio foi entregue para o associado Telvino Saurin, sorteado com R$ 11.211,00, do Seguro Vida Mais Premiada.

No município de Pinheirinho do Vale, o associado contem-plado foi Antônio Dutra Neto, com o prêmio de R$ 5 mil, do Seguro Vida Premiada.

Em Vista Alegre, o Sicredi entregou R$ 23,4 mil ao asso-ciado Vilso de Pelegrin, do Se-guro Vida Personalizada.

No município de Caiçara, a associada contemplada foi Loi-va Somavilla Mezzomo, com o valor de R$ 10 mil.

Em Vicente Dutra, foi entre-gue o prêmio de R$ 30 mil ao associado Rafael Antoniazzi.

Sorteio de cinco Hillux marca final da Força Premiada Sicredi

Promovida nos 10 Estados onde o Sicredi está presente, a promoção Força Premiada Sicredi distribuiu 853 prêmios em 2011. Ao longo dos oito meses da iniciativa foram entregues TVs LCD 40”, notebooks, motocicletas e videogames Xbox 360, além das cinco picapes Toyota Hilux, no último sorteio.

Os cupons da campanha foram obtidos a partir da reali-zação de operações nas cooperativas, com o uso de produ-tos e serviços como crédito geral, cartões, poupança, segu-ros, consórcios, entre outros.

As movimentações também garantiram aos associados a chance de tentar a sorte com vales-brindes, que deram direito a prêmios como camisetas, bolas de vôlei, canecas, bonés, bolsas térmicas, pen-drives e iPods, totalizando mais de 100 mil itens presentes, em cerca de oito milhões de raspadinhas.

Na Sicredi Alto Uruguai RS/SC, os sorteios de todas as eta-pas ocorreram no auditório da sede da Cooperativa, em Ro-deio Bonito, com exceção do sorteio fi nal, que foi realizado no Centro Administrativo Sicredi, em Porto Alegre.

Premiações

A terceira etapa, realizada no dia 29 de agosto, mês dos pais, trouxe aos associados participantes a possibilidade de serem contemplados com quatro motocicletas CG 125 Fan KS, 0 km. Foram contemplados:

•Marinês Aparecida Piccinini – Iraí/RS•Nillo José Bellenzier – Seberi/RS•Inácio Laviniki – Alpestre/RS•Aline Guasselli Lorenzon – Caibi/SC

Na quarta etapa da Campanha Força Premiada, que ocorreu em outubro, mês das crianças, a campanha sorteou videogames Xbox 360. Foram contemplados:

•Jane Maria Ceratti – Ametista do Sul/RS•Ervanir Antonio da silva Dakan – Novo Tiradentes/RS•Leo Otonelli – Frederico Westphalen/RS•Romilda Trennepohl da Silva – Seberi/RS

Para fechar com chave de ouro a maior campanha já re-alizada no Sistema Sicredi, no dia 20 de dezembro de 2011, no Centro Administrativo Sicredi, em Porto Alegre, aconteceu o sorteio que presenteou cinco associados com picapes Hillux. Contanto com mais de 37 milhões de cupons, a promoção Força Premiada Sicredi superou as expectativas iniciais.

Confi ra os nomes dos cinco últimos ganhadores da pro-

moção Força Premiada Sicredi, que faturaram, cada um, uma caminhonete Toyota Hillux:

•Ildo Pesente – Sicredi Costa Oeste/PR •Lenita Dias Alvarez – Sicredi Centro Leste/RS•Nelly Beukhof Prins – Sicredi Campos Gerais/PR•Marcelo Bosholn – Sicredi Sudoeste/RS •Delci Bohnert – Sicredi Cataratas do Iguaçu/PR

Page 8: Sicredi Alto Uruguai RS/SC completa 30 anos de atuação · mais tarde, com junção CREDIFRED, criada através de 32 sócios-fundadores, formou-se a atual Sicredi Alto Uruguai RS/SC

Ass

embl

eias

InformativoSicredi

Alto Uruguai

8

2011

debateram e decidiram sobre os itens da pauta do edital de convocação, de-cisões estas que, devidamente lavradas em ata, foram levadas pelo coordena-dor do núcleo para a assembleia geral da cooperativa. Os itens de pauta dos editais de convocação das assembleias de núcleo são os mesmos do edital de convocação da assembleia geral.

Através da realização destas as-sembleias, coordenadas pela direção, conselheiros, coordenadores de nú-cleo, gerentes e assessores, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC começou, defi niti-vamente, colocar em prática os prin-cípios de governança cooperativa, que buscam a participação dos associados nas decisões da cooperativa.

Entre as principais informações apre-

ww

w.s

icre

di.co

m.b

r

Marcado pela grande presença de associados, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC realizou, no ano de 2011, o seu pri-meiro processo assemblear com voto delegado, através de seus 213 coorde-nadores de núcleo.

O processo assemblear, que iníciou no dia 1º de março, teve seu encerra-mento no dia 18 de abril de 2011, na Assembleia Geral, com a presença de seus mais de 200 coordenadores de nú-cleo. Este novo processo de organização do quadro social, embasado na Lei do Cooperativismo (5.764/71), teve início ainda em 2009, com a sensibilização do quadro interno de colaboradores e com o início das primeiras turmas de habi-litação de associados no programa de educação cooperativa Sicredi Crescer. Já em 2010, a cooperativa, além de conti-nuar com a formação de associados, de forma audaciosa, dividiu seus mais de 40 mil associados da época em núcleos cooperativos, com uma média de 200 as-sociados cada e, posteriormente, realizou uma assembleia em cada núcleo para es-colha do coordenador (delegado segundo a Lei 5.764/71) representante do núcleo.

No ano de 2011, o processo assem-blear apresentou uma grande mudança em relação aos anos anteriores em que foram realizadas uma assembleia em cada núcleo cooperativo (213 assem-bleias), em vez de apenas uma assem-bleia municipal, em que os associados

Processo Assemblear 2011

Nos 30 anos da Cooperativa, sócios-fundadores são homenageados

Assembleia de núcleo – Distrito de Castelinho, Frederico Westphalen/RS

Com o objetivo de valorizar os sócios-fundadores da maior cooperativa de crédito da região e 22ª do país, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC, durante as comemorações dos seus 30 anos de atuação, realizou uma homenagem aos fundadores da CREDIRODEIO e da CREDIFRED, hoje Sicredi Alto Uruguai RS/SC, os quais deram a sua contribuição, trabalhando em busca de um sonho, muitas vezes doando seu tempo em prol da cooperativa e dedicando plenos esforços para manter viva e forte a chama do cooperativismo de crédito.

Nestes 30 anos, muitos foram os fatos marcantes, como a abertura das primeiras unidades de atendimento da Coope-rativa e a mudança de nome de CREDIRODEIO para Sicredi Alto Uruguai, no início dos anos 90; a criação da CREDIFRED, que mais tarde passaria a integrar-se ao Sistema Sicredi e posteriormente unifi car-se com a Sicredi Rodeio Bonito, fato que ocorreu no ano de 1997; a implantação do programa de

organização do quadro social em 1999; a conquista da livre admissão de associados, em 2003; o início da expansão para o Estado de Santa Catarina em 2007; em 2008, um mo-mento histórico e marcante para a Cooperativa, quan-do da conquista do prêmio “Cooperativa do Ano 2008” – maior prêmio do cooperativismo brasileiro –, conce-dido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), editora Globo e revista Globo Rural, como a Co-operativa do Ano no Ramo Crédito em nível de país; em 2009, o Troféu de Responsabilidade Social concedido pela As-sembleia Legislativa do Estado do RS, graças às ações de res-ponsabilidade social que a Cooperativa possui com o quadro de colaboradores, associados e com a comunidade regional; e, mais recentemente, a implantação dos programas Crescer e Pertencer, que culminaram com a realização da primeira As-sembleia Geral com voto delegado na cooperativa.

sentadas e votadas nas assembleias, estavam a prestação de contas do exer-cício 2010, a destinação das sobras, a eleição dos componentes dos conselhos de administração e fi scal, a fi xação dos honorários da direção e das cédulas de presença dos conselheiros, os números dos sistemas Sicredi e da Sicredi Alto Uruguai RS/SC, além da apresentação do planejamento estratégico da coope-rativa para 2011.

Segundo o gerente regional admi-nistrativo-fi nanceiro da Cooperativa, Jaques Samuel dos Santos, este novo modelo de assembleias, através de nú-cleos e com votos delegados, cuja orien-tação vem da Lei do Cooperativismo, a 5.764/71, demonstram a segurança e a solidez do sistema cooperativo Sicredi.

Direção e sócios-fundadores presentes na AGO

Page 9: Sicredi Alto Uruguai RS/SC completa 30 anos de atuação · mais tarde, com junção CREDIFRED, criada através de 32 sócios-fundadores, formou-se a atual Sicredi Alto Uruguai RS/SC

Ass

embl

eias

InformativoSicredi

Alto Uruguai

9

2011

Presidente e novos conselheiros fi scais presentes na AGO

ww

w.s

icre

di.co

m.b

r

Assembleia Geral Ordinária fica na história

Coordenadores de núcleo presentes

De acordo com o coordenador de núcleo, Vilmar José Bulegon, de Erval Seco, a maneira inova-dora como foram realizadas as assembleias foi muito provei-tosa. “Com a quantidade de associados que a Sicredi tem, seria quase impossível fazer uma assembleia geral juntando todos. Com os coordenadores de núcleo é possível trazer os desejos da maioria, recolhi-dos na realização das pré-as-sembleias municipais”, frisou, explicando que na assembleia geral os coordenadores votam de acordo com as escolhas de cada assembleia de núcleo.

sociado Alécio Achiles Strack. Conforme o presidente, Eugênio

Poltronieri, a grande presença dos co-ordenadores de núcleo, representando os 213 núcleos cooperativos criados a partir da reestruturação do quadro so-cial, que culminou no dia do aniversário, foi um momento ímpar para festejar os 30 anos. “Foi possível homenagear os associados e ainda consolidar a nossa prestação de contas de um balanço fan-tástico, de um ano cheio de resultados positivos, econômicos e sociais”, afi rmou o presidente, destacando de forma es-pecial a presença dos sócios-fundadores da Sicredi Alto Uruguai RS/SC.

Poltronieri disse também que a mo-tivação para continuar à frente da coo-perativa – uma vez que foi reconduzido ao cargo por mais quatro anos – se dá através desta importante participação. “O maior reconhecimento é a aprova-ção de todos os itens da pauta da as-sembleia por unanimidade de nossos associados”, frisou.

Poltronieri destacou ainda a ino-vação da Sicredi Alto Uruguai RS/SC, dizendo que todas as cooperativas de crédito, no futuro, deverão ser ajusta-das neste processo, já que é uma for-ma de organização que descentraliza

A Assembleia Geral reuniu os coorde-nadores, que votaram de acordo com as decisões dos associados de cada núcleo cooperativo. O momento ainda foi uma oportunidade de celebrar os 30 anos da Sicredi Alto Uruguai RS/SC.

Comemorando o aniversário de 30 anos da Cooperativa, e também encerran-do o processo assemblear 2011, no dia 18 de abril, foi realizada a primeira Assem-bleia Geral Ordinária por voto delegado, no salão paroquial de Rodeio Bonito.

O presidente da cooperativa, Eugênio Poltronieri, conduziu a assembleia, apre-sentando os itens fi xados para votação, os quais já haviam sido discutidos e vota-dos em cada uma das 213 assembleias, realizadas nos núcleos cooperativos. Na assembleia geral, os coordenadores de cada núcleo puderam levar as opiniões e decisões dos associados que participa-ram das assembleias de núcleo.

Após a prestação de contas e exposi-ção do planejamento para 2011, todos os itens da pauta foram aprovados por unanimidade. Na oportunidade também fora referendada a eleição dos novos conselheiros de administração e fi scais da Cooperativa, sendo reeleito para o cargo de presidente Eugênio Poltronieri e para vice-presidente, eleito o então as-

o poder através de uma governança cooperativa realmente efetiva.

Estiveram presentes na Assembleia Geral Ordinária, além dos associados e sócios-fundadores, executivos da Supe-rintendência Alto Uruguai, gerentes das Unidades de Atendimento, conselheiros de administração e fi scal, autoridades dos municípios da área de atuação da Sicredi e lideranças religiosas.

Direção e conselheiros de administração eleitos presentes na AGO

Page 10: Sicredi Alto Uruguai RS/SC completa 30 anos de atuação · mais tarde, com junção CREDIFRED, criada através de 32 sócios-fundadores, formou-se a atual Sicredi Alto Uruguai RS/SC

Supl

ente

s

InformativoSicredi

Alto Uruguai

10

2011

Cons

elhe

iros

e Co

ord

enad

ores Posse dos novos conselhos

de Administração e Fiscal

Cooperativa realiza encontro com Líderes de Núcleo

ww

w.s

icre

di.co

m.b

r

A Sicredi Alto Uruguai RS/SC, no mês de julho, reuniu os representantes dos 213 núcleos cooperativos, através de três en-contros que aconteceram no dia 25, em Frederico Westphalen, no dia 26, em Caibi e no dia 28, em Rodeio Bonito.

Participaram dos encontros os coor-denadores de todos os Núcleos Coope-rativos, direção, conselheiros, gerentes regionais, assessores e colaboradores da Cooperativa. Os temas abordados e discu-tidos pelos presentes trataram dos núme-ros de fechamento do primeiro semestre de 2011, alinhamentos dos programas Crescer e Pertencer, além da apresentação dos novos projetos sociais da Cooperativa: Programa de Visitação - Sicredi e a Comu-nidade e o Projeto Líder Jovem.

Na oportunidade, houve um momen-to para avaliação do Processo Assemble-ar 2011, em que os coordenadores pu-deram expor suas opiniões e sugestões a respeito do mesmo, em que foram re-alizadas 213 Assembleias de Núcleo e a primeira Assembleia Geral com voto de-legado. Durante o encontro, a coorde-nadora Sandra Pelegrini Belle destacou

que através deste novo modelo de pro-cesso assemblear realizado nos núcleos, os associados sentiram-se valorizados. “A Sicredi estar presente na nossa co-munidade, trazendo informações sobre a cooperativa e ouvindo cada associado que participou da assembleia valoriza o associado,” ressaltou Sandra. De um modo geral, as avaliações foram muito positivas por parte dos coordenadores.

Para o presidente Eugênio Poltronieri, depois do primeiro Processo Assemblear realizado por representação de delega-dos e encerrado o 1º semestre do ano de 2011, é de suma importância reunir os co-ordenadores para avaliar o trabalho que foi desenvolvido e agradecer o empenho de cada coordenador de núcleo. Segundo Poltronieri, também é necessário levar ao conhecimento dos mesmos o lançamento do Programa Líder Jovem e o Programa de Visitação Sicredi e a Comunidade. “Os coordenadores têm um papel fundamen-tal nos acontecimentos da Cooperativa e para que isso seja possível precisamos mantê-los sempre informados de todos os passos da mesma”, destacou Poltronieri.

Na noite do dia 5 de agosto, na sede da Cooperativa em Rodeio Bonito, foi realizada a Cerimônia de Posse dos novos Conselheiros da Sicredi Alto Uruguai RS/SC eleitos. Na opor-tunidade, tomaram posse o presidente, o vice-presidente, 20 conselheiros de administração que terão um mandato de quatro anos e os seis Conselheiros Fiscais, com mandato de um ano.

Conselheiros de administração que encerraram seus mandatos

Conselheiros de administração empossados

Conselho de Administração

Conselho Fiscal

Encontro de coordenadores em Caibi/SC

Encontro de coordenadores em Frederico Westphalen

Efet

ivos

Efet

ivos

Supl

ente

s

MILTON DIAS DOS SANTOS Rodeio Bonito MARCOS ANTONIO PERTUSSATTI Maravilha ALESSANDRO LUIS MEES Frederico Westphalen CELIO ALBARELLO Palmitinho JADIR JOSE KOVALESKI Ametista do Sul JOSE CLAUDIO HEMIELEWSKI Seberi

EUGENIO POLTRONIERI Rodeio Bonito Presidente ALÉCIO ACHILES ESTRACK Caiçara Vice-presidente ALCIDES SIGNOR Cerro Grande ARMINDO LUIZ PEROTTI Rodeio Bonito ELTON MEZZAROBA Ametista do Sul HARLEN SARTORI Caiçara IVAN ANTONIO BRUSTOLIN São Carlos LUCIANO DALLASTA Palmitinho NADIR JOSÉ BUZATTO Frederico Westphalen NUBIA DALL AGNOL Seberi RENATO JOSE COPINI Pinhal VALDECIR BERLATO Planalto ADENILSON DELLA PASCHOA Novo Tiradentes ANISIO JOÃO BALDIN Iraí ARI EURIDES WIEDTHAUPER Cunha Porã AVELINO JOSE DE SOUZA Cristal do Sul EDGAR VARGAS DE SOUZA Vista Alegre GIOVANA GIACOMOLLI Palmitos LUIZ CARLOS KUNZ Alpestre MARCIO DILSON BREUNIG Erval Seco MONICA PAULA BILIBIO Vicente Dutra TARCIZIO PAULO ZACHI Pinheirinho do Vale

Page 11: Sicredi Alto Uruguai RS/SC completa 30 anos de atuação · mais tarde, com junção CREDIFRED, criada através de 32 sócios-fundadores, formou-se a atual Sicredi Alto Uruguai RS/SC

InformativoSicredi

Alto Uruguai

11

2011

Rela

ção

com

a c

omun

idad

e Grande participação no fomento regionalw

ww

.sic

redi

.com

.br

A Sicredi Alto Uruguai RS/SC, cum-prindo com uma de suas grandes res-ponsabilidades, que é o fomento dos setores produtivos na sua área de atu-ação, participou ativamente através da liberação de recursos nas mais variadas linhas de custeios e investimentos. Par-ticipando da vida dos associados pro-dutores rurais, a Cooperativa canalizou recursos repassados para o desenvolvi-mento das mais variadas atividades de seus associados, em que foram libe-rados mais de R$ 57,5 milhões, nas li-nhas de Pronaf, Pronamp, Demais MCR, Poupança Equalizada, Poupança Rural e Investimentos MCR. Esses recursos fo-ram distribuídos em Custeios Pecuário e Agrícola, garantindo aos associados a capacidade e a segurança para con-

duzirem seus empreendimentos. Foram benefi ciados 3.915 associados nessas modalidades.

Nas linhas de Investimentos, via BNDES/BRDE, foram mais de R$ 25,9 milhões e 398 associados benefi cia-dos. Os recursos foram distribuídos no Pronaf Agricultura Familiar, Pronaf Mais Alimentos, Finame PSI Rural, Finame PSI Geral, Moderagro Desenvolvimento, PSI Caminhões/Ônibus e Procamioneiro.

Com esses recursos, injetados na economia regional, foram muitos os associados que ampliaram suas ca-pacidade produtiva e, também, agre-garam renda, tendo uma melhora na qualidade de vida e uma considerável contribuição para o crescimento eco-nômico dos municípios.

Tendo como objetivo motivação, conhecimen-to, empreendedorismo e troca de experiência en-tre empresários, a Associação Comercial e Indus-trial, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas do município de Pinhalzinho/SC, realizou um café-palestra na manhã do dia 17 de outubro, na sede da Associação Comercial, em que estive-ram prestigiando a Cooperativa vários empresá-rios e lideranças locais.

Na oportunidade, o presidente apresentou a estrutura Sicredi e seu funcionamento, desde sua origem, missão, valores, área de atuação, recur-sos administrados, além da organização do qua-dro social e programas sociais, fazendo um apa-nhado geral de toda a estrutura da Sicredi.

Quando questionado referente à unidade de Pi-nhalzinho, o presidente afi rmou que a existência do Sicredi em Pinhalzinho, há quase dois anos, vive um ponto de equilíbrio e está trabalhando dentro do que foi planejado pela Cooperativa.

Para Mário Woitexem, presidente da ACIP, é uma grande honra ter a presença deste empre-endedor na casa do associado pinhalense. “Per-cebemos aqui nossa semelhança, uma vez que a Sicredi foi gerada do associativismo, assim como a Associação Comercial e Industrial de Pinhal-zinho, em que ambas vêm fazendo a diferença para toda a região”, enfatizou.

Presidente Eugênio apresenta estrutura da Sicredi para empresários de Pinhalzinho

Presidente no jantar comemorativo aos 45 anos da CDL-FW

Associados da ACIP e CDL presentes

Presidente durante sua apresentação

O presidente Eugênio Poltronieri, foi convidado para pa-lestrar no evento que marcou os 45 anos da Câmara de Diri-gentes Lojistas (CDL), de FW, no dia 28 de julho de 2011. De acordo com o presidente da CDL, José Luis Haubert, a Sicredi foi sempre uma das grandes parceiras da entidade.

Poltronieri expôs alguns números e estatísticas da cooperativa e falou sobre o crescimento dos últimos anos, destacando, em espe-cial, o comprometimento e empenho do quadro de colaboradores, além de outras ações como a promoção Super Sorte Cooperada Si-credi, que busca valorizar ainda mais os associados da cooperativa.

Buscando cada vez mais informar e capacitar seus associa-dos, para que atuem como verdadeiros donos do empreen-dimento, a Coperativa concluiu no ano de 2011 a formação de mais de 550 associados no programa de Educação Coope-rativa Sicredi Crescer, os quais somam-se aos mais de 900 já habilitados no ano anterior.

Para fazer frente às grandes mudanças que o mundo e o cooperativismo vêm passando nos últimos anos, o sistema Si-credi desenvolveu o programa de Formação Cooperativa, de-nominado “Sicredi Crescer”, o qual é um processo educativo que surge como possibilidade de compartilhar com o conjunto de associados um modelo diferenciado de articular interesses econômicos e sociais.

Por meio de materiais didáticos, estruturados pelo sistema, os associados fundadores e os herdeiros da tradição coope-rativista podem compartilhar o sentido de suas próprias prá-ticas e vivências com os demais associados e, assim, ampliar e fortalecer os laços que darão sustentabilidade e perenidade ao sistema, além de buscar capacitação dos associados, para que assimilem seu papel de proprietários de um empreen-dimento coletivo, em que a participação dos sócios é funda-mental para seu sucesso e sua perenidade.

Associados recebem habilitação no Programa Crescer

Investimento pecuário na área de suinocultura

Page 12: Sicredi Alto Uruguai RS/SC completa 30 anos de atuação · mais tarde, com junção CREDIFRED, criada através de 32 sócios-fundadores, formou-se a atual Sicredi Alto Uruguai RS/SC

InformativoSicredi

Alto Uruguai

12

2011

A proposta metodológica do programa é de trabalhar com projetos construídos a partir da realização da expedição investi-gativa na qual o interesse do aluno é despertado e o tema é es-colhido. Os projetos devem necessariamente estar relacionados aos currículos escolares e o professor é peça fundamental para encaminhar este processo, quando defi ne o espaço que será in-vestigado e quando formula a boa pergunta.

O envolvimento de pais e outras pessoas da comunidade são fundamentais, momento em que se reconhece os diferen-tes espaços de aprendizagem, que vão além da sala de aula e se divide com toda comunidade escolar a responsabilidade de ensinar e de contribuir no desenvolvimento dos alunos, fazendo com que todos tenham a oportunidade de praticar juntos os princípios da cooperação e cidadania.

Em 2011, foram desenvolvidos pelas escolas participantes do Programa 54 projetos cooperativos de aprendizagem com os mais variados temas.

Esta formação foi proporcionada para todos os gestores escolares envolvidos com o programa A União Faz a Vida, nos oito municípios em que o mesmo é desenvolvido. Participa-ram diretores, secretárias de escola, coordenadores pedagó-gicos, coordenadores locais e secretárias de Educação.

A ofi cina teve como objetivo analisar a execução do pro-grama A União Faz a Vida e o papel ideal dos gestores esco-lares, bem como, a incorporação do mesmo, pautando suas ações na e para a cooperação, no intuito de conscientizar os atores daquela comunidade a serem de fato e de direito uma comunidade, retirando-os do isolamento que a cultura da competição impõe ao cotidiano.

A ofi cina de formação de gestores foi desenvolvida em 12 horas/aula e realizada sempre com participantes de dois mu-nicípios, proporcionado a interação e a troca de experiências entre os mesmos.

Existem confl itos no ambiente educacional? Se forem pro-blemas da turma, como e quem deverá resolvê-los?

O Conselho de Grupo, também chamado de processo as-semblear, desvenda, resolve confl itos, elabora, analisa, planifi -ca, divide tarefas e responsabilidades, defi ne sanções, diálogos e permite a cooperação, favorecendo a relação professor x alu-no. É aplicado em sala de aula, o tempo de realização é variável e, se bem aplicado, pode causar um efeito surpreendente.

Os educadores dos oito municípios que percebem a escola como um lugar onde os valores são pensados e refl etidos, que vivencia o diálogo para melhor conhecer seus alunos e gostariam conhecer melhor essa prática educacional, foram convidados a participar dessa ofi cina durante o ano de 2011.

O objetivo da ofi cina é de aprofundar conhecimentos so-bre processos assembleares na escola, a fi m de instituí-los no espaço escolar, através do desenvolvimento de competências para lidar com a diversidade e o confl ito de ideias, com as in-fl uências da cultura e com os sentimentos e emoções presen-tes nas relações do sujeito consigo mesmo e com o mundo a sua volta, possibilitando a formação de laços entre crianças e adolescentes para que atuem de forma cooperativa, visando atingir fi ns comuns.

A ofi cina de 4 horas/aula foi planejada e aplicada pelos assessores pedagógicos da URI-Campus de Frederico Wes-tphalen em cinco municípios e foi avaliada pelos participantes como formação muito positiva para a prática educacional.

Programa de responsabilidade social do Sistema Sicredi, A União Faz a Vida é desenvolvido há 12 anos pela cooperativa, abrangendo os municípios de Rodeio Bonito, Ametista do Sul, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre, Pinhal, Palmitinho, Alpestre, no Rio Grande do Sul, e São Carlos, em Santa Catarina, e tem como objetivo “construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio de práticas de educação co-operativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes em âmbito nacional”.

O Sicredi, junto com os municípios, preocupados com as futuras gerações, investe no desenvolvimento de progra-mas que contribuam para uma sociedade mais justa e igua-litária e por isso vê a educação como fator determinante no desenvolvimento da cultura do cooperativismo prezando pelos princípios da Cooperação e Cidadania que orientam este programa.

A estrutura do programa, pautada em uma metodologia própria e baseada no trabalho com projetos, proporciona a

vivência de propostas cooperativas, mudança de hábitos e conceitos nas crianças e adolescentes visando também esti-mular valores como empreendedorismo e solidariedade.

Símbolo de cooperação e trabalho, a abelha é a legítima mascote para o programa A União Faz a Vida, fortalecendo, ainda, com o símbolo do cooperativismo no peito, a sua iden-tidade com a Educação Cooperativa.

O ano de 2011, foi marcado por uma profunda avaliação interna do programa na Cooperativa na qual foi revisto sua importância, metodologia, objetivo e atuação nas comunida-des, analisando, juntamente com o público interno envolvido, a necessidade de mudanças, maior entendimento e envolvi-mento de gestores, parceiros e prestadores de serviço. Esta importante percepção foi levada à Universidade Regional In-tegrada - URI e aos poderes públicos, os quais puderam com-partilhar suas opiniões e desejos, e, desta forma, realizou-se uma reafi rmação do compromisso com o pleno desenvolvi-mento do programa para 2012.

ww

w.s

icre

di.co

m.b

r

União Faz a Vida é desenvolvido há 12 anos pela cooperativa, abrangendo os municípios de Rodeio Bonito, Ametista do Sul, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre, Pinhal, Palmitinho, Alpestre, no Rio Grande do Sul, e São Carlos, em Santa Catarina, e

Programa A União Faz a Vida

Projetos cooperativos de aprendizagem

Oficina de formação de gestores escolares

Prog

ram

as S

ocia

is

Alunos desenvolendo projetos através do programa A União Faz A Vida

Participam do programa na área de atuação da Cooperativa

Municípios Nº escolas Nº alunos Nº educadoresAlpestre 13 1100 110Ametista do Sul 6 1257 102Palmitinho 7 725 91Pinhal 4 534 49Rodeio Bonito 9 1420 130São Carlos - SC 3 553 50Taquaruçu do Sul 3 341 33Vista Alegre 3 274 32 48 6204 597

Oficina de Conselho de Grupo

Page 13: Sicredi Alto Uruguai RS/SC completa 30 anos de atuação · mais tarde, com junção CREDIFRED, criada através de 32 sócios-fundadores, formou-se a atual Sicredi Alto Uruguai RS/SC

Prog

ram

as S

ocia

is

InformativoSicredi

Alto Uruguai

13

2011

Cooperativa implanta Projeto Líder Jovem Sicredi

O Líder Jovem Sicredi surgiu de uma iniciativa interna da Sicredi Alto Uruguai RS/SC, em que dirigentes e colaboradores, preocupados com a formação e capacitação dos jovens associados e fi lhos de associados, decidiram por criar um projeto, o qual busca a formação de jovens lí-deres comprometidos com os valores éticos, sociais e morais, atuantes em suas comunidades e comprometidos com o cooperativismo.

Frente a este desafi o de formar cidadãos dentro dos preceitos éticos, sociais e morais, a cooperativa defi -niu sete grandes temas que deveriam ser trabalhados com este público, os quais abordariam assuntos ligados à realidade social em que os jovens estão inseridos; o papel do jovem e seu comportamento na sociedade; seus desafi os, escolhas e valores; o planejamento pessoal, familiar e pro-fi ssional; atuação do jovem em suas comunidades; visão de empreende-dorismo; dicção e oratória, além de outros temas específi cos a serem tra-balhados com o público-alvo.

Para operacionalizar pedagogica-mente esta proposta, a cooperativa fi rmou um parceria com a URI - cam-pus de Frederico Westphalen, a qual foi responsável pela criação da meto-dologia a ser seguida na aplicação do projeto. A universidade após conhe-

ww

w.s

icre

di.co

m.b

r

cer os objetivos e desafi os deste novo projeto, aceitou o desafi o de estruturá--lo, visto que o projeto Líder Jovem está voltado à comunidade em que a URI também está presente, ajudando, desta forma, a contribuir para a formação e a construção de conhecimentos no que tange a realidade sociocultural e educa-cional da região.

O projeto Líder Jovem Sicredi é desti-nado a todos os associados ou fi lhos de associados da Sicredi Alto Uruguai RS/SC, que possuírem entre 15 e 21 anos. Cada turma é composta de aproxima-damente 30 jovens e tem a duração de dois anos, divididos em sete encontros com os jovens. Estes encontros têm a du-

ração de aproximadamente oito horas e entre um encontro e outro (aproxi-madamente três a quatro meses) os jovens são desafi ados a atuarem jun-to a suas comunidades, colocando em prática o que aprenderam nos módu-los presenciais.

Durante o ano de 2011, a Coopera-tiva implantou as duas primeiras turmas, contemplando 60 jovens associados e fi lhos de associados dos municípios de Rodeio Bonito, Pinhal, Novo Tiradentes, Ametista do Sul, Frederico Westphalen, Taquaruçu do Sul e Caiçara.

Para 2012, estão previstas novas turmas, conforme demandas dos municípios.

Jovens participantes da primeira turma

Alunos desenvolendo projetos através do programa A União Faz A Vida

Inscrição do programa junto aos Fundos Municipais dos direitos das Crianças e Adolescentes

Iniciado em meados do mês de novembro, o proces-so de inscrição do Programa nos Fundos municipais dos Direitos das Crianças e do Adolescente, foi completado em todos os municípios. Com essa inscrição será pos-sível que pessoas físicas e jurídicas possam fazer suas doações para serem investidas em ações dos projetos cooperativos de aprendizagem.

Os valores doados poderão ser abatidos na declara-ção do Imposto de Renda, sendo uma iniciativa vanta-josa tanto para quem recebe, quanto para quem doa, além do papel de cidadão que cada um faz em manter o valor para ser investido no próprio município, benefi -ciando toda a comunidade.

As doações devem ser feitas diretamente nas contas dos fundos, através de depósitos identifi cados e para que o valor seja investido em projetos do programa é necessário que o comprovante de depósito seja entre-gue em uma das unidades de atendimento da Coope-rativa, a qual possuí o compromisso de repassar a para Fundação Sicredi, que fará o controle destas doações.

Esta iniciativa foi possível graças ao empenho de todos os gerentes, coordenadores locais e Secretários da educação, que se mobilizaram para ativar os Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes e estes em aceitar a proposta e permitir a inscrição do programa no fundo. Alunos desenvolendo projetos através do programa A União Faz A Vida

Page 14: Sicredi Alto Uruguai RS/SC completa 30 anos de atuação · mais tarde, com junção CREDIFRED, criada através de 32 sócios-fundadores, formou-se a atual Sicredi Alto Uruguai RS/SC

Sicredi é a Instituição Financeira Destaque 2011 em Palmitos/SC

Cooperativa repassa recurso do programa Minha Casa, Minha Vida

Dest

aque

ww

w.s

icre

di.co

m.b

r

InformativoSicredi

Alto Uruguai

14

2011

Através da indicação e preferência dos associados e empresários palmitenses, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC foi escolhida como “Institui-ção Financeira Destaque 2011”.

O prêmio, inédito para a Cooperativa, foi recebido pela Unidade de Atendimento de Palmitos, na noite de 26 de novembro de 2011, durante a 14ª edição dos Destaques Empresariais e 10ª edição do Em-presário do Ano-evento promovido pela Associação Comercial e Indus-trial e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmitos, que homenageou os setores do agronegócio, comércio, indústria, prestação de serviço, transporte, imprensa, instituição fi nanceira e empresários que mais se destacaram durante o ano de 2011, além do “Funcionário Destaque” e “Empresário da Década”. Foram escolhidos como “Empresário do Ano de 2011”, Elson Otto, e “Empresário da Década”, Valdir Tombini.

Segundo o gerente da Unidade de Atendimento de Palmitos/SC, Már-cio Girardi, o prêmio é uma importante conquista para a Cooperativa e para o cooperativismo de crédito, pois reconhece o diferencial do atendi-mento prestado pelo Sicredi em Palmitos e assegura maior credibilidade à Cooperativa no município e também na região do oeste catarinense. O Sicredi está presente em Palmitos há três anos e conta com mais de 1.400 associados e R$ 10 milhões em recursos administrados.

Um sonho que se torna realidade, assim pode ser descrito o sentimento dos benefi ciários com moradias constru-ídas através do programa Minha Casa, Minha Vida, com recursos repassados através do Sicredi. Em 2011, foram construídas 195 unidades habitacionais, nos 10 municípios em que a cooperati-va tem convênio para o repasse destes recursos. Mais 130 casas estão previstas para serem entregues em 2012.

Cada unidade residencial conta com uma área mínima de 32 metros qua-drados, possuindo dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Estas novas residências buscam aten-der às necessidades de habitação da população de baixa renda, garantindo

Presidente da Sicredi, Eugênio Poltronieri, conselheira de Administração e gerente da UA, Márcio Girardi, recebendo o prêmio das mãos do prefeito de Palmitos, Norberto Gonzatti

Momento da entrega da primeira unidade habitacional no ano de 2011

o acesso à moradia digna com padrões mínimos de sustentabilidade, seguran-ça e habitabilidade.

A Sicredi Ato Uruguai RS/SC, através do Minha Casa, Minha Vida, nesta pri-meira etapa, estará repassando recur-sos para construção de 325 moradias. Somente no sul do país, por meio des-tes recursos, o sistema Sicredi repassará para a economia local o montante R$ 20 milhões para construção de 1.591 casas.

Segundo o presidente da Sicredi Alto Uruguai, Eugênio Poltronieri, o repasse destes recursos por parte da cooperativa é fruto da preocupação da mesma em aten-der as demandas de seus associados. “A cooperativa, juntamente com a Central e o Banco Cooperativo Sicredi, jamais me-

diu esforços para que pudéssemos aten-der esta demanda de sermos um repassa-dor destes recursos”, destacou Poltronieri. O presidente também elogiou o empenho das administrações municipais na busca de recursos, para atender às necessidades de seus munícipes.

A Sicredi Alto Uruguai RS/SC possui convênio assinado para o repasse de recursos com os municípios de Ametista do Sul, Caiçara, Erval Seco, Frederico Westphalen, Iraí, Palmitinho, Pinhal, Pi-nheirinho do Vale, Taquaruçu do Sul e Vista Alegre.

Para 2012, estão previstos novos con-vênios com municípios da área de atuação da Cooperativa para o repasse de recursos do programa Minha Casa Minha Vida.

Page 15: Sicredi Alto Uruguai RS/SC completa 30 anos de atuação · mais tarde, com junção CREDIFRED, criada através de 32 sócios-fundadores, formou-se a atual Sicredi Alto Uruguai RS/SC

Cooperativa trará para a região um dos maiores palestrantes do país

InformativoSicredi

Alto Uruguai

15

2011

O dia 31 de outubro de 2011 fi cará marcado na vida das cooperativistas do mundo inteiro. Neste dia, a ONU iniciou uma série de atividades que visam divulgar e forta-lecer as cooperativas no mundo inteiro, as quais possuem papel fundamental na construção de um mundo melhor. Com esta oportunidade, as pessoas começarão a compre-ender o que o movimento cooperativo faz há muito tempo: ser um instrumento que melhora a qualidade de vida das pessoas nos mais diversos pontos do planeta.

A sede das Nações Unidas em Nova Iorque foi o cenário onde se lançou ofi cialmente o ano de 2012 como o Ano In-ternacional das Cooperativas. Na oportunidade, foi realiza-da uma mesa redonda intitulada “As empresas cooperativas ajudam a construir um mundo melhor: contribuições das co-operativas para o desenvolvimento sustentável”, que contou

Uma das principais ações que será desen-volvida pela Sicredi Alto Uruguai RS/SC para celebrar o Ano Internacional das Cooperati-vas, será o evento com o renomado palestran-te professor Mário Sérgio Cortella, no dia 29 de junho de 2012. Essa ação busca atender uma das grandes práticas da cooperativa, que é o investimento na formação e capacitação de seus associados. Segundo o presidente Eugênio Poltronieri, todo e qualquer investi-mento em formação e qualifi cação do quadro social da Sicredi vale a pena. “Todo o valor que investirmos nas pessoas terá seu retorno garantido no futuro, pois a base de qualquer sociedade é o ser humano”, afi rmou.

Mário Sérgio Cortella é fi lósofo, mestre e doutor em Educação pela PUC-SP, onde é pro-fessor titular. Ele foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991 a 1992), profes-sor titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da PUC-SP, professor titular de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da PUC--SP, membro do Conselho Técnico Científi co de Educação Básica da CAPES/MEC (2008/2011).

Cortella seguidamente é convidado espe-cial como debatedor e comentarista de assun-tos de alta relevância e que estão em pauta no cenário nacional e internacional em progra-mas de televisão, como Fantástico, Domingão do Faustão, Programa do Jô, entre outros.

Inic

iativ

a

2012: ANO INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS

ww

w.s

icre

di.co

m.b

r

com a participação de destacados painelistas da Argentina, Canadá, Holanda, Rússia, Reino Unido, Etiópia e China.

E a Sicredi Alto Uruguai RS/SC inseriu-se neste dia especial para o cooperativismo mundial, destacando o papel fundamental das cooperativas, em que através de sua atuação agregam renda às comunidades e contri-buem para a melhoria da qualidade de vida dos seus cooperados e da sociedade.

Segundo o presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC, Eugênio Poltronieri, esta iniciativa da ONU é especial para o mundo inteiro, pois o sistema cooperativista é um instru-mento agregador de renda para as comunidades em que está presente e uma estrutura democrática e participativa em que todo o valor gerado é distribuído aos associados e comunidades.

“Aut

oriza

ção d

e uso

da m

arca

nº 20

1109

2301

2”

Ano Internacional das Cooperativas é lançado oficialmente pela ONU no dia 31 de outubro de 2011

•Descartes, a paixão pela razão

•A Escola e o Conhecimento (funda-mentos epistemológicos e políticos)

•Nos Labirintos da Moral (com Yves de La Taille)

•Não Espere pelo Epitáfi o (Provoca-ções Filosófi cas)

•Não Nascemos Prontos!

•Sobre a Esperança: Diálogo, com Frei Betto

•Filosofi a e Ensino Médio: certas ra-zões, alguns senões, uma proposta

•O que a Vida Me Ensinou: Viver em Paz para Morrer em Paz!

•Liderança em Foco, com Eugênio Mussak

•Política: Para Não Ser Idiota

•Vida e Carreira: um equilíbrio possível?

•Educação e Esperança: sete refl e-xões breves para recusar o biocídio

•Qual é a tua Obra?

•Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética.

Mário Sérgio Cortella

É A

UTO

R,

ENTR

E O

UTR

OS

LIV

RO

S, D

E:

Page 16: Sicredi Alto Uruguai RS/SC completa 30 anos de atuação · mais tarde, com junção CREDIFRED, criada através de 32 sócios-fundadores, formou-se a atual Sicredi Alto Uruguai RS/SC

InformativoSicredi

Alto Uruguai

16

2011

Ince

ntiv

o ao

s ev

ento

s re

gion

ais Valorização da comunidade regional

ww

w.s

icre

di.co

m.b

r

Participar dos acontecimentos da comunidade regional sem-pre foi umas das marcas do Sicredi, e no ano de 2011, isso se consolidou ainda mais. Contando sempre com o apoio da comu-nidade e lideranças locais, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC marcou presença nos mais diversos eventos realizados nos municípios de sua área de atuação, além de estar presente nas maiores feiras de cada município, acolhendo os associados da cooperativa na visitação às feiras.

Sempre frisando que as feiras e exposições são de grande relevância no que tange o crescimento e desenvolvimento re-gional, a cooperativa participou maciçamente nas feiras ocor-ridas, levando o espírito cooperativista para ainda mais perto de seus associados.

Através de estandes externos e internos, a Sicredi incenti-vou e valorizou cada uma das comunidades em que está pre-sente. Ressalta-se de que é o reconhecimento desses homens e mulheres para com a importância da cooperativa no desen-volvimento regional, uma das forças motrizes que garante a presença do Sistema Sicredi no dia a dia de seus associados.

Durante o ano de 2011, foram cinco as principais feiras e exposições, que contaram com a presença da Sicredi Alto Uruguai RS/SC, como a Exfl oarte, em Cunha Porã (SC); Festa do Vinho Colonial, Palmitos (SC); Exposeb, Seberi (RS); Festi-

FESTA COUNTRY – Novo Tiradentes/RSEXPOPEDRAS – Ametista do Sul/RSFACIPAL – Palmitinho/RSFEIRA DO PEIXE – Taquaruçu do Sul/RSEXPO RODEIO BONITO– Rodeio Bonito/RSEXPOERVAL – Erval Seco/RSEXPOFRED – Frederico Westphalen/RSEXPOCAIÇARA – Caiçara/RSFESTA DA LARANJA – Iraí/RSFECIMAR – Maravilha/RS

Sicredi nas feiras e exposições em 2012

Feira em Pinhalzinho/SC

Feira em Cunha Porã

plan, Planalto (RS) e Efacip, Pinhalzinho (SC).Em 2012, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC participará, nova-

mente, de várias feiras que serão realizadas em sua área de atuação, sempre contando com a sua equipe de colaborado-res. O principal diferencial, durante os eventos, é justamente a participação destes profi ssionais que esclarecem dúvidas, informam e orientam seus associados para efetivação futura de negócios nas unidades de atendimento.