sgcd.foa.unesp. web view foram realizadas buscas nos bancos de dados pubmed e google...

sgcd.foa.unesp. Web view Foram realizadas buscas nos bancos de dados Pubmed e Google Acad£¾mico utilizando
Download sgcd.foa.unesp. Web view Foram realizadas buscas nos bancos de dados Pubmed e Google Acad£¾mico utilizando

Post on 19-Nov-2020

0 views

Category:

Documents

0 download

Embed Size (px)

TRANSCRIPT

10

Parte superior do formulário

 

MODELO DE RESUMO

Coping: observações da contação de histórias

THEREZA, Rebeca Bottaro¹*; MAFISOLLI, Leticia de Paula Lima¹; AGOSTINHO, Flavia Caroline Nunes²; FAJARDO, Renato Salviato³; ZAVANELLI, Adriana Cristina³.

¹Departamento de Psicologia, Universidade Paulista de Araçatuba (Unip).

²Departamento de Psicologia, Fundação Educacional Araçatuba (FEA).

³Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista (Unesp).

(x) Graduação ( ) Pós-Graduação ( ) Profissional

( ) Pesquisa ( ) Estudo de caso ( ) Revisão (x) Extensão

O Projeto de Extensão “Novas percepções ao trabalho oncológico: oficinas de histórias” desenvolvem como atividade principal a contação de histórias nas salas de espera do CTO da Santa Casa de Araçatuba. Esta atividade é dirigida aos pacientes e seus acompanhantes. As experiências vivenciadas pelos contadores despertou esta revisão de literatura acerca do tema estratégias de enfrentamento (coping) dos acompanhantes dos pacientes em tratamento de câncer. Foram realizadas buscas nos bancos de dados Pubmed e Google Acadêmico utilizando como palavras chaves – Psicologia da Saúde, Estratégias de Enfrentamento e Acompanhante e como critério de exclusão os trabalhos que abordam as estratégias de enfrentamento do paciente. O período determinado para a busca de artigos foi de 2013 a 2018, sendo selecionados 32 artigos. Os artigos apontam que as estratégias de enfrentamento estão fundamentadas em três pilares: a rede de apoio (família), no conhecimento sobre a doença e na fé. Conclui-se que avaliar estratégias de coping permite direcionar reflexões, discussões e ações dos profissionais da saúde com vistas às mudanças de postura na assistência aos familiares/acompanhantes de pacientes oncológicos.

Descritores: Humanização da Assistência; Oncologia; Hospitais.